-DEPUTADO PROPÕE DECRETO PARA BARRAR AUMENTOS NA CONTA DE LUZ
-QUASE 300 MIL CATARINENSES NÃO TOMARAM A PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID
-SÃO JOSÉ DO CEDRO DEFINE DATA PRA VACINAÇÃO CONTRA COVID EM CRIANÇAS
-ATENDIMENTO DE PESSOAS COM SINTOMAS GRIPAIS CRESCE NO HOSPITAL
-ALTO CONSUMO DE ÁGUA NOS ÚLTIMOS DIAS LEVA COMPANHIA EMITIR ALERTA
-PREFEITURA DE GUARUJÁ DO SUL ADIA REALIZAÇÃO DA FEIRA MUNICIPAL
-RECEITA FEDERAL ADERE PARALISAÇÃO CONTRA O CORTE ORÇAMENTÁRIO
-ONDAS DE CALOR TAMBÉM ELEVA CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NA REGIÃO
-VÍTIMA DE ACIDENTE NA SC-305 GANHA ALTA MÉDICA APÓS 25 DIAS NA UTI
-BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO EM ÁREA DE REFLORESTAMENTO POR 27 HORAS
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em vários pontos da região. A mínima das últimas horas foi de 19 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A Alemanha registrou nesta quarta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19. Ao todo, foram 112 mil, 323 novos casos confirmados. Segundo o ministério da Saúde do país, o pico não foi atingido, o que deve fazer a vacinação obrigatória ser introduzida em maio. A contagem de infecções por Covid na Alemanha agora é superior a oito milhões. O número de mortos também aumentou em 239 nesta quarta e chegou a mais de 116 mil. O ministério disse esperar que a onda atinja o pico em algumas semanas, já que a variante Ômicron elevou a taxa de incidência de sete dias da Alemanha para 584 casos por 100 mil habitantes.
O chefe da Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta aos líderes mundiais de que a pandemia do novo coronavírus "não está nem perto do fim". Ele advertiu contra a suposição de que a variante Ômicron seja mais suave do que as anteriores e de que, portanto, seria uma ameaça menor. Em entrevista coletiva na sede da OMS, em Genebra, ele disse a repórteres que a Ômicron levou a 18 milhões de novas infecções em todo o mundo na semana passada. Ele disse que embora a variante possa ter consequências menos graves para muitos pacientes, "a narrativa de que ela é uma doença leve é enganosa.
Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram um método natural de remover resíduos de quimioterapia do organismo e, como consequência, reduzir os efeitos colaterais que fragilizam pacientes em tratamento contra o câncer. A tecnologia chamada de nanocristais de celulose peluda foi criada por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia e do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica, em Los Angeles. Ela tem como base materiais extraídos das paredes celulares da plantas, que são projetados para ter um número imenso de “cabelos” de cadeia de polímeros que se estendem de cada extremidade. Segundo o estudo publicado, esses "cabelos" aumentam a capacidade potencial de captura das drogas usadas na quimioterapia no sangue dos pacientes.
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos será de 22 a 25 de fevereiro. No início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil que neste ano oferta mais de 110 mil vagas.
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai se reunir na tarde de hoje para discutir a liberação dos autotestes de Covid-19 no país. A sessão está prevista para ocorrer às três horas da tarde. O pedido de autorização do uso dos autotestes foi feito pelo Ministério da Saúde e apresentado à agência na semana passada. A solicitação da pasta acontece em um momento em que o Brasil vê crescer a procura por testes rápidos na rede assistencial de saúde, sobretudo devido à expansão da variante Ômicron pelo país.
O deputado LÉO MORAES do Podemos de Rondônia protocolou um projeto legislativo que visa suspender os efeitos de um decreto federal, que prevê a criação e gestão da Conta Escassez-Hídrica pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. MORAES argumentou que os custos maiores advindos da necessidade de geração de energia por meio de usinas termelétricas devido à crise hídrica que deixou muito baixo o nível dos reservatórios das hidrelétricas não pode onerar o consumidor final. De acordo com o deputado, os brasileiros já vem enfrentando uma grave crise de saúde e econômica e esse aumento seria mais um peso para as famílias brasileiras.
A vegetação próxima às redes elétricas foi responsável por 14 por cento das quedas de luz em 2021. Os números são da Celesc, que apontou que a região de Concórdia é a mais prejudicada, com 35 vírgula seis por cento do desabastecimento causado por árvores, galhos e até mesmo folhas que encostam nos fios condutores. A maior parte desses casos acontece no interior onde não há cabos protegidos. Para a empresa, essas situações podem gerar perigos a população, visto que em algumas situações, o sistema não desativa a energia, e cabos energizados por exemplo, podem ficar ao alcance dos moradores próximos.
Em apenas um mês, Santa Catarina registrou 23 mortes por afogamento no Estado. Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira e apontam para o fim da Operação Veraneio, que será encerrada nesta sexta-feira. Quatro pessoas a mais morreram de afogamento em comparação com o mesmo período de 2020, quando o número de vítimas foi 18. Já em 2019, 26 pessoas perderam a vida dessa maneira. O levantamento aponta que 10 das 23 perdas de 2021 foram em rios e 13 em praias.
Um ano após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Santa Catarina ainda tem 297 mil pessoas acima de 12 anos não vacinadas, que sequer tomaram a primeira dose. O número equivale a quatro vírgula 86 por cento da população total do Estado acima desta idade, grupo que já vem recebendo o imunizante nos últimos meses. A partir desta semana, com a chegada das vacinas pediátricas, crianças de cinco a 11 anos também podem receber a primeira dose de vacina contra a Covid. Somando este grupo, o estado tem 940 mil pessoas que ainda não foram vacinadas, o que corresponde a 13 vírgula 89 por cento da população total catarinense.
Estocagem de alimentos da cesta básica garantiu estabilidade nos preços nestas primeiras semanas de 2022. A declaração é da supermercadista DULCE ROMAM. Segundo ela, os mercados que possuem uma quantidade significativa nos estoques ainda seguem os preços normais neste mês. Mas pelos próximos meses o ramo de alimentos poderá sentir o efeito negativo que a estiagem vem causando na região. A empresária salientou que atualmente o estoque em seu estabelecimento é de produtos comprados antes do período das ondas de calor e chuvas abaixo da média. Ela afirmou que o setor até então mais prejudicado tem sido a bancada de hortifrutigranjeiros. Para manter uma boa bancada de diversidades deste ramo, ela afirmou que tem adquirido produtos de grandes centro de Curitiba, sendo que a queda na produção já está sendo registrada em São José do Cedro. DULCE ainda destacou que os novos preços nos produtos deve ser sentida com a nova compra de mercadorias para os supermercados. Isso poderá afetar no valor gasto pelas famílias em compras nos supermercados.
As ondas de calor também têm prejudicado as plantações de hortifrutigranjeiros no município de São José do Cedro. Segundo JULIANO SEWALD, o ataque de pragas nas plantações também aumentam devido a isso. Ele explicou que em sua horta os pés de alface e rúcula são as mais afetadas com a falta de chuva e ondas de calor. Atualmente é utilizado água de fontes caxambu para molhar os pés cultivados em sua horta. SEWALD salientou que isso causa uma preocupação e acredita que nos próximos meses, se a situação não melhorar, a intenção é realizar a perfuração de poços artesianos para regar a plantação. Ele também disse que a água em sua plantação é reaproveitada evitando o desperdícios. Contudo, neste período de calor a planta também consome mais água chegando a quase cinco mil litros diários. JULIANO ainda afirmou que entre oito e dez mil pés de alface foram perdidos por causa do calor.
A Casan do município de Guarujá do Sul emitiu um alerta sobre o consumo de água tanto na cidade quanto no interior. O gerente EDEVALDO LIMBERGER, afirmou que o consumo no perímetro urbano do município registrou uma alta. Ele acredita que a elevação no consumo de água se deve ao período atual, o que está preocupando a Companhia de Água. Por isso, ele solicitou à população o uso consciente da água durante estes meses com baixas precipitações. O gerente lembrou que a Casan tem atendido frequentemente os agricultores e empresas com transportes de água. Isso também tem elevado a demanda nas últimas semanas em Guarujá. Apenas na segunda-feira foram mais de 700 mil litros de água usados pela população do perímetro urbano. 30 mil litros foram solicitados por agricultores na segunda e ontem foram cerca de 20 mil litros de água. Já para uma laticínios foram transportados cerca de 30 mil litros ontem. A Companhia está dividindo durante o dia a retirada de água dos reservatórios, visando evitar uma demanda concentrada em um período. Sendo que sem esse trabalho, a parte alta de Guarujá poderia ser afetada, assim como a tubulação pela cidade que poderia se romper.
O valor da taxa é proporcional à quantidade de litros solicitados pelos agricultores ou empresas. O gerente da Casan EDEVALDO LIMBERGER, informou que o solicitante que pedir dez mil litros de água irá pagar uma taxa de 49 reais e 50 centavos. Para volume acima de 20 mil litros será cobrado uma taxa de 140 reais, e 30 mil litros de água o valor se aproxima dos 247 reais. Para empresas ou comércios, a taxa salta para 72 reais com 89 centavos para dez mil litros, 20 mil litros de água a taxa fica em torno de 195 reais, e 316 reais para 30 mil litros. Com esse aumento no consumo d'água, a Casan também teve que ampliar o horário de operação do sistema. O gerente EDEVALDO, afirmou que os serviços diários somavam cerca de 14 horas, mas com o alto consumo os serviços de sistema supera as 18 horas diariamente.
O maior consumo de energia elétrica nesse período do ano é normal e ocorre visto o calor extremo que vem sendo registrado na região. A afirmação é do gerente administrativo da Celesc, CLÉBER SIMA. Ele destacou que o aumento já é tradicional entre dezembro e março de cada ano. Conforme ele, a alta pode ser percebida na fatura de energia e é causada principalmente pelo uso de aparelhos de refrigeração, como ar condicionado, geladeira e freezer. Segundo ele, esses eletrodomésticos trabalham muito mais para refrigerar alimentos e ambientes e isso ocasiona um aumento de consumo e consequentemente, um aumento na fatura de energia. A Celesc orienta sempre o uso consciente dos equipamentos para que surpresas na fatura não sejam encontradas. Ele citou que ações simples como manter a limpeza em dia do ar condicionado e manter a temperatura entre 20 e 23 graus são fundamentais para uma fatura sem exageros. Ele orientou que temperatura abaixo dos 20 graus ocasiona um aumento elevado do consumo. Para CLÉBER SIMA, são pequenas dicas que fazem toda a diferença no final do mês para os consumidores.
As bandeiras tarifárias cobradas nas faturas de energia não são definidas pela Celesc, mas sim pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. A informação é do gerente administrativo da estatal catarinense, CLÉBER SIMA. Ele pontuou que neste mês a bandeira em vigência é a de recursos hídricos e está é a de maior valor, ou seja, que impacta diretamente no bolso do consumidor no final do mês. Todos os anos a Celesc registra um aumento no consumo de energia mas nada além do esperado pela empresa. O comentário é do gerente administrativo da estatal, CLÉBER SIMA. Ele disse que neste começo de ano o aumento foi menor que o registrado no ano passado. Questionado sobre reclamações referente à fatura de energia, ele salientou que elas ocorrem e são normais, porém, frisou que todas as orientações são passadas para que o consumo seja consciente. CLÉBER SIMA detalhou que no site da Celesc existe um simulador de consumo que pode ser acessado por qualquer pessoa, além do próprio aplicativo e redes sociais da empresa onde constam várias informações e dicas aos consumidores. Ele ressaltou ainda que informações sobre a cobrança de bandeiras e demais impostos podem ser conferidos na própria fatura de energia e pelos canais da estatal.
Os auditores Fiscais da alfândega de Dionísio Cerqueira aderiram à paralisação em busca de regulamentação do bônus e reajuste salarial, como também contra o corte orçamentário para 2022. Segundo o delegado da alfândega MARK TOLLEMACHE, a unidade da Receita Federal em Dionísio está sendo uma das mais afetadas com o corte de 50 por cento de recursos para este ano. Ele acredita que a alfândega possui recursos para os serviços até maio deste ano, após este mês a alfândega poderá sofrer seriamente na prestação de serviços e despache de cargas pela aduana de cargas em Dionísio Cerqueira. Além de prejudicar as contas necessárias da unidade como luz e água. O delegado ainda informou que na tarde de ontem foi realizada uma reunião em conjunto com despachantes, servidores da ACI e motoristas. Além do representante sindical da Receita Federal e prefeitos de Dionísio, Barracão e Santo Antônio do Sudoeste. TOLLEMACHE explicou que o encontro teve como objetivo trazer informações aos motoristas sobre o motivo da paralisação dos trabalhos na alfândega. Como também chamar a atenção da população e governos sobre o corte orçamentário que a alfândega teve.
A paralisação da alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira também tem como objetivo alertar o governo Federal sobre a realização de concurso público para contratar novos servidores. O delegado MARK TOLLEMACHE, explicou que os despachantes da região estão solicitando o funcionamento integral da aduana de turismo e não apenas as oitos horas como atualmente é atendido, como também aos sete dias por semana. Contudo, o delegado afirmou que isso não é possível se não houver a realização de um concurso público para elevar o efetivo de funcionários na alfândega. Atualmente a aduana de turismo conta com quatro servidores. MARK ainda afirmou que a unidade em Dionísio Cerqueira é a alfândega de mais perdeu efetivo nos últimos meses e não teve a reposição. Desde 2017 até 2022 a Receita Federal teve uma redução de 36 por cento de servidores. Por isso, o delegado destacou a importância deste encontro com as autoridades buscando uma solução efetiva sobre o corte orçamentário. TOLLEMACHE pede o envolvimento dos prefeitos da região, deputados do extremo-oeste e oeste do Estado e do próprio governo do Estado.
O hospital de São José do Cedro registrou um aumento na procura por atendimento médico nestas primeiras semanas de 2022. Parte destes buscam a unidade por apresentarem sintomas gripais, também similares a Covid-19. Segundo a administradora MÔNICA DE TOLEDO, as pessoas ficam preocupadas com uma possível contaminação pelo coronavírus devido aos sintomas parecidos. Ela explicou ainda que outra preocupação se deve a nova variante da gripe, H3N2, que tem infectado parte da população brasileira. A administradora lembrou que o hospital é o único refúgio da população durante a noite ou finais de semana, causando elevação nos atendimentos da unidade. Ela afirmou que as pessoas com sintomas gripais deveriam cumprir um período de isolamento para evitar maior propagação do vírus pela cidade. Como também a importância de identificar de qual vírus se trata, para que o infectado receba os cuidados médicos necessários. MÔNICA também citou que o hospital ainda possui uma sala destinada para pessoas com sintomas respiratórios. Se confirmado a infecção, o paciente passa a receber um atendimento diferencial.
As pessoas com os sintomas respiratórios não entram no hospital sem antes passar pela sala exclusiva para estes sintomas. A administradora do Hospital Cedro MÔNICA DE TOLEDO, afirmou que isso é feito para garantir a segurança dos pacientes que buscaram por outro atendimento na unidade, além de garantir a segurança dos profissionais. A administradora salientou que as ondas de calor também prejudicam o atendimento devido à desidratação de pessoas que acabam procurando atendimento médico, principalmente de idosos. Ela também afirmou que apesar do alto número de casos ativos e em isolamento, grande parte destas pessoas não necessitam de internação em ala da Covid.
Foi realizada na manhã de hoje a reunião do comitê de Crises da Covid-19 no Centro de Idosos Padre Romualdo em São José do Cedro. A reportagem da Rádio Cedro esteve no encontro para acompanhar as novas decisões do comitê para o combate à pandemia no município. Nas últimas semanas o número de casos ativos tem se elevado significativamente no município. A reunião iniciou às dez horas e 30 minutos e contou com a presença de vários órgãos municipais para debater novas ações frente a este aumento. Entre os assuntos, está a possível internação de pessoas com a Covid-19. No encontro ainda foi abordado a situação da contaminação de pessoas de todas as faixas etárias em São José do Cedro. O comitê poderá adotar decisões fortes para controlar a pandemia e entre uma delas é a volta de atendimentos médicos apenas de emergência no posto de Saúde. Outras informações, a Rádio Cedro vai trazer durante a sua programação assim que houver uma decisão sobre as novas medidas.
Enquanto novas regras são debatidas pelo comitê de crises da Covid-19, a secretaria de Saúde de São José do Cedro definiu a data de vacinação contra o coronavírus em crianças de cinco a 11 anos de idade. Segundo a secretaria, a data para a realização da vacinação foi marcada para o próximo dia 24 na sala de Vacinas localizada no posto central de saúde. Os pais poderão levar seus filhos entre às 17 e 20 horas da próxima segunda-feira. Como a Rádio Cedro havia informado ainda no sábado, através da secretária de Saúde JUCELI SOLDÁ, a vacinação vai ocorrer em dois grupos, sendo o primeiro: crianças entre cinco e 11 anos portadores de comorbidades e ou deficiência permanente como física, mental, intelectual ou sensorial, sendo necessário apresentar atestado, especificando a comorbidade. Deve ser observado um intervalo mínimo de 15 dias da realização de outras vacinas para receber a dose contra a Covid-19, além de estar munido da caderneta de vacinação e cartão do SUS. São José do Cedro possui cerca de mil e 88 crianças da faixa etária contemplada durante toda a campanha. O município recebeu 70 doses do instituto Pfizer, segundo o governo do Estado.
O número de casos ativos da Covid-19 nos seis municípios da região de São José do Cedro são preocupantes para as secretarias de Saúde. Segundo o boletim epidemiológico do coronavírus, o município de Palma Sola ainda possui o maior número de casos ativos somando 111 pessoas infectadas e 240 monitorados, além de duas pessoas aguardando o resultado do teste. Guaraciaba também segue sendo o segundo município com maior número de casos ativos. Segundo o informativo, são 90 pessoas infectadas e 119 em isolamento por apresentarem sintomas gripais, além de duas internações por causa da doença. São José do Cedro aparece em terceiro e notifica 73 casos ativos, 220 em monitoramento e uma pessoa internada na enfermaria. Na sequência está o município de Anchieta com 49 infectados, 38 isolados e nove casos suspeitos. Já Guarujá do Sul, são 28 confirmados para a doença e 74 casos monitorados. Em Princesa são 15 pessoas infectadas pelo coronavírus e 35 em isolamento por apresentarem sintomas similares ao coronavírus.
Foi adiado para o mês de março a feira municipal promovida pela prefeitura de Guarujá do Sul. Inicialmente a feira estava marcada para ser realizada no mês que vem. A informação é do secretário de Indústria e Comércio FABRÍCIO WAGNER. Segundo ele, a data foi adiada devido aos detalhes finais para a realização da feira. O secretário explicou que o objetivo da promoção será auxiliar o comércio local num período em que as vendas estão baixas. A prefeitura não abriu oficialmente o período de inscrição, mas 24 comércios já estão confirmados para esta primeira edição da feira. Esta promoção deve ocorrer em anos em que a Expo Guarujá não for realizada. O secretário salientou que o município vai ceder o espaço gratuitamente sem a necessidade do empresário pagar pelo local onde estará expondo os produtos. Contudo, a realização da feira vai depender exclusivamente da pandemia da Covid-19 no município e na região extremo-oeste, caso algum decreto seja emitido a prefeitura cancela a feira. Mas FABRÍCIO informou que até o momento a feira está marcada para ocorrer nos dias 19 e 20 de março deste ano.
A prefeitura de Guarujá do Sul está buscando um diferencial da Expo Guarujá para integrar a programação da feira municipal. O secretário FABRÍCIO WAGNER, disse que a intenção é colocar parques temáticos, espaço kids, show com música ao vivo com talentos da região durante a realização do evento. Como também duas modalidades de passeios com balões. O secretário explicou que a primeira modalidade seria de passeio com vista aérea com duração aproximada em dez minutos no ar e a segunda modalidade com passeio de duas horas no entorno do município. As negociações para esta atração seguem sendo realizadas com a empresa do Paraná, responsável pela atração. Mas FABRÍCIO afirmou que a atração está praticamente acertada. Ele também disse que o nome do evento deve ser definido nas próximas semanas.
Um adolescente tentou esconder droga na boca, mas acaba detido pela Polícia Militar de São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das 11 horas de ontem, na Rua Florianópolis, Bairro São Luiz. De acordo com a PM, em trabalhos de rondas, foi abordado um adolescente que já é conhecido no meio policial pelo envolvimento com entorpecentes. Ao visualizar os militares, o menor colocou algo na boca e mudou de direção. Ao notar o comportamento estranho, foi realizada a abordagem, mas em um primeiro momento o menor não acatou a ordem, porém em seguida foi detido. Em busca pessoal foi encontrado, uma bucha de cocaína em um dos bolsos do calção e outra na boca. Diante dos fatos o menor foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia.
Uma mulher foi presa por suspeita de tráfico de drogas, por volta das 19 horas de ontem, no município de Anchieta. Em abordagem a um veículo de aplicativo, foi encontrado na mochila da passageira enrolado seis papelotes de cocaína entre as máscaras de proteção da Covid-19, prontos para venda e consumo. Após suspeita de tráfico de drogas, a mulher foi conduzida para a delegacia e a droga apreendida.
Um incêndio de grandes proporções atingiu mais uma área de reflorestamento, e desta vez na Linha São Francisco, no interior de Dionísio Cerqueira. Foram cerca de 27 horas de combate ao incêndio. Os bombeiros de Dionísio Cerqueira tinham sido acionados na noite de domingo, por volta das 21 horas, e combateram o fogo até a madrugada de ontem. A área queimada foi de aproximadamente 16 hectares e protegidos e 59 hectares entre matas nativas, reflorestamentos de pinus e eucaliptos, além de plantações de milho. Pela extensão da área queimada, se deduz que o fogo teria se originado ainda no período da manhã ou primeiras horas da tarde de domingo. O que não se sabe ao certo é o fato gerador, porém populares afirmaram que o incêndio iniciou após queima de lixo próximo ao local. Foi necessário acionar os bombeiros de São Miguel para auxílio. Foram mobilizados dez bombeiros e três comunitários, moradores, além dos bombeiros militares e comunitários responsáveis pela logística da operação e do guarnecimento da cidade.
A maquiadora ANDRESSA BONATTO, 28 anos, ganhou alta hospitalar na tarde de ontem após passar 25 dias internada na UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 18 horas e 30 minutos, de domingo, 26 de dezembro na rodovia estadual SC-305 em Guaraciaba, sentido a Anchieta. A mulher conduzia uma moto Biz 125, emplacada em São Miguel do Oeste, quando saiu da pista e capotou na rodovia estadual. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Guaraciaba na pista inconsciente, com ferimentos na cabeça e sangramento pelo nariz. ANDRESSA pôde voltar para casa na tarde de ontem.