ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 19/02/2021

GLOBO EM FOCO – 19/02/21

-CÂMARA DECIDE HOJE SE MANTÉM OU DERRUBA PRISÃO DE DANIEL SILVEIRA

-SC RECEBERÁ MAIS UM MILHÃO E 400 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID

-MUNICÍPIOS AUMENTAM RESTRIÇÕES DEVIDO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

-NOVO DECRETO SUSPENDE CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS

-PROJETOS DE LIMPEZA NA CIDADE SERÃO ALTERADOS

-ASSEMIT COBRA APOIO POLÍTICO PARA PONTE SOBRE O RIO URUGUAI

-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO

-ENTREGADOR DE PIZZA NÃO RECEBE PAGAMENTO E SOFRE AMEAÇA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Os pedidos de refúgio na União Europeia caíram 31 por cento em 2020, na comparação com o ano anterior de acordo com dados da Agência Europeia de Apoio ao Asilo divulgados nesta quinta-feira. Apesar da queda generalizada, houve altas pontuais de cidadãos de alguns países e entre eles está o Brasil. O número de pedidos de refúgio na Europa por parte de brasileiros aumentou cinco por cento de 2019 para 2020. Outro local de origem com alta de pedidos na América Latina foi Cuba, com um aumento de oito por cento.

O reitor e dois vice-reitores da universidade encarregada do teste de uma vacina chinesa contra a Covid-19 no Peru renunciaram, na quarta-feira, em meio a um escândalo de imunizações irregulares. LUIS VARELA, o reitor da Universidade Peruana Cayetano Heredia, e os vice-reitores JOSÉ ESPINOZA e ALEJANDRO BUSSALLEU entregaram o cargo depois que seus nomes apareceram na lista de 487 pessoas, incluindo o ex-presidente MARTÍN VIZCARRA, que foram imunizadas de forma irregular com a vacina chinesa da Sinopharm.

Os Estados Unidos estão preparados para conversar com o Irã sobre o cumprimento do acordo que tem o objetivo de impedir o desenvolvimento de armas nucleares no país do Oriente Médio. A afirmação é do secretário de Estado norte-americano, ANTONY BLINKEN, a aliados europeus nesta quinta-feira. Os governos do Reino Unido, França e Alemanha comemoraram, em uma declaração conjunta, a iniciativa do presidente JOE BIDEN em mostrar suas intenções de voltar com as conversas e negociações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irã.

Relator das propostas de Emenda à Constituição conhecidas como PEC Emergencial e PEC do Pacto Federativo, o senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre afirmou nesta quinta-feira que as propostas devem ser unificadas para facilitar a tramitação e viabilizar o pagamento de uma nova rodada do auxílio emergencial. Pela manhã, o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, afirmou a jornalistas que pretende colocar a PEC Emergencial em pauta na próxima semana. Após reunião de líderes, à tarde, a votação em primeiro turno ficou marcada para a próxima quinta-feira. As duas PECs foram enviadas pelo governo federal ao Congresso há mais de um ano, em novembro de 2019.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta quinta-feira que, a partir de primeiro de março, cairá a zero a cobrança de impostos federais sobre o gás de cozinha. Segundo o presidente, essas alíquotas ficarão zeradas para sempre. O anúncio foi feito durante transmissão em redes sociais. No mesmo vídeo, BOLSONARO anunciou que vai zerar por dois meses, a partir de primeiro de março, os impostos federais que incidem sobre o óleo diesel. O presidente também fez críticas à Petrobras e, mesmo citando que a empresa tem autonomia, afirmou que "algo vai acontecer" na estatal nos próximos dias.

A Câmara dos Deputados marcou para esta sexta-feira, às cinco da tarde, a sessão na qual decidirá se mantém ou derruba a prisão do deputado DANIEL SILVEIRA do PSL. A decisão foi tomada nesta quinta, durante reunião de líderes partidários. Mais cedo, nesta quinta, SILVEIRA participou de audiência de custódia, e o juiz AIRTON VIEIRA, auxiliar do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do STF, decidiu manter a prisão. A prisão de DANIEL SILVEIRA foi decretada na terça e referendada por unanimidade pelo plenário do tribunal na quarta. O deputado foi preso após ter divulgado um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e fez ataques aos ministros do STF.

O Governo do Estado anunciou 327 milhões de reais para estudantes do ensino superior no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina em 2021. Os valores representam 102 milhões e 300 mil reais do artigo 171 e 225 milhões do artigo 170. Este é o maior repasse da história, 23 por cento maior do que o montante no ano de 2020. Em 2020, foram 264 milhões e 300 mil investidos, contemplando cerca de 37 mil estudantes. O Uniedu oferece bolsas para graduação e pós-graduação, incluindo modalidades para licenciaturas e especializações para a formação de professores.


Santa Catarina completou nesta quinta-feira um mês do início da vacinação contra a Covid-19 com 143 mil 754 pessoas vacinadas. Esse número representa um vírgula nove por cento do total da população do estado, que é de aproximadamente sete milhões e 200 mil moradores segundo a última estimativa do Instituto de Geografia e Estatística. Divididos em quatro lotes, o estado recebeu até o momento 298 mil 140 doses do Ministério da Saúde, o menor número entre os estados da região Sul. Os vacinados até o momento fazem parte do grupo prioritário, que é de dois milhões e 800 mil segundo o plano divulgado na terça-feira.

Santa Catarina deve receber um milhão e 400 mil de doses de vacinas contra a covid-19 até março. A expectativa é que até o final de fevereiro sejam entregues 268 mil imunizantes pelo governo federal. Os dados fazem parte do cronograma de distribuição divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de quinta-feira. O quantitativo inclui as vacinas CoronaVac e da Astrazeneca. O documento determina para quais grupos prioritários as doses devem ser aplicadas. Segundo o governo, as vacinas são para indígenas, comunidades tradicionais, trabalhadores da saúde e idosos. Em fevereiro serão enviadas doses para quilombolas, trabalhadores da saúde e idosos de Santa Catarina.

Itapiranga aumenta alerta devido agravamento da pandemia provocada pela Covid-19. Município registra crescimento de casos confirmados e também de óbitos em decorrência do novo Coronavírus. Já são 975 casos confirmados, sendo mais 15 registrados ontem. A doença já causou a morte de sete pessoas em Itapiranga. Conforme a secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, o cenário epidemiológico no município e na região se agravou muito nos últimos dias e a população precisa se conscientizar e seguir rigorosamente os protocolos sanitários, como usar máscara e álcool em gel, manter distanciamento social e evitar aglomerações.

O prefeito de Itapiranga, médico ALEXANDRE RIBAS concedeu entrevista na manhã de hoje para falar sobre o decreto publicado ontem. Comitê de Crise da Covid realizou reunião nesta sexta-feira e aumentou as restrições. Foram suspensas as celebrações, também está proibido a venda de bebida alcoólica no período das 22 horas as sete horas da manhã. Outra medida é a inclusão da rede privada de ensino na suspensão das aulas. O prefeito pede a compreensão das pessoas e alerta para o agravamento da pandemia que está gerando preocupações na área da saúde com falta de vagas em UTI e dificuldade no atendimento em hospitais da região. ALEXANDRE RIBAS avalia que todos precisam contribuir para evitar uma situação ainda mais grave.

Aumento dos casos com gravidade em decorrência da Covid-19 causam preocupação e novas restrições. O prefeito de Itapiranga, médico ALEXANDRE RIBAS chama atenção que é preciso evitar o contágio para controlar a pandemia. Sobre o adiamento do retorno das aulas presenciais, o prefeito esclarece que a preocupação está na falta de vagas em UTI e a necessidade de aumentar a prevenção. RIBAS reconhece a importância das aulas presenciais, porém defende que a saúde está em primeiro lugar. Observa que novas restrições ocorrem para aumentar a segurança das pessoas em relação a Covid-19.

São João do Oeste também promoveu live na manhã de hoje com equipe de profissionais da saúde, secretários e prefeito GENÉSIO ANTON. A preocupação maior é com o aumento de casos da Covid-19. Foram repassadas informações importantes sobre prevenção e medidas para atender os pacientes. O município prioriza o atendimento em decorrência da pandemia e já está restringindo as cirurgias eletivas. O prefeito avalia que as informações dos profissionais da saúde são fundamentais para evitar o contágio. ANTON criticou situações de aglomeração de pessoas. Ressaltou que a saúde é prioridade absoluta e todas as medidas serão tomadas para que o decreto seja respeitado em todos os detalhes. Alerta para possíveis punições para quem não respeitar as restrições.

O padre da paróquia São João Berchmans, ALBANO KORBES

Faz avaliação positiva da Campanha da Fraternidade que une diferentes igrejas. A campanha de 2021 é ecumênica com união de igrejas e trabalho o tema Fraternidade e o Diálogo. Ele avalia que é o momento de irmãos e irmãs se ajudarem mutuamente, Cristo é a nossa paz, do que era dividido fez unidade. O padre de São João do Oeste reconhece que nem todos vão compreender o tema deste ano, mas é preciso viver em comunidade de amor e fraternidade. ALBANO KORBES lamenta que a pandemia impede a reunião da comunidade e também impõe limitação de ocupação das igrejas.

Com a chegada de pacientes de outras regiões, Saúde de Descanso fica à beira do colapso. O alerta é de PAULO BUSNELLO, diretor do hospital de Descanso. A situação da Covid na região se agravou muito nos últimos dias. A ala com os dez leitos para pacientes com coronavírus em Descanso, que foi habilitada pelo estado, está quase lotada. BUSNELLO enfatiza que o hospital está recebendo pacientes de outras regiões, como Chapecó e Dionísio Cerqueira, o que compromete o atendimento caso os próprios munícipes de Descanso necessitem. Por outro lado, o diretor lembra que a função social do hospital é atender as pessoas, independentemente de onde elas venham. Como a pandemia é mundial, ressalta a necessidade de que todos ofereçam suporte, para salvar o maior número de vidas possível.

Outra preocupação decorre da gravidade dos pacientes. De acordo com o diretor do hospital, estão vindo pacientes quase a ponto de ir para a UTI. Nos últimos dias, por exemplo, vieram três pacientes de outras cidades que logo precisaram ser encaminhados para leitos de UTI de outras regiões. Essa situação, segundo BUSNELLO, gera angústia para toda equipe médica, embora até o momento estejam conseguindo transferir os pacientes com casos de maior complexidade para leitos de UTI. PAULO BUSNELLO adverte a população para que se conscientize da gravidade do momento, que segundo ele está chegando ao mesmo colapso do Amazonas. O diretor do hospital de Descanso complementa que em breve as pessoas precisarão de um leito clínico ou de UTI e não haverá disponível na região. Como consequência, projeta que haverá pessoas morrendo por falta de atendimentos, tal qual é apresentado na televisão nacional.

BUSNELLO ressalta que o hospital foi dividido em duas alas. Uma é a da parte clínica e outra é a da Covid. Segundo o diretor, o estado solicitou a implantação de novos leitos nos últimos dias, porém, devido à necessidade de qualidade para os pacientes e profissionais, o hospital mantém os dez leitos atuais. A grande maioria dos pacientes que busca atendimento por Covid, conforme PAULO BUSNELLO, se recupera e volta para casa. Ele alerta para o fato de o município já constatar sete óbitos por coronavírus. Nos casos em que a pessoa é internada e vai para um quadro mais grave, é necessário que o paciente seja encaminhado para um leito de UTI. Segundo BUSNELLO, o médico constata o estado do paciente e procede o encaminhamento necessário. Um dos principais sintomas do coronavírus é a falta de ar e problemas associados, como fraqueza.

São João do Oeste debate ajustes em 14 programas da Secretaria de Agricultura. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São João do Oeste se reuniu na manhã desta sexta-feira, para discutir a respeito dos 14 programas vigentes da Secretaria de Agricultura. Conforme o secretário da pasta, ROGÉRIO RECH, a Conselho é formada por 36 membros, indicados por entidades e representantes das comunidades de São João do Oeste. Cada comunidade possui pelo menos dois integrantes no Conselho. Além de avaliar os programas existentes, segundo RECH, o Conselho tem o objetivo de consultar os agricultores para conhecer os anseios deles. Entre os programas que serão abordados, o projeto de recuperação de fontes, controle de brucelose e tuberculose, distribuição de mudas, incentivo por metro quadrado e cúbico, coleta de lixo no interior, plantão veterinário, suporte para licenciamentos ambientais, projeto do Rio Fortaleza e bônus agrícola.

Conforme ROGÉRIO RECH, o assunto mais polêmico é a mudança na aquisição do sêmen bovino. A prefeitura adquiria o sêmen por meio de licitações e como o município atingiu um padrão elevado, RECH observa que é necessário que a licitação contenha uma descrição técnica para manter essa genética. O secretário reitera que o município está enfrentando dificuldades na licitação, o que motiva a análise em conjunto com os agricultores, para fazer a aquisição do sêmen de maneira diferente. RECH aponta que a iniciativa privada poderia assumir o papel de providenciar o sêmen, para manter a qualidade genética, o custo e aumentar a eficiência do trabalho dos produtores rurais. O município vai continuar auxiliando o melhoramento genético, porém não vai mais operacionalizar a aquisição do sêmen. Ao ser entregue à iniciativa privada, conforme RECH, os produtores decidem que tipo de sêmen vão comprar e a que valor.

Já o município oferecerá ao agricultor um valor pré-definido em relação à dose por sêmen e a quantidade de doses por ano. ROGÉRIO RECH reforça que este processo não deve ser motivo de preocupação aos agricultores, pois o fornecimento de sêmen pela iniciativa privada demanda menor burocracia. De acordo com o secretário, em função da Lei 173, que restringe os gastos por conta da pandemia, o município não deverá exceder a previsão orçamentária de 2020. Na avaliação de ROGÉRIO RECH, a Secretaria de Agricultura de São João do Oeste tem um grande desafio, já que o setor responde por aproximadamente 80% do movimento econômico do município. Ele lembra que não houve uma transição efetiva com a administração anterior, o que demanda mais tempo para implementar programas.

O comandante da Polícia Militar Ambiental, Capitão EVERTON RONCAGLIO, afirma que abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela legislação ambiental e lembra que uma nova lei sancionada em setembro de 2020 aumentou a pena quando se tratar de cães ou gatos. Antes a pena era de três meses a um ano e agora é de até cinco anos de reclusão, o que pode resultar na prisão em flagrante do responsável. Além da parte criminal, também haverá a responsabilidade administrativa com a lavratura de um auto de infração ambiental. RONCAGLIO enfatiza que quem abandona animais comete crime ambiental, pois está se eximindo do cuidado que assumiu ao adquirir ou ter a posse de um animal.

O comandante da Polícia Militar Ambiental comenta que por vezes a identificação dos autores de abandono na região acaba sendo difícil, pois realizam em locais mais calmos e com pouco movimento. Ele orienta para que quando os moradores flagrarem ou desconfiarem destas situações, que registrem o máximo de informações e repassem à Polícia para que seja possível a comprovação e responsabilização pelo abandono, mesmo em momento posterior ao fato.

O museu municipal de Tunápolis, IDA SCHNEIDER, busca diversificações para oferecer melhores atrações ao público. Pesquisas de estudantes não estão ocorrendo em virtude da suspensão das aulas presenciais. O espaço disponível no momento está na secretaria da Educação, aberto para visitação em horário de atendimento da prefeitura de segunda-feira a sexta-feira. Conforme a diretora de turismo, JAINE FRIEDRICH, existe projeto para melhor aproveitamento do museu, em um ambiente próprio para receber visitantes e que proporcione melhor organização do acervo. Um profissional ainda será designado para assumir a responsabilidade desta reorganização do local. O museu conta com peças, instrumentos, fotografias, moedas e diversos utensilio utilizados pelos antepassados.

A diretora de cultura de Tunápolis chama atenção para a importância de doações para aumentar o acervo e atrativos do museu tornando o espaço mais adequado. Os objetos precisam ser encaminhados para a secretaria da Educação. De acordo com JAINE FRIEDRICH, em período de pandemia não ocorre as tradicionais visitas dos estudantes e isso reduz o público que frequenta o museu. Turistas também não formam grupos que costumam buscas objetos históricos para visitar. Ela reconhece que é preciso valorizar o passado e projeta melhor aproveitamento do museu municipal. Em período de aula presencial era comum o desenvolvimento de atividades em diferentes disciplinas baseado em temáticas usadas pelo museu e que eram exploradas pelos professores.

O departamento de urbanismo de Itapiranga possui diversos desafios para melhorar acessos a cidade, limpeza e ajardinamento. O município está realizando serviços em ruas não pavimentadas nos bairros e possui projetos aprimorar programas considerados importantes como de coleta seletiva de lixo, recolha de entulhos e construção de passeios públicos. O diretor de urbanismo, NELSON ARENHARDT faz um apelo para a população também contribuir. Um dos exemplos está relacionado aos entulhos nas calçadas. A recolha ocorre a cada 15 dias e as pessoas precisam observar as datas que o serviço é realizado para evitar que galhos e móveis velhos permaneçam vários dias nos locais públicos gerando transtornos para os pedestres e até para a circulação de veículos.

NELSON ARENHARDT chama atenção para a necessidade de maior cuidado dos moradores na separação do lixo reciclável. A coleta é feita diariamente e a cidade, além das principais comunidades do interior possuem grande quantidade de lixeiras disponíveis. O município comprou mais 300 lixeiras que serão instaladas em diferentes pontos da cidade e centros comunitário.NELSON ARENHADRT cita ainda que será preciso melhorar o programa para construção de passeios públicos para substituições em locais que apresentam problemas e novas calçadas em ruas recentemente pavimentadas.

As ações em prol da construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita contam com apoio da FACISC, AMEOSC, associações empresariais e municípios do noroeste do Rio Grande do Sul. Ontem ocorreu reunião de avaliação dos trabalhos que ganharam força desde o ano passado para mobilizar os governos dos dois estados e também na esfera nacional. Objetivo é traçar estratégias para acelerar o processo de federalização da SC e RS 163. O presidente da Assemit, a Associação Empresarial de Itapiranga, LUCIR GUARESCHI observa que é preciso acelerar o processo de federalização que falta detalhes no trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga. Já no Rio Grande do Sul os encaminhamentos ainda precisam de várias etapas. O próximo encontro deve ser na esfera federal com presença de prefeitos das regiões da Ameosc e Amuceleiro e associações empresariais.

Meta é unir forças das entidades e classe política. LUCIR GUARESCHI avalia que o momento é de cobrar ações concretas dos deputados e senadores para apoio nos projetos e também para a liberação de recursos. Nesta quinta-feira ocorreu encontro com lideranças políticas e empresariais para discutir a construção da ponte sobre o Rio Uruguai ligando Itapiranga a Barra do Guarita. Foi no auditório da Amuceleiro, a Associação dos Municípios da Região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul, em Três Passos. Os debates estão sendo frequentes com objetivo de fortalecer o movimento que pede investimento dos governos estadual e federal. A travessia apenas de balsa é considerado um entrave para o desenvolvimento regional.

Mulher fica ferida em colisão entre carro e moto. O acidente de trânsito ocorreu por volta das oito horas desta sexta-feira, no prolongamento da Rua do Comércio com a esquina Adolfo Konder, em frente ao Sicredi, em Itapiranga. Conforme informações apuradas pela reportagem da Rede Peperi, foi uma colisão entre um veículo Saveiro e uma motocicleta Yamanha, ambos de Itapiranga. Os veículos eram conduzidos por duas mulheres. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a motociclista com suspeita de fratura na perna. A condutora da Saveiro não se feriu. A Polícia Militar esteve presente auxiliando na ocorrência e controlando o trânsito.

Polícia Militar registra duas ocorrências na noite de quinta-feira. Durante rondas pelo interior, por volta das 20 horas a guarnição da PM flagrou uma motocicleta transitando na SC 163 com alterações de características. O motociclista fugiu e sofreu queda na estrada de chão, no acesso a comunidade de linha Popi. O veículo estava com alterações no escapamento e luz.O jovem de 19 anos teve a CNH apreendida por direção perigosa. Já por volta das 21 horas e 50 minutos, um motoboy registrou ocorrência por ameaça na Vila União, em linha Laranjeira. Segundo relatório da Polícia Militar, o entregador de pizza não recebeu o pagamento e ainda foi ameaçado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.