-BRASIL TERÁ 20 MILHÕES DE AUTOTESTES AINDA NESTE MÊS NAS FARMÁCIAS
-AUMENTO DE DIVÓRCIOS EM SC É O TERCEIRO MAIOR DO PAÍS NA PANDEMIA
-GERENTE DO ESCRITÓRIO LOCAL DA CASAN DESTACA INVESTIMENTOS EM IPORÃ DO OESTE
-DIVE ALERTA SOBRE USO DE INSETICIDAS CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE
-COMITÊ DE CRISE DE DESCANSO REALIZA REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE AUMENTO DE CASOS DE COVID
-PREFEITURA DE IPORÃ DO OESTE REALIZA LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA OCORRÊNCIA DE POSSE DE DROGAS
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM TOMBAMENTO DE CARRETA NO INTERIOR
O tempo apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM de Iporã do Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12centavos. O euro está valendo cinco reais e 81 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Nesta sexta-feira, a crise no Leste da Europa emitiu sinais de que uma guerra pode estar próxima. Na região ucraniana ocupada por separatistas pró-Rússia, novas explosões tiraram as pessoas de casa. Um dos chefes rebeldes anunciou a retirada de mulheres, crianças e idosos. Eles prometeram levar mais de 700 mil pessoas para a Rússia. O líder separatista acusou a Ucrânia de planejar uma ofensiva. O governo ucraniano afirma que os rebeldes e o Kremlin querem criar a impressão de perigo e pretextos para uma invasão.
O presidente americano JOE BIDEN disse nesta sexta-feira acreditar que a Rússia vai atacar a capital da Ucrânia, Kiev, nos próximos dias. Ele enfatizou ainda acreditar que o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, está decidido a invadir a Ucrânia.BIDEN disse tem razões para acreditar que isso vai acontecer. Ele citou ainda que até que a invasão ocorra, a diplomacia é sempre uma possibilidade. O presidente apontou que houve um aumento nas violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia e que isso pode servir de pretexto para uma invasão.
A polícia do Canadá deteve nesta sexta-feira mais de 100 manifestantes durante uma operação que busca pôr fim ao prolongado protesto contra as medidas sanitárias anticovid em Ottawa. O comandante da polícia local disse que os manifestantes "foram acusados de múltiplos crimes, entre eles vandalismo."/O primeiro-ministro do Canadá, acionou na última segunda-feira a lei de emergências para lidar com os protestos de caminhoneiros no país. O mecanismo nunca havia sido usado antes na história do país e dá ao governo federal mais poderes para lidar com os manifestantes antivacina.
As tentativas de encontrar sobreviventes e resgatar corpos de vítimas da chuva em Petrópolis seguem neste sábado. É o quinto dia de buscas ligadas à tragédia, que até a noite de sexta-feira deixou 136 mortos, mais de 200 desaparecidos e 967 pessoas desabrigadas. As buscas na lama continuam sendo feitas por bombeiros e moradores nesta sexta, assim como o atendimento às quase mil pessoas abrigadas que não podem voltar para casa.Segundo o Corpo de Bombeiros, 41 cães farejadores serão levados de outros estados para auxiliar nas buscas - atualmente são 16 animais. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida e 967 pessoas foram encaminhadas para os 33 pontos de apoio montados na cidade em igrejas e escolas da rede pública municipal.
Com a aprovação do primeiro autoteste contra a Covid-19 pela Anvisa, a expectativa é que, ainda em fevereiro, o Brasil tenha nas prateleiras das farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados aproximadamente 20 milhões de exames para venda à população. Os preços vão variar de acordo com cada estabelecimento, mas a empresa responsável pela distribuição no país, a CPMH Produtos Hospitalares, prevê cobranças menores do que as praticadas no mercado internacional e comparadas com os testes realizados em laboratórios. Será possível encontrar testes rápidos em farmácias na faixa de 50 a 150. O produto que obteve o aval da Avisa é produzido por uma empresa chinesa.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou para aceitar denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o ex-deputado ROBERTO JEFFERSON. Ele é acusado de fazer comentários homofóbicos e ameaçar as instituições. Com isso, JEFERSON vai responder por homofobia, calúnia e incitação ao crime de dano contra patrimônio público. Além disso, a ele são imputados crimes previstos na antiga Lei de Segurança Nacional. Ele é acusado de "tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos poderes". O relator do caso, ministro ALEXANDRE DE MORAES, afirmou que o ex-parlamentar atuou fortemente para impedir o exercício do Poder Legislativo.
A pandemia da Covid-19 impactou o número de divórcios no Brasil. Em 2020, a média do país caiu 13 vírgula seis por cento em relação ao ano anterior. Entretanto, Santa Catarina foi um dos cinco estados que registram aumento. Foram três vírgula três por cento de separações a mais que em 2019. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. No total, Santa Catarina teve 13 mil 826 divórcios no primeiro ano de quarentena e foi a sexta unidade da federação com maior número absoluto de separações do Brasil. Uma em cada quatro separações foi de cônjuges casados há quatro anos ou menos. Esse foi o período de casamento com mais divórcios no Estado.
Santa Catarina enviará duas equipes de bombeiros para auxiliarem nas buscas por desaparecidos e resgate de vítimas em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado catarinense nesta sexta-feira. Quatro cães de busca e resgate também vão acompanhar as equipes.A corporação informou que ao todo oito agentes serão encaminhados, neste primeiro momento, para os locais devastados pela tempestade que causou deslizamentos e destruiu a cidade carioca. A equipe embarca para o Rio de Janeiro no sábado. Eles vão atuar por cinco dias, depois serão substituídos.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina divulgou, nesta sexta-feira o relatório de balneabilidade número 11 da temporada de verão. Dos 237 pontos analisados pela pesquisa, 165 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 69 vírgula seis por cento. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 68 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 78 vírgula dois por cento. As coletas para a elaboração da pesquisa são efetuadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte. Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente.
-PREFEITO DE DESCANSO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM A CASAN EM FLORIANÓPOLIS
-GERENTE DO ESCRITÓRIO LOCAL DA CASAN DESTACA INVESTIMENTOS EM IPORÃ DO OESTE
-DIVE ALERTA SOBRE USO DE INSETICIDAS CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE
-COMITÊ DE CRISE DE DESCANSO REALIZA REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE AUMENTO DE CASOS DE COVID
-PREFEITURA DE IPORÃ DO OESTE REALIZA LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS
Padre quer restabelecer pastorais durante este ano. Objetivo é fortalecer o vínculo das pessoas da comunidade com a igreja e organizar diferentes tarefas. O Padre da Paróquia Santíssima Trindade de Tunápolis, ADEMIR SCHNEIDER, destaca como fundamental as pastorais dos coroinhas, dos jovens e da família. O padre observa que a atuação como coroinha contribui com as crianças. Ele cita que a função é de acolher os fiéis, entregar folhetos, livros de canto e na pandemia também orientar sobre o uso de álcool nas mãos das pessoas. Porém a principal função é no altar durante as celebrações para auxiliar os ministros e o padre. a função de coroinha também visa dar uma função para as crianças na missa, além de um sentido vocacional de atuação na sociedade.
Em relação aos jovens o padre ADEMIR SCHNEIDER diz que é preciso dar maior atenção para eles nesta fase tão linda da vida e ao mesmo tempo tão desafiadora. No convívio da igreja o jovem tem uma orientação de fé e amor em busca de um futuro com segurança. A Pastoral da Família é considerado um alicerce. O Padre da Paróquia de Tunápolis demonstra satisfação com a rotina de atividades com missas tendo normalidade nas comunidades do interior e na cidade. ADEMIR SCHNEIDER cita programações com casamentos e festas comunitárias.
O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, participou nessa quinta-feira, de uma audiência com a diretoria da Casan em Florianópolis, onde tratou assuntos de interesse do município. A audiência foi solicitada pelo Governo Municipal a fim de requerer uma posição da estatal sobre o início da operação da Estação de Tratamento de Dejetos Humanos, visto que a Companhia se comprometeu em assumir a condução. Outro assunto tratado foi o andamento da obra de ampliação da rede de água potável do Distrito de Itajubá até São Valentim. O prefeito SADI BONAMIGO destaca que tanto sobre o abastecimento de São Valentim, como sobre a Estação de Tratamento, a equipe da Casan ficou de dar um retorno e espera que seja o mais breve possível, para que se possa avançar e atender as demandas da população descansense.
FACISC amplia apoio aos Núcleos das Associações Empresariais. A informação é do Consultor Regional da Facisc, JOÃO BATISTA SCHNEIDERS. Ele destaca o planejamento ampliado para 2022 com várias ações focadas em resultados efetivos. Ressalta que os empresários não tem tempo a perder e as reuniões são importantes, porém devem produtivas com definições práticas. Responsável pelo Programa Empreender, SCHNEIDERS atua em 14 associações empresariais, 67 Núcleos e quase mil empresas do Oeste de Santa Catarina. De acordo com ele, a FACISC possui ampla parcerias com as associações empresariais e procura contribuir de maneira direta e com eficiência.
Programa de Aceleração dos Núcleos proporciona apoio e suporte financeiro. Neste ano o valor disponibilizado será de dois milhões de reais. Projetos deverão ter valor mínimo de cinco mil reais e o máximo de 100 mil reais. JOÃO BATISTA SCHNEIDERS avalia que valor muito baixo não compensa a realização de um projeto e também foi necessário estabelecer um limite máximo para os recursos não ficarem com poucos projetos. O Consultor da FACISC diz que a meta é proporcionar condições para os Núcleos e Associações Empresariais da região terem acesso a estes recursos. SCHNEIDERS observa que 50 por cento do valor é subsidiado pelo Sebrae, dinheiro a fundo perdido, permitindo oxigenação financeira para os núcleos e associações.
Parceria com o Sebrae facilita acesso a recurso do Programa de Aceleração dos Núcleos. Por ser dinheiro público exige regras para a aplicação, porém não existe muita burocracia e basta prestação de contas de maneira correta e transparente. O Consulto da FACISC, JOÃO BATISTA SCHNEIDERS chama atenção para a possibilidade de melhorar a produtividade, além de ter maior acesso ao mercado e com eficiência na gestão das empresas. Os recursos podem ser utilizados em consultorias, treinamentos, cursos específicos, missões técnicas com ampla programação e também temas especificados. SCHNEIDERS avalia que a FACISC tem papel fundamental na região Extremo Oeste, que conta com três consultores atuando em diferentes áreas em parcerias com as associações empresariais.
Gerente do escritório local da Casan de Iporã do Oeste destaca investimentos. De acordo com LUIS MICKNA, os constantes problemas de abastecimento de água em Iporã do Oeste ganharam uma solução. Ele avalia que os investimentos feitos recentemente pela estatal para captação complementar de água do Rio Macaco Branco foram muito importantes. MICKNA enaltece a agilidade na construção da rede de 4 km que proporcionou o bombeamento de água bruta para o sistema da Linha Pirapó, suprindo o que faltava para conseguir atender a demanda diária de consumo da cidade, durante 24 horas por dia. Atualmente o Rio Pirapó, de onde tradicionalmente é feita a captação, fornece apenas 15% da necessidade diária.
Além disso, LUIS MICKNA destaca a perfuração de um poço artesiano ao lado da estação de tratamento da Linha Pirapó, ações que de acordo com o gerente, garantiram uma vazão aproximada de noventa a 100 mil litros de água por dia, o que acabou com o sistema de manobras que vinha sendo feito para garantir o abastecimento. O gerente do escritório local da Casan de Iporã do Oeste, LUIS MICKNA, também destaca a colaboração da população no uso consciente da água no período de estiagem e afirma que isso é fundamental para que o abastecimento se mantenha constante em todas as residências atendidas pela Casan no município.
O Comitê de Crise de Descanso se reuniu nesta quarta-feira para tratar do aumento de casos de Covid-19 no município. No encontro, o secretário de Saúde, CLEBER RECH, apresentou os dados referentes aos casos registrados no município desde o início deste ano e o quanto isso têm sobrecarregado o setor de saúde. De acordo com ele, houve um total de 398 casos em um mês e meio, o que representa uma média de nove casos por dia. Na avaliação do secretário, esse é um número bem alto se comparado com outros momentos da pandemia. CLEBER RECH lembra que ainda estamos vivendo em um período pandêmico e que os cuidados de prevenção são essenciais, somados as doses da vacina disponíveis. RECH pontua que o município está seguindo o decreto estadual vigente em que o uso de máscara é obrigatório e os eventos com mais de 500 participantes devem cumprir o protocolo Evento Seguro, que obriga a comprovação de vacinação ou teste negativo, uso de máscara, distanciamento e fornecimento de álcool 70%.
Com os números de casos confirmados de dengue aumentando nos municípios da região, a gerência regional de saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, orienta sobre o uso e aplicação de inseticidas. De acordo com o técnico da Dive, MAILSON BASSO, a situação tem preocupado, porque hoje poucos inseticidas à venda no mercado têm registro para uso contra o Aedes Aegypti. Ele destaca que muitos desses produtos são feitos a base de Piretróide e acabam não tendo a indicação para o controle de mosquitos, além de trazerem efeitos maléficos para outros insetos como é o caso das abelhas, por exemplo, por serem considerados inseticidas de amplo espectro.
MAILSON observa que quando é feito a aplicação do fumacê nas cidades, sempre é avaliado se o produto usado é registrado no Ministério da Saúde e indicado para essa finalidade. A principal recomendação para eliminar o Aedes Aegypti, de acordo com MAILSON BASSO, segue sendo a eliminação das larvas dos criadouros principalmente em terrenos baldios, caixas de água mal tampadas e outros recipientes. Ele pede que a população receba bem os agentes de endemias e que procurem tirar suas dúvidas com esses profissionais, pois somente com o empenho de todos, pode se evitar que a região sofra com uma epidemia de dengue.
Prefeitura de Iporã do Oeste realiza leilão de bens inservíveis. De acordo com o secretário de administração de Iporã do Oeste, ERVINO HENKEL, a promoção de leilão é feita regularmente e fazem parte das vendas os itens inservíveis, que estão em desuso ou que precisam ser trocados por itens novos. Ele destaca que os valores arrecadados com as vendas precisam ser revertidos e investidos novamente na aquisição de bens materiais e bens de capital para o município. O referido leilão vai acontecer no dia quatro de março a partir das 10h e acontecerá somente de forma online.
Estarão à venda 28 lotes, que vão desde motocicletas, até veículos maiores, como patrola e retroescavadeira. Também está sendo vendida uma série de sucatas de ferro, a exemplo das luminárias antigas que estavam nos postes de iluminação pública e que foram trocadas pelas novas luminárias de LED. O secretário ERVINO HENKEL lembra que basta acessar o site do município, que logo na tela principal estão disponíveis mais informações sobre o leilão público que será realizado. Ele afirma que existe uma estimativa de arrecadar cerca de 300 mil reais com o leilão.
Em relação a outros investimentos na cidade, ERVINO destaca o andamento de licitações para calçamento e pavimentação com asfalto em várias ruas da cidade, que devem ter as empresas vencedoras conhecidas no começo do mês de março. Outro destaque do secretário de administração de Iporã do Oeste é o concurso público realizado neste sábado. Foram mais de 600 inscritos para a prova teórica nesta manhã. Na parte da tarde a partir das 13h, serão feitas as provas práticas para aqueles que concorrem às vagas de operador de máquinas ou vagas para motoristas.
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA OCORRÊNCIA DE POSSE DE DROGAS
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM TOMBAMENTO DE CARRETA NO INTERIOR
Os casos de criminosos que recorrem à tecnologia para a prática de golpes vêm se tornando cada vez mais frequentes. Alguns exemplos são aqueles praticados através de aplicativos de mensagens, sites falsos, e até mesmo o PIX. A delegada da Polícia Civil de São Miguel do Oeste, JOELMA ALBERTON, destaca que nos últimos tempos os registros de golpes aumentaram consideravelmente, sendo que as vítimas são de diversas idades, desde jovens até pessoas de mais idade. De acordo com JOELMA, a crescente onda de golpes vem ocorrendo não só no município, mas também na região toda e inclusive em virtude da facilidade de se realizar determinado crime por meio de telefone, WhatsApp, clonagem de perfis de redes sociais e até mesmo acesso a contas bancárias.
A delegada reforça que, por via de regra, deve-se desconfiar de tudo e todos, tanto pessoalmente como nas redes e mídias digitais e, da mesma forma, verificar sempre a veracidade da situação antes de realizar um depósito ou transferência bancária. Ela cita os casos que ocorrem também com a falsificação de assinaturas de idosos, utilizadas juntamente de seus dados para, por meio de bancos virtuais, conseguir empréstimos que serão descontados do benefício previdenciário da vítima todo mês. Em geral, a delegada cita que o povo da região, em sua maioria, age de boa fé e portanto situações suspeitas passam despercebidas por cidadãos de bem. Outra recomendação é evitar códigos, ofertas especiais, inscrições em sorteios e prêmios, pois essa é uma técnica muito utilizada pelos golpistas. JOELMA ALBERTON comenta que a população faz sua parte e procura os órgãos policiais para prestar queixa sobre os crimes virtuais.
A Polícia Militar Ambiental prendeu na noite desta sexta-feira, em Barra Bonita, um homem por porte ilegal de arma de fogo. A PMA realizava fiscalizações em áreas de pesca, quando na Linha Progresso, às margens do Rio das Antas, abordou um grupo de pescadores. Um deles portava uma pistola nove milímetros na cintura, sendo que não havia permissão para portar arma de fogo. O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.
Uma ocorrência de posse de drogas foi registrada pela Polícia Militar por volta das 20 horas desta sexta-feira, na Rua São Bonifácio, centro de Itapiranga. Durante rondas a guarnição avistou uma motocicleta que, tentando desviar da viatura policial, iniciou manobra de conversão em uma rua lateral. Pela atitude suspeita, a polícia abordou a motocicleta 150 Titan, com placa de São João do Oeste. Na moto estavam dois jovens, de 19 e 20 anos, ambos naturais de Itapiranga. Em revista pessoal, foi encontrado maconha com um dos homens. Ele confirmou que havia comprado o produto na Linha Laranjeira, interior do município. Foram encontrados cinco tabletes de droga, totalizando 83 gramas do produto. A PM registrou um Boletim de Ocorrência de Termo Circunstanciado. Os dois envolvidos se comprometeram a comparecer em juízo e em seguida foram liberados. A motocicleta foi recolhida ao pátio conveniado pelas diversas infrações de trânsito aplicadas.
Um veículo carregado com óleo vegetal tombou por volta das 05h20 deste sábado, na linha São Pedro, interior de Tunápolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, uma carreta Scania com placas do Paraguai, apresentava vazamento do produto no local do acidente. Foi atendido o motorista do veículo, um homem de nacionalidade paraguaia, que estava inconsciente, fora do veículo, apresentando hemorragia no nariz e suspeita de trauma cranioencefálico. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Tunápolis. Devido ao vazamento de óleo vegetal, a Polícia Ambiental foi acionada e orientou a realização de uma vala de contenção com o auxílio de uma máquina da prefeitura de Tunápolis, para evitar que o produto poluísse um rio que fica nas proximidades.