ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 18/12/2025

GLOBO EM FOCO – 18/12/25

-SENADO APROVA PROJETO DE LEI DA DOSIMETRIA E TEXTO VAI PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL

-FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO EM SC

-MARINHA CONCLUI FORMAÇÃO DE 23 ALUNOS EM ITAPIRANGA

-MORRE PACIENTE DE ITAPIRANGA INTERNADO POR DENGUE

-CONSTRUÇÃO DE PONTE EM CHAPÉU DEPENDE DE NOVO PROJETO

-VETERINÁRIOS APONTAM BENEFÍCIOS DO NUPVET PARA O BEM ESTAR ANIMAL

-DUAS CARRETAS ATINGIDAS POR INCÊNDIO NA REGIÃO

-PM EMITE ALERTA SOBRE O AUMENTO DE LIGAÇÕES INDEVIDAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 15 graus. A máxima pode chegar a 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 54 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou que tomará o território ocupado na Ucrânia através da força, por meios militares, caso negociações de paz não alcancem os objetivos. A Rússia anexou ilegalmente a região de Donbass, na Ucrânia, mas não a conquistou completamente. No ritmo atual de seu avanço, Moscou não conseguirá tomar toda a região até agosto de 2027, de acordo com uma análise do Instituto para o Estudo da Guerra, um observatório de conflitos com sede nos Estados Unidos. Os comentários desafiadores do líder russo surgem antes de uma cúpula crucial esta semana em Bruxelas, onde os líderes europeus debaterão se devem usar ativos russos congelados para financiar a Ucrânia.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, fez nesta quarta-feira um discurso em horário nobre na Casa Branca com um balanço do primeiro ano do segundo mandato, centrado na economia e imigração. Ele não citou a Venezuela, apesar de mencionar o combate ao tráfico de drogas. O pronunciamento foi feito em meio a desgaste do governo, apontado por pesquisas que indicam insatisfação da população, principalmente com a economia. O discurso durou cerca de 18 minutos. Na fala, TRUMP fez uma série de críticas à gestão do antecessor JOE BIDEN e exaltou a própria administração. Ele que controlou a imigração ilegal e afirmou que países estrangeiros estariam enviando drogas e criminosos aos Estados Unidos.


A Venezuela pediu nesta quarta-feira que o Conselho de Segurança da ONU se reúna para discutir a “agressão contínua dos Estados Unidos” contra o país, segundo uma carta enviada ao órgão de 15 membros. Um diplomata da ONU afirmou que a reunião deve ser marcada para a próxima terça-feira. O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ordenou na terça-feira um “bloqueio naval” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Nesta quarta, o secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, pediu uma “desescalada imediata” das tensões entre os dois países e que ambos atuem com moderação.


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguro Social. Um dos alvos de mandados de buscas é o senador WEVERTON ROCHA do PDT. O secretário-executivo do Ministério da Previdência, ALDROALDO PORTAL, foi afastado do cargo e teve prisão domiciliar decretada. A PF também prendeu ROMEU CARVALHO ANTUNES, filho de ANTÔNIO CARLOS CAMILO ANTUNES, conhecido como "Careca do INSS" e preso pelo mesmo esquema desde setembro. Nesta quinta, a PF e a Controladoria-Geral da União cumprem 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu que a Corte instaure processo de fiscalização para apurar supostas irregularidades relacionadas ao descumprimento do teto constitucional pela Advocacia-Geral da União. O pedido ocorre dois dias depois de um estudo divulgado pelo Movimento Pessoas à Frente e pela Transparência Brasil mostrar que integrantes das carreiras da AGU receberam quatro bilhões e 500 milhões de reais acima do teto constitucional de 2020 até agosto de 2025. A regra do teto constitucional diz que servidores públicos não podem ganhar acima do salário de ministros do Supremo Tribunal Federal, que atualmente é de 46 mil 366 reais. Na prática, para poder “furar” o teto, carreiras do Ministério Público e do Judiciário recebem dinheiro a título de verbas indenizatórias, que não são computadas para fins de teto remuneratório, conhecidos como penduricalhos.


O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira a proposta que reduz as penas de JAIR BOLSONARO do PL e de outros condenados, conhecido como PL da Dosimetria. Foram 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção. Pela manhã, o texto recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça. Como foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 10 de dezembro, o projeto segue para sanção do presidente LULA. A proposta estabelece um mecanismo para tornar mais rápida a progressão do regime de pena para quem cumpre pena por crimes contra o Estado Democrático de Direito, redução de até dois terços da pena imposta aos vândalos comuns dos ataques de oito de janeiro de 2023 e que o crime de tentativa de golpe de Estado vai absorver o de tentativa de abolição do Estado, em caso de condenação simultânea.

Chapecó será a primeira cidade do Brasil a instalar um sistema antigranizo em área urbana. A implantação começa em janeiro de 2026, com três equipamentos nos bairros Efapi e Marechal Bormann para reduzir prejuízos causados por tempestades. O sistema dispara explosões controladas de gases que geram ondas hipersônicas na atmosfera. Essas ondas desestabilizam as nuvens e quebram as pedras de gelo, transformando o granizo em chuva comum. As nuvens são monitoradas por satélite e o disparo é automático. Segundo a Defesa Civil, Chapecó já teve mais de um milhão e 500 mil reais em perdas na agricultura só neste ano. O município informou que o sistema atua como um “guarda-chuva”, protegendo toda a área dentro do raio e oferecendo cobertura extra além do limite.

O presidente da Assembleia Legislativa, JULIO GARCIA do PSD, afirmou nesta quarta-feira que o Estado vive um “bom momento”, com estabilidade institucional e harmonia entre os Poderes, mas alertou que Santa Catarina ainda enfrenta gargalos nas áreas de infraestrutura e saneamento. A avaliação foi feita durante coletiva de imprensa de balanço dos trabalhos do Legislativo em 2025. Em números, o presidente ressaltou o crescimento expressivo da produção legislativa. Em 2025, foram protocolados 926 projetos de lei, sendo 146 de origem governamental e 780 de autoria parlamentar. Na comparação com 2024, o aumento total foi de 59 por cento, com alta de 133 por cento nos projetos do Executivo e de 52 por cento nos parlamentares. Já o número de projetos aprovados superou o do ano anterior em 38 e meio por cento.

Funcionários dos Correios em Santa Catarina entraram em greve nesta quarta-feira por tempo indeterminado. A paralisação também ocorre em outros estados e, segundo o sindicato da categoria, o movimento protesta "contra a retirada de direitos da categoria" e pede reajuste salarial e de benefícios com pagamento retroativo, plano de saúde acessível. Em nota, a Superintendência Nacional dos Correios informou que todas as agências estão abertas e as entregas seguem sendo realizadas em todo o território nacional. A estatal afirmou ainda que busca acordo com os representantes dos trabalhadores. O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina informou que cerca de 65 a 70 por cento de trabalhadores estão paralisados em todo o estado.

A Capitania de Portos e Costas de Santa Catarina, da Marinha do Brasil, promoveu na manhã de hoje a formação de 23 alunos do curso de Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés e Máquinas. O evento foi realizado na sede do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e contou com a presença de diversas autoridades municipais. A capacitação ocorre desde o dia quatro de dezembro, para barqueiros que realizavam a travessia de pessoas entre Itapiranga e Barra do Guarita e agentes de segurança pública, sendo bombeiros militares e comunitários e policiais militares. Esta foi a primeira formação promovida pela Marinha do Brasil para a operação de embarcações.

Morre paciente de Itapiranga internado por dengue. O paciente de Itapiranga que estava internado em estado grave por complicações causadas por dengue morreu por volta das nove horas de ontem, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. IVANOR MARCELO ALLEBRANDT SCHUSTER, de 48 anos, estava internado na UTI do Hospital Regional desde o dia cinco de dezembro. Segundo informações de familiares, após o diagnóstico de dengue, o homem precisou ser entubado e sofreu uma parada cardíaca, que causou morte cerebral. O sepultamento ocorreu na manhã de hoje, em Itapiranga.

O caso reacende o alerta para a dengue em Itapiranga. O município possui 200 focos do mosquito Aedes Aegypt. Nesta semana, a Secretária de Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN, reforçou o alerta para o cuidado com os focos do mosquito. O município de Itapiranga intensifica o alerta para evitar uma nova epidemia de dengue. A Secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, alerta para os cuidados com o mosquito vetor da doença. Segundo ela, a população precisa despertar para o risco que a dengue representa. CLAIR destaca que as equipes de endemias e a Vigilância Sanitária estão intensificando o combate ao mosquito transmissor. A preocupação aumenta com o período de intenso calor e chuva que favorece o desenvolvimento do Aedes Aegypt.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o Projeto de Lei, que atualiza a legislação estadual sobre Pagamentos por Serviços Ambientais. O texto segue agora para a sanção do governador JORGINHO MELLO e servirá de base para a criação do Programa Mais Verde, iniciativa que será coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde. O programa vai destinar recursos a proprietários rurais que mantêm florestas nativas preservadas. A expectativa é atender até 20 mil produtores em todo o estado, premiando áreas de conservação que somam cerca de 100 mil hectares. Segundo o secretário adjunto da Semae, GUILHERME DALLACOSTA, o Mais Verde valoriza quem preserva, fortalece a segurança hídrica e impulsiona o desenvolvimento sustentável no campo.

O repasse dos recursos será definido por critérios técnicos, priorizando regiões com menor IDH, frequência de estiagens, presença de propriedades agrícolas e maior cobertura vegetal nativa. A ideia é também fortalecer a proteção da Mata Atlântica, aumentar a resiliência das comunidades rurais às mudanças climáticas e ajudar a reduzir as emissões de carbono. O decreto que regulamenta o programa está em fase de elaboração.

Construção de ponte em linha Chapéu depende de novo projeto. atrasos são recorrentes e a comunidade aguarda uma solução definitiva. O projeto para construção da ponte na SC 283 no interior de Itapiranga volta para a fase inicial. Durante o ano de 2025, o governo estadual buscou formas de ajustes no projeto original, porém o valor ficou incompatível. A alternativa foi anular os encaminhamentos já feitos e iniciar tudo outra vez. Segundo o Coordenador Regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, o erro no projeto original causou atraso e foi estipulado para 2026 a previsão de obras. A estrutura que teria 12 metros e 70 centímetros, passou para pouco mais de 17 metros, além de ampliar o espaço fora do leito do rio em de mais de 200 metros de aterro.

O Coordenador Regional de Infraestrutura, afirma que o valor original foi majorado em mais de 50 por cento. Foi feita a rescisão com a empresa e realizada nova licitação, já contemplando o projeto atualizado. De acordo com DI BERTI, a equipe técnica vai encaminhar nova licitação que também vai contemplar a pavimentação na rodovia 283 de Itapiranga a Mondaí. EVERALDO DI BERTI salienta que o orçamento já está pronto e isso deve agilizar a nova licitação em janeiro. O valor estipulado é superior a nove milhões de reais. A ponte já foi interditada diversas vezes e a nova estrutura visa solucionar o problema e projeta o futuro com a pavimentação asfáltica.

Veterinários apontam benefícios do Nupvet para o bem estar animal. Curso de Medicina Veterinária da Uceff já formou mais de 20 turmas e registra grande procuram por ingresso de alunos para o próximo ano. O Nupvet Itapiranga finaliza 2025 com mais de 900 atendimentos à comunidade. Conforme a professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Veterinárias, CRISTIANE BRUN, as pessoas buscam proporcionar o bem-estar animal. Segundo ela, durante este ano, foram realizados pelo núcleo mais de 800 atendimentos em cães e gatos, cerca de 50 atendimentos em equinos e mais de 100 atendimentos em gado.

A coordenadora do Nupvet da UCEFF Itapiranga, reforçou o impacto que o núcleo tem para os acadêmicos e para a comunidade. Em atividade desde 2010, o Nupvet é um local de referência em saúde animal na região, atendendo tanto as demandas na própria instituição quanto nas propriedades rurais. Ao todo, o núcleo possui 19 monitores e 30 estagiários. CRISTIANE BRUN informa que chegou o período de férias e o atendimento no Nupvet da UCEFF Itapiranga retornará no dia 23 de fevereiro.

Já o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Itapiranga, professor SERGIO CUNHA destaca o avanço da tecnologia neste setor. Ele lembra que o curso de Medicina Veterinária teve início em 2007 na unidade de Itapiranga e, até o momento, já formou mais de 20 turmas. Com duração de cinco anos, divididos em dez semestres, o curso de Medicina Veterinária da UCEFF atende uma grande demanda do mercado. SERGIO CUNHA cita que o curso está consolidado como um programa de excelência, alinhado às demandas contemporâneas do setor. O coordenador destaca que o diferencial está na formação de veterinários que atuam como agentes transformadores, seja na produção de alimentos seguros, na saúde pública ou na pesquisa científica.

Parcerias reforçam a importância do curso de Medicina Veterinária da Uceff em Itapiranga. Segundo o coordenador SERGIO CUNHA, a ausência de uma fazenda universitária é compensada pelo envolvimento de produtores rurais que possuem parceria com a instituição. Destaca forma a Uceff oferece aos acadêmicos uma rotina real de serviços que os profissionais vão enfrentar após a formação. Cunha também destaca parcerias com instituições e profissionais para complementar a formação dos alunos. De acordo com SERGIO CUNHA, a procura por vagas no curso de medicina veterinária é expressiva e proporciona otimismo para o futuro do curso.

A Polícia Civil de Itapiranga realizou na tarde de ontem a incineração de pouco mais de 50 quilos de drogas apreendidas em operações nos últimos meses. Foram incinerados em uma caldeira de uma empresa terceirizada do município pés de maconha, maconha colhida e prensada, cocaína e crack. As apreensões são resultado de ações continuas contra o tráfico de drogas na Comarca de Itapiranga.

Carreta é atingida por incêndio na BR-163 em Dionísio Cerqueira. Um incêndio em veículo foi registrado no início da noite desta quarta-feira, na BR-163, em Dionísio Cerqueira, no sentido a São Miguel do Oeste. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar por volta das 18 horas e 45 minutos. Após a contenção das chamas, a área foi sinalizada para garantir a segurança no trecho. O local ficou sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal. Não houve registro de feridos.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste emitiu um alerta à população depois de um aumento de ligações de trotes para a central de emergência. Segundo a corporação, as chamadas falsas comprometem o atendimento de ocorrências reais e podem colocar vidas em risco, já que ocupam linhas e mobilizam equipes que poderiam estar atendendo situações urgentes. São considerados trotes pedidos de socorro inexistentes, informações falsas sobre crimes ou emergências e ligações sem necessidade real ao número 190. A corporação destaca que passar trote é crime e a pena pode variar de detenção de um a seis meses ou multa, além de outras sanções legais. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis podem ser responsabilizados. Como exemplo recente, a Polícia Militar informou que em novembro um homem de 54 anos foi identificado realizando diversos trotes ao número 190. Ele responderá judicialmente pelo crime.

Um idoso ficou ferido em uma colisão em um barranco na tarde de ontem no interior de São Miguel do Oeste. O acidente foi por volta das 15 horas, na linha Nereu Ramos. Segundo as informações apuradas no local, o idoso conduzia uma Montana sentido a cidade e perdeu o controle da direção do veículo. Ele colidiu em um barranco e com o impacto, retornou para a pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros ao condutor, que foi conduzido ao Hospital Regional. A Polícia Militar esteve no local.

Um incêndio atingiu uma carreta cegonheira na tarde de ontem. Foi por volta das 17 horas, na BR-282, em Iraceminha. Apesar do susto, não houve vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, um Mercedes-Benz estava tomado pelas chamas. Foram utilizados 6 mil litros de água para controlar o fogo. Após uma hora de combate e mais 30 minutos de rescaldo, o incêndio foi controlado. A colheitadeira e parte da plataforma foram salvas. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência.

A Polícia Militar emitiu um alerta à população sobre o aumento de ligações indevidas para a Central de Emergência 190, conhecidas como trotes, na região de São Miguel do Oeste e municípios vizinhos, no Extremo Oeste. Segundo a PM, essas chamadas desnecessárias prejudicam o atendimento de ocorrências reais e podem colocar vidas em risco, pois ocupam linhas que deveriam estar disponíveis para quem realmente precisa de ajuda. São considerados trotes pedidos de socorro inexistentes, chamadas falsas ou sem necessidade real do 190, informações mentirosas sobre crimes ou emergências e brincadeiras que mobilizam equipes policiais sem motivo.

A PM ressalta que passar trote é crime previsto em lei. Além de gerar registro de boletim de ocorrência, a prática pode resultar em sanções legais. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis podem ser responsabilizados. O Código Penal Brasileiro, no artigo 266, prevê o crime de interromper ou perturbar serviço telegráfico, telefônico ou de comunicação, com pena de detenção de um a seis meses ou multa. Como exemplo recente, no último mês foi identificado um homem de 54 anos que realizava chamadas indevidas ou inexistentes à Central de Operações da Polícia Militar, responsável pelo atendimento de São Miguel do Oeste e outros 34 municípios do Extremo Oeste. Diante dos fatos, foi registrado um termo circunstanciado, e o homem irá responder em juízo pelo crime cometido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.