-NOTA TÉCNICA DIZ QUE DOSE DE REFORÇO DEVE SER 'PREFERENCIALMENTE' DA PFIZER
-GOVERNO VAI NOMEAR MAIS MIL E 500 SERVIDORES EFETIVOS NA EDUCAÇÃO
-MUNICÍPIO SEGUE SEM CASOS DE VOCID
-EDUCAÇÃO DE SJO É DESTAQUE EM EVENTO ESTADUAL
-ITAPIRANGA TERÁ PALESTRAS EM ALERTA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
-NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM ITAPIRANGA É APROVADA
-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA EM BARRA DO GUARITA
-IDOSO SERÁ JULGADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Ao menos dez manifestantes que protestavam contra o golpe militar no Sudão foram mortos a tiros por forças de segurança nesta quarta-feira, segundo um sindicato de médicos. Dezenas ficaram feridos. A repressão é ainda mais letal que a de sábado, quando oito pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas em uma outra manifestação no país, que é o terceiro maior da África em extensão territorial. A população tem ido às ruas para protestar contra o golpe militar de 25 de outubro, em que o general que comandava a transição de governo prendeu o premiê interino do país e outros políticos e decretou estado de emergência.
Os Estados Unidos registraram 100 mil 306 mortes por overdose entre abril de 2020 e abril de 2021, número que representa um aumento de 28 e meio por cento em relação ao período anterior que teve 78 mil e 56 mortes entre abril de 2019 e abril de 2020. As informações são uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde americano. É a primeira vez que os Estados Unidos ultrapassam a marca de 100 mil mortes por overdose em um ano. Após a divulgação dos dados, o presidente americano, JOE BIDEN, declarou em um comunicado que o governo está empenhado em fazer de tudo para tratar o vício e acabar com a epidemia de overdose.
O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população cercada por "inundações históricas" na costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico, onde chuvas intensas levaram autoridades a decretar estado de emergência. As chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos, forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro canadense, JUSTIN TRUDEAU está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e do México, LÓPEZ OBRADOR para buscar alternativas para enfrentar as "inundações históricas e terríveis" ao longo da Colúmbia Britânica.
O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira o projeto que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher. A proposta altera uma lei de 2020, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, transformando-o no CNPC Mulher. O objetivo do projeto é fortalecer políticas públicas e coibir casos de feminicídio, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e estupro. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, o banco de dados será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. O cadastro reunirá algumas informações de condenados por decisão transitada em julgado.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO disse, nesta quarta-feira, que vai levar diretamente ao plenário, na semana que vem, a votação do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A proposta foi aprovada nesta semana em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mantendo a redução da carga tributária por mais dois anos. Segundo ele, a ideia é colocar em votação diretamente no plenário na próxima quarta ou quinta-feira da semana que vem. O projeto original, apresentado pelo líder do DEM na Câmara, deputado EFRAIM FILHO, previa uma prorrogação por mais quatro anos. Em negociação de empresários e parlamentares com o presidente da República na semana passada, BOLSONARO concordou em prorrogar o benefício por mais dois anos, que reduz a contribuição das empresas para a Previdência Social.
A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19 publicou na quarta-feira uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro que é a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, caso da Janssen ou AstraZeneca, independente do esquema vacinal primário. A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira. Na ocasião, MARCELO QUEIROGA disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.
A partir do dia 20 de novembro começa a vacinação da população adulta acima de 18 anos com a dose de reforço contra a Covid-19 em Santa Catarina. A data coincide com o início e o dia D da Campanha Nacional Mega Vacinação, que vai até o dia 26 de novembro. A ação do Ministério da Saúde pretende intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço. Podem receber a dose de reforço todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses contra a Covid-19 há mais de cinco meses. A vacina de reforço será, preferencialmente, a Pfizer. Idosos que já cumpriram o intervalo de cinco meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia primeiro de setembro. Os detalhes para o Estado aderir à Campanha Nacional foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, entre a Secretaria da Saúde de Santa Catarina e representantes das secretarias municipais de Saúde.
No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira, 224 pessoas estavam hospitalizadas no Estado. O total de pacientes internados com a doença também é o menor desde novembro do ano passado. A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias dois e sete de abril, quando Santa Catarina chegou a ter mil 148 pacientes com Covid internados. Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.
O governo de Santa Catarina decidiu que vai nomear mais mil e 500 servidores efetivos para a Educação. O edital deve ser lançado em novembro e os nomes conhecidos na primeira quinzena de dezembro. Serão professores, assistentes e especialistas educacionais. A distribuição das vagas ainda será confirmada. Com as novas nomeações, a Secretaria da Educação vai fechar o ano com um acréscimo de dois mil 295 no quadro de servidores. Outros 795 foram chamados há alguns meses. Pelos números do governo, são quatro mil 885 efetivos a mais desde o começo da gestão de CARLOS MOISÉS DA SILVA. Outra informação confirmada pelo governo é a abertura de um concurso com 99 vagas para profissionais da educação especial. O anúncio faz parte do programa SC Mais Inclusiva.
Município segue sem casos ativos de Covid. Segundo a enfermeira JACQUELINE HERMES, Itapiranga é referência em baixos índices de Covid e no momento sem paciente positivo com o Coronavírus. Ela chama atenção para os cuidados adotados e a contribuição dos moradores. Porém o principal aliado da saúde tem sido a vacinação que faz a diferença no combate à doença. A adesão da população é considerada de alto índice, porém a enfermeira chama atenção para a importância da imunização completa e não esquecer da segunda dose. Na semana passada ocorreu falta de material para vacinação, no entanto o cronograma já foi restabelecido com novas remessas.
JACQUELINE HERMES observa que diferentes laboratórios estão destinando doses e até o fim de semana será anunciada nova fase de imunização a partir da próxima segunda-feira. Adolescentes acima de 13 anos já fazem parte dos grupos que estão recebendo segunda oportunidade para comparecerem à sala de vacinas. Falta contemplar apenas o grupo de 12 anos, público que deve ser imunizado na próxima semana. De acordo com JACQUELINE HERMES, ontem ainda ocorreu vacinação para público adulto que ainda não havia comparecido para completar a imunização. Itapiranga também avança com a terceira dose de maneira significativa. Nesta sexta-feira terá nova etapa da dose três, a vacina de reforço para idosos. A orientação está mudando com frequência, reduzindo o intervalo entre as doses e também ampliando o público contemplado com a terceira dose de vacina contra Covid.
Assemit realiza visitas a empresários da cidade. Trabalho tem parceria do Consultor Regional do Programa Empreender pela Facisc e Sebrae, JOÃO BATISTA SCHNEIDERS. Conforme a Consultora da Assemit, ANA FLÁVIA DE AZEVEDO, as visitas são importantes para apresentar os programas e projetos a serem desenvolvidos com os núcleos da entidade. Também é uma boa oportunidade para conhecer as reais demandas das empresas associadas. ANA FLÁVIA chama atenção que este trabalho também é realizado pelos Coordenadores dos Núcleos da Associação Empresarial de Itapiranga. Cita o trabalho já realizado com o Núcleo da Mulher Empresária Itapiranguense e Núcleo de Alimentos.
Associação Empresarial de Itapiranga possui parcerias para capacitações. Facisc e Sebrae estão entre os principais aliados. A Consultora da Assemit, ANA FLÁVIA DE AZEVEDO, destaca que ocorre um planejamento para as visitas que são realizadas no comércio local. Salienta que é uma forma de ouvir os empresários e ajustar ações da Assemit em prol de seus associados. Segundo ANA FLÁVI, as visitas tem o intuito dos consultores conhecer as empresas e trajetória de cada uma e falar sobre as necessidades que as mesmas estão passando e como é possível auxiliar neste processo. Não tem data definida para o próximo roteiro de visitas nas empresas de Itapiranga.
A Secretaria de Assistência Social de Itapiranga vai promover uma Jornada de Palestras com temas sobre violência contra a mulher. Serão cinco palestras, sempre com início às 14 horas, dividindo o público por regiões do município, conforme a distribuição das unidades de saúde. A Assistente Social do CRAS, MÔNIA KATZER lembra que o objetivo de fazer em etapas é para evitar grandes aglomerações e também facilitar a organização do evento. O roteiro inicia segunda-feira, dia 22 na igreja no Bairro Santa Tereza Alto. Os demais grupos serão sempre na Câmara de Vereadores, seguindo o público atendido por cada unidade de saúde do município. A Assistente Social, informa que na terça-feira será a vez do posto de saúde Beira Rio, seguindo com Fronteira, São José e Centro, fechando com a unidade central.
MÔNIA KATZER faz um convite especial para a população da cidade e interior. A Assistente Social do CRAS, destaca a relevância do tema que vai gerar encontros produtivos para as mulheres e também para homens que tenham consciência da importância de combater a violência doméstica. A Assistente Social do CRAS de Itapiranga diz que a Jornada de Palestras foi pensada em parcerias com outras entidades visando ampliar a programação. MÔNIA KATZER destaca ainda a palestra com o professor ALAIN KALEMA, que vai abordar o tema: Mulher Entre Chaves e Raízes de Vida.
A Secretaria de Saúde de Tunápolis promove nesta quinta-feira o último encontro do ano com as gestantes. Ele será na Câmara de Vereadores, com início às 13h30. Conforme a enfermeira PAOLA PICOLLI, em torno de onze gestantes estão participando dos encontros e nesta última edição do ano, o médico e a psicóloga vão conversar com elas. A enfermeira detalha que o médico vai abordar sobre doenças que acontecem no pré-natal, algumas intercorrências e situações que podem ocorrer no parto. Já a psicóloga vai tratar sobre a questão hormonal e possíveis alterações no pós-parto, como por exemplo, a depressão, pois a gravidez influencia muito na parte hormonal da mulher, bem como o período após o nascimento.
PAOLA PICOLLI enfatiza que os bombeiros de Iporã do Oeste vão falar sobre possíveis acidentes que podem ocorrer com as gestantes, e como realizar manobras em caso de necessidade. O encontro ainda vai contar com a participação das enfermeiras da unidade de saúde e da assistente social, que vão tratar diversos assuntos pertinentes às gestantes. Com o encontro desta quinta-feira, serão concluídos um total de cinco nesse ano. A enfermeira da unidade de saúde de Tunápolis frisa que devido à pandemia, os encontros tiveram algumas restrições, mas com o avanço da vacinação e espaço mais amplo para os encontros, a Secretaria optou por voltar a fazer no formato presencial nesse ano. PAOLA salienta que Tunápolis trabalha com em torno de três grupos de gestantes ao ano.
Educação de São João do Oeste é destaque em evento estadual. A FECAM vai realizar a primeira Mostra de Boas Práticas e Inovação na Educação com 13 municípios apresentando em forma de painel suas boas práticas e inovações. São João do Oeste apresentará programas que colocam o município três vezes em primeiro lugar no melhor índice de alfabetização do país. São João do Oeste lidera o ranking estadual e ocupa a segunda posição no Brasil, perdendo para Feliz, no Rio Grande do Sul. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, será um momento único de interação, troca de experiências e muito aprendizado entre os municípios e os profissionais da educação.
Prefeito GENÉSIO ANTON e Secretário da Educação, CLAUNEI WEBER vão apresentar vídeo institucional e destacar as ações que São João do Oeste realiza para se manter no topo na qualidade de ensino. O evento ocorre segunda-feira, às 18 horas e 30 minutos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. ANTON considera que a qualidade na educação vem desde a colonização. O prefeito lembra que a antiga colônia Porto Novo, territórios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste teve a colonização coordenada pelos padres Jesuítas. Eles mantinha a exigência da construção de escolas e colocavam a educação sempre como prioridade ao longo dos tempos. Isso se manteve desde o período de colonização em 1926. ANTON destaca que em 1991 teve a emancipação de São João do Oeste, que seguiu com atenção especial para a educação.
Prefeito considera que é possível zerar o número de analfabetos. São João do Oeste inclui os alunos da APAE e isso interferiu na avaliação para colocar o município em segundo lugar no país. Conforme GENÉSIO ANTON, Feliz, no Rio Grande do Sul, não considerou a Escola Especial nalista de alunos da rede municipal. O prefeito garante que seguem as medidas rígidas para acessibilidade para todas as pessoas ao estudo em São João do Oeste . ANTON afirma que tudo é feito pensando na alfabetização e qualidade do ensino, desde o transporte escolar, estrutura das escolas e valorização dos professores.
Itapiranga implanta nova proposta pedagógica na rede municipal de ensino. Sistema será alterado a partir do inici0 do ano letivo em 2022. A Secretária da Educação de Itapiranga garante que ocorreu amplo debate com os professores do primeiro ao nono ano para alteração da proposta pedagógica. ELAINE MUELLER confirma que em 2022 a rede municipal de ensino de Itapiranga não terá livros do governo federal. O novo sistema seta com apostilas. O investimento será de pouco mais de 500 mil reais para a compra do material. De acordo com a secretária, a proposta foi apresentada e discutida com todos os professores. Ela reconhece que toda mudança gera conflito, porém observa que não tem necessidade de ser unanime, mas sim contar com apoio da maioria.
Os profissionais da educação decidiram pela alteração da proposta pedagógica. Projeto também foi aprovado na sessão desta semana da Câmara de Vereadores. O debate gerou polêmica e pedido de vistas, atrasando em uma semana a votação. Por seis votos favoráveis e quatro contrários, o projeto foi aprovado. A bancada de oposição do MDB, votou contra a alteração que teve suplementação de 534 mil reais para a compra do material que será entregue aos alunos. A secretária da Educação, ELAINE MUELLER informa que será oferecida formação dos professores no início do ano e entrega do material para os estudantes. A secretária reconhece que a proposta pedagógica tem material diferente com apostilas, porém segue o conteúdo unificado na Base NacionalComum Curricular.
Secretária valoriza a autonomia aos professores no novo sistema de ensino. ALAINE MUELLER lembra da longa experiência em sala de aula e os problemas de rotina com os livros didáticos do governo federal. O material é insuficientes, pois tem por base o número de alunos do ano anterior e com isso não contempla todos os estudantes. Além disso, nem sempre é o material escolhido, pois os municípios podem participar da escolha, porém a entrega segue uma definição nacional e não de forma regional. A Secretária reforça que o sistema de apostilas apresenta um material mais prático, tratando de interesse regional e necessidades locais. ALAINE reforça a importância da complementação dos professores com criatividade e empenho pelo melhor da educação.
Apostila é apenas uma parte do processo de ensino. Professores possuem grande importância para ajustes no processo de aprendizado. A Secretária da Educação considera que o momento é de desafio aos profissionais da educação . ELAINE MUELLER informa que o material será da empresa Positivo, que já fornece apostiças para o Colégio dos Irmãos da Sagrada Família e outros municípios da região. Para a rede pública será adotado o Projeto Aprende Brasil personalizado para a secretaria da Educação de Itapiranga.
A secretária da Educação também destaca que está liberado o link para a realização da matrícula digital para a rede municipal de ensino de Itapiranga. ELAINE MUELLER alerta que o prazo encerra no domingo, dia 21. Após preencher o formulário, para a efetivação da matrícula, será necessário entregar os documentos previstos no edital, até o dia 24, na unidade escolar selecionada. ELAINE lembra ainda que a homologação das matrículas será no dia 30 de novembro. Serão respeitados critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação para priorizar as vagas.
Um motociclista, ficou ferido ao enroscar a motocicleta em fios soltos de internet e cair na Rua Colúmbia, no Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. O acidente foi registrado por volta das 18 horas e 30 minutos desta quarta-feira. De acordo com a vítima, quando ele viu a fiação não conseguiu evitar e se enroscou. Com a queda, o jovem sofreu diversas escoriações. O Corpo de Bombeiros atendeu o motociclista e liberou no local. A Polícia Militar acompanhou a ocorrência e elaborou o Boletim de Ocorrências.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para combater um incêndio em residência na Barra do Guarita. Foi por volta das 14 horas e 30 minutos desta quarta-feira. O incêndio foi registrado em uma residência na rua Tenente Portela, proximidades do Ginásio Municipal. Uma casa de 40 metros quadrados foi totalmente consumida pelas chamas. Quando os bombeiros chegaram no local, a estrutura já estava comprometida, com o teto desabado. A guarnição realizou o controle das chamas e posterior rescaldo. A moradora da residência não soube informar a causa do sinistro. Não havia ninguém na residência no momento do incêndio.
Nesta sexta-feira estará sentado no banco dos réus mais um acusado de tentativa de homicídio triplamente qualificado ocorrido no dia 18 de maio de 2018 no loteamento São Domingos, em São José do Cedro. Neste mês de novembro estão programados quatro júris na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, sendo que dois já foram realizados também pelo crime de tentativa de homicídio, sendo os dois acusados absolvidos. Este será o terceiro júri. Na época, os bombeiros do município foram acionados para atender uma briga entre casal, onde um homem havia desferido um golpe de faca no peito da vítima, que era sua esposa, que na época tinha 68 anos. Nesta sexta, estará no banco dos réus o acusado OLÍRIO HECKLER, 71 anos de idade. Serão ouvidas seis testemunhas de acusação e de defesa.