ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 18-10-2021 Segunda-Feira

-PROJETO QUE PREVÊ DÉCIMO QUARTO PARA APOSENTADOS AVANÇA NO CONGRESSO

-ESTADO VAI REPASSAR MAIS 392 MIL DOSES DE VACINA PARA OS MUNICÍPIOS

-PLANTIO VEM SOFRENDO ALTERAÇÕES NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DA REGIÃO

-SECRETARIA DE AGRICULTURA DESENVOLVE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

-ESCOLA PILOTO TERÁ MAIOR FACILIDADE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO, AFIRMA DIRETOR

-ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PROMOVE NESTA SEMANA O CIRCUITO EMPREENDER

-TRÊS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NO MESMO TRECHO DA BR 163 NESTE DOMINGO

-DIVULGADAS NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSASINATO DE POLICIAL CÍVIL; -TIA DO POLICIAL FALA EMOCIONADA SOBRE A TRAGÉDIA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 21graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus.Agora, na Central de Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 39centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas torrenciais no sudoeste da Índia, anunciaram as autoridades neste domingo. Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar. Até o momento, foram encontrados 11 corpos no distrito de Idukki e outros 14 no de Kottayam, ambos afetados por deslizamentos e inundações repentinas. Milhares de pessoas foram evacuadas e ao menos 100 acampamentos humanitários foram montados. O Exército, a Marinha e a Aviação participam das operações de resgate.


A União Europeia já exportou mais de um bilhão de doses de vacina contra a Covid-19 para cerca de 150 países nos últimos dez meses. A informação é da presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, nesta segunda-feira. Segundo ela, o bloco distribuiu "em torno de 87 milhões de doses para países de renda baixa e média por meio do mecanismo COVAX. Ela também antecipou que, nos próximos meses, a União Europeia deve doar pelo menos mais 500 milhões de doses aos países mais vulneráveis.Em setembro, a União Europeia anunciou que o mecanismo de controle de exportação de vacinas anticovid-19 será mantido em funcionamento até o final de dezembro, para garantir o abastecimento das campanhas de vacinação iniciadas no bloco.


A Argentina e o Paraguai se mostraram favoráveis a revisar a tarifa externa comum do Mercosul, um tema que é alvo de controvérsia dentro do bloco. A informação é dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, em um comunicado conjunto. A redução da tarifa externa comum às importações de países terceiros, que atualmente é de entre 13 e 14 por cento, em média, tem sido alvo de disputa nos últimos anos no Mercosul. Há uma semana, Brasil e Argentina anunciaram um acordo para reduzir em 10 por cento a tarifa, uma proposta que deve ser aprovada pelos outros dois países-membros: Paraguai e Uruguai.


O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, declarou nesta sexta-feira que o governo federal não renovará a ação de Garantia da Lei e da Ordem, que permite o emprego de militares no combate a crimes ambientais na Amazônia. MOURÃO é também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem é necessário para formalizar a operação em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas federais em geral e, a pedido de governadores. A operação que se encerrou na sexta ocorre nos municípios mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal e teve como referência a maior quantidade anual de alertas de desmatamento.


A Fiocruz informou que acordou com o Ministério da Saúde a entrega de 120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de distribuição ao longo do primeiro semestre de 2022. A fundação informou ainda que, para o segundo semestre do ano que vem, “a depender da evolução da situação sanitária do país”, a entidade já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, as tratativas encontram-se na fase final de formalização. A instituição ainda tem cerca de 70 milhões de doses que já foram contratadas e seguem pendentes de entrega para esse ano. A Fiocruz informou que a previsão é de que essas doses sejam entregues até o final de 2021.


A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado “décimo quarto salário”, aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social em caráter excepcional até 2023 avança na Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na sexta-feira o benefício que deverá pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como morte, doença, acidente ou reclusão.Conforme o substitutivo aprovado, o pagamento dobrado do abono anual aos segurados da Previdência Social deverá ocorrer, se sancionada a futura lei, até 2023. O autor do projeto original, POMPEO DE MATTOS afirmou ainda que o pagamento de mais uma parcela do abono previdenciário será relevante diante da pandemia de Covid-19.


A Secretaria de Saúde vai distribuir ao longo desta segunda, mais uma remessa da vacina contra a Covid-19 para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica do estado. São 392 mil 835 doses para aplicação da segunda dose, sendo 75 mil 175 da AstraZeneca, 219 mil 960 doses da Pfizer e 97 mil e 700 da Coronavac. O diretor da DIVE, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK, alerta, mais uma vez, para a importância da população completar o esquema com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O último levantamento mostrou que mais de 420 mil pessoas deveriam ter voltado dentro do intervalo recomendado para tomar a segunda dose, mas não voltaram.Os intervalos de aplicação da segunda dose, neste momento, são de 28 dias para a Coronavac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca e oito semanas para a Pfizer.


O governador CARLOS MOISÉS recuou de estabelecer o programa de combate à precariedade menstrual em Santa Catarina por decreto, e decidiu encaminhar um projeto de lei à Alesc via Casa Civil. A mudança de planos foi uma orientação da Secretaria de Administração e da Secretaria da Fazenda, já que a proposta terá impacto financeiro para o Governo do Estado.A estimativa é que as despesas fiquem em torno de 800 mil. O valor foi calculado para a compra inicial de 600 mil absorventes higiênicos, que serão distribuídos a meninas de baixa renda que estudam na rede pública. O projeto de lei está em fase final, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, e deve ser apresentado à Alesc nos próximos dias. Espera-se que o programa atinja cerca de 15 por cento das meninas matriculadas nas escolas estaduais.


O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA determinou à Secretaria de Estado da Fazenda a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária. No modelo atual, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final. Segundo MOISÉS, a sistemática atual penaliza o consumidor, que é a parte mais fraca. Ele disse que o estado tem as menores alíquotas do país na gasolina, de 25 por cento e no diesel, de 12. A base de cálculo do ICMS do combustível é o seu preço de venda ao consumidor, definido livremente pelos estabelecimentos revendedores conforme critérios próprios.


-PLANTIO VEM SOFRENDO ALTERAÇÕES NAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DA REGIÃO

-SECRETARIA DE AGRICULTURA DESENVOLVE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

-ESCOLA PILOTO TERÁ MAIOR FACILIDADE PARA O NOVO ENSINO MÉDIO, AFIRMA DIRETOR

-ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PROMOVE NESTA SEMANA O CIRCUITO EMPREENDER


O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, WAGNER GIORDANO, destaca recursos obtidos para o município nos setores da Saúde e Agricultura. Ele pontua que já foram conquistados 100 mil reais para a área da saúde, por meio de emenda do deputado federal CARLOS CHIODINI. Esse valor já está na conta da prefeitura. Outro recurso destinado para o município é oriundo de uma emenda de bancada, no valor de 200 mil reais, do deputado federal CELSO MALDANER. Por ser de bancada, segundo GIORDANO, essa emenda tem um pouco mais de demora nos trâmites, e vem com procedimento licitatório feito pelo Governo do Estado. O valor é direcionado para aquisição de implementos agrícolas, com previsão de entrega no começo do ano que vem.


Em relação a outros recursos, o presidente da Casa Legislativa de Santa Helena reitera que eles estão bem encaminhados. Existe ainda um valor de 100 mil reais para Agricultura, por meio do deputado estadual FERNANDO KRELLING, também para compra de implementos agrícolas aos grupos de agricultores formados no município. WAGNER GIORDANO complementa que também já foram conquistados recursos com os deputados MAURO DE NADAL e VALDIR COBALCHINI.


A configuração de plantio vem sofrendo alterações nas propriedades agrícolas de Itapiranga e municípios vizinhos. A conjuntura de mercado motiva adequações nos sistemas produtivos e implantação de novas culturas. O alto custo para a produção de milho inibe investimentos nas lavouras e motiva os agricultores a buscarem alternativas. Segundo o extensionista da Epagri de Itapiranga, MARCELO ROHDEN, em 2019, Itapiranga teve menos de 100 hectares destinados para o plantio do trigo, uma atividade econômica pouco usada. Já na safra atual foram mais de 400 hectares com lavouras de trigo mostrando uma evolução considerável. Ele chama atenção que normalmente ocorre a dobradinha com trigo e soja na mesma área.


Conforme ROHDEN, o trigo e soja possuem bom valor de venda, com média de 80 reais a saca de trigo e 160 reais a saca de soja. Outro benefício para as lavouras é o custo de implantação bem menor, em comparação ao milho. De acordo com o extensionista, o milho exige maior investimento com sementes e demais insumos. MARCELO ROHDEN avalia que o custo de implantação de lavouras mais acessível e preço atrativo para comercialização dos produtosmotiva a migração para trigo e soja. Ele projeta crescimento nas áreas de plantio para os próximos anos.


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tunápolis desenvolve projetos de educação ambiental em duas escolas do município: a Padre Balduíno Rambo, da sede, e a de Linha Pitangueira, no interior. Conforme a secretária da pasta, DIRCELEI ARENHARDT, trata-se de um projeto de conscientização ambiental dos alunos, mas também envolve famílias e a comunidade de maneira geral. Na visão da secretária, se a importância da preservação ambiental for incutida agora nas crianças e adolescentes, mais preocupação elas terão no futuro. Os projetos envolvem alunos do ensino fundamental, do sexto ao nono ano. DIRCELEI lembra que o sétimo ano ainda está fazendo projeto voltado para a questão do lixo reciclável e principalmente o orgânico. Já os alunos do sexto, oitavo e nono ano vão desenvolver ações de cuidado ao meio ambiente, a partir do tema: “Cuidar do meio ambiente para o futuro”.


A secretária de Agricultura de Tunápolis observa que os alunos estão se envolvendo com o projeto e inclusive fazendo composteira em casa. DIRCELEI ARENHARDT destaca que já visitou essas famílias, onde verificou que também os adultos estão se envolvendo com a questão ambiental e em poupar os recursos naturais para ter no futuro. Um dos tópicos abordados pelo projeto, conforme DIRCELEI, é a mata ciliar e preservação das fontes de água. A secretária salienta que os pais já estão oferecendo espaços para revitalizar, o que deverá ter continuidade no ano que vem. O projeto de educação ambiental também terá premiação, por isso conta com a parceria do Sicoob, que vai fornecer os prêmios para os alunos que se destacarem, no final do ano. Também existe parceria com a Epagri, que auxilia a Secretaria na parte da compostagem.


DIRCELEI ARENHARDT enaltece que desde o início do projeto é registrada boa adesão, tanto das escolas quanto dos alunos. De acordo com a secretária, os estudantes estão empolgados para a realização desse projeto. Numa análise a respeito da preservação ambiental, DIRCELEI observa que sempre houve desequilíbrio nesse sentido, não somente em Tunápolis, mas de modo geral. Ela pontua que existem áreas bem preservadas no município, mas também outras que precisam ser recuperadas e que demandam atenção da municipalidade. O problema do lixo, segundo DIRCELEI ARENHARDT, é global, e infelizmente no município também se encontra material jogado nos riachos ou encostas. A secretária de Agricultura enfatiza que outras ações também estão sendo planejadas para os próximos anos, principalmente voltadas ao lixo e cuidados com a preservação ambiental. Lembra que o projeto com as escolas vai continuar no ano que vem.


Escolas da regiãotrabalham com o novo ensino médiohá dois anos como escolas piloto,e terão a implantação oficial a partir de 2022. Conforme o diretor da escola de São Lourenço, interior de Iporã do Oeste, WAGNER FERRARI, a escola também é pilotado projeto do Novo Ensino Médio. Ele cita que para o funcionamento a partir do próximo ano,será necessário realizar algumas adaptações no currículo. FERRARI explica que as principais mudanças já foram realizadas quando a escola aderiu ao Ensino Médio Inovador, em 2019, que teve ampliação na carga horária dos estudantes. O diretoravalia que a condição de ser escola piloto foi um desafio, no sentido do educandário ser o primeiro a construir o projeto.


O diretor complementa que na escola de São Lourenço a grade dos alunos é baseada nas disciplinas do núcleo comum e algumas disciplinas adicionais constante no itinerário formativo. As disciplinas adicionais, segundo ele, são o Projeto de Vida, a Segunda Língua Estrangeira, e as outras disciplinas, que são denominadas Componentes Curriculares Eletivas. Ainda, no currículo escolar, FERRARI salienta a trilha de aprofundamento, onde os alunos podem escolher as disciplinas de maior interesse para complementar a carga horária. WAGNER FERRARI avalia que o Novo Ensino Médio tem uma vertente forte, onde o jovem será protagonista da sua própria formação.


Associação Empresarial fará palestra sobre atendimento nas empresas. A Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste (ACIIO) promove na próxima quarta-feira o Circuito Empreender, que vem sendo realizado todos os anos. Conforme a integrante da diretoria da associação, JAMILE SOETHE, haverá importante palestra destinada aos colaboradores e empresários das empresas associadas da ACIIO. Ela explica agora o tema e o profissional participante da palestra.


A palestra terá como assunto o atendimento, e será com o profissional REGIANO VEDOVATTO, que é uma das maiores autoridades em estratégias de vendas no Brasil. JAMILE SOETHE explica que o bom atendimento hoje deveria ser uma condição indispensável em todos os negócios, porém com a alta demanda e a tecnologia, o bom atendimento acaba sendo um diferencial competitivo, e será cada vez mais, levado em conta a similaridade nas ofertas de produtos e serviços. De acordo com JAMILE, a palestra visa auxiliar os colaboradores para um melhor atendimento no dia a dia, fazendo disso o diferencial no seu negócio. Conforme a integrante da diretoria da ACIIO, a palestra será realizada em dois momentos. Às sete horas da manhã e na parte da tarde a partir das 13h30, facilitando a participação de todos.


JAMILE SOETHE cita ainda que no mesmo dia, na parte da noite, a partir das 19h, haverá uma palestra voltada aos proprietários das empresas associadas, com SÉRGIO LUIZ MATTE, e com o empresário local GILMAR LUIZ KLEIN. O local do circuito será na Associação Empresarial, e para participar é importante entrar em contato com a ACIIO, para fazer a reserva da vaga, pois elas são limitadas.


-TRÊS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NO MESMO TRECHO DA BR 163 NESTE DOMINGO

-DIVULGADAS NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE ASSASINATO DE POLICIAL CIVIL; -TIA DO POLICIAL FALA EMOCIONADA SOBRE A TRAGÉDIA


A Polícia Militar recuperou duas motocicletas furtadas por indígena no interior de Itapiranga. Os furtos ocorreram na comunidade de Sede Capela, nos dois últimos fins de semana. Ontem, por volta das 22 horas, a guarnição da PM Itapiranga foi acionada em virtude de um furto ocorrido em uma residência na comunidade de Sede Capela. O proprietário de uma motocicleta Yamaha XTZ relatou que ouviu barulho de acionamento de freio e percebeu que sua motocicleta havia sido furtada. Os PMs contaram com apoio da guarnição da Operação Hórus e realizou as buscas. Foi abordado um indígena, menor de idade, caminhando nas redondezas. Em revista pessoal foi localizado uma chave em seu bolso. Ele confessou que a motocicleta estava escondida em um matagal no acesso à comunidade de Fortaleza, interior de São João do Oeste.


Os policiais foram até o local e encontraram a motocicleta, que foi devolvida ao proprietário. O adolescente indígena relatou que no local onde foi encontrada a motocicleta, havia outra motocicleta escondida, que havia sido furtada no fim de semana passado, também na comunidade de Sede Capela. A guarnição retornou ao matagal e localizou a motocicleta Honda Titan 150, que foi recolhida ao pátio conveniado para seguir os trâmites legais pela Polícia Civil, que realizava investigação do furto. A Polícia Militar também acionou o Conselho Tutelar para acompanhar a apreensão do menor, que foi conduzido à Delegacia.


Três homens foram presos após agredirem e roubarem idoso em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu por volta das 23h deste sábado uma ocorrência de lesão corporal e roubo ocorrida na Avenida Waldemar Rangrab, bairro São Jorge. No local os militares receberam informações de que três homens estariam agredindo um idoso e teriam lhe roubado certa quantia em dinheiro. Diante das características e informações repassadas por testemunhas, foram realizadas buscas, as quais localizaram três homens, reconhecidos pela vítima como autores das lesões e furto de 70 reais, que foi encontrado em posse de um dos suspeitos. Foi dada voz de prisão aos homens, que relataram que foi um deles que agrediu o idoso, pegou o dinheiro e dividiu com outro. O idoso foi encaminhado pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico.


O suspeito da agressão ao idoso utiliza tornozeleira eletrônica e já havia sido abordado pela PM na sexta-feira à noite, em via pública. Ele tentou correr da abordagem, pois sabia que não poderia estar fora de casa, sendo que os policiais na oportunidade confeccionaram o boletim de ocorrências, informando o fato.


Com poucas horas de diferença, três acidentes foram registrados no mesmo lugar, na BR 163, entre SMO e Guaraciaba, neste domingo. O local das colisões é entre a Cooperoeste Terra Viva e a comunidade da Linha Bela Vista das Flores. O primeiro acidente aconteceu às 8h, quando a condutora de um Corsa/Classic de Guaraciaba entrou num buraco, perdeu o controle e colidiu numa árvore. O segundo foi uma colisão traseira por volta das 16h30, e o terceiro uma saída de pista, seguida de colisão em pedras. De acordo com a condutora do Lifan/620, MARILCE PERIN, ela seguia de São José do Cedro para São Miguel do Oeste, quando entrou num buraco da rodovia, perdeu o controle do carro e bateu contra as pedras. Ela não sofreu ferimentos e revelou ainda que durante o trajeto havia desviado de outros buracos, além de um carro que havia sofrido acidente no mesmo local.


Casal de idosos sofreu ferimentos em acidente de trânsito no interior de São João do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 22 horas e 15 minutos de ontem, na comunidade de Beato Roque. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga socorreu um casal de idosos, vítima de saída de pista, seguida de choque em barranco do veículo Ford Fiesta, de Descanso. O condutor, de 65 anos, relatou fortes dores no quadril e perna direita, com suspeita de lesão no colo femoral direito. A caroneira, de 61 anos, relatou dores na coluna cervical. Ambos foram avaliados e conduzidos ao Hospital Santa Casa Rural, de São João do Oeste, e em seguida transferidos ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.


Morador de Guaraciaba foi mais uma vítima do golpe do 'Nudes' e perdeu oito mil e 200 reais. A Polícia Militar atendeu por volta das 11h de sexta-feira uma ocorrência de estelionato na Rua Primeiro de Maio, centro de Guaraciaba. No local um homem relatou que no dia 12 de outubro uma mulher o chamou para conversar em um aplicativo de redes sociais e durante a conversa recebeu fotos íntimas. No dia seguinte, o comunicante recebeu uma ligação de estelionatários, que se passavam por funcionários da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, relatando que a mulher com a qual o mesmo havia conversado era menor de idade e que esta precisaria ser internada em uma clínica de reabilitação, e para isso o comunicante teria que pagar o valor de oito mil e 200 reais para iniciar o tratamento. Caso não fizesse o depósito, poderia ir preso. O homem então foi até o banco e realizou um depósito no valor de sete mil e 200 reais para conta corrente de uma pessoa no município de Triunfo/RS.


Na sexta-feira, o homem relatou que recebeu novamente ligações de um falso delegado, exigindo mais uma quantia de seis mil reais, sendo que este foi até o banco e fez a transferência do referido valor, para uma outra conta, do município de Érico Veríssimo/RS. Minutos após, os familiares do homem perceberam que podia se tratar de um golpe, sendo que entraram em contato com o banco, conseguindo estornar o valor de seis mil reais, referente à última transferência realizada. Foi realizado o Boletim de Ocorrências e o caso será encaminhado à Polícia Civil.


O final de semana foi marcado pela morte do policial civil, NEIFE WERLANG, de 46 anos, crime que chocou a comunidade especialmente depois que a polícia civil confirmou que duas adolescentes mataram o policial a golpes de faca, uma delas, a filha dele. O crime aconteceu na sexta-feira, quando o policial civil foi encontrado morto, dentro de casa, com ferimentos de faca no pescoço. No sábado, a tarde, a filha e uma amiga, colega de escola, confessaram a autoria após serem confrontadas pela polícia. No sábado ainda, elas foram encaminhadas ao Centro de Atendimento de Adolescentes em Chapecó, onde permanecem apreendidas e o processo segue em segredo de Justiça. NEIFE WERLANG foi sepultado sábado no Cemitério Municipal de São Miguel do Oeste. Viaturas da polícia participaram do cortejo que levou o corpo da cripta da igreja matriz até o cemitério.


Ainda no sábado, a adolescente suspeita de matar o pai a facadas pediu para ir ao velório. A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O pedido, no entanto, foi negado. No sábado, um veículo de comunicação do estado divulgou que as adolescente teriam dito, no depoimento a polícia, que se inspiraram no caso RICHTHOFEN, a paulista que matou os pais com o apoio do namorado. No domingo, o delegado JOÃO WESTPHAL, responsável pela Divisão de Investigação Criminal, afirmou que as adolescentes não citaram o caso no depoimento e que objetivo da Policia Civil agora é elucidar a motivação e a dinâmica do crime. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos, que devem passar por perícia nos próximos dias.


A tia do policial civil morto na última sexta-feira se manifestou na manhã de hoje na Peperi. LUCIA WERLANG PEITTER disse que a família está muito abalada com o que aconteceu e que não consegue acreditar que o policial, que ela considera um filho do coração, foi morto pela filha. LUCIA afirmou que o NEIFE e a filha tinham um bom relacionamento e que ele educava e corrigia e menina porque quem ama faz isso. Ela também disse que não consegue imaginar o que motivou a adolescente a cometer o crime. A Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.