ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 19 01 2022

-DEPUTADO PROPÕE DECRETO PARA BARRAR AUMENTOS NA CONTA DE LUZ

-QUASE 300 MIL CATARINENSES NÃO TOMARAM A PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19

-CÂMARA REALIZA DUAS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NESTA QUINTA

-USO EXCESSIVO DE APARELHOS FAZ CONTA DE LUZ FICAR MAIS CARA NO VERÃO

-SMOESTE VAI REATIVAR CENTRO DE TRIAGEM, PORÉM, EM NOVO ESPAÇO

-ADOLESCENTE É FLAGRADO TENTANDO ESCONDER DROGA NA BOCA

-INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO MOBILIZA BOMBEIROS POR QUASE 30 HORAS

O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em vários pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A Alemanha registrou nesta quarta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19. Ao todo, foram 112 mil, 323 novos casos confirmados. Segundo o ministério da Saúde do país, o pico não foi atingido, o que deve fazer a vacinação obrigatória ser introduzida em maio. A contagem de infecções por Covid na Alemanha agora é superior a oito milhões. O número de mortos também aumentou em 239 nesta quarta e chegou a mais de 116 mil. O ministério disse esperar que a onda atinja o pico em algumas semanas, já que a variante Ômicron elevou a taxa de incidência de sete dias da Alemanha para 584 casos por 100 mil habitantes.

O chefe da Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim". Ele advertiu contra a suposição de que a variante Ômicron seja mais suave do que as anteriores e de que, portanto, seria uma ameaça menor. Em entrevista coletiva na sede da OMS, em Genebra, ele disse a repórteres que a Ômicron levou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo na semana passada. Ele disse que embora a variante possa ter consequências menos graves para muitos pacientes, "a narrativa de que ela é uma doença leve é enganosa.

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um método natural de remover resíduos de quimioterapia do organismo e, como consequência, reduzir os efeitos colaterais que fragilizam pacientes em tratamento contra o câncer. A tecnologia chamada de nanocristais de celulose peluda foi criada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia e do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, em Los Angeles. Ela tem como base materiais extraídos das paredes celulares da plantas, que são projetados para ter um número imenso de “cabelos” de cadeia de polímeros que se estendem de cada extremidade. Segundo o estudo publicado, esses "cabelos" aumentam a capacidade potencial de captura das drogas usadas na quimioterapia no sangue dos pacientes.

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil que neste ano oferta mais de 110 mil vagas.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir na tarde de hoje para discutir a liberação dos autotestes de Covid-19 no país. A sessão está prevista para ocorrer às três horas da tarde. O pedido de autorização do uso dos autotestes foi feito pelo Ministério da Saúde e apresentado à agência na semana passada. A solicitação da pasta acontece em um momento em que o Brasil vê crescer a procura por testes rápidos na rede assistencial de saúde, sobretudo devido à expansão da variante Ômicron pelo país.

O deputado LÉO MORAES do Podemos de Rondônia protocolou um projeto legislativo que visa suspender os efeitos de um decreto federal, que prevê a criação e gestão da Conta Escassez-Hídrica pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. MORAES argumentou que os custos maiores advindos da necessidade de geração de energia por meio de usinas termelétricas devido à crise hídrica que deixou muito baixo o nível dos reservatórios das hidrelétricas não pode onerar o consumidor final. De acordo com o deputado, os brasileiros já vem enfrentando uma grave crise de saúde e econômica e esse aumento seria mais um peso para as famílias brasileiras.

A vegetação próxima às redes elétricas foi responsável por 14 por cento das quedas de luz em 2021. Os números são da Celesc, que apontou que a região de Concórdia é a mais prejudicada, com 35 vírgula seis por cento do desabastecimento causado por árvores, galhos e até mesmo folhas que encostam nos fios condutores. A maior parte desses casos acontece no interior onde não há cabos protegidos. Para a empresa, essas situações podem gerar perigos a população, visto que em algumas situações, o sistema não desativa a energia, e cabos energizados por exemplo, podem ficar ao alcance dos moradores próximos.

Em apenas um mês, Santa Catarina registrou 23 mortes por afogamento no Estado. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira e apontam para o fim da Operação Veraneio, que será encerrada nesta sexta-feira. Quatro pessoas a mais morreram de afogamento em comparação com o mesmo período de 2020, quando o número de vítimas foi 18. Já em 2019, 26 pessoas perderam a vida dessa maneira. O levantamento aponta que 10 das 23 perdas de 2021 foram em rios e 13 em praias.

Um ano após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Santa Catarina ainda tem 297 mil pessoas acima de 12 anos não vacinadas, que sequer tomaram a primeira dose. O número equivale a quatro vírgula 86 por cento da população total do Estado acima desta idade, grupo que já vem recebendo o imunizante nos últimos meses. A partir desta semana, com a chegada das vacinas pediátricas, crianças de cinco a 11 anos também podem receber a primeira dose de vacina contra a Covid. Somando este grupo, o estado tem 940 mil pessoas que ainda não foram vacinadas, o que corresponde a 13 vírgula 89 por cento da população total catarinense.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste inaugurou na tarde de ontem um novo espaço denominado de Centro de Inovação. O novo local está localizado no edifício Andrômeda em anexo à Acismo e vai abrigar até 40 empresas. O espaço poderá ser utilizado por microempresas que não possuem um espaço físico para desenvolver seu trabalho. O local também vai servir como endereço fiscal e comercial. O “Coworking” como é chamado vai contar com um estrutura completa em todos os sentidos e poderá ser utilizado por associados e não associados da Acismo, além do Núcleo da associação.

O novo espaço criado pela Acismo visa apoiar especialmente o empreendedor. O local também vai possibilitar troca de experiências e de oportunidades de negócios. O objetivo é proporcionar aos associados todos os serviços em um único ambiente. Para desfrutar do novo espaço haverá planos mensais, semestrais, anuais e também diários para aqueles que fizerem uso do ambiente. Quem for associado terá benefícios na utilização e as demais pessoas interessadas devem entrar em contato através do WhatsApp 49 9 8839-0033 para obter mais informações. O Portal Peperi fez a cobertura do evento e as fotos estão disponíveis na internet.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar duas sessões extraordinárias nesta quinta-feira. A informação é do presidente VANIRTON CONRAD e do líder do governo no legislativo, PAULO DRUMM. Eles participaram ontem no Peperi Entrevista e destacaram que a convocação foi feita pelo prefeito em exercício, EDNILSON ZANARDI. Conforme VANIRTO, os vereadores estão de férias, porém, em caso de convocação eles precisam retornar aos trabalhos. De acordo com ele, as sessões vão ocorrer às oito e meia da manhã e 11 horas da manhã.

Ao menos quatro assuntos serão discutidos e votados nesta quinta-feira pelos vereadores de São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da Câmara de Vereadores, VANIRTO CONRAD. Segundo ele, as matérias visam o aumento salarial dos servidores do executivo, legislativo e agentes políticos, além de repasses financeiros para a APAE e APAS. Ele salientou que as entidades passam por dificuldade financeiras e a medida visa dar um suporte para ambas instituições. VANIRTO ressaltou que todos os vereadores foram convocados com cinco dias de antecedência e praticamente todos devem estar presente, com exceção apenas da vereadora MARIA TEREZA CAPRA que está em isolamento domiciliar.

O projeto que trata do reajuste salarial dos servidores da prefeitura de São Miguel do Oeste prevê um ganho real acima da inflação de 2021. A declaração é do presidente da Câmara de Vereadores, VANIRTO CONRAD. Ele lembrou que o índice fechou o ano passado em 10 vírgula zero seis por cento, porém, o governo de São Miguel do Oeste pretende pagar 11 por cento de aumento a cada servidor. Ele pontuou que a expectativa é que os funcionários do legislativo também recebam esse índice. Já em relação aos repasses para a APAE e APAS, o valor também será reajustado passando de 260 mil reais para 400 mil reais.

O governo de São Miguel do Oeste tem um compromisso com o sindicato dos empregados de promover um ganho real e não apenas repor o valor inflacionário. O comentário é do líder do governo na Câmara, PAULO DRUMM. Ele disse que caso o projeto seja aprovado, os servidores públicos terão ganho real de zero vírgula 94 por cento. Ele explicou porém, que o reajuste acima da inflação não se aplica aos agentes políticos como prefeito, vice, vereadores e secretários. Nesses casos ocorre apenas a reposição da inflação. PAULO DRUMM reforçou que a votação precisa ocorrer neste mês para que a folha de pagamento já venha com o novo valor no final do mês, além do repasse financeiro para as entidades.

O maior consumo de energia elétrica nesse período do ano é normal e ocorre visto o calor extremo que vem sendo registrado na região. A afirmação é do gerente administrativo da Celesc, CLÉBER SIMA. Ele participou na última segunda-feira do Peperi Entrevista e destacou que o aumento já é tradicional entre dezembro e março de cada ano. Conforme ele, a alta pode ser percebida na fatura de energia e é causada principalmente pelo uso de aparelhos de refrigeração, como ar condicionado, geladeira e freezer. Segundo ele, esses eletrodomésticos trabalham muito mais para refrigerar alimentos e ambientes e isso ocasiona um aumento de consumo e consequentemente, um aumento na fatura de energia.

A Celesc orienta sempre o uso consciente dos equipamentos para que surpresas na fatura não sejam encontradas. O lembrete é do gerente administrativo da empresa, CLÉBER SIMA. Ele citou que ações simples como manter a limpeza em dia do ar condicionado e manter a temperatura entre 20 e 23 graus são fundamentais para uma fatura sem exageros. Ele orientou que temperatura abaixo dos 20 graus ocasiona um aumento elevado do consumo. Para CLÉBER SIMA, são pequenas dicas que fazem toda a diferença no final do mês para os consumidores.

As bandeiras tarifárias cobradas nas faturas de energia não são definidas pela Celesc, mas sim pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. A informação é do gerente administrativo da estatal catarinense, CLÉBER SIMA. Ele pontuou que neste mês a bandeira em vigência é a de recursos hídricos e está é a de maior valor, ou seja, que impacta diretamente no bolso do consumidor no final do mês.

Todos os anos a Celesc registra um aumento no consumo de energia mas nada além do esperado pela empresa. O comentário é do gerente administrativo da estatal, CLÉBER SIMA. Ele disse que neste começo de ano o aumento foi menor que o registrado no ano passado. Questionado sobre reclamações referente à fatura de energia, ele salientou que elas ocorrem e são normais, porém, frisou que todas as orientações são passadas para que o consumo seja consciente. CLÉBER SIMA detalhou que no site da Celesc existe um simulador de consumo que pode ser acessado por qualquer pessoa, além do próprio aplicativo e redes sociais da empresa onde constam várias informações e dicas aos consumidores. Ele ressaltou ainda que informações sobre a cobrança de bandeiras e demais impostos podem ser conferidos na própria fatura de energia e pelos canais da estatal.

A edição desta quarta-feira do Peperi Entrevista contou com a presença do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDNILSON ZANARDI. Ele esteve respondendo pelo município até a última segunda-feira e nesta terça-feira, o prefeito WILSON TREVISAN reassumiu o cargo após 15 dias afastados. ZANARDI fez uma avaliação extremamente positiva dos trabalhos realizados nessas duas semanas e lembrou que está foi a segunda vez que assumiu o cargo máximo do município, sendo a primeira oportunidade em abril do ano passado quando esteve no posto de prefeito por 10 dias.

Os méritos dos trabalhos executados nas últimas duas semanas na prefeitura de São Miguel do Oeste são de toda a equipe. O comentário é do vice-prefeito, EDNILSON ZANARDI. Ele disse que na oportunidade foram dadas sequências as ações que já vinham sendo executadas pelo prefeito WILSON TREVISAN. Ele avaliou que sua gestão é parecida com a implanta pelo prefeito, porém, pontuou que 15 dias é pouco tempo para fazer um trabalho mais específico em qualquer área da administração. ZANARDI destacou ações em vários setores, entre eles, sobre a migração existente no município, retorno das aulas no mês que vem e na saúde, onde os trabalhos serão reestruturados e assistidos por uma empresa terceirizada.

Os setores que precisaram de uma atenção maior nesses 15 dias foram a Agricultura e Saúde. A declaração é do vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDNILSON ZANARDI. Conforme ele, a estiagem continua castigando fortemente o município e a região e as perdas são significativas e ocorrem em diversos setores da cadeia produtiva. Já em relação à Saúde, ele ressaltou que o aumento expressivo dos casos de Covid-19 acendeu um alerta na Administração e reuniões foram realizadas com o objetivo de encontrar meios de controlar essa terceira onda do vírus. Segundo ZANARDI, os cuidados básicos foram deixado de lado e a conta chegou novamente para o município.

O município de São Miguel do Oeste vai reativar o Centro de Triagem para Covid-19. O anúncio é do vice-prefeito, EDNILSON ZANARDI. Ele lembrou que desde a desativação da instalação existente no salão paroquial no mês passado, os atendimentos vinham sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento. De acordo com ele, o que acontece é que a UPA já não suporta a quantidade de atendimentos de pessoas com sintomas gripais e por isso a ativação do novo centro de triagem é fundamental nesse momento.

O Centro de Triagem não será instalado novamente no salão paroquial pois o espaço no centro da cidade era alugado. A explicação é do vice-prefeito, EDNILSON ZANARDI. Ele citou que este novo local escolhido é do município e dessa forma o governo não vai precisar gastar com aluguel. Ele pontuou que ações paliativas foram pensadas para manter o atendimento na UPA 24 horas, porém, a demanda expressiva obrigou o município a tomar essa decisão e transferir os atendimentos para esse novo espaço. ZANARDI frisou ainda que uma reunião foi realizada com o Conselho das Entidades e uma forte campanha para o retorno do uso de máscaras e álcool em gel deve ocorrer em todo o município.

O novo Centro de Triagem ainda não foi instalado e por isso os moradores que possuem sintomas gripais devem se dirigir até a UPA 24 horas. A orientação é da secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, DAIANA SIRTOLI. Ela salientou que o Centro de Idosos do bairro Agostini está sendo organizado para receber a nova estrutura e assim que o espaço estiver pronto a população será informada. Ela frisou que neste momento, o atendimento ainda está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento e qualquer pessoa com sintomas gripais deve procurar a unidade.

Quase 500 pessoas estão infectadas com o vírus da Covid-19 em São Miguel do Oeste. Apenas nesta terça-feira foram 103 moradores positivos com a doença. Outros 37 se recuperaram do coronavírus. Nesta quarta-feira o número de casos ativos já é de 496 contaminados. Já no Hospital Regional a ocupação continua sendo de três pacientes na ala Covid, sendo dois na UTI e um na enfermaria. Não foram registradas mortes, altas, transferências ou óbitos em decorrência do vírus nas últimas 24 horas na unidade hospitalar.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste flagrou no final da manhã de ontem um adolescente com cocaína na boca. O fato foi registrado na Rua Florianópolis, no bairro São Luiz. A guarnição realizava rondas no local quando avistou um menor de idade já conhecido do meio policial pelo envolvimento com entorpecentes. Ao avistar a viatura, o adolescente colocou algo na boca e mudou de direção. Os policiais realizaram a abordagem, porém, a ordem não foi acatada pelo menor, sendo parado logo em seguida. Em busca pessoal, os PMs encontraram duas bucha de cocaína, sendo uma no bolso e outra na boca. Diante dos fatos o menor foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Um incêndio de grandes proporções atingiu mais uma área de reflorestamento na região Extremo Oeste. O fato foi na Linha São Francisco, no interior de Dionísio Cerqueira. Ao todo, o Corpo de Bombeiros trabalhou por 27 horas no combate às chamas. As ações iniciaram na noite do último domingo e só terminaram nesta terça-feira. Segundo os profissionais, cerca de 16 hectares de mata protegida foram queimadas, além de outros 59 hectares de mata nativa, reflorestamento de pinus, eucaliptos e plantações diversas. Segundo populares, o fogo iniciou após a queima de lixo nas proximidades. O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste também auxiliou no combate às chamas em Dionísio Cerqueira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.