ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 18/10/2021

GLOBO EM FOCO – 18/10/21

-PROJETO QUE PREVÊ DÉCIMO QUARTO PARA APOSENTADOS AVANÇA NO CONGRESSO

-ESTADO VAI REPASSAR MAIS 392 MIL DOSES DE VACINA PARA OS MUNICÍPIOS

-PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVE DUAS ESCOLAS

-SÃO JOÃO DO OESTE PROMOVE FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL

-PREVENÇÃO E CLIMA FAVORÁVEL IMPEDEM ATAQUE DE PRAGA NO MILHO

-REGIÃO PODE TER MARCA HISTÓRICA DE CHUVA EM OUTUBRO

-HOMENS SÃO PRESOS APÓS AGREDIREM E ROUBAREM IDOSO

-FINAL DE SEMANA FOI MARCADO PELA MORTE DO POLICIAL CIVIL

O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas torrenciais no sudoeste da Índia, anunciaram as autoridades neste domingo. Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar. Até o momento, foram encontrados 11 corpos no distrito de Idukki e outros 14 no de Kottayam, ambos afetados por deslizamentos e inundações repentinas. Milhares de pessoas foram evacuadas e ao menos 100 acampamentos humanitários foram montados. O Exército, a Marinha e a Aviação participam das operações de resgate.

A União Europeia já exportou mais de um bilhão de doses de vacina contra a Covid-19 para cerca de 150 países nos últimos dez meses. A informação é da presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, nesta segunda-feira. Segundo ela, o bloco distribuiu "em torno de 87 milhões de doses para países de renda baixa e média por meio do mecanismo COVAX. Ela também antecipou que, nos próximos meses, a União Europeia deve doar pelo menos mais 500 milhões de doses aos países mais vulneráveis. Em setembro, a União Europeia anunciou que o mecanismo de controle de exportação de vacinas anticovid-19 será mantido em funcionamento até o final de dezembro, para garantir o abastecimento das campanhas de vacinação iniciadas no bloco.

A Argentina e o Paraguai se mostraram favoráveis a revisar a tarifa externa comum do Mercosul, um tema que é alvo de controvérsia dentro do bloco. A informação é dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, em um comunicado conjunto. A redução da tarifa externa comum às importações de países terceiros, que atualmente é de entre 13 e 14 por cento, em média, tem sido alvo de disputa nos últimos anos no Mercosul. Há uma semana, Brasil e Argentina anunciaram um acordo para reduzir em 10 por cento a tarifa, uma proposta que deve ser aprovada pelos outros dois países-membros: Paraguai e Uruguai.

O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, declarou nesta sexta-feira que o governo federal não renovará a ação de Garantia da Lei e da Ordem, que permite o emprego de militares no combate a crimes ambientais na Amazônia. MOURÃO é também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem é necessário para formalizar a operação em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas federais em geral e, a pedido de governadores. A operação que se encerrou na sexta ocorre nos municípios mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal e teve como referência a maior quantidade anual de alertas de desmatamento.

A Fiocruz informou que acordou com o Ministério da Saúde a entrega de 120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de distribuição ao longo do primeiro semestre de 2022. A fundação informou ainda que, para o segundo semestre do ano que vem, “a depender da evolução da situação sanitária do país”, a entidade já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, as tratativas encontram-se na fase final de formalização. A instituição ainda tem cerca de 70 milhões de doses que já foram contratadas e seguem pendentes de entrega para esse ano. A Fiocruz informou que a previsão é de que essas doses sejam entregues até o final de 2021.

A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado “décimo quarto salário”, aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social em caráter excepcional até 2023 avança na Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na sexta-feira o benefício que deverá pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como morte, doença, acidente ou reclusão. Conforme o substitutivo aprovado, o pagamento dobrado do abono anual aos segurados da Previdência Social deverá ocorrer, se sancionada a futura lei, até 2023. O autor do projeto original, POMPEO DE MATTOS afirmou ainda que o pagamento de mais uma parcela do abono previdenciário será relevante diante da pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Saúde vai distribuir ao longo desta segunda, mais uma remessa da vacina contra a Covid-19 para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica do estado. São 392 mil 835 doses para aplicação da segunda dose, sendo 75 mil 175 da AstraZeneca, 219 mil 960 doses da Pfizer e 97 mil e 700 da Coronavac. O diretor da DIVE, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK, alerta, mais uma vez, para a importância da população completar o esquema com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O último levantamento mostrou que mais de 420 mil pessoas deveriam ter voltado dentro do intervalo recomendado para tomar a segunda dose, mas não voltaram. Os intervalos de aplicação da segunda dose, neste momento, são de 28 dias para a Coronavac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca e oito semanas para a Pfizer.

O governador CARLOS MOISÉS recuou de estabelecer o programa de combate à precariedade menstrual em Santa Catarina por decreto, e decidiu encaminhar um projeto de lei à Alesc via Casa Civil. A mudança de planos foi uma orientação da Secretaria de Administração e da Secretaria da Fazenda, já que a proposta terá impacto financeiro para o Governo do Estado. A estimativa é que as despesas fiquem em torno de 800 mil. O valor foi calculado para a compra inicial de 600 mil absorventes higiênicos, que serão distribuídos a meninas de baixa renda que estudam na rede pública. O projeto de lei está em fase final, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, e deve ser apresentado à Alesc nos próximos dias. Espera-se que o programa atinja cerca de 15 por cento das meninas matriculadas nas escolas estaduais.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA determinou à Secretaria de Estado da Fazenda a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária. No modelo atual, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final. Segundo MOISÉS, a sistemática atual penaliza o consumidor, que é a parte mais fraca. Ele disse que o estado tem as menores alíquotas do país na gasolina, de 25 por cento e no diesel, de 12. A base de cálculo do ICMS do combustível é o seu preço de venda ao consumidor, definido livremente pelos estabelecimentos revendedores conforme critérios próprios.

Itapiranga ultrapassa 24 mil doses aplicadas no combate a Covid. A Secretaria da Saúde divulgou ontem novo boletim sobre a imunização contra o Coronavírus em Itapiranga. Quase 24 mil e 500 doses do imunizante contra a Covid-19 já foram aplicadas. A secretaria de Saúde ressalta que nesta segunda-feira, dia 18, não terá aplicação da vacina contra o Coronavírus. Já foram 24 mil 410 doses aplicadas até o momento. 10mil 843 pessoas são consideradas imunizadas, com duas doses. 380 pessoas estão imunizadas com dose única e ainda 358 idosos receberam doses de reforço. 12 mil 829 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina.

São João do Oeste tem novos integrantes no Conselho Tutelar. A posse ocorreu na manhã de hoje. Conselheiras eleitas e que assumem de imediato LIVETE MEIER SCHMITZ, ROSITA COSTA WEBER, MARTA REJANE ERTEL WELTER, SIMONE WIRTH ANSCHAU e HILÁRIA MARIA RAMBO. O município teve várias desistências e precisou de uma eleição extra, em regime de urgência para preencher os cargos. Poucos moradores demonstraram interesse no Conselho Tutelar, porém após várias campanhas foi possível definir os novos integrantes eleitos pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Na manhã desta segunda-feira, o Núcleo Feminino de Linha Santo Antônio, interior de Itapiranga, realizou a entrega de donativos para o Hospital Sagrada Família - Instituto Santé de Itapiranga. O núcleo integra o programa Mulher A1 Sicoob e desenvolveu uma ação social. A unidade de saúde foi contemplada com alimentos e produtos de higiene e limpeza. Conforme a líder do núcleo, JUREMA ZOZ BECKER, diversas ações sociais já foram realizadas pelas nucleadas, e neste ano, contou com o auxílio de toda comunidade que fez as doações. Em Linha Santo Antônio, o Núcleo Feminino possui 29 sócias. O programa Mulher A1 Sicoob conta com grupos em diversas comunidades dos municípios da região. O trabalho é focado na qualidade de vida, alimentação saudável e bem estar. A líder do grupo destaca que as ações sociais desenvolvidas pelo núcleo fazem a diferença no dia a dia das pessoas.

São João do Oeste promove Festival da Canção Estudantil. Será no dia 21, na Câmara de Vereadores, às 18 horas e 30 minutos. A Secretaria da Educação resolveu manter protocolo rigoroso no limite de pessoas. Cada calouro pode ter no máximo dois acompanhamentos. Conforme o Diretor de Cultura, Indústria e Comércio, ELIAS SCHNEIDER os detalhes foram definidos há mais de três meses e atualmente vários eventos já contam com presença de público, porém o festival será mantido restrito aos envolvidos na programação. SCHNEIDER informa que terá a participação de estudantes das escolas estaduais e municipais da cidade e interior. Eles já passaram pela seletiva escolar e foram selecionados para o evento municipal.

Ao total serão 27 calouros no Festival da Canção Estudantil de São João do Oeste. Eles vão concorrer a premiação que será entregue aos três primeiros colocados nas três categorias. O evento será dividido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental, séries finais e ensino médio. Conforme o diretor de Cultura, ELIAS SCHNIEDER, além da avaliação dos três jurados presentes, os calouros terão o voto popular. A participação vai ocorrer por meio de link com transmissão online das apresentações. SCHNEIDER avalia que o Festival da Canção Estudantil gera grande expectativa entre os alunos e a comunidade escolar. No ano passado não teve o evento em virtude da pandemia. Nesta quinta-feira, o festival mantém restrições, porém em formato que envolve e mobiliza professores, estudantes e departamento de Cultura.

O diretor de Cultura ELIAS SCHNEIDER afirma que o festival contribui para o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos, além de possibilitar o surgimento de talentos musicais. Ele enaltece a importância da parceria com o Sicoob Creditapiranga que viabiliza premiação atrativa aos primeiros colocado. SCHENIEDER destaca que São João do Oeste promove vários eventos que incentivam as atividades culturais, principalmente voltadas para a cultura germânica. Cita ainda o festival da canção alemã e outras programações nas escolas e nos eventos que ocorrem no município.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tunápolis desenvolve projetos de educação ambiental em duas escolas do município: a Padre Balduíno Rambo, da sede, e a de Linha Pitangueira, no interior. Conforme a secretária da pasta, DIRCELEI ARENHARDT, trata-se de um projeto de conscientização ambiental dos alunos, mas também envolve famílias e a comunidade de maneira geral. Na visão da secretária, se a importância da preservação ambiental for incutida agora nas crianças e adolescentes, mais preocupação elas terão no futuro. Os projetos envolvem alunos do ensino fundamental, do sexto ao nono ano. DIRCELEI lembra que o sétimo ano ainda está fazendo projeto voltado para a questão do lixo reciclável e principalmente o orgânico. Já os alunos do sexto, oitavo e nono ano vão desenvolver ações de cuidado ao meio ambiente, a partir do tema: “Cuidar do meio ambiente para o futuro”.

A secretária de Agricultura de Tunápolis observa que os alunos estão se envolvendo com o projeto e inclusive fazendo composteira em casa. DIRCELEI ARENHARDT destaca que já visitou essas famílias, onde verificou que também os adultos estão se envolvendo com a questão ambiental e em poupar os recursos naturais para ter no futuro. Um dos tópicos abordados pelo projeto, conforme DIRCELEI, é a mata ciliar e preservação das fontes de água. A secretária salienta que os pais já estão oferecendo espaços para revitalizar, o que deverá ter continuidade no ano que vem. O projeto de educação ambiental também terá premiação, por isso conta com a parceria do Sicoob, que vai fornecer os prêmios para os alunos que se destacarem, no final do ano. Também existe parceria com a Epagri, que auxilia a Secretaria na parte da compostagem.

DIRCELEI ARENHARDT enaltece que desde o início do projeto é registrada boa adesão dos alunos. De acordo com a secretária, os estudantes estão empolgados para a realização desse projeto. Numa análise a respeito da preservação ambiental, DIRCELEI observa que sempre houve desequilíbrio nesse sentido, não somente em Tunápolis, mas de modo geral. Ela pontua que existem áreas bem preservadas no município, mas também outras que precisam ser recuperadas e que demandam atenção da municipalidade. O problema do lixo, segundo DIRCELEI ARENHARDT, é global, e infelizmente no município também se encontra material jogado nos riachos ou encostas. A secretária de Agricultura enfatiza que outras ações também estão sendo planejadas para os próximos anos, principalmente voltadas ao lixo e cuidados com a preservação ambiental. Lembra que o projeto com as escolas vai continuar no ano que vem.

Outubro pode ter marca história de volume de chuva. Conhecido como o Homem do Tempo, o agricultor, WOLFGANG LENGERT, de linha Presidente Becker, Itapiranga, apresenta dados que chama atenção para o volume de chuva nos primeiros 15 dias de outubro. O mês tem por tradição apresentar o maior volume de chuva em comparação aos demais ao longo do ano. Em 87 anos de monitoramento, apenas em quatro oportunidades o mês de outubro registrou abaixo de 100 milímetros de chuva. As maiores marcas foram em 1954 e 1998 com mais de 600 milímetros. Na primeira quinzena de outubro de 2021 foram registrados dias 261 milímetros, com 10 dias seguidos com chuva. Em outubro do ano passado teve a pior marca em quase nove décadas, com apenas 65 milímetros.

WOLFGANG LENGERT, conta com sistemas modernos e uma Estação Meteorológica que serve de referência. As informações coletadas ao longo de quase 90 anos também já resultaram em um livro, publicado em 2019. Com 81 anos de idade, ele demonstra entusiasmo e se dedica a conferir e anotar diariamente variações de vento, volume de chuva, presença de nuvens e temperaturas máxima e mínima . Os dados são referências para pesquisas universitárias e também contribui diariamente com Ronaldo Coutinho.

Lavouras de milho estão em pleno desenvolvimento e praticamente livres da Cigarrinha. Segundo Agrônomo da Cooper A1, dois fatores foram determinante para o controle da praga no plantio do cedo. O cuidado que o produtor rural teve com monitoramento constante e aplicação de produtos químicos para impedir o desenvolvimento da praga e ainda o clima favorável com frio intenso no inverno e chuva nas últimas semanas. Conforme o engenheiro agrônomo da Cooper A1 de Itapiranga, CELIOMAR CRESTANI, na safra passada, a Cigarrinha era novidade e surpreendeu muitos agricultores, causando elevado prejuízo nas lavouras. Neste ano a atenção foi maior no controle do inseto e isso reduziu de maneira significativa a proliferação.

O agrônomo alerta para a necessidade do produtor ficar atento, pois a Cigarrinha não está eliminada e com período de sol pode reaparecer com força e causar danos inesperados. Segundo CELIOMAR CRESTANI, a preocupação está com as lavouras que serão implantadas a partir da segunda quinzena de outubro e safrinha. O primeiro plantio já está livre do ataque da praga, pois as plantas estão bem desenvolvidas e já passaram da fase mais crítica. CRESTANI elogia a mobilização do Ministério da Agricultura, Cidasc e Epagri, além de empresas que atuaram em conjunto no monitoramento de pragas, evitando a infestação com doenças. CELIOMAR CRESTANI afirma que até o momento é existe baixa ocorrência de ataques, sem causar prejuízo nas lavouras. A preocupação era bastante grande e felizmente não está se confirmando.

Preços animadores de culturas da região geram boa expectativa para a próxima safra. O engenheiro agrônomo da Cooper A1, CELIOMAR CRESTANI, diz que a situação atual é bem diferente das últimas duas safras. As estiagem que castigaram a região, resultaram em prejuízos e incertezas para a comercialização de grãos e alimentação dos animais. CRESTANMI lembra que a chuva regular e até em excesso, contrasta com estiagens rigorosas que os produtores rurais enfrentaram. Neste momento o otimismo é maior. Ele lamenta o alto custo para implantação das lavouras e reconhece a necessita de grande rendimento para proporcionar faturamento aos produtores rurais.

Casal de idosos sofre ferimentos em acidente de trânsito no interior de São João do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 22 horas e 15 minutos de ontem, em linha Beato Roque, interior de São João do Oeste. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga socorreu um casal de idosos, vítima de saída de pista seguida de choque em barranco do veículo Ford Fiesta prata de Descanso. O condutor, idoso de 65 anos, relatou fortes dores no quadril e perna direita. Com suspeita de lesão no colo femoral direito. A caroneira, idosa de 61 anos relatou dores na coluna cervical. Ambos foram avaliados e conduzidos ao hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, em seguida transferido ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Homens são presos após agredirem e roubarem idoso em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu por volta das 23 horas de sábado, uma ocorrência de lesão corporal e roubo, em São Miguel do Oeste. Os policiais receberam informações que três homens estariam agredindo um idoso e teriam lhe roubado uma quantia em dinheiro. Os três homens foram localizados e reconhecidos pela vítima como autores das lesões e furto de 70 reais, que foi encontrado em posse de um dos suspeitos. Eles relataram que um deles agrediu o idoso e pegou o dinheiro. O suspeito da agressão ao idoso utiliza tornozeleira eletrônica e foi abordado pela PM na sexta-feira, à noite em via pública, o qual tentou correr da abordagem pois sabia que não poderia estar fora de casa, sendo que os policiais na oportunidade confeccionaram o boletim de ocorrência informando o fato. A vítima foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para atendimento médico, e os envolvidos encaminhados à Delegacia.

Três acidentes foram registrados na BR-163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba neste domingo, com intervalo de poucas horas. O local das colisões é entre a Cooper Oeste Terra Viva e a comunidade da Linha Bela Vista das Flores. O primeiro aconteceu às oito horas, onde a motorista de um Corsa, de Barra Bonita caiu em um buraco, perdeu o controle e colidiu com uma árvores. O segundo foi uma colisão traseira por volta das 16 horas e 30 minutos, e o terceiro foi uma saída de pista seguida de choque em pedras. De acordo com a condutora do Lifan, ela seguia de São José do Cedro para São Miguel do Oeste quando no local, caiu em um buraco na rodovia perdeu o controle do carro e bateu contra as pedras. Ela não sofreu ferimentos.

PM recupera duas motocicletas furtadas por indígena em Itapiranga. Os furtos ocorreram na comunidade de Sede Capela, durante os dois últimos fins de semana. Ontem, por volta das 22 horas, a guarnição da Polícia Militar de Itapiranga foi acionada em virtude de um furto ocorrido em uma residência na comunidade de Sede Capela, interior de Itapiranga. O proprietário de uma motocicleta Yamaha XTZ relatou que ouviu barulho de acionamento de freio e percebeu que sua motocicleta havia sido furtada. A guarnição de Itapiranga contou com apoio da guarnição da Operação Hórus e realizou buscas. Foi abordado um indígena, menor de idade, caminhando nas redondezas. Em revista pessoal foi localizado uma chave em seu bolso. Ele confessou que a motocicleta estava escondida em um matagal no acesso a comunidade de Fortaleza, interior de São João do Oeste.

Os policiais foram até o local e localizaram a motocicleta, que foi devolvida ao proprietário. O adolescente indígena relatou que no local onde foi encontrada a motocicleta, havia outra motocicleta escondida, que havia sido furtada no fim de semana passado, também na comunidade de Sede Capela. A guarnição retornou ao matagal e localizou a motocicletas Honda Titan 150, que foi recolhida ao pátio conveniado para seguir os trâmites legais pela Polícia Civil que realizava investigação do furto. A Polícia Militar também acionou o Conselho Tutelar para acompanhar a apreensão do menor, que foi conduzido à Delegacia.

O final de semana foi marcado pela morte do policial civil, NEIFE WERLNAG, de 46 anos, crime que chocou a comunidade especialmente depois que a polícia civil confirmou que duas adolescentes mataram o policial a golpes de faca, uma delas, a filha dele. O crime aconteceu na sexta-feira, quando o policial civil foi encontrado morto, dentro de casa, com ferimentos de faca no pescoço. No sábado, a tarde, a filha e uma amiga, colega de escola, confessaram a autoria após serem confrontadas pela polícia. No sábado ainda, elas foram encaminhadas ao Centro de Atendimento de Adolescentes em Chapecó, onde permanecem apreendidas e o processo segue em segredo de Justiça. NEIFE WERLAGN foi sepultado sábado no Cemitério Municipal de São Miguel do Oeste. Viaturas da polícia participaram do cortejo que levou o corpo da cripta da igreja matriz até o cemitério.

Ainda no sábado, a adolescente suspeita de matar o pai a facadas pediu para ir ao velório. A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O pedido, no entanto, foi negado. No sábado, um veículo de comunicação do estado divulgou que as adolescente teriam dito, no depoimento à polícia, que se inspiraram no caso RICHTHOFEN, a paulista que matou os pais com o apoio do namorado. No domingo, o delegado JOÃO WESTPHAL, responsável pela Divisão de Investigação Criminal, afirmou que as adolescentes não citaram o caso no depoimento e que objetivo da Policia Civil agora é elucidar a motivação e a dinâmica do crime. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos, que devem passar por perícia nos próximos dias.

A tia do policial civil morto na última sexta-feira se manifestou na manhã de hoje na Peperi. LUCIA WERLANG PEITTER disse que a família está muito abalada com o que aconteceu e que não consegue acreditar que o policial, que ela considera um filho do coração, foi morto pela filha. LUCIA afirmou que o NEIFE e a filha tinham um bom relacionamento e que ele educava e corrigia e menina porque quem ama faz isso. Ela também disse que não consegue imaginar o que motivou a adolescente a cometer o crime. A Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.