-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NO PAÍS
-SANTA CATARINA JÁ TEM 20 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS
-POLICIA INTENSIFICA PEDIDO À POPULAÇÃO DE EVITAR A CIRCULAÇÃO
-PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM MONDAÍ
-REPRESENTANTE DO SETOR DE TRANSPORTES AVALIA RISCOS DO CAMINHONEIRO
-ACIIO OFERECE SUPORTE AO COMERCIO SE ADEQUAR ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO COVID-19
-PM REFORÇA ATUAÇÃO NESTE SEGUNDO DIA DE QUARENTENA
-VEÍCULO CAPOTA NA BR-158 EM CUNHA PORÃ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 27graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A China anunciou nesta quinta-feira que nas últimas 24 horas não registrou qualquer novo caso de Covid-19, mas verificou 34 casos de infectados que vieram do exterior. Trata-se da primeira jornada sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram, em janeiro, os critérios de contagem. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, estes 34 casos "importados" constituem o maior aumento diário em duas semanas. A Comissão também informou oito óbitos nas últimas 24 horas de pacientes do coronavírus, o que elevou o total de vítimas fatais na China continental a três mil 245.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira um pacote de incentivos econômicos para aliviar os prejuízos do novo coronavírus ao país. A medida inclui a disponibilização de mais testes para a Covid-19 e licença remunerada. Além disso, a lei determina assistência alimentar, benefícios para desempregados e maior aporte para o Medicaid — sistema de saúde norte-americano. Mais cedo nesta quarta, o Senado aprovou o texto após passar também pela Câmara. Ainda há expectativa de que outras leis para amenizar os efeitos da crise do novo coronavírus.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, decretou estado de exceção por catástrofe em decorrência da pandemia do Covid-19 nesta quarta-feira. A medida tem validade por 90 dias. Com isso, ele pode restringir reuniões em espaços públicos, assegurar a distribuição de bens e serviços básicos, estocar alimentos e outros bens e impor quarentenas e toques de recolher. O governo vai poder ditar medidas para proteção de serviços de utilidade pública e limitar a locomoção das pessoas. O país tem 238 casos confirmados de coronavirus até esta quarta-feira.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma medida provisória que prevê regras de incentivo à renegociação de dívidas tributárias com a União, conhecida como "MP do Contribuinte Legal". O texto segue para o Senado. O objetivo do governo é, com a aprovação da MP, receber parte da dívida, de cerca de dois trilhões e 200 bilhões de reais, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A negociação também visa reduzir o número de processos no âmbito administrativo e judicial. O texto regulamenta a chamada transação tributária, uma ferramenta jurídica prevista no Código Tributário Nacional, com o objetivo de encerrar ou prevenir o litígio entre as partes.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até nove e 20 da noite desta quarta-feira, 529 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a quarta morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados. Hoje pela manhã, o prefeito de Niterói no Rio de Janeiro confirmou que o exame de um idoso que morreu na cidade deu positivo para coronavírus. Se a contraprova também der positivo, este será o quinto caso de óbito pela doença no país, e o primeiro fora do estado de São Paulo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado. A análise do tema, contudo, ainda não foi marcada, mas o mais provável é que seja remota, sem a presença dos senadores em plenário. Só depois de aprovado nas duas casas legislativas é que o decreto, com vigência até o fim do ano, estará em vigor. De acordo com a Presidência da República, com o reconhecimento do estado de calamidade, a União ficará autorizada a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano.
Mais nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal dentro da operação Alcatraz, em Santa Catarina. O relatório mais recente foi concluído nesta quarta-feira e encaminhado à Justiça Federal de Florianópolis, responsável por analisar as ações envolvendo o trabalho da PF deflagrado em 30 de maio do ano passado contra fraudes a licitações e desvios de recursos públicos ligados a contratos de prestação de serviços de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia firmados com órgãos do governo do Estado. Nos nove indiciamentos desta quarta, o foco está na contratação da empresa para prestação do serviço de telefonia IP para os órgãos estaduais. A licitação foi feita pela secretaria de Estado da Administração. De acordo com a PF, o relatório do indiciamento “detalha evidências de conluio criminoso entre empresários e agentes públicos que teriam atuado para fraudar o originário processo licitatório” com fatos ocorridos entre 2009 e 2016.
Em nova coletiva de imprensa, o governo de Santa Catarina atualizou o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus no estado e manteve o decreto de situação de emergência por sete dias, a contar desta quarta-feira, para todo o território. Atualmente, são 20 casos confirmados ao longo da região do litoral catarinense, segundo informou o secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO. Ontem, eram 14 casos. Hoje pela manhã foram confirmados mais seis. Outras 177 suspeitas da doença são investigadas em todo o território catarinense. Os 20 casos estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão e Balneário Camboriú. Dos 20, apenas dois estão hospitalizados: o paciente de Braço do Norte, que está em um hospital de Içara, e um paciente em Florianópolis. O caso mais grave até o momento é o dessa pessoa internada na Capital. Nenhum profissional de saúde está entre os contaminados até agora.
O governo de Santa Catarina está avaliando medidas econômicas para ajudar as empresas que vão ser prejudicadas por conta do decreto que restringiu as atividades no Estado diante da ações contra o novo coronavírus. As limitações impedem, por exemplo, o funcionamento de bares e restaurante e a realização de eventos nos municípios catarinenses. Em coletiva nesta quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA disse que a equipe do Executivo discute alternativas para amenizar os impactos. Segundo ele, algumas medidas já foram traçadas. Dentre elas, créditos facilitados para micro e pequenos empresários e também créditos subsidiados para que o empresário pague menos ou não pague juros. MOISÉS ainda disse que algumas ações serão alinhadas junto ao governo federal através do Conselho Fazendário. Um das possibilidades é a prorrogação do recolhimento de tributos, com mais prazo para o recolhimento dos valores.
-POLICIA INTENSIFICA PEDIDO À POPULAÇÃO DE EVITAR A CIRCULAÇÃO
-PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM MONDAÍ
-REPRESENTANTE DO SETOR DE TRANSPORTES AVALIA RISCOS DO CAMINHONEIRO
-ACIIO OFERECE SUPORTE AO COMERCIO SE ADEQUAR ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO COVID-19
Hospital Regional suspende procedimentos agendados, exceto os oncológicos. Diante da pandemia mundial do coronavírus (COVID – 19), e considerando a ordem expedida pela Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé, suspende as consultas, cirurgias e exames agendados, com exceção dos procedimentos para pacientes oncológicos. As visitas aos pacientes internados já estão restritas desde o sábado, 14, bem como a orientação de diminuir a troca de acompanhantes e a limitação de uma visita por paciente na UTI. As medidas têm o intuito de prevenir o avanço do vírus, com base nas recomendações emitidas pelo Centro de Operações e Emergência em Saúde (COES), da Secretaria de Estado da Saúde que atua em conjunto com a Defesa Civil.
Prefeito justifica cancelamento da décima quarta Efacitus, prefeito. RENATO PAULATA diz que a situação de emergência na saúde e problemas causado pela estiagem são argumentos fortes para não realizar a Feira que estava prevista para os dias 24, 25 e 26 de abril. O prefeito chama atenção para problemas de abastecimento de água, principalmente em propriedades agrícolas, além da falta de chuva que compromete a safrinha e aumento de custo pelo transporte de água. PAULATA explica que o cancelamento também gera transtornos, pois contratos já haviam sido assinados e todos os encaminhamentos para a Feira. De acordo com o prefeito o município segue ainda a nota de recomendação da Secretaria de Estado da Agricultura. Com embasamentos a Comissão decidiu pelo cancelamento da Feira, devolução de valores já arrecadados, além de rescindir contratos.
Investimento do setor público será redimensionado para agricultura e saúde. Orçamento do município previa até 230 mil reais para despesas as Efacitus. O prefeito RENATO PAULATA informa que este valor seria aplicado na infraestrutura da Feira, transporte do gado que é pago pela prefeitura, premiação e shows contratados. O prefeito anuncia que este valor será destinado para adaptações em nova rede adutora de água do Rio Peperi Guaçu visando garantir o abastecimento de água. PAULATA cita ainda cuidados com a saúde pública devido a ameaça do coronavírus, áreas mais afetadas pela crise do momento. O prefeito cita ainda decretos do município com medidas de enfrentamento ao coronavírus, incluindo a antecipação do recesso escolar de julho. Os servidores públicos municipais estão atendendo em sistema de plantão, evitando aglomeração de pessoas, porém mantendo serviços essenciais.
Prefeitura de Tunápolis mantém serviços essenciais. Centro administrativo está de portas fechadas, porém com trabalho interno. O prefeito RENATO PAULATA diz que a equipe técnica está dando atenção para encaminhamentos de licitações para não prejudicar investimentos no futuro. O prefeito informa ainda que prepara decreto de Estado de Emergência devido a estiagem. Segundo PAULATA, o município possui 80 propriedades do interior que precisam buscar água no Rio Peperi ou no Rio Macaco Branco. Ele considera que é um problema grave para abastecimento de água para os animais. O prefeito chama atenção que a estimativa é de até 20 por cento de queda na produção de leite e até 40 por cento de perda no milho safrinha. PAULATA considera que esta situação terá reflexo nos próximos meses gerando preocupação e prejuízo na economia local. Conforme o prefeito o momento é de espírito de colaboração e solidariedade de todos.
São João do Oeste define novas ações com o avanço da pandemia de coronavírus. Representantes da administração municipal, da indústria e comércio, Polícia Militar, hospital e secretaria de Saúde definiram novas medidas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus em São João do Oeste. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO, medidas são necessárias e seguem orientações do Ministério da Saúde e do decreto Estadual. O prefeito cita a suspensão por sete dias da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros. Também ficam suspensas as atividades e os serviços privados não essenciais como academias, restaurantes e comércio em geral. Esta proibida a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro. Suspensão por 30 dias de eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado.
Atendimento essencial é mantido. Farmácias, mercados e padarias possuem autorização para o funcionamento. Restaurantes podem fazer a entrega de alimentos no domicílio dos consumidores, permanecendo a suspensão sobre o consumo no estabelecimento comercial. O prefeito de São João do Oeste também chama atenção para a suspensão das aulas na rede municipal de ensino pelo período de 30 dias, sendo que nove dias correspondem à antecipação do recesso escolar. FERNANDO BISIGO destaca ainda que está suspenso por sete dias o atendimento ao público em todos os órgãos da prefeitura, exceto, nas unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e no órgão municipal de proteção e defesa civil.
Igreja Matriz Católica adota medidas preventivas de acordo com decreto. Conforme o PADRE OSNI DE SOUZA, pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste a diocese de Chapecó publicou decreto ontem, dia 18, com medidas de enfrentamento do Covid-19. Pelo decreto estão suspensas todas as atividades com aglomerações de pessoas como as celebrações, eventos, vias sacras e encontros. O decreto dispõem dentre outras medidas, que as igrejas permanecem abertas, na medida do possível, para orações individuais dos fieis; os padres devem permanecer nas suas respectivas paróquias, para possíveis necessidades dos fiéis; orienta-se aos fiéis, que permaneçam em sua casa em oração, como Igreja doméstica. Algumas missas especificas serão celebradas, mas de forma privada e serão transmitidas pelas mídias. As secretarias paroquiais deverão permanecer fechadas para atendimento externo conforme decreto do governo estadual com trabalho interno seguindo as normas de prevenção.
Famílias e coordenadores decidem sobre a circulação da capelinha. Quanto à passagem da capelinha entre as famílias PADRE OSNI esclarece para que todas as pessoas tenham o bom censo e conversem entre as famílias quanto a necessidade de circulação ou não. Caso decidam por passar a capelinha deverão ter o máximo de cuidado e fazer a higienização com álcool.OSNI diz também que não há problema caso não seja passada a capelinha ficando ela aos cuidados do coordenador do grupo de famílias. Ainda de acordo com o pároco as medidas do decreto serão seguidas tanto na igreja matriz como nas comunidades do interior. Se houver alguma celebração de emergência será somente em pequenos grupos com distancia entre as pessoas. O pároco pede que as pessoas sigam as orientações da saúde para todas se proteger e assim proteger o coletivo, que assistam as missas pelas mídias e se mantenham em oração.
Sindicato dos Trabalhadores esclarece ações diante do COVID-19 e da estiagem. De acordo com CANISIO REINEHR, presidente do sindicato dos trabalhadores da agricultura familiar de Iporã do Oeste, o sindicato em concordância com o decreto estadual numero 515 de 17 de março em função do Covid-19, não terá atendimento na secretaria partir desta quarta feira dia 18. A ação está de acordo também com decreto da federação dos sindicatos. Segundo CANISIO a situação de resguardo para a prevenção contra a pandemia do Covid-19 é nova para todos. Ele diz que cada um precisa contribuir para se proteger, e assim, também proteger o todo permanecendo o máximo possível em casa. REINEHR esclarece ainda que a agencia do INSS em SMOeste está fechada e todos os atendimentos marcados pelo sindicato para os agricultores está suspenso e serão re agendados no sistema quando a situação se normalizar. Os demais serviços também estão paralisados pela necessidade exigida no momento.
Sindicato dos Trabalhadores encaminha oficio ao governo. Em relação a estiagem CANISIO REINEHR, presidente do sindicato, relata que os agricultores estão preocupados, pois o governo está focado na situação do Covid-19 e os problemas da agricultura em virtude daestiagem não estão sendo observados. REINEHR esclarece que o sindicato está encaminhando um oficio, juntamente com a Micro Região Três Fronteiras e a Federação dos Sindicatos, aos órgãos competentes dogoverno reivindicando auxilio através de incentivo e prorrogação de dividas para o setor agrícola. Ele salienta ainda, que mesmo com a chuva desta quarta feira, já houve muitos prejuízos com as plantações e animais ocasionados pela falta de água.
Audiência pública para revisão do plano diretor de Iporã do Oeste é cancelada. De acordo com o assessor jurídico do município, Douglas Mallmann, a audiência pública estava prevista para ser realizada na noite desta quarta-feira,18, contudo a partir do decreto estadual 515, e levando em consideração as medidas adotadas para prevenção do coronavírus, havia a possibilidade da realização de uma transmissão ao vivo para a comunidade acompanhar, o que também foi cancelado. Por entender de que este não é o momento para reunião de pessoas, achou-se por bem e para o bem de todos, suspender a audiência pública para data ainda a ser definida, assim que tudo normalizar e ser possível novamente a reunião de público a audiência será realizada.
Policia intensifica pedido à população de evitar a circulação. Sargento MILTON WOLF, comandante da policia militar de Iporã do Oeste, esclarece que todas as medidas do decreto estadual de 17 de março são preventivas para evitar que o vírus covid-19 circule através da movimentação de pessoas. Todas as medidas previstas no decreto valem durante sete dias a contar do dia de ontem 18 de março. Neste período somente serviços emergenciais da saúde, alimentação e saneamento, distribuição e manutenção de energia, água e gás e as linhas de informação podem continuar os trabalhos. O sargento solicita que as pessoas tenham prudência nas compras e adquiram somente o necessário e não frequentem muitas vezes entre varias pessoas os estabelecimentos para evitar exposição e aglomerações de pessoas. É necessário diminuir a circulação de pessoas nas ruas e estabelecimentos. O fornecimento de alimento é normal e deve haver a contribuição da população para que todos tenham acesso aos alimentos. Segundo o sargento MILTON WOLF, Alguns direitos individuais estão sendo restringidos em virtude do bem maior, a saúde e bem estar coletivo.
Primeiro caso suspeito de coronavírus em Mondaí. Conforme o Prefeito VALDIR RUBERT, a Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí notificou nesta quarta-feira,18, o primeiro caso suspeito de Coronavírus. O prefeito explica que o paciente do município possui aproximadamente 40 anos e teria vindo de viagem do Japão. Foi realizada a primeira coleta de exames para Covid-19, e o paciente assinou termo de consentimento, responsabilizando-se a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o prefeito, ele já está sendo medicado e no momento é aguardado o resultado dos exames. A Vigilância Epidemiológica do município foi notificada e efetuou a comunicação da ocorrência ao setor responsável do Estado de Santa Catarina.
Representante do setor de transportes avalia riscos na profissão de caminhoneiro. Conforme HUGO WALTER, supervisor regional do SETECOM, sindicato dos transportadores de cargas do meio oeste catarinense, o caminhoneiro é uma profissão que sempre está mais exposta e ao mesmo tempo a mais criticada pela população. Segundo HUGO, o motorista de caminhão não possui a opção de se resguardar e permanecer em casa ou escolher trabalhar somente alguns períodos. A carga precisa ser transportada, indiferente o destino. Se, na atual situação, o caminhoneiro parar, tudo irá paralisar. O Brasil e o mundo depende do transporte e o caminhoneiro tem atitude corajosa de herói não reconhecido.
Caminhoneiro é alvo de constantes criticas. Na opinião de HUGO WALTER não convém atitudes de pessoas em julgar a movimentação dos caminhoneiros que possuem uma atividade vital à sociedade. Ele recomenda que o motorista que possa descansar, permaneça com sua família e evite se expor muito, aumentando a sua proteção caso ele esteve em local que havia casos de covid-19. Assim como pede a toda a polução se resguardar para proteger a todos. Diante disto, HUGO informa também que o curso previsto para iniciar em 18 de março sobre transporte coletivo de passageiro, transporte escolar e de emergência está suspenso em virtude das medidas preventivas do COVID-19. Nova data será marcada após a normalização da situação.
ACIIO oferece suporte ao comercio se adequar às medidas de prevenção ao COVID-19. Diante do decreto do governo do estado de numero 515 de 17 de março sobre medidas de prevenção a pandemia do Covid-19 o comércio de Iporã do Oeste fechou os estabelecimentos mantendo somente os serviços essências da linha de alimentação, saúde e informação. VANESSA BACK BERTOL, presidente da Associação Comercial Industrial de Ipora do Oeste, ACIIO/CDL esclareceu que há muitos diálogos entre as associações dos municípios da região e elas estão apoiadas em federações, câmaras de dirigentes lojistas de vários setores. As entidades se preparam contra a avalanche que vem contra as empresas e lojistas. Porém como a situação da covid-19 é um caso de saúde publica, as medidas precisam ser aplicadas para não colocar nenhuma pessoa em risco.
Comercio se adapta conforme a sua linha de atuação. Conforme VANESSA BERTOL os restaurantes podem optar pela tele entrega porém precisam aplicar todas as precauções de higiene exigidas dentro do espaço fechado e também no transporte do alimento. Em cartilhas divulgadas nas mídias estão as orientações detalhadas para cada especificidade. / As industrias podem trabalhar com capacidade mínima, ou seja, fazer as entregas e sanar as comercializações com o menor numero possível de funcionários. Quanto aos vencimentos de boletos a presidente esclarece que ainda não há uma definição. Ela destaca ainda que mesmo com o não funcionamento das lojas durante os sete dias úteis haverá constante diálogos entre os empresários, lojistase associações para sanar duvidas e desenvolver estratégias. Neste período também o setor ficará atento as orientações a nível federal e estadual.
Foi prorrogado o prazo dos vencimentos do simples nacional. Nesta manhã em publicação da ACIIO houve prorrogação dos prazo do pagamento do simples nacional conforme decreto numero 152 de 18 de março. Os vencimentos em 20 de abril foram prorrogados para 20 de outubro, os vencimentos de 20 de maio para 20 de novembro e os com vencimentos em 22 de junho prorrogados para 21 de dezembro.
-PM REFORÇA ATUAÇÃO NESTE SEGUNDO DIA DE QUARENTENA
-VEÍCULO CAPOTA NA BR-158 EM CUNHA PORÃ
PM reforça atuação neste segundo dia de quarentena. A Polícia Militar reforçou o policiamento ostensivo nas ruas de São Miguel do Oeste nesta quinta-feira, 19, segundo dia da quarentena no município. A intenção da PM é coibir aglomeração de pessoas e cumprir as medidas aplicadas nos decretos estadual e municipal, além de manter a lei e a ordem. A reportagem recebeu diversas denúncias as quais informam que muitas empresas estão de portas fechadas, mas com funcionários trabalhando. De acordo com o Tenente Coronel JAILSON FRANZEN, esta prática é proibida e passível de crime de desobediência. Qualquer denúncia deve ser feita através do telefone em emergência no 190.
Veículo capota na BR-158 em Cunha Porã. O acidente ocorreu pouco antes das 11h desta quarta-feira, 18, na BR -158, próximo à linha Glória, interior de Cunha Porã. De acordo com os Bombeiros de Cunha Porã que atenderam a ocorrência, foi um capotamento envolvendo o veículo Fox emplacado em Cunha Porã. O condutor do veículo, um homem de 43 anos, relatava dores na região lombar, mas dispensou a condução ao hospital. Um guincho precisou ser acionado para remover o veículo da pista.