ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 19-01-2022 Quarta-Feira

-DEPUTADO PROPÕE DECRETO PARA BARRAR AUMENTOS NA CONTA DE LUZ

-QUASE 300 MIL CATARINENSES NÃO TOMARAM A PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19

-DESCANSO FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR ENCAMINHAMENTOS SOBRE COVID E ESTIAGEM

-COM MODALIDADE DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, ESCOLA DO INTERIOR DE SJO TERÁ MATRÍCULAS ATÉ INÍCIO DE FEVEREIRO

-FALTA DE ÁGUA PODE CANCELAR MUTIRÃO DE CIRURGIAS, DIZ DIRETOR DE HOSPITAL

-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROJETA NOVO ANO LETIVO COM NOVIDADE NO SISTEMA DE REFORÇO ESCOLAR

-ADOLESCENTE TENTA ESCONDER DROGA DENTRO DA BOCA E ACABA DETIDO PELA PM

-MULHER É PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS E HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA


O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em vários pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 51centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.


A Alemanha registrou nesta quarta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19. Ao todo, foram 112 mil, 323 novos casos confirmados. Segundo o ministério da Saúde do país, o pico não foi atingido, o que deve fazer a vacinação obrigatória ser introduzida em maio. A contagem de infecções por Covid na Alemanha agora é superior a oito milhões. O número de mortos também aumentou em 239 nesta quarta e chegou a mais de 116 mil. O ministério disse esperar que a onda atinja o pico em algumas semanas, já que a variante Ômicron elevou a taxa de incidência de sete dias da Alemanha para 584 casos por 100 mil habitantes.


O chefe da Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim". Ele advertiu contra a suposição de que a variante Ômicron seja mais suave do que as anteriores e de que, portanto, seria uma ameaça menor. Em entrevista coletiva na sede da OMS, em Genebra, ele disse a repórteres que a Ômicron levou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo na semana passada. Ele disse que embora a variante possa ter consequências menos graves para muitos pacientes, "a narrativa de que ela é uma doença leve é enganosa.


Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um método natural de remover resíduos de quimioterapia do organismo e, como consequência, reduzir os efeitos colaterais que fragilizam pacientes em tratamento contra o câncer. A tecnologia chamada de nanocristais de celulose peluda foi criada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia e do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, em Los Angeles. Ela tem como base materiais extraídos das paredes celulares da plantas, que são projetados para ter um número imenso de “cabelos” de cadeia de polímeros que se estendem de cada extremidade. Segundo o estudo publicado, esses "cabelos" aumentam a capacidade potencial de captura das drogas usadas na quimioterapia no sangue dos pacientes.


O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil que neste ano oferta mais de 110 mil vagas.


A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir na tarde de hoje para discutir a liberação dos autotestes de Covid-19 no país. A sessão está prevista para ocorrer às três horas da tarde. O pedido de autorização do uso dos autotestes foi feito pelo Ministério da Saúde e apresentado à agência na semana passada. A solicitação da pasta acontece em um momento em que o Brasil vê crescer a procura por testes rápidos na rede assistencial de saúde, sobretudo devido à expansão da variante Ômicron pelo país.


O deputado LÉO MORAES do Podemos de Rondônia protocolou um projeto legislativo que visa suspender os efeitos de um decreto federal, que prevê a criação e gestão da Conta Escassez-Hídrica pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.MORAES argumentou que os custos maiores advindos da necessidade de geração de energia por meio de usinas termelétricas devido à crise hídrica que deixou muito baixo o nível dos reservatórios das hidrelétricas não pode onerar o consumidor final. De acordo com o deputado, os brasileiros já vem enfrentando uma grave crise de saúde e econômica e esse aumento seria mais um peso para as famílias brasileiras.


A vegetação próxima às redes elétricas foi responsável por 14 por cento das quedas de luz em 2021. Os números são da Celesc, que apontou que a região de Concórdia é a mais prejudicada, com 35 vírgula seis por cento do desabastecimento causado por árvores, galhos e até mesmo folhas que encostam nos fios condutores. A maior parte desses casos acontece no interior onde não há cabos protegidos. Para a empresa, essas situações podem gerar perigos a população, visto que em algumas situações, o sistema não desativa a energia, e cabos energizados por exemplo, podem ficar ao alcance dos moradores próximos.


Em apenas um mês, Santa Catarina registrou 23 mortes por afogamento no Estado. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira e apontam para o fim da Operação Veraneio, que será encerrada nesta sexta-feira. Quatro pessoas a mais morreram de afogamento em comparação com o mesmo período de 2020, quando o número de vítimas foi 18. Já em 2019, 26 pessoas perderam a vida dessa maneira. O levantamento aponta que 10 das 23 perdas de 2021 foram em rios e 13 em praias.


Um ano após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Santa Catarina ainda tem 297 mil pessoas acima de 12 anos não vacinadas, que sequer tomaram a primeira dose. O número equivale a quatro vírgula 86 por cento da população total do Estado acima desta idade, grupo que já vem recebendo o imunizante nos últimos meses. A partir desta semana, com a chegada das vacinas pediátricas, crianças de cinco a 11 anos também podem receber a primeira dose de vacina contra a Covid. Somando este grupo, o estado tem 940 mil pessoas que ainda não foram vacinadas, o que corresponde a 13 vírgula 89 por cento da população total catarinense.


-TUNÁPOLIS ASSINA TERMO DE FOMENTO PARA APAE

-DESCANSO FARÁ REUNIÃO PARA DISCUTIR ENCAMINHAMENTOS EM RELAÇÃO À COVID E ESTIAGEM

-COM MODALIDADE DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, ESCOLA DO INTERIOR DE SJO TERÁ MATRÍCULAS ATÉ INÍCIO DE FEVEREIRO

-FALTA DE ÁGUA PODE CANCELAR MUTIRÃO DE CIRURGIAS, DIZ DIRETOR DE HOSPITAL

-SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROJETA NOVO ANO LETIVO COM NOVIDADE NO SISTEMA DE REFORÇO ESCOLAR


O novo secretário de Administração, Finanças e Planejamento de São João do Oeste, ANDRÉ KLUNK, possui quase duas décadas de experiência no setor público. Conforme ele, a notícia de que ele seria o novo secretário foi recebida com muita honra e agora trabalha para o melhor da pasta e demais setores. KLUNK enfatiza que ocupar a função administrativa requer responsabilidade. Ele avalia o setor como burocrático e espera desenvolver um bom trabalho a partir deste ano. No momento, está priorizando pela habitação específica do setor e espera criar um canal de diálogo com os colegas e comunidade em geral. ANDRÉ KLUNK enfatiza que a prefeitura é o suporte de um município e o objetivo das mudanças realizadas nos setores pelo prefeito GENÉSIO ANTON é dar celeridade nas ações do município, com diretrizes de dinamismo aos processos necessários.


Na semana passada, o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON realizou um encontro com empresários para anunciar as mudanças realizadas com a abertura da nova Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. VANDERLEI PASOLINI, que até então era secretário de Administração, assumiu como secretário da sexta secretaria, uma solicitação dos empresários. No encontro o prefeito GENÉSIO ANTON destacou a importância de unir forças dos setores público e privado para viabilizar maiores oportunidades de inovação e avanço da economia no município. Ele citou que o objetivo é a retomada de parcerias promissoras para impulsionar São João do Oeste. Com a presença de vereadores, o prefeito ainda destacou a importância da casa legislativa para otimizar os trâmites burocráticos e maximizar os resultados das atividades apresentados aos munícipes.


Tunápolis repassou Termo de Fomento com Apae. Assinatura aconteceu no gabinete do prefeito MARINO FREY na tarde de ontem, com a Presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, ELISE TRENHAGO, e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, NAÍSSA SCHAURICH. Conforme o prefeito, o objeto do termo é o desenvolvimento das atividades da APAE. Assim como foi assinado o Termo de Fomento de repasse de recursos para a Associação Hospitalar do município para manutenção de suas atividades, a APAE necessita de recursos para o bom andamento das atividades. O município repassou à entidade o valor de 132 mil reais, conforme o Plano de Trabalho apresentado, sendo o montante dividido em seis parcelas, durante o ano de 2022. Conforme a Presidente da Associação ELISE TRENHAGO, o valor é de suma importância para desenvolvimento de todos os trabalhos da APAE. Ela destacou que há 10 anos a instituição recebe o auxílio da prefeitura. O valor foi reajustado pelo INPC, pois estavam congelados desde o início da pandemia.


Descanso fará reunião com lideranças para discutir encaminhamentos relacionados à questão da Covid-19 e estiagem. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, PAULO LAUXEN. Segundo ele, a reunião será no Clube SAAD, com início logo mais, às 13h30. LAUXEN comenta que a decisão de reunir lideranças e representantes de entidades surgiu a partir de reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, realizada nessa segunda-feira, a qual constatou que seria necessária uma discussão mais aprofundada para tomar decisões quanto ao Coronavírus e a estiagem. O secretário de Desenvolvimento Econômico convida representantes de entidades, como o Rotaract, Lions, CTG, coordenadores das comunidades, cooperativas e sindicatos para um debate logo mais.


PAULO LAUXEN constata que os casos de Covid crescem extraordinariamente, apesar de não haver nenhum hospitalizado no município. Ele cita que ontem foram registrados 48 mil novos casos do vírus em SC, o maior em um dia desde o início da pandemia. Em março do ano passado, no pico da pandemia, foram 38 mil diários no estado. No caso de Descanso, o secretário de Desenvolvimento Econômico observa que a última semana foi a sétima pior em contaminação de Coronavírus. Se as infecções continuarem no ritmo atual, nessa semana o município deverá chegar a 70, ou até 90 novos casos. LAUXEN constata que a maioria da população já fez a segunda dose, e a metade o reforço, o que considera importante para conter a disseminação do vírus. O secretário defende que é preciso evitar atividades que aglomerem pessoas, como campeonatos, jogos abertos, bailes ou festas de comunidades. Ele comenta ainda que não adianta ao Comitê da Covid tomar uma decisão se ela não for acatada pelas lideranças, por isso reforça a importância da reunião.


Em relação à estiagem, PAULO LAUXEN comenta que em Descanso o impacto é registrado pelo transporte de cerca de 120 a 150 mil litros de água potável para as famílias consumirem. Esse transporte é diário e feito tanto na cidade como no interior. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, uma dificuldade é em relação à água captada pela Casan, não em relação ao volume, mas à qualidade que não está boa. Salienta que a Companhia de Água e Saneamento vai participar da reunião para expor a situação. No interior, houve queda expressiva na produção de milho, soja, leite, e redução da produtividade de suínos e aves, em função da escassez de água. Uma das sugestões que deverão ser apresentadas, segundo LAUXEN, é que os municípios que não estão sofrendo com estiagem possam oferecer seus caminhões e estruturas para transporte de água aos municípios que enfrentam maiores problemas e não têm estrutura de transporte suficiente para abastecer, tanto para consumo humano como animal.


Conforme o diretor da Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick, ADAIR SCHWAAB, da comunidade Ervalzinho, no interior de SJO, no ano passado o educandário adotou nova modalidade de ensino. Trata-se da pedagogia da alternância, a qual permite à escola elencar tema gerador e em cima disso ocorrem planejamentos quinzenais com toda equipe, focando nos temas mais relevantes para serem trabalhados, mas sem deixar de lado a base curricular comum. Segundo o diretor, existem vários temas da realidade da comunidade que podem ser trabalhados com atividades práticas e isso é um diferencial importante para a educação dos alunos da escola do interior. Ele destaca que escolas de outros municípios, como Iporã do Oeste, Tunápolis e Itapiranga estão aderindo também à pedagogia da alternância para elevar a qualidade de ensino nos educandários.


ADAIR SCHWAAB enfatiza que já existem mais de 20 palestras agendadas para esse ano, e a direção está se preparando para receber os alunos no início do ano letivo de 2022. O diretor da escola de Linha Ervalzinho registra a satisfação de contar com vários professores efetivos solicitando complementação de aulas na escola, o que vai melhorar a qualidade da equipe docente. SCHWAAB salienta que 51 alunos estão matriculados e haverá mais duas semanas para fazer matrículas, até o início de fevereiro. Na próxima semana a escola já terá o retorno de servidores para trabalhar e planejar atividades, de modo a receber os estudantes da melhor forma possível no retorno do ano letivo. ADAIR SCHWAAB cita ainda que as famílias podem acreditar na escola, pois ela está firme e forte, trabalhando muito e sabe da sua importância para a comunidade de Ervalzinho.


Mutirão de cirurgias poderá ser cancelado por falta de água. A informação é do diretor do Hospital Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, RENATO CELANTE. Segundo ele, o instituto hospitalar ainda conta com 40 mil litros de reserva de água. Na perspectiva do diretor, essa reserva está chegando ao fim, pois nesse momento entra pouca água no reservatório, incapaz de recuperar a reserva. Por esse motivo, se não houver alguma chuva para amenizar a situação, CELANTE frisa que em breve será necessário cancelar mutirões de cirurgias por falta de água. O diretor do hospital salienta ainda que já falou com a Casan, a qual se comprometeu a aumentar a vazão de água para o hospital, para recuperar a reserva e colocar em nível que viabilize a continuidade dos trabalhos.


RENATO CELANTE lembra que o hospital de Iporã do Oeste já passou por momentos críticos em relação ao abastecimento. No ano passado, por exemplo, a estiagem exigiu que o instituto hospitalar buscasse água mineral para manter as atividades. O diretor espera que essa situação não se repita, e destaca que desde então houve investimentos em reservas de água, para em seguida mudar para a caixa e não precisar mais enfrentar maiores problemas no abastecimento. Quanto ao surto de Coronavírus na região, CELANTE verifica que isso não se reflete em internações no hospital. Ontem, por exemplo, havia apenas dois internados com suspeita e um confirmado com Covid-19.


A secretária de Educação de Santa Helena, LAÍS TELEKEN, salienta que o retorno das aulas para estudantes da rede municipal de ensino será no dia nove de fevereiro. A expectativa é de receber em torno de 240 alunos nas três escolas municipais, que ficam na mesma unidade escolar, ambas na EMEB Cinderela. Conforme a secretária, a creche recebe crianças de quatro meses a dois anos, a educação infantil do jardim um até a pré-escola, enquanto a escola de ensino fundamental recebe alunos do primeiro ao quinto ano. A principal novidade do ano letivo será o Acerta Brasil, um sistema de reforço escolar dentro da sala de aula, em vista da defasagem a ser recuperada. LAÍS observa que foi identificada defasagem principalmente em disciplinas básicas, como Português e Matemática, e o Acerta Brasil visa proporcionar o aprendizado que não foi possível. Haverá duas aulas de reforço por semana, uma de cada livro, no qual o professor vai parar a aula dele e trabalhar o Acerta Brasil para melhorar os índices do município, como é o caso do IDEB.


LAÍS TELEKEN salienta que esteve na Secretaria de Educação do município de Caçador no ano passado, onde conheceu uma sala maker, um diferencial no qual o professor faz o próprio material pedagógico. A secretária de Santa Helena enfatiza que essa sala maker também será instalada no município. Ela conta com impressora plotter, impressora três D e uma cortadora a laser. Caso o professor queira fazer jogo especial, quebra-cabeça ou necessitar de material pedagógico para trabalhar algum conteúdo específico em sala de aula, poderá fazer parceria com a pessoa responsável pela sala maker, onde o próprio professor vai desenvolver material específico para a necessidade do aluno. LAÍS comenta que os professores utilizam muito esses espaços, além de evitar que precisem licitar materiais.


Em relação aos protocolos referentes à contenção do Coronavírus no ensino escolar, a secretária de Educação de Santa Helena enfatiza que nessa segunda-feira houve reunião sobre o assunto, convocada pelo Estado. LAÍS TELEKEN destaca que SC está sempre à frente na questão dos protocolos da Covid, demonstrando a preocupação em relação à pandemia. As aulas no ano letivo de 2022 serão no regime 100 por cento presencial, portanto sem mais o ensino híbrido, que consistia em uma semana na escola e outra em casa. O uso da máscara, álcool em gel, higienização e ventilação das salas de aula continuam obrigatórios. Já a aferição da temperatura passou a ser facultativa, pois como cita LAÍS TELEKEN, já existe o entendimento de que a Covid não manifesta febre, e o espaçamento no ambiente escolar também será reduzido.


-ADOLESCENTE TENTA ESCONDER DROGA DENTRO DA BOCA E ACABA DETIDO PELA PM

-MULHER É DETIDA POR TRÁFICO DE DROGAS E HOMEM POR POSSE ILEGAL DE ARMA


O Corpo de Bombeiros de Mondaí atendeu incêndio na manhã desta quarta-feira. Foi por volta das 05h40, em edificação industrial na SC 386, em Mondaí. Duas viaturas realizaram o combate por cerca de 30 minutos e extinguiram as chamas. Foi verificado que o fogo estava em madeiras e montes de maravalha próximas à fornalha da empresa. As chamas haviam subido para as tesouras, porém pararam em uma delas, que caiu ao solo. Após foi realizado o rescaldo e solicitado o auxílio de uma máquina da prefeitura, que ajudou a espalhar os montes de maravalha. A empresa conta com aproximadamente 3000m² e o fogo atingiu aproximadamente 100m².


Já na noite de ontem, os bombeiros combateram incêndio em lavoura e mata nativa. Foi por volta das 20h50 de ontem, em Linha Jaboticaba, interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ao chegar no local, o fogo já estava adentrando na mata. A guarnição realizou o combate e posterior rescaldo utilizando quatro mil litros de água. O proprietário foi orientado a fazer o monitoramento do local e despejar esterco para não acontecer uma nova ignição do fogo. Com a falta de chuva e as altas temperaturas, o Corpo de Bombeiros tem registrado nas últimas semanas vários incêndios em vegetações. A orientação é de que as pessoas evitem fazer queimadas.


Um adolescente acabou detido pela PM ao tentar esconder droga na boca. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste registrou o fato por volta das 11 horas desta terça-feira, na Rua Florianópolis, Bairro São Luiz. De acordo com a PM, a guarnição estava em rondas quando avistou um adolescente, que já é conhecido no meio policial pelo envolvimento com drogas. No momento em que o adolescente viu os policiais, colocou algo na boca e mudou de direção. Ao notar o comportamento estranho, foi realizada abordagem e no primeiro momento o menor não acatou a ordem, mas em seguida foi detido. Em busca pessoal, foi encontrada uma bucha de cocaína em um dos bolsos do calção e outra dentro da boca do rapaz. Diante dos fatos o menor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia.


A Polícia Militar prendeu uma mulher em flagrante por tráfico de drogas. O fato ocorreu nesta terça-feira, por volta das 19 horas, em Anchieta. Em abordagem num carro Uber, com a passageira foram encontrados na sua mochila seis papelotes de cocaína já fracionados e prontos para consumo e venda. Após suspeita de tráfico de drogas a mulher foi conduzida até a Delegacia e a droga foi apreendida.


Homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu nesta terça-feira, às 17h, na Linha São Luiz, interior de Iporã do Oeste. No local um homem havia ameaçado familiares com uma arma de fogo. Os familiares mostraram à Polícia Militar onde a arma estava, uma espingarda calibre 32, com a numeração parcialmente escondida. A guarnição fez contato com o homem, que negava ter a arma, e depois admitiu que era sua. Ele foi conduzido para a delegacia de polícia e a arma apreendida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.