ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 19 02 2021

-CÂMARA DECIDE HOJE SE MANTÉM OU DERRUBA PRISÃO DE DANIEL SILVEIRA

-SC RECEBERÁ MAIS UM MILHÃO E 400 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID

-VEREADORES PEDEM ANTECIPAÇÃO DE VACINAÇÃO PARA PROFESSORES

-MUNICÍPIO CONFIRMA SEGUNDO CASO DE DENGUE EM 2021 NO BAIRRO AGOSTINI

-SÃO MIGUEL DO OESTE ULTRAPASSA MARCA DE TRES MIL CASOS DE COVID

-MOTOCILISTA FICA FERIDA EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CARRO NO SÃO JORGE

-POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE VEIO DO MATO GROSSO ATRÁS DA EX-MULHER

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Os pedidos de refúgio na União Europeia caíram 31 por cento em 2020, na comparação com o ano anterior de acordo com dados da Agência Europeia de Apoio ao Asilo divulgados nesta quinta-feira. Apesar da queda generalizada, houve altas pontuais de cidadãos de alguns países e entre eles está o Brasil. O número de pedidos de refúgio na Europa por parte de brasileiros aumentou cinco por cento de 2019 para 2020. Outro local de origem com alta de pedidos na América Latina foi Cuba, com um aumento de oito por cento.

O reitor e dois vice-reitores da universidade encarregada do teste de uma vacina chinesa contra a Covid-19 no Peru renunciaram, na quarta-feira, em meio a um escândalo de imunizações irregulares. LUIS VARELA, o reitor da Universidade Peruana Cayetano Heredia, e os vice-reitores JOSÉ ESPINOZA e ALEJANDRO BUSSALLEU entregaram o cargo depois que seus nomes apareceram na lista de 487 pessoas, incluindo o ex-presidente MARTÍN VIZCARRA, que foram imunizadas de forma irregular com a vacina chinesa da Sinopharm.

Os Estados Unidos estão preparados para conversar com o Irã sobre o cumprimento do acordo que tem o objetivo de impedir o desenvolvimento de armas nucleares no país do Oriente Médio. A afirmação é do secretário de Estado norte-americano, ANTONY BLINKEN, a aliados europeus nesta quinta-feira. Os governos do Reino Unido, França e Alemanha comemoraram, em uma declaração conjunta, a iniciativa do presidente JOE BIDEN em mostrar suas intenções de voltar com as conversas e negociações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irã.

Relator das propostas de Emenda à Constituição conhecidas como PEC Emergencial e PEC do Pacto Federativo, o senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta quinta-feira que as propostas devem ser unificadas para facilitar a tramitação e viabilizar o pagamento de uma nova rodada do auxílio emergencial. Pela manhã, o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou a jornalistas que pretende colocar a PEC Emergencial em pauta na próxima semana. Após reunião de líderes, à tarde, a votação em primeiro turno ficou marcada para a próxima quinta-feira. As duas PECs foram enviadas pelo governo federal ao Congresso há mais de um ano, em novembro de 2019.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira que, a partir de primeiro de março, cairá a zero a cobrança de impostos federais sobre o gás de cozinha. Segundo o presidente, essas alíquotas ficarão zeradas para sempre. O anúncio foi feito durante transmissão em redes sociais. No mesmo vídeo, BOLSONARO anunciou que vai zerar por dois meses, a partir de primeiro de março, os impostos federais que incidem sobre o óleo diesel. O presidente também fez críticas à Petrobras e, mesmo citando que a empresa tem autonomia, afirmou que "algo vai acontecer" na estatal nos próximos dias.

A Câmara dos Deputados marcou para esta sexta-feira, às cinco da tarde, a sessão na qual decidirá se mantém ou derruba a prisão do deputado DANIEL SILVEIRA do PSL. A decisão foi tomada nesta quinta, durante reunião de líderes partidários. Mais cedo, nesta quinta, SILVEIRA participou de audiência de custódia, e o juiz AIRTON VIEIRA, auxiliar do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, decidiu manter a prisão. A prisão de DANIEL SILVEIRA foi decretada na terça e referendada por unanimidade pelo plenário do tribunal na quarta. O deputado foi preso após ter divulgado um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e fez ataques aos ministros do STF.

O Governo do Estado anunciou 327 milhões de reais para estudantes do ensino superior no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina em 2021. Os valores representam 102 milhões e 300 mil reais do artigo 171 e 225 milhões do artigo 170. Este é o maior repasse da história, 23 por cento maior do que o montante no ano de 2020. Em 2020, foram 264 milhões e 300 mil investidos, contemplando cerca de 37 mil estudantes. O Uniedu oferece bolsas para graduação e pós-graduação, incluindo modalidades para licenciaturas e especializações para a formação de professores.

Santa Catarina completou nesta quinta-feira um mês do início da vacinação contra a Covid-19 com 143 mil 754 pessoas vacinadas. Esse número representa um vírgula nove por cento do total da população do estado, que é de aproximadamente sete milhões e 200 mil moradores segundo a última estimativa do Instituto de Geografia e Estatística. Divididos em quatro lotes, o estado recebeu até o momento 298 mil 140 doses do Ministério da Saúde, o menor número entre os estados da região Sul. Os vacinados até o momento fazem parte do grupo prioritário, que é de dois milhões e 800 mil segundo o plano divulgado na terça-feira.

Santa Catarina deve receber um milhão e 400 mil de doses de vacinas contra a covid-19 até março. A expectativa é que até o final de fevereiro sejam entregues 268 mil imunizantes pelo governo federal. Os dados fazem parte do cronograma de distribuição divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de quinta-feira. O quantitativo inclui as vacinas CoronaVac e da Astrazeneca. O documento determina para quais grupos prioritários as doses devem ser aplicadas. Segundo o governo, as vacinas são para indígenas, comunidades tradicionais, trabalhadores da saúde e idosos. Em fevereiro serão enviadas doses para quilombolas, trabalhadores da saúde e idosos de Santa Catarina.

O Peperi Debates deste sábado vai fazer uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. A campanha será sobre “Fraternidade e Diálogo, compromisso de amor”. O bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR MAGRI participou do RPN primeira edição desta quarta-feira e disse que o tema foi escolhido diante do aumento da intolerância e de um quadro de polarização que gera exclusão e violência. O Peperi Debates de amanhã vai discutir esse tema e tentar compreender porque o diálogo não tem mais espaço e porque as pessoas parecem estar menos abertas ao diferente. O programa começa as oito horas da manhã vai reunir o padre FRANCISCO BUEHRMANN, Vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, ILDO SOARES e a professora IVANIA COSTACURTA.

O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai falar sobre o funcionamento e o papel do Conselho Municipal de Desenvolvimento Economico. O programa vai receber o vice-presidente do Comdés, ADILSON ALMEIDA que vai explicar a atuação do órgão e o que é levando em conta na hora de aprovar ou rejeitar os incentivos econômicos para as empresas ou agricultores. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com ADILSON ALMEIDA está marcada para as 11 e meia.

O município divulgou, nesta quinta-feira, o teceiro vídeo comemorativo dos 67 anos de São Miguel do Oeste. O material traz o depoimento de LURDES MINOSSO,esposa de um dos primeiros patrões do CTG Porteira Aberta. Os primeiros depoimentos foram de NEURI MONLIN, a primeira criança nascida na Vila Oeste e da professora JUSSARA SILVESTRIN. Os últimos dois depoimentos serão de CLAIR SEGANFREDO, um dos pioneiros no campo esportivo e OSVALDO GRUBBER, ex-prefeito em duas oportunidades. Os vídeos podem ser conferidos nas redes sociais da Peperi, principalmente no Facebook.

Uma morada do interior do município denunciou o abandono de animais domésticos na comunidade da Linha Oito de Março, interior de São Miguel do Oeste. JOCELI TIEPO disse que isso acontece com frequência. Ela comentou é comum ver pessoas abandonando cães, inclusive fihotes. Ela disse que os animais ficam perambulando pelas estradas, desnutridos e feridos. JOCELI ressaltou que esses animais abandonados também atacam galinhas e bezerros nas propriedades. Ela comentou que os agricultores já não sabem o que fazer e pedem para que a população se conscientize e não abandone os animais.

O abandono de animais é um crime previsto na legislação ambiental com pena de prisão. A informação é do comandante da Polícia Militar Ambiental, EVERTON RONCAGLIO. Ele lembrou uma lei sancionada em setembro de 2020 aumentou a pena de três para cinco anos quando se tratar de cães ou gatos. Além da parte criminal, as pessoas que maltratam ou abandonam animais também podem ser responsabilizadas administrativamente com a lavratura de um auto de infração ambiental. Ele comentou que a identificação dos autores de abandono é difícil, pois isso ocorre em locais de pouco movimento. Ele disse que a denúncia é muito importante e as pessoas devem ligar para a Polícia e relatar as situações desse tipo.

Os vereadores aprovaram, na sessão desta quinta-feira, o projeto de lei que autoriza a abertura de um crédito adicional especial no orçamento para a execução de um programa em parceria com o Ministério da Família. O valor aberto no orçamento é na importância de 328 mil 158 reais para a implantação de uma Unidade do Programa Especial Quatro Ponto Zero em convênio com a Secretaria Nacional da Juventude. A iniciativa é voltada os jovens do município. O projeto foi aprovado em primeiro turno na terça-feira e em segundo turno nesta quinta, ambos por unanimidade. Agora, o projeto será enviado para a sanção do prefeito WILSON TREVISAN.

Os vereadores PAULO DRUMM e MOACIR FIORINI apresentaram uma indicação defendendo a antecipação da vacinação para profissionais da educação. Os professores estão no quarto grupo prioritário do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Os vereadores estão pedindo a alteração desse plano com a inclusão dos professores no grupo dos profissionais de saúde. A indicação foi apresentada durante a sessão desta quinta-feira e aprovada por unanimidade. DRUMM e FIORINI ressaltaram que o retorno das aulas presenciais sem a imunização dos profissionais de educação poderá acarretar em sérios problemas de saúde pública com o possível aumento de casos entre os professores.

A Câmara de Vereadores também aprovou nesta quinta-feira duas moções de apelo cobrando do Dnit melhorias na BR-163 e em trechos urbanos de rodovias. Uma delas é do vereador do PL, NINI SCHARNOSKI. Ele solicitou a retomada urgente da recuperação da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. O vereador citou que muitos proprietário de terras as margens da rodovias ainda não foram indenizados pelo governo federal. A outra moção é de CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA, MARIA TEREZA CAPRA e VALNIR SCHARNOSKI. Os vereadores estão pedindo ao Dnit a realização das obras de recapeamento total dos trechos de responsabilidade federal das ruas Waldemar Rangrab e Willy Barth.

O segundo caso de dengue do ano em São Miguel do Oeste foi confirmado nesta quinta-feira pela secretaria de saúde. De acordo com o coordenador das equipes da dengue, CELIO SILVA, trata-se de uma mulher, moradora do bairro Agostini. O setor de Vigilância Epidemiológica também anunciou que será realizada a aplicação do inseticida "fumacê" nas ruas do bairro hoje à tarde. O departamento da Dengue registrou até o momento, 202 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além dos dois casos confirmados até agora, foram notificados outros quatro casos suspeitos. Três já foram descartados e um está em investigação.

A confirmação de um novo caso de dengue na cidade aumenta ainda mais a preocupação com o avanço da doença. A afirmação é do coordenador das equipes da dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que o trabalho de prevenção, fiscalização e conscientização já foi intensificado. CÉLIO comentou que as equipes estão cumprindo um cronograma de recolhimento de pneus, eletrônicos e móveis em desuso em todos os bairros e centro da cidade. Além disso, o município já promoveu dois encontros com as imobiliárias para vistoriar terrenos com acúmulo de materiais e casas fechadas. Ele reforçou que as pessoas não podem esquecer de cuidar de suas casas e quintas evitando o acumulo de água parada, local propício para a proliferação do mosquito.

A Polícia Militar interditou dois estabelecimentos por descumprimento das regras de prevenção ao coronavírus nesta quinta-feira. Por volta das quatro horas da tarde, uma das guarnições de serviço flagrou uma aglomeração de pessoas em um camping na Linha Barra do Guamirim, interior do município. No local, havia consumo de

bebidas alcoólicas e peixes. Os frequentadores não estavam usando máscarase a PM interditou provisoriamente o local. A outra ocorrência foi por volta das 11 horas da noite em uma loja de conveniência na rua Marcilio Dias. Segundo a PM, o estabelecimento só poderia vender em sistema de delivery ou retirada de produtos. Como havia aglomeração e permanência de clientes no local, o proprietário assinou um termo circunstanciado e as pessoas que estavam no local foram qualificadas e estarão sujeitas a multa aplicada pela vigilância sanitária.

São Miguel do Oeste ultrapassou os três mil pacientes diagnosticados com covid-19 nesta quinta-feira. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Vigilância Epidemiológica, foram contabilizados três mil e 23 casos da doença desde o início da pandemia no município em maio do ano passado. Desse total, duas 760 pessoas já e recuperaram. Ontem, mais 51 moradores foram diagnosticados no município. outros 41 foram considerados recuperados. 241 ainda estão com o vírus ativo.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes relacionadas ao coronavírus. Os óbitos foram de um idoso de 67 anos de Itapiranga e de uma idosa de 71 anos de Dionísio Cerqueira. Desde o começo da pandemia, o Hospital Regional registrou 122 mortes por complicação da Covid-19. A ocupação atual é de 18 pacientes confirmados na UTI. O setor está lotado desde o último final de semana. Na enfermaria, são nove pacientes confirmados com taxa de ocupação de 56 por cento. No Pronto Socorro, quatro pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Eles são de Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Dionísio Cerqueira.

Um paciente que estava aguardando vaga em leitos de UTI no Hospital Regional de Chapecó foi transferido nesta quinta-feira para Lages. Ele estava no pronto da unidade e foi levado paraLages ontem à tarde. Nesta sexta-feira, o Hospital Regional conta com 27 pacientes com coronavírus internados em leitos de UTI e enfermaria e mais quatro improvisados no pronto socorro. Sete paciente internados são de Chapecó, seis de São Miguel do Oeste, seis de Dionísio Cerqueira, dois de Quilombo e um de cada um dos seguintes municípios: Toledo no Paraná, Maravilha, Palma Sola, São Bernardino, Palmitos, Guaraciaba, São Lourenço do Oeste e Belmonte.

A Casan vai desativar a meia noite de hoje a estação de captação e tratamento de água no bairro Progresso, conhecida como a estação do Wunsch. De acordo com o chefe interino da agencia local, JEFERSON CHAVES, uma liminar da justiça em ação movida pelo Ministério Público obriga a empresa a fazer o tratamento do lodo gerado pelo serviço de tratamento da água para abastecer a cidade. CHAVES disse que como o terreno onde está a estação é privado, a Casan não poderia fazer investimentos no espaço. Como também não será possível atender a obrigação ambiental em tempo hábil, a Casan decidiu desativar a estação.

A desativação da estação de captação e tratamento do bairro Progresso vai provocar a redução da oferta de água tratada para os moradores da cidade em 10 por cento. A informação é do chefe interino da agencia local da Casan, JEFERSON CHAVES. Ele disse que o setor jurídico da empresa está trabalhando na esfera judicial para tentar mudar a decisão liminar proferida na ação movida pelo Ministério Público. Além disso, a empresa analisa ações para evitar os impactos do fechamento da estação do Wunsch no abastecimento da cidade. CHAVES destacou que as pessoas devem economizar e usar racionalmente a água da Casan.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente na noite de ontem no bairro São Jorge. A colisão aconteceu por volta das oito e meia da noite no cruzamento das ruas 15 de Novembro e Carlos Dalmagro e envolveu um Corolla de Sarandi, no Rio Grande do Sul e uma moto de Tunapolis. A condutora da moto, uma mulher de 23 anos sofreu ferimentos graves. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Regional Gaio Basso. A motociclista teve suspeita de fratura na bacia e na perna.

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, um homem que veio do Mato Grosso para encontrar a ex-mulher depois de ameaça-la de morte. De acordo com a Dpcami, o casal morava no Estado do Mato Grosso e, após a separação, a vítima mudou-se para São Miguel por temer as ameaças de morte do ex-companheiro. O homem não se conformava com a separação do casal. A polícia recebeu a informação de que ele saiu do do Mato Grosso e fez mais de dois mil e 300 quilômetros com destino a São Miguel do Oeste com o propósito de encontrar a ex-companheira. A Polícia monitorou o homem e o encontrou hospedado em um hotel da cidade utilizando dados de identificação falsos. Ele foi preso em flagrante e levado para a Dpcami.

A Polícia Civil apreendeu uma série de objetos com o home que veio do Mato Grosso atrás da ex-mulher. De acordo com a Dpcami, o homem foi detido em um hotel da cidade com um revólver calibre 38, munições, considerável quantia em dinheiro e instrumentos que sugerem que ele preparava uma investida criminosa mais grave contra a vítima. Ele estava com facas, correntes, cadeados, braçadeiras, cordas, remédio tranquilizante e lonas. Os objetos foram todos apreendidos e o suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Mulher. A prisão ocorreu antes do contato do suspeito com a mulher.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.