ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 19-03-2021 Sexta-feira

-GOVERNO ENVIA AO CONGRESSO MP DA NOVA RODADA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

-NOVAS RESTRIÇÕES EM SC INCLUEM MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA

-INSCRIÇÕES PARA RECENSEADOR DO IBGE ENCERRAM HOJE

-IPORÃ DO OESTE VACINA IDOSOS DE 75 E 76 ANOS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO

-NOVA BOMBA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO VAI GARANTIR MELHOR ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-MÉDICO VETERINÁRIO ORIENTA SOBRE BEM-ESTAR ANIMAL

-ADOLESCENTE É ACUSADO DE ESTUPRAR CRIANÇA DE CINCO ANOS NA REGIÃO

-GRUPO QUE “PESCOU DINHEIRO” EM COOPERATIVA DE CRÉDITO É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53centavos. O euro está valendo seis reais e 58centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O Parlamento da Espanha aprovou, nesta quinta-feira, uma lei que regulamenta a eutanásia e o suicídio assistido, o que permite que pacientes terminais procurem assistência médica para acabar com a própria vida. A proposta levantada pelo PSOE, partido do primeiro-ministro PEDRO SÁNCHEZ, passa a valer a partir de junho. Ela foi aprovada com 202 votos a favor, e 141 contra pelo Congresso dos Deputados. A eutanásia está autorizada apenas para pacientes espanhóis ou residentes com doenças graves e incuráveis, que causem um sofrimento intolerável.


A França terá, a partir da meia-noite de sexta-feira, seu terceiro confinamento no período de um ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira o primeiro-ministro JEAN CASTEX. A medida, desta vez menos restritiva, vai atingir 16 departamentos do país, incluindo Paris, e visa conter a terceira onda de Covid-19. Durante as próximas quatro semanas, apenas lojas que vendam produtos considerados essenciais poderão abrir, mas agora isso inclui livros e música. Escolas também permanecerão abertas, mas recebendo 50 por cento dos alunos de cada vez. Atividades extracurriculares para menores serão autorizadas.


O mundo ultrapassou a marca de 400 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Os dados são do "Our World in Data", levantamento conduzido pela universidade de Oxford.Os Estados Unidos lideram a corrida pela imunização em números absolutos, com 113 milhões de doses aplicadas. O Brasil é o quinto com 12 milhões e 600 mil vacinados. Proporcionalmente, o país aplicou cinco vírgula nove doses para cada grupo de cem habitantes e ocupa a posição de número 58. Israel segue na liderança do ranking proporcional, com 110 vacinas aplicadas a cada 100 habitantes.


O presidente do Banco do Brasil, ANDRÉ BRANDÃO, pediu renúncia do cargo. A informação foi divulgada por meio de fato relevante publicado pelo banco nesta quinta-feira. No comunicado, o banco afirma que a renúncia foi apresentada ao presidente JAIR BOLSONARO. O texto informa também que Brandão ficará no cargo até primeiro de abril.BRANDÃO assumiu o Banco do Brasil em agosto de 2020. Ele foi indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Com a saída de BRANDÃO, o presidente BOLSONARO indicou o nome do Presidente da BB Administradora de Consórcios para a presidência da estatal. FAUSTO RIBEIRO é funcionário do Banco do Brasil desde 2000.


Anunciado como novo ministro da Saúde, o médico MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que o governo não tem "vara de condão" para resolver os problemas e que o jeito "diferente" de o governo lidar com a pandemia é "seguir as recomendações da ciência". QUEIROGA deu a declaração ao chegar ao Palácio do Planalto para, segundo ele, ter uma reunião com o presidente JAIR BOLSONARO. Na mesma entrevista, o novo ministro da Saúde disse que a vacina não vai resolver os óbitos por Covid no "curto prazo" e que é preciso adotar política de distanciamento social "inteligente". Ele ressaltou que o governo vai se empenhar ao máximo para melhorar a estrutura de atendimento dos pacientes.


O governo federal enviou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira a medida provisória com as regras para o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. A MP é assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO e permitirá que 45 milhões e 600 mil de famílias sejam contempladas na nova rodada do auxílio. O texto define que a nova rodada terá quatro parcelas, a primeira parcela será paga em abril e o valor de cada parcela vai variar de 150 a 375 reais, de acordo com a composição de cada família. Segundo material divulgado pelo governo, a nova rodada do auxílio emergencial é limitada a uma pessoa por família.


Uma escola particular de Florianópolis, na região do Continente, escondeu 20 crianças no banheiro, durante a fiscalização sanitária na tarde desta quarta-feira para omitir seu funcionamento. A instituição foi interditada e multada por manter as aulas presenciais, contrariando o decreto municipal. Conforme a Vigilância Sanitária de Florianópolis, além do funcionamento irregular, a escola estava atuando sem alvará sanitário. Durante a ação, em conjunto com a Guarda Municipal de Florianópolis, a instituição recebeu uma multa no valor de dois mil e 500 reais. Outra multa será aplicada pela falta de alvará do estabelecimento que vai de 125 a dois mil e 500.


Em apenas duas semanas, a fila de espera por leitos de terapia intensiva cresceu 63 por cento em Santa Catarina, devido ao aumento de casos de covid-19. Nesta quinta-feira, 456 pessoas estavam aguardando por uma vaga, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A soma de pacientes das redes pública e privada internados em UTIs por covid-19 também voltou a subir, depois de uma queda na quarta-feira. Na quinta-feira dia 4 de março, há exatamente duas semanas, havia 280 pessoas aguardando vagas por um leito de UTI em Santa Catarina. Ontem, subiu para 456 o total de pessoas nessa condição. Hoje, mil 135 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeitos de terem covid-19 estão internados leitos de terapia intensiva: 970 estão em hospitais do SUS e 165 em particulares.


Novas restrições serão anunciadas em Santa Catarina nesta sexta-feira com a publicação do decreto que atualiza as regras sanitárias no Estado. As medidas devem incluir multa de 500 reais para quem não usar máscara de proteção, com a possibilidade de dobrar o valor, em caso de reincidência. Além disso, os horários do comércio e dos serviços públicos serão escalonados. A mudança nos horários dos serviços tem como objetivo manter as atividades, mas evitar aglomerações em ônibus e terminais durante o pico. Assim, uma das atividades funcionará entre oito da manhã e cinco da tarde e a outra entre dez da manhã e sete da noite. As medidas foram definidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde em reunião na noite desta quinta-feira. Neste final de semana, não haverá lockdown em Santa Catarina.


-PRESIDENTE DA ALESC APRESENTA ALTERNATIVAS PARA SETOR DE EVENTOS

-INSCRIÇÕES PARA RECENSEADOR DO IBGE ENCERRAM HOJE

-IPORÃ DO OESTE VACINA IDOSOS DE 75 E 76 ANOS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO

-NOVA BOMBA NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO VAI GARANTIR MELHOR ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-MÉDICO VETERINÁRIO ORIENTA SOBRE BEM-ESTAR ANIMAL


O Dnit informou ao governo estadual que não é possível receber os 50 milhões de reais do estado para aplicação na obra de recuperação da BR 163. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a posição do órgão federal foi um “grande balde de água fria” nas pretensões do estado de colocar recursos para agilizar a obra. VIEIRA citou que apesar das negociações com o Ministério dos Transportes estarem avançadas no sentido da União receber recursos oferecidos pelo Governo do Estado, o Dnit informou, em reunião virtual realizada na semana passada, que não há condições de viabilizar essa questão. Ele explicou que mesmo com a negativa do órgão, o governo catarinense mantém a intenção de colocar recursos na obra.


O secretário de infraestrutura, THIAGO VIEIRA, entende que ainda é possível encontrar uma solução legal para aplicar recursos do governo do estado na obra da BR 163. De acordo com ele, o Estado vai manter o diálogo com o Dnit para resolver essa questão. Ele explicou que o órgão federal informou que a legislação não permite a simples transferência de recursos. Além disso, a sub-rogação de parte da obra para o Estado também não é possível. VIEIRA citou que apesar o sentimento de frustração, o governo catarinense entende que existem outras maneiras de resolver essa questão.


Padre de Itapiranga morre aos 62 anos vítima de Covid. O padre LUIZ NEIS, natural de Itapiranga, faleceu na madrugada desta sexta-feira. Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em Porto União, na região do Planalto Norte de Santa Catarina. O hospital comunicou o falecimento por volta das quatro horas e 30 minutos. PADRE LUIZ estava em isolamento desde o dia seis de março. No dia 11 de março faria o exame da Covid-19, porém, passou mal na noite de quarta-feira, onde procurou atendimento médico no Hospital de Itapiranga. Devido ao agravamento no estado de saúde, precisou ser transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste onde aguardava por um leito de UTI. O exame confirmou a doença. Em 12 de março foi transferido para a UTI do Hospital da Unimed de Porto União.


O padre LUIZ NEIS é a décima quarta vítima da Covid-19 em Itapiranga. Ele deixa a comunidade itapiranguense em luto. Uma pessoa carismática e de presença marcante em celebrações e na rotina da matriz e comunidades do interior. São 14 pessoas que perderam a vida em Itapiranga em decorrência da Covid. Ontem foram confirmados mais 28 casos, são 173 pessoas com o vírus ativo em Itapiranga. No total o município já teve mil 768 casos confirmados da doença.


Bispo vai acompanhar sepultamento do padre LUIZ NEIS em Itapiranga. Segundo o bispo da Diocese de Chapecó, Dom ODELIR MAGRI, o padre que fazia parte da congregação dos Jesuítas era um pastor exemplar, um homem íntegro, alegre e puro. Dom ODELIR afirma que a igreja católica e a comunidade estão de luto pela morte do padre. O bispo deve chegar a Itapiranga por volta das 14 horas. A cerimônia com atos fúnebres será restrita e presidida pelo Bispo a partir das 17 horas. O município decretou luto oficial por três dias. Em decreto, o prefeito ALEXANDRE RIBAS considerou os relevantes trabalhos do padre em Itapiranga, onde coordenava a Paróquia São Pedro Canísio, exercendo o sacerdócio e prestando relevantes serviços à comunidade itapiranguense. O luto oficial no Município ocorre em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Padre LUIZ NEIS.


O histórico do padre LUIZ NEIS mostra uma trajetória de estudos, especializações e trabalhos em diversos estados brasileiros e também no exterior. O padre iniciou a trajetória de estudos religiosos em Sede Capela, interior de Itapiranga, passou ainda por Salvador do Sul, Fundação Educacional de Itapiranga, conhecimento de línguas Alemão, Espanhol, Italiano e Português. O ingresso na Companhia dos Jesuítas ocorreu em 1978, em Porto Alegre, passou por Cascavel, João Pessoa, Belo Horizonte, Maringá, Salvador do Sul e Roma. A ordenação ocorreu em 1989, em Itapiranga, na comunidade de Linha Chapéu. Padre LUIZ NEIS atuou em Santiago no Chile, Belo Horizonte, Cuiabá, João Pessoa, Pelotas, Porto Alegre e desde 2018 atuava como pároco da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga.


Presidente da ALESC apresenta alternativas para setor de eventos. O impacto da pandemia sobre empresas promotoras de eventos e festas motivou autoridades do estado a se reunirem nesta semana para discutir alternativas que possam amenizar os prejuízos. O encontro organizado pela Assembleia Legislativa de SC nesta terça-feira contou com a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, deputados, senadores e secretários da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), e da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE). De acordo com o presidente da ALESC, MAURO DE NADAL, as negociações que visam amenizar perdas de vários segmentos afetados com a não realização de eventos iniciaram no ano passado.


A reunião mais recente surgiu a partir da iniciativa do senador DÁRIO BERGER e quer facilitar o acesso a alternativas financeiras para o setor de eventos, por meio de linhas de financiamentos junto ao Badesc e BRDE. Além disso, a discussão também recaiu sobre uma possível flexibilização das normas para promotores de eventos, que hoje estão submetidos a várias restrições. DE NADAL observa que para um setor que está há um ano sem atividades, muitas taxas e compromissos não foram honrados por não haver recurso financeiro para pagamento destas despesas. Na visão do presidente da ALESC, é necessário providenciar normativa diferente para este segmento e o governo se mostrou sensível neste sentido.


Na reunião de terça-feira, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos apresentou vários pedidos, entre os quais MAURO DE NADAL destaca a redução do excesso de exigências para obter recursos junto aos bancos conveniados, como o Badesc ou o BRDE. Outro item discutido foi a implantação da Lei de Cultura, que visa permitir que o setor de eventos acesse créditos através de empresas. O governador também anunciou outras formas de incentivo na reunião, para que as empresas consigam retomar atividades assim que a pandemia passar. A ALESC aproveitou o encontro para solicitar a inclusão das empresas promotoras de eventos no Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (REFIS), para solucionar a situação de alguns impostos em SC que não estão sendo pagos.


Outra questão abordada foi o pagamento das contas de energia elétrica das empresas que promovem eventos. O presidente da Assembleia Legislativa pontua que o estado recebeu sinalização positiva em conversa com a Celesc, para que essas empresas consigam pagar a energia elétrica através do consumo real. O objetivo é que sejam desprezados os contratos que as empresas tinham com a Celesc, que as obrigava a pagar valor fixo por mês. MAURO DE NADAL frisa que a ALESC estabeleceu canal direto com o governo, por meio da criação de um grupo de trabalho que represente o parlamento catarinense para encontrar alternativas para o setor de eventos. A intenção é retomar as atividades para evitar a falência de muitas destas empresas, que representam não só para o turismo, mas também para o desenvolvimento de vários segmentos no estado.


Inscrições para recenseador do IBGE encerram hoje. A informação é do coordenador do Censo do IBGE de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO RADKE JUNIOR. Segundo ele, há oito vagas disponíveis para recenseador em Iporã do Oeste, cujas inscrições encerram nesta sexta-feira e a prova será no dia 25 de abril. A pessoa deverá ter Ensino Médio completo para atuar na função e pode até acumular outro emprego, desde que consiga conciliar com o trabalho de recenseador, que não tem jornada de trabalho fixo. A coleta dos dados está prevista para agosto, dependendo do cenário da pandemia. A procura por inscrições até o momento não tem sido tão grande, o que leva o coordenador regional a acreditar que a pandemia tenha deixado as pessoas receosas com o trabalho.


O IBGE assegura os itens necessários para o trabalho, incluindo os de segurança requeridos pela vigilância sanitária. CLÁUDIO RADKE solicita para as pessoas se inscreverem apesar da situação adversa, pois até o momento da coleta dos dados a realidade poderá ser diferente. Todas as informações do edital estão disponíveis no site Sebrasp.org.br., do SEBRASP. Interessados também podem entrar em contato com o IBGE, pelo fone 3622 0774. RADKE acrescenta que o IBGE também já havia publicado edital para contratação de agentes censitários, cujas inscrições já encerraram.


Iporã do Oeste vacina idosos de 75 e 76 anos contra Covid-19 neste sábado. O município recebe mais 100 doses de vacinas contra o coronavírus nesta sexta-feira e de acordo com a Secretaria de Saúde, a aplicação das vacinas será na manhã de sábado. Nesta remessa, o grupo de 75 a 76 anos será imunizado. A responsável pela Sala de Vacinas, KARIN BLATT, detalha que a vacinação será das 7h às 9h, no Centro Público de Convivência do município e os idosos deverão trazer documento de identidade. O Centro de Saúde vai fazer o contato para a pessoa confirmar se vem ou não. Caso a pessoa não queira, outras serão beneficiadas. KARIN lembra que Iporã do Oeste recebe vacinas de dois laboratórios e o período para aplicação da segunda dose é diferente. Quem recebeu da Fiocruz, deverá aguardar 12 semanas para a segunda aplicação. Já o público que recebeu do Butantan deverá comparecer para a segunda dose entre 21 a 28 dias.


A responsável da Sala de Vacinas frisa que na aplicação da primeira dose já é agendada a segunda, mas mesmo assim as agentes de saúde entram em contato para a segunda dose. As vacinas são retiradas na Gerência da Saúde de São Miguel do Oeste e sempre vêm em quantidade específica para cada município. Como o novo lote chega ao município hoje, KARIN explica que a equipe já se organizou para não precisar armazenar até segunda-feira, portanto vai aplicar amanhã. Ela pede para que os idosos que confirmarem a vacina realmente venham ao local solicitado, pois a desistência atrapalha a organização da equipe de Saúde. Os casos de idosos infectados com coronavírus reduziram no município. Na avaliação da responsável pela Sala de Vacinas, além de muitos terem sido vacinados, este público tende a ficar mais em casa, o que diminui o risco de exposição ao vírus.


O que preocupa, no entanto, é o número de pessoas abaixo de 60 anos, especialmente jovens, com quadros graves de Covid-19, inclusive vindo a óbito. Hoje cada vez mais jovens apresentam sintomas como diarreia, tosse, falta de ar, febre e cefaléia, por conta do vírus, por isso KARIN solicita para as pessoas procurarem atendimento logo ao notar qualquer anormalidade. Quem espera uma semana em casa positivada com Covid, além de prejudicar a própria saúde, pode contaminar outras pessoas. Até o momento, foram vacinadas 575 pessoas com a primeira dose em Iporã do Oeste. Destas, 147 já receberam a segunda.


Nova bomba na estação de tratamento vai garantir melhor abastecimento de água. O diretor de Urbanismo de Santa Helena, VALDIR CASANOVA, explica que o setor modificou a bomba na estação de tratamento da cidade nesta quinta-feira, para melhorar o abastecimento de água. Segundo CASANOVA, para este trabalho ser possível, será necessário repor a água na caixa da cidade, que tem capacidade superior a 100 mil litros, o que deve demorar entre um a dois dias para ser concluído. Por este motivo, a solicitação do Setor de Urbanismo é de que a população economize água até ser fornecida normalmente nos próximos dias, pois especialmente na parte alta da cidade poderá faltar. O diretor de Urbanismo detalha que a bomba é da mesma potência de outras e está sendo substituída para fazer uma revisão nela. Com o tempo entra terra na bomba e ela passa a empurrar menos água.


Em virtude da estiagem, nesta semana o município começou a transportar água das caixas de Caxambu para a cidade. Além das três caixas de Caxambu, o município também tem um poço artesiano. A água destes reservatórios passa pelo tratamento na estação e depois vai para a cidade. Com a nova bomba, o problema deverá ser resolvido, já que ela vai levar mais água. No interior do município também já está sendo fornecido abastecimento de água, de acordo com o diretor de Urbanismo. Para a Linha Bela Vista agora é providenciada água encanada, na parte que ainda não tinha, também puxada da estação de tratamento. Essa adaptação, segundo CASANOVA, vai suprir a demanda para estiagens.


Médico veterinário orienta sobre bem-estar animal de bovinos e equinos. LUIZ MATHEUS VEDOVATTO, médico veterinário que atende em Iporã do Oeste e região, enfatiza que a falta de bem-estar animal está relacionada diretamente a problemas reprodutivos e metabólicos, além de também afetar a qualidade do leite. Esta situação, por fim, impacta diretamente no bolso do produtor, pois quanto pior a qualidade do leite, pior será o valor pago pelo laticínio. VEDOVATTO observa que é nítido no produtor o quanto ele valoriza o rebanho. Segundo ele, quando o agricultor trata os animais como se fossem da própria família, esta atenção influencia na renda. Quanto ao manejo dos animais, o médico veterinário constata que o stress calórico que acomete as vacas, por exemplo, pode fazer com que elas abortem ou tenham reabsorção embrionária, quando o organismo do animal absorve o embrião. Se a vaca não tiver gestação adequada, o resultado é uma produção indesejada.


Uma maneira de dimensionar o bem estar animal é o produtor se atentar para as próprias sensações. VEDOVATTO explica que se a pessoa estiver na pastagem e passar calor excessivo, significa que o bovino também estará sentindo isso. O mesmo vale para a qualidade da água que o animal consome. Se o produtor tiver água fresca para tomar, o bovino também terá. Um piquete com sombreamento para o animal descansar e sensores de água para refrescar o ambiente, de acordo com o médico veterinário, vai contribuir para a vaca comer e produzir muito mais, porque estará com um bem-estar adequado. LUIZ VEDOVATTO reitera que a matéria prima do leite é a água. Portanto, se o animal não tomar o necessário, ele não vai produzir direito. Então é preciso fornecer água fresca no piquete em que o animal estiver, antes e depois da ordenha.


Em relação aos eqüinos, como é o caso dos cavalos, o veterinário lembra que este animal não pode ficar o dia inteiro preso numa cocheira, pois tem hábitos sociais e precisa caminhar junto com seu grupo, além de pastar em torno de 14 horas por dia, para o trato digestivo fazer o processo correto. Se o produtor não deixar o cavalo comer durante o dia, isto pode trazer problemas digestivos graves, principalmente a cólica, um caso que VEDOVATTO atende com freqüência na região. Ele ressalta que a cólica causa grande mortalidade de animais, além de problemas de dentição. O médico veterinário enfatiza que já teve que corrigir muitos problemas de boca de cavalo na região, pois como fica tempo excessivo em locais fechados, o animal não mastiga como deveria. LUIZ VEDOVATTO detalha que o dente do cavalo cresce a vida inteira, então se ele não desgastar, cria pontas que impedem uma mastigação correta. Como conseqüência, se não mastigar direito, o alimento não terá uma fermentação correta no organismo do cavalo, o que gera vários problemas metabólicos.


VEDOVATTO trabalha principalmente na parte clínica, curando doenças, dificuldades dos animais em partos, problemas de laminite, que é no casco, e problemas digestivos gerais, desde intoxicação com alguma planta tóxica ou retenção de placenta. Ele verifica que os casos de tristeza parasitária, conhecida como amarelão, diminuíram nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, houve muitos casos e alguns produtores perderam todo rebanho. O médico veterinário de Iporã do Oeste ainda ministra curso de danças gauchescas nas horas vagas. Em virtude do decreto municipal e também por questão de bom senso em relação à gravidade da pandemia, com hospitais lotados, o início das aulas de dança está sendo adiado. Segundo VEDOVATTO, em Tunápolis já são oferecidas aulas por vídeo e a expectativa é retomar as atividades presenciais em abril, dependendo da situação da região.


-ADOLESCENTE É ACUSADO DE ESTUPRAR CRIANÇA DE CINCO ANOS NA REGIÃO

-GRUPO QUE “PESCOU DINHEIRO” EM COOPERATIVA DE CRÉDITO É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL


Galpão com implementos e insumos agrícolas é destruído por incêndio na região. O fato ocorreu na comunidade de Linha Taquá, interior de Descanso, por volta da uma e meia da tarde de ontem. A Guarnição do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste deslocou-se ao local, porém o galpão já havia sido completamente destruído pelo fogo. O galpão em madeira media aproximadamente 120 metros quadrados. Nele havia equipamentos elétricos (motores), trilhadeira, insumos agrícolas, milho e certa quantia em madeira empilhada.


Adolescente é acusado de estuprar criança de cinco anos na região. A Polícia Militar de Barracão atendeu ocorrência de estupro no interior do município, na quarta-feira. Segundo a PM, a guarnição foi acionada pelo conselho tutelar para atender um caso de estupro envolvendo uma criança de cinco anos. De acordo com as informações, um adolescente de 15 anos teria ido com a vítima, um menino de cinco anos, até um rio. No local o adolescente teria se aproveitado que ambos estavam nus, e teria praticado o abuso. Durante o atendimento da ocorrência, o menino de cinco anos se queixava de dores, sendo encaminhado para atendimento médico. Já o adolescente foi encaminhado à delegacia para procedimentos cabíveis.


Grupo que “pescou dinheiro” em cooperativa de crédito é preso pela Polícia Federal. Na Operação Cashback, realizada nesta quinta-feira, em Chapecó, a Polícia Federal deflagrou um grupo suspeito de ter atuado em diversos furtos em terminais de autoatendimento da Caixa no Oeste de Santa Catarina, entre os dias 27 e 28 de fevereiro. Ao todo, os criminosos roubaram 80 mil reais. As investigações começaram a partir da denúncia de diversos furtos na região pelo setor de segurança da Caixa. Com apoio das polícias Militar e Civil, os investigadores descobriram que as mesmas pessoas teriam praticado um furto em uma unidade de cooperativa de crédito em São Miguel do Oeste. Com o avanço das investigações, segundo a polícia, foram obtidos indícios de que o grupo investigado também estaria envolvido em crimes semelhantes em janeiro deste ano, em Londrina, no Paraná, e Jardim, Mato Grosso do Sul. Foram identificados cinco integrantes do grupo, todos moradores de São Paulo, os quais foram presos nesta quinta-feira.


O delegado da PF de Chapecó, PAULO CESAR DE ANDRADE, explica que os criminosos “pescavam” os envelopes ou as cédulas de dinheiro nas saídas dos terminais de autoatendimento. Segundo ele, os bandidos inseriram uma fita na boca do caixa, acoplada a uma barra de alumínio, e puxavam os valores, o que é uma nova tática dos criminosos. O inquérito foi instaurado pela Delegacia de Chapecó. Conforme ANDRADE, a residência deles era em São Paulo e a polícia cumpriu os mandados de apreensão lá. A polícia avançou na investigação na última sexta-feira, e prendeu em flagrante dois homens e uma mulher em Palhoça, na Grande Florianópolis. Eles são apontados como integrantes do grupo criminoso. Outra pessoa, que até então não havia surgido nas investigações, também acabou detida quando praticava furtos em terminais da Caixa naquela cidade. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Chapecó. Os envolvidos poderão ser indiciados, de acordo com suas atuações, pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.