O Parlamento da Espanha aprovou, nesta quinta-feira, uma lei que regulamenta a eutanásia e o suicídio assistido, o que permite que pacientes terminais procurem assistência médica para acabar com a própria vida. A proposta levantada pelo PSOE, partido do primeiro-ministro PEDRO SÁNCHEZ, passa a valer a partir de junho. Ela foi aprovada com 202 votos a favor, e 141 contra pelo Congresso dos Deputados. A eutanásia está autorizada apenas para pacientes espanhóis ou residentes com doenças graves e incuráveis, que causem um sofrimento intolerável.
A França terá, a partir da meia-noite de sexta-feira, seu terceiro confinamento no período de um ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira o primeiro-ministro JEAN CASTEX. A medida, desta vez menos restritiva, vai atingir 16 departamentos do país, incluindo Paris, e visa conter a terceira onda de Covid-19. Durante as próximas quatro semanas, apenas lojas que vendam produtos considerados essenciais poderão abrir, mas agora isso inclui livros e música. Escolas também permanecerão abertas, mas recebendo 50 por cento dos alunos de cada vez. Atividades extracurriculares para menores serão autorizadas.
O mundo ultrapassou a marca de 400 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Os dados são do "Our World in Data", levantamento conduzido pela universidade de Oxford. Os Estados Unidos lideram a corrida pela imunização em números absolutos, com 113 milhões de doses aplicadas. O Brasil é o quinto com 12 milhões e 600 mil vacinados. Proporcionalmente, o país aplicou cinco vírgula nove doses para cada grupo de cem habitantes e ocupa a posição de número 58. Israel segue na liderança do ranking proporcional, com 110 vacinas aplicadas a cada 100 habitantes.
O presidente do Banco do Brasil, ANDRÉ BRANDÃO, pediu renúncia do cargo. A informação foi divulgada por meio de fato relevante publicado pelo banco nesta quinta-feira. No comunicado, o banco afirma que a renúncia foi apresentada ao presidente JAIR BOLSONARO. O texto informa também que Brandão ficará no cargo até primeiro de abril. BRANDÃO assumiu o Banco do Brasil em agosto de 2020. Ele foi indicado pelo ministro da Economia, PAULO GUEDES. Com a saída de BRANDÃO, o presidente BOLSONARO indicou o nome do Presidente da BB Administradora de Consórcios para a presidência da estatal. FAUSTO RIBEIRO é funcionário do Banco do Brasil desde 2000.
Anunciado como novo ministro da Saúde, o médico MARCELO QUEIROGA afirmou nesta quinta-feira que o governo não tem "vara de condão" para resolver os problemas e que o jeito "diferente" de o governo lidar com a pandemia é "seguir as recomendações da ciência". QUEIROGA deu a declaração ao chegar ao Palácio do Planalto para, segundo ele, ter uma reunião com o presidente JAIR BOLSONARO. Na mesma entrevista, o novo ministro da Saúde disse que a vacina não vai resolver os óbitos por Covid no "curto prazo" e que é preciso adotar política de distanciamento social "inteligente". Ele ressaltou que o governo vai se empenhar ao máximo para melhorar a estrutura de atendimento dos pacientes.
O governo federal enviou ao Congresso Nacional nesta quinta-feira a medida provisória com as regras para o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. A MP é assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO e permitirá que 45 milhões e 600 mil de famílias sejam contempladas na nova rodada do auxílio. O texto define que a nova rodada terá quatro parcelas, a primeira parcela será paga em abril e o valor de cada parcela vai variar de 150 a 375 reais, de acordo com a composição de cada família. Segundo material divulgado pelo governo, a nova rodada do auxílio emergencial é limitada a uma pessoa por família.
Uma escola particular de Florianópolis, na região do Continente, escondeu 20 crianças no banheiro, durante a fiscalização sanitária na tarde desta quarta-feira para omitir seu funcionamento. A instituição foi interditada e multada por manter as aulas presenciais, contrariando o decreto municipal. Conforme a Vigilância Sanitária de Florianópolis, além do funcionamento irregular, a escola estava atuando sem alvará sanitário. Durante a ação, em conjunto com a Guarda Municipal de Florianópolis, a instituição recebeu uma multa no valor de dois mil e 500 reais. Outra multa será aplicada pela falta de alvará do estabelecimento que vai de 125 a dois mil e 500.
Novas restrições serão anunciadas em Santa Catarina nesta sexta-feira com a publicação do decreto que atualiza as regras sanitárias no Estado. As medidas devem incluir multa de 500 reais para quem não usar máscara de proteção, com a possibilidade de dobrar o valor, em caso de reincidência. Além disso, os horários do comércio e dos serviços públicos serão escalonados. A mudança nos horários dos serviços tem como objetivo manter as atividades, mas evitar aglomerações em ônibus e terminais durante o pico. Assim, uma das atividades funcionará entre oito da manhã e cinco da tarde e a outra entre dez da manhã e sete da noite. As medidas foram definidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde em reunião na noite desta quinta-feira. Neste final de semana, não haverá lockdown em Santa Catarina.
Alunos estão cumprindo as medidas de prevenção na volta as escolas. Conforme a secretária de educação - CLEUSA FALCHETTI, em Saltinho as aulas voltaram segunda-feira. Considera um retorno tranquilo, com os estudantes conhecendo e cumprindo as medidas para evitar o coronavírus. A maioria dos pais preferiu que seus filhos voltassem à escola, considerando seguro desde que tomem todos os cuidados. No Núcleo Saltinho foi adotado sistema híbrido, em que 50 por cento dos alunos fazem o presencial uma semana e 50 em outra. Na creche e no Núcleo Escolar Vacum não foi necessário dividir as turmas, porque não tem muitos estudantes e o espaço é bom.
Famílias acham menos seguro o retorno dos alunos mais novos. No geral, essa é a avaliação da secretária, observando que na creche foi onde menos as crianças voltaram. Na escola do Vacum mais da metade dos alunos está indo receber aula presencial, e o Núcleo Saltinho ainda está em avaliação, pois todos os dias aparecem mais alunos que assinaram o termo para o ensino remoto. CLEUSA FALCHETTI comenta que é difícil para as crianças cumprirem todas as normas. Eles sempre usam máscara, mas o distanciamento é necessário ficar lembrando. Num primeiro contato percebeu mais dificuldade na maioria dos estudantes, depois de terem estudado em casa. Porém, acredita que logo vai conseguir uma perspectiva melhor de como está o desempenho de cada um.
Aulas nas escolas municipais de Campo Erê voltaram ontem. Como conta a secretária de educação - ROSÂNGELA MOCELINI, o primeiro grupo de alunos, chamado B, recebeu suas primeiras aulas presenciais do ano. Segunda-feira, o grupo A retorna para a escola. Comenta que aproximadamente 50 por cento dos estudantes vão fazer as aulas presenciais, e será necessário cerca de 15 dias para ter uma noção de como cada aluno aproveitou o ensino remoto. A secretária destaca a grande emoção que sentiu vendo as crianças na escola porque considera muito importante o retorno.
Sorriso foi escondido pela máscara, mas estava no rosto de todos. Assim a secretária de educação define a chegada dos estudantes a escola. Ela viu alunos felizes, cumprindo os protocolos exigidos. ROSÂNGELA MOCELINI assegura que na escola vão estar seguros, pois as medidas de prevenção serão exigidas de todos, o tempo todo. No ensino fundamental 52 por cento assinou a volta ao presencial, mas ao observar o cenário da pandemia, alguns optaram por deixar seu filho no modelo 100 por cento online. A secretária garante que vai oferecer todos os equipamentos de proteção necessários, além de acompanhar as escolas, assegurando o cumprimento das normas de segurança.
Visão dos estudantes em sala de aula é linda. Essas foram as palavras da prefeita de Campo Erê - ROZANE MOREIRA, após visitar as escolas no primeiro dia de aula. A equipe de profissionais da educação está motivada, preparada e disposta para essa volta ao presencial. A visita também serviu para avaliar se as medidas de segurança estão sendo cumpridas, pois são muito importante para que as aulas sejam mantidas. A prefeita ouviu das crianças a expectativa pelo retorno. Considera a convivência com os colegas fundamental para o desenvolvimento, e que a pandemia trouxe mais problemas para o crescimento das crianças, que espera que sejam resolvidos com essa volta.
Escolas estão mais tranquilas com número reduzido de estudantes. Além de menos alunos, a prefeita afirma que todos usavam máscara, cuidavam do distanciamento e tinham seu próprio álcool em gel. Considera que a volta às aulas, além de saudável para as crianças, ajuda a conscientizar os pais sobre as medidas de segurança. Garante que estão preparados com materiais para a proteção individual, como um tapete especial para higienizar os pés em todos os ônibus e escolas. Todos os professores têm máscara, e o álcool em gel está disponível. A prefeita garante que será feito de tudo para garantir o distanciamento social, uma das partes mais difíceis nesse retorno.
Cresce número de óbitos por Covid em Palma Sola. Com a morte de SEFERINO BEM, de 82 anos, que sofria de comorbidades, e também da sua esposa na madrugada de hoje, agora já são10 vidas perdidas para a doença. O paciente estava sendo atendido no hospital de Maravilha e faleceu enquanto aguardava uma vaga na UTI. Já a sua esposa ROSELEI SCHAUREN, de 37 anos, foi hospitalizada na noite desta quinta-feira, mas em seguida por complicações do Covid-19, não resistiu. O casal deixa três filhos com idades entre 17 e 12 anos. Os familiares receberam todas as orientações do Hospital Palma Sola sobre os cuidados com sepultamento. ROSELEI era irmã do vereador ANTONIO SCHAUREN de Palma Sola.
A vítima de menos idade em Palma Sola que morreu por Covid-19, tinha 47 anos e a maior 90. A média de idade fica em 72 anos. EDITE CIRINO – enfermeira da Vigilância Sanitária, se assusta ao analisar os dados dos boletins epidemiológicos. De acordo com ela, só no estado de Santa Catarina, são trezentos pacientes esperando na fila por leito em Unidade de Tratamento Intensivo. Pede cautela e atitude da população no enfrentamento a pandemia, pois hospitais ainda estão lotados e ninguém sabe se vai precisar de um atendimento mais especializado.
Toda semana Palma Sola recebe vacinas, mas em pequenas quantidades e num ritmo muito lento. Profissionais da saúde do município já tiveram a primeira dose. A próxima fase de vacinação em Palma Sola será para pessoas que tem 74, 75 e 76 anos de idade.
Até aqui foram 650 casos confirmados de coronavírus. 30 estão em recuperação. As autoridades sanitárias admitem que esse número aumenta bastante se for levado em conta que tem gente assintomática ou que procurou ajuda fora do município. Ao menor sinal de Covid a pessoa deve ir ao posto. A enfermeira EDITE CIRINO nota que muita gente está se medicando por conta, e quando vai ao médico, as pessoas estão intoxicadas.
Maior objetivo é quebrar a transmissão do vírus. A Vigilância Sanitária de Palma Sola notifica que tem casos em que as pessoas aparecem no posto 10 dias depois de terem os primeiros sintomas. A pergunta é: para quantas outras já passou a doença? EDITE CIRINO chama atenção para um tipo de crime que está ocorrendo. É praticado por quem está diagnosticado ou simplesmente que tem suspeita de Covid, e está circulando na rua. Reforça que em caso assim, é proibido sair de casa.
Inscrições para recenseador do IBGE encerram hoje. Quem lembra é VILMAR DREY - coordenador do Censo do IBGE de São Lourenço Do Oeste. Segundo ele, terminam nessa sexta-feira as inscrições do processo seletivo para contratação temporária de recenseadores que vão trabalhar no Censo Demográfico 2021. Os interessados devem se inscrever no site do Cebraspe empresa organizadora da seleção. Na segunda-feira, foram encerradas as inscrições para agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores, que coordenarão a operação censitária em cada cidade. DREY, lembra que há vagas para todos os municípios da região, basta entrar no site e verificar o local desejado e se inscrever.
Os recenseadores são os profissionais que vão visitar todos os domicílios entrevistando os moradores. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. O coordenador para a região de São Lourenço do Oeste, explica que no ato da inscrição, ele poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de 25 reais e 77 centavos e deve ser paga até 22 de março em qualquer banco ou pela internet.
A pessoa deverá ter Ensino Médio completo para atuar na função e pode até acumular outro emprego, desde que consiga conciliar com o trabalho de recenseador, que não tem jornada de trabalho fixo. DREY, disse que a coleta dos dados está prevista para agosto, dependendo do cenário da pandemia. O IBGE assegura os itens necessários para o trabalho, incluindo os de segurança requeridos pela vigilância sanitária. O coordenador pediu para as pessoas se inscreverem apesar da situação adversa, pois até o momento da coleta dos dados a realidade poderá ser diferente.
O Dnit informou ao governo estadual que não é possível receber os 50 milhões de reais do estado para aplicação na obra de recuperação da BR-163. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele disse que a posição do órgão federal foi um “grande balde de água fria” nas pretensões do estado de colocar recursos para agilizar a obra. VIEIRA citou que apesar das negociações com o Ministério dos Transportes estarem avançadas no sentido da União receber recursos oferecidos pelo Governo do Estado, o Dnit informou, em reunião virtual realizada na semana passada, que não há condições de viabilizar essa questão. Ele explicou que mesmo com a negativa do órgão, o governo catarinense mantém a intenção de colocar recursos na obra.
O secretário de infraestrutura THIAGO VIEIRA entende que ainda é possível encontrar uma solução legal para aplicar recursos do governo do estado na obra da BR 163. De acordo com ele, o Estado vai manter o diálogo com o Dnit para resolver essa questão. Ele explicou que o órgão federal informou que a legislação não permite a simples transferência de recursos. Além disso, a sub-rogação de parte da obra para o Estado também não é possível. VIEIRA citou que apesar do sentimento de frustração, o governo catarinense entende que existem outras maneiras de resolver essa questão.
Polícia Civil esclarece falso roubo de carga de soja. No dia 11, um motorista de caminhão procurou a PM, informando que teria sido abordado por assaltantes armados enquanto estava parado num ponto de descanso na Rodovia PR-483, em Francisco Beltrão. Os bandidos supostamente teriam levado o homem até um matagal próximo a Renascença, o mantido refém e roubado o caminhão que estava carregado com cerca de 37 toneladas de soja. As guarnições da Polícia Civil de Francisco Beltrão e São Lourenço do Oeste iniciaram as investigações.
Depois de várias buscas, descobriram que a carga de soja havia sido revendida por aproximadamente cem mil reais para uma empresa cerealista em Jupiá. Conforme a polícia, ao pedir os documentos e mais informações sobre a compra da carga, descobriram que foi o próprio motorista quem dirigiu até Jupiá. Chegando lá, junto com um agricultor local, o motorista fez a venda da soja. Segundo a polícia, esse é o segundo caso desse tipo em menos de três meses. O primeiro caso ocorreu no final de dezembro, com uma carga de cigarros avaliada em quatrocentos mil reais.
Polícia investiga crime de extorsão sexual contra jovem. Um homem está sendo acusado de extorquir sexualmente uma jovem de 19 anos de Quilombo. Ele foi localizado pela Polícia Civil na tarde de ontem, em Chapecó. Conforme a polícia, a vítima recebeu várias mensagens no início de fevereiro, vindas de contas falsas numa rede social, que pediam fotos nua mediante ameaças. Ela registrou um boletim de ocorrência, indicando com precisão os perfis que a contataram. A equipe de investigação começou seu trabalho, até identificar o suspeito em Chapecó. Na casa dele foram apreendidos um celular e um notebook, que estão sendo analisados.