De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A Alemanha registrou nesta quarta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19. Ao todo, foram 112 mil, 323 novos casos confirmados. Segundo o ministério da Saúde do país, o pico não foi atingido, o que deve fazer a vacinação obrigatória ser introduzida em maio. A contagem de infecções por Covid na Alemanha agora é superior a oito milhões. O número de mortos também aumentou em 239 nesta quarta e chegou a mais de 116 mil. O ministério disse esperar que a onda atinja o pico em algumas semanas, já que a variante Ômicron elevou a taxa de incidência de sete dias da Alemanha para 584 casos por 100 mil habitantes.
O chefe da Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim". Ele advertiu contra a suposição de que a variante Ômicron seja mais suave do que as anteriores e de que, portanto, seria uma ameaça menor. Em entrevista coletiva na sede da OMS, em Genebra, ele disse a repórteres que a Ômicron levou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo na semana passada. Ele disse que embora a variante possa ter consequências menos graves para muitos pacientes, "a narrativa de que ela é uma doença leve é enganosa.
Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um método natural de remover resíduos de quimioterapia do organismo e, como consequência, reduzir os efeitos colaterais que fragilizam pacientes em tratamento contra o câncer. A tecnologia chamada de nanocristais de celulose peluda foi criada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia e do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, em Los Angeles. Ela tem como base materiais extraídos das paredes celulares da plantas, que são projetados para ter um número imenso de “cabelos” de cadeia de polímeros que se estendem de cada extremidade. Segundo o estudo publicado, esses "cabelos" aumentam a capacidade potencial de captura das drogas usadas na quimioterapia no sangue dos pacientes.
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil que neste ano oferta mais de 110 mil vagas.
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir na tarde de hoje para discutir a liberação dos autotestes de Covid-19 no país. A sessão está prevista para ocorrer às três horas da tarde. O pedido de autorização do uso dos autotestes foi feito pelo Ministério da Saúde e apresentado à agência na semana passada. A solicitação da pasta acontece em um momento em que o Brasil vê crescer a procura por testes rápidos na rede assistencial de saúde, sobretudo devido à expansão da variante Ômicron pelo país.
O deputado LÉO MORAES do Podemos de Rondônia protocolou um projeto legislativo que visa suspender os efeitos de um decreto federal, que prevê a criação e gestão da Conta Escassez-Hídrica pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. MORAES argumentou que os custos maiores advindos da necessidade de geração de energia por meio de usinas termelétricas devido à crise hídrica que deixou muito baixo o nível dos reservatórios das hidrelétricas não pode onerar o consumidor final. De acordo com o deputado, os brasileiros já vem enfrentando uma grave crise de saúde e econômica e esse aumento seria mais um peso para as famílias brasileiras.
A vegetação próxima às redes elétricas foi responsável por 14 por cento das quedas de luz em 2021. Os números são da Celesc, que apontou que a região de Concórdia é a mais prejudicada, com 35 vírgula seis por cento do desabastecimento causado por árvores, galhos e até mesmo folhas que encostam nos fios condutores. A maior parte desses casos acontece no interior onde não há cabos protegidos. Para a empresa, essas situações podem gerar perigos a população, visto que em algumas situações, o sistema não desativa a energia, e cabos energizados por exemplo, podem ficar ao alcance dos moradores próximos.
Em apenas um mês, Santa Catarina registrou 23 mortes por afogamento no Estado. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira e apontam para o fim da Operação Veraneio, que será encerrada nesta sexta-feira. Quatro pessoas a mais morreram de afogamento em comparação com o mesmo período de 2020, quando o número de vítimas foi 18. Já em 2019, 26 pessoas perderam a vida dessa maneira. O levantamento aponta que 10 das 23 perdas de 2021 foram em rios e 13 em praias.
Um ano após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Santa Catarina ainda tem 297 mil pessoas acima de 12 anos não vacinadas, que sequer tomaram a primeira dose. O número equivale a quatro vírgula 86 por cento da população total do Estado acima desta idade, grupo que já vem recebendo o imunizante nos últimos meses. A partir desta semana, com a chegada das vacinas pediátricas, crianças de cinco a 11 anos também podem receber a primeira dose de vacina contra a Covid. Somando este grupo, o estado tem 940 mil pessoas que ainda não foram vacinadas, o que corresponde a 13 vírgula 89 por cento da população total catarinense.
Falta menos de um mês para a Efaislo. Como conta KALU LESSA – integrante da Comissão Central Organizadora da sexta edição da Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, os trabalhos foram intensificados na reta final para o grande evento. Segundo ele, as questões mais importantes para a realização da feira já foram resolvidas, e agora o foco está em licitações e contratos que ainda precisam ser firmados até o evento. Resolvendo os detalhes finais, garante que tudo estará pronto até o dia dez de fevereiro, primeiro dia da exposição.
Efaislo terá entrada gratuita, quatro shows nacionais e outros regionais. De acordo com o integrante da Comissão Central Organizadora - KALU LESSA, o grande evento está tendo uma grande organização. A CCO tem cerca de 20 membros, representando administração municipal e entidades de São Lourenço, chefiados pelo presidente da Acislo e pelo vice-prefeito, desde 2019. Lembra que a feira foi impedida de acontecer devido a pandemia, mas agora vai sair do papel seguindo todos os protocolos de segurança. KALU reforça que será exigido que todos os visitantes apresentem documento comprovando de que se vacinaram, ou teste com resultado negativo feito em até dois dias.
Regionais de Educação do extremo-oeste estão se preparando para a retomada presencial das aulas prevista para o dia sete de fevereiro. Nas próximas semanas, as escolas devem receber maiores orientações da sede. O coordenador FLAVIO MAZIERO, afirmou que mesmo assim cada escola da regional foi orientada a continuar seguindo algumas regras, entre elas, o distanciamento social dentro da sala de aula. Caso as turmas sejam maiores, o coordenador afirmou que será intensificado a higienização e organização dos alunos. Ele explicou que cada unidade escolar deverá contar com um plano de contingência para comportar todos os estudantes e profissionais de forma segura. O governo estadual informou que o distanciamento social de um metro não é mais necessário, mas a vacinação continua sendo obrigatória para todos os profissionais de educação. Além disso, o uso da máscara também é obrigatório.
Para os alunos em quadro de risco devido alguma orientação médica, devem apresentar o atestado para comprovação da limitação que impede a volta presencial a escola. O coordenador FLAVIO MAZIERO, lembrou que a sede está avaliando o formato de atender os alunos de casa. Nos próximos dias, junto com as demais orientações específicas, cada regional vai receber o cronograma das aulas feitas em casa. O coordenador destacou que 100 por cento dos profissionais da regional de Educação de Dionísio Cerqueira estão vacinados contra a Covid-19.
Administração de Saltinho foca na estiagem. O secretário de agricultura – ROBERTO ANDRETTA, comenta que a cada dia recebe mais pedidos de abastecimento, de produtores sem água na propriedade. A cerca de 20 dias haviam cerca de 60 agricultores pedindo cargas da prefeitura, e hoje passam de 120 famílias. Em conversa com o prefeito, buscando formas de amenizar o problema, foi decidido destinar mais um caminhão para o transporte de água. ANDRETTA informa que o município tem estrutura, mas está sendo necessário focar maquinário e servidores para que o produtor não fique totalmente desabastecido.
Ajuda do estado é necessária para combater os efeitos da estiagem. O responsável pelo setor em Saltinho – ROBERTO ANDRETTA, conta que esteve em Chapecó se reunindo com a Ministra da Agricultura, onde esperava receber notícias boas, com medidas para ajudar o município. Porém, não sentiu muita segurança do Governo Federal, assim como os demais secretários da Amerios, que também esperavam medidas mais concretas, dando condições para as prefeituras ajudarem o homem do campo. No encontro estava também o governador do estado, que garantiu o retorno de programas da Epagri em fevereiro, auxiliando o produtor com cisterna, poço artesiano e caixas d ' água.
Agricultor sente cada vez mais os impactos da falta de chuva. ROBERTO ANDRETTA – secretário de agricultura de Saltinho, relata que o produtor está buscando maneiras de fazer algo dentro da propriedade para aproveitar água que tem. Para isso, informa que a Secretaria tem um programa para fazer poços no interior. ANDRETTA explica que já tem vários pedidos, que devem ser colocados em prática assim que os funcionários voltarem de férias. Acrescenta que Saltinho comprou mais uma retroescavadeira exclusivamente para a abertura dos poços, pois é necessário não só resolver o problema de agora, mas preparar as propriedades para o futuro.
Repercute na classe produtora de Campo Erê a vinda da vice governadora de Santa Catarina para o município. JULIANE BELTRAME e um grupo de mulheres do agro, receberam DANIELA REINHER no Sindicato do Produtores Rurais para uma reunião informal. Foram dirigidas perguntas das mais diversas a DANIELA. Na ocasião a veterinária FERNANDA DANELUZ levou ao conhecimento dela que toda a região é muito forte na agropecuária. A maioria dos pequenos municípios do Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná tem na produção de leite sua principal fonte de renda. Já em Campo Erê, uma das exceções, há grandes extensões de lavoura de grãos, com criação de gado de corte.
Além, da falta de chuva uma das maiores dificuldades é a falta de formação de preços dos produtos, principalmente no leite. O apontamento foi da veterinária FERNANDA DANELUZ. Acrescenta que todo custo de produção aumentou bastante, mas os preços dos produtos vem caindo para o produtor, na casa de 10 a 15 centavos, só no leite. A comparação é com a mesma época do ano passado. Questionada sobre as estradas, a vice governadora DANIELA REINHER comentou que tem municípios, como é o caso de Pinhalzinho, que está investindo em asfaltamento no interior. Ela torce para que todas as prefeituras, na medida do possível, consigam asfaltar pelo menos as principais estradas municipais.
Os auditores Fiscais da alfândega de Dionísio Cerqueira aderiram à paralisação em busca de regulamentação do bônus e reajuste salarial, como também contra o corte orçamentário para 2022. Segundo o delegado da alfândega MARK TOLLEMACHE, a unidade da Receita Federal em Dionísio está sendo uma das mais afetadas com o corte de 50 por cento de recursos para este ano. Ele acredita que a alfândega possui recursos para os serviços até maio deste ano, após este mês a alfândega poderá sofrer seriamente na prestação de serviços e despache de cargas pela aduana de cargas em Dionísio Cerqueira.
Além de prejudicar as contas necessárias da unidade como luz e água. O delegado ainda informou que na tarde de ontem foi realizada uma reunião em conjunto com despachantes, servidores da ACI e motoristas. Além do representante sindical da Receita Federal e prefeitos de Dionísio, Barracão e Santo Antônio do Sudoeste. TOLLEMACHE explicou que o encontro teve como objetivo trazer informações aos motoristas sobre o motivo da paralisação dos trabalhos na alfândega. Como também chamar a atenção da população e governos sobre o corte orçamentário que a alfândega teve.
A paralisação da alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira também tem como objetivo alertar o governo Federal sobre a realização de concurso público para contratar novos servidores. O delegado MARK TOLLEMACHE, explicou que os despachantes da região estão solicitando o funcionamento integral da aduana de turismo e não apenas as oitos horas como atualmente é atendido, como também aos sete dias por semana. Contudo, o delegado afirmou que isso não é possível se não houver a realização de um concurso público para elevar o efetivo de funcionários na alfândega. Atualmente a aduana de turismo conta com quatro servidores.
MARK ainda afirmou que a unidade em Dionísio Cerqueira é a alfândega de mais perdeu efetivo nos últimos meses e não teve a reposição. Desde 2017 até 2022 a Receita Federal teve uma redução de 36 por cento de servidores. Por isso, o delegado destacou a importância deste encontro com as autoridades buscando uma solução efetiva sobre o corte orçamentário. TOLLEMACHE pede o envolvimento dos prefeitos da região, deputados do extremo-oeste e oeste do Estado e do próprio governo do Estado..
Bombeiros combatem incêndio em lavoura de Campo Erê. O caso aconteceu por volta das 15 horas e 30 minutos da tarde de ontem, quando a guarnição foi chamada para a ocorrência na estrada de acesso a linha Pesqueirinho, próximo a Cohab. Chegando no local, os bombeiros avistaram o fogo numa lavoura de soja de aproximadamente quatro alqueires. Foram cerca 20 minutos para combater as chamas e fazer o rescaldo, utilizando 850 litros de água. As causas do incêndio não foram identificadas.
Veículo capota na SC-157. Um Renalt Sandero com placas de São Lourenço do Oeste capotou ontem, por volta das 15 horas, em Novo Horizonte. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o condutor do carro, de 30 anos, perdeu o controle da direção, bateu no barranco e acabou capotando. O motorista não se feriu, e no carro foram registrados apenas danos de pequena monta.
Homem morre em queda de moto em São Lourenço do Oeste. Por volta da uma e meia da madrugada de hoje, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi chamado para atender uma vítima de queda de moto. O homem de 27 anos estava deitado sobre a SC-157, com diversas fraturas e sem os sinais vitais. De acordo com os socorristas, foi tentada a reanimação cardiopulmonar, e o homem foi encaminhado a unidade de pronto atendimento em estado crítico, mas não resistiu aos ferimentos. A PM permaneceu no local.