-PREÇO DA GASOLINA VOLTA SUBIR APÓS 15 SEMANAS DE BAIXA
-VACINAÇÃO INFANTIL DA COVID SEGUE ABAIXO DOS 10% EM SC
-SAÚDE PROMOVE ESTE MÊS MUDANÇAS DA ABRANGÊNCIA DE CADA ESF
-VIGILÂNCIA VAI APURAR SUPOSTA VENDA DE PRODUTOS ARGENTINOS
-OBRAS DA NOVA PREFEITURA DEVEM SER FINALIZADAS EM JANEIRO
-SERVIDORES PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
-MUNICÍPIO FINALIZA PLANO E ELENCA ESTRATÉGIAS PARA O TURISMO
-CHUVAS CONSTANTES ATRAPALHAM AÇÕES DA “OPERAÇÃO PIRACEMA”
-CASEP REALIZA OFICINAS SOBRE TIPOS DE ENTREVISTAS COM EDUCANDOS
-POLÍCIA MILITAR APREENDE EQUIPAMENTOS DE SOM POR PERTURBAÇÃO
O tempo na região extremo-oeste é instável. A previsão é de condições nubladas com chuva a qualquer hora. A mínima desta manhã foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Um caça militar russo caiu sobre um prédio residencial em Yeysk, no sul da Rússia, durante um treinamento nesta segunda-feira. O anúncio foi feito por autoridades do Ministério da Defesa. A queda do caça supersônico de médio alcance causou uma grande explosão que se expandiu por um raio de cerca de dois mil metros quadrados. Segundo a imprensa local, seis pessoas morreram e seis estão desaparecidas. A cidade onde a aeronave caiu é um balneário no extremo sul da Rússia, às margens do Mar de Azov, e costuma receber muitos turistas.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira a um juiz federal que sentencie o ex-assessor do ex-presidente DONALD TRUMP, STEVE BANNON. O pedido é de seis meses de prisão e ocorre pelo fato de BANNON ter usado uma "estratégia provocativa de má fé e desacato" contra o comitê do Congresso que investiga o ataque ao Capitólio ocorrido em seis de janeiro do ano passado. O ex-assessor é uma influente figura política da extrema-direita e foi condenado em julho por duas acusações de desacato ao Congresso por desafiar uma intimação. Cada acusação é punível com prisão de 30 dias a um ano e multa de 100 a 100 mil dólares, o que equivale a aproximadamente 525 mil reais.
A Moderna, fabricante de uma das vacinas para a Covid-19, junto com a empresa Merck MSD anunciou que ainda neste ano serão concluídos os testes clínicos para o desenvolvimento de uma imunoterapia contra o melanoma, um tipo de câncer de pele com alta letalidade. O resultado vai finalizar a fase dois da pesquisa e, caso for positivo, o estudo seguirá para a terceira e última etapa. O tratamento tem a mesma tecnologia que o imunizante da Covid-19, usando o RNA que atua estimulando as células do corpo a produzirem determinada proteína capaz de combater a doença.
O Índice de Atividade Econômica, conhecido por sinalizar o desempenho do Produto Interno Bruto teve alta de dois vírgula 76 por cento no acumulado de 2022 até agosto. Os dados foram divulgados ontem pelo Banco Central. Os números do indicador mostram ainda que a atividade econômica brasileira cresceu dois vírgula zero oito por cento no acumulado dos últimos 12 meses, o que mantém a trajetória de recuperação da economia após a perda apurada em maio. Na análise mensal, o indicador reverteu a sequência de duas variações positivas seguidas ao recuar um vírgula 13 por cento em agosto. Já na comparação anual, o resultado do indicador é quase cinco por cento superior ao apurado em agosto do ano passado. Nos últimos três meses, o desempenho da economia nacional aparece em um patamar de três vírgula 91 por cento superior ao do período compreendido entre março e maio deste ano.
Mais de 673 mil caminhoneiros e taxistas de todo o Brasil recebem hoje uma parcela extra de mil reais do benefício assistencial disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência aos profissionais. A previsão inicial era realizar o pagamento adicional no próximo dia 22, mas o benefício foi antecipado após uma reprogramação no calendário, que segue até dezembro. O auxílio aos motoristas foi criado para limitar os impactos da alta dos combustíveis, e consiste em seis parcelas de mil reais de julho a dezembro deste ano. Até o momento, quase 290 mil motoristas de táxi e 341 mil caminhoneiros de todo o Brasil já receberam o auxílio. O pagamento de outubro contempla mais de 377 mil caminhoneiros e cerca de 295 mil taxistas.
O preço da gasolina nos postos de combustível do país teve alta de um vírgula 47 por cento segundo pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A última edição do levantamento, divulgada nesta segunda-feira indicou que o consumidor brasileiro pagou em média quatro reais e 86 centavos por litro na semana de nove à 15 de outubro. O aumento foi registrado após 15 semanas de quedas sucessivas, e ocorre após nova alta da gasolina na Refinaria de Maritape, a maior do país sob controle do setor privado. A Acelen, empresa responsável pela sua operação, anunciou no último sábado um reajuste de dois por cento. Ela já havia corrigido os valores sete dias antes em nove vírgula sete por cento. A Petrobras, no entanto, não anuncia mudanças nos preços praticados em suas refinarias há mais de um mês. A última alteração foi uma redução de sete por cento anunciada no início de setembro.
Santa Catarina tem 826 mil e 81 eleitores que ainda não justificaram a ausência na votação do primeiro turno das eleições de 2022, ocorrida em dois de outubro. O número representa 81 vírgula 55 por cento do eleitorado catarinense que tinha obrigação de votar, mas que, ainda assim deixou de ir às urnas. Outros 186 mil, 780 eleitores já fizeram a justificativa eleitoral. O eleitor tem até 60 dias após a data de cada turno para justificar a ausência. O prazo para o procedimento referente ao primeiro turno se encerra, portanto, em primeiro de dezembro e o do segundo turno vai até nove de janeiro de 2023. As justificativas podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, através do Sistema Justifica e por meio do Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Santa Catarina teve a gasolina comum mais cara do Brasil na última semana. O preço do litro chegou a custar sete reais e 35 centavos em um posto de combustível de Balneário Camboriú. Já a gasolina comum mais barata do Estado foi encontrada em um posto de Florianópolis, no dia 13 de outubro, custando quatro reais e 39 centavos. Com isso, o preço médio do combustível em Santa Catarina foi de quatro reais e 85 centavos por litro entre nove e 15 de outubro. A gasolina aditivada teve valor médio de quatro reais e 99 centavos e o diesel custou em média seis reais e 42 centavos. Já o gás de cozinha custa em média 117 reais com 10 centavos em Santa Catarina.
A vacinação de crianças de três e quatro anos contra a Covid-19 segue abaixo dos 10 por cento em Santa Catarina. O grupo é imunizado desde junho no Estado, mas até o momento a cobertura vacinal é de oito virgula sete por cento para a primeira dose e de três vírgula três por cento em relação a segunda dose. A imunização de crianças de cinco a 11 anos também está baixa. O governo do Estado reconheceu que é necessário avançar na vacinação deste público e por isso emitiu alertas visando evitar que ocorram casos graves da doença. A ideia do Estado é manter as estratégias para ampliar as coberturas vacinais neste público com estímulo aos municípios para a realização da busca ativa, ampliação dos horários das unidades de saúde e vacinação nas escolas.
O SINTE vai realizar este mês um encontro com os profissionais de educação alusiva ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de Outubro. A informação é do secretário de Formação ALDOIR KRAEMER. O evento está marcado para acontecer no dia 22 deste mês no Latitude Evento, em São Miguel do Oeste. O momento servirá para um confraternização entre os professores que tanto lutam por seus direitos. Para o secretário de Formação, é necessário repensar como anda a valorização destes profissionais no Estado catarinense. Ele ainda comentou que estamos vivendo um período de segundo turno e é preciso escolher bem quem vai nos representar pelos próximos 4 anos.
A coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira está com prazo de mudanças de professores abertos. Este período serve para os profissionais solicitarem remanejamento para outras escolas ou cidades dentro do Estado de Santa Catarina. A supervisora de Gestão de Pessoas VÂNIA SMANIOTTO. Para o professor solicitar isso deve ter ao menos um ano de atividades escolares. Cada professor pode se inscrever para trabalhar em até duas escolas e até três disciplinas, desde que seja habilitado. A carga horária também pode ser alterada conforme a necessidade do profissional. Ela disse que esta é uma das novas formas do Estado flexibilizar o trabalho para os professores. A coordenadoria também poderá receber novos profissionais, já que possui inúmeras vagas. A lista prévia sai no dia 25 deste mês e em novembro é divulgada a listagem definitiva.
O Casep de São José do Cedro promoveu recentemente oficinas com os jovens infratores sobre Tipos de Entrevistas. A ideia foi repassar informações sobre modos de comportamentos durante uma entrevista de emprego. A psicóloga MARISTELA BARP, disse que as oficinas abordaram como fazer uma entrevista presencial e a distância, assim como qual vestuário estar na hora da entrevista. Ela disse que todos os educandos participaram das atividades, o que contribuiu para o aprendizado. Também foi tratado sobre formas de elaborar um currículo.
A secretaria de Transportes e Obras continua trabalhando na recuperação das estradas em São José do Cedro. A informação é do secretário LUIZ TREVISOL. De acordo com ele, alguns estragos foram causados devido ao alto nível de precipitação de chuva na última semana. Contudo, já foi iniciado o processo de recuperação das estradas com patrolagem e compactação. Além disso, a equipe trabalha realizando desobstrução em bueiros, pontes e pontilhões. A secretaria de obras está disponibilizando as máquinas para que este trabalho seja executado o mais rápido possível. Neste primeiro momento estão sendo atendidas as estradas da localidade de Padre Ré, Mariflor e Derrubadinha que foram os locais mais afetados. TREVISOL salientou que está ciente de todas as localidades e que estão sendo trabalhadas com estratégias para que a recuperação aconteça o mais rápido possível.
As fortes chuvas que estão sendo registradas nos últimos dias no extremo-oeste estão atrapalhando o trabalho da Polícia Militar Ambiental em relação ao período da "Operação Piracema”, iniciado no último dia primeiro e segue até 31 de janeiro de 2023. O comentário é do tenente e comandante da Polícia Militar Ambiental do extremo-oeste, ALCENIR MINUSCULI. Ele lembrou que no ano passado o problema foi em relação ao baixo nível dos rios e neste ano a questão é totalmente contrária. Em 2021 foram apreendidas mais de 10 mil metros de rede durante a operação. A ação abrange tanto os rios maiores como os menores, sendo toda a bacia do Rio Uruguai, incluindo o próprio Rio Uruguai e os menores que desaguam nele também. O foco da Piracema ocorre em três pontos do Rio Uruguai, sendo nos municípios de Palmitos, Mondaí e Itapiranga, além de trabalhos isolados em rios menores. São 33 municípios atendidos de 11 comarcas, gerando um índice expressivo de ocorrências em toda a região, principalmente na questão de caça, pesca e poluição de rios, entre outros chamados.
O foco da Polícia Militar Ambiental é na Piracema, porém as demais fiscalizações seguem sendo executadas na região de abrangência. A garantia é do tenente e comandante da Polícia Ambiental ALCENIR MINUSCULI. Ele destacou que ações envolvendo cortes de vegetação sem autorização e intervenções em áreas de preservação permanente são responsáveis por 70 por cento das ocorrências atendidas. Ele revelou que apenas em setembro foram 33 alertas nesse sentido e todos vão responder pelos atos. A grande maioria sabe das leis, mas não cumprem por achar que não serão penalizados. Ainda sobre a Piracema, MINUSCULI salientou que os pescadores precisam ter a carteira profissional ou amadora para exercer a pesca nesse período. Ele citou que a pena para esse crime varia de um a três anos com multa entre 700 reais à 100 mil reais. As pessoas que não estiverem pescando, mas forem encontradas em áreas de pesca com redes e tarrafas também vão responder pelo fato nas esferas penal e administrativa.
O Microempreendedor Individual – MEI, está sendo uma boa opção para pequenos empresários em Palma Sola. Antes da formalização, é solicitado a verificação dos dados e o tipo de atividade que pretende desenvolver. A informação é da a agente de Desenvolvimento e coordenadora da Sala do Empreendedor ALINE BELLÉ. Para abertura, é necessário que o interessado faça um cadastro no site do governo Federal com dados mais recentes. Ela contou que empresas que faturam até 81 mil reais por ano, podem fazer parte do MEI. Ela explicou que abertura do microempreendedor está vinculada a um CPF, possibilitando apenas abertura de um CNPJ por inscrição. O empreendedor não pode ser sócio, administrador ou titular de outra empresa ao abrir um MEI. De acordo com ALINE, a abertura de um CNPJ para um microempreendedor não tem custo algum. A adesão ao MEI, todo o acompanhamento, emissão de guias e declaração de imposto de renda são gratuitas. A coordenadora acrescentou que esses trabalhos oferecidos, acontecem em parceria com a prefeitura.
Com uma economia forte e em desenvolvimento, o município de Palma Sola se destaca nos setores industrial e agropecuário – esse último responsável por impulsionar o crescimento de mais de 66 por cento do movimento econômico em 2021. Palma Sola também é conhecida por abrigar riquezas naturais onde cerca de 15 por cento do seu território é composto por mata nativa, uma das maiores reservas da região. A sustentabilidade faz parte da visão da municipalidade que busca promover ações e projetos de modo a alcançar o desenvolvimento sustentável, equilibrando os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. O Eixo de Turismo vem sendo trabalhado por meio do Programa Cidade Empreendedora. Planejar foi o primeiro passo para transformar e estruturar o destino e garantir os objetivos de criação de novos postos de trabalho. Palma Sola conta com diferencial competitivo para o ecoturismo, um segmento turístico que tem ganho força a partir das novas dinâmicas impostas pela pandemia do Covid-19.
O Plano Estratégico de Turismo de Palma Sola foi construído de forma participativa com o envolvimento da comunidade, representantes do poder público e da iniciativa privada. Os detalhes são da assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO. O trabalho iniciou-se em Setembro de 2021 e foi concluído em abril de 2022, em um processo que se manteve permanentemente aberto à participação dos interessados. O planejamento obedeceu às etapas de: caracterização do território; análise da infraestrutura básica dos serviços gerais; reconhecimento do destino e perfil da oferta. Assim como das estratégias de desenvolvimento turístico, plano de ação e avaliação e monitoramento, entre outros. IZABEL acrescentou que Palma Sola intensificou nos últimos anos os investimentos no turismo o que resultou em importantes avanços. O plano priorizou o desenvolvimento de ações para organização da atividade turística, buscando construir o caminho para que, no médio e longo prazo, Palma Sola seja capaz de atrair turistas e se tornar um destino diferenciado e competitivo.
Os servidores da prefeitura de São José do Cedro estão passando por capacitações sobre a lei geral de proteção de dados. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, comentou que todos os servidores estão passando por essa capacitação, já que se trata de informações pessoais de cada cidadão. Recentemente 4 grupos de funcionários públicos foram capacitados, mas não contemplando todos neste momento. Por isso, o secretário explicou como serão feitas as próximas capacitações que, após um mapeamento, vai abranger aqueles que ainda não foram capacitados. O intuito disso tudo é garantir que os dados pessoais sejam usados de forma correta e dentro das novas regras que englobam a lei geral de proteção de dados. DALMAGRO destacou que essa capacitação vai impor limites de informações adquiridas pelos servidores e quais as áreas importam ter este acesso.
A primeira etapa da construção do novo Centro Administrativo deve ser concluída até 31 de Janeiro de 2023, em Guarujá do Sul. A perspectiva é do prefeito CLAUDIO JR. WESCHENFELDER. Estão sendo investidos, nesta etapa um, cerca de um milhão e 100 mil reais. Já a segunda etapa deve custar cerca de um milhão e meio, totalizando um investimento aproximado de 2 milhões e 600 mil reais. A assinatura para segunda fase deve ficar para janeiro do ano que vem. O prefeito comentou que esteve conversando com a construtora sobre os prazos estipulados e foi informado que, mesmo com as intempéries climáticas, a entrega se manteve para final de janeiro. Já a expectativa de inaugurar o novo espaço também permaneceu para dezembro de 2023. A obra é em duas etapas por se tratar de um prédio histórico da sede administrativa. Atualmente o poder público está centralizado numa sala alugada. Além da revitalização do prédio histórico, a execução contempla a construção de uma nova ala aproximada em 500 metros quadrados. O prédio histórico também contará com garagem no térreo com vagas para 17 veículos.
O poder público de Guarujá do Sul conta ainda com outras obras em execução, sendo umas mais avançadas que outras. A prefeitura continua investindo na construção da Rua Coberta, ao lado da praça central, na edificação da Garagem de Máquinas e na creche municipal. O prefeito CLAUDIO JR. WESCHENFELDER, comentou que as empresas responsáveis pela execução das obras encontram certas dificuldades pelo processo, entre elas, a falta de mão de obra especializada e falta de materiais, principalmente o aço galvanizado que é bastante usado na edificação da Rua Coberta e da Garagem de Máquinas. Apesar disso, para o prefeito todas as obras estão em andamento dentro do esperado.
Um mutirão de limpeza está previsto para acontecer no dia 16 de Novembro, após o feriado da Proclamação da República, em Palma Sola. A ação será para recolha de materiais como garrafas pets; eletrodomésticos em desuso e pneus. A informação é do secretário de Administração RODRIGO CALEGARI. O mutirão ocorrerá na área central da cidade, assim como em bairros e comunidades rurais. O objetivo desta ação é evitar que as localidades tenham recipientes que possam acumular água, sendo propício para a criação do mosquito da Dengue. Palma Sola não passou por uma epidemia como os demais municípios da região, já que esses mutirões são realizados com frequência. Nesse ano apenas 8 casos foram registrados e todos importados. Os setores da saúde estarão envolvidos neste trabalho e qualquer pessoa da comunidade em geral também está livre para participar.
A secretaria de Saúde, por meio do setor epidemiológico de, está alertando a comunidade sobre os vasos e floreiras levados aos cemitérios por conta do Dia de Finados em Princesa. Estes recipientes podem servir para criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Conforme a agente de Endemias ANGELITA KRAEMER, as embalagens plásticas, suportes para as velas colocadas nos túmulos, copos plásticos e os próprios jazigos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito. As chuvas constantes e o aumento das temperaturas transformam qualquer recipiente que acumula água em um local propício para a proliferação da dengue. No caso de vasos, ela disse que o correto é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água. Outro cuidado é retirar embalagens plásticas dos vasos, não usar cachepôs, nem deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos. Até o momento, Princesa contabilizou 19 focos do mosquito Aedes Aegypti e 54 casos positivados da dengue.
A Vigilância Sanitária de São José do Cedro tem recebido algumas denúncias sobre suposta comercialização de produtos comprados na Argentina e transportados ao Brasil. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, comentou que isso acendeu um forte alerta no setor que busca prezar pela saúde dos cidadãos. Em muitos casos, moradores de Cedro têm ido até o país vizinho para efetuar a compra de produtos argentinos e devem assumir o grande risco à saúde. Se isso for revendido a outras pessoas, aquela que vende tem uma responsabilidade maior. As denúncias envolvem a comercialização de produtos de origem animal. Em virtude disso, ele destacou que estes fatos serão apurados pela vigilância, já que envolve mais do que uma denúncia. Para o fiscal Sanitário, caso for comprovada, a comercialização dos produtos é um ato desleal com o consumidor que pode ter consequências com o consumo. Além de ser desleal com os estabelecimentos cedrenses. A Cidasc deve ser comunicada sobre estes fatos para adotar as medidas necessárias.
A secretaria de Saúde está promovendo mudanças de abrangência de cada ESF durante este mês de outubro em São José do Cedro. Desta forma, os moradores que pertencem a microárea 12 passarão a ser atendidos pelo ESF 3. Já os moradores da microárea 13, conforme a secretária CARLA SILVESTRE, passam a ser atendidos pelo ESF 4. As alterações têm por objetivo equalizar o número de pessoas atendidas em cada espaço. A secretária destacou que todos estes moradores serão informados pelos seus agentes de Saúde no decorrer deste mês. A princípio nenhuma outra microárea será remanejada, porém poderá haver mudanças. O crescimento populacional ou até mesmo a mudança de endereço entre um lugar e outro dentro do município causou estas novas alterações em Cedro. Desta maneira, será possível melhorar o atendimento a cada cidadão de forma mais igualitária, evitando superlotação em certo ESF. CARLA salientou que atualmente a equipe interna da secretaria está sendo informada. Ela não descartou pequenos transtornos com as novas mudanças.
Uma ocorrência de perturbação do sossego alheio foi registrada na Linha Nereu Ramos, no interior de São Miguel do Oeste. No local, uma mulher contou aos policiais que um novo vizinho faz uso constante de som alto por meio de veículos que frequentam a residência em frente a sua casa. Ela contou que não aguenta mais essa situação e por isso acionou a Polícia Militar. Outras pessoas também já haviam ligado para a PM relatando esse fato e por isso os policiais conversaram com o responsável que relatou que estava testando o novo som em uma saveiro, porém, teria sido por pouco tempo. Como a vítima quis representar contra o vizinho, um termo circunstanciado foi emitido e o som apreendido.