-CONGRESSO DERRUBA VETO E GARANTE ATÉ 5,7 BILHÕES PARA FUNDO ELEITORAL
-QUATRO CIDADES DE SC ESTÃO ENTRE OS CEM MAIORES PIBs DO BRASIL
-CÂMARA DEVE DEVOLVER MAIS 600 MIL REAIS AOS COFRES DA PREFEITURA
-AGRICULTURA VAI DEIXAR DE FATURAR 12 MILHÕES POR CONTA DA ESTIAGEM
-DEFESA CIVIL RECOMENDA E PREFEITO VAI DECRETAR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
-ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOS DEIXAM DUAS PESSOAS FERIDAS NA SC 163
-HOMEM É PRESO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO CENTRO DA CIDADE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O governo dos Estados Unidos acabou com algumas restrições que existiam para o uso de pílulas usadas para acabar com gravidez em estágios iniciais. Agora, o remédio poderá ser enviado por correio. Até então, essa droga só podia ser entregue pessoalmente. A decisão foi tomada pela Administração de Drogas e Alimentos, FDA, na sigla em inglês. Ainda é preciso receber o remédio de uma farmácia certificada e é preciso ter a prescrição médico. Na Justiça, há previsão de uma discussão sobre as regras que permitem o aborto nos Estados Unidos.
O prefeito de São Francisco, na Califórnia nos Estados Unidos, declarou estado de emergência nesta sexta-feira em um distrito do centro da cidade afetado por um grave aumento de overdoses fatais por uso de drogas, causadas principalmente pelo fentanil. Um recorde de 711 pessoas morreram de overdoses no ano passado, um número que deve cair levemente em 2021. A declaração assinada nesta sexta pelo prefeito LONDON BREED permite que as autoridades abram rapidamente abrigos e serviços de saúde mental sem passar por comissões de zoneamento, planejamento e diretrizes de contratação. As mortes por overdose de drogas nos EUA aumentaram para mais de 100 mil este ano, agravadas por uma enxurrada de pílulas falsas vendidas online.
O direitista JOSÉ ANTONIO KAST e o esquerdista GABRIEL BORIC se enfrentam neste domingo no segundo turno da polarizada disputa pela presidência do Chile. Trata-se da primeira eleição presidencial desde que o país foi abalado pelos protestos generalizados contra a desigualdade que renderam meses de marchas e episódios de violência nas ruas, dois anos atrás. Mais de 15 milhões de chilenos podem votar para escolher o sucessor do conservador SEBASTIÁN PIÑERA. No entanto, no primeiro turno, a participação do eleitorado foi de 47 por cento com vantagem do candidato JOSÉ ANTONIO KAST que ficou à frente de GABRIEL BORIC.
O Congresso Nacional derrubou nesta sexta-feira o veto do presidente JAIR BOLSONARO a um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias, mantendo a previsão de cinco bilhões e 700 milhões de reais em recursos públicos para o fundo eleitoral em 2022. Com a decisão dos deputados e senadores, o trecho da LDO será promulgado e entrará em vigor.. A aprovação do novo valor do fundo eleitoral foi respaldada por parlamentares da base e também da oposição. Na Câmara, foram 317 votos a favor da derrubada e 146 contra. No Senado, foram 53 votos pela derrubada e 21 pela manutenção do veto. O valor exato do fundo eleitora será definido pelo relator-geral do Orçamento que será votado na semana que vem.
O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira a liberação de crédito orçamentário para custear o chamado auxílio gás ou vale-gás. Foram aprovados 300 milhões de reais para auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha com o equivalente a 40 por cento do preço do botijão. O projeto que previa o auxílio foi aprovado em outubro, mas a verba que o garante apenas nesta sexta-feira por deputados e senadores. Na sessão, o Congresso votou créditos orçamentários para ministérios e outros órgãos e empresas públicas. Serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada.
Se dependesse da bancada catarinense, o veto do presidente JAIR BOLSONARO ao fundão eleitoral de cinco bilhões e 700 milhões para 2022 teria sido mantido. Dos 16 parlamentares de Santa Catarina, oito votaram pela manutenção do veto: DANIEL FREITAS, CAROLINE DE TONI e CORONEL ARMANDO do PSL, GILSON MARQUES do Novo, RODRIGO COELHO do Podemos, RICARDO GUIDI do PSD, GEOVÂNIA DE SÁ do PSDB e CARMEN ZANOTTO do Cidadania. Outros seis votaram pela derrubada: ANGELA AMIN do PP, CARLOS CHIODINI do MDB, CELSO MALDANER do MDB, DARCI DE MATTOS do PSD, FABIO SCHIOCHET do PSL E PEDRO UCZAI do PT. Os deputados HELIO COSTA do Republicanos) e ROGÉRIO PENINHA do MDB se abstiveram.
O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, passa a atender apenas emergências a partir da próxima segunda-feira. Isso porque, segundo a instituição, os médicos devem entrar em greve na próxima semana pedindo o pagamento de salários atrasados. De acordo com carta enviada pelos profissionais à diretoria do hospital, há pouco menos de 15 dias, os atendimentos ambulatoriais, cirurgias e procedimentos eletivos não devem funcionar a partir da data definida. Os médicos pediram um prazo de 15 dias para que as contas fossem quitadas. Esse prazo, no entanto, termina neste sábado. O pagamento da dívida, de acordo com o hospital, depende de diversos fatores e pode demorar de 60 a 90 dias para acontecer. Isso deve ser feito a partir do momento em que houver um acordo com a prefeitura de Chapecó.
Joinville, Itajaí, Florianópolis e Blumenau integram a lista dos 100 municípios brasileiros com os maiores PIBs em 2019. Essas quatro cidades são responsáveis por 31 e meio por cento do PIB catarinense. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE que também destacou que o PIB total do estado foi de 323 e 300 bilhões naquele ano, um crescimento de três vírgula oito por cento em comparação com o ano anterior. Joinville teve alta de 12 por cento e atingiu 34 bilhões e 500 milhões, ou seja, 10 vírgula sete por cento do PIB catarinense. Ainda segundo os dados do IBGE, o Vale do Itajaí foi responsável por 30 por cento do PIB de Santa Catarina em 2019, a maior proporção entre as seis mesorregiões do Estado.
As repartições públicas de Guaraciaba terão atendimento reduzido a partir da próxima semana. A informação é do prefeito, VANDECIR DORIGON. De acordo com ele, a medida entra em vigor já na próxima segunda-feira e segue até o dia 14 de janeiro. Conforme ele, nesse período, o horário de trabalho das secretarias será em regime de turno único entre sete horas da manhã à uma hora da tarde. DORIGON explicou que a decisão foi tomada visto a troca do sistema interno em todas as secretarias municipais.
No período de turno único será realizado a transição de dados de todo o sistema da prefeitura e os servidores vão passar por capacitações para trabalhar com o novo sistema a partir de 2022. A afirmação é do prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON. Ele destacou que além disso, outro fator que obrigou a Administração a decretar o horário reduzido de trabalho foi o fechamento das contas neste final de ano. Ele salientou que o turno único não afeta os servidores que atuam nos serviços de Inspeção Sanitária, Conselho Tutelar e Secretaria de Saúde e Saneamento, sendo que nesses casos o trabalho será mantido normalmente.
O prefeito de Barra Bonita AGNALDO DERESZ, confirmou, em viagem recente a Florianópolis, um ônibus escolar do governo do estado. O veículo será repassado pela Secretaria de Estado da Educação. A assessora de articulação com os municípios da pasta, CARIN DEICHMANN garantiu que o ônibus com capacidade para até 25 alunos estará em Barra Bonita até o mês de março através do Programa Caminhos da Escola. De acordo com a secretária de Educação de Barra Bonita, NEURA DERES, o veículo vai dar mais segurança para o transporte escolar dos alunos.
A portaria que autoriza a entrada de estrangeiros no Brasil, publicada no dia oito desde mês, deve resultar no aumento expressivo de argentinos cruzando a fronteira em Dionísio Cerqueira. A expectativa é do auditor Fiscal ARNALDO BORTEZE. Ele explicou que até o dia oito, os viajantes argentinos circulavam somente em Dionísio Cerqueira e Barracão devido às regras em vigor. A portaria que autorizou a abertura integral da fronteira terrestre entre os dois países abre os caminhos para que os argentinos sigam até o litoral, principal destino dos estrangeiros durante a temporada. O auditor comentou que desde a publicação das novas normas muitas empresas de turismo da Argentina têm buscado informações para saber das regras vigentes para a entrada no país. BORTEZE ainda comentou que a partir da próxima segunda-feira a expectativa é de alto fluxo de veículos passando pela Aduana.
O auditor Fiscal da Receita Federal, ARNALDO BORTEZE explicou que os argentinos devem seguir uma série de medidas sanitárias para entrar no país. A portaria ainda em vigor prevê o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo acima de 14 dias para o argentino ou o teste PCR feito até 72 horas antes de ingressar em Santa Catarina. As demais regras seguem sendo as mesmas. BORTEZE destacou que o controle sanitário é realizado pela Polícia Federal antes de entrar em solo brasileiro. Para os brasileiros que queiram passar pela fronteira e entrar na Argentina, o auditor comentou que é necessário apresentar o teste PCR negativo realizado até três dias antes. Ele também informou que a ponte sobre o Rio Peperi Guaçu, em Paraíso, não tem previsão para reabertura.
As câmaras de vereadores da região estão finalizando o ano e devem devolver recursos para as prefeituras. Em Bandeirante, por exemplo, o legislativo ainda terá uma sessão na próxima semana. De acordo com o presidente da casa, ORLANDO TERRES, o objetivo da mesa diretora é limpar a pauta e votar todos os projetos que deram entrada neste ano. A última sessão do ano também deve ser marcada pela eleição da mesa diretora. TERRES disse que o setor de contabilidade está fazendo os últimos lançamentos, mas ele já confirmou que a câmara vai devolver valores para o prefeito CELSO BIEGELMEIER aplicar no município.
Em Barra Bonita, a câmara de vereadores deve devolver cerca de 280 mil reais para a administração. A informação é do presidente do legislativo NEIR MITTMANN. Em entrevista para o programa Boa Tarde Peperi desta sexta-feira, ele disse que os valores ainda estão sendo fechados pelo setor de contabilidade da câmara. O presidente explicou que a sobra de recursos do duodécimo é resultado de uma série de medidas de contenção de gastos adotadas no decorrer. A câmara de vereadores de Barra Bonita ainda tem uma sessão marcada para a próxima semana. Uma das pautas é a eleição da nova mesa diretora para 2022.
Em São Miguel do Oeste, o poder legislativo vai devolver cerca de 600 mil reais nos próximos dias para a prefeitura. De acordo com o presidente da câmara, VANIRTO CONRADT, já houve uma devolução na metade do ano e, com isso, o valor total que vai ingressar nos cofres da prefeitura vindo da câmara neste ano será de um milhão e 300 mil reais. Ele disse que os servidores e os vereadores entenderam a proposta de cortar gastos e todos contribuíram para essa economia. VANIRTO comentou que mesmo com a contenção, a mesa diretora não reduziu o acesso dos vereadores a cursos fora do município, por exemplo. A última sessão da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste ocorreu na quinta-feira.
A agência local do Sine está fechando o ano com cerca de mil e 300 vagas de emprego abertas em municípios da região. Ao todo, são mil 296 oportunidades de trabalho anunciadas por empresas de diferentes segmentos no Posto do Sistema Nacional do Emprego que fica no prédio do Ceja, ao lado do posto de saúde do centro. De acordo com o Sine, os destaques ficam para o cargo de Auxiliar de Produção em Agroindústrias que contabilizam mais de 530 vagas, Comércio e serviços com 450 e Construção Civil, com 200 oportunidades. Os candidatos interessados devem agendar o atendimento presencial através do whatsapp 3631-2956 ou pela página do Sine no Faceook, de segunda a sexta-feira, do meio-dia as cinco da tarde. No dia agendado os candidatos deve estar munidos dos documentos pessoais, como CPF,RG, e a Carteira de Trabalho.
Depois de chegar a cinco casos ativos, os novos diagnósticos de Covid voltaram a crescer e São Miguel do Oeste finaliza a semana com 21 pessoas com o coronavírus. Nesta sexta-feira, seis pessoas foram diagnosticadas com covid, mas nenhum morador entrou para a lista de recuperados. No Hospital regional, a taxa de ocupação segue em queda com dois pacientes internados e taxa de ocupação de 10 por cento na unidade. Na enfermaria, apenas um paciente com coronavírus está internado.
O Peperi Debates deste sábado discutiu os impactos da estiagem para o campo e para a cidade. Mais uma vez, o extremo-oeste sofre com o baixo volume de chuvas. Na cidade, a Casan voltou a adotar o sistema de rodízio para o fornecimento de água aos moradores. No interior, a falta de chuva já provoca prejuízos nas lavouras de milho e soja. O programa deste sábado reuniu o chefe da agência local da Casan, VICTOR DE GOUVEIA, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, DEOCLIDES DALLA ROSA, o coordenador de Políticas Publicas na região da Epagri, ELVYS TAFFAREL e o coordenador da Defesa Civil, JEFERSON DIAS. As fotos e os áudio integral do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O desenvolvimento das lavouras vinham bem até novembro, mas o tempo virou e os agricultores vivem mais um período grave por conta da estiagem. A afirmação é do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, DEOCLIDES DALLA ROSA. Ele disse que o sol está literalmente “queimando” as plantas. O sindicalista comentou que as perdas médias chegam a 40 por cento no milho do cedo. Nas lavouras plantadas depois do dia 10 de setembro, o prejuízo chega a 70 por cento. DALLA ROSA citou a partir de agora, as perdas devem se intensificar na produção de leite, especialmente em razão da pastagem que não está se recuperando. Ele disse que o número de propriedades com falta de água para consumo animal e humano aumenta a cada dia.
Depois de muitas dificuldades ao longo do ano, a Casan conseguiu reestabelecer o abastecimento pleno da cidade até meados de novembro quando a situação começou a piorar. A observação é do chefe da agência local da empresa, VITOR DE GOUVEIA. De acordo com ele, a última chuva expressiva ocorreu no dia 25 novembro e, desde então, houve uma redução de vazãodo rio Cambuim. O rio representa 40 por cento da vazão total da Casan e esse índice caiu para 15 por cento. A empresa aumentou o tempo de captação do poço profundo, mas ainda assim é preciso adotar o sistema de rodizio para garantir o abastecimento de agua para todos os moradores. GOUVEIA anunciou que a Casan vai contratar caminhões para levar agua bruta diretamente para a estação de tratamento. A medida vai aumentar a produção em 600 mil litros de água.
A Casan está notificando os moradores que desperdiçam água na cidade. O anúncio foi feito no Peperi Debates de hoje pelo chefe da agência local da empresa, VITOR DE GOUVEIA. Ele explicou que a notificação, até agora, tem o caráter de orientação. No entanto, com o decreto de situação de emergência que deve ser assinado na semana que vem, a Casan poderá emitir multas para os moradores que não usarem a água de forma racional.
A região extremo-oeste está há três anos com precipitações abaixo da média histórica. Em 2019, o volume de chuva atingiu 88 por cento do volume normal. Em 2020, o índice foi de 68 por cento e, neste ano, está em 66 por cento. Os dados foram apresentados no Peperi Debates de hoje pelo coordenador de Políticas Públicas na região da Epagri, ELVYS TAFFAREL. De acordo com ele, as perdas crescem a cada dia porque as lavouras estão entrando em um período bastante crítico. Ele também citou que o quadro é grave e que as perdas no campo aumentam a cada dia sem chuva. TAFFAREL citou ainda que o armazenamento de água é uma necessidade diante do aumento da produção agrícola. De acordo com ele, a demanda por água para os animais e para as lavouras cresceu em dois milhões de litros por dia nos últimos seis anos.
A situação da estiagem no município é alarmante. A afirmação é do coordenador da Defesa Civil do município, JEFERSON DIAS. Ele citou que a agricultura de São Miguel do Oeste vai deixar de arrecadar 12 milhões de reais em razão das perdas provocadas pela falta de chuvas. DIAS também informou que as secretarias de Agricultura e Obras estão distribuindo cerca de 200 mil litros de água por dia para os agricultores do município. Na cidade, o morador também está sofrendo com a falta de água. Ontem, a comissão municipal de Defesa Civil se reuniu e decidiu recomendar a decretação de situação de emergência no município. O decreto deve ser assinado na segunda-feira pelo prefeito WILSON TREVISAN.
Um motociclista ficou ferido em um acidente no final da tarde de ontem na SC-163. A colisão aconteceu por volta das seis horas na Linha Santa Isabel, interior de Itapiranga e envolveu uma motocicleta XTZ com placa de Itapiranga e um veículo Fox, placas Mercosul. Os dois veículos trafegavam no sentido Iporã do Oeste a Itapiranga. O motociclista de 52 anos sofreu ferimento no braço. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga e encaminhado ao Hospital Sagrada Família. Já a condutora do carro não se feriu.
Mais um acidente com moto foi registrado na tarde de ontem na SC 163. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de uma motocicleta PCX 150, placa de Itapiranga, perdeu o controle de direção e sofreu uma queda. O acidente aconteceu por volta das três e meia da tarde na Linha Santa Fé Alta, entre Itapiranga e São João do Oeste. O motociclista sofreu escoriações e cortes nos braços. Após o primeiro atendimento, ele foi conduzido ao Hospital de Itapiranga. As fotos do acidentes estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
Um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo na madrugada de hoje no centro de São Miguel do Oeste. Por volta das duas horas da madrugada, a Polícia Militar flagrou um veículo trafegando em alta velocidade pelo centro da cidade. O carro foi abordado no cruzamento das ruas XV de Novembro com a Almirante Tamandaré. Duas pessoas estavam no veículo. Segundo a PM, o motorista estava em visível estado de embriaguez. Dentro do carro, foi encontrado um Rifle, Calibre .22, equipado com uma luneta, 23 munições e um silenciador. O carona do veículo foi preso por Posse irregular de arma de fogo e o motorista foi enquadrado no crime de embriaguez.