-STF DECIDE QUE VACINA CONTRA COVID É OBRIGATÓRIA COM SANÇÃO PARA QUEM RECUSAR
-GOVERNO ANUNCIA LIBERAÇÃO DE EVENTOS SOCIAIS EM SANTA CATARINA
-CINE PEPERI VAI REABRIR NO PRÓXIMO DIA 26 DE DEZEMBRO
-EXECUTIVO ENCAMINHA NOVO PROJETO E VEREADORES DE TUNÁPOLIS
-EXTREMO OESTE ENTRA NO NÍVEL GRAVÍSSIMOS DE TRANSMISSÃO DE COVID-19
-FALTA DE MATERIAL DEIXA EM ALERTA SETOR DE ÁGUA DE ITAPIRANGA
-ANO ATÍPICO AFETA ENSINO SUPERIOR E SISTEMA DE FORMATURAS
-POLÍCIA CONSTATA POLUIÇÃO E MORTE DE PEIXES EM RIO DE ITAPIRANGA
-MOTORISTA SOFRE ACIDENTE AO FUGIR DE ABORDAGEM POLICIAL
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 36 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Fundo Monetário Internacional informou nesta quinta-feira que seu comitê consultivo escolheu a ministra de Finanças sueca, MAGDALENA ANDERSSON, como presidente do painel, reconduzindo um europeu ao cargo pela primeira vez em mais de 12 anos. Ela será a primeira mulher a presidir o Comitê Monetário e Financeiro Internacional e cumprirá mandato de três anos a partir de 18 de janeiro de 2021. O conselho é um órgão de 24 membros composto por ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais que representam os Estados-membros.
Câmara dos Deputados da Espanha aprovou a legalização da eutanásia para os pacientes com doenças graves nesta quinta-feira. O projeto de lei agora será encaminhado ao Senado. A proposta pode ser enviada de volta aos deputados para que seja revista ou aprovada. O texto enfrentou oposição de políticos conservadores e de grupos religiosos. O projeto, que passou com 198 votos favoráveis e 138 contrários, permite a prática em pessoas com doenças sérias e incuráveis – ou debilitantes – que causem sofrimento insuportável.
Um comitê de cientistas americanos decidiu nesta quinta-feira se posicionar a favor da aprovação da vacina da Covid-19 da empresa americana Moderna, que pode abrir caminho para seu uso nos Estados Unidos nos próximos dias. O parecer favorável à vacina da Moderna recebeu 20 votos a favor e nenhum contra, com somente uma abstenção. A recomendação vale para o uso do imunizante em maiores de 18 anos. Para começar a ser distribuída nos Estados Unidos, a vacina ainda depende de aprovação da FDA,agência americana equivalente à Anvisa e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
Uma portaria publicada pelo governo federal na noite de quinta-feira exige que brasileiros ou estrangeiros que quiserem entrar no país de avião apresentem um teste PCR com resultado negativo para Covid-19 ao embarcar. A medida começa a valer no dia 30 de dezembro. O teste, a ser apresentado à companhia aérea, deverá ter sido feito até 72 horas antes. A portaria também determina que o viajante assine uma declaração de saúde para concordar com as medidas de prevenção da Covid-19 que deverá seguir enquanto estiver no país. O viajante que não cumprir as exigências da portaria estará sujeito a deportação, multas e inabilitação de eventual pedido de refúgio.
O Supremo Tribunal Federal autorizou, nesta quinta-feira, a aplicação de medidas restritivas para quem se recusar a se vacinar contra a Covid-19. O plenário analisou nestas quarta e quinta duas ações que tratam da possibilidade de os governos federal, estaduais e municipais decidirem sobre a vacinação compulsória da população contra a Covid. Por 10 votos a um prevaleceu o entendimento do relator, ministro RICARDO LEWANDOWSKI, que votou a favor da aplicação de medidas restritivas contra quem se recusar a se vacinar. Segundo o ministro “a saúde coletiva não pode ser prejudicada por pessoas que deliberadamente se recusam a ser vacinadas”.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, em transmissão em uma rede social, que não adotará medida restritiva contra quem se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O presidente declarou ainda que, na opinião dele, quem tem que definir se haverá ou não medida restritiva é o governo federal. Mais cedo, nesta quinta, o presidente participou de um evento na Bahia no qual afirmou que não tomará vacina a contra a Covid-19. Ontem, o governo federal autorizou a liberação de 20 bilhões de reais para a compra de vacinas.
O Ministério Público de Santa Catarina requereu a cassação da chapa do prefeito reeleito de Itajaí, VOLNEI MORASTONI, por suposto abuso de poder político e distribuição ilegal de bens gratuitos em período eleitoral. Dois fatos integram a ação: a omissão de informações, durante a campanha sobre a falta de efetividade de doses de homeopatia distribuídas em Itajaí como suposta ‘prevenção’ contra a Covid-19 e a entrega de microchips de celulares para alunos da rede municipal de educação, duas semanas antes das eleições. A assessoria jurídica da coligação informou que ainda não teve acesso à ação, mas que recebeu a informação com tranquilidade. Em nota, afirmou que a campanha "foi pautada na mais estrita legalidade e não houve uso político-eleitoral de qualquer ato administrativo".
Nove pessoas seguem desaparecidas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, após a forte chuva e a enxurrada que atingiram a região entre a noite de quarta e madrugada de quinta, segundo a Defesa civil estadual. Sete dos desaparecidos são de Presidente Getúlio, sendo cinco deles da mesma família. Há duas pessoas desaparecidas em Rio do Sul. Segundo a Defesa Civil, 12 pessoas morreram por causa do temporal: onze em Presidente Getúlio e uma em Ibirama. Até o começo da manhã de hoje havia 144 pessoas desalojadas e 55 desabrigadas em quatro cidades catarinenses.
O governador CARLOS MOISÉS autorizou a liberação de eventos em Santa Catarina, que estavam proibidos desde março, no início das restrições por causa do novo coronavírus. Eventos sociais poderão ser realizados, com ocupação de apenas 30 por cento da capacidade total nas regiões com nível gravíssimo, 50 por cento no nível grave e 75 por cento em nível alto, com liberação total da capacidade em nível moderado. A medida é válida também para parques aquáticos, cinemas e teatros. O novo decreto deve ser publicado na sexta-feira no Diário Oficial do Estado e terá vigência imediata. O Estado ainda divulgará ao longo do dia mais detalhes sobre a liberação, com as regras para cada setor e as medidas sanitárias que deverão ser seguidas.
Cine Peperi vai reabrir no próximo dia 26 de dezembro. O Cine Peperi de São Miguel do Oeste vai reabrir no próximo dia 26 de dezembro com a realização de sessões ao público. A novidade foi anunciada na manhã desta sexta-feira, pelo diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA. Conforme ele, a reabertura vai ocorrer após o governo anunciar a liberação de eventos e demais atividades em todo o estado catarinense. Segundo BALDISSERA, o cinema está fechado desde março e em julho reabriu com a venda de pipoca aos finais de semana, porém, sem sessões. Em novembro o cinema chegou reabrir ao público, porém precisou ser fechado novamente visto a mudança na bandeira de classificação da Covid-19.
De acordo com ADILSON BALDISSERA, a reabertura no próximo dia 26 vai seguir exibindo uma série de sessões das maiores bilheterias do cinema mundial. Entre os filmes em cartaz, BALDISSERA destacou produções como Coringa, Avatar, Shrek, Vingadores: Ultimato, Frozen 2, E.T: O Extraterrestre, Titanic, Tropa de Elite 2, Velozes e Furiosos 8 e Jurassic World. O diretor da Rede Peperi explicou que as sessões serão realizadas em três horários, sendo às 14 horas, 17 horas e 20 horas, tanto aos sábados quanto aos domingos. ADILSON BALDISSERA lembrou que todos os cuidados serão tomados nesse retorno.
Itapiranga vai investir mais de 600 mil reais na ampliação da Creche Bela Vista. Objetivo é abrir mais vagas para crianças e melhorar as condições de trabalho e atendimento. Com esta finalidade, o Governo Municipal emitiu nesta quarta-feira, a ordem de serviço para o início das obras de ampliação e reforma da Creche Bela Vista. O processo licitatório foi vencido pela empresa Caibi Empreendimentos. O valor orçado é de 615 mil reais. Conforme o prefeito JORGE WELTER, 200 mil reais são de emenda do deputado estadual MAURO DE NADAL e o restante de recursos próprios do município. Uma necessidade há tempo, a escola infantil será ampliada em 361 metros quadrados e terá outros 271 metros quadrados da edificação reformados. A ampliação contempla mais duas salas de aula amplas, sanitários e setor administrativo.
Extremo Oeste entra no nível Gravíssimos para transmissão de covid-19. A Matriz de Risco Potencial para a Covid-19 divulgada nesta sexta-feira, pelo Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Saúde classifica 15 das 16 regiões de saúde em alerta gravíssimo. Somente a região de Xanxerê encontra-se em nível grave. Em relação aos dados divulgados na semana passada, a Foz do Rio Itajaí e o Extremo Oeste foram reclassificados para o nível gravíssimo. Ainda de acordo com a Matriz, houve um aumento no número de óbitos nas regiões do Extremo Oeste e Meio-Oeste. No índice de capacidade de atenção, que mede a taxa de ocupação de UTIs, todas as regiões encontram-se em nível gravíssimo. Conforme a atualização, 12 regiões estão com o nível de monitoramento também em nível gravíssimo. Alto Uruguai, Extremo Oeste, Meio-Oeste e Xanxerê foram classificadas com nível grave.
Vigilância Epidemiológica confirma mais um óbito provocado por coronavírus em SMOeste. O paciente era um homem residente no município, de 77 anos, que estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Houve ainda ontem outra morte de um homem de 65 anos de idade, de Ponte Serrada. A unidade contabiliza 66 mortes em decorrência da Covid 19. Também foram registradas duas altas hospitalares de pacientes de Campo Erê e SMOeste. A ocupação de hoje é de 17 pacientes confirmados na UTI, restante uma vaga disponível. Na enfermaria a taxa é de sete pacientes confirmados com a doença.
O orçamento de Santa Catarina para 2021 terá maior volume de recursos para a região Oeste. Investimentos serão em vários setores da infraestrutura com destinação coletiva dos deputados estaduais. Pavimentações estão entre os destaques contemplando diversas rodovias. Conforme a deputada MARLENE FENGLER, em um ano tão difícil com seca, temporais e pandemia foi possível concluir com boas notícias para a região. Ela considera que a Bancada do Oeste teve resultados positivos para atender grandes demandas e por isso é um grupo consolidado na política catarinense. Destaca inclusive que o governo do estado terá recursos para manutenção da SC 163, com aproximadamente 10 milhões de reais disponibilizados no orçamento. Maior percentual será para a SC 283 que se estende de Concórdia a Itapiranga e terá disponibilidade de 55 milhões de reais.
Deputada considera que reivindicações regionais terão prioridade em 2021. Ao total serão 258 milhões para recuperação e manutenção de rodovias estaduais na região oeste de Santa Catarina. MARLENE FENGLER lembra que a Bancada do Oeste, coordenada pelo deputado MAURICIO ESKUDLARK conseguiu destinar 500 milhões de reais no orçamento de 2021 para a região e isso é motivo para manter este grupo de parlamentares unidos. Cita ainda que a região sempre foi reconhecida por sua importância da produção de alimentos e na arrecadação de impostos e precisa de retribuição com melhor infraestrutura até mesmo visando o escoamento das agroindústrias e o transportes de insumos necessários para o Extremo Oeste.
Medidas anunciadas para minimizar efeitos da estiagem são boas, mas insuficientes. Para o presidente da Fetraf e m Santa Catarina, JANDIR SELZLER, o anúncio do governador para reduzir impactos da seca na agricultura familiar foram comemorados nos últimos dias. Ele informa que, já no dia da audiência, foi sinalizado que apesar de receber positivamente a iniciativa, considera baixo o volume de recurso. O presidente cita a emissão de autorização para o Troca-troca Emergencial, em que o agricultor que teve perdas no milho recebe até três sacas de semente, subsidiadas pelo Estado. Porém, comenta que a medida atende somente cerca de dez por cento dos agricultores que acessaram o programa na safra do cedo.
Sementes para o Troca-troca Emergencial já terminaram em vários municípios. O presidente da Fetraf Santa Catarina, JANDIR SELZLER, revela que o milho, logo que foi liberado, terminou em muitos lugares. Por isso discute com a Secretaria de Agricultura, para que o estado libere mais recursos para o programa, e assim poder chegar para mais agricultores. Ele afirma que a maioria dos municípios teve uma cota reduzida que não atendeu todos os pedidos. Foram feitas listas de espera, mas, o governo já sinalizou que não terá como atender a todos. JANDIR comenta que os dez milhões anunciados são muito abaixo do necessário para socorrer os produtores rurais afetados pela seca. Ele destaca que as chuvas não chegaram a resolver o abastecimento, com muitas famílias ainda sendo fortemente afetadas.
Projeto de Lei reduz faixas de domínio em dez metros no perímetro urbano do estado. A aprovação ocorreu nesta semana pela Camara dos Deputados. O autor do projeto, deputado estadual e vice-presidente da ALESC, MAURO DE NADAL, explica que o documento trata das faixas de domínio em rodovias estaduais e rodovias federais em que ocorreu a concessão para o estado. O deputado explica que o objetivo é que as administrações municipais possam regularizar situações que envolvem imóveis e estabelecimentos que fazem divisa com as rodovias. Na maioria dos casos as rodovias foram definidas depois que o local já estava habitado. DE NADAL comenta que pelo fato das rodovias estarem no domínio do estado, há restrições para escrituração dos lotes. As faixas de domínio, na maioria, possuem extensão de 15 metros para cada lado. O projeto propôs a redução para cinco metros.
A partir da sanção pelo governador, reduzindo de 15 para cinco metros a faixa de domínio, o deputado estadual explica que os municípios terão que fazer a regulamentação da lei para fazer as adequações na regularização dos lotes. MAURO DE NADAL lembra que a discussão para redução da faixa de domínio ocorre desde 2017, inclusive com audiências públicas nos municípios, a exemplo de Descanso, que promoveu reunião para discutir o assunto no começo do ano passado. O vice-presidente da Alesc ressalta que os deputados encerraram nesta semana todas as matérias que estavam sujeitas a apreciação e votação em plenário. A partir da próxima semana os funcionários comissionados e de carreira iniciam o período de recesso. DE NADAL lembra que a Assembleia Legislativa irá devolver mais de 100 milhões de reais ao governo, resultado da economia feita em 2020, além de recursos já destinados durante o ano.
Executivo encaminha novo projeto e vereadores de Tunápolis aprovam dotação orçamentária para custeio de despesas. Na sessão do Legislativo de segunda-feira, a maioria dos vereadores rejeitou o projeto de dotação orçamentária no valor de um milhão e 54 mil reais, que tinha como objetivo suplementar recursos de um setor para outro. O projeto foi reenviado pelo prefeito, e em sessão extraordinária na noite de quarta-feira recebeu aprovação dos vereadores. De acordo com o prefeito, RENATO PAULATA, apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste ano, a prefeitura está com um bom valor em caixa, e isso levou a decisão de ainda neste ano licitar obras de infraestrutura, principalmente pavimentação de ruas. O prefeito em exercício, AQUILES BAMBERG, encaminhou ao legislativo o projeto de dotação orçamentária, prevendo também a transferência de recursos para atender despesas do setor de água e da folha de pagamento.
Os vereadores da oposição que votaram contra o projeto entenderam que seria melhor deixar o valor em caixa para a próxima gestão. RENATO PAULATA afirma que respeita este entendimento, mas as obras viriam em benefício à população, por haver disponibilidade financeira para estes investimentos. O prefeito justifica que em final de mandato são comuns estas despesas que exigem transferência de recursos entre os setores. Ele garante que nenhum setor teria suas ações prejudicadas com esta transferência. PAULATA convocou uma sessão extraordinária, foi enviado novo projeto, este no valor de apenas 192 mil para suprir transferências entre um setor e outro, a exemplo do pagamento do décimo terceiro salário. O projeto foi sancionado e hoje o valor estará na conta dos funcionários. O prefeito antecipa que um valor significativo ficará em caixa para a próxima gestão, com a qual a transição está ocorrendo e de forma tranquila.
Falta de materiais preocupa setor de água em Itapiranga. Empresas não estão fornecendo canos utilizados em reparos da rede pública municipal. Outros matérias também estão com estoques baixos devido a carência de disponibilidade. Os fabricantes não consegue atender a demanda em vários setores e lojas também enfrentam problemas para entrega de pedidos. O diretor do departamento de água e esgoto de Itapiranga, DORALDINO WALKER, diz que a prefeitura realizou licitação para a compra de canos e deu deserta. Nenhuma empresa se habilitou para vender ao município, justamente por falta de materiais. A equipe de manutenção realiza serviços essenciais e aguarda que seja retomada a produção normal para que as demandas sejam atendidas.
DORALDINO WALKER também chama atenção para o momento mais tranquilo n abastecimento da rede pública na cidade e interior. Ele observa que a recuperação do nível dos rios que abastecem as Estações de Tratamento permitem o município trabalhar com regularidade. Lembra que foi necessário transportar água com caminhão pipa durante a estiagem e no momento o abastecimento foi normalizado. O diretor alerta que os consumidores devem sempre manter a preocupação e em evitar o desperdício. Ainda é necessário ter cuidado com o consumo racional. DORALDINO WALTER informa que as cinco estações de tratamento mantidas pela prefeitura de Itapiranga operam normalmente.
Ano atípico afeta diretamente o ensino superior. O semestre está sendo finalizado na Uceff dentro do calendário acadêmico previsto. Já as formaturas estão marcadas para iniciarem em 23 de janeiro e seguem até março, todos os finais de semana. Caso não possam ser realizadas de maneira presencial, nos moldes tradicionais, deverão ser realizadas de forma online, para não prejudicar o encaminhamento do registro profissional. Conforme o reitor da Uceff, LEANDRO SORGATO, neste ano atípico foram várias mudanças e desafios. Salienta que a pandemia acelerou o sistema hibrido da educação superior, um método que já estava sendo utilizado pelo Centro Universitário Uceff. O reitor reconhecer que nem tudo foi positivo, porém com obstáculos superados e resultado positivo na avaliação dos alunos e profissionais da instituição. SORGATO diz que todos o diploma está garantido a todos os acadêmicos que concluírem cursos em 2020.
Novas opções de cursos e mensalidade atrativa são ações da Uceff em busca de novos alunos. LEANDRO SORGATO informa que já está aberto o período de ingresso de novos estudantes com matrículas para 2021 podendo ser confirmada de maneira presencial e online. LEANDRO SORGATO observa que em 2020 ocorreu queda no número de estudantes dentro de um índice considerado normal entre o primeiro e segundo semestre. Cita que o percentual costuma ser entre dois e três por cento e neste ano atingiu quatro por cento em comparação ao início do ano. A Uceff aposta em conteúdos em plataforma reduzindo os custos e com isso é repassado aos estudantes com mensalidades mais acessíveis. Segundo SORGATO, é um movimento que está crescendo e proporcionando oportunidades a pessoas que antes não possuíam condições financeiras para frequentarem um curso superior.
Polícia Ambiental constata poluição e mortandade de peixes em rio de Itapiranga. Foi na comunidade de linha Popi. A Polícia Militar Ambiental recebeu denúncia e constatou a poluição no Riacho Ipê Popi, no interior do município de Itapiranga. O comandante da PMA, capitão EVERTON RONCAGLIO informa que ocorreu mortandade de dezenas de peixes de diferentes espécies. Destaca que após receber a informação uma guarnição foi ao local para identificar a possível fonte poluidora e seu responsável, tratando-se de uma atividade de suinocultura. Apesar do fato ter ocorrido aparentemente por um problema no sistema de encanamento dos dejetos, o responsável foi autuado administrativamente e responderá a procedimento criminal e administrativo.
Poluição de rios é considerado um crime ambiental grave. O comandante da PMA destaca que as infrações de poluição de água estão entre as mais graves e preocupantes. EVERTON RONCAGLIO avalia que os riachos possuem extrema importância para todos os usos, inclusive abastecimento humano. Conforme o capitão, a normatização ambiental prevê processo administrativo e criminal na comarca de Itapiranga. Ele alerta para cuidados especiais em atividade de suinocultura e bovinocultura pois os desejos podem causar poluição de água. RONCAGLIO recomenda que os responsáveis acompanhem a estrutura dos reservatórios, mangueiras e canalização. Cita que o impacto é muito grande no meio ambiente. O comandante diz que o objetivo não é de realizar autuação, reprimir, porém a infração é grave e medidas precisam ser adotadas.
Polícia Civil incinera mais de 300kg de maconha em São Lourenço do Oeste. A Polícia Civil de Santa Catarina através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste incinerou cerca de 307 quilos de maconha. A droga foi apreendida pela Polícia Militar Rodoviária Estadual também de São Lourenço do Oeste, em duas situações flagrantes, uma na Rodovia SC 157 e outra na Rodovia SC 480, próximo ao município de Jupiá. Conforme a Polícia, na tarde do dia 21 de novembro, foram apreendidos aproximadamente 30 quilos de maconha com um homem de 20 anos de idade, que viajava num ônibus de linha que partiu de Mato Grosso do Sul e tinha como destino o Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira, foram apreendidos cerca de 277 quilos de maconha com um homem de 39 anos de idade, condutor de um veículo Renault Fluence que, segundo ele, partiu do Paraná e tinha como destino o Rio Grande do Sul.
Homem morre ao cair de barracão agrícola. O Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê foi acionado nesta quinta-feira, na linha Agroísa, interior de Campo Erê, para atender a ocorrência. No local foi constatado que a vítima, de 39 anos, caiu de um barracão de aproximadamente seis metros de altura. O homem estava deitado, com traumatismo cranioencefálico, sangramento no ouvido e em parada cardiopulmonar. Foi realizada estabilização e iniciado o procedimento de Ressuscitação Cardiopulmonar. Ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio de Campo Erê, mas mesmo após o uso de todos os recursos disponíveis, foi constatado o óbito.
O motorista de um Clio sofreu acidente ao fugir de abordagem policial na noite de ontem em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada atender uma denúncia de perturbação de sossego no Loteamento da Linha Caxias. Quando a guarnição chegou no local, um Clio fugiu em alta velocidade. Outra guarnição tentou parar o veículo, mas o condutor não obedeceu a ordem de parada e um policial teve que sair da via para não ser atropelado, segundo a PM. Houve perseguição e o condutor do carro acabou perdendo o controle da direção e sofreu acidente. Quatro pessoas que estavam no veículo foram abordadas. Ninguém ficou ferido. O motorista fugiu a pé em direção a um matagal.