-GOVERNO ENVIA AO CONGRESSO MP DA NOVA RODADA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-NOVAS RESTRIÇÕES EM SC INCLUEM MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA
-PAIS E PROFESSORES ORGANIZAM CARREATA PELA VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS
-VEREADORES PEDEM INSTALAÇÃO DE HOSPITAL DE CAMPANHA NO MUNICÍPIO
-PROFISSIONAIS DA SAÚDE FAZ ATO EM DEFESA DA VIDA E SOLIDARIEDADE AS VITIMAS DA COVID
-INCÊNDIO DESTRÓI DEPÓSITO DE MATERIAIS EM PROPRIEDADE RURAL
-POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTORES DE FURTOS EM CAIXAS ELETRONICOS DE BANCOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Parlamento da Espanha aprovou, nesta quinta-feira, uma lei que regulamenta a eutanásia e o suicídio assistido, o que permite que pacientes terminais procurem assistência médica para acabar com a própria vida. A proposta levantada pelo PSOE, partido do primeiro-ministro PEDRO SÁNCHEZ, passa a valer a partir de junho. Ela foi aprovada com 202 votos a favor, e 141 contra pelo Congresso dos Deputados. A eutanásia está autorizada apenas para pacientes espanhóis ou residentes com doenças graves e incuráveis, que causem um sofrimento intolerável.
A França terá, a partir da meia-noite de sexta-feira, seu terceiro confinamento no período de um ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira o primeiro-ministro JEAN CASTEX. A medida, desta vez menos restritiva, vai atingir 16 departamentos do país, incluindo Paris, e visa conter a terceira onda de Covid-19. Durante as próximas quatro semanas, apenas lojas que vendam produtos considerados essenciais poderão abrir, mas agora isso inclui livros e música. Escolas também permanecerão abertas, mas recebendo 50 por cento dos alunos de cada vez. Atividades extracurriculares para menores serão autorizadas.
O mundo ultrapassou a marca de 400 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Os dados são do "Our World in Data", levantamento conduzido pela universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela imunização em números absolutos, com 113 milhões de doses aplicadas. O Brasil é o quinto com 12 milhões e 600 mil vacinados. Proporcionalmente, o país aplicou cinco vírgula nove doses para cada grupo de cem habitantes e ocupa a posição de número 58. Israel segue na liderança do ranking proporcional, com 110 vacinas aplicadas a cada 100 habitantes.
O presidente do Banco do Brasil, ANDRÉ BRANDÃO, pediu renúncia do cargo. A informação foi divulgada por meio de fato relevante publicado pelo banco nesta quinta-feira. No comunicado, o banco afirma que a renúncia foi apresentada ao presidente JAIR BOLSONARO. O texto informa também que Brandão ficará no cargo até primeiro de abril. BRANDÃO assumiu o Banco do Brasil em agosto de 2020. Ele foi indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Com a saída de BRANDÃO, o presidente BOLSONARO indicou o nome do Presidente da BB Administradora de Consórcios para a presidência da estatal. FAUSTO RIBEIRO é funcionário do Banco do Brasil desde 2000.
Anunciado como novo ministro da Saúde, o médico MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que o governo não tem "vara de condão" para resolver os problemas e que o jeito "diferente" de o governo lidar com a pandemia é "seguir as recomendações da ciência". QUEIROGA deu a declaração ao chegar ao Palácio do Planalto para, segundo ele, ter uma reunião com o presidente JAIR BOLSONARO. Na mesma entrevista, o novo ministro da Saúde disse que a vacina não vai resolver os óbitos por Covid no "curto prazo" e que é preciso adotar política de distanciamento social "inteligente". Ele ressaltou que o governo vai se empenhar ao máximo para melhorar a estrutura de atendimento dos pacientes.
O governo federal enviou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira a medida provisória com as regras para o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. A MP é assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO e permitirá que 45 milhões e 600 mil de famílias sejam contempladas na nova rodada do auxílio. O texto define que a nova rodada terá quatro parcelas, a primeira parcela será paga em abril e o valor de cada parcela vai variar de 150 a 375 reais, de acordo com a composição de cada família. Segundo material divulgado pelo governo, a nova rodada do auxílio emergencial é limitada a uma pessoa por família.
Uma escola particular de Florianópolis, na região do Continente, escondeu 20 crianças no banheiro, durante a fiscalização sanitária na tarde desta quarta-feira para omitir seu funcionamento. A instituição foi interditada e multada por manter as aulas presenciais, contrariando o decreto municipal. Conforme a Vigilância Sanitária de Florianópolis, além do funcionamento irregular, a escola estava atuando sem alvará sanitário. Durante a ação, em conjunto com a Guarda Municipal de Florianópolis, a instituição recebeu uma multa no valor de dois mil e 500 reais. Outra multa será aplicada pela falta de alvará do estabelecimento que vai de 125 a dois mil e 500.
Em apenas duas semanas, a fila de espera por leitos de terapia intensiva cresceu 63 por cento em Santa Catarina, devido ao aumento de casos de covid-19. Nesta quinta-feira, 456 pessoas estavam aguardando por uma vaga, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A soma de pacientes das redes pública e privada internados em UTIs por covid-19 também voltou a subir, depois de uma queda na quarta-feira. Na quinta-feira dia 4 de março, há exatamente duas semanas, havia 280 pessoas aguardando vagas por um leito de UTI em Santa Catarina. Ontem, subiu para 456 o total de pessoas nessa condição. Hoje, mil 135 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeitos de terem covid-19 estão internados leitos de terapia intensiva: 970 estão em hospitais do SUS e 165 em particulares.
Novas restrições serão anunciadas em Santa Catarina nesta sexta-feira com a publicação do decreto que atualiza as regras sanitárias no Estado. As medidas devem incluir multa de 500 reais para quem não usar máscara de proteção, com a possibilidade de dobrar o valor, em caso de reincidência. Além disso, os horários do comércio e dos serviços públicos serão escalonados. A mudança nos horários dos serviços tem como objetivo manter as atividades, mas evitar aglomerações em ônibus e terminais durante o pico. Assim, uma das atividades funcionará entre oito da manhã e cinco da tarde e a outra entre dez da manhã e sete da noite. As medidas foram definidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde em reunião na noite desta quinta-feira. Neste final de semana, não haverá lockdown em Santa Catarina.
Termina hoje o período de inscrições para recenseador do IBGE. O lembrete é o coordenador do Censo do IBGE de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO RADKE JUNIOR. Para fazer o concurso, o interessado deve ter Ensino Médio completo. A prova está marcada para o dia 25 de abril. Segundo CLÁUDIO, todas as informações do edital estão disponíveis no site Sebrasp.org.br. O valor da taxa de inscrição é de 25 reais. Os interessados também podem entrar em contato com o IBGE, pelo fone 3622 0774. A coleta dos dados para o censo está prevista para agosto, mas a data pode mudar em razão do cenário da pandemia. Ele comentou que o IBGE vai garantir todos os itens necessários para o trabalho dos recenseadores, incluindo os de segurança requeridos pela vigilância sanitária.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir a mudança cultural sobre a participação da mulher na sociedade. Depois de séculos sendo preparada para cuidar da família e da casa, as mulheres agora são estimuladas a buscar independência e sucesso profissional fora de casa. O programa de amanhã vai analisar essa mudança e perguntar se a cobrança sobre o sucesso feminino não criou uma espécie de ditadura sobre a mulher moderna. O debate vai reunir a extensionista da Epagri, FLAVIA DE OLIVERA, o professor EDINALDO ENOQUE e a advogada ANDRESSA DALMOLIN. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
Os moradores da cidade de Bandeirante já podem realizar a retirada dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano referente ao ano de 2021. A informação é do secretário de Administração, EDER MARCON. De acordo com ele, os contribuintes podem procurar o setor de tributos da prefeitura em horário de expediente para terem acesso aos boletos. Conforme MARCON, é importante que todos respeitem os protocolos de saúde em razão da pandemia da Covid-19. Ele explicou que outra opção para ter acesso ao IPTU é pelo site do município. O endereço eletrônico é o www.bandeirante.sc.gov.br no ícone cidadão web.
Os contribuintes de Bandeirante poderão fazer o pagamento do IPTU deste ano em cota única ou de forma parcelada. De acordo com o secretário de Administração, EDER MARCON, aqueles que realizarem o pagamento em cota única terão desconto de 10 por cento com vencimento para o dia 31 deste mês. Já no modelo parcelado as datas de vencimento são para 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho, porém, sem qualquer tipo de desconto. EDER MARCON esclareceu que Bandeirante possui mil 130 lotes, dos quais 129 são isentos de pagamento. Outra informação trazida pelo secretário é que mais de 500 pessoas já realizaram a retirada do Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano.
Quem não efetuar o pagamento do IPTU terá seu nome inscrito em dívida ativa e ficará pendente com o município de Bandeirante. O alerta é do secretário de Administração, EDER MARCON. Ele explicou que em caso de inadimplência, os moradores ficarão impedidos de terem acesso a serviços de terraplanagens, horasmáquinas, entre outros. Ele comentou que a expectativa de arrecadação com o imposto deste ano é de 57 mil reais. Ele disse que houve um reajuste de 23 por cento com base no Índice Geral de Preços Mercado, porém, mesmo assim o valor é baixo. EDER MARCON revelou que a Administração já está realizando um levantamento de dados com o objetivo de aumentar a arrecadação do município nos próximos anos.
O pouco volume de chuvas dos últimos dias já está causando problemas para os agricultores do município. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, cerca de 20 famílias não tem agua para consumo humano. Uma equipe do município está levando o produto e abastecendo as propriedades. Ele disse que os principais problemas de falta de água estão nas comunidades de Nereu Ramos, Gramadinho, Vista Alta, Linha Aparecida, Oito de Março, Pinheiro e Três Curvas.
Diariamente, as secretarias de Obras e Agricultura levam oito cargas de água para as famílias.
A associação catarinense de supermercados tem uma boa expectativa para a venda de chocolates na Páscoa deste ano. De acordo com o vice-presidente regional da Acats, RAVIER CENTENARO, a previsão é de um crescimento entre 10 e 15 por cento na comparação com o ano passado. Ele disse que o inicio da pandemia teve um impacto maior na data em 2020. RAVIER comentou que as pessoas devem gastar mais com a compra de chocolates neste ano. Os supermercados da cidade preparam espaços especiais para a exposição dos produtos. A tendência também é de uma procura maior por artigos específicos e temáticos, como os ovos especiais. RAVIER destacou que os consumidores devem ir para as lojas com máscaras e evitando os horários de maior movimentação de pessoas para evitar aglomerações.
Uma comissão de pais e professores de Descanso vai realizar uma carreata neste sábado pedindo o retorno das aulas presenciais. De acordo com uma das coordenadoras do grupo, CAROLISE COLOMBO, a manifestação está marcada para as nove horas da manhã com saída em frente à escola Paulo Pissaia. CAROLISE disse que as unidades da rede estadual e municipal tiveram apenas aulas à distância neste ano. A única escola particular da cidade teve apenas cinco dias de aulas presenciais. Ela comentou que o objetivo dos pais fazer com o que o município reveja o atual decreto e permita a reabertura das escolas. CAROLISE comentou que as unidades tiveram os planos de contingencia aprovados ainda em 2020 e tem condições de promover um retorno seguro para os alunos.
O último decreto municipal de prevê apenas aulas remotas em Descanso foi publicado na segunda-feira. De acordo com o secretário de educação, MAICON ROSIN, a decisão de suspender as aulas presenciais foi recomendada pelo comitê de crise em razão do aumento de casos de Covid-19 na cidade e diante a lotação dos leitos de UTI no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O secretário disse que o decreto estabelece o retorno das aulas presenciais para o dia cinco de abril. Ele ressaltou, no entanto, que o comitê esteve reunido ontem e o município pode antecipar esse prazo. Atualmente, a decisão é por manter as escolas fechadas até o dia cinco do mês que vem.
Os vereadores aprovaram, nesta quinta-feira, duas moções envolvendo os serviços básicos de telefonia e água. Uma delas solicita que a Casan conceda um desconto nas contas de água no período de racionamento. De acordo com o vereador autor da pedido, NINI SCHARNOSKI, como a empresa não fornece água em alguns dias devido ao sistema de rodízio no abastecimento da cidade, os consumidores acabam pagando por um serviço que não utilizam totalmente. Ele afirmou, durante a sessão de ontem, que é necessário corrigir essa injustiça. O pedido aprovado em plenário será enviado à presidente da Casan, ROBERTA MAAS DOS ANJOS, e ao gerente da agência local da Casan, EDNILSON MELLO.
Outra moção aprovada em plenário nesta quinta-feira pede mais investimentos no sistema de telefonia móvel em São Miguel do Oeste. O pedido, apresentado pelo vereador RAVIER CENTENARO, é para que as operadoras de telefonia móvel instalem novas antenas e invistam na melhoria de sinal, cobertura e outros serviços. O vereador lembrou que as empresas do setor lideram as listas de reclamações de consumidores, especialmente em razão da baixa qualidade e falhas nos serviços prestados. CENTENARO disse que, especialmente nos bairros, a qualidade e a intensidade do sinal de telefonia celular são fracas, ocasionando problemas e prejuízos para os consumidores. A moção será entregue aos diretores regionais das empresas Claro, Tim, Vivo e Oi.
A câmara de vereadores aprovou um pedido para a instalação de um hospital de campanha para o atendimento dos pacientes com coronavírus. A indicação dos vereadores CRIS ZANATTA, MARIA TEREZA, GILMAR BALDISSERA e NINI SCHARNOSKI citam que São Miguel do Oeste já teve mais de três mil e 700 casos diagnosticados e já teve 30 óbitos em razão da doença. Além disso, o Hospital Regional está lotado e com pacientes na fila de espera aguardando vagas em leitos de UTI. Os autores da moção sugerem o uso de recursos recebidos pelo município do Governo Federal para a implantação do hospital de campanha. Os vereadores entendem que o município recebeu recursos em quantidade suficiente para instalar a estrutura para atender os casos mais graves de Covid.
Os vereadores aprovaram em segundo turno na noite de ontem o projeto de lei que altera o regramento do serviço de mototáxi no município. A matéria altera o trecho de um artigo que trata das condições mínimas para os veículos destinados à prestação do serviço. A partir de agora, poderão ser usadas como mototáxi veículos com até 15 anos de fabricação. O prazo anterior era de oito anos. Outra alteração é na tabela de preços. A nova redação prevê que a corrida mínima custará oito reais. Acima de oito quilômetros o valor cobrado será de 10 reais. Viagens para fora do município em estrada não pavimentada terá um custo de um real por quilometro rodado e 70 centavos por quilômetro em estrada pavimentada.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos por complicações da Covid-19. Os pacientes tem 63, 77 e 80 anos e são dos municípios Riqueza, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus do Oeste. A ocupação ainda é de cem por cento nos leitos de UTI. Na enfermaria, são 15 confirmados. O número de pacientes que aguardam leitos de UTI caiu para cinco. Em São Miguel do Oeste, 29 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outros 30 pacientes entraram para a lista de recuperados. 159 moradores de São Miguel do Oeste ainda estão com o vírus ativo.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina organizou uma mobilização na manhã de hoje para apoiar os profissionais da saúde e reconhecer a atuação dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus. O ato também é um gesto de empatia e apoio às pessoas que perderam familiares e amigos para a Covid-19. Diversas manifestações foram realizadas em todo o estado entre 11 horas e meio-dia. Aqui em São Miguel do Oeste, os trabalhadores da saúde usaram um laço preto no jaleco em homenagem a todas as pessoas que perderam a vida por causa da Covid. Além disso, houve uma atividade com o acionamento das sirenes das ambulâncias na praça Walnir Botaro Daniel.
Não haverá lockdonw neste final de semana em Santa Catarina e o comércio vai funcionar normalmente neste sábado. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, o município fechou os setores não essenciais nos últimos dois finais de semana em respeito ao decreto do governo. Amanhã, as empresas poderão funcionar normalmente, respeitando as regras restritivas que já estão previstas em decretos estaduais e municipais. Hoje, o governo estadual está emitindo um novo conjunto de medidas restritiva, mas sem adotar o lockdown.
A Polícia Militar Ambiental realizou a apreensão de madeira nativa sem procedência legal nesta semana no interior do município de São José do Cedro. Os policiais encontraram um depósito irregular de mais de dois metros cúbicos de madeira de espécies como cedro e araucária que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. O material estava na linha Aurora. As madeiras foram apreendidas e o responsável vai sofrer um processo administrativo ambiental e processo criminal.
Um galpão agrícola foi destruído em um incêndio nesta quinta-feira no interior do município de Descanso. O fato aconteceu por volta da uma e meia da tarde em uma propriedade da Linha Taquá. O fogo atingiu um galpão de madeira de aproximadamente 120 metros quadrados. A estrutura era usada como depósito de equipamentos elétricos como motores, trilhadeira, insumos agrícolas, milho e uma quantia em madeira empilhada. Quando os bombeiros chegaram, o local está tomado pelas chamas. O galpão foi totalmente destruído pelo incêndio.
A Polícia Civil identificou cinco pessoas suspeitas de envolvimento com um grupo que cometeu furtos em diversas agências bancárias da região. No final de janeiro, eles furtaram aproximadamente 11 mil reais dos caixas eletrônicos de uma cooperativa de crédito em São Miguel do Oeste. Segundo a polícia, o grupo também realizou furtos semelhantes em agências bancárias dos municípios de Chapecó, Palmitos, Xanxerê, Maravilha. Os ladrões utilizam dispositivos confeccionados de maneira artesanal para burlar o sistema de segurança dos caixas eletrônicos e ter acesso aos envelopes que haviam sido depositados. Até agora, já foram presos três dos cinco suspeitos. A Polícia Civil informou que os cinco são do estado de São Paulo.