ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 18 11 2022

-SALÁRIO MÍNIMO E APOSENTADORIAS TERÃO 6% DE AUMENTO EM 2023

-DESEMPREGO EM SC CHEGA AO MENOR ÍNDICE EM 8 ANOS E SEGUE O MAIS BAIXO DO PAÍS

-PM FORMA PRIMEIRA TURMA DE PROTETORES DO LAR EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-MUNICÍPIO DA REGIÃO FAZ CONCURSO E TESTE SELETIVO COM MAIS DE 40 VAGAS

-CÂMARA AUTORIZA PREFEITURA A CONTRAIR EMPRÉSTIMO DE 30 MILHÕES DE REAIS

-HOMEM SUSPEITO DE FURTO EM RESIDÊNCIA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse que seu país está enfrentando cortes de energia de emergência na noite de quinta-feira, após mais ataques de mísseis russos, no momento em que as temperaturas caem para abaixo de zero. Em sua mensagem de vídeo diária , ZELENSKY disse que as equipes estão fazendo de tudo para normalizar o fornecimento, mas houve “cortes de energia de emergência novamente, além dos planejados de estabilização”. Ele informou que até agora, mais de 10 milhões de ucranianos estão sem eletricidade.

Não há “nenhum indício” de que a Polônia esteja lidando com uma ameaça direta, disse o porta-voz do governo polonês PIOTR MULLER nesta quinta-feira. Ele se manifestou a respeito do incidente de terça-feira que deixou duas pessoas mortas quando um míssil caiu em uma vila polonesa. Com base nos materiais coletados por equipes de especialistas, “o motivo desse evento foram as ações defensivas da Ucrânia contra as ações ofensivas da Rússia. O presidente polonês, ANDRZEJ DUDA, disse mais cedo que os investigadores ucranianos terão permissão para observar a investigação.

Termina nesta sexta-feira a vigésima sétima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada neste ano no Egito. Ao longo de 12 dias, a COP27 reuniu líderes e membros da sociedade civil de todo o mundo para discutir desafios e soluções para enfrentar as mudanças climáticas. Entre os principais objetivos desta edição está mitigar as emissões de gases do efeito estufa. O acordo final sobre a COP27, no Egito, deve ser apresentado nos próximos dias, com um consenso entre as nações com medidas para frear o ritmo do aquecimento global. Um rascunho foi apresentado na quinta, com cerca de 40 páginas.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e reduziu a estimativa oficial para a inflação. As projeções estão no Boletim Macrofiscal divulgado nesta quinta-feira. A projeção de inflação pelo IPCA recuou de seis vírgula três para cinco vírgula 85 por cento, mas ainda está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional em três e meio por cento. No ano, o IPCA já acumula alta de quatro vírgula sete e, em 12 meses, o índice total está em seis vírgula 47 por cento.

O número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil voltou a bater recorde pelo nono mês consecutivo e, de acordo com dados do Serasa Experian, em setembro o país contava com 68 milhões e 390 mil inadimplentes. Esse valor representa uma alta de 420 mil pessoas em relação ao mês imediatamente anterior, quando o número de brasileiros com contas atrasadas era de 67 milhões. O levantamento diz que o desemprego segue como o principal motivo do endividamento neste ano. De todos os participantes da pesquisa, 29 por cento responderam que o desemprego foi o fator preponderante para a aquisição de dívidas. No ano passado, esse número era de 30 por cento. Os principais impactados pelo desemprego no grupo de inadimplentes são os jovens com até 30 anos e as mulheres.

O governo prevê reajuste de seis por cento para o salário mínimo de 2023, que passará dos atuais mil 212 para mil 284 reais, um aumento de 72 reais, de acordo com projeções do Boletim Macrofiscal, publicado nesta quinta-feira pela Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia. O aumento do mínimo afeta aposentadorias, abono salarial e benefícios sociais. O reajuste leva em consideração o aumento deste ano do INPC, indicador da inflação das famílias com renda de até cinco salários mínimos, usadopara estabelecer o valor do salário mínimo e corrigir aposentadorias. O índice deverá encerrar este ano com variação de seis por cento.

Uma lei de 2021 de Chapecó que autorizava o ensino domiciliar, ou "homeschooling", foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No voto, o relator, desembargador SALIM SCHEAD DOS SANTOS, escreveu que a norma "viola o sistema de competências legislativas". Cabe recurso. A decisão, unânime entre os desembargadores votantes, foi publicada na quinta-feira. A Prefeitura de Chapecó afirmou que não vai se manifestar sobre o caso. O julgamento ocorreu após ação feita pelo Ministério Público de Santa Catarina. No processo, o órgão argumentou que o município "usurpou" a competência da União para dispor sobre diretrizes e bases da educação nacional.

O governador eleito de Santa Catarina JORGINHO MELLO esteve, nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Justiça em suas primeiras visitas institucionais. Em conversa com o presidente do Parlamento, deputado MOACIR SOPELSA e com líderes de partidos, o próximo mandatário do Estado disse que pretende manter um diálogo aberto com a Casa e exercer um mandato harmônico com os poderes constituídos. MELLO também visitou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI, acompanhado por dezenas de outros desembargadores que integram a Corte Estadual. Neste primeiro contato oficial, MELLO adiantou que seu objetivo de gestão é estabelecer uma relação harmônica e independente entre os poderes, porém com espaço para colaboração e parceria mútuas.

A taxa de desemprego de Santa Catarina no terceiro trimestre deste ano registrou uma leve queda: passou de três vírgula nove para três vírgula oito por cento. Este é o menor valor desde 2014. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Entre julho e setembro de 2022, eram 154 mil pessoas desocupadas, cerca de seis mil a menos do que no segundo semestre do ano. O Estado segue com o menor índice entre todas as unidades da Federação, junto com Mato Grosso. O ni?vel da ocupação em Santa Catarina no terceiro trimestre do ano ficou em 65 vírgula sete por cento. O estado manteve o maior nível de ocupação entre as 27 Unidades da Federação.

A BR-163 foi interditada na manhã de hoje para a execução das obras de revitalização da rodovia. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o bloqueio foi necessário para continuidade dos trabalhos. O fluxo de veículos foi fechado por duas horas entre o quilômetro 89, em Guaraciaba, e o quilômetro 94, em São José do Cedro. Com o bloqueio, as equipes do DNIT conseguiram movimentar a máquina pavimentadora para sequência dos serviços de aplicação de concreto do novo pavimento da BR-163. O transito de veículo foi liberado por volta das 10 horas. Não há previsão de bloqueio para a tarde de hoje.

O Peperi Debates deste sábado vai falar sobre educação a distância. O programa de amanhã vai debater se o ensino remoto ainda é uma ferramenta complementar para a educação ou se já uma forma tão ou mais usada do que a presencialidade no ensino. O debate vai reunir o diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE, o coordenador pedagógico da Uceff, KURLAN FREY e a coordenadora da Uninter, GEANETE MALDANER. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A formatura da primeira turma de Protetores do Lar em São Miguel do Oeste foi realizada nesta quinta-feira. A iniciativa é do Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira. Concluíram o curso, oito alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Santa Rita. Eles participaram de um ciclo de palestras que foram ministradas pela Rede Catarina de Proteção a Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Centro de Referência da Assistência Social. A proposta foi estimular a reflexão e o desenvolvimento da consciência de que a família é um dos alicerces de uma sociedade harmoniosa e pacífica.

Os adolescentes que participaram do curso de protetores da família foram incentivados a assumirem a responsabilidade no papel de promotores da mudança cultural que o país precisa. A afirmação é do comandante da nona região de Polícia Militar, JAILSON FRANZEN. Ele citou que outro objetivo é buscar a conscientização para romper com alguns paradigmas voltados a violência doméstica. FRANZEN destacou que a importância em combater a violência contra a mulher, enfatizando que se for evitado a violência contra uma mulher, o esforço todo já valeu a pena. De acordo com ele, a PM pretende ampliar as turmas devido a grande demanda atendida de violência contra a mulher por parte dos órgão públicos.

O município de Barra Bonita está com inscrições abertas para dois concursos públicos e um processo seletivo. O período para se inscrever iniciou no dia 24 do mês passado e segue até o próximo dia 22, ou seja, até a terça-feira da próxima semana. Juntando os três editais, são mais de 40 vagas disponíveis, sendo ao todo, 44 cargos em diversos setores da Administração Pública. Desse total de vagas, 28 são para cadastro reserva e o restante para preenchimento conforme necessidade. Entre os cargos disponíveis para os interessados, estão o de agente administrativo, assistente social, auxiliar de consultório odontológico, enfermeiro, médico e demais funções em diversas secretarias.

Para o processo seletivo da prefeitura de Barra Bonita, são 13 vagas, sendo a grande maioria para cadastro reserva. A exceção ocorre apenas para os cargos de agente administrativo e orientador social. Já os salários para o seletivo variam entre mil e 700 reais a seis mil, 432 reais. Para se inscrever é necessário possuir nível médio e ensino superior em alguns casos. A taxa de inscrição é de 80 reais para a maioria dos cargos e de 100 reais para as funções de enfermeiro e assistente social. Já o prazo de validade do certame é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com o governo municipal. A carga horária para todos os cargos são de 40 horas semanais. A prova para o processo seletivo está marcado para o dia três de dezembro a partir das duas e meia da tarde.

Em relação aos dois concursos públicos também com inscrições abertas em Barra Bonita são 31 vagas, sendo 18 destas no modo cadastro reserva. Os níveis salariais variam entre mil, 664 reais até 12 mil, 391 reais. A escolaridade exigida varia entre ensino fundamental, médio e também ensino superior. A carga horária também é de 40 horas por semana e a taxa de inscrição varia entre 60 à 120 reais dependendo do cargo pretendido. Um dos concursos públicos será realizado no dia três de dezembro a partir das nove horas da manhã. Já o outro será realizado no dia seguinte, sendo em quatro de dezembro no mesmo horário. As inscrições tanto para o processo seletivo como para o concurso público podem ser realizadas via internet no endereço eletrônico, www.ameosc.org.br no link Concursos públicos ou na própria prefeitura em horário de expediente.

Representantes do Sinte Estadual e da Regional de São Miguel do Oeste realizaram, na última quarta-feira, um encontro para debater e avaliar as ações deste ano e apontar as prioridades para 2023. A pauta contou com assuntos como a reaproximação do Sinte Regional com os associados através das visitas, defesas dos direitose outras reivindicações da classe. Conforme o coordenador do Sinte Estadual EVANDRO ACADROLLI , a demanda de trabalho deve crescer no próximo ano com novas reivindicações, além daquelas que já estão na pauta, como a tentativa de reverter o desconto de 14 por cento dos inativos, avançar no plano de carreira do magistério, realização de concurso público e atender as reinvindicações da base com auxílio do Setor Jurídico.

Durante o encontro desta semana, a direção do Sinte fez uma avaliação positiva das visitas realizadas nas escolas da região. De acordo com a coordenadora regional do Sindicato, essa ação reaproximou a entidade da base de associados. GICELE DOS SANTOS disse que esse tipo de ação fortalece as energias e reforça o poder da coletividade do magistério. Durante as visitas, a coordenação do Sinte ouviu os professores e suas demandas, mostrando que a união da classe é fundamental para construir uma educação sempre melhor. O Sinte, que possui hoje cerca de 26 mil associados, é o maior sindicato de Santa Catarina.

O atual governo de Santa Catarina se organiza para encerrar as contas do exercício 2022 para passar a administração do Estado ao governador eleito JORGINHO MELLO, que assume em janeiro do próximo ano. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Os trabalhos de fim de mandato são bem intensos e com o acompanhamento da equipe de transição do novo governo. Neste mês de novembro, o governo estadual deve pagar as emendas parlamentares indicadas ainda no final do ano passado para as cidades catarinenses para empenho naquilo que foi pedido a verba. O deputado também lembrou das transferências especiais, como o Plano Mil e PIX, que está tendo um acordo com o Ministério Público. A princípio, os valores já solicitados, mas ainda não pagos devido ao período eleitoral, o governo vai pagar as administrações. Porém, aos municípios que não fizeram as solicitações ou não mandaram os processos licitatórios para o Estado, conforme o deputado, dificilmente serão beneficiados.

Até 2 de Dezembro a ALESC precisa aprovar o Orçamento para 2023, dando prazo ao governador MOISÉS sancionar a lei. FABIANO DA LUZ, disse que a atual administração estadual deixará valores em caixa para o novo governo decidir se vai priorizar obras estaduais ou municipais a partir do ano que vem. O parlamentar tenta dialogar com o governo eleito para buscar formas de garantir investimentos do Estado na região do grande Oeste. Ele ainda disse que o JORGINHO já sinalizou positivamente ao PT, já que no governo Federal LULA vai assumir a presidência e visa manter boa relação com a União para garantir recursos para áreas importantes. Quanto a BR-163, FABIANO disse que a ALESC busca garantir recursos estaduais para continuar as obras. Também há conversas com o presidente eleito para seguir com as adequações em 2023..

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira, uma moção de aplauso em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. O autor da moção, vereador NINI SCHARNOKIS, destacou que doar sangue é "simples, rápido e não dói" e que todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde. Na sessão de ontem, GRACIELE DAL MAGRO, representando os doadores de sangue de São Miguel do Oeste, ressaltou que com uma doação de sangue é possível salvar até quatro vidas. Ela lembrou que é uma das doadoras de sangue mais antigas do município. Uma cópia da moção foi entregue aos doadores de sangue presentes.

A câmara de vereadores aprovou, na noite de ontem, um projeto que altera as regras para contratação de estagiários pela prefeitura. Atualmente, o Programa de Estágio para estudantes de ensino superior, médio, técnico, supletivo e de cursos profissionalizantes prevê que um dos requisitos para o estágio é que o estudante resida no município de São Miguel do Oeste. O texto aprovado ontem permite que pessoas de outras cidades possam ser contratadas dessa forma. Uma emenda da Comissão de Justiça e Redação, estabelece que "dos candidatos classificados, primeiramente serão convocados todos os que residam no município de São Miguel do Oeste e, posteriormente, os residentes em outros municípios, de acordo com a classificação no processo seletivo". A emenda e o projeto foram aprovados por unanimidade.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil com a garantia da União. O projeto foi aprovado por unanimidade em votação única, pois tramitou em regime de urgência. A autorização é para operação de crédito até o valor de 30 milhões, "destinados ao financiamento de obras de infraestrutura no Município, contemplando ações de pavimentação de vias urbanas, rurais e demais itens necessários para a infraestrutura viária e mobilidade urbana, como pontes, ciclovias, calçadas, rótulas, entre outras. O financiamento também será voltado para ações relacionadas à eficiência energética, obras civis e estruturantes.

Na justificativa do projeto aprovado ontem pelos vereadores, o prefeito WILSON TREVISAN também cita que os recursos "desta operação de crédito junto ao Banco do Brasil S.A serão investidas em prol das necessidades nas áreas de infraestrutura viária, seja no contexto do espaço urbano ou rural, trazendo mobilidade de qualidade. Outro ponto ressaltado pelo governo municipal é que o valor investido em eficiência energética vai proporcionar uma redução nas despesas já que o objetivo é instalar placas de energia solar nos prédios do município. Atualmente, o município possui custo mensal 90 mil reais na conta de energia elétrica, valor que pode cair com o sistema de energia solar.

Na sessão desta quinta-feira, os vereadores debateram e aprovaram outros cinco projetos de lei. Os assuntos são os seguintes: alteração da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no âmbito da Administração Pública do Município; autorização para a permuta de um lote urbano; aprovação da subdivisão de área de terras em lote rural; autorização para alienação de bens imóveis localizados no Distrito Industrial Rido Carlito Voltz, na Linha Emboaba, a título de incentivo econômico e o projeto que inclui a Semana Farroupilha no calendário oficial do Município. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

A delegacia de proteção à criança, adolescente e idoso concluiu investigação que apurou a prática do crime de assédio sexual pelo gerente de uma empresa de São Miguel do Oeste contra funcionárias do estabelecimento. Em nota, a Polícia Civil informou que foram identificadas pelo menos nove vítimas que detalharam o comportamento criminoso do investigado, que abordava funcionárias de forma inconveniente no ambiente de trabalho, constrangendo-as com toques e comentários de natureza sexual, convidava-as para sair, inclusive com oferta de dinheiro e com ameaças de represália caso não cedessem às investidas. O autor responderá pela prática do crime de assédio sexual, que prevê pena de até dois anos de detenção.

A Policia Militar registrou uma ocorrência de furto no município de São Miguel do Oeste. Por volta das cinco horas da tarde, a guarnição foi contatada por uma mulher que informou que estava em casa dormindo quando ouviu um barulho e levantou. Nesse momento, ela viu um homem na porta da residência com um saco nas costas. A PM fez buscas pela cidade e fez a abordagem do suspeito a aproximadamente 500 metros do local dos fatos. A vítima reconheceu os objetos e prendeu o homem em flagrante.

Um motociclista ficou gravemente ferido após colidir na lateral de um carro na Avenida Willy Barth. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros o motociclista apresentava suspeita de traumatismo craniano, além de fraturas. Ele foi socorrido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor do Fox, contou aos Policiais, que transitava pela Rua Mém de Sá, e ao entrar na avenida não percebeu a aproximação do motociclista. A PRF fez os levantamentos e lavrou o Boletim de Ocorrências.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.