-NOTA TÉCNICA DIZ QUE DOSE DE REFORÇO DEVE SER 'PREFERENCIALMENTE' DA PFIZER
-GOVERNO VAI NOMEAR MAIS MIL E 500 SERVIDORES EFETIVOS NA EDUCAÇÃO
-DESCANSO EXECUTA NOVA FASE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO MORRO DO CRISTO
-SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA JURO ZERO BENEFICIA 247 EMPRESAS E AGRICULTORES
-CÂMARA APROVA AUTORIZAÇÃO DE NOVO EMPRÉSTIMO DE 15 MILHÕES DO MUNICÍPIO
-MOTOCICLISTA ENROSCA EM FIOS DE INTERNET E SOFRE ACIDENTE NO JARDIM PEPERI
-HOMEM PERDE MAIS DE MIL REAIS EM NOVO CASO DO GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Ao menos dez manifestantes que protestavam contra o golpe militar no Sudão foram mortos a tiros por forças de segurança nesta quarta-feira, segundo um sindicato de médicos. Dezenas ficaram feridos. A repressão é ainda mais letal que a de sábado, quando oito pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas em uma outra manifestação no país, que é o terceiro maior da África em extensão territorial. A população tem ido às ruas para protestar contra o golpe militar de 25 de outubro, em que o general que comandava a transição de governo prendeu o premiê interino do país e outros políticos e decretou estado de emergência.
Os Estados Unidos registraram 100 mil 306 mortes por overdose entre abril de 2020 e abril de 2021, número que representa um aumento de 28 e meio por cento em relação ao período anterior que teve 78 mil e 56 mortes entre abril de 2019 e abril de 2020. As informações são uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde americano. É a primeira vez que os Estados Unidos ultrapassam a marca de 100 mil mortes por overdose em um ano. Após a divulgação dos dados, o presidente americano, JOE BIDEN, declarou em um comunicado que o governo está empenhado em fazer de tudo para tratar o vício e acabar com a epidemia de overdose.
O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população cercada por "inundações históricas" na costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico, onde chuvas intensas levaram autoridades a decretar estado de emergência. As chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos, forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro canadense, JUSTIN TRUDEAU está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e do México, LÓPEZ OBRADOR para buscar alternativas para enfrentar as "inundações históricas e terríveis" ao longo da Colúmbia Britânica.
O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira o projeto que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher. A proposta altera uma lei de 2020, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, transformando-o no CNPC Mulher. O objetivo do projeto é fortalecer políticas públicas e coibir casos de feminicídio, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e estupro. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, o banco de dados será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. O cadastro reunirá algumas informações de condenados por decisão transitada em julgado.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO disse, nesta quarta-feira, que vai levar diretamente ao plenário, na semana que vem, a votação do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A proposta foi aprovada nesta semana em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mantendo a redução da carga tributária por mais dois anos. Segundo ele, a ideia é colocar em votação diretamente no plenário na próxima quarta ou quinta-feira da semana que vem. O projeto original, apresentado pelo líder do DEM na Câmara, deputado EFRAIM FILHO, previa uma prorrogação por mais quatro anos. Em negociação de empresários e parlamentares com o presidente da República na semana passada, BOLSONARO concordou em prorrogar o benefício por mais dois anos, que reduz a contribuição das empresas para a Previdência Social.
A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19 publicou na quarta-feira uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro que é a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, caso da Janssen ou AstraZeneca, independente do esquema vacinal primário. A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira. Na ocasião, MARCELO QUEIROGA disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.
A partir do dia 20 de novembro começa a vacinação da população adulta acima de 18 anos com a dose de reforço contra a Covid-19 em Santa Catarina. A data coincide com o início e o dia D da Campanha Nacional Mega Vacinação, que vai até o dia 26 de novembro. A ação do Ministério da Saúde pretende intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço. Podem receber a dose de reforço todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses contra a Covid-19 há mais de cinco meses. A vacina de reforço será, preferencialmente, a Pfizer. Idosos que já cumpriram o intervalo de cinco meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia primeiro de setembro. Os detalhes para o Estado aderir à Campanha Nacional foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, entre a Secretaria da Saúde de Santa Catarina e representantes das secretarias municipais de Saúde.
No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira, 224 pessoas estavam hospitalizadas no Estado. O total de pacientes internados com a doença também é o menor desde novembro do ano passado. A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias dois e sete de abril, quando Santa Catarina chegou a ter mil 148 pacientes com Covid internados. Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.
O governo de Santa Catarina decidiu que vai nomear mais mil e 500 servidores efetivos para a Educação. O edital deve ser lançado em novembro e os nomes conhecidos na primeira quinzena de dezembro. Serão professores, assistentes e especialistas educacionais. A distribuição das vagas ainda será confirmada. Com as novas nomeações, a Secretaria da Educação vai fechar o ano com um acréscimo de dois mil 295 no quadro de servidores. Outros 795 foram chamados há alguns meses. Pelos números do governo, são quatro mil 885 efetivos a mais desde o começo da gestão de CARLOS MOISÉS DA SILVA. Outra informação confirmada pelo governo é a abertura de um concurso com 99 vagas para profissionais da educação especial. O anúncio faz parte do programa SC Mais Inclusiva.
O Instituto Federal de Santa FSC vai realizar, na próxima semana, o Simpósio Catarinense do Campo à Mesa. O evento será online e contará com palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas. O tema central do simpósio é “Produção de alimentos mais saudáveis: desafios e perspectivas”. Promovido em parceria com os cursos superiores de Agronomia, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, ofertados nos câmpus Canoinhas, São Miguel do Oeste e Urupema, o evento científico vai promover a integração e troca de experiências entre os pesquisadores e pós-graduandos de outros programas e instituições. O evento inicia na segunda, dia 22, com a solenidade de abertura, seguida pela palestra "Melhoramento genético da videira". Nos dias seguintes estão previstas atividades voltadas a temas como produção leiteira e controle de pragas na produção de alimentos.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba abriu o prazo para agendamentos de silagem para a confecção em 2022. Os agricultores devem se dirigir junto à Secretaria de Agricultura para realizar o agendamento do serviço. O prazo máximo é dia 10 de dezembro. De acordo com o secretário SÉRGIO THALHEIMER, os produtores devem apresentar as notas referentes à venda de leite emitidas nos últimos 12 meses e regularizar os débitos junto à Secretaria de Agricultura. Ficou acordado novamente, que somente os tratores terceirizados realizarão a silagem, seguindo os mesmos moldes deste ano. Outra informação é que os produtores precisam obrigatoriamente realizar esse agendamento, pois, as horas de silagem precisam ser licitadas e a Secretaria precisa se basear nos dados dos pedidos para realizar a licitação.
A Secretaria de Assistência Social de Descanso, em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizou nesta semana, a limpeza do local que até então era ocupado por sete famílias indígenas que foram realocadas para uma área de terra, localizada às margens da SC 496. De acordo com a secretária da pasta, ANDRESSA BRUGNEROTTO, a limpeza é essencial para evitar o descarte irregular de lixo. Ela explicou que nos próximos dias iniciará as obras finais nas residências instaladas na área rural. A secretaria disse que o próximo passo é construir os banheiros e realizar a instalação de energia elétrica, rede de água e esgoto para cada residência. Enquanto isso, o vai dar todo o suporte para essas famílias com entrega de água, cestas básicas e recolha de lixo.
A prefeitura de Descanso está realizando mais uma etapa das obras de revitalização no morro do Cristo. A informação é do prefeito, SADI BONAMIGO. Conforme ele, essa é a segunda ação desse porte no local e o investimento total é de 270 mil reais. Segundo ele, o valor é resultado de uma emenda parlamentar do deputado estadual, PADRE PEDRO BALDISSERA. De acordo com BONAMIGO, os investimentos são necessários visto o local ser o principal ponto turístico do município. O Morro do Cristo está localizado na Rua Pedro Lorenski, nas proximidades do centro da cidade.
O projeto de revitalização do Morro do Cristo de Descanso prevê uma série de ações. A afirmação é do prefeito, SADI BONAMIGO. Ele citou que no local será realizada a manutenção das pavimentações de acesso ao Cristo e à Gruta, além da instalação de corrimão em todo o trajeto. Ele pontuou que o objetivo é facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida aos espaços. BONAMIGO ressaltou que o guarda corpo existente no local também será trocado, além da iluminação ser substituída por lâmpadas de LED. O morro da Gruta pode ser visitado durante todo o dia, estando aberto a noite também para visitação.
A Black Friday tradicionalmente realizada na última sexta-feira do mês de novembro deve aquecer as vendas do varejo de São Miguel do Oeste. A projeção é da presidente da CDL, GLEICE KOPP. Ela explicou que muitas empresas do comércio local tem uma expectativa positiva e a aposta é no crescimento das vendas na Black Friday marcada para a sexta-feira da semana que vem, dia 27. GLEICE destacou que o avanço da vacinação e a retomada da confiança de consumidores e empresários são fatores que podem contribuir para o aumetno de vendas. Ela comentou que a Black Friday é uma promoção que veio para ficar e uma ótima oportunidade tanto para os comerciantes quanto para os clientes.
O Município de São Miguel do Oeste concluiu, ainda no final de outubro, as inscrições para a segunda etapa do projeto Juro Zero, um dos braços do programa Agora é Crescer. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, MARLI DA ROSA, 247 empreendedores de São Miguel do Oeste foram beneficiados. O valor liberado para microempreendedores individuais é de cinco mil reais. Para microempresas, o valor é de 10 mil e para os agricultores, são 12 mil. Os financiamentos são pagos em 12 parcelas mensais, ou, no caso dos agricultores, oito parcelas anuais. Os juros dos empréstimos são pago pelo município e servem com incentivo para os empreendedores do campo e da cidade.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, MARLI DA ROSA, o programa Juro Zero já beneficiou 547 empreendedores no município. Na primeira etapa, realizada em 2020, 300 empresários e agricultores conseguiram captar empréstimos bancários com juros pagos pelo município. Ela destacou que o interesse da prefeitura é reeditado o programa para uma terceira etapa no próximo ano. MARLI comentou que além do Juro Zero, o poder público trabalha em diversas outras frentes de fomento à economia, como cedência de horasmáquina para a implantação de agroindústrias, criação de áreas industriais, realização de cursos gratuitos para capacitação de mão de obra e a instalação do Balcão Municipal de Empregos.
Sete pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira. Outras quatro pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, sete mil 135 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais sete mil e 13 já se recuperaram. 46 ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação está em 50 por cento ocupação com 10 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são cinco pessoas internadas com a doença.
A secretaria de saúde aplicou todas as doses da vacina contra a Covid destinadas aos adolescentes nesta semana.
Na terça-feira, foram aplicadas mais de 300 doses em adolescentes de 12 anos. Ontem, foi aplicada a segunda dose para adolescentes vacinados no dia 22 de setembro. Hoje, será oferecida a primeira dose para adultos que ainda não se vacinaram e segunda dose de todos os laboratórios. Na sexta-feira, será aplicada a terceira dose para trabalhadores da Saúde vacinados até o dia 19 de junho. A expectativa do município é oferecer a primeira dose da pfizer no sábado para adolescentes que ainda não se vacinaram. O calendário, no entanto, depende do envio dos imunizantes para o município pela secretaria estadual de saúde.
A câmara de vereadores aprovou na sessão de ontem o projeto que autoriza a doação de um imóvel para a Polícia Civil de Santa Catarina. A doação é de um terreno localizado na Linha Tupanci, com construção em alvenaria. O imóvel será destinado para a nstalação do Núcleo de Operações com cães. O projeto foi aprovado por unanimidade. O delegado regional de Polícia, WESLEY ANDRADE, participou da sessão de ontem e ressaltou que o imóvel passará por adaptações para abrigar a sede do canil. Ele disse que os animais são importantes para o trabalho de investigação e operação da Polícia Civil, especialmente nos casos que envolvem tráfico de drogas.
Os vereadores também aprovaram na sessão de ontem a noite uma alteração na lei que instituiu o programa "Agora é Crescer". O texto, aprovado pelo plenário, trata do bônus agrícola autorizando o Executivo Municipal a conceder aos agricultores o Bônus Fiscal Agrícola. O objetivo é incrementar o setor rural do município. O projeto estabelece que esse bônus será calculado tendo como referência o movimento anual de vendas que será apurado com o bloco de produtor rural. A proposta prevê que o limite máximo fixado do Bônus Fiscal Agrícola e o percentual da base de cálculo serão fixados por ato do chefe do Poder Executivo. Também estabelece que a Secretaria Municipal de Agricultura será responsável pela fiscalização e recebimento dos documentos dos agricultores e emitir um parecer técnico sobre a emissão do bônus agrícola.
A câmara de vereadores aprovou nesta quarta-feira o projeto 157 que prevê a autorização para que a prefeitura possa fazer um novo financiamento no valor de 15 milhões de reais. De acordo com a justificativa do município, a intenção é usar o valor para quitar dois empréstimos que tem juros mais altos: um de 15 milhões de 2020 que foi feito custear as obras de asfalto na cidade e outro, o Protransporte, que foi feito há cerca de 10 anos pela prefeitura. O prazo total de pagamento do novo empréstimo é de 120 meses e a taxa renegociada é de 108 vírgula 27 por cento do CDI, o que equivale hoje a oito vírgula 28 por cento de juros ao ano. O projeto foi colocado em votação porque o líder do governo PAULO DRUMM solicitou dispensa dos pareceres e inclusão na pauta da sessão. Por maioria de votos, a dispensa dos pareceres foi aprovada e a matéria foi apreciada em plenário.
O projeto que autoriza um novo empréstimo de 15 milhões de reais por parte do município foi aprovado por nove votos a dois. Votaram a favor do projeto os vereadores ALFREDO SPIER, NÉLVIO PALUDO, MOACIR FIORINI, VAGNER PASSOS, RAVIER CENTENARO, PAULO DRUMM, VILMAR BONORA,CARLOS AGOSTINI e ELÓI BORTOLOTTI. Os votos contrários foram dos vereadores NINI SCHARNOSKI e CRIS ZANATTA. A vereadora MARIA TEREZA CAPRA não participou da sessão. O projeto foi protocolado em regime de urgência e, por isso, sofreu votação única. Com a aprovação, ele segue para sanção do prefeito WILSON TREVISAN.
O vereador GILMAR BALDISSERA do Partido Progressista esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que o projeto 157 é um projeto “Papagaio”, ou seja, faz um empréstimo para pagar outro. Na visão do vereador, a proposta é temerária para as contas públicas porque troca uma taxa fixa por juros variáveis que é a CDI vinculada a taxa Selic. GICA disse que a câmara deveria ter rejeitado o projeto e o prefeito deveria primeiro pagar o antigo. O vereador citou que os empréstimos feitos pela atual administração serão pagos pelos próximos prefeitos, ou seja, TREVISAN vai deixar um dívida, uma bola de neve para quem assumir a prefeitura.
O projeto 157 substitui um financiamento por outro com juros mais vantajosos para a Administração Municipal. A afirmação é do líder do governo PAULO DRUMM. Ele disse que os financiamentos atuais já tem uma taxa variável e que o novo empréstimo vai reduzir os juros fixos pagos pelo governo municipal. Trata-se, de acordo com ele, de uma medida de economia de recursos. DRUMM também fez o contraponto à afirmação do vereador GICA BALDISSERA de que o novo financiamento será pago pelos próximos prefeitos e negou que os empréstimos tenham relação com objetivos eleitorais de WILSON TREVISAN em 2022.
Um motociclista ficou ferido ao sofrer um acidente depois de enroscar em fios de internet no bairro Jardim Peperi. O fato aconteceu por volta das seis e meia da tarde de ontem na rua Colúmbia. De acordo com motociclista, ele enroscou a moto nos fios e perdeu o controle da direção. Em seguida, o homem sofreu uma queda e teve diversas escoriações. O Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista sem a necessidade e de encaminha-lo para atendimento no hospital. A Polícia Militar acompanhou a ocorrência e elaborou o Boletim de Ocorrência.
Um homem acusado de tentativa de homicídio triplamente qualificado será julgado nesta sexta-feira em São José do Cedro. O crime aconteceu no dia 18 de maio de 2018 no loteamento São Domingos. Na época, os bombeiros do município foram acionados para atender uma briga entre casal onde um homem havia desferido um golpe de faca no peito da esposa, que na época tinha 68 anos. A mulher foi socorrida e sobreviveu ao ataque. OLÍRIO HECKLER foi acusado pelo Ministério Público de homicídio com três qualificadoras que agravam o crime. Amanhã serão ouvidas seis testemunhas de acusação e de defesa. O julgamento será presidido pelo juiz LUCAS FORNEROLLI.
Um morador do município perdeu cerca de mil e cem reais no golpe do falso empréstimo nesta quarta-feira. A vítima relatou a Polícia Militar que receber uma oferta de empréstimo via aplicativo de wattsapp. O valor ofertado foi de 150 mil reais. Ele recebeu um contrato que foi assinado e devolvido por meio do aplicativo. Para receber o valor, o homem deveria contratar um seguro no valor de mil 146 reais. Ele fez o pagamento e depois disso o atendentesolicitou mais oito parcelas de 962 reais para liberação do valor. Neste momento, ele percebeu que poderia ser um golpe e acionou a polícia. A PM ressalta que empréstimos bancários devem ser feitos pessoalmente em bancos e não por conversas em aplicativos e que as pessoas devem ficar atentas para evitar esse tipo de golpe.