ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 18/10/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas torrenciais no sudoeste da Índia, anunciaram as autoridades neste domingo. Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar. Até o momento, foram encontrados 11 corpos no distrito de Idukki e outros 14 no de Kottayam, ambos afetados por deslizamentos e inundações repentinas. Milhares de pessoas foram evacuadas e ao menos 100 acampamentos humanitários foram montados. O Exército, a Marinha e a Aviação participam das operações de resgate.

A União Europeia já exportou mais de um bilhão de doses de vacina contra a Covid-19 para cerca de 150 países nos últimos dez meses. A informação é da presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, nesta segunda-feira. Segundo ela, o bloco distribuiu "em torno de 87 milhões de doses para países de renda baixa e média por meio do mecanismo COVAX. Ela também antecipou que, nos próximos meses, a União Europeia deve doar pelo menos mais 500 milhões de doses aos países mais vulneráveis. Em setembro, a União Europeia anunciou que o mecanismo de controle de exportação de vacinas anticovid-19 será mantido em funcionamento até o final de dezembro, para garantir o abastecimento das campanhas de vacinação iniciadas no bloco.

A Argentina e o Paraguai se mostraram favoráveis a revisar a tarifa externa comum do Mercosul, um tema que é alvo de controvérsia dentro do bloco. A informação é dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, em um comunicado conjunto. A redução da tarifa externa comum às importações de países terceiros, que atualmente é de entre 13 e 14 por cento, em média, tem sido alvo de disputa nos últimos anos no Mercosul. Há uma semana, Brasil e Argentina anunciaram um acordo para reduzir em 10 por cento a tarifa, uma proposta que deve ser aprovada pelos outros dois países-membros: Paraguai e Uruguai.

O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, declarou nesta sexta-feira que o governo federal não renovará a ação de Garantia da Lei e da Ordem, que permite o emprego de militares no combate a crimes ambientais na Amazônia. MOURÃO é também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem é necessário para formalizar a operação em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas federais em geral e, a pedido de governadores. A operação que se encerrou na sexta ocorre nos municípios mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal e teve como referência a maior quantidade anual de alertas de desmatamento.

A Fiocruz informou que acordou com o Ministério da Saúde a entrega de 120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de distribuição ao longo do primeiro semestre de 2022. A fundação informou ainda que, para o segundo semestre do ano que vem, “a depender da evolução da situação sanitária do país”, a entidade já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, as tratativas encontram-se na fase final de formalização. A instituição ainda tem cerca de 70 milhões de doses que já foram contratadas e seguem pendentes de entrega para esse ano. A Fiocruz informou que a previsão é de que essas doses sejam entregues até o final de 2021.

A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado “décimo quarto salário”, aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social em caráter excepcional até 2023 avança na Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na sexta-feira o benefício que deverá pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como morte, doença, acidente ou reclusão. Conforme o substitutivo aprovado, o pagamento dobrado do abono anual aos segurados da Previdência Social deverá ocorrer, se sancionada a futura lei, até 2023. O autor do projeto original, POMPEO DE MATTOS afirmou ainda que o pagamento de mais uma parcela do abono previdenciário será relevante diante da pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Saúde vai distribuir ao longo desta segunda, mais uma remessa da vacina contra a Covid-19 para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica do estado. São 392 mil 835 doses para aplicação da segunda dose, sendo 75 mil 175 da AstraZeneca, 219 mil 960 doses da Pfizer e 97 mil e 700 da Coronavac. O diretor da DIVE, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK, alerta, mais uma vez, para a importância da população completar o esquema com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O último levantamento mostrou que mais de 420 mil pessoas deveriam ter voltado dentro do intervalo recomendado para tomar a segunda dose, mas não voltaram. Os intervalos de aplicação da segunda dose, neste momento, são de 28 dias para a Coronavac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca e oito semanas para a Pfizer.

O governador CARLOS MOISÉS recuou de estabelecer o programa de combate à precariedade menstrual em Santa Catarina por decreto, e decidiu encaminhar um projeto de lei à Alesc via Casa Civil. A mudança de planos foi uma orientação da Secretaria de Administração e da Secretaria da Fazenda, já que a proposta terá impacto financeiro para o Governo do Estado. A estimativa é que as despesas fiquem em torno de 800 mil. O valor foi calculado para a compra inicial de 600 mil absorventes higiênicos, que serão distribuídos a meninas de baixa renda que estudam na rede pública. O projeto de lei está em fase final, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, e deve ser apresentado à Alesc nos próximos dias. Espera-se que o programa atinja cerca de 15 por cento das meninas matriculadas nas escolas estaduais.

O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA determinou à Secretaria de Estado da Fazenda a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária. No modelo atual, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final. Segundo MOISÉS, a sistemática atual penaliza o consumidor, que é a parte mais fraca. Ele disse que o estado tem as menores alíquotas do país na gasolina, de 25 por cento e no diesel, de 12.A base de cálculo do ICMS do combustível é o seu preço de venda ao consumidor, definido livremente pelos estabelecimentos revendedores conforme critérios próprios.

Lei Aldir Blanc vai liberar verbas importantes para artistas locais. MARILEI BERNARDI – responsável pelo setor na prefeitura de Campo Erê, informa que foi lançado edital para concurso público para estender novamente auxílio emergencial para quem realiza cultura. Ano passado mais de 20 artistas da cidade dividiram entre si 70 mil reais de auxílio dos governos estadual e federal. Desta vez haverá algumas mudanças. Os interessados tem até o dia 25, a meia-noite, para preencher cadastro pela internet e não mais pela prefeitura. O auxílio emergência não é só para músicos mas para outros setores como artesanato, por exemplo. O site para inscrição é: www.cultura.sc.gov.br.

Fundação Catarinense de Cultura é que vai analisar os documentos preenchidos pelos artistas locais. Estando de acordo com as exigências, os auxílios emergências serão liberados. Quem recebeu dinheiro no ano passado poderá participar novamente, mas é preciso comprovar a atividade que a pessoa exerce. Em primeiro lugar é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, mas não pode repetir a mesma proposta de 2020. É preciso alterar, conforme a categoria que a pessoa se inscrever. Cada função tem um valor. MARILEI BERNARDI – que cuida da lei Aldir Blanc em Campo Erê, diz que tem caso em que o artista vai levar até 20 mil reais do governo. Em Campo Erê várias pessoas serão atendidas.

Escola Nossa Senhora de Fátima trabalha a produção de alimentos saudáveis. Como conta FERNANDA COSTA - diretora do educandário da localidade 12 de novembro, a única escola de interior de Campo Erê, a horta escolar está produzindo muito bem. Lembra que o projeto foi reativado no início do ano com a ajuda dos pais de alunos, e atualmente além de abastecer o consumo interno na escola, consegue fazer sobrar para os estudantes levarem para casa. Segundo FERNANDA, a horta foi reativada por causa da preocupação em ensinar sobre alimentação saudável, incentivando que as crianças levem esse conhecimento para casa e para vida.



Horta escolar serve também como laboratório prático. De acordo com a diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima de Campo Erê – FERNANDA COSTA, o projeto da horta tem vários benefícios para o educandário. O espaço pode ser usado para as crianças observarem na prática o que é ensinado nas aulas, aproximando o conhecimento teórico das atividades do dia-a-dia. A diretora salienta que por ser uma escola do campo, a última de Campo Erê, estimular o interesse na área agrícola é um dos objetivos. Incentivando que cada criança tenha uma horta em casa, se cria desde cedo o gosto pelo cultivo.



Saída de jovens do meio agropecuário é um problema a ser combatido. Essa é uma preocupação da diretora da escola da linha 12 de Novembro - FERNANDA COSTA. Ela observa que muitos jovens estão saindo da propriedade rural para estudar e trabalhar fora, e muitas vezes não voltam mais para a agricultura. Na opinião da diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima, para que os estudantes aprendam melhor o que é ensinado na sala de aula, o conhecimento deve ser relacionado com sua realidade. Também por isso deseja repassar o conteúdo através desse meio.



Epagri promove curso de meliponicultura. Segundo o extensionista da Epagri, em Palma Sola, MARCOS FURLAN, a capacitação contou com a participação de apicultores de outros municípios da região. Ele disse que foram realizadas capacitações teóricas e também práticas divididas em meio período cada trabalho. O extensionista destacou que diversos assuntos foram abordados no curso para auxiliar os produtores a desenvolverem melhor as atividades. Ao todo 16 apicultores estiveram participando da capacitação com atividades em uma propriedade dentro da cidade de Palma Sola.

Prefeita vai percorrer vários gabinetes em Florianópolis essa semana. ROZANE MOREIRA viaja hoje para a capital do Estado, onde vai cumprir uma agenda intensa, como na Secretaria do Desenvolvimento Social. Lá, ela vai tratar do Projeto SC Mais Moradia, que tem a finalidade de transferir recursos para os municípios para construção de algumas casas populares. Em abril a prefeita conversou com o secretário CLAUDINEI MARQUES, quando fez o convite para ele visitar Campo Erê e conhecer a realidade habitacional na Cohab e Vila Feliz. O secretário veio e se comprometeu a se esforçar para atender o pedido, que foi reforçado pelas vereadores SUZIANE TESKE e LAURA TREVISAN.

Campo Erê está entre os 15 municípios que serão contemplados com recursos para casa popular própria, nessa primeira etapa do programa Santa Catarina Mais Moradia. A prefeita ROZANE MOREIRA explica que somente serão contempladas famílias muito pobres. Ela lamenta a falta de um programa idêntico do Governo Federal, subsidiando a população de baixíssima renda, que não consegue acessar os créditos do Programa Minha Casa Verde e Amarelo. ROZANE aproveita a viagem para gestionar na Secretaria da Saúde, a reforma da Unidade de Saúde que atende a Cohab e a Vila Feliz, pois necessita de completa revitalização. Vai pedir um ônibus ou micro para transportar pacientes, porque várias viagens são feitas de van.

Polícia apreende pés de maconha. A Polícia Militar apreendeu alguns pés de maconha, que estavam numa casa no bairro Cruzeiro, em São Lourenço do Oeste, no sábado à tarde. Os policiais chegaram ao local depois que uma mulher, de 29 anos, disse ter encontrado os pés de maconha próximo de sua residência. Ela explicou que não sabe quem é o dono da casa, pois está vazia. A polícia apreendeu quatro pés de maconha e, agora, prosseguirá com a investigação.

Motorista perde controle de veículo e colide contra farmácia. A colisão ocorreu no sábado, no centro da cidade de Quilombo. Uma mulher de 66 anos, dirigia um ToyotaEtios, quando perdeu o controle da direção e colidiu contra a porta de uma farmácia. Para a Polícia Militar, a mulher contou que quando foi estacionar o carro em frente a farmácia, trocou o pedal de freio pelo da aceleração, ocasionado o acidente. A mulher foi levada para atendimento médico no Hospital São Bernardo.

Capotamento deixa motorista ferido na SC-305. O acidente aconteceu por volta das 21 horas e 45 minutos de ontem, no interior de Anchieta. De acordo com os bombeiros do município, uma Strada com placas de Romelândia saiu da pista e capotou. A caminhonete ia sentido Anchieta a Romelândia, quando o motorista, de 33 anos, perdeu o controle do veículo. A Polícia Militar do município também esteve no local. O homem sofreu apenas ferimentos leves. Ele foi encaminhado para receber tratamento médicos em Anchieta.

Saída de pista deixa motoqueiro ferido. O acidente ocorreu sábado, na SC-160 na área Industrial de Saltinho. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a ocorrência. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com um homem de 21 anos, consciente e orientado, sentado as margens da rodovia. Ele apresentava escoriação no joelho, possível fratura na região do tornozelo e punho, além de fortes dores na região das costelas e ombro. Após imobilização e limpeza de ferimentos foi encaminhado ao hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Casa fica destruída por incêndio no interior. O Corpo de Bombeiros de Anchieta atendeu a ocorrência por volta da meia noite e meia de ontem, na Linha Esperança, interior de Romelândia. Chegando no local, os socorristas confirmaram a ocorrência. O fogo atingiu uma residência mista. Toda a casa estava tomada pelas chamas. Foi realizado o dimensionamento da cena e gerenciamento dos riscos, e efetuado o corte da energia elétrica. Para o combate as chamas, foram utilizados aproximadamente 8000 litros de água. Ninguém ficou ferido e as causas do incêndio serão apuradas.

Homem é atropelado por veículo na PR-180 em Marmeleiro. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê atendeu a ocorrência sábado, na PR-180. Foi um atropelamento, envolvendo um Fiat Strada com placas de Marmeleiro. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com um homem de 74 anos inconsciente caído na estrada com ferimento na região do crânio. Após imobilização e contenção de hemorragia ele foi encaminhado ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. A Polícia Rodoviária Militar de Francisco Beltrão também foi acionada. O condutor do veículo permaneceu no local.

O final de semana foi marcado pela morte do policial civil, NEIFE WERLANG, de 46 anos. O crime chocou a comunidade especialmente depois que a polícia civil confirmou que duas adolescentes mataram o policial a golpes de faca, uma delas, a filha dele. O crime aconteceu na sexta-feira, quando o policial civil foi encontrado morto, dentro de casa, com ferimentos de faca no pescoço. No sábado, a tarde, a filha e uma amiga, colega de escola, confessaram a autoria após serem confrontadas pela polícia. No sábado ainda, elas foram encaminhadas ao Centro de Atendimento de Adolescentes em Chapecó, onde permanecem apreendidas e o processo segue em segredo de Justiça. NEIFE WERLAGN foi sepultado sábado no Cemitério Municipal de São Miguel do Oeste. Viaturas da polícia participaram do cortejo que levou o corpo da cripta da igreja matriz até o cemitério.

No despacho, o juiz cita que a adolescente se despediu do pai ao dar as facadas que o mataram. A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No sábado, um veículo de comunicação do estado divulgou que as adolescente teriam dito, no depoimento à polícia, que se inspiraram no caso RICHTHOFEN, a paulista que matou os pais com o apoio do namorado. No domingo, o delegado JOÃO WESTPHAL, responsável pela Divisão de Investigação Criminal, afirmou que as adolescentes não citaram o caso no depoimento e que objetivo da Policia Civil agora é elucidar a motivação e a dinâmica do crime. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos, que devem passar por perícia nos próximos dias.

A tia do policial civil morto na última sexta-feira se manifestou na manhã de hoje na Peperi. LUCIA WERLANG PEITTER disse que a família está muito abalada com o que aconteceu e que não consegue acreditar que o policial, que ela considera um filho do coração, foi morto pela filha. LUCIA afirmou que o NEIFE e a filha tinham um bom relacionamento e que ele educava e corrigia e menina porque quem ama faz isso. Ela também disse que não consegue imaginar o que motivou a adolescente a cometer o crime.

A Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.