-PREÇO DA GASOLINA VOLTA SUBIR APÓS 15 SEMANAS DE BAIXA
-VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID SEGUE ABAIXO DOS 10% EM SANTA CATARINA
-URBANISMO PLANEJA ORNAMENTAÇÃO NATALINA EM IPORÃ DO OESTE
-MUNICÍPIO DISPÕE DE AMPLO LEQUE DE VACINAS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
-EDUCAÇÃO PROMOVE ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E VIAGEM DE ESTUDOS
-TUNÁPOLIS ORGANIZA CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
-OPERAÇÃO FESTAS DE OUTUBRO RESULTA NA APREENSÃO DE 36 HABILITAÇÕES
-INCOMODADA COM ATITUDES IMORAIS, MÃE AGRIDE FILHA COM MANGUEIRA
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Um caça militar russo caiu sobre um prédio residencial em Yeysk, no sul da Rússia, durante um treinamento nesta segunda-feira. O anúncio foi feito por autoridades do Ministério da Defesa. A queda do caça supersônico de médio alcance causou uma grande explosão que se expandiu por um raio de cerca de dois mil metros quadrados. Segundo a imprensa local, seis pessoas morreram e seis estão desaparecidas. A cidade onde a aeronave caiu é um balneário no extremo sul da Rússia, às margens do Mar de Azov, e costuma receber muitos turistas.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira a um juiz federal que sentencie o ex-assessor do ex-presidente DONALD TRUMP, STEVE BANNON. O pedido é de seis meses de prisão e ocorre pelo fato de BANNON ter usado uma "estratégia provocativa de má fé e desacato" contra o comitê do Congresso que investiga o ataque ao Capitólio ocorrido em seis de janeiro do ano passado. O ex-assessor é uma influente figura política da extrema-direita e foi condenado em julho por duas acusações de desacato ao Congresso por desafiar uma intimação. Cada acusação é punível com prisão de 30 dias a um ano e multa de 100 a 100 mil dólares, o que equivale a aproximadamente 525 mil reais.
A Moderna, fabricante de uma das vacinas para a Covid-19, junto com a empresa Merck MSD anunciou que ainda neste ano serão concluídos os testes clínicos para o desenvolvimento de uma imunoterapia contra o melanoma, um tipo de câncer de pele com alta letalidade. O resultado vai finalizar a fase dois da pesquisa e, caso for positivo, o estudo seguirá para a terceira e última etapa. O tratamento tem a mesma tecnologia que o imunizante da Covid-19, usando o RNA que atua estimulando as células do corpo a produzirem determinada proteína capaz de combater a doença.
O Índice de Atividade Econômica, conhecido por sinalizar o desempenho do Produto Interno Bruto teve alta de dois vírgula 76 por cento no acumulado de 2022 até agosto. Os dados foram divulgados ontem pelo Banco Central. Os números do indicador mostram ainda que a atividade econômica brasileira cresceu dois vírgula zero oito por cento no acumulado dos últimos 12 meses, o que mantém a trajetória de recuperação da economia após a perda apurada em maio. Na análise mensal, o indicador reverteu a sequência de duas variações positivas seguidas ao recuar um vírgula 13 por cento em agosto. Já na comparação anual, o resultado do indicador é quase cinco por cento superior ao apurado em agosto do ano passado. Nos últimos três meses, o desempenho da economia nacional aparece em um patamar de três vírgula 91 por cento superior ao do período compreendido entre março e maio deste ano.
Mais de 673 mil caminhoneiros e taxistas de todo o Brasil recebem hoje uma parcela extra de mil reais do benefício assistencial disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência aos profissionais. A previsão inicial era realizar o pagamento adicional no próximo dia 22, mas o benefício foi antecipado após uma reprogramação no calendário, que segue até dezembro. O auxílio aos motoristas foi criado para limitar os impactos da alta dos combustíveis, e consiste em seis parcelas de mil reais de julho a dezembro deste ano. Até o momento, quase 290 mil motoristas de táxi e 341 mil caminhoneiros de todo o Brasil já receberam o auxílio. O pagamento de outubro contempla mais de 377 mil caminhoneiros e cerca de 295 mil taxistas.
O preço da gasolina nos postos de combustível do país teve alta de um vírgula 47 por cento segundo pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A última edição do levantamento, divulgada nesta segunda-feira indicou que o consumidor brasileiro pagou em média quatro reais e 86 centavos por litro na semana de nove à 15 de outubro. O aumento foi registrado após 15 semanas de quedas sucessivas, e ocorre após nova alta da gasolina na Refinaria de Maritape, a maior do país sob controle do setor privado. A Acelen, empresa responsável pela sua operação, anunciou no último sábado um reajuste de dois por cento. Ela já havia corrigido os valores sete dias antes em nove vírgula sete por cento. A Petrobras, no entanto, não anuncia mudanças nos preços praticados em suas refinarias há mais de um mês. A última alteração foi uma redução de sete por cento anunciada no início de setembro.
Santa Catarina tem 826 mil e 81 eleitores que ainda não justificaram a ausência na votação do primeiro turno das eleições de 2022, ocorrida em dois de outubro. O número representa 81 vírgula 55 por cento do eleitorado catarinense que tinha obrigação de votar, mas que, ainda assim deixou de ir às urnas. Outros 186 mil, 780 eleitores já fizeram a justificativa eleitoral. O eleitor tem até 60 dias após a data de cada turno para justificar a ausência. O prazo para o procedimento referente ao primeiro turno se encerra, portanto, em primeiro de dezembro e o do segundo turno vai até nove de janeiro de 2023. As justificativas podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, através do Sistema Justifica e por meio do Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Santa Catarina teve a gasolina comum mais cara do Brasil na última semana. O preço do litro chegou a custar sete reais e 35 centavos em um posto de combustível de Balneário Camboriú. Já a gasolina comum mais barata do Estado foi encontrada em um posto de Florianópolis, no dia 13 de outubro, custando quatro reais e 39 centavos. Com isso, o preço médio do combustível em Santa Catarina foi de quatro reais e 85 centavos por litro entre nove e 15 de outubro. A gasolina aditivada teve valor médio de quatro reais e 99 centavos e o diesel custou em média seis reais e 42 centavos. Já o gás de cozinha custa em média 117 reais com 10 centavos em Santa Catarina.
A vacinação de crianças de três e quatro anos contra a Covid-19 segue abaixo dos 10 por cento em Santa Catarina. O grupo é imunizado desde junho no Estado, mas até o momento a cobertura vacinal é de oito virgula sete por cento para a primeira dose e de três vírgula três por cento em relação a segunda dose. A imunização de crianças de cinco a 11 anos também está baixa. O governo do Estado reconheceu que é necessário avançar na vacinação deste público e por isso emitiu alertas visando evitar que ocorram casos graves da doença. A ideia do Estado é manter as estratégias para ampliar as coberturas vacinais neste público com estímulo aos municípios para a realização da busca ativa, ampliação dos horários das unidades de saúde e vacinação nas escolas.
Descanso promoverá Audiência Pública sobre doação onerosa de terrenos e pórticos da área industrial. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, PAULO LAUXEN, o encontro terá o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas ao edital publicado pelo município. Conforme ele, serão tratados aspectos sobre o processo de licitação e concorrência pública dos seis terrenos e quatro pórticos da área industrial, que será aberto no dia nove de novembro. LAUXEN salienta que todos os interessados em usufruir desses espaços estão convidados a participar da audiência nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores de Descanso, às 19h. O secretário frisa que toda a equipe técnica do município estará presente para o esclarecimento de dúvidas. PAULO LAUXEN relembra que foi um longo processo para que a situação da área industrial de Descanso se definisse de forma transparente e ouvindo os anseios da população.
Tunápolis promoverá Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. A informação é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, CAROLINA THOMAS. De acordo com ela, o encontro vai acontecer no dia 21 de outubro, próxima sexta-feira, no Centro Municipal dos Idosos. A presidente explica que uma ampla programação está preparada para o evento que vai iniciar às 13h, com o credenciamento dos participantes. Logo depois serão feitas apresentações culturais na abertura oficial da programação. O tema central da conferência será: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia”. CAROLINA cita que a partir das 14h haverá uma palestra abordando assuntos relacionados as violações, vulnerabilidades e ações necessárias para reparar e garantir políticas de proteção integral, com respeito a diversidade.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tunápolis afirma que a palestra contará com uma profissional altamente qualificada. Conforme CAROLINA THOMAS, a tarde será comandada pela assistente social especialista em psicologia, saúde, trabalho, violência contra as crianças e mestra em educação, TANIA MARA MINETTO. Logo após as explanações da profissional, serão realizados trabalhos em grupo divididos em cinco eixos temáticos, com foco no eixo central da conferência. No decorrer da tarde haverá ainda a plenária e escolha dos delegados para a etapa estadual da conferência. O encerramento será com coffee break aos participantes. CAROLINA THOMAS enaltece que será uma tarde muito produtiva e convida toda a população de Tunápolis para participar da Conferência Municipal da Criança e Adolescente nesta sexta-feira.
Festival da Canção Estudantil de São João do Oeste contará com representantes de todas as escolas do município. Evento é promovido pela Secretaria da Educação, em parceria com o Departamento de Cultura. A programação vai ocorrer nesta quinta-feira, na Sociedade Aliança. Serão 27 calouros, divididos em três categorias representando todos os educandários do município. Conforme o Diretor de Cultura, TONICO WOLFART, já ocorreu a seleção em cada escola, definindo os classificados para a fase municipal. Na categoria ensino fundamental, até quinta série terá 12 calouros e nas séries finais serão oito interpretes. Fechando com o ensino médio, que terá sete interpretações. O Diretor de Cultura informa que durante o dia, os alunos terão oportunidade de ensaio.
O Festival terá início às 19 horas com ingresso gratuito. TONICO WOLFART destaca a premiação aos três primeiros lugares, sendo 300 reais aos campeões. Todos os participantes ganharão medalha. O Festival conta com a parceria do Sicoob Creditapiranga e também comemora o Dia Mundial do Cooperativismo. WOLFART salienta que a mobilização iniciou há dois meses, envolvendo as escolas que contribuíram na realização da fase interna. Ele considera que o Festival da Canção Estudantil de São João do Oeste é uma grande oportunidade aos jovens talentos e também contribui no desenvolvimento de diferentes habilidades dos estudantes.
Profissionais participam de formação continuada e dia de estudos. A informação é da secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE. De acordo com ela, a atividade aconteceu na última sexta-feira para celebrar o dia dos professores, comemorado no sábado, e o dia do servidor público, que será celebrado no dia 28. NEUSA explica que foi realizada uma viagem de visita técnica ao planetário digital da Udesc e a duas escolas em Pinhalzinho, para que os profissionais conhecessem os laboratórios tecnológicos de ciências, história e geografia. A secretária salienta que além de atender a Legislação, as atividades de formação continuada são fundamentais para atualização dos professores e integração com toda a rede envolvida no processo de educação. Cita o envolvimento de motoristas, auxiliares de serviços gerais, auxiliares de creches, estagiários, nutricionista e equipes das escolas e da Secretaria de Educação na formação e dia de estudos.
Atividades de formação continuada e de visita técnica contaram com o envolvimento de mais de 100 profissionais. A afirmação é da secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE. Conforme ela, foi um momento importante para todos os envolvidos conhecerem novas ferramentas pedagógicas para a preparação de aulas diferentes e mais atrativas para os alunos. A secretária cita a participação constante do município na Olímpiada Brasileira de Astronáutica e que a partir da atualização de conhecimentos, os professores poderão sugerir viagens de estudos envolvendo também os alunos, com foco em conquistar excelentes classificações e formar grandes cientistas no futuro. A secretária de educação de Iporã do Oeste lembra que no dia 28 de outubro será adotado Ponto Facultativo em comemoração ao dia do Servidor Público, no entanto, as aulas acontecerão de forma normal no município de Iporã do Oeste.
Profissional enaltece importância do Dia Nacional de Vacinação. Data foi comemorada ontem no Brasil. De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, a primeira vacina aplicada no país foi trazida pelos portugueses em 1804 e protegia contra a varíola. Ela relembra que ao longo de mais de 200 anos surgiram os laboratórios Fiocruz e Butantã, que facilitaram a produção de vacinas no Brasil. Conforme KARIN, a primeira vacina aplicada no recém-nascido é a BCG, que protege contra a tuberculose e hanseníase e possui mais de 100 anos de história. A técnica em enfermagem observa que o ser humano recebe muitas vacinas ao longo da vida e que o leque de imunizantes ficou ainda maior para os nascidos a partir de 2011.
KARIN BLATT considera que as vacinas são uma vitória da ciência. De acordo com a técnica em enfermagem e responsável pela sala de vacinas de Iporã do Oeste, a oferta de imunizantes contra inúmeras doenças é possível graças ao estudo de muitas pessoas ligadas a ciência e a medicina. KARIN afirma que a única forma de prevenir os surtos de doenças é através da aplicação de vacinas na população, que são consideradas o carro chefe da área da saúde. A profissional frisa que os iporãoestinos possuem acesso grátis e facilitado a um amplo leque de imunizantes através do PNI – o Programa Nacional de Imunização, do Sistema Único de Saúde, bastante procurar a Unidade de Saúde do município. O atendimento na sala de vacinas é das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Vice-prefeito de Iporã do Oeste avalia de forma positiva trabalhos frente ao Executivo. VALMOR REIS esteve à frente do Executivo pelo período de 15 dias, durante as férias do prefeito. Conforme REIS, os trabalhos transcorreram dentro da normalidade e atendendo ao cronograma estabelecido pela administração municipal, em todos os setores. A principal dificuldade apontada no período foram as fortes chuvas da semana passada, que demandaram um trabalho diferenciado para levantamento de danos no interior do município. REIS salienta que várias pontes e bueiros apresentaram problemas devido ao grande volume de água que caiu num curto período, necessitando de atenção emergencial por parte do Departamento de Transportes e Obras.
Melhorias em estradas devem continuar nas próximas semanas. Conforme o vice-prefeito de Iporã do Oeste, muitos trechos já foram melhorados recentemente e os trabalhos devem continuar com patrolamento, cascalhamento e compactação em outras comunidades. No setor de urbanismo, VALMOR REIS, destaca que o foco segue voltado na realização de ajustes nas bocas de lobo, principalmente nas ruas que receberam pavimentação asfáltica recentemente. A pasta também já planeja a ornamentação da cidade para as festas de fim de ano com instalação de luzes natalinas e outros atrativos para a população iporãoestina.
VALMOR REIS cita ainda que já foram realizadas reuniões de avaliação do ano em diferentes setores da administração, bem como para definição de programações especiais para o encerramento de 2022 com os grupos de idosos e na rede municipal de ensino. O vice-prefeito salienta que o Município de Iporã do Oeste tem o objetivo de encerrar o ano com superávit financeiro e iniciar 2023 com todos os setores em pleno funcionamento.
Comandante da Polícia Militar Ambiental relata dificuldades para fiscalização da pesca ilegal durante a piracema deste ano. Conforme ALCENIR MINUSCOLI, o período da Piracema iniciou no dia primeiro deste mês e segue até 31 de janeiro de 2023. Ele explica que a ação ocorre visto o período de desova e reprodução dos peixes, onde algumas espécies nadam correnteza acima até às cabeceiras para se reproduzirem. Conforme ele, por conta disso, existem severas restrições na pesca e algumas atividades já foram realizadas nessas duas semanas de operação. No entanto, as chuvas intensas que estão sendo registradas nos últimos dias estão atrapalhando o trabalho da Polícia Militar Ambiental. MINUSCOLI lembra que no ano passado o problema foi em relação ao baixo nível dos rios e neste ano a questão é totalmente contrária. Ele pontua que em 2021 foram apreendidos mais de dez mil metros de rede durante a operação.
ALCENIR MINUSCOLI salienta que a ação abrange toda a bacia do Rio Uruguai. O foco da Piracema ocorre em três pontos nos municípios de Palmitos, Mondaí e Itapiranga, além de trabalhos isolados em rios menores. O comandante da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste pontua que são 33 municípios atendidos em 11 comarcas, gerando um índice expressivo de ocorrências em toda a região, principalmente na questão de caça, pesca e poluição de rios. Sobre a Piracema, MINUSCOLI salienta que os pescadores precisam ter a carteira profissional ou amadora para exercer a pesca nesse período, não sendo exigido esse item para pescadores com linha de mão, porém, com algumas restrições. Os pescadores não podem pescar próximo de cachoeiras, corredeiras e próximo à hidrelétricas em distâncias de um quilômetro e meio ou 500 metros longe das margens, não sendo permitido ainda embarcações que possuam motores.
Nesses casos, a embarcação precisa estar registrada na Marinha do Brasil e o condutor também precisa possuir autorização para dirigir. ALCENIR MINUSCOLI lamenta o grande índice de atos ilegais e a difícil captura dos envolvidos, resultando apenas na apreensão dos materiais usados. Ele cita que a pena para esse crime varia de um a três anos com multa entre 700 à cem mil reais. Ele explica que pessoas que não estiverem pescando, mas forem encontradas em áreas de pesca com redes e tarrafas também podem responder pelo fato nas esferas penal e administrativa. O foco da Polícia Militar Ambiental segue sendo a Piracema, porém, as demais fiscalizações seguem sendo executadas na região de abrangência. O tenente e comandante afirma que a PMA realiza um trabalho intenso de orientação e que as punições ocorrem apenas em flagrantes de crimes contra o meio ambiente.
A Polícia Militar Rodoviária divulgou ontem, o balanço da Operação Festas de Outubro, realizada neste final de semana. A Operação contou com ações especiais de fiscalização na rodovia SC 163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga, devido a realização da Oktoberfest. No total foram abordados 720 condutores, que acabaram realizando o teste do etilômetro. Desses, 61 vão responder autos de infração de trânsito e outros 36 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida por se recusaram aos procedimentos previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Nenhum acidente foi registrado durante a Operação Festas de Outubro neste ano. A Polícia Militar Rodoviária afirma que isso só foi possível devido às ações planejadas e ao elevado nível de conscientização dos usuários das rodovias, referentes à segurança viária.
Homem agride mulher com socos e é preso. A Polícia Militar foi acionada por volta das 18h40 deste domingo para se deslocar até o Bairro Salete, em São Miguel do Oeste, onde averiguou uma denúncia de que uma mulher estava sendo agredida pelo marido. No local, a vítima relatou que seu companheiro ficou o dia todo bebendo e que começou a ficar agressivo, quebrando e revirando as coisas dentro da casa. Conforme a mulher, ao tentar impedi-lo, foi agredida com socos. O homem ainda arremessou as coisas da esposa para fora da casa. A guarnição constatou pequenas lesões na mão direita e nas costas da vítima. Diante do fato, a guarnição prendeu o homem, que foi conduzido e entregue da Delegacia de Polícia Civil.
Incomodada com atitudes imorais, mãe agride filha com mangueira e caso vai parar na delegacia. A Polícia Militar atendeu durante a tarde deste domingo, uma ocorrência de agressão em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a vítima de 16 anos, deu entrada no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso durante a manhã com lesões causadas por uma surra de mangueira. Ela contou aos profissionais que teria sido agredida pela mãe. Os profissionais acionaram o Conselho Tutelar e a Polícia Militar. Já na delegacia, a vítima contou que sua mãe a agrediu com uma mangueira durante a tarde de sábado, mas que só procurou atendimento médico durante a manhã de domingo. A mãe contou ao Portal Peperi que estava incomodada com as atitudes imorais que a filha estava tendo ao se expor com fotos e vídeos na Internet. Como não houve flagrante, o Boletim de Ocorrência foi registrado e o caso será investigado.