ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 19/01/2021

-MINISTRO DIZ QUE IMPORTAÇÃO DE VACINAS DA ÍNDIA SERÁ RESOLVIDA NESTA SEMANA

-REGIONAIS DE SAÚDE RECEBEM HOJE 71 MIL DOSES DA VACINA CONTRA A COVID

-COOPERATIVA BUSCA POR SELO DE INSPEÇÃO PARA COMERCIALIZAR MEL

-CAMINHOS DA FRONTEIRA CONTA COM UM NOVO PRESIDENTE

-PRAZO PARA INSCRIÇÃO DO ENCCEJA SE ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA

-ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA O TERCEIRO PEDAL ANCHIETA

-SETOR DE VESTUÁRIO TEM EXPECTATIVA DE AUMENTO EM VENDAS NESTE INICIO DE ANO

-AMEOSC SE REÚNE HOJE PARA DISCUTIR O RETORNO DAS AULAS

-HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO É PRESO NA REGIÃO

-MOTORISTA SAI DA PISTA E COLIDE CARRO CONTRA ÁRVORE

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, BRENDAN MURPHY, um dos principais assessores do governo. Segundo ele, o retorno de um tráfego normal nas fronteiras não está previsto para antes de 2022. A Austrália concluiu acordos para obter doses da vacina contra a Covid, desenvolvida pelo grupo britânico AstraZeneca e a da PfizerBioNTech, mas a vacinação ainda não começou no país.

O presidente DONALD TRUMP anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão da restrição de entrada nos Estados Unidos de viajantes provenientes do Brasil e outros países da Europa, como a Irlanda e o Reino Unido. A flexibilização começaria a valer em 26 de janeiro, seis dias depois da posse de BIDEN. No entanto, momentos depois da Casa Branca publicar a ordem flexibilizando as restrições, a porta-voz do futuro governo BIDEN, JEN PSAKI, disse que a nova gestão não levará adiante a reabertura.

Um terremoto de magnitude seis vírgula quatro atingiu a província de San Juan, no oeste da Argentina, próximo da fronteira com o Chile, na noite desta segunda-feira, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Segundo o jornal argentino Clarín, o tremor foi sentido em diversas regiões do país. Em comunicado divulgado na madrugada desta terça-feira, o governo de San Juan informou que nenhuma morte foi registrada até o momento, mas que três pessoas, duas crianças e um adulto, ficaram feridas.

Em dezembro de 2020, havia cerca de um milhão e 700 mil requerimentos de benefícios previdenciários na fila para concessão. Desse total, um milhão e 200 mil esperavam pela primeira avaliação do Instituto Nacional do Seguro Social e 477 mil já haviam passado pela análise do instituto e necessitavam que o segurado apresentasse documentação para serem concluídos. O órgão informou que está ampliando o número de servidores na análise e concessão de requerimentos, o que diminuirá tanto o tempo de concessão quanto o estoque de pedidos. O tempo médio de concessão de benefícios no país era de 66 dias em dezembro. Atualmente, por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias.

O ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, declarou em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto que a conclusão da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da Índia deve ter uma resolução ainda “nesta semana”. Até o momento não há uma definição entre os governos brasileiro e indiano sobre a data em que o embarque dos imunizantes pode ser feito. O Brasil tem uma aeronave da companhia aérea Azul disponível para buscar o lote com dois milhões de doses, mas diante das dificuldades na conclusão da aquisição, a aeronave permanece no país enquanto o governo tenta resolver a situação.

O Butantan depende da liberação de uma nova remessa de insumos da China para retomar o envase de doses da CoronaVac em São Paulo. De acordo com o diretor-presidente do Instituto, DIMAS COVAS, um carregamento de matéria-prima está pronto para ser despachado, mas ainda depende de autorização do governo chinês para ser enviado ao Brasil. O Butantan já concluiu o envase de toda a matéria-prima recebida da China e aguarda essa nova remessa para dar início à segunda etapa de produção. A Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac apenas para as seis milhões de doses que chegaram prontas da China. As quatro milhões e 800 mil doses que o Butantan envasou ainda dependem de uma nova autorização, solicitada nesta segunda.

Dos 118 mil 197 inscritos para realizar a prova do Enem 2020 em Santa Catarina, somente 55 mil 809 compareceram no primeiro dia de provas no domingo. O índice de abstenção dos concorrente catarinenses ficou em 52 vírgula oito por cento, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. A taxa de abstenção em Santa Catarina foi a maior da região Sul do Brasil. Em Santa Catarina, 56 municípios tiveram aplicação de provas em quatro mil 547 salas. Os candidatos que não conseguiram entrar nos locais de prova por causa da lotação da sala podem fazer a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro

O enfermeiro JÚLIO CÉSAR VASCONCELLOS DE AZEVEDO foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose por volta das cinco e meia da tarde desta segunda-feira no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis. Ele disse que o momento é de alívio. O enfermeiro pediu que as pessoas tomem a vacina “em nome do amor”. Em seguida, foi vacinado o idoso de 81 anos JOÃO DE JESUS CARDOSO. Por fim, foi vacinada uma líder indígena da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

As 17 regionais de saúde de Santa Catarina receberão nesta terça-feira 71 mil doses da vacina contra a Covid-19. O volume é suficiente para a primeira aplicação em pessoas integrantes dos públicos prioritários da campanha de imunização. Outras 71 mil vacinas serão encaminhadas somente daqui duas semanas, para aplicar a segunda dose nas pessoas atendidas. Os números foram apresentados nesta segunda-feira aos municípios em reunião online da Comissão Intergestores Bipartite, composta por representantes da Saúde estadual e das secretarias municipais. A quantidade de vacinas disponível atenderá às populações indígenas, aos idosos em instituições de longa permanência e a cerca de um terço dos profissionais de saúde. Idosos acima de 75 anos que não residem em instituições de longa permanência ficaram de fora desta primeira fase da vacinação em Santa Catarina.

Presidente da câmara de vereados de Guaraciaba avalia o inicio das atividades. Conforme o presidente da câmara de vereadores, CLODOALDO FONTANA, os trabalhos começaram no dia quatro de janeiro para compor a estrutura de funcionários e organizar os trabalhos. Segundo ele, o expediente é todos os dias visitando empresários, produtores e comunidade para conhecer os anseios da população. O presidente comenta que nos últimos oitos anos, foi o vereador que mais trouxe recursos para Guaraciaba, sendo no valor aproximado de 10 milhões de reais. Lembra que esses recursos auxiliaram na administração de ROQUE. FONTANA afirma que a saída do governador do PSL é apenas especulações, ele esteve em contato com o presidente do partido em SC, e confirmou que se trata apenas de especulações. Comenta que tem uma emenda do governador para asfaltamento da estrada que chega Linha Sede Flores.

Guaraciaba busca recursos para asfaltamento no interior. Segundo o presidente, CLODOALDO FONTANA, a última conversa que o prefeito teve com o governador, esteve colocando as demandas do município, e que o projeto de asfaltamento, e em outras comunidades já está em andamento para que no decorrer do ano se iniciem as obras. Comenta que o partido é novo, com apenas dez meses, mas ressalta que já possui aproximadamente 300 filiados em Guaraciaba. Acrescenta que desde o dia da posse todos estão comprometidos com o desenvolvimento. Cita que a BR 163, desde o principio começou a mobilização, ele lembra que esteve em contato com o presidente do DNIT do estado. Segundo FONTANA o superintendente afirmou que não há dinheiro para a rodovia, mas lembra de que deve ser exigida pelos deputados a pavimentação BR 163. Ressalta que se não houver união dos deputados, para cobrar o governo federal, não haverá obras no trecho entre SMOeste e Dioniso Cerqueira.

Cooperativa busca selo para comercialização de mel. Conforme o presidente da Coopacep, MÁRCIO TSCHIDEL, a pedido do secretário de agricultura e vice-prefeito de SJCedro, ELMAR HENTZ foi visitado na semana passada o município de Quilombo, juntamente com um veterinário, equipe técnica e produtor na busca por informações e conhecer melhor a produção de mel do município. Ele salienta que a busca por conhecimento e experiências foi para entender o processo de produção industrial do mel com o intuito de que cooperativa buscasse o selo de inspeção estadual e federal para vendas. Ressalta que em Quilombo existe uma associação com 40 produtores aproximadamente. MÁRCIO comenta que no município foi investido um valor aproximado de 300 mil reais em máquinas, como centrífuga para extração de mel, e fazendo todo o processo exigido pela legislação nacional, encarecendo o processo. Acrescenta que foi analisado pela equipe a industrialização, venda e margem de lucro

Industrialização do mel se torna inviável para os apicultores. Segundo o presidente da Coopacep, MÁRCIO TSCHIDEL, foi sugerido pela associação que fosse feito a comercialização do mel no comércio regional. Lembra que o conteúdo de água do mel, que varia entre 15 a 21 por cento sendo que, normalmente são encontrados níveis de 17 por cento. Análise do mel tem várias fases, com a tomada de amostras e determinação de densidade. Segundo ele, a melhor forma de conseguir obter lucro, é a produção em massa e venda coletiva para outros estados. Lembra que SJCedro produz um volume expressivo de mel, principalmente na região do Rio Peperi devido a floração da mata na Argentina. MÁRCIO comenta que a industrialização do mel se tornaria inviável para os apicultores. Para ele, deve ser feita a parceria com Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo, industrializar uma pequena parte e comercializar no mercado interno. Ressalta que no mês de fevereiro será criado um comitê para definir essas ações.

Caminhos da Fronteira conta com um novo presidente. ADILSON foi eleito no final do ano passado e terá como vice-presidente RICARDO SCALCO de Guaraciaba, além da secretária CARLISE WERLANG de Itapiranga. Conforme o novo gestor, ADILSON DE ALMEIDA, o compromisso nesse mandato será a institucionalização da, Instância de Governança Regional, o IGR. Ele comenta que precisa tornar conhecida e fortalecer o turismo que, por meio dela, em conjunto com as instituições federais e estaduais para desenvolver estímulos. Segundo o presidente, pode ser desenvolvido com os recursos disponíveis, quanto do Governo Federal como Estadual. Mas salienta que, apenas com a formalização da Instância regional poderá ter acesso a esses recursos. Lembra que o instituto não tem valores específicos, mas com programas da Santur e Emetur, que em determinados momentos, por algum acordo econômico, disponibiliza recursos através de projetos.

Presidente buscará por reconhecimento do turismo regional. Conforme o novo gestor, ADILSON DE ALMEIDA, a região tem diversos pontos para visitações como: cachaçarias, cervejarias, venículas e outras atrações param se desenvolver e movimenta a economia. Comenta que essa é a intenção, trazer atrativos e empreendimentos turísticos para tornar cada vez mais visível para os viajantes que passam pela região. ADILSON comenta que quanto mais visível maior será o fluxo de recursos no Extremo-Oeste. Lembra que na ultima reunião que teve com grupo, foi para debater a questão da pandemia. Salienta que o produtor pode receber turistas em menor numero de pessoas em sua propriedade, mas ressalta a importância de respeitar os protocolos da saúde. A região contempla 15 municípios do Extremo-Oeste com vários roteiros turísticos.

Inscrições para o Encceja se encerra nesta sexta-feira. Quem busca a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio, até esta sexta-feira dia 22, poderá se inscrever para o Exame 2020. A inscrição no exame é voluntária e gratuita, e deve ser feita pela internet, no Sistema Encceja. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Caso necessário, o participante poderá solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova. Se o inscrito não justificou a ausência na edição de 2019 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o Inep no valor de 40 reais, por meio de Guia de Recolhimento da União. Será quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Aplicação do Encceja 2020 será no dia 25 de abril.

Conforme a profissional do Conselho Tutelar, CLEUSA KLEIN, os trabalhos estão ocorrendo normalmente com visita domiciliar. Porém há informações concretas sobre o retorno escolar e que é aguardada a posição da secretaria de educação. Ressalta que não se sabe se haverá uma volta das aulas municipais seguindo o cronograma estadual. Segundo a conselheira, para se deslocar até as escolas, é apenas em casos extremos. Ressalta que o conselho está disposto para auxiliar os professores. CLEUSA afirma que há uma parceria com toda rede de atendimento. Ela comenta que os pais estão ansiosos para retorno escolar, porém avalia a retomada como uma situação complexa. Afirma que está sendo aguardadas conversas com o executivo. Ela comenta que a escolha da equipe para os trabalhos de acontecer nos próximos dias.

Ano inicia com atendimentos de casos de abuso sexual. Segundo a profissional do Conselho Tutelar, CLEUSA KLEIN, os primeiros atendimentos deste ano, foi de adolescentes em casos de abusos sexuais. Cita que semanalmente são atendidas duas ocorrências de abuso. CLEUSA comenta que, dependendo da situação, é necessário denunciar para tomar as devidas providências. Lembra que é buscado contato com os pais da vitima para comunicar os abusos. As vitimas de abusos sexuais são encaminhados para atendimento com psicóloga e acompanhados pela Assistência Social e Ministério Público.

Será realizado neste final de semana o Pedal Anchieta. Conforme o diretor de esportes, GILMAR SOARES, acontece neste domingo o terceiro Pedal Anchieta em parceria com o grupo de ciclistas. Segundo ele, houve reuniões para que fosse debatida a forma de desenvolver o terceiro Pedal Anchieta, e também o primeiro Pedal Ecológico. Lembra que o Pedal Ecológico tem como objetivo plantar mudas nativas do viveiro municipal. GILMAR comenta que não há uma quantidade exata de participantes por se aberta para todas as idades. Ressalta que não é cobrado inscrição. Lembra inda que a saída acontece às 08 horas da manhã de domingo, próximo ao colégio POPS. Estará também o responsável passando os detalhes do Pedal Anchieta, como trajeto para o campo onde será plantado as mudas e em seguida continua o trajeto até onde fica localizado o ferro velho. Lembra que são 6 quilômetros desse trajeto, além das trilhas que estão sendo organizado.

Volta às aulas deve ser feita com segurança. Conforme a coordenadora pedagógica em SJCedro, SANDRA KUZLER, os primeiros serviços é de adaptação na pasta, e preparando o cronograma para a possível volta as aulas. Ela lembra que o município segue o calendário do estado, porém a muitas atividades para serem desenvolvidas. Comenta que a AMEOSC esta empenhada para o retorno das aulas na região, mas com segurança. Cita que deve ser entrado em contato com os professores e equipes para busca de opinião sobre a retomada das aulas no município. Ressalta que há os protocolos que precisam ser respeitados. Lembra que em 2020 foram feitos todos os protocolos e que estão atendendo os decretos da vigilância. Comenta ainda que deverá dar a continuidade a essas regras para que as coisas ocorram da melhor forma possível, mesmo com todas as dificuldades impostas

Reunião com os professores acontece no mês de fevereiro. Segundo a coordenadora, SANDRA KUNZLER, devera haver uma conversa com os professores no retorno das férias os profissionais que estrão retornando para tratar sobre os assuntos. lembra que na manha de ontem aconteceu uma reunião com a UNDIME e o que ainda bate, segundo ela, são duvidas sobre o retorno devido à realid.\de cada, município, mas com dialogo. ela comenta que é de responsabilidade o cargo que ela assumiu acredita que a experiência que eu tenho na educação possa contribuir. lembra que sjc sempre teve bons índices da educação.

Setor de vestuário tem expectativa de aumento nas vendas neste ano. Conforme o empresário, WALTER RIFFEL, comparando a compra do vestuário para a nova estação, está abaixo do que era praticado no início de 2020. Ele cita que é feito negociações com várias empresas para buscar um preço melhor. Lembra que é necessário ter cautela nos investimentos devido às incertezas de quantos dias será de frio na região. WALTER afirma que o inverno do ano passado foi fraco na intensidade de frio no estado, e que isso prejudicou as vendas do vestuário. Comenta que nestes casos, é então liquidado para ser possível a compra de novas coleções. O empresário ressalta que está grande a estimativa para a vacinação da população. Cita o inicio da pandemia, quando o movimento no ramo teve uma grande retração. Mas acrescenta que a expectativa para esteve ano é grande. Acrescenta falando da retomada das aulas, e de grandes eventos na região, o que acarretará numa retomada mais rápida.

Colegiado da Educação da AMEOSC se reúne por videoconferência para discutir o retorno das aulas. Conforme a Secretária Municipal de Educação de Princesa, ANGÉLICA NÓS que esteve participando dos trabalhos nesta segunda-feira, revela que a principal pauta foi a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino regional. O prefeito de Princesa e presidente da Associação EDILSON VOLKWEIS, falou especialmente do desafio do retorno das aulas em 2021 e da imunização iniciada em todo o país nesta semana. Esta foi à primeira reunião do ano envolvendo o Colegiado de Educação dos 19 municípios da AMEOSC. ANGÉLICA confirma que o retorno das aulas do jardim ao quinto ano deverá ocorrer no dia 18 de fevereiro, seguindo o calendário escolar do Estado. Informa que a metodologia será o ensino híbrido, ou seja, tempo escola tempo casa. Ela comenta que os pais terão a opção de escolha do retorno presencial, com assinatura de um termo de responsabilidade.

Pasta da educação enviará questionário para os pais sobre o retorno escolar. Segundo secretária de educação, ANGÉLICA NÓS, será a realizado uma pesquisa junto à comunidade escolar, visando saber a quantidade de alunos que retornarão às atividades presenciais. Lembra que o questionário será encaminhado aos pais através das redes sociais, com ampla divulgação na imprensa. Comenta ainda que o questionário terá por objetivo ouvir os pais e os alunos, e a partir destas respostas, em parceria com o Comitê do Coronavírus e Comissão Escolar, será definido e coordenado uma retomada segura das aulas em 2021. ANGÉLICA acrescenta que o desafio para pensar no retorno das aulas, está sendo ainda maior do que os desafios que tiveram para pensar no ensino remoto. Ressalta que nenhuma decisão da educação será isolada, e sem orientação da Secretaria de Saúde. Sobre os trabalhos do CMEI Pequenos Anjos em Princesa, a secretária informa que a retomada das aulas não está definida, mas que está avaliando todas as possibilidades e especialmente os protocolos a serem seguidos.

Polícia apreende cocaína em SMO. Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de entorpecente, na Rua Santos Dumont, no centro. A Guarnição realizava rondas e abordou um veículo com dois homens, sendo localizado com um deles uma porção de Cocaína. Foi confeccionado o Termo Circunstanciado e apreendida a droga.

Homem fica ferido em queda de moto no interior de Iporã do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 16 horas desta segunda-feira, na Linha Entre Rios, interior de Iporã do Oeste. Os bombeiros atenderam uma vítima de queda de moto, uma Yamaha XTZ 125. O motociclista, de 26 anos foi encontrado deitado, consciente e orientado com os sinais vitais estáveis, apresentava suspeita de fratura fechada no punho direito e ferimento na palma da mão, além de escoriações no joelho. Após atendimento dos bombeiros ele foi conduzido ao hospital.

Homem com mandado de prisão em aberto é preso em Palma Sola. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária e Tático Ostensivo Rodoviário realizavam abordagens de veículos na rodovia SC 161 no km 23 em Palma Sola. Por volta das 10 horas e 30 minutos da manhã de ontem, visualizaram um Santana, com placas de Três Barras, Paraná, com dois homens abordo. Quando foi realizada a abordagem e revista veicular como pessoal e em consulta ao sistema criminal, e com troca de informações da PM de Renascença, foi possível checar que um dos homens, de 41 anos, tinha em seu desfavor um mandado de prisão em aberto. O homem foi preso e encaminhado para a UPA de São José do Cedro.

Veículo invade a Praça da Igreja Matriz em SJCedro. Na tarde desta segunda, por volta das 16 horas e 30 minutos, ocorreu uma saída de pista seguida de choque contra árvore, na rua São José no centro de São José do Cedro, em frente à igreja Matriz na praça. Um FiatPalio de cor branca, placas de SJCedro era conduzido por uma mulher de 56 anos, e a mesma não apresentava ferimentos, somente dores na região do tórax. Ela foi retirada do veículo e imobilizada com colar cervical e em maca rígida e após foi conduzida ao Hospital de Cedro para avaliação médica.

Motorista foge de abordagem policial e abandona carro. A guarnição atendeu uma ocorrência de contrabando e descaminho na noite de ontem por volta das 21 horas e 30 minutos no centro de Dionísio Cerqueira. Em continuidade da Operação Hórus em rondas pelas proximidades, avistou o veículo Vectra GL saindo de local conhecido por ser ponto de carregamento de contrabando e descaminho. Ao ser dado voz de parada com sinais luminosos e sonoros, o veículo evadiu-se do local, sendo acompanhado pela guarnição, onde o condutor abandonou o veículo e adentrou na área de mata, não sendo mais localizado. No interior do veículo foram localizadas 112 garrafas de vinhos de marcas diversas e 504 unidades de desodorante, a mercadoria era oriunda da Argentina, sem o devido desembaraço aduaneiro. Segundo a polícia o valor aproximado é 65 mil reais. Diante dos fatos a guarnição aprendeu o veículo juntamente com a carga e fez a entrega na Receita Federal para as devidas providências.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.