-SALÁRIO MÍNIMO E APOSENTADORIAS TERÃO 6% DE AUMENTO
-DESEMPREGO EM SC CHEGA AO MENOR ÍNDICE EM 8 ANOS
-SEMAE SE REÚNE PARA DISCUTIR NOVAS METAS PARA 2023
-VERBAS ESPECIAIS DEVEM SER PAGAS ATÉ DEZEMBRO
-BOMBEIROS PARTICIPAM DA OLIMPÍADA CATARINENSE
-ENTREGUE PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO ACESSO À PRINCESA
-ORDEM DE SERVIÇO PARA CALÇAMENTO DEVE SAIR ESTE ANO
-EMPRESA RETOMA AS OBRAS DE ASFALTAMENTO RURAL
-GERENTE É PRESO POR ASSEDIAR AO MENOS 9 FUNCIONÁRIAS
-MOTOCICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE
O tempo no extremo-oeste é de sol. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, disse que seu país está enfrentando cortes de energia de emergência na noite de quinta-feira, após mais ataques de mísseis russos, no momento em que as temperaturas caem para abaixo de zero. Em sua mensagem de vídeo diária , ZELENSKY disse que as equipes estão fazendo de tudo para normalizar o fornecimento, mas houve “cortes de energia de emergência novamente, além dos planejados de estabilização”. Ele informou que até agora, mais de 10 milhões de ucranianos estão sem eletricidade.
Não há “nenhum indício” de que a Polônia esteja lidando com uma ameaça direta, disse o porta-voz do governo polonês PIOTR MULLER nesta quinta-feira. Ele se manifestou a respeito do incidente de terça-feira que deixou duas pessoas mortas quando um míssil caiu em uma vila polonesa. Com base nos materiais coletados por equipes de especialistas, “o motivo desse evento foram as ações defensivas da Ucrânia contra as ações ofensivas da Rússia. O presidente polonês, ANDRZEJ DUDA, disse mais cedo que os investigadores ucranianos terão permissão para observar a investigação.
Termina nesta sexta-feira a vigésima sétima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada neste ano no Egito. Ao longo de 12 dias, a COP27 reuniu líderes e membros da sociedade civil de todo o mundo para discutir desafios e soluções para enfrentar as mudanças climáticas. Entre os principais objetivos desta edição está mitigar as emissões de gases do efeito estufa. O acordo final sobre a COP27, no Egito, deve ser apresentado nos próximos dias, com um consenso entre as nações com medidas para frear o ritmo do aquecimento global. Um rascunho foi apresentado na quinta, com cerca de 40 páginas.
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e reduziu a estimativa oficial para a inflação. As projeções estão no Boletim Macrofiscal divulgado nesta quinta-feira. A projeção de inflação pelo IPCA recuou de seis vírgula três para cinco vírgula 85 por cento, mas ainda está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional em três e meio por cento. No ano, o IPCA já acumula alta de quatro vírgula sete e, em 12 meses, o índice total está em seis vírgula 47 por cento.
O número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil voltou a bater recorde pelo nono mês consecutivo e, de acordo com dados do Serasa Experian, em setembro o país contava com 68 milhões e 390 mil inadimplentes. Esse valor representa uma alta de 420 mil pessoas em relação ao mês imediatamente anterior, quando o número de brasileiros com contas atrasadas era de 67 milhões. O levantamento diz que o desemprego segue como o principal motivo do endividamento neste ano. De todos os participantes da pesquisa, 29 por cento responderam que o desemprego foi o fator preponderante para a aquisição de dívidas. No ano passado, esse número era de 30 por cento. Os principais impactados pelo desemprego no grupo de inadimplentes são os jovens com até 30 anos e as mulheres.
O governo prevê reajuste de seis por cento para o salário mínimo de 2023, que passará dos atuais mil 212 para mil 284 reais, um aumento de 72 reais, de acordo com projeções do Boletim Macrofiscal, publicado nesta quinta-feira pela Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia. O aumento do mínimo afeta aposentadorias, abono salarial e benefícios sociais. O reajuste leva em consideração o aumento deste ano do INPC, indicador da inflação das famílias com renda de até cinco salários mínimos, usadopara estabelecer o valor do salário mínimo e corrigir aposentadorias. O índice deverá encerrar este ano com variação de seis por cento.
Uma lei de 2021 de Chapecó que autorizava o ensino domiciliar, ou "homeschooling", foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No voto, o relator, desembargador SALIM SCHEAD DOS SANTOS, escreveu que a norma "viola o sistema de competências legislativas". Cabe recurso. A decisão, unânime entre os desembargadores votantes, foi publicada na quinta-feira. A Prefeitura de Chapecó afirmou que não vai se manifestar sobre o caso. O julgamento ocorreu após ação feita pelo Ministério Público de Santa Catarina. No processo, o órgão argumentou que o município "usurpou" a competência da União para dispor sobre diretrizes e bases da educação nacional.
O governador eleito de Santa Catarina JORGINHO MELLO esteve, nesta quinta-feira, na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Justiça em suas primeiras visitas institucionais. Em conversa com o presidente do Parlamento, deputado MOACIR SOPELSA e com líderes de partidos, o próximo mandatário do Estado disse que pretende manter um diálogo aberto com a Casa e exercer um mandato harmônico com os poderes constituídos. MELLO também visitou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI, acompanhado por dezenas de outros desembargadores que integram a Corte Estadual. Neste primeiro contato oficial, MELLO adiantou que seu objetivo de gestão é estabelecer uma relação harmônica e independente entre os poderes, porém com espaço para colaboração e parceria mútuas.
A taxa de desemprego de Santa Catarina no terceiro trimestre deste ano registrou uma leve queda: passou de três vírgula nove para três vírgula oito por cento. Este é o menor valor desde 2014. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Entre julho e setembro de 2022, eram 154 mil pessoas desocupadas — cerca de seis mil a menos do que no segundo semestre do ano. O Estado segue com o menor índice entre todas as unidades da Federação, junto com Mato Grosso. O ni?vel da ocupação em Santa Catarina no terceiro trimestre do ano ficou em 65 vírgula sete por cento. O estado manteve o maior nível de ocupação entre as 27 Unidades da Federação.
A AMEOSC está trabalhando com os municípios associados pautas voltadas ao turismo regional. O secretário Executivo AIRTON FONTANA, comentou que o turismo é dos importantes pilares da associação quanto ao fortalecimento e incentivo na criação de novos empreendimentos turísticos, além da ampliação daqueles já existentes nos 19 municípios do extremo-oeste. Frente a isso, ele comentou que a entidade vem desenvolvendo as rotas do cicloturismo abrangendo os municípios. Já no começo do próximo mês, uma equipe estará indo à Foz do Iguaçu para acompanhar mais um seminário voltado ao turismo. A ideia é buscar informações para implantar na região. Na oportunidade também serão apresentadas ações desenvolvidas pela AMEOSC. FONTANA destacou que a ideia ainda é fortalecer toda a região com um roteiro turístico que possa facilitar o trabalho.
O período de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino de Palma Sola iniciam na próxima semana. A informação é da secretária de Educação ROSA LARA. As matrículas podem ser feitas entre a próxima segunda-feira e o dia 2 de Dezembro. De acordo com a secretária, os responsáveis devem levar os documentos dos filhos e também pessoais para realizar a matrícula. Conforme ela, as vagas disponibilizadas pelos colégios da cidade se esgotam rapidamente, já no interior, devido ao êxodo rural, diversas vagas sobram. A secretária ainda destacou que durante esse ano o número de alunos aumentou de forma significativa. ROSA também disse que já deu início a reorganização das vagas de creches. A rede tem capacidade de atender todas as demandas, mas nem sempre pode disponibilizar vagas no mesmo bairro onde moram os pais da criança. Por isso, ela pede a compreensão dos adultos.
A APAE Viviane de São José do Cedro realiza hoje uma programação especial na praça central com os alunos e a presença do DJ RODRIGO PÉ – que toca instrumentos com os pés. A apresentação inicia logo mais às 2 da tarde e encerra próximo das 3 e meia. A diretora EDIANE SIEBENEICHLER, disse que hoje essa programação é feita na praça por conta das obras de melhorias na escola especial. O momento servirá para os alunos se divertirem com as apresentações musicais. Algumas turmas dos colégios da cidade também foram convidadas para assistir a apresentação. A programação segue amanhã com o primeiro Chá Apaexonante no clube Cedrense com início às 3 e meia da tarde com a apresentação do DJ RODRIGO PÉ. O ingresso custa 35 reais, incluindo o show e o lanche. Cerca de 300 fichas já foram comercializadas. O objetivo deste evento é arrecadar recursos para aplicar nas obras da escola especial.
O penúltimo Encontro do Projeto Mulheres em Movimento tratará sobre o “Empoderamento Feminino” em Princesa. Esse encontro acontece em 22 deste mês a partir das 7 e meia da noite na Câmara de Vereadores. O tema Empoderamento Feminino, tratará sobre os direitos da mulher e a questão da violência física, psicológica, financeira, patrimonial, entre outros. A palestrante será LISANDRA DE OLIVEIRA, coordenadora e professora do Curso de Psicologia da UNOESC. No final da palestra haverá coquetel de confraternização. A ação é gratuita e voltada para mulheres maiores de 18 anos, com emissão de certificado no final da capacitação.
A empresa contratada para as obras de asfaltamento rural entre as Linhas Índio e Sede Flores retomou os trabalhos em Guaraciaba. As obras foram paralisadas em virtude de pedidos de reequilíbrio financeiro e o período eleitoral. A informação é do prefeito VANDECIR DORIGON. Nos últimos dias, a comunidade já especulava quanto a desistência da empresa em concluir o asfaltamento entre as comunidades. Já que entre as comunidades de Linhas São Roque e Tigre as obras não sofreram nenhuma paralisação e se encontram em fase final de drenagem e colocação rachão. O prefeito explicou que a obra no trecho entre Sede Flores e Índio é custeada com recursos conveniados com o governo do Estado. Sendo que toda e qualquer alteração precisa da aprovação dos órgãos estaduais, mesmo com aditivo financeiro custeado pela prefeitura. Também teve aditivo de prazo para conclusão da obra, o que precisou da aprovação do governo estadual. Já o trecho da São Roque também é pavimentado com verbas do Estado, mas por meio de transação especial.
A previsão é concluir os trabalhos de pavimentação asfáltica ainda este ano com a contribuição do tempo em Guaraciaba. O prefeito VANDECIR DORIGON, comentou que a empresa executou algumas melhorias para garantir a trafegabilidade no local, já que o trecho entre as Linhas Índio e Sede Flores estava bem deteriorada. Ele ainda comentou que esteve visitando o trecho da São Roque até a Linha Tigre onde os serviços estão bem adiantados faltando poucos metros para posterior colocação da massa asfáltica. Já para o ano que vem, DORIGON disse haver algumas obras para saírem do papel. Ele lembrou que esteve em Florianópolis entregando alguns projetos para asfaltamento e calçamento com pedras irregulares, além de recuperação de estradas da área urbana. O prefeito destacou que seguirá buscando recursos para aplicar na infraestrutura de Guaraciaba.
A emissão da ordem de serviço para a obra de calçamento partindo da comunidade de Linha São Vendelino sentido a cidade de São José do Cedro deve ser feita ainda este ano. A afirmação é do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO. Conforme ele, o poder público está bem confiante quanto ao empenho dos recursos ainda neste exercício para garantir a emissão da ordem de serviço. A empresa vencedora do processo licitatório é de Cedro. O secretário destacou que a empreiteira aguarda apenas a entrega do ofício dando ordem para começar as intervenções no trecho. DALMAGRO também disse que a administração está num cronograma de encerramento de ano com fechamento das contas de 2022. Para isso, o poder público emitiu no dia 14 deste mês um decreto englobando todo este cronograma. Dando prazo as empresas entregarem as notas fiscais à prefeitura. O secretário comentou sobre o próximo ano com a mudança de governo estadual e também federal.
Foi entregue à secretaria de Estado de Infraestrutura o projeto de adequação e recuperação da rodovia de acesso à Princesa. O projeto contempla a pavimentação em concreto nos mesmos moldes da BR-163. O coordenador regional de Infraestrutura ELISEU BILIBIO, disse que atualmente o projeto passa por trâmites internos do governo, mas não confirmou sobre a possibilidade de licitação da empresa ainda este ano para as primeiras intervenções. Contudo, o projeto está de acordo com os pedidos executados pelas administrações de São José do Cedro e Princesa. Ele também disse que o custo por quilômetro da obra deve girar em torno de 4 milhões e meio de reais. BILIBIO aproveitou para falar sobre as obras emergenciais como roçada e limpeza da rodovia entre São José do Cedro e Princesa. Segundo ele, para este serviço nenhuma empresa foi habilitada no último processo de licitação, agora cabe a coordenadoria buscar novos meios de contratar uma empresa. Já o tapa-buracos deve ser feito dentro de alguns dias.
Terminou por volta das 9 e meia da manhã o transporte da máquina pavimentadora da BR-163, no extremo-oeste, até a altura da Guataparema, em Guaraciaba. O trabalho de deslocamento tinha iniciado próximo das 7 e meia desta sexta-feira. Como antes informado pelo DNIT, esse deslocamento foi necessário para garantir a continuidade da concretagem da rodovia federal entre São José do Cedro e Guaraciaba. A máquina foi levada até as proximidades da comunidade de Guataparema, onde segue com os trabalhos. A previsão era de realizar o serviço entre às 7 e 10 horas da manhã, mas a empresa conseguiu executar o serviço antes do tempo previsto. Depois do descarregamento da máquina, a pista foi liberada para o tráfego entre São José do Cedro e Guaraciaba.
Vai acontecer nas próximas semanas um treinamento básico de atendimento às emergências promovido pelos bombeiros de São José do Cedro. O período de inscrições vai até o dia 22 de Novembro e só pode participar quem fez um curso on-line. A informação é do comandante NEODIR LOHMANN. Nos dias 2 e 3 de Dezembro vai acontecer o período de atividades de ensino na sede dos bombeiros. Esse curso é uma das capacitações para quem pretende ingressar na corporação como voluntário. No dia 2 o curso acontece à noite e no dia 3, num sábado, o ensinamento acontece na parte da tarde visando contemplar os trabalhadores. O curso será de 8 horas aulas e os participantes vão aprender técnicas de operação de extintores e sistema hidráulico, além de reanimação e controle de hemorragias. Serão disponibilizadas 30 vagas, preferencialmente destinadas a candidatos que residam ou trabalham em São José do Cedro, Guarujá do Sul e Princesa. Outro curso também será desenvolvido no ano que vem. Ao menos 20 pessoas já se inscreveram.
O Corpo de Bombeiros estará participando da Olimpíada Catarinense de Bombeiros na cidade de Videira neste final de semana. A corporação de São José do Cedro tem a segunda maior delegação que participará da competição. Ao todo são 31 participantes. O cabo EDUARDO ROMA, disse que essa olimpíada acontece a cada 2 anos, mas devido a pandemia não pôde ser realizada nos anos passados. Segundo ele, a expectativa é uma das melhores com uma equipe de bombeiros militares e comunitários preparados para participar da competição. Dentro desta delegação, cada equipe vai competir a uma modalidade. Ele citou a modalidade de combate a incêndios com extintores, composta por 3 participantes. Também há a modalidade de corrida rústica, cabo de sisal, também com 3 envolvidos, e o lançamento de mangueira, além da modalidade de atendimento pré-hospitalar. ROMA destacou que a delegação vem treinando em períodos semanais para participar da olimpíada.
O atual governo de Santa Catarina se organiza para encerrar as contas do exercício 2022 para passar a administração do Estado ao governador eleito JORGINHO MELLO – que assume em janeiro do próximo ano. A afirmação é do deputado FABIANO DA LUZ. Os trabalhos de fim de mandato são bem intensos e com o acompanhamento da equipe de transição do novo governo. Neste mês de novembro, o governo estadual deve pagar as emendas parlamentares indicadas ainda no final do ano passado para as cidades catarinenses para empenho naquilo que foi pedido a verba. O deputado também lembrou das transferências especiais, como o Plano Mil e PIX, que está tendo um acordo com o Ministério Público. A princípio, os valores já solicitados, mas ainda não pagos devido ao período eleitoral, o governo vai pagar as administrações especiais. Porém, aos municípios que não fizeram as solicitações ou não mandaram os processos licitatórios para o Estado, conforme o deputado, serão dificilmente beneficiados.
Até 2 de Dezembro a ALESC precisa aprovar o Orçamento para 2023, dando prazo ao governador MOISÉS sancionar a lei. FABIANO DA LUZ, disse que a atual administração estadual deixará valores em caixa para o novo governo decidir se vai priorizar obras estaduais ou municipais a partir do ano que vem. Com o encerramento do mandato, os bastidores da política começam a mudar em Florianópolis. Segundo o deputado, o clima na capital ainda continua com o peso político de quem votou em quem nas eleições de outubro. Contudo, FABIANO tenta dialogar com o governo eleito para buscar formas de garantir investimentos do Estado na região do grande Oeste. Ele ainda disse que o JORGINHO já sinalizou positivamente ao PT, já que no governo Federal LULA assume a presidência e visa manter boa relação com a União para garantir recursos para áreas importantes. Quanto a BR-163, FABIANO disse que a ALESC busca garantir recursos estaduais para continuar as obras. Também há conversas com o presidente eleito para seguir com as adequações em 2023.
Amanhã, 19 de Novembro, Dia Nacional de Combate a Dengue, a regional de Saúde de São Miguel do Oeste também vai promover ações de combate ao Aedes aegypti no extremo-oeste. A bióloga MARCIELI BOGO, comentou que os municípios da regional estão nos últimos preparativos para realizar este serviço. Também vem sendo tratado sobre os principais problemas enfrentados pelos setores de epidemiologia de cada localidade. A ação vai contar a recolha de materiais que possam acumular água, além de vistoriar cisternas de água da chuva e sua vedação e limpeza. Ela lembrou que nos últimos anos houve aumento na instalação de cisternas em virtude da seca enfrentada pela região, elevando o número de locais a serem visitados. MARCIELI pede o envolvimento da população em ações de combate ao mosquito da dengue.
O SEMAE realizou na última quarta-feira uma reunião para discutir novas metas do saneamento básico a partir de 2023. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Os detalhes são do engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO. Outras reuniões foram realizadas entre a equipe do administrativo da autarquia, governo municipal e Vigilância Sanitária visando atualizar as metas em relação à água e esgoto. O debate também engloba as exigências do novo marco regulatório que prevê até 2033 esgotamento sanitário para 99 por cento da população. Ele admitiu que seja um processo bastante complexo e difícil para os municípios brasileiros, mas o objetivo é seguir com as exigências. A intenção é se aproximar o mais perto possível dos 99 por cento. Uma das preocupações é em relação ao alto investimento que as administrações municipais deverão fazer até lá tentando se enquadrar no novo marco regulatório. Entre as principais metas em relação à água, estão investimentos na reservação e captação.
Para o ano que vem, a equipe do SEMAE vai realizar visitas em cidades que já estão em processo avançado na implantação do novo marco regulatório. O engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, comentou que atualmente são duas modalidades para recolha do esgoto, sendo o coletivo ou individualizado. No caso do coletivo, o sistema seria implantado na parte central da rua ou até mesmo o passeio público. Já a coleta individualizada, segundo ele, seria necessária realizar a construção de uma estação de tratamento nas residências para posterior coleta separada com um caminhão contratado ou da autarquia. Na avaliação dele este é um dos grandes desafios para a atual administração e futuros governos. Ele acredita que a coleta individualizada seria a mais apropriada para municípios pequenos, como Cedro. Esse sistema foi implantado em Palma Sola, e agora São João do Oeste. A atual administração precisa buscar exemplos para implantar um modo de coleta. A agência reguladora deve realizar palestras no ano que vem para abordar o assunto.
Um motociclista ficou ferido após bater a moto em um carro e cair na manhã de ontem na Linha Campinas, Barracão, no Paraná. A vítima teve suspeita de fratura na perna esquerda e foi socorrida pelos bombeiros e levada até o hospital da cidade. O estado de saúde do homem não foi informado.
Um homem foi preso por furto após a Polícia Militar apreender uma esmerilhadeira, fios e um alto-falante. A situação foi registrada às 5 da tarde de ontem em São Miguel do Oeste. A vítima do furto relatou para os policiais que estava dormindo quando ouviu um barulho e viu um homem na porta de sua residência, que estava com uma sacola nas costas o qual acreditava serem objetos de sua propriedade. O homem foi abordado a cerca de 500 metros da casa e com ele foram encontrados os itens. A vítima reconheceu os objetos como sendo sua propriedade. O suspeito foi algemado e levado à delegacia de Polícia onde foi preso por furto.
Um motociclista ficou gravemente ferido após bater na lateral de um carro na Avenida Willy Barth, São Miguel do Oeste, na tarde de ontem. De acordo com os bombeiros, o motociclista apresentava suspeita de traumatismo craniano encefálico, além de hematomas no braço esquerdo e perna direita. Depois do atendimento prévio, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional. Para os policiais, o motorista do veículo Fox, contou que transitava pela Rua Mém de Sá e ao entrar na avenida não percebeu a aproximação da moto causando a colisão. A PRF também atendeu a ocorrência.
O gerente de uma empresa de São Miguel do Oeste foi preso por ter cometido crime sexual, como assédio, contra, ao menos, 9 de suas funcionárias. Segundo as investigações da delegacia de Polícia, o gerente se aproveitava do cargo para importunar as vítimas com a intenção de manter relações sexuais. Ainda de acordo com as apurações da Polícia Civil, o gerente convidava as funcionárias para sair, inclusive com oferta de dinheiro e por meio de ameaças caso não cedesse às tentativas dele. O autor responderá pela prática do crime de assédio sexual, que prevê pena de até 2 anos de detenção. Com a prisão, ele foi conduzido à delegacia de Polícia. Após realizar procedimentos específicos, ele foi encaminhado ao presídio regional de São Miguel do Oeste.