ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/11/2021

-NOTA TÉCNICA DIZ QUE DOSE DE REFORÇO DEVE SER 'PREFERENCIALMENTE' DA PFIZER

-GOVERNO VAI NOMEAR MAIS MIL E 500 SERVIDORES EFETIVOS NA EDUCAÇÃO

-SC PASSA RECEBER BOVINOS E BUBALINOS DE OUTROS ESTADOS LIVRES DE FEBRE AFTOSA

-NOVO PLANO DE CONTINGÊNCIA DA DEFESA CIVIL DEVE ENTRAR EM VIGOR NO PRÓXIMO ANO

-MORADORES ENCONTRAM LIXO A CÉU ABERTO EM ESTRADA DO INTERIOR

-EMENDA DE R$ 150 MIL DEVE GARANTIR A CONCLUSÃO DE QUADRA ESPORTIVA

-AÇÃO ENTRE AMIGOS BUSCA RECURSOS PARA FINALIZAR CAMPO DE FUTEBOL

-POÇO ARTESIANO REIVINDICADO HÁ ANOS É PERFURADO EM ESCOLA

-IDOSO ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA ESPOSA VAI A JÚRI

-DEPÓSITO CLANDESTINO DE GÁS ARGENTINO EXPLODE E DEIXA UM FERIDO

O tempo é estável. A previsão para as próximas horas é de sol, com possibilidade de chuva à noite. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Ao menos dez manifestantes que protestavam contra o golpe militar no Sudão foram mortos a tiros por forças de segurança nesta quarta-feira, segundo um sindicato de médicos. Dezenas ficaram feridos. A repressão é ainda mais letal que a de sábado, quando oito pessoas foram mortas e mais de 200 ficaram feridas em uma outra manifestação no país, que é o terceiro maior da África em extensão territorial. A população tem ido às ruas para protestar contra o golpe militar de 25 de outubro, em que o general que comandava a transição de governo prendeu o premiê interino do país e outros políticos e decretou estado de emergência.

Os Estados Unidos registraram 100 mil 306 mortes por overdose entre abril de 2020 e abril de 2021, número que representa um aumento de 28 e meio por cento em relação ao período anterior que teve 78 mil e 56 mortes entre abril de 2019 e abril de 2020. As informações são uma estimativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão de saúde americano. É a primeira vez que os Estados Unidos ultrapassam a marca de 100 mil mortes por overdose em um ano. Após a divulgação dos dados, o presidente americano, JOE BIDEN, declarou em um comunicado que o governo está empenhado em fazer de tudo para tratar o vício e acabar com a epidemia de overdose.

O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população cercada por "inundações históricas" na costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico, onde chuvas intensas levaram autoridades a decretar estado de emergência. As chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos, forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica. O primeiro-ministro canadense, JUSTIN TRUDEAU está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e do México, LÓPEZ OBRADOR para buscar alternativas para enfrentar as "inundações históricas e terríveis" ao longo da Colúmbia Britânica.

O Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira o projeto que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher. A proposta altera uma lei de 2020, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, transformando-o no CNPC Mulher. O objetivo do projeto é fortalecer políticas públicas e coibir casos de feminicídio, lesão corporal, perseguição, violência psicológica e estupro. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. De acordo com o projeto, o banco de dados será mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. O cadastro reunirá algumas informações de condenados por decisão transitada em julgado.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO disse, nesta quarta-feira, que vai levar diretamente ao plenário, na semana que vem, a votação do projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. A proposta foi aprovada nesta semana em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mantendo a redução da carga tributária por mais dois anos. Segundo ele, a ideia é colocar em votação diretamente no plenário na próxima quarta ou quinta-feira da semana que vem. O projeto original, apresentado pelo líder do DEM na Câmara, deputado EFRAIM FILHO, previa uma prorrogação por mais quatro anos. Em negociação de empresários e parlamentares com o presidente da República na semana passada, BOLSONARO concordou em prorrogar o benefício por mais dois anos, que reduz a contribuição das empresas para a Previdência Social.

A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19 publicou na quarta-feira uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro que é a Pfizer, ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral, caso da Janssen ou AstraZeneca, independente do esquema vacinal primário. A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira. Na ocasião, MARCELO QUEIROGA disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.

A partir do dia 20 de novembro começa a vacinação da população adulta acima de 18 anos com a dose de reforço contra a Covid-19 em Santa Catarina. A data coincide com o início e o dia D da Campanha Nacional Mega Vacinação, que vai até o dia 26 de novembro. A ação do Ministério da Saúde pretende intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço. Podem receber a dose de reforço todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses contra a Covid-19 há mais de cinco meses. A vacina de reforço será, preferencialmente, a Pfizer. Idosos que já cumpriram o intervalo de cinco meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia primeiro de setembro. Os detalhes para o Estado aderir à Campanha Nacional foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, entre a Secretaria da Saúde de Santa Catarina e representantes das secretarias municipais de Saúde.

No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira, 224 pessoas estavam hospitalizadas no Estado. O total de pacientes internados com a doença também é o menor desde novembro do ano passado. A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias dois e sete de abril, quando Santa Catarina chegou a ter mil 148 pacientes com Covid internados. Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.

O governo de Santa Catarina decidiu que vai nomear mais mil e 500 servidores efetivos para a Educação. O edital deve ser lançado em novembro e os nomes conhecidos na primeira quinzena de dezembro. Serão professores, assistentes e especialistas educacionais. A distribuição das vagas ainda será confirmada. Com as novas nomeações, a Secretaria da Educação vai fechar o ano com um acréscimo de dois mil 295 no quadro de servidores. Outros 795 foram chamados há alguns meses. Pelos números do governo, são quatro mil 885 efetivos a mais desde o começo da gestão de CARLOS MOISÉS DA SILVA. Outra informação confirmada pelo governo é a abertura de um concurso com 99 vagas para profissionais da educação especial. O anúncio faz parte do programa SC Mais Inclusiva.

A escola Reinaldo Stein do município de Anchieta recebeu a perfuração de um poço artesiano após anos de tentativas e todas frustradas. A informação é da LILIAN CRESTANI. Ela lembrou que a unidade escolar sofria a mais de 15 anos com a falta de água e desde 2018 a direção estava tentando realizar a perfuração. A diretora também lembrou que na época foi realizado uma perfuração, porém, não houve vazão de água por causa do desmoronamento de terra. Neste ano, uma empresa contratada realizou este serviço no mesmo lugar, mas novamente houve desmoronamento. Por isso, a direção decidiu trocar de local para perfuração, mas houve mais um desmoronamento de terra a 29 metros de profundidade. A diretora destacou que mesmo assim a unidade continuou tentando e no último domingo uma empresa realizou a perfuração do poço artesiano com 110 metros de profundidade onde houve vazão de água. LILIAN destacou que os equipamentos já foram instalados e a escola já está utilizando água deste poço.

Desde o dia 20 de outubro, o atendimento do Conselho Tutelar do município de Anchieta vem sendo realizado o atendimento em novo endereço, na Rua Domingos Dal Ri, nas proximidades da Delegacia da Polícia Civil, em imóvel alugado pela prefeitura. Segundo a secretária de Assistência Social, FERNANDA SEGALIN, o novo espaço possui três salas para atendimentos individuais, reuniões e outras atividades desenvolvidas pelos Conselheiros Tutelares como elaboração de relatórios, registros e estudos de caso. Também conta uma sala ampla para recepção, orientação e encaminhamentos. Todas as salas estão equipadas com computadores e internet e o espaço também dispõem de uma cozinha equipada e uma garagem para abrigar o veículo utilizado nos atendimentos. O Conselho Tutelar anteriormente compartilhava espaço com a secretaria de Assistência Social.

Com a mudança, o novo espaço físico disponibilizado e as instalações do Conselho Tutelar de Anchieta assegurem o adequado desempenho das funções dos Conselheiros Tutelares. A afirmação é da secretária de Assistência Social, FERNADA SEGALIN. O local também facilitará o atendimento das pessoas, o repasse de informações e orientações, o registro de denúncias, tudo em prol da proteção das crianças e adolescentes do município. A mudança também propôs alteração do número do telefone fixo do Conselho Tutelar que passou a ser 3653-3256. Já o telefone celular, utilizado no sobreaviso continua o mesmo. O Conselho Tutelar conta com o atendimento de cinco conselheiros, eleitos pela comunidade, que exercem carga horária semanal de 30 horas. O atendimento presencial no período da manhã é das 7 e 30 às 11 horas e 30 minutos e a tarde das 13 às 17 horas. No período da noite e ao meio dia o atendimento é em regime de sobreaviso.

O município de São José do Cedro não possui um plano de contingência da Defesa Civil atualizado para ações de possíveis desastres naturais. O plano é estabelecido em lei e é de responsabilidade de cada município do estado elaborar este plano. Conforme a coordenadora da Defesa Civil, OLIVIA LUNKES, nos próximos dias a equipe estará debatendo com a secretaria de Agricultura a elaboração do plano. Além de conversar com os profissionais da Epagri que possuem maior conhecimento do perímetro rural do município. A coordenadora lembrou que apesar dos temporais na região, Cedro não foi atingido com eventos extremos. Este plano de contingência tem como finalidade auxiliar os órgãos em casos de desastres, assim oferecendo agilidade no atendimento a população. Mas para elaborar, a Defesa Civil deve realizar um levantamento de locais que já sofreram algum desastre natural ou que possam ocorrer em futuros desastres. OLIVIA também lembrou que o último plano de contingência é de 2018, por isso é necessário um novo levantamento de dados.

A previsão da Defesa Civil municipal é que até o início do próximo ano este plano de contingência deverá entrar em vigor. A coordenadora, OLIVIA LUNKES disse que depois deste plano em mãos, o órgão municipal poderá comunicar com antecedência os moradores de locais mais vulneráveis a desastres. Entre este, o plano também exige a definição de rotas de fuga em caso de necessidade de evacuação, além de separar a competência de cada órgão para evitar choque de obrigações. Ela relatou que a partir do próximo ano o município também deverá trabalhar este assunto com os alunos das escolas com objetivo de ensinar a importância da Defesa Civil na comunidade.

Suplente de vereador da Câmara do município de Princesa consegue emenda parlamentar para conclusão da construção de uma quadra sintética. O suplente, VALMIR FLORES disse que foram cerca de 150 mil reais que já está em conta da prefeitura. A quadra fica localizada próximo ao cemitério municipal. Ele relatou que este investimento estará proporcionando qualidade nas práticas de esporte para a comunidade. O suplente garantiu que este montante será suficiente para concluir as obras. O suplente também destacou que estará solicitando mais recursos parlamentares visando a melhoria no sistema de abastecimento de água do município. VALMIR disse que 70 famílias aproximadamente sofrem com o fornecimento de água na Linha Vista Alegre e comunidades vizinhas. Ele relatou que alguns equipamentos apresentaram problemas e para solucionar em definitivo deve contar com auxílio de emendas. FLORES ainda relatou que os reservatórios de água também precários e necessitam ser substituídos.

O pedido para solicitar mais recursos já está finalizado e o suplente de vereador de Princesa deve encaminhar nos próximos dias o documento. VALMIR FLORES relatou que os recursos estão praticamente assegurados para o município. Ele citou que os valores devem possibilitar a reforma nas instalações, como um equipamento para reserva em caso de necessidade. O suplente ainda disse que alguns moradores ficaram até duas semanas sem água encanada devido a problemas. Ele acrescentou que alguns conseguiram retirar água de poços artesianos, já outros necessitaram do auxílio da prefeitura. VALMIR destacou que devido ao número expressivo de famílias, os recursos estão praticamente garantidos.

A ONG Cedro Animal deve realizar no próximo mês mais um mutirão de castração de cães e gatos. A informação é da presidente, MARIANA CORÁ. Ela disse que este ano será realizada a segunda etapa de procedimentos. Mas para isso, os interessados em realizar a castração do animal de estimação devem fazer a inscrição junto a Odonto Top no município entre às 14 e 16 horas. A presidente relatou que os animais de até dez quilos terão uma taxa de 180 reais, acima disso até 20 quilos será cobrado 200 reais. Já para animais com até 30 quilos terá uma taxa de 280 reais e acima deste peso o custo será de 350 reais. Ela também explicou que animais de raça e aqueles com menos de três quilos devem realizar a anestesia inalatória com custo de 70 reais. O pagamento poderá ser feito à vista em dinheiro ou PIX. Já para a castração de gatos o valor é fixo de 180 reais. Ao todo serão 150 vagas disponibilizadas, já o local da castração está sendo definido.

Uma ação entre amigos de São José do Cedro busca arrecadar recursos para a finalização da reforma do campo de futebol da Linha Peperi. A informação é do coordenador desta ação, LUIZ VALGOI. Ele relatou que a decisão de realizar esta ação veio depois de conversas entre a comunidade. A intenção é colocar novas cargas de areia, novos traves de gol, construção de banheiros e alambrado. Ele relatou que solicitou para alguns empresários do município a doação de itens para serem sorteados como prêmios. VALGOI também destacou que a venda da rifa já está no comércio local no valor de dez reais cada número. Entres alguns prêmios, ele disse que estão sendo sorteado um porco, ovelha e também valores em dinheiro. Ao todo são 15 prêmios. LUIZ ainda comentou que as reformas já estão em andamento com ajuda da comunidade. Para revitalizar o campinho da Peperi serão necessários cerca de dez mil reais. O sorteio está marcado para ocorrer no próximo ano.

Santa Catarina passou a permitir a entrada de bovinos e bubalinos de outros estados depois que a Alesc aprovou um projeto de lei que atualizava essa condição. A informação é do presidente da Cidasc, PLÍNIO DE CASTRO. Recentemente os estados do Paraná e Rio Grande Sul também receberam o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação. Além destes estados, Acre, Rondônia e regiões do Amazonas e do Mato Grosso do Sul também possuem o mesmo reconhecimento da OIE. Apesar disso, a Cidasc está buscando um diferencial para manter o estado catarinense no mercado internacional, sendo que Santa Catarina está com este certificado desde 2007, quando o estado era o único a possuir este status sanitário. O presidente relatou que a entrada de bovinos e bubalinos devem estar condicionadas em cargas lacradas, além de entrar apenas em locais onde possui um posto de fiscalização da Cidasc. Além disso, CASTRO também destacou que o brinco de identificação do animal poderá ser retirado apenas por um veterinário oficial.

O presidente destacou que Santa Catarina continua sendo o único estado brasileiro que possui o controle total dos animais por meio da identificação. O estado possui cerca de quatro milhões e meio de cabeças de gados registradas. Porém, PLÍNIO DE CASTRO disse que deste total cerca de 30 por cento pertencem ao rebanho de gado leiteiro. Esta nova medida também deve equilibrar os preços no mercado estadual, tendo em vista que Santa Catarina possui uma produção insuficiente e com alta demanda, mas com baixo estoque para atender os pedidos os preços encarecem. A partir de agora, qualquer frigorífico do estado catarinense poderá comprar bovinos e bubalinos vivos para abate dentro do território catarinense.

Moradores da Linha Santo Antonio, interior de São José do Cedro, encontraram grande quantidade de lixo jogado ao lado da estrada geral. Uma moradora do local, SIMONE RIGO, conversou com a Rádio Cedro e relatou este descarte na comunidade. Segundo ela, na noite de terça-feira um grupo de pessoas foi realizar uma reunião na comunidade e durante a retorno para a cidade encontraram os entulhos. Ela relatou que este grupo não havia visto o lixo jogado no momento em que se deslocavam para o interior. SIMONE destacou que entre estes entulhos foram encontrados itens de ordenhadeira, embalagens de agrotóxicos, entre outros. Ela disse que ontem cogitou em fazer a coleta do lixo, mas por se tratar de embalagens de produtos químicos, preferiu acionar a Vigilância Sanitária. A moradora disse que não é comum encontrar estes itens no local.

Um acidente tipo saída de pista seguida de batida em muro foi registrado na madrugada de hoje, por volta de uma e 15, na Serra do BNH, BR 163, em Barracão. O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, responsável por atender a ocorrência, informou que havia sido chamado para atender um acidente de trânsito entre carro e caminhão. Porém, ao chegar no local do fato os bombeiros notaram que se tratava de uma saída de pista seguida de batida em muro de uma residência. Os socorristas atenderam o motorista, 38 anos de idade, de um Fusca. O homem recebeu os primeiros atendimentos no local e foi levado para atendimento médico em Dionísio.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato em São Miguel do Oeste, ontem. Um homem relatou ser vítima de estelionato. Segundo a PM ele relatou que recebeu oferta de empréstimo via aplicativo de whatsapp e após conversas foi lhe ofertado e liberado o valor máximo de 150 mil reais. Os estelionatários repassaram um contrato, o qual foi assinado e devolvido por meio do aplicativo. Para receber o valor ele deveria contratar um seguro de mil 462 reais, sendo este o valor pago. Após o pagamento, foi solicitado mais oito parcelas de 962 reais para liberação do empréstimo. Sendo então desconfiado pela vítima que procurou a PM e registrou um boletim de ocorrência. A Polícia Militar reforçou que empréstimos bancários devem ser feitos pessoalmente em bancos, não por conversas em aplicativos. Estelionatários estão fazendo diversas vítimas com esse tipo de golpe, e cada vez que a pessoa paga uma taxa, eles pedem outra, até a pessoa desistir do empréstimo que nunca seria efetivado, pois tratam-se de golpistas.

Amanhã estará sentado no banco dos réus mais um acusado de tentativa de homicídio triplamente qualificado ocorrido no dia 18 de maio de 2018 no loteamento São Domingos, em São José do Cedro. Neste mês de novembro estão programados quatro júris na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, sendo que dois já foram realizados também pelo crime de tentativa de homicídio, sendo os dois acusados absolvidos. Este será o terceiro júri. Na época, os bombeiros do município foram acionados para atender uma briga entre casal, onde um homem havia desferido um golpe de faca no peito da vítima, que era sua esposa, que na época tinha 68 anos. O fato havia acontecido por volta das sete e 50 da manhã de sexta-feira, 18 de maio daquele ano. Nesta sexta, estará no banco dos réus o acusado OLÍRIO HECKLER, 71 anos de idade. Serão ouvidas seis testemunhas de acusação e de defesa. O julgamento será presidido pelo juiz LUCAS FORNEROLLI.

Um depósito ilegal de gás de cozinha explodiu no Parque de Gramado, na cidade de Bernardo de Irigoyen e deixou pelo menos um homem gravemente ferido. A informação foi divulgada pelo site El Territorio ontem. O local era utilizado para transferência de gás de cozinha do botijão argentino para o brasileiro. Segundo o site, o argentino, MARCIO ÁLVES FERREIRA, de 18 anos, teve 80 por cento do corpo queimado e está na UTI do Hospital Samic, em Eldorado, desde domingo. O jovem está entre a vida e a morte. O botijão de gás, que chega legalmente em jarras e botijões em depósitos clandestinos de San Antonio e Irigoyen, é transferido manualmente para os botijões usados pelos brasileiros. A venda ilegal do gás de cozinha nunca parou na fronteira entre Dionísio Cerqueira e Irigoyen, mas ganhou força após as autoridades liberarem o fluxo de turistas entre os dois países mesmo sendo ilegal este tipo de comercialização.

A compra ilegal por parte de brasileiros é incentivado pelo alto custo do gás de cozinha na região que chega a custar cerca de 105 reais. Já na Argentina, este produto é quatro vezes menor, chegando a custar entre 25 e 30 reais. O site também afirmou que os argentinos atravessam a fronteira por Dionísio ou Santo Antônio do Sudoeste para comercializar os botijões por somas que deixem lucros maiores que a venda nacional. MÁRCIO era um dos responsáveis em transferir o conteúdo das jarras argentinas para as brasileiras por gravidade em um galpão de aluzinco e sem nenhum mecanismo de segurança, apesar do perigo extremo, o jovem realizava o serviço.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.