-NOTA TÉCNICA DIZ QUE DOSE DE REFORÇO DEVE SER 'PREFERENCIALMENTE' DA PFIZER
-GOVERNO VAI NOMEAR MAIS MIL E 500 SERVIDORES EFETIVOS NA EDUCAÇÃO
-MINISTÉRIO PÚBLICO ENTREGA KITS CASA PARA FAMÍLIAS INDÍGENAS E MUNICÍPIO PROVIDENCIA ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-TUNÁPOLIS CONCLUI HOJE CRONOGRAMA DE ENCONTROS COM GESTANTES
-MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DESCANSO ENCERRAM NA PRÓXIMA SEMANA
-DIMINUIÇÃO DA FOLHA AUMENTA ECONOMIA DOS COFRES PÚBLICOS DE SANTA HELENA
-IDOSO ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA ESPOSA VAI A JÚRI NESTA SEXTA-FEIRA
-CASA É TOTALMENTE DESTRUÍDA POR INCÊNDIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 24graus. A mínima das últimas horas foi de 15graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Ao menos dez manifestantes que protestavam contra o golpe militar no Sudão foram mortos a tiros por forças de segurança nesta quarta-feira, segundo um sindicato de médicos. Dezenas ficaram feridos. A repressão é ainda mais letal que a de sábado, quando oito pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas em uma outra manifestação no país, que é o terceiro maior da África em extensão territorial. A população tem ido às ruas para protestar contra o golpe militar de 25 de outubro, em que o general que comandava a transição de governo prendeu o premiê interino do país e outros políticos e decretou estado de emergência.
Os Estados Unidos registraram 100 mil 306 mortes por overdose entre abril de 2020 e abril de 2021, número que representa um aumento de 28 e meio por cento em relação ao período anterior que teve 78 mil e 56 mortes entre abril de 2019 e abril de 2020. As informações são uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde americano. É a primeira vez que os Estados Unidos ultrapassam a marca de 100 mil mortes por overdose em um ano. Após a divulgação dos dados, o presidente americano, JOE BIDEN, declarou em um comunicado que o governo está empenhado em fazer de tudo para tratar o vício e acabar com a epidemia de overdose.
O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população cercada por "inundações históricas" na costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico, onde chuvas intensas levaram autoridades a decretar estado de emergência. As chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos, forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro canadense, JUSTIN TRUDEAU está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e do México, LÓPEZ OBRADOR para buscar alternativas para enfrentar as "inundações históricas e terríveis" ao longo da Colúmbia Britânica.
O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira o projeto que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher. A proposta altera uma lei de 2020, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, transformando-o no CNPC Mulher. O objetivo do projeto é fortalecer políticas públicas e coibir casos de feminicídio, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e estupro. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, o banco de dados será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. O cadastro reunirá algumas informações de condenados por decisão transitada em julgado.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO disse, nesta quarta-feira, que vai levar diretamente ao plenário, na semana que vem, a votação do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A proposta foi aprovada nesta semana em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mantendo a redução da carga tributária por mais dois anos. Segundo ele, a ideia é colocar em votação diretamente no plenário na próxima quarta ou quinta-feira da semana que vem. O projeto original, apresentado pelo líder do DEM na Câmara, deputado EFRAIM FILHO, previa uma prorrogação por mais quatro anos. Em negociação de empresários e parlamentares com o presidente da República na semana passada, BOLSONARO concordou em prorrogar o benefício por mais dois anos, que reduz a contribuição das empresas para a Previdência Social.
A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19 publicou na quarta-feira uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro que é a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, caso da Janssen ou AstraZeneca, independente do esquema vacinal primário. A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira. Na ocasião, MARCELO QUEIROGA disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.
A partir do dia 20 de novembro começa a vacinação da população adulta acima de 18 anos com a dose de reforço contra a Covid-19 em Santa Catarina. A data coincide com o início e o dia D da Campanha Nacional Mega Vacinação, que vai até o dia 26 de novembro. A ação do Ministério da Saúde pretende intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço. Podem receber a dose de reforço todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses contra a Covid-19 há mais de cinco meses. A vacina de reforço será, preferencialmente, a Pfizer. Idosos que já cumpriram o intervalo de cinco meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia primeiro de setembro. Os detalhes para o Estado aderir à Campanha Nacional foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, entre a Secretaria da Saúde de Santa Catarina e representantes das secretarias municipais de Saúde.
No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira, 224 pessoas estavam hospitalizadas no Estado.O total de pacientes internados com a doença também é o menor desde novembro do ano passado. A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias dois e sete de abril, quando Santa Catarina chegou a ter mil 148 pacientes com Covid internados. Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.
O governo de Santa Catarina decidiu que vai nomear mais mil e 500 servidores efetivos para a Educação. O edital deve ser lançado em novembro e os nomes conhecidos na primeira quinzena de dezembro. Serão professores, assistentes e especialistas educacionais. A distribuição das vagas ainda será confirmada. Com as novas nomeações, a Secretaria da Educação vai fechar o ano com um acréscimo de dois mil 295 no quadro de servidores. Outros 795 foram chamados há alguns meses. Pelos números do governo, são quatro mil 885 efetivos a mais desde o começo da gestão de CARLOS MOISÉS DA SILVA. Outra informação confirmada pelo governo é a abertura de um concurso com 99 vagas para profissionais da educação especial. O anúncio faz parte do programa SC Mais Inclusiva.
-MINISTÉRIO PÚBLICO ENTREGA KITS CASA PARA FAMÍLIAS INDÍGENAS E MUNICÍPIO PROVIDENCIA ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-PREFEITO DE SJO CONSIDERA POSSÍVEL ZERAR NÚMERO DE ANALFABETOS
-TUNÁPOLIS CONCLUI HOJE CRONOGRAMA DE ENCONTROS COM GESTANTES
-MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DESCANSO ENCERRAM NA PRÓXIMA SEMANA
-DIMINUIÇÃO DA FOLHA AUMENTA ECONOMIA DOS COFRES PÚBLICOS DE SANTA HELENA
O Ministério Público, em parceria com o SESAI, FUNAI, CELESC e CASAN, realizou a entrega de kits casas para as famílias indígenas que residem em Descanso. Conforme a secretária de Assistência Social do município, ANDRESSA BRUGNEROTTO, no dia 18 de agosto houve uma reunião com o Ministério Público, sendo feita a cobrança do município e das empresas para montar uma parceria que atendesse as necessidades da realocação das famílias indígenas. ANDRESSA explica que inicialmente foi feita a limpeza do terreno e a FUNAI fez a construção das casas. Devido à situação em que os indígenas estavam vivendo no antigo local que habitavam, foi feita a desocupação de forma espontânea por parte deles para o novo terreno antes do tempo previsto.
A secretária de Assistência Social lembra que o município instalou uma caixa de água de cinco mil litros no local, que é abastecida semanalmente, e nessa semana a empresa que ganhou a licitação deve iniciar a instalação da energia elétrica, construção dos banheiros e saneamento básico no local. ANDRESSA BRUGNEROTTO frisa que no dia de ontem foi feita a limpeza da antiga área habitada pelos indígenas. Em relação aos trabalhos realizados no setor de Assistência Social, ANDRESSA cita que a comunidade de Campinas possui o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com crianças atendidas pelo CRAS, sendo desenvolvidas oficinas de artesanato e violão. A secretária comenta que foi encaminhado um processo licitatório para fazer a melhoria desse espaço da prefeitura, que não vinha sendo ocupado. ANDRESSA enaltece que está sendo realizado o fechamento da área coberta com vidros e o cercamento do terreno, que possui uma horta, onde é feita a plantação de legumes e verduras pelas crianças. ANDRESSA BRUGNEROTTO salienta ainda que será feito um campo no local para as crianças se divertirem e aproveitar melhor oespaço.
Educação de São João do Oeste é destaque em evento estadual. A FECAM vai realizar a primeira Mostra de Boas Práticas e Inovação na Educação com 13 municípios, apresentando em forma de painel suas boas práticas e inovações. São João do Oeste apresentará programas que colocaram o município três vezes em primeiro lugar no melhor índice de alfabetização do país. O município lidera o ranking estadual e ocupa a segunda posição no Brasil, perdendo para Feliz, no Rio Grande do Sul. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, será um momento único de interação, troca de experiências e muito aprendizado entre os municípios e os profissionais da educação.
Prefeito GENÉSIO ANTON e secretário da Educação, CLAUNEI WEBER, vão apresentar vídeo institucional e destacar as ações que São João do Oeste realiza para se manter no topo na qualidade de ensino. O evento ocorre segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. ANTON considera que a qualidade na educação vem desde a colonização. O prefeito lembra que a antiga colônia Porto Novo, territórios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste teve a colonização coordenada pelos padres Jesuítas. Eles mantinham a exigência da construção de escolas e colocavam a educação sempre como prioridade ao longo dos tempos. Isso se manteve desde o período de colonização em 1926. ANTON destaca que em 1991 teve a emancipação de São João do Oeste, que seguiu com atenção especial para a educação.
Prefeito considera que é possível zerar o número de analfabetos. São João do Oeste inclui os alunos da APAE e isso interferiu na avaliação para colocar o município em segundo lugar no país. Conforme GENÉSIO ANTON, Feliz, no Rio Grande do Sul, não considerou a Escola Especial na lista de alunos da rede municipal. O prefeito garante que seguem as medidas rígidas para acessibilidade para todas as pessoas ao estudo em São João do Oeste. ANTON afirma que tudo é feito pensando na alfabetização e qualidade do ensino, desde o transporte escolar, estrutura das escolas e valorização dos professores.
A Secretaria de Saúde de Tunápolis promove nesta quinta-feira o último encontro do ano com as gestantes. Ele será na Câmara de Vereadores, com início às 13h30. Conforme a enfermeira PAOLA PICOLLI, em torno de onze gestantes estão participando dos encontros e nesta última edição do ano, o médico e a psicóloga vão conversar com elas. A enfermeira detalha que o médico vai abordar sobre doenças que acontecem no pré-natal, algumas intercorrências e situações que podem ocorrer no parto. Já a psicóloga vai tratar sobre a questão hormonal e possíveis alterações no pós-parto, como por exemplo, a depressão, pois a gravidez influencia muito na parte hormonal da mulher, bem como o período após o nascimento.
PAOLA PICOLLI enfatiza que os bombeiros de Iporã do Oeste vão falar sobre possíveis acidentes que podem ocorrer com as gestantes, e como realizar manobras em caso de necessidade. O encontro ainda vai contar com a participação das enfermeiras da unidade de saúde e da assistente social, que vão tratar diversos assuntos pertinentes às gestantes. Com o encontro desta quinta-feira, serão concluídos um total de cinco nesse ano. A enfermeira da unidade de saúde de Tunápolis frisa que devido à pandemia, os encontros tiveram algumas restrições, mas com o avanço da vacinação e espaço mais amplo para os encontros, a Secretaria optou por voltar a fazer no formato presencial nesse ano. PAOLA salienta que Tunápolis trabalha com em torno de três grupos de gestantes ao ano.
Descanso disponibiliza até a sexta-feira da semana que vem, dia 26 de novembro, o período para matrículas e rematrículas referente ao ano letivo de 2022. Conforme o secretário de Educação, MAICON ROSIN, todos os pais que não tiverem filhos matriculados nas unidades escolares de Descanso a partir de um ano de idade, e que completarem um ano poderão frequentar as creches. Os pais que tem filhos que vão mudar de escola também precisam fazer a matrícula. A mesma situação é válida para os alunos que saem da creche e vão para os Prés, ou daqueles que saem da escola Getúlio Vargas, da cidade, e vão para o terceiro ano da Paulo Henrique Piçaia. Já no caso de alunos que permanecerem na mesma escola, a rematrícula será automática. Para os pais com alunos na creche do distrito de Itajubá que vão para o Pré, ou do Pré para o primeiro ano, também é necessário fazer matrícula, sempre respeitando o zoneamento, ou seja, frequentar a escola mais próxima da sua residência, o que também vai facilitar a logística do transporte escolar.
O secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, solicita para que os pais respeitem o prazo do dia 26 de novembro para fazer a matrícula, de modo que a Secretaria possa organizar as turmas. Em seguida ainda haverá escolha de professores efetivos e levantamento de vagas de ACTs para o ano letivo de 2022. Com essas definições, o município terá ideia de como fazer a aquisição de material didático no sistema postilado, além de saber quantos alunos terá na rede municipal no próximo ano. ROSIN orienta para que os pais levem cópia ou registro do nascimento, identidade, comprovante de residência, caderneta de vacinação, cartão SUS e uma foto três por quatro do aluno.
MAICON ROSIN enfatiza que o número de matrículas será ampliado, bem como haverá demanda maior para alunos das creches, tanto da Professora Gracinha, no centro, como na creche do distrito de Itajubá. Neste ano, a rede municipal de Descanso conta com 690 alunos matriculados. Houve diminuição no número de alunos da creche do ano anterior para esse, mas agora, com a questão da matrícula obrigatória quando os alunos completarem quatro anos, a previsão é de aumentar. A expectativa, segundo ROSIN, é que haverá mais de 700 alunos matriculados no próximo ano.
Belmonte também está com o edital de matrículas aberto para o ano letivo de 2022. As matrículas são válidas para creche em nível de berçário e maternais, jardim, pré-escola e também alunos em período integral. Conforme a secretária de Educação, DAIANA BASSO, o prazo vai até dia 20 de dezembro. O horário para fazer as matrículas é das 7h30 às 11h30, e das 13h às 17h, na Secretaria de Educação. DAIANA explica que as rematrículas do primeiro ao quinto ano são automáticas, cabendo apenas aos pais ou responsáveis de alunos que trocarem de turno procurar a Secretaria. Os documentos exigidos no ato da matrícula são a cópia da certidão de nascimento de cada filho, RG, CPF, caderneta de vacinação, comprovante de residência e atestado caso a criança precisar de alimentação ou medicação contínua. A rede municipal de ensino de Belmonte conta com 289 alunos. DAIANA BASSO avalia 2021 como um ano atípico, em virtude da pandemia, mas que a Educação faz o possível para atender a todos, de forma que os alunos e a equipe de profissionais se sintam bem acolhidos. O uso de máscara e álcool em gel nos educandários está sendo cumprido, assim como os demais requisitos previstos no Plano de Contingência.
A administração municipal de Santa Helena reduziu em 42 por cento os gastos da folha de pagamento de servidores públicos. A informação é do prefeito BLÁSIO HICKMANN. Segundo ele, um fator que influenciou o corte dos gastos é a Lei 173, implantada em nível nacional em virtude da pandemia, cenário no qual estava prevista uma queda drástica na arrecadação dos órgãos públicos. A partir da queda dessa lei, conforme o prefeito, Santa Helena poderá contratar mais alguns servidores. Ele admite que o município enfrentou dificuldades neste ano, devido à falta de servidores em diversos setores da administração. Por outro lado, conforme HICKMANN o município registra arrecadação média mensal de um milhão e 700 mil reais. A administração ainda conta com em torno de três receitas em aplicação financeira, além dos recursos vinculados em valor bem elevado.
Um dos setores onde Santa Helena gerou economia é na pasta da Agricultura. Segundo o prefeito BLÁSIO HICKMANN, neste ano a administração designou um diretor para a pasta, porém em janeiro de 2022 será definido um secretário. A Agricultura ficará sob encargo do MDB, pois a partir do acordo feito na campanha eleitoral, ficou definido que o partido vai ocupar três secretarias, o PT duas e o PSD uma. No momento, o MDB só tem dois secretários em Santa Helena, que são o de Assistência Social e Habitação, JOSÉ CICCONI, e o secretário de Obras, Urbanismo e Saneamento, ODIRLEI KLEIN, além do diretor de Agricultura, o servidor efetivo FABRÍCIO JOSÉ DOTTI. Já o PT, partido do prefeito, é responsável pela Secretaria de Administração, ocupada por MARCELO CAMPAGNARO, e Educação, com a secretária LAÍS TELÖKEN. Já a pasta da Saúde é indicação do PSD, e é ocupada pelo secretário CARLOS DE MELLO. Ao todo, portanto, são seis secretarias. Nas demais funções, segundo HICKMANN, haverá pequenos remanejamentos, a menos que algum servidor queira mudar para a iniciativa privada.
O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, destaca que a equipe está afinada para colocar em prática o que tem de conhecimento. Salienta que a administração tem muitos recursos em caixa, advindos de emendas parlamentares e transferências especiais. A maior dificuldade, segundo o prefeito, está na forma de aplicar os recursos disponíveis, considerando as obras e serviços que ainda precisam acontecer. HICKMANN reitera que a prefeitura vai continuar atendendo em dois turnos nesta reta final de ano, porém com o foco voltado a ajustes para encerrar bem 2021, principalmente na parte contábil e orçamentária. Segundo o prefeito, durante o ano muitas vezes ficam pendências com empresas, prestadores de serviços e a administração ainda se depara com o aumento elevado dos combustíveis, da energia e de serviços que requerem suplementações. Além disso, também houve problemas com máquinas que danificaram. Apesar dessas situações, BLÁSIO HICKMANN reforça que os trabalhos precisam seguir, pois em janeiro é comum a grande maioria dos servidores públicos solicitarem férias.
-IDOSO ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA ESPOSA VAI A JÚRI NESTA SEXTA-FEIRA
-CASA É TOTALMENTE DESTRUÍDA POR INCÊNDIO
Um motociclista ficou ferido ao enroscar a motocicleta em fios soltos de internet e cair na Rua Colúmbia, no Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. O acidente foi registrado por volta das 18h30 desta quarta-feira. De acordo com o motociclista, quando ele viu a fiação, não conseguiu evitar e se enroscou. Com a queda, o jovem sofreu diversas escoriações. O Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista e liberou no local. A Polícia Militar elaborou o Boletim de Ocorrências.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu ocorrência de estelionato às 11h30 de ontem. Um homem foi vítima de um golpe e relatou que recebeu uma oferta de empréstimo pelo aplicativo WhatsApp, no valor de 150 mil reais. O suposto golpista enviou ao homem um contrato, a vítima assinou o documento e devolveu por meio do aplicativo. Logo após, recebeu mais uma mensagem dizendo que para receber o valor sem a necessidade de hipoteca ou fiador, deveria contratar um seguro no valor de mil 462 reais. O homem, acreditando na conversa, realizou o depósito. Após o pagamento, foram solicitadas mais oito parcelas de 962 reais para a liberação do valor. A vítima, já desconfiada do golpe, relatou o ocorrido à PM, que confeccionou o boletim de ocorrência. A Polícia Militar informa que empréstimos bancários devem ser feitos pessoalmente em bancos, não por conversas em aplicativos. Estelionatários estão fazendo diversas vítimas com esse tipo de golpe e cada vez que a pessoa paga uma taxa, eles pedem outra, até a pessoa desistir do empréstimo que nunca seria efetivado, pois tratam-se de golpistas.
Ferramentas com valor estimado em mais de três mil reais foram furtadas de construção em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira, mas o crime de furto ocorreu na noite de terça, em uma construção em execução no centro da cidade. A casinha onde os materiais e ferramentas estavam guardados foi arrombada. Foram levados duas Makitas da marca Bosch, sendo uma grande com serra circular e outra pequena com serra mármore. Também duas Furadeiras, uma com marca Inco e outra Bosch e ainda uma Esmerilhadeira da marca Dwalt. Para a Polícia Militar, o profissional que trabalha no local contou que o prejuízo passa de três mil reais. A PM fez o registro em Boletim de Ocorrência e agora tenta recuperar todos os objetos que foram levados do local. A orientação para a população é que se alguém aparecer tentando vender algum desses produtos, denuncie para a Polícia Militar através do 190.
Idoso acusado de tentativa de homicídio contra a esposa vai a júri nesta sexta-feira. O crime se trata de uma tentativa de homicídio triplamente qualificado, no dia 18 de maio de 2018, no loteamento São Domingos, em São José do Cedro. Na época, os bombeiros do município foram acionados para atender uma briga entre casal, onde um homem havia desferido um golpe de faca no peito da vítima, que era sua esposa, que na época tinha 68 anos. O fato havia acontecido por volta das 07h50 da manhã de uma sexta-feira. O acusado que estará no banco dos réus é OLÍRIO HECKLER, de 71 anos. Serão ouvidas seis testemunhas de acusação e de defesa no julgamento que será presidido pelo juiz LUCAS FORNEROLLI. Este será o terceiro dos quatro júris programados neste mês na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Dois já foram realizados também pelo crime de tentativa de homicídio, sendo os dois acusados absolvidos.
Uma casa foi destruída pelo fogo em Barra do Guarita, no RS. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para combater o incêndio em residência na rua Tenente Portela, proximidades do Ginásio Municipal, por volta das 14h30 desta quarta-feira. Uma casa de 40 metros quadrados foi totalmente consumida pelas chamas. Quando os bombeiros chegaram no local, a estrutura já estava comprometida, com o teto desabado. A guarnição realizou o controle das chamas e posterior rescaldo, utilizando aproximadamente três mil litros de água. A moradora da residência não soube informar o que poderia ter causado o sinistro. Não havia ninguém na residência no momento do incêndio.