O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A China anunciou nesta quinta-feira que nas últimas 24 horas não registrou qualquer novo caso de Covid-19, mas verificou 34 casos de infectados que vieram do exterior. Trata-se da primeira jornada sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram, em janeiro, os critérios de contagem. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, estes 34 casos "importados" constituem o maior aumento diário em duas semanas. A Comissão também informou oito óbitos nas últimas 24 horas de pacientes do coronavírus, o que elevou o total de vítimas fatais na China continental a três mil 245.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, assinou nesta quarta-feira um pacote de incentivos econômicos para aliviar os prejuízos do novo coronavírus ao país. A medida inclui a disponibilização de mais testes para a Covid-19 e licença remunerada. Além disso, a lei determina assistência alimentar, benefícios para desempregados e maior aporte para o Medicaid — sistema de saúde norte-americano. Mais cedo nesta quarta, o Senado aprovou o texto após passar também pela Câmara. Ainda há expectativa de que outras leis para amenizar os efeitos da crise do novo coronavírus.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, decretou estado de exceção por catástrofe em decorrência da pandemia do Covid-19 nesta quarta-feira. A medida tem validade por 90 dias. Com isso, ele pode restringir reuniões em espaços públicos, assegurar a distribuição de bens e serviços básicos, estocar alimentos e outros bens e impor quarentenas e toques de recolher. O governo vai poder ditar medidas para proteção de serviços de utilidade pública e limitar a locomoção das pessoas. O país tem 238 casos confirmados de coronavirus até esta quarta-feira.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma medida provisória que prevê regras de incentivo à renegociação de dívidas tributárias com a União, conhecida como "MP do Contribuinte Legal". O texto segue para o Senado. O objetivo do governo é, com a aprovação da MP, receber parte da dívida, de cerca de dois trilhões e 200 bilhões de reais, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A negociação também visa reduzir o número de processos no âmbito administrativo e judicial. O texto regulamenta a chamada transação tributária, uma ferramenta jurídica prevista no Código Tributário Nacional, com o objetivo de encerrar ou prevenir o litígio entre as partes.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até nove e 20 da noite desta quarta-feira, 529 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a quarta morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual. Paraíba registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo vírus e, na região Norte, o Pará registrou um caso confirmado pela primeira vez. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira, contabiliza 428 infectados. Hoje pela manhã, o prefeito de Niterói no Rio de Janeiro confirmou que o exame de um idoso que morreu na cidade deu positivo para coronavírus. Se a contraprova também der positivo, este será o quinto caso de óbito pela doença no país, e o primeiro fora do estado de São Paulo.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado. A análise do tema, contudo, ainda não foi marcada, mas o mais provável é que seja remota, sem a presença dos senadores em plenário. Só depois de aprovado nas duas casas legislativas é que o decreto, com vigência até o fim do ano, estará em vigor. De acordo com a Presidência da República, com o reconhecimento do estado de calamidade, a União ficará autorizada a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano.
Mais nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal dentro da operação Alcatraz, em Santa Catarina. O relatório mais recente foi concluído nesta quarta-feira e encaminhado à Justiça Federal de Florianópolis, responsável por analisar as ações envolvendo o trabalho da PF deflagrado em 30 de maio do ano passado contra fraudes a licitações e desvios de recursos públicos ligados a contratos de prestação de serviços de mão de obra terceirizada e do ramo de tecnologia firmados com órgãos do governo do Estado. Nos nove indiciamentos desta quarta, o foco está na contratação da empresa para prestação do serviço de telefonia IP para os órgãos estaduais. A licitação foi feita pela secretaria de Estado da Administração. De acordo com a PF, o relatório do indiciamento “detalha evidências de conluio criminoso entre empresários e agentes públicos que teriam atuado para fraudar o originário processo licitatório” com fatos ocorridos entre 2009 e 2016.
Em nova coletiva de imprensa, o governo de Santa Catarina atualizou o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus no estado e manteve o decreto de situação de emergência por sete dias, a contar desta quarta-feira, para todo o território. Atualmente, são 20 casos confirmados ao longo da região do litoral catarinense, segundo informou o secretário de Saúde, HELTON ZEFERINO. Ontem, eram 14 casos. Hoje pela manhã foram confirmados mais seis. Outras 177 suspeitas da doença são investigadas em todo o território catarinense. Os 20 casos estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão e Balneário Camboriú. Dos 20, apenas dois estão hospitalizados: o paciente de Braço do Norte, que está em um hospital de Içara, e um paciente em Florianópolis. O caso mais grave até o momento é o dessa pessoa internada na Capital. Nenhum profissional de saúde está entre os contaminados até agora.
O governo de Santa Catarina está avaliando medidas econômicas para ajudar as empresas que vão ser prejudicadas por conta do decreto que restringiu as atividades no Estado diante da ações contra o novo coronavírus. As limitações impedem, por exemplo, o funcionamento de bares e restaurante e a realização de eventos nos municípios catarinenses. Em coletiva nesta quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA disse que a equipe do Executivo discute alternativas para amenizar os impactos. Segundo ele, algumas medidas já foram traçadas. Dentre elas, créditos facilitados para micro e pequenos empresários e também créditos subsidiados para que o empresário pague menos ou não pague juros. MOISÉS ainda disse que algumas ações serão alinhadas junto ao governo federal através do Conselho Fazendário. Um das possibilidades é a prorrogação do recolhimento de tributos, com mais prazo para o recolhimento dos valores.
Igreja católica suspende atividades por causa do coronavírus. A informação é do padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, CILDO ROCHEMBACH. De acordo com ele objetivo de prevenir os fieis com a chegada e o avanço da pandemia do coronavírus, a Paróquia suspende, por tempo indeterminado, todas as atividades, inclusive as missas, na Matriz e todas as comunidades do interior. Estão suspensas, desde já, atividades como: festas paroquiais ou não, convivência nos salões paroquiais, catequese, cursos de formação, casamentos, batizados, retiros, grupos de oração e encontros pastorais.
Suspensão de atividades da Paróquia seguem por sete dias. A princípio conta o padre, é por esse período, depois nova recomendação será repassada. A orientação é para que as celebrações sejam somente com os familiares. Hoje o culto será normal, mas a partir de amanhã frisa o padre, tudo será suspenso. No domingo, a celebração vai acontecer, porém, a portas fechadas e a população, pode acompanhar pela Rádio Atalaia.
Padre diz que situação com coronavírus é preocupante, mas as pessoas não podem entrar em pânico. CILDO ROCEMBACH, pede que cada um faça sua parte, respeite o decreto do governo, se o período não fosse de alerta, o estado não estaria em alerta total, com medidas drásticas de contenção. Papel da igreja, nesse momento, acrescenta o pároco, também é conscientizar a população para que faça sua parte. É preciso cuidado básico, lavar bem as mãos e não ter contato físico com as pessoas.
Pró Menor suspende atividades. A informação é da coordenadora da entidade em Campo Erê NAIR TENROLLER. De acordo com ela, a partir de hoje, as crianças e adolescentes devem ficar em casa. A medida adotada é para contribuir com o decreto do governo do estado, e evitar a propagação do novo coronavírus. Até segunda ordem, o Pró Menor vai permanecer fechado. Assim que a situação se normalizar, a coordenadoria vai avisar todos os participantes.
Educação municipal suspende aulas. Ação é com base no decreto do governo do estado e decretos municipais. Em Saltinho, conta o responsável pelo setor HENRIQUE PICININ, os alunos devem ficar em casa a partir de hoje, por um período de 30 dias. Frisa que essa decisão pode sofrer alterações seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Ressalta que isso não é período de férias, mas sim de alerta e prevenção ao coronavírus, que está em ritmo acelerado atingindo cada vez mais cidades de todo o mundo.
Campo Erê apresenta mais um caso suspeito de coronavírus. O resultado do exame deve chegar amanhã, segundo a médica do Hospital Santo Antônio MARTA GERBER. A pessoa está internada e a suspeita, alega a profissional é grande para Covid-19. Segundo ela, cada paciente infectado pode transmitir o vírus para até sete pessoas. Ele resiste por muito tempo nas superfícies, e é transmitido por gotículas respiratórias, por isso as pessoas que tem sintomas como tosse ou espirro devem adotar cuidados importantes de higiene. Espirrar ou tossir no braço e não na mão. Pessoas que apresentem esses sintomas devem ficar em casa, mas ao sentirem junto falta de ar, respiração acelerada ou chio no peito procurem atendimento médico. Isso explica MARTA, porque ainda não se tem uma medicação efetiva contra o Covid-19.
Médica chama atenção para informação falsa sobre coronavírus. MARTA chama atenção, pois anda circulando uma notícia na mídia de que o vírus Covid-19 morre com altas temperaturas, mas isso não é verdade, afirma a profissional. Salienta ainda, que as pessoas não compartilhem notícias falsas sem comprovação cientifica. Até o momento, testado e aprovado, o que mata coronavírus é água e sabão e álcool gel 70 por cento.
Coronavírus é uma doença conhecida. O Covid-19 que é uma cepa nova da família do vírus, e é essa que vem assustando o mundo todo, explica MARTA GERBER – médica do Hospital Santo Antônio de Campo Erê. A família do coronavírus é zoonótica, doença que vem dos animais. Ele se apresenta através de diarreia ou ataca o sistema respiratório. Porém, essa cepa COvid-19, é nova na espécie humana e está mostrando uma agressividade enorme no sistema. Por ser um vírus de contágio muito rápido, é importante que a população fique em alerta e faça sua parte com os cuidados básicos de prevenção.
Na Itália, a população demorou muito tempo para acreditar na doença e tomar as medidas necessárias. O comentário é da médica MARTA GERBER. Ela observa que o Brasil não tem, leite de UTI, suficientes para enfrentar uma epidemia de coronavírus. A dificuldade, principalmente na região, em encontrar leitos vagos já é grande para casos de traumatismo, infarto, AVC, ou outras patologias graves, imagina se tiver mais a demanda em larga escala de pessoas infectadas pelo Covid-19. Acrescenta que o Hospital Santo Antônio de Campo Erê, não tem leito de UTI, nem respirador. Quando um paciente tem essa necessidade é encaminhado para outras cidades. Frisa que Pato Branco tem 20 leitos de UTI, Maravilha 10 e São Miguel do Oeste mais dez.
Lavagem das mãos é uma das principais formas de evitarcontaminação do coronavírus. ELIZANDRA DA SILVA – secretária de saúde de Campo Erê, informa que além das orientações a equipe, também foi disponibilizado álcool em gel a todos os funcionários da saúde e também em todos os carros. Ela frisa que essa recomendação é muito importante para toda a população. Segundo a secretária, o município está cumprindo o decreto estadual, suspendendo toda a movimentação dentro da cidade ou para outras através de transporte público.
Evitar aglomerações é essencial. Essa é outra medida citada no decreto, para tentar barrar a entrada do Coronavírus nos municípios. Por isso o pedido da secretária é de que procurem os postos de saúde somente em emergências.O estado também recomenda um distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. No caso dos profissionais da saúde, recomenda o uso de luvas, para os pacientes, é indicado que ao chegar em casa após ir a uma unidade de saúde, coloquem a roupa para lavar e façam sua higienização, tudo buscando evitar o contágio do vírus.
Setor de blocos de produtor faz somente atendimentos emergenciais devido ao Coronavírus. A informação é do responsável em Campo Erê, DORLEI DA VEIGA. Ele explica, que buscando evitar o contágio, somente o considerado indispensável tem continuidade no seu setor, como os destinados aos agricultores que estão fazendo a colheita. Para esses produtores, o responsável pede que vão até o setor e peguem uma quantidade suficiente de blocos para passar o período da safra.
Notas de 2019 atrasadas também tem prioridade. DORLEI informa que o prazo inicial paraque elas fossem levadas era 31 de janeiro desse ano, mas que ainda podem ser levadas até o último dia de março. Ele ainda pede que os produtores aproveitem esse período para fazerem, junto à secretaria estadual da fazenda, o cadastro de produtor de nota eletrônica. Por ser online, e, segundo lei estadual, até o próximo ano o sistema de folhas será substituído pelo via internet.
Prefeito de Campo Erê anuncia decreto com inúmeras suspensões. ODILSON LIMA, relata que considerando todas as orientações dos órgãos do estado, decretou para medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, bem como de evitar a disseminação do coronavírus no município de Campo Erê, a suspensão pelo período de sete dias, a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, a partir de amanhã. Estão suspensas também, atividades e serviços privados não essenciais; a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro; por 30 dias não pode realizar eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas, cultos religiosos e atividades dos idosos.
Serão suspensos por sete dias, o atendimento ao público em todos os órgãos da Administração Pública Municipal. Segundo o prefeito isso vale a partir de amanhã, com exceção das unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária e de proteção e defesa civil. A Secretaria de Saúde poderá suspender as férias e afastamentos autorizados dos servidores vinculados à Saúde, tendo em vista a necessidade de reforço no atendimento à população durante esse período de vigência do estado de emergência. LIMA diz que a população precisa se unir para passar logo por esse período e tudo voltar ao normal.
Francisco Beltrão registra segundo caso suspeito do coronavírus. Ontem foi divulgado mais um caso suspeito de coronavírus no município. Este segundo caso trata-se de uma criança de seis anos. Recentemente ela teve contato com familiares que residem na Itália. O primeiro caso suspeito de coronavírus registrado em Beltrão é uma mulher de 34 anos que também está sendo monitorada pela secretaria municipal de Saúde. Ela disse que esteve num cruzeiro pela costa brasileira com pessoas de diversas nacionalidades. Retornou para Beltrão no domingo.
Os dois casos suspeitos de coronavírus não tem relação. Quem comenta é o secretário da saúde de Beltrão, MANOEL BREZOLIN. Nos dois casos os pacientes estão isolados em casa e houve a coleta de material para exames no Laboratório Central do Estado (Lacen). Agora as autoridades de saúde do município aguardam a liberação dos resultados. As principais recomendações da saúde pública como formas de prevenção são manter os hábitos de higiene, as mãos limpas, evitar aglomerações e se possível não sair de casa.
Maioria do comércio de Campo Erê, atende pedido de quarentena do governo do estado. Segundo o decreto de CARLOS MOISÉS, apenas serviços considerados essenciais, devem permanecer abertos de hoje até quarta-feira. São sete dias que devem ser respeitados, para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus. A Polícia Militar do município é o órgão fiscalizador dessa ação do governo. Em caso de desobediência da determinação, o responsável deve ser penalizado pelos crimes de Infração de medida sanitária preventiva, previsto no Código Penal. A Polícia Militar informa, que denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, caso algum estabelecimento não esteja cumprindo com a determinação do decreto.
Decreto do governador, diz que apenas serviços essenciais devem manter atendimento. Entram nessa lista tratamento e abastecimento de água; geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; assistência médica e hospitalar;distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, tais como farmácias, supermercados e mercados; funerários; captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais, segurança privada e imprensa.
Carros batem em cruzamento em Francisco Beltrão. Uma colisão envolveu dois veículos por volta das 15 horas no cruzamento da Rua Marília com a Rua Bolívia e envolveu um veículo Uno e um Astra. Após a colisão o Astra acabou se chocando contra uma árvore. Não houve registro de feridos. A Polícia Militar foi acionada para o registro da ocorrência.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.