-PROJETO QUE PREVÊ DÉCIMO QUARTO PARA APOSENTADOS AVANÇA NO CONGRESSO
-ESTADO VAI REPASSAR MAIS 392 MIL DOSES DE VACINA PARA OS MUNICÍPIOS
-CAMPANHA RASPADINHA DE PRÊMIOS DA CDL JÁ ESTÁ NO COMÉRCIO
-MUNICÍPIO DIVULGA CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ATÉ O FINAL DO MÊS
-REGIÃO PERMANECE NA BANDEIRA AMARELA PELA SEGUNDA SEMANA CONSECUTIVA
-ASSASSINATO DE POLICIAL CIVIL CAUSA GRANDE REPERCUSSÃO NO EXTREMO-OESTE
-TIA DE POLICIAL MORTO PELA FILHA DIZ QUE FAMÍLIA NÃO SABE A MOTIVAÇÃO DO CRIME
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas torrenciais no sudoeste da Índia, anunciaram as autoridades neste domingo. Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar. Até o momento, foram encontrados 11 corpos no distrito de Idukki e outros 14 no de Kottayam, ambos afetados por deslizamentos e inundações repentinas. Milhares de pessoas foram evacuadas e ao menos 100 acampamentos humanitários foram montados. O Exército, a Marinha e a Aviação participam das operações de resgate.
A União Europeia já exportou mais de um bilhão de doses de vacina contra a Covid-19 para cerca de 150 países nos últimos dez meses. A informação é da presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, nesta segunda-feira. Segundo ela, o bloco distribuiu "em torno de 87 milhões de doses para países de renda baixa e média por meio do mecanismo COVAX. Ela também antecipou que, nos próximos meses, a União Europeia deve doar pelo menos mais 500 milhões de doses aos países mais vulneráveis. Em setembro, a União Europeia anunciou que o mecanismo de controle de exportação de vacinas anticovid-19 será mantido em funcionamento até o final de dezembro, para garantir o abastecimento das campanhas de vacinação iniciadas no bloco.
A Argentina e o Paraguai se mostraram favoráveis a revisar a tarifa externa comum do Mercosul, um tema que é alvo de controvérsia dentro do bloco. A informação é dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, em um comunicado conjunto. A redução da tarifa externa comum às importações de países terceiros, que atualmente é de entre 13 e 14 por cento, em média, tem sido alvo de disputa nos últimos anos no Mercosul. Há uma semana, Brasil e Argentina anunciaram um acordo para reduzir em 10 por cento a tarifa, uma proposta que deve ser aprovada pelos outros dois países-membros: Paraguai e Uruguai.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, declarou nesta sexta-feira que o governo federal não renovará a ação de Garantia da Lei e da Ordem, que permite o emprego de militares no combate a crimes ambientais na Amazônia. MOURÃO é também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem é necessário para formalizar a operação em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas federais em geral e, a pedido de governadores. A operação que se encerrou na sexta ocorre nos municípios mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal e teve como referência a maior quantidade anual de alertas de desmatamento.
A Fiocruz informou que acordou com o Ministério da Saúde a entrega de 120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de distribuição ao longo do primeiro semestre de 2022. A fundação informou ainda que, para o segundo semestre do ano que vem, “a depender da evolução da situação sanitária do país”, a entidade já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, as tratativas encontram-se na fase final de formalização. A instituição ainda tem cerca de 70 milhões de doses que já foram contratadas e seguem pendentes de entrega para esse ano. A Fiocruz informou que a previsão é de que essas doses sejam entregues até o final de 2021.
A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado “décimo quarto salário”, aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social em caráter excepcional até 2023 avança na Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na sexta-feira o benefício que deverá pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como morte, doença, acidente ou reclusão. Conforme o substitutivo aprovado, o pagamento dobrado do abono anual aos segurados da Previdência Social deverá ocorrer, se sancionada a futura lei, até 2023. O autor do projeto original, POMPEO DE MATTOS afirmou ainda que o pagamento de mais uma parcela do abono previdenciário será relevante diante da pandemia de Covid-19.
A Secretaria de Saúde vai distribuir ao longo desta segunda, mais uma remessa da vacina contra a Covid-19 para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica do estado. São 392 mil 835 doses para aplicação da segunda dose, sendo 75 mil 175 da AstraZeneca, 219 mil 960 doses da Pfizer e 97 mil e 700 da Coronavac. O diretor da DIVE, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK, alerta, mais uma vez, para a importância da população completar o esquema com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O último levantamento mostrou que mais de 420 mil pessoas deveriam ter voltado dentro do intervalo recomendado para tomar a segunda dose, mas não voltaram. Os intervalos de aplicação da segunda dose, neste momento, são de 28 dias para a Coronavac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca e oito semanas para a Pfizer.
O governador CARLOS MOISÉS recuou de estabelecer o programa de combate à precariedade menstrual em Santa Catarina por decreto, e decidiu encaminhar um projeto de lei à Alesc via Casa Civil. A mudança de planos foi uma orientação da Secretaria de Administração e da Secretaria da Fazenda, já que a proposta terá impacto financeiro para o Governo do Estado. A estimativa é que as despesas fiquem em torno de 800 mil. O valor foi calculado para a compra inicial de 600 mil absorventes higiênicos, que serão distribuídos a meninas de baixa renda que estudam na rede pública. O projeto de lei está em fase final, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, e deve ser apresentado à Alesc nos próximos dias. Espera-se que o programa atinja cerca de 15 por cento das meninas matriculadas nas escolas estaduais.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA determinou à Secretaria de Estado da Fazenda a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária. No modelo atual, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final. Segundo MOISÉS, a sistemática atual penaliza o consumidor, que é a parte mais fraca. Ele disse que o estado tem as menores alíquotas do país na gasolina, de 25 por cento e no diesel, de 12.A base de cálculo do ICMS do combustível é o seu preço de venda ao consumidor, definido livremente pelos estabelecimentos revendedores conforme critérios próprios.
A Secretaria de Obras de Romelândia concluiu, na última semana, os serviços na estrada geral que inicia na antiga Tirol, passando pela Linha Bom Princípio até a Linha São Jorge. A equipe do município realizou a colocação de britas, patrolamento e compactação do material. Outra comunidade beneficiada pelo serviço a Linha Pinhal, popularmente conhecida como “morro da jaracuçu”. De acordo com a secretaria, o britador continua ativo, produzindo britas para a revitalização das estradas municipais. A secretaria também reforçou o alerta de que o Código de Posturas do Município de Romelândia prevê que é obrigação do proprietário realizar roçadas em toda a extensão da propriedade que margeia as estradas, sob pena dos serviços serem feitos pela Municipalidade que vai cobrar pelo serviço.
A Epagri vai promover no dia 27 deste mês o Encontro Regional e dia de campo sobre pecuária de leite e produção de alimentos para a família. O evento vai acontecer em Guaraciaba na comunidade da Linha São Luiz. De acordo com o responsável pelo programa de pecuária regional da Epagri, VALMIR KRETSCHMER, a expectativa é reunir cerca de 150 produtores e técnicos da região. Até agora, 90 já confirmaram a participação. Ele explicou que não haverá nenhum custo para os participantes. Esse será o primeiro dia de campo presencial de grande porte. VALMIR disse que o evento vai levar informações técnicas e resultados de pesquisas e estudos que podem auxiliar os produtores de leite do extremo-oeste.
O Encontro Regional e dia de campo sobre pecuária de leite marcado para o dia 27 deste mês terá duas palestras pela parte da manhã no salão da comunidade da Linha São Luiz em Guaraciaba. A primeira será sobre melhoramento genético com o médico veterinário EDIEL KERBER. A segunda vai abordar os indicadores técnicos e econômicos, com foco na gestão da propriedade, pelo engenheiro agrônomo da Epagri, JONAS RAMON. Na parte da tarde, ocorre o dia de campo com três estações, duas com dados ligados a produção de leite e uma sobre a produção de alimentos para sustento da família. De acordo com o responsável pelo programa de pecuária regional da Epagri, VALMIR KRETSCHMER, os interessados devem confirmar participação nos escritórios municipais da Epagri.
A Secretaria de Saúde de Guaraciaba realizou na tarde da última sexta-feira a Conferência Municipal de Saúde. De acordo com a secretária DAIANE DORIGON, o evento foi realizado no Centro de Multiplouso e contou com a presença dos prestadores de serviços, usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais da Secretaria de Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde e a população em geral. A palestra principal foi sobre a “Humanização no Atendimento”, ministrada pela consultora em gestão de saúde pública LISIANE RUKHABER. Outra atividade realizada na tarde da sexta-feira, foi uma oficina para discutir e elencar propostas, metas, diretrizes e indicadores, para os anos de 2022 a 2025 na área da saúde. Ela explicou que após essa discussão e com as propostas elencadas durante a Conferência será elaborado o Plano Municipal de Saúde para nos próximos quatro anos.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizou no último sábado, o DIA D do Outubro Rosa. As atividades foram realizadas entre oito e meia da manhã e quatro da tarde na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel, em parceria com a UCEFF Faculdades e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. De acordo com a enfermeira do setor Saúde da Mulher, SIRLEI CERETTA, durante o Dia D, a Rede Feminina fez a coleta de matéria para os exames preventivos. Além disso, acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Estética e Enfermagem da UCEFF desenvolveram ações de educação, prevenção e promoção da Saúde. Entre outros serviços, foram prestados a verificação da Pressão Arterial, exame de HGT, orientações dietéticas, cálculo de IMC, orientações sobre postura e exame clínico das mamas.
Neste final de semana, 11 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 em São Miguel do Oeste. Outras nove pessoas entraram para a lista de recuperados. Dessa forma, a semana começa com 66 moradores com o vírus ativo. Seis deles estão internados no hospital e 60 estão em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a lotação dos leitos destinados para os casos de Covid aumentou neste final de semana. Na UTI, 10 pacientes estão internados com taxa de ocupação de 40 por cento. Na enfermaria, são três casos confirmados e taxa de ocupação em 18 por cento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste divulgou nesta sexta-feira o cronograma de vacinação contra covid até o final deste mês. Hoje, está sendo aplicada a segunda dose da Pfizer para vacinados em nove de agosto e para pessoas em atraso com a segunda dose desse laboratório. Também hoje ocorre a aplicação da dose de reforço para profissionais da saúde que receberam a segunda aplicação até 10 de março. Amanhã, será aplicada a segunda dose da pfizer para vacinados em 12 de agosto. Na quarta-feira, receberão a segunda dose da pfizer os vacinados com a primeira dose do imunizante no dia 13 de agosto. O atendimento na praça é das oito da manhã as quatro da tarde.
A vacinação contra o coronavírus prossegue na quinta-feira com a aplicação da segunda dose da CoronavacButantan para vacinados em 23 de setembro e pessoas em atraso com a vacina desse laboratório e da OxfordAstrazeneca. Na sexta-feira, será aplicada a segunda dose da pfizer para vacinados em 14, 17 e 19 de agosto. Para receber a as doses nesta semana é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência e, no caso dos adolescentes, estar acompanhado do pai, mãe ou responsável. Caso não esteja acompanhado, é preciso apresentar uma Declaração dos pais consentindo a aplicação da vacina, junto com um documento de identificação de quem assinou a declaração, ou, ainda, uma Declaração de Emancipação.
Pela segunda semana consecutiva, a região extremo-oeste permanece na bandeira amarela para o coronavírus. O mapa de risco para a doença foi atualizado sábado pela secretaria estadual de saúde. Santa Catarina não apresenta nenhuma região no risco gravíssimo na cor vermelha ou grave na cor laranja. A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada no final de semana aponta 14 regiões como risco potencial alto cor amarela, entre elas o extremo-oeste, e três como risco potencial moderado na cor azul. Segundo o Estado, o aumento na Cobertura Vacinal permanece sendo um fator essencial na melhora dos indicadores da Matriz de Risco em todas as regiões. O Avanço na vacinação tem provocado uma importante redução na gravidade da pandemia ao influenciar na queda na taxa de ocupação de leitos de UTI e na taxa de mortalidade em todo o estado.
As raspadinhas da campanha de final de ano da CDL já estão sendo distribuídas pelo comércio local. A informação é da presidente da entidade, GLEICE KOPP. Ela explicou que os consumidores já podem solicitar a raspadinhas nas compras feitas nas empresas que participam da campanha. Neste ano, 279 lojas de 77 segmentos aderiram a iniciativa. GLEICE disse serão distribuídos 76 mil reais em prêmios para a comunidade e que todas as empresas envolvidas terão um prêmio instantâneo. Outra novidade será o sorteio final de uma moto zero quilômetro e cinco mil reais em vale-compras. O evento será no dia oito de janeiro na praça Walnir Botaro Daniel.
A campanha raspadinha de prêmios da CDL deve ter um impacto positivo para o aumento de vendas do comércio para a reta final do ano. A expectativa é da presidente da CDL, GLEICE KOPP. Ela disse que as datas comemorativas deste ano tiveram números melhores do que no ano passado e isso deve acontecer também no Natal. A preocupação da entidade, no entanto, é com a inflação que está encarecendo os preços de praticamente todos os produtos. GLEICE disse que esse quadro reduz o poder de compra do consumidor e isso pode ter impacto nas vendas do final de ano. Ela ressaltou que o aumento dos preços não é culpa do comércio que também está pagando mais pelos produtos das industrias e dos fornecedores.
A FCDL também tem uma expectativa positiva para o comércio no último trimestre do ano. De acordo com o presidente da federação, IVAN TAUFFER, a estimativa é de uma alta de cinco por cento nas vendas no acumulado do ano. Mesmo assim, o presidente citou que se percebe um enfraquecimento do otimismo dos comerciantes. Ele citou que o volume de faturamento do comércio em agosto teve queda de três por cento e isso gera preocupação no setor. TAUFFER comentou que esse dado, aliado ao aumento geral de preços, são fatores que pode afetar as vendas na reta final do ano. Ele disse que a pandemia do coronavírus ainda tem efeitos negativos para o comércio e que a inflação está corroendo o salário dos trabalhadores.
Um homem ficou ferido em um acidente de transito na noite deste domingo na SC 305 em Anchieta. Por volta das nove e meia da noite, o condutor de uma Strada emplacada em Romelândia perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O homem de 33 anos sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para o hospital de Anchieta.
Um homem perdeu oito mil e 200 reais no golpe do nudes na última semana em Guaraciaba. De acordo com o relato que ele fez para a Polícia Militar, uma mulher o chamou para conversar em uma rede social e ela enviou íntimas para ele. No dia seguinte, o homem recebeu uma ligação de estelionatários, que se passavam por funcionários da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, relatando que a mulher era menor de idade e que precisaria ser internada em uma clínica de reabilitação. Eles pediram dinheiro a vítima que fez dois depósitos, um de sete mil e 200 e outros de seis mil reais. Os familiares do homem perceberam que podia se tratar de um golpe e conseguiram estornar o valor do segundo depósito. A PM fez o Boletim de Ocorrências e o caso será encaminhado à Polícia Civil.
Um idoso foi agredido durante um assalto neste final de semana em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta das 11 horas da noite na rua Waldemar Rangrab, bairro São Jorge. A PM foi acionada e conseguiu localizar os três suspeitos de agressão e roubo de 70 reais do idoso. Eles confirmaram que um deles agrediu a vítima e dividiu o valor com os outros. O suspeito da agressão utiliza tornozeleira eletrônica e foi abordado pela PM na sexta-feira, à noite em via pública. A vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico e os envolvidos foram levados para à Delegacia de Polícia.
O final de semana foi marcado pela morte do policial civil, NEIFE WERLNAG, de 46 anos, crime que chocou a comunidade especialmente depois que a polícia civil confirmou que duas adolescentes mataram o policial a golpes de faca, uma delas, a filha dele. O crime aconteceu na sexta-feira, quando o policial civil foi encontrado morto, dentro de casa, com ferimentos de faca no pescoço. No sábado, a tarde, a filha e uma amiga, colega de escola, confessaram a autoria após serem confrontadas pela polícia. No sábado ainda, elas foram encaminhadas ao Centro de Atendimento de Adolescentes em Chapecó, onde permanecem apreendidas e o processo segue em segredo de Justiça. NEIFE WERLAGN foi sepultado sábado no Cemitério Municipal de São Miguel do Oeste. Viaturas da polícia participaram do cortejo que levou o corpo da cripta da igreja matriz até o cemitério.
Ainda no sábado, a adolescente suspeita de matar o pai a facadas pediu para ir ao velório. A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O pedido, no entanto, foi negado. Também no sábado, um veículo de comunicação do estado divulgou que as adolescente teriam dito, no depoimento à polícia, que se inspiraram no caso RICHTHOFEN, a paulista que matou os pais com o apoio do namorado. No domingo, o delegado JOÃO WESTPHAL, responsável pela Divisão de Investigação Criminal, afirmou que as adolescentes não citaram o caso no depoimento e que objetivo da Policia Civil agora é elucidar a motivação e a dinâmica do crime. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos, que devem passar por perícia nos próximos dias.
A tia do policial civil morto na última sexta-feira se manifestou na manhã de hoje na Peperi. LUCIA WERLANG PEITTER disse que a família está muito abalada com o que aconteceu e que não consegue acreditar que o policial, que ela considera um filho do coração, foi morto pela filha. LUCIA afirmou que o NEIFE e a filha tinham um bom relacionamento e que ele educava e corrigia e menina porque quem ama faz isso. Ela também disse que não consegue imaginar o que motivou a adolescente a cometer o crime.
A Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a motivação do crime.
A morte do agente policial NEIFE WERLANG, de 46 anos, está sendo investigada com extremo sigilo, inclusive, a pedido do Delegado-Geral da Polícia Civil, MARCOS FLÁVIO GHIZONI JÚNIOR. O Delegado-Geral pediu ao Delegado Regional de São Miguel do Oeste, WESLEY ANDRADE, sigilo sobre as informações do caso, com repercussão nacional. ANDRADE citou que por ordem do Delegado Geral, não possível novas manifestações sobre o caso. A Polícia Civil deve divulgar informações apenas quando as investigações forem concluídas.