-GOVERNO ENVIA AO CONGRESSO MP DA NOVA RODADA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-NOVAS RESTRIÇÕES EM SC INCLUEM MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA
-CONTADOR ALERTA PRODUTORES RURAIS PARA A DECLARAÇÃO DE RENDA
-PREFEITO DE ITAPIRANGA ANUNCIA ALTERAÇÕES EM SECRETARIAS
-PADRE LUIZ NEIS MORRE AOS 62 ANOS VÍTIMA DE COVID
-BISPO DOM ODELIR ESTARÁ NO SEPULTAMENTO EM ITAPIRANGA
-GALPÃO COM IMPLEMENTOS E INSUMOS É DESTRUÍDO POR INCÊNDIO
-POLÍCIA PRENDE GRUPO QUE FURTOU 80 MIL REAIS NA REGIÃO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Parlamento da Espanha aprovou, nesta quinta-feira, uma lei que regulamenta a eutanásia e o suicídio assistido, o que permite que pacientes terminais procurem assistência médica para acabar com a própria vida. A proposta levantada pelo PSOE, partido do primeiro-ministro PEDRO SÁNCHEZ, passa a valer a partir de junho. Ela foi aprovada com 202 votos a favor, e 141 contra pelo Congresso dos Deputados. A eutanásia está autorizada apenas para pacientes espanhóis ou residentes com doenças graves e incuráveis, que causem um sofrimento intolerável.
A França terá, a partir da meia-noite de sexta-feira, seu terceiro confinamento no período de um ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira o primeiro-ministro JEAN CASTEX. A medida, desta vez menos restritiva, vai atingir 16 departamentos do país, incluindo Paris, e visa conter a terceira onda de Covid-19. Durante as próximas quatro semanas, apenas lojas que vendam produtos considerados essenciais poderão abrir, mas agora isso inclui livros e música. Escolas também permanecerão abertas, mas recebendo 50 por cento dos alunos de cada vez. Atividades extracurriculares para menores serão autorizadas.
O mundo ultrapassou a marca de 400 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Os dados são do "Our World in Data", levantamento conduzido pela universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela imunização em números absolutos, com 113 milhões de doses aplicadas. O Brasil é o quinto com 12 milhões e 600 mil vacinados. Proporcionalmente, o país aplicou cinco vírgula nove doses para cada grupo de cem habitantes e ocupa a posição de número 58. Israel segue na liderança do ranking proporcional, com 110 vacinas aplicadas a cada 100 habitantes.
O presidente do Banco do Brasil, ANDRÉ BRANDÃO, pediu renúncia do cargo. A informação foi divulgada por meio de fato relevante publicado pelo banco nesta quinta-feira. No comunicado, o banco afirma que a renúncia foi apresentada ao presidente JAIR BOLSONARO. O texto informa também que Brandão ficará no cargo até primeiro de abril. BRANDÃO assumiu o Banco do Brasil em agosto de 2020. Ele foi indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Com a saída de BRANDÃO, o presidente BOLSONARO indicou o nome do Presidente da BB Administradora de Consórcios para a presidência da estatal. FAUSTO RIBEIRO é funcionário do Banco do Brasil desde 2000.
Anunciado como novo ministro da Saúde, o médico MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que o governo não tem "vara de condão" para resolver os problemas e que o jeito "diferente" de o governo lidar com a pandemia é "seguir as recomendações da ciência". QUEIROGA deu a declaração ao chegar ao Palácio do Planalto para, segundo ele, ter uma reunião com o presidente JAIR BOLSONARO. Na mesma entrevista, o novo ministro da Saúde disse que a vacina não vai resolver os óbitos por Covid no "curto prazo" e que é preciso adotar política de distanciamento social "inteligente". Ele ressaltou que o governo vai se empenhar ao máximo para melhorar a estrutura de atendimento dos pacientes.
Em apenas duas semanas, a fila de espera por leitos de terapia intensiva cresceu 63 por cento em Santa Catarina, devido ao aumento de casos de covid-19. Nesta quinta-feira, 456 pessoas estavam aguardando por uma vaga, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A soma de pacientes das redes pública e privada internados em UTIs por covid-19 também voltou a subir, depois de uma queda na quarta-feira. Na quinta-feira dia 4 de março, há exatamente duas semanas, havia 280 pessoas aguardando vagas por um leito de UTI em Santa Catarina. Ontem, subiu para 456 o total de pessoas nessa condição. Hoje, mil 135 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeitos de terem covid-19 estão internados leitos de terapia intensiva: 970 estão em hospitais do SUS e 165 em particulares.
O governo federal enviou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira a medida provisória com as regras para o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. A MP é assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO e permitirá que 45 milhões e 600 mil de famílias sejam contempladas na nova rodada do auxílio. O texto define que a nova rodada terá quatro parcelas, a primeira parcela será paga em abril e o valor de cada parcela vai variar de 150 a 375 reais, de acordo com a composição de cada família. Segundo material divulgado pelo governo, a nova rodada do auxílio emergencial é limitada a uma pessoa por família.
Uma escola particular de Florianópolis, na região do Continente, escondeu 20 crianças no banheiro, durante a fiscalização sanitária na tarde desta quarta-feira para omitir seu funcionamento. A instituição foi interditada e multada por manter as aulas presenciais, contrariando o decreto municipal. Conforme a Vigilância Sanitária de Florianópolis, além do funcionamento irregular, a escola estava atuando sem alvará sanitário. Durante a ação, em conjunto com a Guarda Municipal de Florianópolis, a instituição recebeu uma multa no valor de dois mil e 500 reais. Outra multa será aplicada pela falta de alvará do estabelecimento que vai de 125 a dois mil e 500.
Novas restrições serão anunciadas em Santa Catarina nesta sexta-feira com a publicação do decreto que atualiza as regras sanitárias no Estado. As medidas devem incluir multa de 500 reais para quem não usar máscara de proteção, com a possibilidade de dobrar o valor, em caso de reincidência. Além disso, os horários do comércio e dos serviços públicos serão escalonados. A mudança nos horários dos serviços tem como objetivo manter as atividades, mas evitar aglomerações em ônibus e terminais durante o pico. Assim, uma das atividades funcionará entre oito da manhã e cinco da tarde e a outra entre dez da manhã e sete da noite. As medidas foram definidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde em reunião na noite desta quinta-feira. Neste final de semana, não haverá lockdown em Santa Catarina.
Não fazer a Declaração de Imposto de Renda pode gerar transtornos para diversas categorias e despesas maiores que o esperado. Agricultores também estão inclusos e precisam estarem atentos a vários detalhes. Quem tiver comercialização no bloco de produtor rural acima de 142 mil reais é obrigado a declarar. Isso não significar que terá que pagar imposto, pois a declaração é justamente para apurar o resultado e a necessidade do pagamento ou isenção. O coordenador do Núcleo dos Contadores da Assemit e delegado do Conselho Regional, VICENTE ROYER alerta para as pessoas não ficarem na dúvida e buscarem esclarecimentos. Observa que os agricultores possuem incentivo de terem a opção de declararem prejuízo na atividade rural, que são os investimentos considerados custo.
Neste caso pode ter ocorrido investimento de dois milhões e 500 mil reais em uma granja e a declaração é fundamental para ter incentivos no ano seguinte e evitar a tributação por atingir valor superior a 142 mil reais. VICENTE ROYER reforça que a declaração não pode ser encarada como um problema e sim um aliado pois nem sempre é necessário pagar imposto e serve de referência para se manter regular com a Receita Federal. O coordenador do Núcleo dos Contadores da Assemit salienta que as pessoas que receberam o auxílio emergencial precisa se informar com um contador sobre a possibilidade de estarem incluído na obrigatoriedade de fazerem a declaração de imposto de renda.
Inscrições para recenseador do IBGE encerram hoje. A informação é do coordenador do Censo do IBGE de São Miguel do Oeste, CLÁUDIO RADKE JUNIOR. Segundo ele, há oito vagas disponíveis para recenseador em Iporã do Oeste, cujas inscrições encerram nesta sexta-feira e a prova será no dia 25 de abril. A pessoa deverá ter Ensino Médio completo para atuar na função e pode até acumular outro emprego, desde que consiga conciliar com o trabalho de recenseador, que não tem jornada de trabalho fixo. A coleta dos dados está prevista para agosto, dependendo do cenário da pandemia. O IBGE assegura os itens necessários para o trabalho, incluindo os de segurança requeridos pela vigilância sanitária. CLÁUDIO RADKE solicita para as pessoas se inscreverem apesar da situação adversa, pois até o momento da coleta dos dados a realidade poderá ser diferente.
JBS abre vagas para recém-formados em Itapiranga. Inscrições terminam nesta sexta-feira, 19. São160 vagas em todo o Brasil. A oportunidade é para profissionais recém-formados nos cursos de Administração, Engenharias, Medicina Veterinária e Zootecnia para atuar no Programa de Talentos nas unidades produtivas da Seara no Brasil, áreas de produção, agropecuária, manutenção e qualidade. Em Santa Catarina, são 34 oportunidades, divididas nas cidades de Seara, Ipumirim, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Itaiópolis, São José, Forquilhinha e Nova Veneza. Em Itapiranga somando as duas unidades há 10 vagas disponíveis. Os candidatos precisam ter formação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2020. Ao longo de um ano do programa, estes profissionais receberão capacitação técnica e de gestão de pessoas. Os selecionados ingressarão como analistas, com possibilidade de efetivação ao final do período em cargos de liderança dependendo do desempenho individual e disponibilidade de vaga. As inscrições vão até hoje, 19 de março, no site da JBS.
Presidente da ALESC apresenta alternativas para setor de eventos. O impacto da pandemia sobre empresas promotoras de eventos e festas motivou autoridades do estado a se reunirem nesta semana para discutir alternativas que possam amenizar os prejuízos. O encontro organizado pela Assembleia Legislativa de SC nesta terça-feira contou com a presença do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, deputados, senadores e secretários da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (SANTUR), e da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE). De acordo com o presidente da ALESC, MAURO DE NADAL, as negociações que visam amenizar perdas de vários segmentos afetados com a não realização de eventos iniciaram no ano passado.
A reunião mais recente surgiu a partir da iniciativa do senador DÁRIO BERGER e quer facilitar o acesso a alternativas financeiras para o setor de eventos, por meio de linhas de financiamentos junto ao Badesc e BRDE. Além disso, a discussão também recaiu sobre uma possível flexibilização das normas para promotores de eventos, que hoje estão submetidos a várias restrições. DE NADAL observa que para um setor que está há um ano sem atividades, muitas taxas e compromissos não foram honrados por não haver recurso financeiro para pagamento destas despesas. Na visão do presidente da ALESC, é necessário providenciar normativa diferente para este segmento e o governo se mostrou sensível neste sentido.
Na reunião de terça-feira, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos apresentou vários pedidos, entre os quais MAURO DE NADAL destaca a redução do excesso de exigências para obter recursos junto aos bancos conveniados, como o Badesc ou o BRDE. Outro item discutido foi a implantação da Lei de Cultura, que visa permitir que o setor de eventos acesse créditos através de empresas. O governador também anunciou outras formas de incentivo na reunião, para que as empresas consigam retomar atividades assim que a pandemia passar. A ALESC aproveitou o encontro para solicitar a inclusão das empresas promotoras de eventos no Programa de Incentivo à Regularização Fiscal, para solucionar a situação de alguns impostos em SC. Outra questão abordada foi o pagamento das contas de energia elétrica das empresas que promovem eventos. DE NADAL pontua que o estado recebeu sinalização positiva em conversa com a Celesc, para que essas empresas paguem a energia elétrica através do consumo real.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, RENATO EIDT, permaneceu apenas por dois meses e meio no cargo. Ele pediu exoneração de suas funções e nesta semana o prefeito ALEXANDRE RIBAS assinou a portaria encerrando vínculo do secretário com o município. EIDT não quis se manifestar sobre o pedido de afastamento do cargo. Já o prefeito disse que recebeu como justificativa a necessidade de cuidar da saúde e estar mais próximo da família preferindo deixar a função pública. RIBAS ressalta que não tem pressa em oficializar o novo secretário. De momento, ALEXANDRE SIQUEIRA, secretário de Administração vai acumular a função no Desenvolvimento Econômico e Turismo. O prefeito também ressaltou a contratação de ARTÊMIO SCALON para a função de chefe de gabinete. Ele também vai auxiliar interinamente na secretaria de Administração enquanto não ocorrer a nomeação de um novo secretário.
ALEXANDRE RIBAS justifica o cargo comissionado destacando que precisa de apoio de uma pessoa de extrema confiança e de longa experiencia tendo atuado como secretário em duas administrações anteriores. O prefeito de Itapiranga também já divulgou dados da economia com folha de pagamento. De acordo com ele é preciso coerente com o plano de governo valorizando os servidores efetivos com a redução superior a 20 cargos comissionados. Sem estes cargos, o município economiza mensalmente mais de 100 mil reais com a folha de pagamento. RIBAS garante que nenhum serviço aos munícipes foi afetado com uma equipe mais enxuta.
Itapiranga recebe nova remessa de vacinas e faz convocação urgente aos idosos do município. A Secretaria de Estado da Saúde comunicou na manhã de hoje que fará entrega de novo lote na noite desta sexta-feira e a aplicação precisa ser feita amanhã. Conforme a secretária da Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN, a vacinação em Itapiranga vai ocorrer no Complexo Oktober. Ela destaca a importância de uma organização rápida, pois a informação chegou apenas na manhã desta sexta-feira e com isso serão mais 150 doses contra a Covid que poder~]ao ser aplicadas na população de Itapiranga. Ao total 300 pessoas devem ser vacinadas amanhã no município.
Idosos são orientados pelas agentes comunitária de saúde sobre a vacinação. A secretária da Saúde, CLAIR HEINEN diz que todos os municípios foram surpreendidos com novo lote de vacinas e buscam avisar os idosos de forma urgente. Itapiranga projetava vacinar neste sábado idosos de 75 e 76 anos. Com a nova remeça de vacinas serão imunizadas pessoas de 74 e 73 anos, podendo inclusive algumas de 72 serem contempladas. A secretária chama atenção para a importância da prevenção e cuidados para evitar o contágio pelo novo Coronavírus. CLAIR HEINEN alerta as pessoas que a vacinação esta disponível apenas para pessoas idosas acima de 72 anos e por isso é fundamental que todos tenham o máximo de cuidado para evitar agravamento da pandemia.
Padre de Itapiranga morre aos 62 vítima de Covid. O padre LUIZ NEIS, natural de Itapiranga, faleceu na madrugada desta sexta-feira. Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em Porto União, na região do Planalto Norte de Santa Catarina. O hospital comunicou o falecimento por volta das quatro horas e 30 minutos. PADRE LUIZ estava em isolamento desde o dia seis de março. No dia 11 de março faria o exame da Covid-19, porém, passou mal na noite de quarta-feira, onde procurou atendimento médico no Hospital de Itapiranga. Devido ao agravamento no estado de saúde, precisou ser transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste onde aguardava por um leito de UTI. O exame confirmou a doença. Em 12 de março foi transferido para a UTI do Hospital da Unimed de Porto União.
O padre LUIZ NEIS é décima quarta vítima da Covid em Itapiranga. Ele deixa a comunidade Itapiranguense de luto. Uma pessoa carismática e de presença marcante em celebrações e na rotina da matriz e comunidades do interior. São 14 pessoas que perderam a vida em Itapiranga em decorrência da Covid. Ontem foram confirmados mais 28 casos, são 173 pessoas com o vírus ativo em Itapiranga. No total o município já teve mil 768 casos confirmados da doença. As medidas de prevenção continuam valendo para toda a população busca reduzir o número de casos.
Bispo vai acompanhar sepultamento do padre LUIZ NEIS em Itapiranga. Dom ODELIR MAGRI concedeu entrevista à Rádio Itapiranga lamentando a morte do pároco. Segundo o bispo da Diocese de Chapecó, o padre que fazia parte da congregação dos Jesuítas era um pastor exemplar, um homem íntegro, alegre e puro. Dom ODELIR afirma que a igreja católica e a comunidade estão de luto pela morte do padre. O bispo deve chegar a Itapiranga por volta das 14 horas. A cerimônia com atos fúnebres será restrita e presidida pelo Bispo a partir das 17 horas. O município decretou luto oficial por três dias. No decreto o prefeito ALEXANDRE RIBAS considerou os relevantes trabalhos do padre em Itapiranga, onde coordenava a Paróquia São Pedro Canísio, exercendo o sacerdócio e prestando relevantes serviçosà comunidade itapiranguense. O luto oficial no Município ocorre em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Padre Luiz Neis.
O histórico do padre LUIZ NEIS mostra uma trajetória de estudos, especializações e trabalhos em diversos estados brasileiros e também no exterior. O padre iniciou a trajetória de estudos religiosos em Sede Capela, interior de Itapiranga, passou ainda por Salvador do Sul, Fundação Educacional de Itapiranga, conhecimento de línguas Alemão, Espanhol, Italiano e Português. O ingresso na Companhia dos Jesuítas ocorreu em 1978, em Porto Alegre, passou por Cascavel, João Pessoa, Belo Horizonte, Maringá, Salvador do Sul e Roma. A ordenação ocorreu em 1989, em Itapiranga, na comunidade de Linha Chapéu. Padre LUIZ NEIS atuou em Santiago no Chile, Belo Horizonte, Cuiabá, João Pessoa, Pelotas, Porto Alegre e desde 2018 atuava como pároco da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga.
A Rádio Itapiranga vai transmitir missa com atos fúnebres do padre LUIZ NEIS. Devido a pandemia, a celebração será restrita aos familiares e a equipe paroquial. A Paróquia São Pedro Canísio fará a transmissão pelo Facebook e a Rádio Itapiranga também vai transmitir a celebração que será presidida pelo Bispo Dom ODELIR MAGRI, a partir das 17 horas. Padre LUIZ NEIS faleceu, no Hospital de Caridade São Brás, na cidade de Porto União, onde se encontrava hospitalizado, tratando-se de COVID-19. Ele é natural da comunidade de linha Chapéu, interior de Itapiranga e possui 40 anos de vida religiosa na Companhia dos Jesuítas. O sepultamento será realizado no cemitério da cidade, ao lado da “Cruz Mestre”, no mesmo túmulo do padre Theodoro Treis, primeiro pároco do município e que atuou em Itapiranga de 1931 a 1939.
Grupo que “pescou dinheiro” em cooperativa de crédito é preso pela Polícia Federal. Na Operação Cashback, realizada nesta quinta-feira, em Chapecó, a Polícia Federal deflagrou um grupo suspeito de ter atuado em diversos furtos em terminais de autoatendimento da Caixa no Oeste de Santa Catarina, entre os dias 27 e 28 de fevereiro. Ao todo, os criminosos roubaram 80 mil reais. As investigações começaram a partir da denúncia de diversos furtos na região pelo setor de segurança da Caixa. Com apoio das polícias Militar e Civil, os investigadores descobriram que as mesmas pessoas teriam praticado um furto em uma unidade de cooperativa de crédito em São Miguel do Oeste. O grupo investigado também estaria envolvido em crimes semelhantes em janeiro deste ano, em Londrina, no Paraná, e Jardim, Mato Grosso do Sul. Foram identificados cinco integrantes do grupo, todos moradores de São Paulo, os quais foram presos nesta quinta-feira.
O delegado da PF de Chapecó, PAULO CESAR DE ANDRADE, explica que os criminosos “pescavam” os envelopes ou as cédulas de dinheiro nas saídas dos terminais de autoatendimento. Segundo ele, os bandidos inseriram uma fita na boca do caixa, acoplada a uma barra de alumínio, e puxavam os valores, o que é uma nova tática dos criminosos. Conforme ANDRADE, a residência deles era em São Paulo e a polícia cumpriu os mandados de apreensão lá. A polícia avançou na investigação na última sexta-feira, e prendeu em flagrante dois homens e uma mulher em Palhoça, na Grande Florianópolis. Eles são apontados como integrantes do grupo criminoso. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Chapecó. Os envolvidos poderão ser indiciados, de acordo com suas atuações, pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
Galpão com implementos e insumos agrícolas é destruído por incêndio. O fato ocorreu na comunidade de Linha Taquá, interior de Descanso, por volta de uma hora e 30 minutos da tarde de ontem. A Guarnição do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste deslocou-se ao local, porém o galpão já havia sido completamente destruído pelo fogo. O galpão em madeira media aproximadamente 120 metros quadrados. Nele havia equipamentos elétricos, motores, trilhadeira, insumos agrícolas, milho e certa quantia em madeira empilhada.