-STF DECIDE QUE VACINA CONTRA COVID É OBRIGATÓRIA COM SANÇÃO PARA QUEM RECUSAR
-GOVERNO ANUNCIA LIBERAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS EM SANTA CATARINA
-EXTREMO-OESTE ENTRA NA BANDEIRA VERMELHA NO MAPA DE RISCO DA COVID
-CÂMARA DE VEREADORES REJEITA PROJETO DA NOVA LEI ORGÂNICA
-DNIT ACUSA MUNICÍPIO DE NÃO FAZER INVESTIMENTOS NA WILLY BARTH
-POLÍCIA AMBIENTAL IDENTIFICA POLUIÇÃO EM RIACHO DA REGIÃO
-HOMEM FOGE DA POLÍCIA E CAPOTA VEÍCULO EM ESTRADA RURAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Fundo Monetário Internacional informou nesta quinta-feira que seu comitê consultivo escolheu a ministra de Finanças sueca, MAGDALENA ANDERSSON, como presidente do painel, reconduzindo um europeu ao cargo pela primeira vez em mais de 12 anos. Ela será a primeira mulher a presidir o Comitê Monetário e Financeiro Internacional e cumprirá mandato de três anos a partir de 18 de janeiro de 2021. O conselho é um órgão de 24 membros composto por ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais que representam os Estados-membros.
Câmara dos Deputados da Espanha aprovou a legalização da eutanásia para os pacientes com doenças graves nesta quinta-feira. O projeto de lei agora será encaminhado ao Senado. A proposta pode ser enviada de volta aos deputados para que seja revista ou aprovada. O texto enfrentou oposição de políticos conservadores e de grupos religiosos. O projeto, que passou com 198 votos favoráveis e 138 contrários, permite a prática em pessoas com doenças sérias e incuráveis – ou debilitantes – que causem sofrimento insuportável.
Um comitê de cientistas americanos decidiu nesta quinta-feira se posicionar a favor da aprovação da vacina da Covid-19 da empresa americana Moderna, que pode abrir caminho para seu uso nos Estados Unidos nos próximos dias. O parecer favorável à vacina da Moderna recebeu 20 votos a favor e nenhum contra, com somente uma abstenção. A recomendação vale para o uso do imunizante em maiores de 18 anos. Para começar a ser distribuída nos Estados Unidos, a vacina ainda depende de aprovação da FDA,agência americana equivalente à Anvisa e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
Uma portaria publicada pelo governo federal na noite de quinta-feira exige que brasileiros ou estrangeiros que quiserem entrar no país de avião apresentem um teste PCR com resultado negativo para Covid-19 ao embarcar. A medida começa a valer no dia 30 de dezembro. O teste, a ser apresentado à companhia aérea, deverá ter sido feito até 72 horas antes. A portaria também determina que o viajante assine uma declaração de saúde para concordar com as medidas de prevenção da Covid-19 que deverá seguir enquanto estiver no país. O viajante que não cumprir as exigências da portaria estará sujeito a deportação, multas e inabilitação de eventual pedido de refúgio.
O Supremo Tribunal Federal autorizou, nesta quinta-feira, a aplicação de medidas restritivas para quem se recusar a se vacinar contra a Covid-19. O plenário analisou nestas quarta e quinta duas ações que tratam da possibilidade de os governos federal, estaduais e municipais decidirem sobre a vacinação compulsória da população contra a Covid. Por 10 votos a um prevaleceu o entendimento do relator, ministro RICARDO LEWANDOWSKI, que votou a favor da aplicação de medidas restritivas contra quem se recusar a se vacinar. Segundo o ministro “a saúde coletiva não pode ser prejudicada por pessoas que deliberadamente se recusam a ser vacinadas”.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, em transmissão em uma rede social, que não adotará medida restritiva contra quem se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O presidente declarou ainda que, na opinião dele, quem tem que definir se haverá ou não medida restritiva é o governo federal. Mais cedo, nesta quinta, o presidente participou de um evento na Bahia no qual afirmou que não tomará vacina a contra a Covid-19. Ontem, o governo federal autorizou a liberação de 20 bilhões de reais para a compra de vacinas.
O Ministério Público de Santa Catarina requereu a cassação da chapa do prefeito reeleito de Itajaí, VOLNEI MORASTONI, por suposto abuso de poder político e distribuição ilegal de bens gratuitos em período eleitoral. Dois fatos integram a ação: a omissão de informações, durante a campanha sobre a falta de efetividade de doses de homeopatia distribuídas em Itajaí como suposta ‘prevenção’ contra a Covid-19 e a entrega de microchips de celulares para alunos da rede municipal de educação, duas semanas antes das eleições. A assessoria jurídica da coligação informou que ainda não teve acesso à ação, mas que recebeu a informação com tranquilidade. Em nota, afirmou que a campanha "foi pautada na mais estrita legalidade e não houve uso político-eleitoral de qualquer ato administrativo".
Nove pessoas seguem desaparecidas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, após a forte chuva e a enxurrada que atingiram a região entre a noite de quarta e madrugada de quinta, segundo a Defesa civil estadual. Sete dos desaparecidos são de Presidente Getúlio, sendo cinco deles da mesma família. Há duas pessoas desaparecidas em Rio do Sul. Segundo a Defesa Civil, 12 pessoas morreram por causa do temporal: onze em Presidente Getúlio e uma em Ibirama. Até o começo da manhã de hoje havia 144 pessoas desalojadas e 55 desabrigadas em quatro cidades catarinenses.
O governador CARLOS MOISÉS autorizou a liberação de eventos em Santa Catarina, que estavam proibidos desde março, no início das restrições por causa do novo coronavírus. Eventos sociais poderão ser realizados, com ocupação de apenas 30 por cento da capacidade total nas regiões com nível gravíssimo, 50 por cento no nível grave e 75 por cento em nível alto, com liberação total da capacidade em nível moderado. A medida é válida também para parques aquáticos, cinemas e teatros. O novo decreto deve ser publicado na sexta-feira no Diário Oficial do Estado e terá vigência imediata. O Estado ainda divulgará ao longo do dia mais detalhes sobre a liberação, com as regras para cada setor e as medidas sanitárias que deverão ser seguidas.
O Cine Peperi de São Miguel do Oeste vai reabrir no próximo dia 26 de dezembro. A informação foi confirmada na manhã de hoje pelo diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA. A reabertura do cinema será possível em razão da nova portaria do governo do estado que permite eventos em todo o estado. No caso do cinema, a retomada da sessões vai observar as regras de segurança sanitária e o percentual de ocupação de acordo com o mapa de classificação de risco para a Covid-19. O Cine Peperi será reaberto no sábado da semana que vem com a exibição dos filmes de maior bilheteria dos últimos anos. As sessões serão realizadas em três horários: 14, 17 e 20 horas nos sábados e domingos.
O Peperi Debates vai discutir o aumento de mulheres eleitas no pleito deste ano na região da Ameosc. Atualmente, as 19 cidades da associação de municípios do extremo-oeste contam com 23 vereadoras. Na eleição deste ano, o número de eleitas passou para 31. Além disso, tivemos a eleição de uma prefeita e vice-prefeita em Paraíso. O programa de amanhã vai reunir a vereadora reeleita de São Miguel do Oeste, MARIA TEREZA CAPRA, a vereadora eleita de Bandeirante, JANE RIES e a vice-prefeita eleita de Paraíso, SILENE LIBERO. o Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter de amanhã vai falar sobre o ano letivo nas escolas da rede pública estadual e os encaminhamentos para instalação de uma escola cívico-militar na cidade. O programa vai receber a integradora de ensino da Coordenadoria Regional de Educação, DILCE FRANZEN. Ela vai abordar o fechamento do ano letivo marcado pela pandemia coronavírus, os trabalhos e as definições para o ano de 2021 e como será a escola cívico-militar no bairro São Gotardo. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com DILCE FRANZEN será as 11 e meia.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou, na tarde desta quinta-feira, o lançamento do Observatório Econômico da Acismo. O evento, coordenado pelo presidente da entidade, DANIEL DE SOUZA, teve a presença do prefeito WILSON TREVISAN, vereadores, empresários e entidades. De acordo com SOUZA, oOservatório Econômico conta com 67 indicadores. Ele explicou que a nova ferramenta tem foco em expandir e difundir informações socioeconômicas de interesse geral, além de disponibilizar indicadores que possam nortear as políticas públicas municipais e ações empresariais na cidade. O lançamento do Observatório foi realizado no auditório do Centro Empresarial Andrômeda.
O município de São Miguel do Oeste registrou um aumento nos focos de Dengue na última semana. A informação é do coordenador do setor de Dengue, CÉLIO SILVA. Conforme ele, nas últimas semanas a equipe intensificou o trabalho de fiscalização visto as altas temperaturas e as chuvas isoladas de verão. De acordo com ele, as ações de combate à dengue ocorrem o ano todo, porém, com maior intensidade nesse período. CÉLIO lembrou que no começo deste mês o setor realizou uma mobilização com ações no cemitério São Miguel e Almas e também com panfletagem no centro da cidade.
A equipe do setor da Dengue está realizando nesta semana um trabalho de fiscalização nas armadilhas espalhadas pela cidade de São Miguel do Oeste. A afirmação é do coordenador, CÉLIO SILVA. Segundo ele, são cerca de 90 armadilhas espalhadas pelos bairros. Ele destacou que o município está há quatro meses sem novos registros da doença. Ele lembrou que apenas um caso estava em análise no mês passado, porém, o mesmo já foi descartado. Questionado sobre novos focos na doença nos últimos dias, CÉLIO esclareceu que na última semana foram 19 focos, totalizando desde o início do ano, 468 focos do mosquito transmissor da dengue.
Ao menos nove bairros de São Miguel do Oeste registraram focos do mosquito Aedes Aegypti. O comentário é do coordenador do setor de Dengue, CÉLIO SILVA. Ele disse que os focos foram encontrados nas armadilhas dos bairros Jardim Peperi, São Luiz, Sagrado Coração de Jesus, São Jorge, Centro, São Sebastião, São Gotardo, Progresso e Estrela. Ele revelou que diante disso, os profissionais do setor estão realizando vistorias nas proximidades das armadilhas, além de verificar as residências e repassar orientações aos moradores. CÉLIO pediu que as pessoas tenham consciência e verifiquem suas casas e quintais a fim de evitar um aumento expressivo dos focos da doença.
O Dnit emitiu uma nota, nesta quinta-feira, se posicionando sobre a retirada das lombadas eletrônicas na avenida Willy Barth. No documento, o órgão cita que o acordo firmado em 2018 com a prefeitura de São Miguel do Oeste previa que o município investisse na manutenção e na segurança da via como contrapartida pela arrecadação das multas emitidas pelos equipamentos. Segundo o Dnit, o acordo foi encerrado com a prefeitura “diante da constatação das dificuldades por parte do ente municipal em executar de forma efetiva a contrapartida que lhe cabia no referido acordo”. A nota cita ainda que os problemas da Willy Barth também se devem a falta de ação da prefeitura que deixou de exigir dos proprietários de imóveis a adoção de medidas efetivas para o escoamento das águas pluviais. O Dnit afirma que o município promoveu, ao longo do tempo, a ligação de vias sem anuência prévia e autorizou construções nas margens da via sem que as medidas de drenagem urbana sejam efetivamente executadas. O município não vai se manifestar sobre a nota do Dnit.
A Superintendência Regional do DNIT em Santa Catarina informou que já adotou as medidas necessárias para a execução dos trabalhos de manutenção da Willy Barth e vai reinstalar as lombadas eletrônicas nos próximos dias. Emnota, o órgão destacou que foi dada sequência nas ações para a contratação, realização dos estudos técnicos de viabilidade e implantação dos equipamentos previstos no Novo Programa Nacional de Controle de Velocidade. Os aparelhos foram liberados após acordo judicial em ação popular que questionou a suspensão do controle de velocidade em todo o país. A partir disso, a expectativa é que nos próximos dias as etapas de liberação para instalação dos dispositivos estejam concluídas e a empresa responsável estará autorizada a implantá-los. A nota cita ainda que a prefeitura cobra ações do Dnit para a segurança da Willy Barth, mas o município deixou de investir na manutenção da via e agora busca se eximir dessa responsabilidade.
A câmara de vereadores, arquivou nesta semana, o projeto de lei que regulamenta o Conselho Municipal de Cultura. A proposta é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA mas não chegou a ser debatida e nem votada em plenário. Os vereadores seguiram o parecer contrário emitido pela Comissão de Justiça e Redação. O entendimento da comissão é de que o projeto é inconstitucional por apresentar vício de origem, ou seja, a competência para propor esse tipo de tema é do prefeito e não vereador. MARIA TEREZA disse hoje na Peperi que como o prefeito não regulamentou e ativou o conselho de cultura, a câmara pode fazer isso. O projeto foi arquivado por seis votos a cinco.
O conselho municipal de cultura foi criado em 2013, mas ainda não saiu do papel porque falta regulamentar o órgão. A afirmação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Ela disse que o conselho é muito importante para que o Plano Municipal de Cultura, o Fundo Municipal e o Sistema Municipal de Cultura sejam implantados. MARIA TEREZA fez uma crítica direta ao prefeito TREVISAN que, segundo ela, teve oportunidade como vice e agora como prefeito para ativar o conselho e não fez nada.
A vereadora comentou que pode reapresentar o projeto de regulamentação do Conselho de Cultura no ano que vem, desde que os novos vereadores concordem com a proposta. MARIA TEREZA ressaltou que também vai buscar contato com o prefeito WISON TREVISAN para que discutir o assunto. A petista reforçou que o conselho de cultura está criado e precisa sair do papel. No projeto arquivado pela câmara, ela propôs um conselho com 18 membros efetivos, sendo três representantes da prefeitura e representantes do teatro, música, artesanato, grupos étnicos, turismo, canto e coral, dança e outros. O município não vai se manifestar sobre as críticas da vereadora MARIA TEREZA CAPRA.
Os vereadores rejeitaram, ontem à noite, a proposta da nova Lei Orgânica do município. O projeto, que havia sido aprovado em primeiro turno na semana passada, foi derrubado por nove votos a quatro. A sessão durou cerca de quatro horas e foi marcada por um intenso debate. O texto, com aproximadamente 200 artigos, equivale à Constituição do Município e trata dos fundamentos da organização municipal. O projeto começou a ser debatido em abril de 2018, após criação da Comissão Especial de Análise e Reforma da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno do Poder Legislativo. Desde então, vereadores indicados pelos partidos políticos e servidores da Câmara passaram a construir o novo texto da Lei Orgânica, que foi apreciado em plenário neste mês. Com a rejeição de ontem, o projeto foi arquivado.
Mais quatro emendas foram apresentadas ao projeto de lei da Lei orgânica municipal. Uma delas muda a presidência da Câmara nos casos em que não há presidente eleito. A emenda sugere que a presidência fique com o vereador com a maior titulação acadêmica. A proposta foi rejeitada por maioria, com desempate contra a emenda pela vereadora SILVIA KUHN, que estava presidindo a sessão no momento. Outra emenda autoriza o prefeito a implantar o Programa de Demissão Voluntária ou Programa de Demissão Incentivada no serviço público municipal. A emenda foi aprovada por maioria. Houve muita discussão ontem, especialmente em relação ao critério de titulação acadêmica e não de idade para definir o presidente que vai comandar a primeira sessão do ano. O projeto foi rejeitado, inclusive com as emendas.
Para ser aprovado, o projeto da nova Lei Orgânica precisava de maioria qualificada, ou seja, dois terços dos votos do plenário. A proposta foi rejeitada por nove votos a quatro. Votaram contra CARLOS GRASSI, CÁSSIO DA SILVA, DANIEL ROLIM, EVERALDO DI BERTI, GILBERTO BERTÉ, JOSÉ GIOVENARDI, MARIA TEREZA CAPRA, SILVIA KUHN e VANIRTO CONRAD. Apenas CLÁUDIO BARP, ELIAS ARAÚJO, ODEMAR MARQUES e VAGNER PASSOS. Com a rejeição da Lei Orgânica,o Projeto de Resolução instituindo o novo Regimento Interno não chegou a entrar na pauta. Segundo o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, havia uma relação entre os dois projetos. Segundo o presidente do legislativo, EVERALDO DI BERTI, a lei orgânica foi rejeitada porque foram apresentadas muitas emendas que acabaram “bagunçando” a proposta original que havia sido aprovada na semana passada.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, testou positivo para covid-19 na noite desta quinta-feira. Ele apresentou sintomas gripais, febre e fortes dores no corpo. TREVISAN procurou atendimento médico e realizou o teste, obtendo o diagnóstico que confirmou a doença. O prefeito permanecerá em isolamento domiciliar por pelo menos 10 dias. Nesta quinta-feira, 32 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no município. No total, mil 512 pessoas foram confirmadas com a doença das quais mil 141 já se recuperaram. 361 moradores estão com o vírus ativo. No Hospital Regional, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 94 por cento. Dos 18 leitos destinados para pacientes da Covid, 17 estão ocupados.
Pela primeira vez desde o início da pandemia do coronavírus, o extremo-oeste está com bandeira vermelha no mapa de risco da Covid-19. Na atualização desta sexta-feira, a região passou para o alerta gravíssimo. No total, 15 partes do estado estão com bandeira vermelha. Somente a região de Xanxerê encontra-se em nível grave. Antes da divulgação do novo mapa de risco, o extremo-oeste estava no nível de grave risco de contágio, ou seja, na bandeira laranja. No índice de capacidade de atenção, que mede a taxa de ocupação de UTIs, todas as regiões encontram-se em nível gravíssimo. Conforme a atualização, 12 regiões estão com o nível de monitoramento também em nível gravíssimo. Alto Uruguai, Extremo Oeste, Meio-Oeste e Xanxerê foram classificadas com nível grave.
A Polícia Ambiental confirmou um caso de poluição com a morte de peixes nesta semana em Itapiranga. O fato aconteceu no Riacho Ipê Popi. A guarnição da corporação esteve no local e constatou que a poluição foi provocada por uma propriedade rural que trabalha com suinocultura. Apesar de o fato ter ocorrido aparentemente por um problema no sistema de encanamento dos dejetos, o responsável foi autuado administrativamente e responderá a procedimento criminal e administrativo. O comandante da Políca Ambiental, EVERTON RONCAGLIO, destacou que as infrações de poluição de água estão entre as mais graves e preocupantes, em razão da sua extrema importância para todos os usos, inclusive abastecimento humano.
Um motorista de um Clio sofreu um acidente ao fugir de uma abordagem policial na noite de ontem em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada atender uma denúncia de perturbação de sossego no Loteamento da Linha Caxias. Quando a guarnição chegou no local, um Clio fugiu em alta velocidade. Outra guarnição tentou parar o veículo, mas o condutor não obedeceu a ordem de parada e um policial teve que sair da via para não ser atropelado, segundo a PM. Houve perseguição e o condutor do carro acabou perdendo o controle da direção e sofreu um acidente. Quatro pessoas que estavam no veículo foram abordadas. Ninguém ficou ferido. O motorista fugiu a pé em direção a um matagal.