ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 19/01/2022

GLOBO EM FOCO – 19/01/22

-DEPUTADO PROPÕE DECRETO PARA BARRAR AUMENTOS NA CONTA DE LUZ

-QUASE 300 MIL CATARINENSES NÃO TOMARAM A PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19

- ITAPIRANGA SUSPENDE PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

-RESGATE NO RENDIMENTO ESCOLAR E MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DESAFIA PROFESSORES

-PRIMEIRO CENTRO GERIÁTRICO SERÁ INSTALADO NO INTERIOR DE ITAPIRANGA

-COM AUMENTO DE CASOS DA COVID, VIGILÂNCIA REFORÇA AÇÕES DE FISCALIZAÇÕES

-BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO EM LAVOURA E MATA NATIVA NO INTERIOR

- BALSA COM 50 PESSOAS ENCALHA NO RIO URUGUAI

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 42 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

A Alemanha registrou nesta quarta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19. Ao todo, foram 112 mil, 323 novos casos confirmados. Segundo o ministério da Saúde do país, o pico não foi atingido, o que deve fazer a vacinação obrigatória ser introduzida em maio. A contagem de infecções por Covid na Alemanha agora é superior a oito milhões. O número de mortos também aumentou em 239 nesta quarta e chegou a mais de 116 mil. O ministério disse esperar que a onda atinja o pico em algumas semanas, já que a variante Ômicron elevou a taxa de incidência de sete dias da Alemanha para 584 casos por 100 mil habitantes.

O chefe da Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim". Ele advertiu contra a suposição de que a variante Ômicron seja mais suave do que as anteriores e de que, portanto, seria uma ameaça menor. Em entrevista coletiva na sede da OMS, em Genebra, ele disse a repórteres que a Ômicron levou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo na semana passada. Ele disse que embora a variante possa ter consequências menos graves para muitos pacientes, "a narrativa de que ela é uma doença leve é enganosa.

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um método natural de remover resíduos de quimioterapia do organismo e, como consequência, reduzir os efeitos colaterais que fragilizam pacientes em tratamento contra o câncer. A tecnologia chamada de nanocristais de celulose peluda foi criada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia e do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, em Los Angeles. Ela tem como base materiais extraídos das paredes celulares da plantas, que são projetados para ter um número imenso de “cabelos” de cadeia de polímeros que se estendem de cada extremidade. Segundo o estudo publicado, esses "cabelos" aumentam a capacidade potencial de captura das drogas usadas na quimioterapia no sangue dos pacientes.

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil que neste ano oferta mais de 110 mil vagas.

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir na tarde de hoje para discutir a liberação dos autotestes de Covid-19 no país. A sessão está prevista para ocorrer às três horas da tarde. O pedido de autorização do uso dos autotestes foi feito pelo Ministério da Saúde e apresentado à agência na semana passada. A solicitação da pasta acontece em um momento em que o Brasil vê crescer a procura por testes rápidos na rede assistencial de saúde, sobretudo devido à expansão da variante Ômicron pelo país.

O deputado LÉO MORAES do Podemos de Rondônia protocolou um projeto legislativo que visa suspender os efeitos de um decreto federal, que prevê a criação e gestão da Conta Escassez-Hídrica pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. MORAES argumentou que os custos maiores advindos da necessidade de geração de energia por meio de usinas termelétricas devido à crise hídrica que deixou muito baixo o nível dos reservatórios das hidrelétricas não pode onerar o consumidor final. De acordo com o deputado, os brasileiros já vem enfrentando uma grave crise de saúde e econômica e esse aumento seria mais um peso para as famílias brasileiras.

A vegetação próxima às redes elétricas foi responsável por 14 por cento das quedas de luz em 2021. Os números são da Celesc, que apontou que a região de Concórdia é a mais prejudicada, com 35 vírgula seis por cento do desabastecimento causado por árvores, galhos e até mesmo folhas que encostam nos fios condutores. A maior parte desses casos acontece no interior onde não há cabos protegidos. Para a empresa, essas situações podem gerar perigos a população, visto que em algumas situações, o sistema não desativa a energia, e cabos energizados por exemplo, podem ficar ao alcance dos moradores próximos.

Em apenas um mês, Santa Catarina registrou 23 mortes por afogamento no Estado. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira e apontam para o fim da Operação Veraneio, que será encerrada nesta sexta-feira. Quatro pessoas a mais morreram de afogamento em comparação com o mesmo período de 2020, quando o número de vítimas foi 18. Já em 2019, 26 pessoas perderam a vida dessa maneira. O levantamento aponta que 10 das 23 perdas de 2021 foram em rios e 13 em praias.

Um ano após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Santa Catarina ainda tem 297 mil pessoas acima de 12 anos não vacinadas, que sequer tomaram a primeira dose. O número equivale a quatro vírgula 86 por cento da população total do Estado acima desta idade, grupo que já vem recebendo o imunizante nos últimos meses. A partir desta semana, com a chegada das vacinas pediátricas, crianças de cinco a 11 anos também podem receber a primeira dose de vacina contra a Covid. Somando este grupo, o estado tem 940 mil pessoas que ainda não foram vacinadas, o que corresponde a 13 vírgula 89 por cento da população total catarinense.

Itapiranga suspende programação de aniversário. Uma reunião convocada ontem pela prefeitura com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgãos de saúde, forças da segurança pública, sindicatos, associação comercial, promotores de eventos e outros segmentos da sociedade definiu a suspensão de eventos no município. O motivo é a falta de recursos hídricos e o aumento de casos ativos de Covid-19 que tem gerado preocupação cada vez maior. As medidas servem para amenizar a situação. A decisão ocorreu após amplo debate. Foram suspensos o décimo quinto Motogóis, o décimo oitavo Rodeio Crioulo Interestadual e o baile do aniversário de 68 anos do município, com escolha das soberanas da quadragésima terceira Oktoberfest. Os eventos estavam programados para a primeira quinzena do mês de fevereiro.

JAIT terá continuidade no município. Em encontro realizado com autoridades no final da tarde de ontem, ficou acordado que os jogos abertos de Itapiranga terão continuidade, mas, sem a realização da modalidade de tiro de laço e com a suspensão momentânea do futebol sete, por conta da forte onda de calor. Os eventos privados estão permitidos, mediante o cumprimento do protocolo “Evento Seguro”, definido pela secretaria de Estado da Saúde.

Ações de enfrentamento à estiagem serão priorizadas no município. Mesmo com cinco estações de tratamento de água operando no município, o elevado consumo de água potável tem preocupado. Em razão da falta de chuvas, a principal demanda ocorre no meio rural, já que os produtores estão utilizando mais água tratada nas propriedades, ocasionando uma sobrecarga no sistema. As medidas mais severas estão sendo adotadas para manter o fornecimento de água à população, evitando que o sistema de abastecimento entre em colapso. A situação mais crítica é em Linha São Sebastião, onde a vazão do rio Macaco Branco está muito baixa, dificultando a captação de água para tratamento e distribuição na rede.

Tunápolis repassa Termo de Fomento com a Apae. Assinatura aconteceu na tarde de ontem no gabinete do prefeito MARINO FREY com a Presidente da Apae ELISE TRENHAGO e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, NAÍSSA SCHAURICH. Conforme o prefeito, o objeto do termo é o desenvolvimento das atividades da APAE. Assim como foi assinado o Termo de Fomento de repasse de recursos para a Associação Hospitalar do município para manutenção de suas atividades, a APAE necessita de recursos para o bom andamento das atividades. O município repassou a entidade o valor de 132 mil reais, conforme o Plano de Trabalho apresentado, sendo o montante dividido em seis parcelas, durante o ano de 2022. Conforme a Presidente da Associação ELISE TRENHAGO, o valor é de suma importância para desenvolvimento de todos os trabalhos da APAE. Ela destacou que há 10 anos a instituição recebe o auxílio da prefeitura. O valor foi reajustado pelo INPC, pois estavam congelados desde o início da pandemia.

Os auditores Fiscais da alfândega de Dionísio Cerqueira aderiram à paralisação em busca de regulamentação do bônus e reajuste salarial. Eles são contra o corte orçamentário para 2022. Segundo o delegado da alfândega MARK TOLLEMACHE, a unidade da Receita Federal em Dionísio está sendo uma das mais afetadas com o corte de 50 por cento de recursos para este ano. Ele acredita que a alfândega possui recursos para os serviços até maio deste ano, e após este mês, a alfândega poderá sofrer seriamente na prestação de serviços e despache de cargas pela aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, além de prejudicar as contas necessárias da unidade como luz e água. O delegado ainda informou que na tarde de ontem foi realizada uma reunião em conjunto com despachantes, servidores e motoristas. TOLLEMACHE explicou que o encontro teve como objetivo trazer informações aos motoristas sobre o motivo da paralisação dos trabalhos na alfândega, como também chamar a atenção da população e governos sobre o corte orçamentário que a alfândega teve.

A paralisação da alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira também tem como objetivo alertar o governo Federal sobre a realização de concurso público para a contratação novos servidores. O delegado MARK TOLLEMACHE, explicou que os despachantes da região estão solicitando o funcionamento integral da aduana de turismo e não apenas as oitos horas como atualmente é atendido aos sete dias por semana. O delegado afirmou que isso só é possível se houver a realização de um concurso público para elevar o efetivo de funcionários na alfândega. Atualmente, a aduana de turismo conta com quatro servidores. MARK ainda afirmou que a unidade em Dionísio Cerqueira é a alfândega que mais perdeu efetivo nos últimos meses e não teve reposição. Desde 2017 até 2022 a Receita Federal teve uma redução de 36 por cento de servidores. Por isso, o delegado destacou a importância deste encontro com as autoridades buscando uma solução efetiva sobre o corte orçamentário. TOLLEMACHE pede o envolvimento dos prefeitos da região, deputados do extremo-oeste e oeste do Estado e do próprio governo do Estado.

Campanha de recolha de lâmpadas inservíveis em Itapiranga supera expectativas. A recolha teve apenas um dia de adesão em Itapiranga e contabilizou um número surpreendente. Foram aproximadamente 11 mil e 300 lâmpadas recolhidas na última segunda-feira. Conforme o Diretor de Urbanismo de Itapiranga, NELSON ARENHARDT, a coleta não era feita no município há pelo menos 10 anos. Nesta oportunidade, o município participou de uma parceria do Conder e a Ecoponto de São Miguel do Oeste. As lâmpadas foram recolhidas no setor ferramental da prefeitura e encaminhadas ao Ecoponto em São Miguel do Oeste fazendo parte do programa “Penso, Logo Destino”. O diretor de Urbanismo de Itapiranga cita que o município já possuía um grande número de lâmpadas inservíveis que foram destinadas para São Miguel do Oeste ainda na semana passada, totalizando desta forma mais de 22 mil lâmpadas entregues. O Conder está realizando a parceria em 23 municípios e já registra boa adesão.

Resgate no rendimento escolar e motivação de alunos desafia professores. Conforme o professor da rede municipal de Itapiranga, NELSON KLEIN, os desafios de um docente na atualidade são variados e também enfrenta vários obstáculos. Há alguns anos atrás, o papel do professor era basicamente dominar o conteúdo e transmitir em sala de aula. A mudança, conforme KLEIN, é da forma mais amplificada. O professor enfatiza que com o avanço da tecnologia em todos os setores da sociedade, inclusive na educação, surgem novas formas de ensino e o uso de outras ferramentas mais prioritárias.

NELSON KLEIN chama a atenção para os desafios que a pandemia deixou na educação. Observa a dificuldade em alcançar o engajamento do aluno nos conteúdos aplicados, seja pela compreensão ou interesse no assunto. KLEIN cita que um grande desafio será conquistar novamente o aluno que teve a perda no interesse escolar. O professor enfatiza que é fundamental também o papel dos pais no processo de ensino aprendizagem, criando relações, incentivando e contribuindo com a educação. Ele lembra que a escola inclui o processo familiar, social e comunitário. NELSON KLEIN chama a atenção que é necessário resgatar a motivação do alunos e aplicar metodologias ativas. O professor da rede municipal avalia que o desafio da profissão atualmente requer muita prática para saber lidar com as diferentes problemáticas encontradas no ambiente escolar. NELSON KLEIN lembra que tudo inicia com a educação dos estudantes e na constante busca de informação.

Primeiro Centro Geriátrico será instalado no interior de Itapiranga. Encontro realizado nesta terça-feira com construtora definiu os detalhes para o início da obra. Estiveram reunidos sócios do Instituto Família Royer, empresários, engenheiros, arquiteta e autoridades. Conforme o presidente do Instituto, ROGÉRIO ROYER, o encontro com a presença da Construtora responsável para dar início a obra é o ponta pé inicial para a concretização do centro que ficará localizado em Linha Beleza, interior de Itapiranga. O presidente destaca que o Instituto foi fundado com o objetivo de auxiliar as pessoas que necessitarem, com destaque para os idosos. A criação de uma área geriátrica vai contemplar associados do instituto e não associados.

ROGÉRIO ROYER enfatiza que o encontro de ontem serviu para realizar estudos de avaliação e fazer o pré-projeto da construção do Centro Geriátrico de Itapiranga. A construtora do Grupo Conak de São Miguel do Oeste será a responsável pela obra. ROGÉRIO ROYER cita que uma reunião foi realizada no ano passado com a comunidade de Linha Beleza, de onde há vários descendentes da família, para a autorização da implantação do centro. Uma área de um hectare foi adquirido próximo a igreja através da Mitra Diocesana de Chapecó, que foi doada à comunidade há alguns anos. Agora, o Instituto fará a aquisição com escritura pública.

O presidente do Instituto Família Royer revela que o Centro Geriátrico terá aproximadamente dois mil metros de área construída e o restante será para passeio público, horta e jardim. Ele revelou ainda que conforme o projeto, a estrutura será germânica para valorizar a cultura do município e possibilitará o atendimento completo por profissionais em 10 mil metros quadrados. Depois de pronto, o Centro Geriátrico poderá abrigar e hospedar idosos que necessitarem de atendimento. ROGÉRIO ROYER reforça que o atendimento será aberto ao público e não apenas para associados ou familiares. Lembra ainda que o centro terá atendimento filantrópico. Além de Itapiranga, o Instituto Royer pretende construir centros também em Venâncio Aires e em Missal, no Paraná.

O presidente do Instituto cita o apoio do poder público para a realização do projeto. O prefeito em exercício de Itapiranga, NILO BOURSCHEIDT esteve presente no encontro desta terça-feira e colocou o município a disposição para eventuais necessidades. Ele citou a importância de um centro no município e enfatizou que o trabalho da Assistência Social do município terá um papel fundamental. Conforme o prefeito, desta forma, os idosos do município poderão usufruir do projeto sem a necessidade de procurarem casas de abrigo em outros municípios. ROYER ainda lembrou que o Instituto Royer possui mais de 30 mil descendentes associados no Brasil e no Paraguai, e os recursos são oriundos através da associação. Enfatizou ainda que serão procuradas parcerias públicas e privadas e emendas parlamentares através do Fundo Municipal do Idoso. Quem não for descendente e quiser colaborar poderá fazer doações. ROGÉRIO ROYER destaca que serão efetuadas parcerias com municípios vizinhos para beneficiar a comunidade em geral.

Com aumento de casos da Covid-19, Vigilância Sanitária reforça ações de fiscalizações. Conforme o Fiscal Sanitário de Itapiranga, ALCENIR BENACHIO, a Vigilância está atenta com o grande aumento no números de casos no município. Após um período de flexibilização das medidas, novos casos voltaram a surgir com intensidade e geram preocupação aos órgãos de saúde. Ele reforça que os principais casos de isolamento são de pessoas que foram viajar e retornaram com sintomas. BENACHIO revela que em 2021 foram aplicados quase 130 mil reais em multas por descumprimento de regras, além de outras advertências e penalidades. O fiscal sanitário revela que a maioria das situações registradas era de pessoas que descumpriram o isolamento.

ALCENIR BENACHIO salienta que no final do ano houve flexibilização nas medidas por parte do estado e agora os municípios possuem liberdade de decisão em restringir eventos sociais. Entretanto, o fiscal sanitário chama a atenção para alguns cuidados necessários que ainda são obrigatórios. Ele alerta que muitas pessoas acreditam que não é mais obrigatório o uso de máscara. BENACHIO esclarece que a medida ainda é válida em estabelecidos e ambientes fechados e em casos que não é possível manter o distanciamento social. ALCENIR BENACHIO enfatiza que o mesmo é válido para os estabelecimentos que descumprirem as normativas. Em caso de descumprimento, as penalidades são aplicadas conforme prevê legislação. Até o momento foram poucas denúncias registradas. O fiscal sanitário enfatiza que a vigilância realiza vistorias de forma rotineira e caso alguma for detectada é possível fazer a denúncia anônima.

O fiscal sanitário destaca que o trabalho da vigilância possui ampla área de atuação, sendo em alimentos, ambientes e serviços de saúde. ALCENIR BENACHIO enfatiza que está em processo a modificação na rotulagem de alimentos por solicitação da Anvisa. A fiscalização inicia definitivamente em 2023 a partir da vigência definitiva. Até lá, o fiscal sanitário alerta para a necessidade de adaptação. Outra novidade conforme BENACHIO, é a flexibilização na classificação de abertura de estabelecimentos em categoria de baixo risco sanitário. Através desta lei, os estabelecimentos de baixo risco não necessitam mais de alvarás. ALCENIR BENÁCHIO chama atenção para que as pessoas não confundam o alvará com a fiscalização. Ele cita que a fiscalização segue com o intuito das empresas oferecer produtos de qualidade e não colocar o consumidor em risco. Os estabelecimentos desta categoria incluem lanchonetes, restaurantes, açougues, supermercados, entre outros. Estabelecimentos de médio e alto risco devem seguir com os alvarás.

Bombeiros combatem incêndio em lavoura e mata nativa. Foi por volta das 20h50min de ontem, em Linha Jaboticaba, interior de São João do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o combate a incêndio em mata nativa e parte de uma lavoura. Quando os bombeiros chegaram ao local, o fogo já estava adentrando na mata nativa. A guarnição realizou o combate e posterior rescaldo utilizando 4 mil litros de água. O proprietário foi orientado a fazer o monitoramento do local e despejar esterco para não acontecer uma nova ignição do fogo. Em Mondaí, um incêndio atingiu uma empresa na madrugada de hoje. O fogo atingiu madeiras e montes de ‘maravalha’, próximos a uma fornalha. Após 30 minutos de combate, as chamas foram extintas e foi realizado o rescaldo do local. Com a falta de chuva e as altas temperaturas, o Corpo de Bombeiros tem registrado nas últimas semanas vários incêndios em vegetações. A orientação é de que as pessoas evitem fazer queimadas.

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu às 17 horas de ontem, na Linha São Luiz, interior de Iporã do Oeste. No local, um homem havia ameaçado familiares com uma arma de fogo. A Polícia Militar localizou a espingarda calibre 32, com a numeração parcialmente escondida. O homem que inicialmente negou ter a arma, mais tarde admitiu que era sua. Ele foi conduzido para a delegacia de polícia e a arma apreendida.

Balsa com 50 pessoas fica encalhada no Rio Uruguai e bombeiros são acionados. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das 22 horas de ontem, para auxílio da Balsa que faz a travessia de Itapiranga até o Rio Grande do Sul pelo Rio Uruguai. A Balsa havia encalhado com 50 pessoas nela pelo baixo nível do rio. A empresa responsável acionou a guarnição que foi até o local com uma embarcação e retirou cinco pessoas dela. As demais pessoas foram monitoradas até que fosse possível desencalhar a Balsa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.