-PROJETO QUE PREVÊ DÉCIMO QUARTO PARA APOSENTADOS AVANÇA NO CONGRESSO
-ESTADO VAI REPASSAR MAIS 392 MIL DOSES DE VACINA PARA OS MUNICÍPIOS
-RECURSOS DISPONIBILIZADOS DEVE GARANTIR METADE DAS OBRAS DE ASFALTAMENTO
-EXECUTIVO E LEGISLATIVO PROTOCOLAM PEDIDOS EM FLORIANÓPOLIS
-CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO TRAÇA PLANEJAMENTO DOS PRÓXIMOS ANOS
-ESCOLA PROMOVE PALESTRA EDUCATIVA PARA ADOLESCENTES
-SEMINÁRIO DEBATE AMPLIAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO DE MENORES
-PREFEITURA AVALIA REALIZAR FEIRA NO COMEÇO DE 2022
-FILHA SUSPEITA DE MATAR PAI TINHA BOM RELACIONAMENTO COM O POLICIAL
-HOMEM PERDE MAIS DE R$ 7 MIL COM GOLPE DO ‘NUDES’
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Pelo menos 25 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações provocadas por chuvas torrenciais no sudoeste da Índia, anunciaram as autoridades neste domingo. Os socorristas continuam procurando sobreviventes e o Exército transporta equipes de resgate pelo ar. Até o momento, foram encontrados 11 corpos no distrito de Idukki e outros 14 no de Kottayam, ambos afetados por deslizamentos e inundações repentinas. Milhares de pessoas foram evacuadas e ao menos 100 acampamentos humanitários foram montados. O Exército, a Marinha e a Aviação participam das operações de resgate.
A União Europeia já exportou mais de um bilhão de doses de vacina contra a Covid-19 para cerca de 150 países nos últimos dez meses. A informação é da presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, nesta segunda-feira. Segundo ela, o bloco distribuiu "em torno de 87 milhões de doses para países de renda baixa e média por meio do mecanismo COVAX. Ela também antecipou que, nos próximos meses, a União Europeia deve doar pelo menos mais 500 milhões de doses aos países mais vulneráveis. Em setembro, a União Europeia anunciou que o mecanismo de controle de exportação de vacinas anticovid-19 será mantido em funcionamento até o final de dezembro, para garantir o abastecimento das campanhas de vacinação iniciadas no bloco.
A Argentina e o Paraguai se mostraram favoráveis a revisar a tarifa externa comum do Mercosul, um tema que é alvo de controvérsia dentro do bloco. A informação é dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, em um comunicado conjunto. A redução da tarifa externa comum às importações de países terceiros, que atualmente é de entre 13 e 14 por cento, em média, tem sido alvo de disputa nos últimos anos no Mercosul. Há uma semana, Brasil e Argentina anunciaram um acordo para reduzir em 10 por cento a tarifa, uma proposta que deve ser aprovada pelos outros dois países-membros: Paraguai e Uruguai.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, declarou nesta sexta-feira que o governo federal não renovará a ação de Garantia da Lei e da Ordem, que permite o emprego de militares no combate a crimes ambientais na Amazônia. MOURÃO é também presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem é necessário para formalizar a operação em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas federais em geral e, a pedido de governadores. A operação que se encerrou na sexta ocorre nos municípios mapeados pelo Grupo Gestor do Conselho Nacional da Amazônia Legal e teve como referência a maior quantidade anual de alertas de desmatamento.
A Fiocruz informou que acordou com o Ministério da Saúde a entrega de 120 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, com previsão de distribuição ao longo do primeiro semestre de 2022. A fundação informou ainda que, para o segundo semestre do ano que vem, “a depender da evolução da situação sanitária do país”, a entidade já está negociando com o Ministério da Saúde a opção de fornecimento de mais 60 milhões de doses. Segundo a Fiocruz, as tratativas encontram-se na fase final de formalização. A instituição ainda tem cerca de 70 milhões de doses que já foram contratadas e seguem pendentes de entrega para esse ano. A Fiocruz informou que a previsão é de que essas doses sejam entregues até o final de 2021.
A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado “décimo quarto salário”, aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social em caráter excepcional até 2023 avança na Câmara dos Deputados. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na sexta-feira o benefício que deverá pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como morte, doença, acidente ou reclusão. Conforme o substitutivo aprovado, o pagamento dobrado do abono anual aos segurados da Previdência Social deverá ocorrer, se sancionada a futura lei, até 2023. O autor do projeto original, POMPEO DE MATTOS afirmou ainda que o pagamento de mais uma parcela do abono previdenciário será relevante diante da pandemia de Covid-19.
A Secretaria de Saúde vai distribuir ao longo desta segunda, mais uma remessa da vacina contra a Covid-19 para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica do estado. São 392 mil 835 doses para aplicação da segunda dose, sendo 75 mil 175 da AstraZeneca, 219 mil 960 doses da Pfizer e 97 mil e 700 da Coronavac. O diretor da DIVE, JOÃO AUGUSTO BRANCHER FUCK, alerta, mais uma vez, para a importância da população completar o esquema com as duas doses da vacina contra a Covid-19. O último levantamento mostrou que mais de 420 mil pessoas deveriam ter voltado dentro do intervalo recomendado para tomar a segunda dose, mas não voltaram. Os intervalos de aplicação da segunda dose, neste momento, são de 28 dias para a Coronavac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca e oito semanas para a Pfizer.
O governador CARLOS MOISÉS recuou de estabelecer o programa de combate à precariedade menstrual em Santa Catarina por decreto, e decidiu encaminhar um projeto de lei à Alesc via Casa Civil. A mudança de planos foi uma orientação da Secretaria de Administração e da Secretaria da Fazenda, já que a proposta terá impacto financeiro para o Governo do Estado. A estimativa é que as despesas fiquem em torno de 800 mil. O valor foi calculado para a compra inicial de 600 mil absorventes higiênicos, que serão distribuídos a meninas de baixa renda que estudam na rede pública. O projeto de lei está em fase final, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Educação, e deve ser apresentado à Alesc nos próximos dias. Espera-se que o programa atinja cerca de 15 por cento das meninas matriculadas nas escolas estaduais.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA determinou à Secretaria de Estado da Fazenda a realização de um estudo sobre a possibilidade de retirar os combustíveis do sistema de Substituição Tributária. No modelo atual, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final. Segundo MOISÉS, a sistemática atual penaliza o consumidor, que é a parte mais fraca. Ele disse que o estado tem as menores alíquotas do país na gasolina, de 25 por cento e no diesel, de 12. A base de cálculo do ICMS do combustível é o seu preço de venda ao consumidor, definido livremente pelos estabelecimentos revendedores conforme critérios próprios.
A Administração Municipal de São José do Cedro, através da Secretaria de Educação entregou no dia de ontem o uniforme escolar para os profissionais da educação da rede municipal de ensino. A secretária de Educação, TÂNIA DOS SANTOS, visitou as Unidades Escolares e realizou a entrega do agasalho e de um cartão, prestando homenagens a esses profissionais que fazem excelente trabalho na área da educação. Na ocasião, também conversou com os professores e monitores sobre os trabalhos realizados na educação em 2021, e sobre novos projetos para 2022, no intuito de melhorar ainda mais a educação em nosso município. A secretária também aproveitou o momento para convidar todos os profissionais da educação para a Conferência Municipal de Educação que está sendo realizado hoje na Sociedade Esportiva Cedro.
A secretaria de Educação realiza hoje a Conferência Municipal com os profissionais da área em SJCedro. A informação é da coordenadora pedagógica, SANDRA KUNZLER. Nesta conferência será abordado sobre as metas e estratégias da educação no município. Ela explicou que também será proposto novos projetos para os próximos dez anos. Na manhã de hoje aconteceu uma palestra tratando sobre novas formas de ensino que a pandemia trouxe para o setor nos últimos meses. A coordenadora ainda comentou que durante esta tarde será desenvolvido as plenárias também envolvendo os profissionais da área onde os mesmos poderão opinar sobre a elaboração do planejamento. Esta conferência está aberta para pais e alunos da rede municipal de ensino. SANDRA destacou que o debate para a elaboração do planejamento ocorre durante este mês de outubro e a partir de novembro se inicia as conferências estaduais e posteriormente nacionais.
A Escola Renascer do município de Princesa realizou uma palestra educativa com a turma do quinto ano. A informação é da diretora da unidade, NEILA HAMMES. Os assuntos abordados tratavam sobre a puberdade, mudanças no corpo e outros assuntos relacionados ao crescimento. A diretora comentou que debater sobre o assunto é importante para o conhecimento do adolescente. Ela explicou que os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas. A conversa aconteceu em dois momentos, primeiramente com as meninas e na sequência com os meninos. A ação acontece anualmente em parceria entre as secretarias de Educação e Saúde.
A prefeitura de Guarujá do Sul está avaliando formalizar novo nome dado à promoção denominada de Descontaço Guarujá para o próximo ano. A informação é do secretário de Indústria e Comércio, FABRÍCIO WAGNER. Conforme ele, o objetivo é renovar as ações visando cada vez mais a adesão da população. Ele lembrou que neste ano, o Descontaço Guarujá teve duas edições que surpreendeu a prefeitura com a participação da população. O secretário ainda citou a edição mais recente, feita no final de semana dos dias oito e nove de outubro, que também obteve boa adesão dos consumidores. Apesar da chuva em ambos os dias, o que poderia provocar baixa movimentação no comércio, não impediu os moradores de aproveitarem as promoções de descontos e parcelamentos especiais. FABRÍCIO também destacou que esta nova programação veio para reaquecer as vendas do comércio local. Por isso, para o ano de 2022 a prefeitura e secretaria avaliam novidades.
Nesta nova modalidade estudada pela secretaria de Indústria e Comércio, a intenção é ceder os estandes sem a necessidade de cobrar do empresário. O secretário, FABRÍCIO WAGNER disse que a escolha de cada espaço deverá ser por agendamento prévio. Ele explicou que este novo formato seria a inclusão de dois eventos realizados no município, sendo a Feira e Descontaço Guarujá. Tendo em vista que o local poderá contar com praça de alimentação, espaço kids e se possível até show com música ao vivo. FABRÍCIO relatou que a intenção é realizar a feira num espaço aberto, como por exemplo, em frente a praça municipal. Apesar de ser um evento menor, o secretário acredita que isso deve proporcionar movimento no comércio local.
Mais de 16 mil residências consumidoras de energia elétrica ficaram sem o fornecimento devido ao temporal na última semana. A informação é do gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA. O fato foi registrado no início da madrugada de quinta-feira, dia 14 de outubro. Após horas madrugada adentro, o fornecimento de energia foi restabelecido nas primeiras horas da manhã de quinta na grande parte das residências. Já para outras mil e 700 unidades consumidoras o fornecimento voltou apenas próximo ao meio-dia. Conforme o gerente, os ventos chegaram a 80 quilômetros por hora e atingiu os municípios como SJCedro, Princesa, Descanso e Riqueza, como também em todos os 34 municípios de abrangência da Celesc. VALMORBIDA ainda informou que alguns entraves, como queda de árvores, dificultou a solução dos problemas em certos pontos.
Na última semana, juntamente com a prefeitura e a secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, ocorreu o primeiro Seminário da escuta especializada em SJCedro. O programa foi criado no município e aprovado pelo conselho CMDCA, de acordo com a lei federal, que visa a implantação da escuta especializada que busca ampliar a rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência. A ação acontece através do procedimento de entrevista realizada pela equipe técnica responsável pela escuta, procedimento este que busca garantir a proteção e o cuidado da vítima. Este seminário contou com a participação e apoio da rede de proteção envolvida, sendo eles equipe técnica da proteção especial, Cras, Conselho Tutelar, secretaria da Saúde, secretaria da Educação, Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Judiciário e Ministério Público.
A secretaria de Saúde de Guaraciaba está promovendo diversas atividades voltadas à promoção da saúde da mulher neste mês de outubro. A informação é da secretária de Saúde, DAIANE DORIGON. Ela explicou que o Outubro Especial será voltado para atendimentos para as crianças e as mulheres. Na programação está prevista no dia 30 no Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio, das oito da manhã às 15 horas haverá Coleta do Preventivo, avaliação médica, realização dos testes rápidos e atendimentos odontológicos para todas as mulheres interessadas. A secretária lembrou ainda que para os atendimentos odontológicos e de pediatria é necessário realizar agendamento prévio através do telefone 3645-2020. Para participar das atividades é necessário apresentar os documentos de Identidade, CPF e também o Cartão do SUS. Durante os últimos dias, a secretaria de Saúde já realizou diversas Campanhas de Coleta de Preventivo para as mulheres, atendendo de forma descentralizada e em horário especial de atendimento.
O executivo e legislativo de Guarujá do Sul estiveram recentemente em Florianópolis protocolando pedidos para diversas áreas públicas. O prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER disse aguardar a confirmação de verbas para o município. Ele ainda comentou que esteve tratando sobre a Casan e o possível investimento na ampliação de distribuição de água e sistema de saneamento básico. Como também na área de educação do município, onde a administração aguarda a confirmação da municipalização de dois empreendimentos estaduais no município. Entre eles, o prefeito citou o antigo prédio do colégio Elza Mancelos de Moura e a unidade escolar da Linha Pessegueiro. CLAUDIO destacou que em ambos os educandários são ministrados aulas para alunos da rede municipal de ensino. Na última semana um representante da secretaria de estado de Educação esteve na Linha Pessegueiro esteve assinando à doação do prédio a administração municipal. Agora depende apenas da divulgação oficial da desocupação do estado.
Por sua vez, o vereador VOLNEI GOSSLER, um dos integrantes da viagem à capital do estado, disse que também foram abordadas algumas ações ambientais que a Câmara está desenvolvendo. Os representantes do legislativo estiveram solicitando detalhes sobre ações que a Uvesc tem para o município. GOSSLER ainda destacou que alguns valores do estado já estão confirmados para ser destinada a administração aguardando apenas a divulgação oficial e disponibilização das verbas. Além de reforçar outros pedidos de recursos. A viagem contou ainda, segundo o vereador, com pedidos de recursos para 2022. VOLNEI lembrou que a prefeitura, juntamente com o legislativo, está desenvolvendo um projeto envolvendo ações ambientais. Mas que ainda está em fase de elaboração sendo muitos detalhes sobre o projeto.
A pavimentação de calçamentos no Loteamento Maldaner deve começar nos próximos dias. A afirmação é da suplente de vereador, SEBASTIANA DOS SANTOS. Conforme ela, as Ruas das Oliveiras, Cedrilhos, Angicos, Araucária e Projetada um devem receber os trabalhos. A suplente comentou que este era um pedido antigo da comunidade do loteamento. Ela também citou os reparos nas estradas do Assentamento que necessitam de algumas obras e pelos próximos dias serão realizadas. Além da Rua Nilma Dalmagro, próximo a casa dos padres, onde também deve ser feito o calçamento. A suplente está ocupando a cadeira do vereador, NESTE BEAL, neste mês de outubro.
A ordem de serviço para a construção do campo na praça Antonio Foppa em SJCedro não inclui o gramado sintético nesta primeira licitação. A informação é do diretor de esportes, GERALDO WILLE. Conforme ele, será necessário uma nova licitação para definir a empresa que deverá implantar a grama. O diretor comentou que esta primeira etapa contará com a edificação da base do campo, como também a mureta no entorno do local. Ficando apenas a grama sintética para outra leva de licitação. Ele também destacou que o investimento foi pensado devido ao gramado que não cresce. WILLE salientou que o sintético não deve ser implantado neste ano, mas depois da finalização o horário para atualização do local deve ser comercializado.
A prefeitura de SJCedro recebeu a confirmação de recursos para o asfaltamento entre a Linha Santo Isidoro e Esquina Mariflor. Mas o projeto inicial era para contemplar até o Distrito Mariflor. A afirmação é do prefeito, JOÃO DE ANDRADE. O primeiro projeto foi avaliado em mais de 14 milhões de reais devido a alta dos preços nos últimos meses. O prefeito destacou que antes da elevação dos preços, o projeto estava orçado em menos de oito milhões de reais, entre a ponte da Linha Santo Isidoro até o Distrito de Mariflor. Mas para a pavimentação entre as comunidades foram adquiridos cerca de cinco milhões de reais e deste montante, um milhão 250 mil reais já está na conta da prefeitura. O município também fará uma contrapartida de meio milhão de reais. ANDRADE comentou que foi necessário algumas adequações, sendo que a elaboração do projeto é de 2016. Agora a prefeitura está em busca do licenciamento ambiental para iniciar o processo licitatório que vai definir a empresa que fará os trabalhos.
O prefeito comentou que serão pavimentados cerca de três quilômetros. JOÃO DE ANDRADE disse que este é um investimento relevante para a sociedade, especialmente, para as comunidades que devem ser beneficiadas. O chefe do executivo cedrense destacou que a administração continuará buscando os outros valores para completar as obras. Ele destacou que são em torno de três quilômetros restantes para receber a pavimentação. ANDRADE ainda explicou que este trecho não beneficiado neste primeiro momento apresenta pontos que demandam de intenso trabalho e recursos. A intenção é buscar os outros oito milhões no próximo ano para incluir no orçamento.
Três acidentes foram registrados na BR 163, entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba ontem, com intervalo de poucas horas. O local das colisões é entre a Cooperoeste Terra Viva e a comunidade da Linha Bela Vista das Flores. O primeiro aconteceu às oito horas onde a condutora de um Corsa de Guaraciaba caiu em um buraco, perdeu o controle e colidiu contra uma árvore. O segundo foi uma colisão traseira por volta das quatro e meia da tarde, e o terceiro foi uma saída de pista seguida de choque em pedras. De acordo com a condutora do Lifan, ela seguia de SJCedro para São Miguel do Oeste quando, no local, caiu em um buraco na rodovia, perdeu o controle do carro e bateu contra as pedras. Ela não sofreu ferimentos.
A Polícia Militar atendeu por volta das onze horas de sexta-feira, uma ocorrência de estelionato na Rua Primeiro de Maio, em Guaraciaba. No local, um homem relatou que no dia 12 de outubro uma mulher o chamou para conversar em um aplicativo e durante a conversa recebeu fotos íntimas. No dia seguinte, o comunicante recebeu uma ligação de estelionatários, que se passava por funcionários da Polícia Civil do estado gaúcho, relatando que a mulher era menor de idade e que precisaria ser internada em uma clínica de reabilitação. Para isso, o comunicante teria que pagar o valor de oito mil e 200 reais para iniciar o tratamento. Caso não fizesse o depósito, poderia ir preso. O homem então foi até o banco e realizou um depósito no valor de sete mil e 200 reais para conta corrente. Na sexta o homem relatou que recebeu novamente ligações de um falso delegado exigindo mais seis mil reais. Minutos após fazer o depósito, os familiares do homem perceberam que podia se tratar de um golpe, entraram em contato com o banco e conseguiram estornar este valor.
O final de semana foi marcado pela morte do policial civil, NEIFE WERLANG, de 46 anos, crime que chocou a comunidade especialmente depois que a polícia civil confirmou que duas adolescentes mataram o policial a golpes de faca, uma delas, a filha dele. O crime aconteceu na sexta-feira, quando o policial civil foi encontrado morto, dentro de casa, com ferimentos de faca no pescoço. No sábado, à tarde, a filha e uma amiga, colega de escola, confessaram a autoria após serem confrontadas pela polícia. No sábado ainda, elas foram encaminhadas ao Centro de Atendimento de Adolescentes em Chapecó, onde permanecem apreendidas e o processo segue em segredo de Justiça. NEIFE WERLANG foi sepultado sábado no Cemitério Municipal de São Miguel do Oeste. Viaturas da polícia participaram do cortejo que levou o corpo da cripta da igreja matriz até o cemitério.
Ainda no sábado, a adolescente suspeita de matar o pai a facadas pediu para ir ao velório. A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O pedido, no entanto, foi negado. No sábado, um veículo de comunicação do estado divulgou que as adolescentes teriam dito, no depoimento à polícia, que se inspiraram no caso RICHTHOFEN, a paulista que matou os pais com o apoio do namorado. No domingo, o delegado JOÃO WESTPHAL, responsável pela Divisão de Investigação Criminal, afirmou que as adolescentes não citaram o caso no depoimento e que o objetivo da Polícia Civil agora é elucidar a motivação e a dinâmica do crime. A polícia também apreendeu aparelhos eletrônicos, que devem passar por perícia nos próximos dias.
A tia do policial civil morto na última sexta-feira se manifestou na manhã de hoje na Peperi. LUCIA WERLANG PEITTER disse que a família está muito abalada com o que aconteceu e que não consegue acreditar que o policial, que ela considera um filho do coração, foi morto pela filha. LUCIA afirmou que o NEIFE e a filha tinham um bom relacionamento e que ele educava e corrigia e menina porque quem ama faz isso. Ela também disse que não consegue imaginar o que motivou a adolescente a cometer o crime. A Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a motivação do crime.