-ALCOLUMBRE E MAIA SE REÚNEM COM MINISTROS PARA DISCUTIR REFORMAS
-ESTADO VAI DESTINAR 204 MILHÕES DE REAIS PARA BOLSAS DO UNIEDU NESTE ANO
-CONSELHO TUTELAR VAI PERCORRER ESCOLAS E ORIENTAR ESTUDANTES
-ACEPRO ORGANIZA DO BRECHÓ BENEFICENTE PARA MARÇO
-BENEFICIÁRIAS DE PROGRAMAS RECEBERÃO CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE COSTURA
-PLANTAS NÃO CONVENCIONAIS SÃO INCLUÍDAS NA MERENDA ESCOLAR
-SICOOB ESPERA MAIS DE 700 ASSOCIADOS NA PRÉ-ASSEMBLEIA
-PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DOS TÍTULOS ENCERRA EM MAIO
-MOTOCICLISTA É FLAGRADO A MAIS DE 200 KM POR HORA EM SMOESTE
-GAECO DESARTICULA QUADRILHA QUE ESCONDIA DROGAS EM CARGAS DE GRÃOS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quarta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
O julgamento por corrupção contra BENJAMIN NETANYAHU, único chefe de governo na história de Israel a ser acusado durante o mandato, começará no próximo 17 de março. A sessão está marcada para duas semanas depois das eleições no país, consideradas cruciais para a sobrevivência política do atual mandatário. NETANYAHU foi acusado por corrupção, sonegação e abuso de poder em três casos. Há 14 anos no poder, ele sugere que haja um complô por parte dos seus detratores para provocar um "golpe de Estado" jurídico contra ele.
A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, a chilena MICHELLE BACHELET, se declarou horrorizada com a violência na região noroeste da Síria e pediu a criação de corredores humanitários. Ela pediu ao governo sírio e a seus aliados que autorizem uma via de escape para "facilitar a passagem de civis em total segurança". Desde dezembro, o exército do governo de BASHAR AL-ASSAD faz uma ofensiva para recuperar o controle do último grande reduto dos jihadistas e rebeldes, a região de Aleppo, no noroeste do país. A ONU denunciou, na segunda-feira, que essa campanha militar provocou a fuga de 900 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças.
Os passageiros do navio "Diamond Princess", onde foram detectados mais de 540 casos de infecção pelo novo coronavírus, começaram a deixar o navio nesta quarta-feira, depois de 14 dias de quarentena no Japão. Ontem, as autoridades chinesas anunciaram mais 132 mortes pela doença, elevando o total de óbitos no país a dois mil. Também foram confirmados mais mil 693 novos casos de contágio, o número mais baixo da semana. Com o novo balanço em Hubei, o número de infecções na China continental chegou a pelo menos 74 mil pessoas. Fora da China continental foram registrados cerca de 900 casos de contágio e seis mortos em trinta países.
A ministra CRISTINA PEDUZZI tomará posse nesta quarta-feira como nova presidente do Tribunal Superior do Trabalho. A cerimônia está marcada para as cinco da tarde, na sede do TST, em Brasília. Autoridades são esperadas no evento, entre as quais o presidente JAIR BOLSONARO e o presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA. Esta é a primeira vez que o TST será presidido por uma mulher. O tribunal foi criado em 1946, mas registra a primeira composição com presidente e vice somente a partir de 1948. Segundo os registros do TST, houve antes o Conselho Nacional do Trabalho, criado em 1923, mas a Justiça do Trabalho só foi instaurada no Brasil em 1941.
A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta terça-feira a aprovação da medida provisória do crédito rural. A MP cria uma modalidade de fundos garantidores com o objetivo de ampliar a concessão de empréstimos a produtores rurais. Com a aprovação, o texto seguirá para análise do Senado. A MP foi editada em outubro pelo presidente JAIR BOLSONARO e tem validade até 10 de março. O texto também autoriza a União a conceder subsídios, até 30 de junho de 2021, a empresas cerealistas para investimentos em obras e na aquisição de máquinas e equipamentos necessários à construção de armazéns e à expansão da capacidade de armazenagem de grãos.
Os presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE e da Câmara, RODRIGO MAIA, reuniram-se na noite desta terça-feira com os ministros PAULO GUEDES, da Economia, e LUIZ EDUARDO RAMOS, da Secretaria de Governo, para debater o calendário de tramitação das reformas administrativa e tributária no Congresso. Segundo a assessoria de ALCOLUMBRE, além dos cronogramas das reformas, os congressistas e os ministros debateram os vetos presidenciais a trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que tratam de emendas parlamentares. Nesta terça-feira, o presidente JAIR BOLSONARO e integrantes da equipe econômica se reuniram para finalizar o texto da reforma administrativa, que deve ser encaminhada ao Congresso nos próximos dias.
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina publicou o edital para o concurso público que oferta duas vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de analista administrativo, analista de sistemas, assistente social, médico, psicólogo e técnico judiciário auxiliar. A banca organizadora responsável pelo certame divulgado na segunda-feira é a Fundação Carlos Chagas. As remunerações variam entre três mil 856 reais e seis mil 639, além do acréscimo de auxílio alimentação de mil 392. Os cargos terão carga horária de trabalho de sete horas diárias ininterruptas e 35 horas semanais. Já para o cargo de médico, a jornada de trabalho será de 20 horas semanais.As inscrições vão do dia dois até o dia 31 de março.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, todas as regiões do estado devem ter aumento na taxa de ocupação hoteleira no período do Carnaval. A Serra, que registrou 82 por cento de locação de leitos em 2019, melhor percentual entre as regiões turísticas catarinenses, espera chegar aos 86 por cento neste ano. Os hoteleiros da Encantos do Sul, onde se destaca o tradicional circuito de festas de Laguna, também estão otimistas com uma projeção de 90 por cento na ocupação em 2020, superando os 75 por cento do ano passado.
A próxima seleção de bolsas para graduação, especialização, mestrado e doutorado do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, que terá investimentos de 206 milhões de reais neste ano, ocorrerá na segunda quinzena de março. O anuncio do Uniedu 2020 foi feito pelo governo do estado nesta semana. A ajuda vai variar de 25 a cem por cento da mensalidade paga pelo aluno, com valor limite de um salário mínimo para bolsa de pesquisa e extensão e de dois salários mínimos para as demais modalidades. A quantidade de pessoas beneficiadas não foi divulgada, mas a Secretaria de Estado da Educação informou que o número deve ser maior que os 27 mil bolsistas contemplados no ano passado.
Conselho Tutelar elabora projeto para percorrer escolas e orientar estudantes. A conselheira RENECÍ EBERHARDT explica que a equipe que assumiu os trabalhos em janeiro pensou em várias ações preventivas e as primeiras serão envolvendo alunos com faixa etária entre dez e 12 anos, de todos educandários de SJCedro. Ela esclarece que a intenção é conversar com os estudantes sobre a função do órgão e quando ele deve ser acionado. Também para identificar possíveis problemas nas famílias. A conselheira revela que foram elencados vários temas sobre convivência familiar, drogas, perigo das redes sociais, entre outros. Serão feitos debates com várias turmas juntas. RENECI explica que já houve contato com a secretaria da educação para que as datas sejam definidas. Ela relatou que desde o começo do ano foram vários atendimentos. Houve casos de fuga de jovens, gravidez de adolescentes e questões de guarda de menores em caso de separação dos pais.
Acepro organiza a edição de 2020 do brechó beneficente. De acordo com uma das coordenadoras da Associação Cedrense de Promoção Humana, MARIA VOGT, as atividades foram retomadas em fevereiro e a entidade decidiu mudar o cronograma de algumas atividades, por exemplo, o brechó, que será realizado mais cedo, no dia 14 de março. Neste dia haverá venda de peças de roupa, calçados e acessórios com preços acessíveis a partir de dois reais. Quem puder doar peças também pode fazer contato com as integrantes. Após o evento iniciará o curso de corte e costura que é oferecido de forma gratuita as participantes. Ela lembra que o lucro do brechó serve para pagar o aluguel da sede e compra de materiais necessários nos cursos.
Prefeitura de Guarujá do Sul oferece qualificação profissional na área de corte e costura. Segundo a secretária de Administração e Fazenda de Guarujá do Sul, FRANCIANE BASEGGIO, houve uma parceria com o Sesi para realização do curso envolvendo 20 participantes a partir de março. O investimento é cerca de 15 mil e 500 reais e podem ocorrer outras opção. O curso de costura com carga horária de 60 horas será realizado nas segundas e nas quintas-feiras das 19 às 22 horas, em uma sala locada no centro. No local será instalado o laboratório que contará com cerca de 17 a 20 máquinas, na época não foi possível. A prioridade é envolver beneficiárias de programas sociais para que elas possam ter uma renda própria através do serviço. O certificado será concedido para aquelas que cumprirem 75 por cento de frequência e bom desempenho. FRANCIANE afirma que o município tem várias facções e fábricas de roupas, calçados, estofados e bolsas. A expectativa é que as empresas locais absorvam a mão de obra e outras atuem com pequenos reparos em suas casas.
Cerca de 900 professores das redes municipais de ensino participaram, no início deste semestre, da formação continuada oferecida pela Unoesc. As atividades foram realizadas com educadores de São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Iporã do Oeste, Paraíso, Guarujá do Sul e Iraceminha. Durante os encontros, foram abordados temas como: implementação do currículo base, planejamento, projeto político-pedagógico e os desafios de ser professor. Segundo a professora JANES KÖHNLEIN, a formação continuada de professores é um espaço privilegiado para refletir o processo pedagógico em todos os aspectos. A formação serviu para preparar os professores para o ano letivo de 2020.
Merendeiras participam de curso sobre manipulação de alimentos e preparação das Plantas Alimentícias Não Convencionais. Conforme a nutricionista da rede de educação de Palma Sola, ALINI CRESTANI, as profissionais receberam orientações sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e também sobre a preparação das chamadas “PANCs”. O curso foi ministrado pela extensionista da Epagri de Princesa, GRAZIELE SCHNORR, e ocorreu durante o dia inteiro no Centro de Convivência dos Idosos. De acordo com a nutricionista, o objetivo da capacitação foi de garantir a segurança alimentar e nutricional da alimentação servida aos alunos. Além disso, promover a saúde através da diversificação dos cardápios. Entre as receitas repassadas estão o Omelete de peixe, torta salgada, biomassa de banana verde, pão de ora-pró-nóbis, panquecas divertidas, molho nutritivo, bolo de laranja colorido, entre outros. ALINI explica que por meio do programa Farmácia Viva estarão sendo plantadas as mudas nas hortas de cada escola do município para serem usadas na alimentação das crianças.
Palestra “Família Presente” será nesta quarta-feira em Princesa. O Cras de Guarujá do Sul informa que a programação ocorre a partir das 19 horas e 30 minutos nas dependências da Câmara de Vereadores com o terapeuta familiar SÉRGIO RIBEIRO. O profissional vai abordar as relações familiares, direitos e deveres, limites, comprometimento, responsabilidade e demais assuntos relacionados. Conforme a vice-prefeita, ADELISE OLIVEIRA, é importante a presença das famílias que estão inclusas nos serviços ofertados, sejam eles o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos ou de Proteção e Atendimento Integral da Família. Ela destaca que além da palestra serão repassadas informações acerca do retorno das atividades, bem como será feita a apresentação de toda equipe que integra o Cras.
Epagri de Princesa inicia a segunda etapa da capacitação dos jovens rurais. O extensionista LEANDRO HÜBNER afirma que existe uma parceria com a Cresol, Sicoob, prefeitura, sindicatos e cooperativas estão desenvolvendo um curso. Foram nove encontros técnicos no ano passado e mais cinco neste ano a pedido dos participantes. As novas etapas começaram ontem e seguem até agosto para 22 jovens. Ontem, o tema em destaque foi “alimentação de bovinos”. Pela parte da manhã ocorreu palestra com o Agrônomo JEAN PIERRE PILGER. À tarde houve visitação in loco a Unidade de Referência Técnica de Leite. As palestras, dias de campo, seminários são feitos por técnicos agrícolas, veterinários, professores e agrônomos sobre assuntos diversificados como leite, aves, suínos, fruticultura, criação de abelhas e peixes, além de informações sobre a gestão, planejamento e redução de custos. Ele explica que apesar de não ser um curso técnico, o objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos que eles já têm na prática.
Jovens que participam do curso oferecido pela Epagri tem prioridade para acessar programas. O extensionista, LEANDRO HUBNER afirma que a iniciativa é bastante interessante em vários sentidos, em um deles porque os técnicos vão acompanhar por alguns anos as propriedades para valorizar o empenho dos participantes. Por outro lado, podem acessar também os programas ofertados tradicionalmente como troca-troca de sementes de milho, de calcário, kit forrageira, menos juros, iniciativas para irrigação e kit informática. Há também uma linha de financiamento junto ao FDR. Para LEANDRO, esta é também uma valorização para estes agricultores que querem investir no campo. Ele percebe que isso demonstra o interesse real que a Epagri tem em capacitar os donos do negócio rural oferendo condições para que eles consigam prosperar, discutindo com a família a possibilidade de sucessão. O extensionista esclarece que nem todos terão interesse em seguir na atividade e por isso eles têm opção da escolha.
Sicoob de SJCedro espera mais de 700 associados durante a pré assembleia. O gerente da agência local, WAGNER JUNGES explica que o evento acontecerá na quinta-feira da semana que vem, dia 27, no salão da linha São Domingos como tradicionalmente. A programação inicia as 20 horas com cerca de 40 minutos de explanações por parte da diretoria sobre a situação atual da cooperativa, números, rendimentos, parcerias, sócios e demais assuntos de interesse do quadro social. Em seguida ocorrem sorteios de brindes e o jantar. O gerente afirma que as fichas para jantar poderão ser retiradas junto a agência local e neste ano haverá uma novidade. O valor do jantar poderá ser integralizado na cota capital, troca por uma camiseta ou doado para uma entidade. Neste ano a escolha foi em beneficiar o hospital. Cerca de 300 já fizeram a retirada da ficha e 50 por cento do valor está destinado a instituição.
Alvarás para funcionamento de estabelecimentos deverão ser renovados até março. O lembrete é da secretária da Fazenda em SJCedro, VERA COSTA. Segundo ela, todas as empresas, associações e autônomos que possuam cadastro junto à prefeitura deverão fazer a renovação do documento até o dia 31 de março de 2020. Ela explica que a documentação necessária é diferente conforme a modalidade. No caso de empresas, o proprietário deve ir até o Quartel do Corpo de Bombeiros e ainda na vigilância sanitária para fazer a solicitação do alvará sanitário e atestado dos bombeiros. Após ter esses documentos em mãos o empresário deverá tirar a negativa de débitos e emitir o cartão CNPJ no site da Receita Federal e ter ainda o contrato social da empresa. No caso de autônomo, a pessoa também precisa ir até ir aos dois órgãos parceiros com a documentação em mãos e também deverá tirar a negativa do CPF. Em seguida o contribuinte ou o contador deverá fazer o protocolo online junto ao site da prefeitura. VERA lembra que o setor de tributação disponibiliza um manual sobre o passo a passo.
Vigilância Sanitária registra mais de 800 atendimentos desde o começo do ano. O fiscal em SJCedro, MARCOS BAGNARA afirma que o período registra grande procura por empresários que precisam de vistoria para emissão do alvará. Outros necessitam do atestado de liberação do órgão igualmente cobrado para emissão do documento deste ano. Ele avalia que nos anos anteriores o movimento era menor. O fiscal afirma que houve reclamação de pessoas que buscaram o órgão, ao lado da Rádio Cedro, mas não encontraram os servidores. Ele esclarece que muitas vezes o serviço é feito in loco com vistoria de locais onde houve denúncia, principalmente em relação aos sistemas hidro sanitários. O fiscal afirma que agora existe mais agilidade no processo que é feito de forma integrada com outros departamentos da prefeitura. MARCOS lembra que a vigilância atua com várias frentes e por isso o acumulo de serviço.
Vereadores de Princesa aprovam cinco projetos durante sessão. Segundo o presidente, SILMAR FRANCO, foram aprovados na segunda-feira cinco matérias em primeira instância. O projeto que revoga a lei complementar 79 de 2019 foi aprovada por maioria e com votos contrários dos vereadores VALDIR MARKUS, FABIANA PANCOTTE e VALDEMIRO GHIEL. O texto trata sobre alteração na quantidade de vagas para o cargo de assistente social que, caso aprovado em segunda votação, volta a ser dois. Os demais projetos foram aprovados por unanimidade sendo um deles que autoriza a abertura de um crédito suplementar no Fundo de Saúde. Outra matéria autoriza o município a efetuar despesas com cirurgias eletivas. O presidente salienta que um projeto que autoriza a celebração de convênio para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco está baixada nas comissões que se reúne antes da sessão.
Projeto prevendo retirada de gratificação dos segundos professores não foi sugestão do Sindi. A garantia é da presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, GRAZIELA HALLVASS. Conforme ela, durante entrevista na rádio Cedro, algumas lideranças de Princesa mencionaram que a matéria, prevendo retirada de 20 por cento de gratificação dos segundos professores da rede municipal, teria sido indicação feita pelo sindicato. Ela negou que isso tenha ocorrido porque a entidade não atua para retirada e sim para concessão de benefícios e valorização das categorias. A presidente assegura que o Sindi é favorável em manter este direito já adquirido pela classe que tem algumas diferenciações no trabalho e por isso recebe também de forma extra. GRAZIELA revela que houve sugestão para que os vereadores não aprovem o projeto.
O prazo para regularização, transferências e alistamento de eleitores para o pleito de outubro termina em maio. A informação é da chefe do cartório eleitoral de Dionísio Cerqueira em exercício, RAISSA SCHAFFER. Ela reforçou que essa é a data limite para que eleitores que tiveram o título cancelado regularizem a situação e votem na eleição de outubro. Dia seis de maio também é o último dia para a emissão do título para novos eleitores e para a transferência do domicílio eleitoral. Depois dessa data, o cadastro será fechado e só será aberto depois das eleições municipais,em novembro. RAISSApercebe que a procura de eleitores está aumentando, mas que o movimento ainda é bastante tranquilo. Ela recomendou que os eleitores não deixem o procedimento para os últimos dias a fim de evitar as filas.
Quem não regularizar a situação eleitoral até o dia seis de maio não poderá votar no pleito que vai definir os prefeitos e vereadores neste ano. RAISSA SCHEAFFER explicou que o cartório funciona do meio-dia as sete da noite e o atendimento pode ser agendado no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Para regularizar a situação de títulos cancelados, fazer novos alistamentos e mudar o município de votação, os eleitores devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, documento oficial com foto, o título eleitoral e CPF. RAISSA destacou que a zona eleitoral de Dionísio atende também SJCedro, Princesa e Guarujá do Sul e por isso possui um número expressivo de atendimentos desde o ano passado.
Polícia Militar registra ocorrência de estelionato em São Miguel do Oeste. Um morador do município anunciou a venda de um carro em um site muito conhecido pelo valor de 21 mil reais. Em seguida, um homem entrou em contato, afirmou ser advogado e que um cliente dele tinha interesse no veículo. O suposto comprador disse que viria buscar o carro em São Miguel e que precisava que o recibo de transferência fosse preenchido. Ao mesmo tempo, esse advogado anunciou a venda desse mesmo carro por 13 mil reais e enviou a foto do recibo para uma pessoa interessada na compra que fez a transferência bancária. O dinheiro foi sacado imediatamente da conta e o suposto advogado sumiu. A PM chama a atenção para que as pessoas tenham cuidado com esse tipo de golpe que vem sendo aplicado na região.
Polícia Civil realiza Operação Luz na Infância Seis. A força-tarefa nacional é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e envolve polícias civis de 12 Estados. Além disso, agentes de aplicação da lei da Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Panamá estão cumprindo, simultaneamente, mandados de busca e apreensão. Em Santa Catarina, foram cumpridos 16 mandados em nove cidades, entre elas Itapiranga. Segundo a delegada da DPCAMI, LISIANE JUNGES, uma pessoa foi presa em flagrante no município. O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia, mas, a informação recebi hoje cedo pela Rádio Cedro é que o homem foi liberado. As equipes procuram pessoas que podem estar envolvidas com a prática de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Os mandados tem o objetivo de apreender arquivos com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes.
GAECO de São Miguel do Oeste deflagra Operação Peito de Aço. A ação visa desarticular uma organização criminosa que utilizava o transporte de cargas de grãos para acondicionar maconha. São apurados crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, porte ilegal de armas e munições e lavagem de dinheiro. No decorrer da investigação foram apreendidas mais de uma tonelada e meia de maconha, além de haxixe, arma e munições, o que acarretou a prisão preventiva de cinco pessoas. A droga tinha como origem no Mato Grosso do Sul e como destino Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Operação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e vinte e um mandados de busca e apreensão nas Comarcas de São Miguel do Oeste, Descanso, Campos Novos, Catanduvas, Cunha Porã, Joaçaba e Rio do Campo, além de cidades nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso, foram apreendidos bens no total de 893 mil reais e o valor estimado da droga apreendida é um milhão e meio de reais.
Motociclista trafega a mais de 200 quilômetros por hora em SMOeste. O jornalismo da Peperi recebeu, através do perfil oficial no Instagram, um vídeo de um motociclista que trafega a 208 kmh na avenida Willy Barth. A imagem, registrada pelo próprio condutor, também mostra a data de quando o material teria sido gravado: 16 de fevereiro de 2020, por volta das 14 horas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, PRF, o condutor pode ser enquadrado no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de2 mil 930 reais, suspensão do Direito de dirigir e ainda apreensão do veículo. Além disso, o motociclista poderia também receber uma multa se o equipamento o flagrasse na velocidade registrada e responderia criminalmente por colocar a vida de outras pessoas em risco.