-MINISTRO DIZ QUE IMPORTAÇÃO DE VACINAS DA ÍNDIA SERÁ RESOLVIDA NESTA SEMANA
-REGIONAIS DE SAÚDE RECEBEM HOJE 71 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID
-EXTREMO-OESTE RECEBE MIL E 400 DOSES. 476 VEM PARA SÃO MIGUEL DO OESTE
-CÂMARA APROVA PROJETO QUE ALTERA INCENTIVO DE HORA-MAQUINA COM UMA EMENDA
-VEREADORES SÃO CONVOCADOS PARA VOTAR REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES
-MOTORISTA COM MANDADO DE PRISÃO É PRESO PELA PRE NA SC 161
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE MOTO EM ESTRADA RURAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, BRENDAN MURPHY, um dos principais assessores do governo. Segundo ele, o retorno de um tráfego normal nas fronteiras não está previsto para antes de 2022. A Austrália concluiu acordos para obter doses da vacina contra a Covid, desenvolvida pelo grupo britânico AstraZeneca e a da PfizerBioNTech, mas a vacinação ainda não começou no país.
O presidente DONALD TRUMP anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão da restrição de entrada nos Estados Unidos de viajantes provenientes do Brasil e outros países da Europa, como a Irlanda e o Reino Unido. A flexibilização começaria a valer em 26 de janeiro, seis dias depois da posse de BIDEN. No entanto, momentos depois da Casa Branca publicar a ordem flexibilizando as restrições, a porta-voz do futuro governo BIDEN, JEN PSAKI, disse que a nova gestão não levará adiante a reabertura.
Um terremoto de magnitude seis vírgula quatro atingiu a província de San Juan, no oeste da Argentina, próximo da fronteira com o Chile, na noite desta segunda-feira, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Segundo o jornal argentino Clarín, o tremor foi sentido em diversas regiões do país. Em comunicado divulgado na madrugada desta terça-feira, o governo de San Juan informou que nenhuma morte foi registrada até o momento, mas que três pessoas, duas crianças e um adulto, ficaram feridas.
Em dezembro de 2020, havia cerca de um milhão e 700 mil requerimentos de benefícios previdenciários na fila para concessão. Desse total, um milhão e 200 mil esperavam pela primeira avaliação do Instituto Nacional do Seguro Social e 477 mil já haviam passado pela análise do instituto e necessitavam que o segurado apresentasse documentação para serem concluídos. O órgão informou que está ampliando o número de servidores na análise e concessão de requerimentos, o que diminuirá tanto o tempo de concessão quanto o estoque de pedidos. O tempo médio de concessão de benefícios no país era de 66 dias em dezembro. Atualmente, por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias.
O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, declarou em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto que a conclusão da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da Índia deve ter uma resolução ainda “nesta semana”. Até o momento não há uma definição entre os governos brasileiro e indiano sobre a data em que o embarque dos imunizantes pode ser feito. O Brasil tem uma aeronave da companhia aérea Azul disponível para buscar o lote com dois milhões de doses, mas diante das dificuldades na conclusão da aquisição, a aeronave permanece no país enquanto o governo tenta resolver a situação.
O Butantan depende da liberação de uma nova remessa de insumos da China para retomar o envase de doses da CoronaVac em São Paulo. De acordo com o diretor-presidente do Instituto, DIMAS COVAS, um carregamento de matéria-prima está pronto para ser despachado, mas ainda depende de autorização do governo chinês para ser enviado ao Brasil. O Butantan já concluiu o envase de toda a matéria-prima recebida da China e aguarda essa nova remessa para dar início à segunda etapa de produção. A Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac apenas para as seis milhões de doses que chegaram prontas da China. As quatro milhões e 800 mil doses que o Butantan envasou ainda dependem de uma nova autorização, solicitada nesta segunda.
Dos 118 mil 197 inscritos para realizar a prova do Enem 2020 em Santa Catarina, somente 55 mil 809 compareceram no primeiro dia de provas no domingo. O índice de abstenção dos concorrente catarinenses ficou em 52 vírgula oito por cento, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. A taxa de abstenção em Santa Catarina foi a maior da região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, 56 municípios tiveram aplicação de provas em quatro mil 547 salas. Os candidatos que não conseguiram entrar nos locais de prova por causa da lotação da sala podem fazer a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O enfermeiro JÚLIO CÉSAR VASCONCELLOS DE AZEVEDO foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose por volta das cinco e meia da tarde desta segunda-feira no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis. Ele disse que o momento é de alívio. O enfermeiro pediu que as pessoas tomem a vacina “em nome do amor”. Em seguida, foi vacinado o idoso de 81 anos JOÃO DE JESUS CARDOSO. Por fim, foi vacinada uma líder indígena da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
As 17 regionais de saúde de Santa Catarina receberão nesta terça-feira 71 mil doses da vacina contra a Covid-19. O volume é suficiente para a primeira aplicação em pessoas integrantes dos públicos prioritários da campanha de imunização. Outras 71 mil vacinas serão encaminhadas somente daqui duas semanas, para aplicar a segunda dose nas pessoas atendidas. Os números foram apresentados nesta segunda-feira aos municípios em reunião online da Comissão Intergestores Bipartite, composta por representantes da Saúde estadual e das secretarias municipais. A quantidade de vacinas disponível atenderá às populações indígenas, aos idosos em instituições de longa permanência e a cerca de um terço dos profissionais de saúde. Idosos acima de 75 anos que não residem em instituições de longa permanência ficaram de fora desta primeira fase da vacinação em Santa Catarina.
Uma greve de caminhoneiros está sendo organizada para o dia primeiro de fevereiro em todo o país. A informação foi dada pelo presidente da Associação Nacional Do Transporte No Brasil Liberdade E Trabalho, JOSÉ ROBERTO STRINGASCI. Ele disse, em entrevista para a Peperi, que a possibilidade de a greve ser cancelada está descartada. O caminhoneiro comentou que o governo está oferecendo migalhas a categoria e que os motoristas não aguentam mais os aumentos diários em relação aos combustíveis. Uma das reivindicações dos caminhoneiros é o reajuste do preço do diesel duas vezes ao ano. A categoria reivindica também o preço mínimo de frete e a implantação do Código Identificador de Operação de Transporte, duas medidas criadas após a greve de 2018.
As lojas ligadas a construção civil em Santa Catarina tiveram um aumento no ano passado nas vendas superior a 20 por cento em comparação ao mesmo período de 2019. A informação é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, ASTOR KIST. Conforme ele, a Fiesc já esperava esse dado positivo, visto que as estimativas eram que o estado seria o último a ser afetado pela crise e o primeiro a sair da situação provocada pela pandemia do coronavirus. Ele lembrou que a federação realizou trabalhos importantes em 2020 visando sempre a recuperação da economia em um todo.
A Fiesc esteve em 2020 grande parte do tempo trabalhando junto ao governo estadual para impedir o fechamento das atividades por um longo período de tempo. A afirmação é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, ASTOR KIST. De acordo com ele, a entidade sempre foi favorável aos cuidados com a saúde, mas alertou em vários momentos sobre a economia catarinense. Ele citou ações importantes realizadas em 2020, entre elas, o projeto “Travessia” que conseguiu disponibilizar uma série de subsídios para o setor industrial e ensinou os empresários a como enfrentar, superar e se comportar durante e após a crise da Covid-19.
O ramo de construção civil apresentou uma alta nas vendas visto os investimentos feitos no setor imobiliário. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os investidores viram o mercado como um local seguro, visto os juros baixos e a taxa Selic de dois por cento apenas. Ele ressaltou que dessa forma o setor se tornou mais atrativo ainda e passou a render muito mais que qualquer aplicação financeira. KIST salientou que dessa forma várias pessoas aplicaram seus investimentos em reformas, ampliações, novas construções de casas e apartamentos, bem como novos terrenos. Segundo ele, a expectativa é que em 2021 o setor continue atrativo para os investidores.
A falta de insumo no setor industrial também precisou ser enfrentada pelas empresas em 2020 e tem uma explicação lógica. A declaração é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele lembrou que no ano passado a economia foi totalmente bagunçada e várias siderúrgicas precisaram parar a produção, afetando fortemente o setor que levou meses para se recompor e retomar a produção nos níveis antes da pandemia. Entre os itens que acabaram faltando para o setor, KIST citou aço, alumínio e cobre. O vice-presidente regional da Fiesc enfatizou que acredita na estabilidade da economia a partir de março deste ano. Ele lembrou que o país já passou por situações piores e conseguiu se recuperar e por isso a retomada deve ocorrer nos próximos meses de 2021.
A prefeitura retomou nesta semana o trabalho de podas e trituração de entulhos vegetais. Desde ontem, as equipes da secretaria de Urbanismo estão no bairro Estrela. Na semana passada, o trabalho foi realizado no bairro São Sebastião. De acordo com o secretário Adjunto de Urbanismo, CLAUDIO BARP, a poda e coleta dos galhos vai até quinta-feira no bairro. Na sexta e no sábado, a ação acontece no centro da cidade. BARP destacou que os moradores devem observar esse roteiro para fazer a poda de arvores que estão nos quintais na semana em que equipe estiver na comunidade. O roteiro vai até o mês de abril e vai passar por todos os bairros da cidade.
Os quatro projetos de lei da pauta da convocação extraordinária da câmara de vereadores foram aprovados nesta segunda-feira. A primeira sessão começou as nove da manhã e terminou perto de uma da tarde. A segunda foi mais rápida e apenas confirmou o placar da primeira votação. O projeto que prevê a ampliação do incentivo de horas máquina para empreendimento rurais de 50 para 200 horas foi muito debatido. Os vereadores rejeitaram duas emendas coletivas e aprovaram uma emenda do vereador GILMAR BALDISSERA. A mudança estabelece que o decreto do prefeito para a concessão do benefício deve ocorrer somente depois da aprovação do incentivo por parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico. O texto original citava a emissão do decreto concedendo o incentivo para posterior apreciação pelo Condes. A emenda do vereador GILMAR BALDISSERA prevê que o decreto só será feito com a previa autorização do conselho. O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção de MARIA TEREZA CAPRA e NINI SCHARNOSKI.
Os outros três projetos de lei também foram aprovados em dois turnos nesta segunda-feira. Um deles muda o código de obras e diz respeito a permissão para edificação das paredes de tijolos de vidro translúcido a menos de um metro e meio da linha divisória de imóveis vizinhos. Essa possibilidade já estava prevista no Plano Diretor, porém o Código de Obras ainda a proibia. O projeto foi aprovado por unanimidade. O projeto sobre o plano de carreira dos servidores revoga artigos da avaliação anual de desempenho. A matéria foi aprovada por maioria, com abstenção de MARIA TEREZA CAPRA e CRIS ZANATTA. O quarto projeto dispensa o habite-se ou a matrícula atualizada para a renovação do alvará para os imóveis que possuírem o documento anterior ano de 2015. Ele foi aprovado por unanimidade.
A mesa diretora da câmara de vereadores definiu a data da sessão de abertura do ano legislativo em São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da casa, VANIRTO CONRADT, a primeira sessão ordinária de 2021 foi agendada para o dia nove de fevereiro, uma terça-feira. As outras sessões do mês também confirmadas pela mesa diretora. As reuniões de fevereiro estão programadas para os dia 11, 16, 18, 23 e 25. VANIRO comentou ontem que as sessões extraordinárias de ontem seguiram o regimento interno e foram conduzidas de forma democrática. Ele ressaltou que a aprovação do projeto que aumenta os incentivos com horas máquinas para empreendimentos rurais é muito importante para o desenvolvimento do município.
A câmara de vereadores terá mais uma convocação extraordinária neste mês. O projeto para apreciação do legislativo foi encaminhado pelo prefeito WILSON TREVISAN e os vereadores estão sendo convocado hoje para duas sessões na próxima segunda-feira, dia 25. A primeira sessão será as nove horas da manhã e a segunda vai ocorrer na parte da tarde. De acordo com o secretário executivo da casa, FLAVIO RAMOS, a convocação está sendo feito por escrito e pessoalmente para todos os vereadores. O único projeto em pauta é o que prevê o reajuste anual dos servidores da prefeitura e da câmara. Seguindo orientação do TCE, o município vai usar o IPCA para corrigir os salários. O índice de quatro vírgula 52 por cento deve ser aplicado na folha de janeiro a ser paga até o final do mês.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completou 10 anos de atividades na região com cerca de 350 mil consultas de urgência e emergência no pronto socorro. Os dados estão em um relatório divulgado nesta segunda-feira pela instituição. No ambulatório, foram cerca de 280 mil atendimentos. Desse total, mais de 21 mil consultas foram da área oncológica, que iniciou em agosto de 2018. No setor de exames, os números são ainda mais expressivos. Somente de imagens, foram quase 461 mil laudos emitidos, além de cerca de 34 mil análises patológicas e mais de 900 mil análises clínicas. Ao longo desses 10 anos, o Hospital teve cerca de 59 mil internações realizadas.
No Centro Cirúrgico do Hospital Regional, os 120 meses de atendimento registraram mais de 25 mil procedimentos. De acordo com a assessoria da instituição, o hospital registrou mais de seis mil nascimentos. Desse total, foram três mil e 800 de parto normal. O hospital conta, atualmente, com 460 colaboradores de diversas áreas e a equipe médica é composta por 76 profissionais. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem atendimento cem por cento SUS e atende pessoas de 30 municípios da região Extremo Oeste Catarinense, com população estimada em mais de 230 mil habitantes. Em 2020, o Hospital teve sua estrutura de leitos modificada para o atendimento aos pacientes com a Covid-19. Atualmente, são 40 leitos destinados às internações gerais e 16 leitos destinados ao Covid-19. Na UTI, são 10 leitos para patologias diversas e 18 leitos específicos para Covid. Na pediatria são 16 leitos pediátricos e sete na maternidade.
Quarenta e três pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. No total, duas mil 252 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais mil 867 já se recuperaram e 385 estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou um óbito provocado pela doença de uma idosa de 64 anos, de Itapiranga. Também foram registradas quatro altas hospitalares de pacientes de Bandeirante, Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste. A ocupação é de 11 pacientes confirmados e um suspeito na UTI. Na enfermaria são 9 confirmados.
A gerencia regional de saúde de São Miguel do Oeste recebe hoje cerca de mil e 365 doses da vacina Coronavac. São mil 305 para profissionais da saúde e 60 para idosos de asilo. O avião do estado chegou a Chapecó por volta das 11 horas da manhã e em seguida seguiu para o aeroporto Hélio Wassun. De acordo com a secretaria de estado da saúde, a quantidade para cada região e municípios leva em conta o número de profissionais da saúde e de idosos em asilos. A intenção é vacinar todas a pessoas que estão em asilos ou abrigos e imunizar um terço dos profissionais da saúde. Nesta primeira etapa, não serão vacinados idosos acima dos 75 anos. As vacinas começam a ser distribuídos hoje a tarde para os municípios da regional.
São Miguel do Oeste recebeu 476 doses da coronavac nesta terça-feira. De acordo com a secretaria estadual da Saúde são 25 doses para idosos que vivem em uma casa de apoio e 451 para os profissionais, o que representa cerca de um terço desse público. O Plano de Imunização Covid-19 do município foi apresentado ontem em coletiva de imprensa que contou com a presença do prefeito WILSON TREVISAN, da secretaria GENI GIRELLI e do coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. No sábado, a secretária GENI antecipou os detalhes do plano no programa Peperi Rádio Repórter. A vacinação vai começar amanhã na praça Walnir Botaro Daniel e a domicílio, para acamados e idosos do Lar Vovó Eva.
A vacina contra a Covid é melhor arma para enfrentar a doença neste momento. A afirmação é do coordenador de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele esteve no Peperi Entrevista e disse que esse é um momento muito aguardado e está ocorrendo antes do previsto. MAURICIO lembrou que a vacina era aguardada para fevereiro ou março e hoje ela chega ao município. O médico citou que esse é o primeiro passo de uma longa caminhada para a imunização de toda a população. Ele ressaltou que apesar do dúvida de algumas pessoas, a vacina é a melhor resposta para se proteger contra a Covid.
A Polícia Militar fez uma nova apreensão de vinhos trazidos ilegalmente para a região. A ocorrência de contrabando e descaminho ocorreu na noite de ontem, por volta das nove e meia, no centro de Dionísio Cerqueira. A guarnição da PM flagrou um Vectra saindo de um local conhecido por ser ponto de carregamento de contrabando. O motorista, ao perceber a aproximação dos policiais, abandonou o carro e entrou na área de mata, não sendo mais localizado. O Vectra estava carregado com 112 garrafas de vinhos de marcas diversas e 504 unidades de desodorante. A mercadoria era oriunda da Argentina, sem o devido desembaraço aduaneiro. Segundo a polícia o valor aproximado da carga é de 65 mil reais.
Um homem com mandado judicial de prisão foi detido nesta segunda-feira na SC 161.
A guarnição da Polícia Militar Rodoviária e Tático Ostensivo Rodoviário realizava abordagens de veículos em Palma Sola quando visualizou um veículo Santana, com placas de Três Barras, Paraná, com dois ocupantes. Durante revista e verificação dos documentos, foi constatado que um deles tinha um mandado de prisão. O homem, de 41 anos, foi preso e encaminhado a unidade prisional de São José do Cedro.
Um motociclista ficou ferido em um acidente ontem a tarde no interior de Iporã do Oeste. O condutor de uma moto XTZ 125 perdeu o controle da direção e sofreu uma queda por volta das quatro horas na Linha Entre Rios. O homem, de 26 anos, sofreu fratura no punho e escoriações generalizadas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital onde recebeu atendimento médico.