-BARROSO VOTA POR DESCRIMINALIZAR O ABORTO ATÉ 12 SEMANAS DE GESTAÇÃO
-FIESC PEDE A BANCADA CATARINENSE DERRUBADA DE VETOS À LEI DO LICENCIAMENTO
-ESTADO AVALIA INVESTIMENTOS NO HOSPITAL REGIONAL
-SJO UNE SECRETARIAS PARA ATENDER DEMANDAS DE TERRAPLENAGENS
-DOMINGO CULTURAL ENCERRA MAIS UMA ETAPA DA OKTOBERFEST
-MULHER É PRESA EM MONDAÍ POR ENVOLVIMENTO EM HOMICÍDIO
-DOIS HOMENS SÃO CONDENADOS POR ROUBO
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e estável. A previsão para as próximas horas é de parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus. A máxima pode chegar a 21 graus. Neste momento ____ graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
A Bolívia vai às urnas amanhã em um segundo turno presidencial que marcará o fim de uma era política na América Latina. Há quase 20 anos no poder, o esquerdista Movimento ao Socialismo, MAS, obteve uma derrota histórica nas urnas no primeiro turno, realizado em agosto, e não estará na disputa final pela presidência boliviana. O partido do ex-presidente EVO MORALES e do atual mandatário, LUIS ARCE, obteve menos de quatro dos votos no primeiro turno. O inédito segundo turno no país andino será entre o senador RODRIGO PAZ PEREIRA Partido Democrata Cristão e o ex-presidente JORGE "TUTO" QUIROGA do Aliança Livre.
O governo recém-empossado do Peru vai impor o estado de emergência em Lima por conta das manifestações contra a violência no país, que terminaram com uma pessoa morta e mais de 100 feridas em confronto com a polícia. Na quarta-feira, LIMA foi cenário dos confrontos mais graves desde o início das manifestações, mês passado, na capital peruana. Um rapper, EDUARDO RUIZ SÁENZ, foi morto durante os protestos por um policial. Um outro manifestante ficou em coma após ser atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo. A medida afetará 10 milhões de pessoas que vivem na capital e na cidade portuária vizinha de Callao. Sob estado de emergência, o governo pode mobilizar os militares nas ruas para patrulhar e restringir direitos como a liberdade de reunião.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que concedeu perdão ao ex-deputado filho de brasileiros GEORGE SANTOS, que estava preso desde julho por fraude e falsidade ideológica. SANTOS cumpria a pena em prisão federal e deixou a cadeia na madrugada deste sábado. O político mentiu sobre sua história de vida e enganou doadores durante a campanha. Ele admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas — inclusive familiares — para financiar sua eleição ao Congresso. TRUMP disse que GEORGE SANTOS era meio que um 'fora da lei', mas há muitos foras da lei no país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão.
O governo divulgou nesta semana as regras para instrutor autônomo, ou seja, sem vínculo obrigatório com uma autoescola, para obtenção da nova Carteira Nacional de Habilitação. As mudanças atingem tanto a categoria de moto quanto a de carros. A permissão para realizar aulas práticas de direção sem precisar estar vinculado a uma autoescola é uma das mudanças propostas pelo Ministério dos Transportes. Entre outras regras, o instrutor precisa ter, no mínimo, 21 anos de idade e habilitação legal para condução de veículo há pelo menos dois anos; não pode ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima nos últimos 60 dias, nem ter sofrido penalidade de cassação da CNH; precisa ter concluído o ensino médio e deve ter formação específica em habilidades pedagógicas, com foco em legislação de trânsito e direção segura. O projeto para mudar a formação dos motoristas ainda segue em consulta pública, até o dia 2 de novembro.
O número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos cresceu 25 vírgula quatro por cento em 2024, na comparação com 2022. Nesse intervalo, o contingente de trabalhadores nessa condição passou de um milhão e 300 mil para quase um milhão e 700 mil. São 335 mil pessoas a mais. Nesse período, houve também aumento de participação desses trabalhadores no universo da população ocupada, pessoas com 14 anos ou mais de idade que trabalham. Os trabalhadores por meio de aplicativos alcançou um vírgula nove por cento dos 88 milhões e meio de ocupados em 2024. Os dados fazem parte do módulo sobre trabalho por meio de plataformas digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, deixou a Corte nesta sexta-feira após 12 anos no cargo. Em sua última sessão antes da aposentadoria, ele votou pela descriminalização do aborto voluntário nas primeiras 12 semanas de gestação. BARROSO cancelou um pedido de destaque que havia feito na ação, indicando o desejo de votar o caso antes de sair do STF. O pedido de análise foi encaminhado ao presidente do STF, ministro EDSON FACHIN. No voto, BARROSO disse que “ninguém é a favor do aborto em si” e que “a interrupção da gestação deve ser tratada como uma questão de saúde pública, não de direito penal”. O placar no STF passa a ser de dois a zero a favor da descriminalização, embora o julgamento ainda não tenha data para ser concluído. Entretanto, o julgamento volta a ficar suspenso depois do voto do ministro.
O governador JORGINHO MELLO e o secretário de Estado da Saúde, DIOGO DEMARCHI, participaram nesta sexta-feira, da cerimônia que deu início às atividades na nova unidade que integra o Complexo Hospitalar Santa Luzia, em Ponte Serrada. A estrutura possui três salas cirúrgicas, 16 novos leitos e é o primeiro hospital do Oeste vocacionado 100 por cento para realizar cirurgias eletivas. Com a entrega, a unidade apoiará o Estado na redução das filas de cirurgias eletivas, diminuindo transferências de pacientes para outras cidades e fortalecendo o atendimento na região. Mensalmente, serão realizadas cerca de 800 cirurgias eletivas, em várias especialidades. O novo contrato é de dois milhões e 600 mil reais mensais.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina enviou um ofício a todos os deputados federais e senadores de Santa Catarina, solicitando a mobilização da bancada para derrubar os vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental. No documento, a Federação reforça que o texto aprovado pelo Congresso Nacional representa um avanço institucional e federativo, consolidando práticas já adotadas em Santa Catarina, onde o licenciamento ambiental é reconhecido pela sua eficiência técnica e agilidade. Entre os principais pontos afetados pelos vetos, a entidade cita a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso, amplamente utilizada com sucesso por meio do Código Ambiental catarinense e a Licença Ambiental Especial, criada para dar celeridade a projetos estratégicos. A expectativa era de que os vetos fossem colocados em votação na quinta-feira, mas a análise da matéria foi adiada, sem definição de nova data.
Santa Catarina registrou 54 mil 144 casos de violência contra a mulher nos primeiros nove meses de 2025. Até agora, 33 feminicídios foram cometidos. No mesmo período do ano passado, foram registrados 55 mil 893 casos ao todo. Os dados são do painel Observatório de Violência Contra a Mulher, disponibilizado pela Assembleia Legislativa. Os registros de ameaças lideram a lista violenta, com 24 mil 358 casos. Lesão corporal leve teve 13 mil 313 casos e injúria com oito mil 521 registros também estão entre os tipos de violência com maior quantidade de casos ao longo deste ano, de acordo com os dados do Observatório. Além disso, Santa Catarina teve 343 casos de estupro entre janeiro e setembro deste ano.
O turismo do Extremo Oeste vai ganhar uma nova identidade. A marca regional “Caminhos da Fronteira”, que une os 19 municípios da AMEOSC, será lançada oficialmente no dia 25 de novembro, no Clube Comercial de São Miguel do Oeste. Também está tendo continuidade ao Plano Regional de Turismo, uma iniciativa de 30 meses, em parceria com o Sebrae, para desenvolver o setor de forma integrada. A marca “Caminhos da Fronteira” busca valorizar o que a região tem de melhor as suas paisagens, tradições, cultura, gastronomia e hospitalidade. Ela também representa o compromisso conjunto dos municípios em fortalecer o turismo como uma alternativa econômica sustentável.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itapiranga, em parceria com o setor do Cadastro Único e o Centro de Referência de Assistência Social, realizou uma série de encontros informativos com famílias beneficiárias e potenciais beneficiárias do Programa Bolsa Família. As ações ocorreram nas comunidades de Linha Aparecida, Santa Tereza Baixo, Santa Tereza Alto, Linha Laranjeira e no Centro, com o propósito de orientar a população sobre o funcionamento do programa e reforçar a importância da atualização cadastral. Além das orientações sobre as condicionalidades e os critérios de manutenção do benefício, os encontros oportunizaram momentos de diálogo e reflexão. O tema “Planejamento familiar e saúde mental das famílias” foi abordado pela estagiária e estudante de Psicologia da UCEFF.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, administrado pelo Instituto Santé, está entre os três hospitais catarinenses selecionados no Projeto Lean nas Emergências, coordenado pelo Ministério da Saúde. O projeto do Hospital Beneficência Portuguesa é vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e busca aplicar técnicas e ferramentas de qualidade e eficiência operacional usualmente adotadas na engenharia de processos para aprimorar os fluxos e estruturas de unidades assistenciais do SUS. O principal objetivo é combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.
O programa Lean nas Emergências, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem como essência melhorar e agilizar o atendimento dos pacientes nas emergências. A afirmação é do diretor do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele disse que esse é um momento importante para compartilhar conhecimentos e ainda melhorar o atendimento à população. Os consultores da Beneficência Portuguesa estiveram no Hospital Regional no início do mês para começar o projeto que terá duração total de 18 meses, incluindo visitas presenciais, encontros remotos, treinamentos e capacitações. Além disso, seis profissionais do hospital regional vão participar, em Brasília, de uma das etapas da capacitação.
O governo do estado pretende rever os contratos de gestão dos hospitais públicos que são administrados por organizações sociais, como é o caso do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A afirmação é do secretário de saúde, DIOGO DEMARCHI. Ele disse que a tendência é de que a secretaria de saúde faça novas licitações para a gestão dos hospitais com base em novas regras para a prestação do serviço e repasse de recursos. DEMARCHI disse que o entendimento do estado é de que as mudanças podem ter impactos positivos no aumento dos atendimentos e dos serviços prestados pelos hospitais. Ele citou que essa questão ainda está em análise por parte do governo de Santa Catarina.
O contrato atual entre o governo do estado e o Instituto Santé prevê o repasse mensal de um valor fixo para a organização que administra o Hospital Regional do Extremo Oeste. A principal mudança que o governo defende é o repasse de um valor fixo menor e o pagamento do restante de acordo com a produtividade, ou seja, conforme a prestação efetiva dos atendimentos e serviços. De acordo com o secretário de Saúde, DIOGO DEMARCHI, o contrato com o Santé foi renovado em 2023 por mais cinco anos com uma clausula que prevê a possibilidade de rompimento desde que a secretaria comunique a organização social com antecedência de 60 dias. Segundo DEMARCHI, a alteração do contrato pode ampliar os serviços de saúde nos hospitais.
O início das obras de ampliação do Hospital Regional depende dessas definições envolvendo o contrato de gestão da unidade. De acordo com a secretário de saúde, DIOGO DEMARCHI, o governo ainda não definiu se fará a obra ou antes ou depois do novo edital com as novas formas de relação entre o governo e a organização social. Ele disse ainda que a secretaria de saúde também está analisando se a licitação para as obras de ampliação do Hospital Regional será conduzida diretamente pela secretaria de saúde ou se o processo será feito pela Organização Social, no caso o Santé. Uma das preocupações do secretário é que essas questões jurídicas sejam encaminhadas sem que afetem o atendimento ou provoquem alguma descontinuidade dos serviços prestados à população.
O governador JORGINHO MELLO vai cumprir o compromisso de ampliar o hospital regional. A garantia foi dada pelo secretário estadual de saúde, DIOGO DEMARCHI. Ele disse que a intenção do governo é executar a obra em três etapas no valor total de 19 milhões de reais. DEMARCHI citou que a execução por fases permite que as melhorias sejam entregues gradualmente para os moradores, reduzindo o tempo de espera para acessar o novo espaço. Ele disse que se a obra fosse executada integralmente, as melhorias só seriam entregues em dois ou três anos. De acordo com DEMARCHI, o governo tem pressa e espera definir as questões jurídicas e burocrática o mais rápido possível.
Domingo Cultural terá extensa programação. A programação da quadragésima sétima Oktoberfest será retomada neste domingo, em Linha Presidente Becker. O Domingo Cultural terá ampla programação durante o dia. Segundo integrantes da Comissão Central Organizadora, CORNÉLIO SCHÖNHALS, o roteiro de atrações inicia com missa às nove horas, com participação. Em seguida ocorre rodizio de cantos de corais. Ainda pela manhã terá música ao vivo com Carine e Felipe, seguido de almoço com prato típico alemão. A partir das 14 horas serão realizados os jogos germânicos e 15 horas o café típico alemão somente com doces. SCHÖNHALS menciona ainda que o encerramento da quadragésima sexta edição da Oktoberfest ocorre, com baile animado por Gelson, Ivan e Airton até às 21 horas.
A Oktoberfest Itapiranga contará ainda com atividades especiais ao longo do mês. Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, será realizada a Oktoberfest dos Idosos, a partir das 13 horas e 30 minutos, no Complexo Oktober, um momento dedicado ao público da terceira idade com muita música e integração. Outro dia com entrada gratuita é primeiro de novembro, quando será realizado o concurso de escolha das Soberanas da quadragésima sétima Oktoberfest..
São João do Oeste registra grande demanda por serviços no interior. União entre secretarias contribui para agilizar serviços. As condições climáticas interferem diretamente no rendimento dos trabalhos da Secretaria de Obras. O município de São João do Oeste tem intensificado trabalhos em auxílios aos produtores rurais. Além do maquinários da prefeitura, também são necessárias empresas terceirizadas para atingir metas. Conforme o Secretário de Transportes e Obras, ERNANI HOFF, a grande demanda de terraplenagens de com volume expressivo de deslocamento de terra, cascalho, preenchimentos e muitas vezes detonações de rochas acaba gerando dificuldades. Ele chama atenção para a parceria entre Secretarias da Agricultura e de Transportes e Obras para facilitar as ações.
Em algumas situações basta o uso de escavadeira hidráulica e trator esteira. Porém quando é necessário o transporte de material, são usados caminhões caçamba e outras máquinas. ERNANI HOFF reforça que a união de secretarias é fundamental para atender as demandas em diferentes setores. Ele comenta que o município possui bom parque de máquinas, porém o serviços terceirizados é necessário para reforçar os trabalhos e atender os pedidos com mais agilidade. O Secretário de Transportes e Obras salienta que o programa de terraplenagens é completamente gratuito. O uso de rompedor de rochas é de responsabilidade do produtor rural, pois o município não possui este equipamento.
ERNANI HOFF salienta que o relevo com declives aumenta a dificuldade em fazer terraplenagens de grande extensão, exigindo movimentação de terra e até rompimento de rochas. De acordo com o Secretário de Transportes e Obras, o município segue um cronograma de obras para atender as demandas. HOFF observa que quando for necessário o uso de rompedor de rochas, a de responsabilidade do produtor rural, pois o município não possui este equipamento.
Dois homens foram condenados pela Justiça pelos crimes cometidos em janeiro de 2023 no interior de Descanso. O assalto aconteceu em um comércio da comunidade de Linha São Valentim, onde os criminosos se passaram por clientes antes de anunciar o roubo. Na ação, o dono do local um homem de 65 anos foi agredido, e cerca de dois mil reais em dinheiro e mercadorias foram levados. Eles fugiram logo após o crime. A Polícia Civil iniciou as investigações no mesmo dia, com o apoio da Polícia Militar. A identificação dos suspeitos levou à solicitação da prisão preventiva, que foi autorizada pela Justiça. Ao saberem da investigação, os homens fugiram da cidade. Um deles foi localizado semanas depois, escondido em Cascavel. Ele foi condenado a seis anos de prisão. O segundo suspeito ficou mais de um ano foragido e só foi preso em agosto de 2025. Ele recebeu pena de sete anos, em regime fechado.
Um homem identificado como JULIANO CARDOSO, de 26 anos, foi morto com mais de dez disparos de arma de fogo por volta das duas horas da madrugada deste sábado, nas proximidades do posto de saúde do bairro Cohab, em Campo Erê. Os Bombeiros foram acionados e encontraram a vítima caída na rua, já em estado grave. JULIANO foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio, com diversos disparos de arma de fogo pelo corpo. Ele não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito logo após dar entrada na unidade hospitalar. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi atingida pelos disparos no peito, costas, braços e perna. A Polícia Militar esteve no local e realizou o levantamento inicial de informações. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias também foram acionados para realizar os procedimentos cabíveis e a investigação das circunstâncias do crime. Ainda não há informações sobre a autoria ou motivação do homicídio.
A Polícia Militar prendeu um homem de 43 anos por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira, em São Miguel do Oeste, no bairro São Jorge. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi flagrado dentro de um carro esfarelando cocaína. Na revista pessoal, os policiais encontraram 432 reais em dinheiro. Diante da suspeita, a equipe foi até a casa do homem para uma nova averiguação com apoio do cão farejador Ayla. Segundo a Polícia Militar, o animal localizou 20 porções de maconha, totalizando 242 gramas, todas embaladas e prontas para venda. Também foram encontrados três rolos de plástico filme, uma balança de precisão e mais 180 reais em dinheiro. O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia de Polícia Civil com todo o material apreendido.
Duas pessoas ficaram feridas em que estavam capotar e cair em um rio na noite desta sexta-feira, 17, por volta das 19h30, na Avenida Entre Rios, em Maravilha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo foi encontrado parcialmente submerso e com as rodas para cima. Um homem e uma mulher, estavam presos no interior do veículo. Segundo os bombeiros, as vítimas foram levadas ao Hospital São José de Maravilha pelas equipes do SAMU e dos Bombeiros. A Polícia Militar também foi acionada e deu apoio à ocorrência. As causas do acidente não foram divulgadas.
Uma mulher de 21 anos foi presa na tarde de sexta-feira, em Mondaí, durante a segunda fase da Operação Hades. Ela era a última foragida suspeita de envolvimento no homicídio de um homem de 41 anos, ocorrido no início do mês em Sul Brasil. De acordo com a Polícia Civil, a jovem vinha dificultando sua localização ao mudar de endereço com frequência. Na última semana, ela teria passado por pelo menos três locais distintos antes de ser localizada. Segundo a Polícia Civil, após trabalho de monitoramento e diligências, ela foi encontrada em uma residência em Mondaí. A suspeita foi presa e encaminhada ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste. A prisão é temporária e foi autorizada pelo Judiciário com parecer favorável do Ministério Público. A Operação Hades investiga o assassinato motivado por dívidas ligadas ao tráfico de drogas. Os cinco suspeitos estão presos.