ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 18/11/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Ao menos dez manifestantes que protestavam contra o golpe militar no Sudão foram mortos a tiros por forças de segurança nesta quarta-feira, segundo um sindicato de médicos. Dezenas ficaram feridos. A repressão é ainda mais letal que a de sábado, quando oito pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas em uma outra manifestação no país, que é o terceiro maior da África em extensão territorial. A população tem ido às ruas para protestar contra o golpe militar de 25 de outubro, em que o general que comandava a transição de governo prendeu o premiê interino do país e outros políticos e decretou estado de emergência.

Os Estados Unidos registraram 100 mil 306 mortes por overdose entre abril de 2020 e abril de 2021, número que representa um aumento de 28 e meio por cento em relação ao período anterior que teve 78 mil e 56 mortes entre abril de 2019 e abril de 2020. As informações são uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde americano. É a primeira vez que os Estados Unidos ultrapassam a marca de 100 mil mortes por overdose em um ano. Após a divulgação dos dados, o presidente americano, JOE BIDEN, declarou em um comunicado que o governo está empenhado em fazer de tudo para tratar o vício e acabar com a epidemia de overdose.

O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população cercada por "inundações históricas" na costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico, onde chuvas intensas levaram autoridades a decretar estado de emergência. As chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos, forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro canadense, JUSTIN TRUDEAU está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e do México, LÓPEZ OBRADOR para buscar alternativas para enfrentar as "inundações históricas e terríveis" ao longo da Colúmbia Britânica.

O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira o projeto que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher. A proposta altera uma lei de 2020, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, transformando-o no CNPC Mulher. O objetivo do projeto é fortalecer políticas públicas e coibir casos de feminicídio, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e estupro. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, o banco de dados será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. O cadastro reunirá algumas informações de condenados por decisão transitada em julgado.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO disse, nesta quarta-feira, que vai levar diretamente ao plenário, na semana que vem, a votação do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A proposta foi aprovada nesta semana em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mantendo a redução da carga tributária por mais dois anos. Segundo ele, a ideia é colocar em votação diretamente no plenário na próxima quarta ou quinta-feira da semana que vem. O projeto original, apresentado pelo líder do DEM na Câmara, deputado EFRAIM FILHO, previa uma prorrogação por mais quatro anos. Em negociação de empresários e parlamentares com o presidente da República na semana passada, BOLSONARO concordou em prorrogar o benefício por mais dois anos, que reduz a contribuição das empresas para a Previdência Social.

A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19 publicou na quarta-feira uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro que é a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, caso da Janssen ou AstraZeneca, independente do esquema vacinal primário. A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira. Na ocasião, MARCELO QUEIROGA disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.

A partir do dia 20 de novembro começa a vacinação da população adulta acima de 18 anos com a dose de reforço contra a Covid-19 em Santa Catarina. A data coincide com o início e o dia D da Campanha Nacional Mega Vacinação, que vai até o dia 26 de novembro. A ação do Ministério da Saúde pretende intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço. Podem receber a dose de reforço todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses contra a Covid-19 há mais de cinco meses. A vacina de reforço será, preferencialmente, a Pfizer. Idosos que já cumpriram o intervalo de cinco meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia primeiro de setembro. Os detalhes para o Estado aderir à Campanha Nacional foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, entre a Secretaria da Saúde de Santa Catarina e representantes das secretarias municipais de Saúde.

No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira, 224 pessoas estavam hospitalizadas no Estado. O total de pacientes internados com a doença também é o menor desde novembro do ano passado. A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias dois e sete de abril, quando Santa Catarina chegou a ter mil 148 pacientes com Covid internados. Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.

O governo de Santa Catarina decidiu que vai nomear mais mil e 500 servidores efetivos para a Educação. O edital deve ser lançado em novembro e os nomes conhecidos na primeira quinzena de dezembro. Serão professores, assistentes e especialistas educacionais. A distribuição das vagas ainda será confirmada. Com as novas nomeações, a Secretaria da Educação vai fechar o ano com um acréscimo de dois mil 295 no quadro de servidores. Outros 795 foram chamados há alguns meses. Pelos números do governo, são quatro mil 885 efetivos a mais desde o começo da gestão de CARLOS MOISÉS DA SILVA. Outra informação confirmada pelo governo é a abertura de um concurso com 99 vagas para profissionais da educação especial. O anúncio faz parte do programa SC Mais Inclusiva.

Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste organiza FLIC para esse ano. De acordo com o agente cultural EVERTON LOVERA, a quadragésima oitava edição do Festival Lourenciano de Interpretação da Canção era pra ter acontecido no ano passado. Porém, com a pandemia do coronavírus impedindo a realização do evento, a equipe do Instituto Cultural está organizando o festival para os dias 16, 17 e 18 de dezembro. Conforme LOVERA, o FLIC deve contemplar as categorias Municipal Adulta, Nacional de Interpretação Livre Adulta e de Composição, com uma alteração nas regras para participar desta edição.

Encerramento do FLIC contará com artistas nacionais. Seguindo o histórico de grandes shows para fechar o festival, esse ano está confirmada a presença da dupla JOÃO BOSCO e VINÍCIUS, no sábado, dia 18. O decreto estadual relacionado a pandemia aceita uma ocupação de 70 por cento da capacidade de público, o que permite entre quatro e cinco mil pessoas acompanhando o show. Porem, conforme o agente cultural do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste - EVERTON LOVERA, esse numero pode aumentar se houver diminuição de infectados por Covid. Logo ele deve comunicar como será a retirada dos ingressos e o que será exigido para isso, pois não quer anunciar e ter que alterar logo depois por uma mudança nas regras.

Lançamento oficial e da grade de shows Efaislo acontece amanhã. Esta será a sexta edição da Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, e será oficialmente lançada às nove horas, no Centro de Inovação, que fica no edifício comercial Polesello. De acordo com o presidente da comissão da feira – DENI BOITO, há alguns meses está sendo feito o planejamento e a organização da estrutura para esta que deve ser a primeira feira da região em 2022. Ela vai acontecer entre 10 e 13 de fevereiro, de quinta a domingo, com shows regionais e nacionais todas as noites.

Sexta Efaislo terá shows com artistas de renome. Os músicos que vão se apresentar na feira vão ser apresentados amanhã, mas o presidente da comissão – DENI BOITO adianta que serão quatro artistas nacionais. Segundo ele, a estrutura do parque já está bem encaminhada e cerca de 80 por cento dos estandes, tanto internos quanto externos, já foram comercializados. Empresas que desejarem expor na sexta Efaislo e ainda não adquiriram seu espaço, podem entrar em contato com a equipe organizadora, na Acislo, que tem os mapas dos locais disponíveis. O presidente projeta que até a metade de dezembro todos os espaços deverão estar ocupados.

Rede Estadual abre novas matrículas para 2022. SANDRA FURLAN – Coordenadora Regional de Educação chama atenção para o período de primeiro a 3 de dezembro. As matrículas poderão ser feitas on line. Pela internet as pessoas devem anexar nos dados seus documentos que serão solicitados. No entanto, as famílias que tem dificuldades de matricular seus filhos pela internet, devem se dirigir a escola mais próxima, que serão orientadas pessoalmente. A rematrícula, que é o caso daquele estudante que vai permanecer com seus estudos na mesma escola, já foi feita automaticamente.

As formaturas serão realizadas a partir do dia 21 de dezembro, desde que forem cumpridas todas as medidas de proteção a saúde. Conforme a coordenadora de educação SANDRA FURLAN, cada educandário vai se organizar a seu modo. Alguns optaram em fazer simplesmente a colação. Haverá situação em que a escola fará uma confraternização com familiares e convidados. Aluno que não teve frequência mínima de 75 por cento vai reprovar. Também não passa de ano o estudante que não atingiu as notas mínimas necessárias e nem se esforçou para isso. SANDRA assegura que as escolas estão preocupadas e fazem de tudo para ninguém reprovar, mas é preciso haver interesse do aluno.

As aulas serão encerradas no dia 17 de dezembro com os alunos. No dia 22 vai começar o recesso dos professores nas escolas, só que eles deverão ficar atentos para o caso de serem chamados. As férias dos professores será de primeiro de janeiro a primeiro de fevereiro. As redes municipal e estadual terminam o ano juntas e retomam as atividades igualmente na mesma data. Isso se deve a alguns fatores. O transporte escolar é um deles. Conforme SANDRA FURLAN – Coordenadora Regional de Educação, agora está começando a ser preparado o calendário letivos e o transporte. Ela acredita que 2022 será bem melhor que esse ano, para a educação.

Palma Sola encerra atividades no setor Covid. O departamento dentro da Unidade Básica de Saúde, criado para tratar exclusivamente dos casos de coronavírus, foi desativado, como conta o responsável pela pasta no município – JULIANO ZANDONÁ. Ele explica que essa decisão foi tomada devido a baixa nos casos registrados, já que Palma Sola teve somente dois positivados desde o dia 20 de outubro. O secretário acrescenta que as duas pessoas confirmadas não pegaram a doença dentro do município, mas em viagens para fora de Palma Sola.

Suspeitas de coronavírus serão analisadas nas Unidades Básicas de Saúde. Assim como os demais problemas respiratórios, quem apresentar sintomas de Covid-19 pode procurar a saúde pública de Palma Sola, para onde os profissionais da unidade Covid serão remanejados. Conforme o secretário JULIANO ZANDONÁ, mês passado, principalmente pelo avanço da vacinação, a procura por atendimentos relacionados ao coronavírus diminuiu muito. Por isso o setor voltado exclusivamente aos casos do vírus se tornou cada vez menos necessário, enquanto os demais atendimentos da saúde pública aumentaram.

Coronavírus causou 17 mortes em Palma Sola. Conforme o secretário de saúde, a doença que infectou mil e 68 pessoas no município e fez a sociedade quase parar, está há quase um mês sem novos casos. Porém, JULIANO ZANDONÁ destaca que ainda é necessário usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento, para que o vírus não volte a causar vítimas. Caso volte a crescer o número de, o setor Covid pode ser retomado, assim como o fechamento do comércio. Segundo ele, o departamento de saúde segue as orientações da Secretaria Estadual, Organização Mundial e Ministério da Saúde, que ainda exige uso de máscara em locais públicos e também no comércio.

Bombeiros de São Lourenço do Oeste oficializam novo comandante em solenidade. O Corpo de Bombeiros realizou a solenidade de passagem de comando, na tarde de ontem, na sede do batalhão, onde o capitão ALAN CIELUSINSKY passou a tarefa para o Primeiro Tenente DANIEL MASSAROTTE. O novo comandante está no município desde julho e recebe agora o comando do grupo. Ele ressalta que a comunidade é muito receptiva e disse que a perspectiva é se aproximar ainda mais com cursos, prevenção, instrução e com qualidade de trabalho.

Sobre uma peculiaridade do município, ele cita o fato de o efetivo ser praticamente de São Lourenço do Oeste. "Então não temos um efetivo tão rotativo", acrescentou MASSAROTE. Na solenidade, houve ainda a entrega de medalhas, formatura dos bombeiros comunitários e a inauguração da Galeria de Veteranos. O comandante do décimo quarto Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel MARCO ANTÔNIO EIDT, participou do ato.

Vítima de acidente na PR-180 teve perna parcialmente amputada; motorista envolvido responderá por omissão de socorro. O acidente ocorreu em Francisco Beltrão no dia 02 de novembro na PR-180, trevo de acesso ao Verê, envolvendo uma motocicleta HondaBiz conduzida por uma mulher de 20 anos e um veículo RenaultClio, cujo condutor fugiu do local, porém perdeu o para choque dianteiro o que possibilitou sua identificação. A vítima foi socorrida ao Hospital Regional, onde teve a perna direita parcialmente amputada. O condutor do veículo compareceu na 19ª SDP, acompanhado de advogado, onde prestou depoimento ao delegado BRUNO HEIN que preside o inquérito policial, assumiu que estava conduzindo o veículo, mas reservou-se no direito ao silencio quanto a dinâmica do acidente, ou seja como teria acontecido.

O namorado da vítima prestou depoimento e se manifestou a favor de representar criminalmente contra o suspeito. Segundo o delegado, o suspeito responderá pelo crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor com aumento de pena em razão da omissão de socorro e da lesão corporal grave, assim como pelo delito de afastar-se do local do acidente para fugir à responsabilidade penal ou civil. O inquérito policial será concluído nos próximos dias, pois ainda aguarda o encaminhamento dos laudos periciais da Polícia Científica.

Acusado de tentativa de homicídio ocorrido há onze anos vai a júri popular. Está marcado para hoje júri popular na Comarca de Francisco Beltrão, onde será submetido a julgamento GILVANO GONÇALVES, popular “VANINHO” acusado de tentativa de homicídio contra Clodoaldo Brizola.

Segundo os autos do processo judicial, os fatos ocorreram no dia 31 de outubro de 2010, por volta de 02h na residência da irmã na Rua Codorna, bairro Padre Ulrico, onde ele efetuou dois disparos de arma de fogo que atingiram CLODOALDO, que foi socorrido ao Pronto Atendimento e sobreviveu por não ter atingido nenhum órgão vital. GILVANO foi denunciado por tentativa de homicídio e o julgamento acontece onze anos após o crime. O júri popular iniciou às 09 horas no Tribunal do Júri, sob a presidência do Juiz de Direito, EDUARDO MARQUES VIANNA.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.