ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 18 09 2021

-SECRETÁRIO DO GOVERNO DIZ QUE BOLSA FAMÍLIA SERÁ 300 REAIS AINDA NESTE ANO

-ESTADO DIZ QUE MÁSCARAS IMPRÓPRIAS ENTREGUES NAS ESCOLAS SERÃO TROCADAS

-CÂMARA APROVA LEI DA FICHA LIMPA NA PREFEITURA E LEGISLATIVO DE BANDEIRANTE

-ASSEMBLEIA DA AMEOSC DISCUTE APOIO PARA MANTER LINHA ÁREA NO MUNICÍPIO

-MUNICÍPIO CONFIRMA QUE VAI MANTER VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES CONTRA COVID

-OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE QUATRO PESSOAS POR TRÁFICO NA REGIÃO

-MULHER FICA FERIDA EM SAÍDA DE PISTA DE VEÍCULO NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva no final do dia. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O mundo segue um curso "catastrófico" que provocará um aumento na temperatura média de dois graus e sete décimos até o final do século. O alerta foi feito nesta sexta-feira pelo secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES. A comunidade internacional se comprometeu a combater as emissões de gases de efeito estufa, mas essas promessas "vão na direção errada", afirma um relatório da ONU. Do total de países, apenas 113, que representam 49 por cento das emissões de gases de efeito estufa, atualizaram seus compromissos nacionais, até 30 de julho, conforme estipulado nos prazos acordados.

Um comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana rejeitou um plano para oferecer doses de reforço da Pfizer contra Covid-19 para a maioria dos cidadãos dos Estados Unidos. A votação ocorreu nesta sexta-feira: foram 16 votos contra e dois a favor. A discussão do comitê durou por várias horas e os especialistas independentes da FDA argumentaram que a Pfizer apresentou poucos dados sobre a segurança da aplicação das doses extras. A decisão foi um golpe contra os esforços do governo de JOE BIDEN em reforçar a proteção das pessoas contra o vírus e sua nova versão mais contagiosa, a variante delta.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou um novo gabinete nesta sexta-feira, dando por superada a crise no governo que enfrentou com a vice, CRISTINA KIRCHNER, ao longo da semana, após a derrota eleitoral nas primárias legislativas. JUAN MANZUR, governador da província de Tucumán e indicado pela vice-presidente, assumirá como chefe de gabinete, substituindo SANTIAGO CAFIERO, um dos funcionários mais questionados por Cristina, anunciou a presidência. Os novos ministros tomarão posse na próxima segunda-feira.

O Conselho Nacional de Saúde rebateu a decisão do Ministério da Saúde de restringir a imunização de adolescentes. Em nota publicada nesta sexta-feira, o CNS recomenda que o governo federal "mantenha a vacinação de todos os adolescentes de 12 a 17 anos" contra a Covid-19. O CNS é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde, parte da estrutura organizacional do ministério. Sobre a imunização dos adolescentes, o órgão informou em nota que, "até o momento, não há qualquer comprovação de relação da morte do jovem com a vacina contra a Covid-19", citando o caso de um paciente de 16 anos que morreu oito dias após a aplicação da primeira dose.

O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal, afirmou nesta sexta-feira que o governo prevê elevar o benefício médio do Bolsa Família dos atuais 189 para cerca de 300 reais em novembro e dezembro deste ano. Para isso, o presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quinta-feira decreto para elevar, até o fim de 2021, a alíquota do IOF –Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. Além de aumentar o valor, o governo informou que a alta do IOF também permitirá ampliar para 17 milhões o número de famílias beneficiadas. Atualmente, 14 milhões e 600 mil famílias recebem o benefício.

O Ministério Público de Contas de Santa Catarina apontou que as máscaras adquiridas pela Secretaria de Estado da Educação apresentam irregularidades. O Tribunal de Contas determinou que a Secretaria esclareça os fatos em até 60 dias. Segundo o MP de Contas, a Secretaria da Educação comprou 21 milhões 163 mil e100 unidades de máscaras descartáveis, no valor total de quatro milhões 761 mil reais. Desse total, já foram pagos três milhões 564 mil. De acordo com o Ministério Público, ficou concluído que as máscaras "estão fora do padrão exigido pelo edital e pela norma técnica”. Além, segundo o órgão, há fortes indícios de irregularidades entre as empresas envolvidas na venda das máscaras.

O Secretário de Estado da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, se manifestou ontem sobre a denúncia de que escolas da rede estadual vem recebendo máscaras inadequadas na prevenção à Covid-19, contrariando o especificado no edital. Na época, uma empresa de Palhoça venceu o pregão eletrônico para fornecer as máscaras. VAMPIRO disse que a licitação foi feita na gestão anterior da pasta, mas que cabe a ele garantir a fiscalização. Segundo o secretário, as primeiras reclamações começaram na semana passada. Ele reforçou a importância para que a verificação aconteça na chegada do material e que a Secretaria seja imediatamente comunicada, para que possa tomar as providências. O secretário reforçou que todas as informações estão sendo prestadas ao Ministério Público de Contas, que não haverá prejuízos e que o material impróprio será substituído.

Santa Catarina registrou em julho alta de zero vírgula 83 por cento no Índice de Atividade Econômica Regional frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O desempenho ficou levemente superior ao do Brasil, que cresceu zero vírgula 60 acima do esperado pelo mercado. Considerando os demais estados, Santa Catarina ficou em segundo lugar na comparação com o mesmo mês do ano passado, com alta de oito vírgula 80 por cento. Em primeiro lugar ficou o Espírito Santo que cresceu 10 vírgua 35 por cento. O indicador, calculado pelo Banco Central, é baseado nas pesquisas do IBGE sobre as atividades agropecuárias, indústria, comércio e serviços, além de outros dados. O principal destaque de Santa Catarina em julho foi o comércio, que cresceu 12 e meio por cento frente o mês anterior.

O Peperi Debates deste sábado discutiu quais são as dificuldades e os caminhos para efetivar as políticas públicas de assistência social na região. O programa trouxe para o rádio o debate que aconteceu nas conferencias municipais de assistência social, como por exemplo, o financiamento do setor, os direitos da população e os deveres dos governos federal, estadual e municipal. O Peperi Debates de hoje recebeu a secretária de Assistência Social, ANDREI REBELATTO, a secretária do conselho municipal de assistência social, LETICIA MARAFON e a assistente social da gestão de Belmonte e secretaria do colegiado de gestores e trabalhadores de assistência social da Ameosc, CLAUDIA TEIXEIRA. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O grande problema que envolve a execução das políticas públicas de assistência social é a ausência do governo federal e do estado no financiamento do setor. A observação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. De acordo com ela, o orçamento do setor em 2020 ficou em cinco milhões de reais em São Miguel do Oeste e 90 por cento desse custo ficou com a prefeitura. ANDREIA voltou a citar que é preciso definir um repasse mínimo para a Assistência Social, com o comprometimento dos governos federal e estadual. A secretária disse que é o investimento do município que garante o acesso das pessoas em condições de vulnerabilidade social aos direitos previstos em lei. Ela também comentou que o grande desafio ainda é “empoderar” as famílias para que elas superem essa condição de dependência do estado.

A assistente social da gestão de Belmonte e secretaria do colegiado de gestores e trabalhadores de assistência social da Ameosc, CLAUDIA TEIXEIRA, também reforçou a necessidade de um índice mínimo e regular de repasses de recursos a assistência social dos municípios. Ela disse, no Peperi Debates de hoje, que os setor defende o repasse constitucional de três por cento do orçamento do estado para a assistência social. A falta de repasses regulares traz insegurança e impede o planejamento e a ampliação da estrutura de atendimento das famílias em condições de vulnerabilidade. CLAUDIA destacou que a mesma reivindicação também foi feita para o governo federal.

A ideia de que a assistência social ainda está vinculada ao assistencialismo e ao ato de apenas “dar” alguma ajuda material para quem precisa ainda está presente no senso comum, mas não faz parte do trabalho que é desenvolvido atualmente. O comentário é da secretária do conselho municipal de assistência social, LETICIA MARAFON. Ela comentou que a assistência social está amparada em legislações que buscam promover o atendimento emergencial e a superação de vulnerabilidade que ainda atinge muitas famílias. LETICIA comentou que as políticas públicas do setor não doações ou troca de favores, mas um conjunto de ações voltadas para garantir os direitos básicos e fundamentais das famílias. Ele destacou que a conferencia de assistência social deste ano foi importante para avaliar o trabalho que é realizado, identificar problemas e apontar soluções.

O setor de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste está intensificando as ações de melhorias na praça central Walnir Bottaro Daniel. A informação é do secretário adjunto, CLÁUDIO BARP. De acordo com ele, o local é bastante movimentado, principalmente nos finais de semana e por isso os trabalhos estão concentrados naquele espaço. Conforme ele, recentemente foram retiradas algumas plantas que estavam secas e que haviam sido plantadas há mais de 40 anos. Segundo BARP, a equipe também realizou podas e o plantio de outras espécies de árvores.

O setor de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste também está atuando para acabar ou pelo menos diminuir a quantidade de pombas que existem na praça central Walnir Bottaro Daniel. A afirmação é do secretário adjunto, CLÁUDIO BARP. Ele lembrou que vários procedimentos já foram feitos, porém, sem sucesso. Ele destacou que o único meio que está funcionando é um repelente que foi instalado no local. O profissional salientou que outro aparelho semelhante deve ser instalado em breve, visando diminuir a quantidade de pombas existentes na praça central.

O setor de Urbanismo da prefeitura de São Miguel do Oeste também está executando melhorias no parque central e na academia, ambos, localizados na praça Walnir Bottaro Daniel. O comentário é do secretário adjunto, CLÁUDIO BARP. Ele disse que nos próximos dias também haverá o plantio de grama, flores e árvores em pontos da praça. Questionado sobre o valor investido, o profissional citou que o aparelho para dispersar as pombas foi conseguido por meio de doação e o trabalho manual é desempenhado pelos apenados da Unidade Prisional Avançada, além da própria equipe de Urbanismo.

Uma nova iluminação também foi instalada na Praça Walnir Bottaro Daniel e ações pontuais vão acontecer na casa de vidro, local, que vai abrigar três órgãos, incluindo uma base da Polícia Militar. A declaração é do secretário adjunto de Urbanismo, CLÁUDIO BARP. Ele frisou que essa instalação vai ocorrer após vários pedidos do governo municipal. Ele pontuou que o objetivo principal de todo esse trabalho é proporcionar um local agradável para os moradores e visitantes de São Miguel do Oeste. BARP detalhou ainda que as demais praças também estão recebendo melhorias, além do trevo da BR-282 e a Rua Waldemar Ramgrab.

A câmara de vereadores de Bandeirante aprovou, em segundo turno na última quinta-feira, o projeto de Lei que instituiu a regra da ficha limpa no munícipio. O projeto é de autoria das vereadora JANE RIES e dos vereadores SÉRGIO COZER e DAVENIR HOFFMEISTER. A matéria foi aprovada por cinco votos favoráveis e três contrários. De acordo com a vereadora JANES, a Lei estabelece a proibição da nomeação para todos os cargos em comissão, como chefia, assessoramento e direção de pessoas com condenação em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado. Ela explicou que o projeto leva mais probidade e moralidade para o poder público. O projeto aprovado em duas votações segue agora para sanção do prefeito CELSO BIEGELMEIER.

Os prefeitos dos municípios que compõe a região da Ameosc se reuniram nesta sexta-feira para a realização da Assembleia de Prefeitos e Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. A reunião ocorreu de forma presencial, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e teve início por volta das duas horas da tarde. A programação da tarde foi aberta com a Assembleia do Conder. No encontro, os prefeitos aprovaram a alteração do Contrato de Consórcio Público e analisaram os pedidos de ingresso de novos municípios ao Conder. Também foi realizada a apresentação da propostaconvênio entre o Conder e o Estado de Santa Catarina quanto aos equipamentos e materiais para a Usina de Asfalto. O estado vai repassar recursos para a obra da sede da Usina que ficará na Pedreira em São Miguel do Oeste.

A assembleia geral dos prefeitos da Ameosc, realizada logo depois da reunião do Conder, começou com a avaliação e encaminhamentos de atividades diante do atual mapa de risco da pandemia do coronavírus. Segundo o presidente da associação, EDISON WOLKWEIS, os prefeito entendem que o momento ainda exige prudência e, por isso, eventos esportivos e demais atividades sociais devem ter todos os protocolos de segurança. A maioria dos municípios estão aguarda a retomada das atividades. Outro tema da pauta foi a autorização do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina para construção de proteções de fontes modelo caxambu de forma vertical nos municípios da região. Os prefeitos ainda aprovaram a desfiliação da Ameosc da Escola de Gestão Pública Municipal, pois entenderam que a Associação pode realizar os cursos através de seu sistema próprio.

O início dos voos regulares no aeroporto Hélio Wassun foi outro assunto discutido pelos prefeitos da Ameosc nesta sexta-feira. Durante a assembleia, o prefeito de São Miguel do Oeste pediu o apoio dos municípios para garantir a demanda de passageiros para manter a linha aérea em funcionamento. A empresa Aerosul vai começar a operar no trajeto entre São Miguel do Oeste e Florianópolis a partir do dia 27 de setembro. Segundo TREVISAN, os prefeitos devem priorizar essa opção quando houver a necessidade de deslocamentos para a capital do estado. A venda de passagens começou ontem no site da Aerosul. O valor do bilhete é de 600 reais com escala em Caçador.

Após a polêmica envolvendo a nova orientação do Ministério da Saúde em suspender a vacinação dos adolescentes, o município de São Miguel do Oeste decidiu manter a imunização desse público contra o coronavírus. A aplicação das doses para pessoas com idade inferior a 18 anos vai continuar na semana que vem na Praça Walnir Bottaro Daniel. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, DAIANA SIRTOLI, o município vai seguir as recomendações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica que informou que o Estado manterá a vacinação de adolescentes. O órgão justifica a decisão com base no posicionamento da Organização Mundial da Saúde que aponta que testes indicam eficácia e segurança do imunizante para a faixa etária. Ainda segundo a pasta, a vacinação dos adolescentes é necessária, importante e que não existe nenhuma contraindicação com doses da Pfizer.

220 adolescentes de 17 anos foram vacinados contra a Covid no primeiro dia de imunização desse público no município. A informação é do médico da secretaria de saúde, ANTONIO DUARTE. Ele explicou que a procura dos adolescentes foi boa e todas as doses colocadas a disposição foram aplicadas. O médico afirmou que a vacina é a melhor forma de enfrentar a pandemia do coronavírus. Ele disse a redução do número de casos e de pessoas com os sintomas graves diminuiu muito e isso se deve ao avanço da vacinação. ANTONIO DUARTE esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e anunciou que o município vai continuar vacinando os adolescentes. Apesar da preocupação gerada pela orientação do Ministério da Saúde para suspender a vacinação, o médico disse que os pais devem permitir que os filhos menores de 18 anos sejam vacinados.

O Município de São Miguel do Oeste divulgou no final da tarde de ontem o cronograma de vacinação contra a covid para a semana que vem. Na segunda-feira, serão aplicadas terceiras doses de reforço para idosos de acima de 80 anos e que receberam a segunda dose até o dia 20 de abril. Na terça-feira, será aplicada a segunda dose da Pfizer para as pessoas vacinadas no dia 29 de junho. Na quarta-feira, serão vacinados os adolescentes de 15, 16 e 17 anos, com a primeira dose da Pfizer. Na quinta-feira, receberão a segunda dose da CoronavacButantan as pessoas vacinadas nos dias 26 e 30 de agosto. A vacinação destes grupos acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito horas da manhã as quatro da tarde. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação. No caso dos adolescentes, também é necessário estar acompanhado do pai ou da mãeou apresentar um Termo de Autorização por escrito de um deles.

Além da vacinação na praça, uma equipe da secretaria de saúde vai aplicar a vacina em instituições de recolhimento. A vacinação móvel está programada para a próxima sexta-feira, dia 24 de setembro. A equipe da saúde vai passar em residências ou instituições de acolhimento para vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências e, com a terceira dose, os idosos com idade acima dos 80 anos que estão acamados. As pessoas que tem mais de 80 anos e que ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina, devem comparecer nos locais e horários em que estiverem sendo aplicadas primeiras doses, independentemente da idade para receber o imunizante. O mesmo vale para todo o público adulto que ainda não tenha recebido nenhuma dose.

Um veículo que havia sido furtado na tarde desta sexta-feira Guaraciaba, foi localizado pela equipe do SAER-FRON, da Polícia Civil. O carro, um Clio, foi furtado por votla das duas horas da tarde no centro da cidade. Dois homens entraram no carro, que estava com a chave na ignição, e saíram em direção a São Miguel do Oeste. Uma hora após o furto, o veículo foi visto passando pelo posto da Polícia Rodoviária Federal, em Maravilha. O helicóptero da Polícia Civil localizou o carro por volta das cinco horas da tarde e os suspeitos foram localizados no trevo de acesso a Chapecó. Os dois foram detidos e levados para a delegacia.

Na manhã desta sexta-feira, a Delegacia de Polícia Civil da Fronteira e a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em no município. A ação faz parte de uma operação de combate ao tráfico de drogas na região de fronteira. 32 agentes de segurança participaram da operação que resultou na apreensão de maconha, crack e cocaína, além de cigarros, carvão e medicamentos provenientes da Argentina. Quatro pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e de associação para o tráfico. As investigações tiveram início há cerca de dois meses a partir de denuncias de pontos de venda de drogas em Dionísio Cerqueira. Os quatro suspeitos presos em flagrante, três homens e uma mulher, foram encaminhados à UPA de São José do Cedro, onde ficarão à disposição da justiça.

A Polícia Militar de Princesa, durante Operação Hórus no interior do município, apreendeu uma carga de vinhos avaliadas em 500 mil reais. O produto estava em um caminhão Cargo, conduzido por um homem de 33 anos. O veículo estava carregado com duas mil e 200 garrafas de vinho de origem Argentina sem os devidos trâmites aduaneiros. A mercadoria estava escondida embaixo de uma carga de sacas de cebola, caracterizando dessa forma o crime de descaminho. Logo em seguida, foi abordado um veículo Bravo, conduzido por um homem de 45 anos, que estava realizando o serviço de batedor do caminhão e teria retornado para verificar o que havia acontecido com o veículo. Os envolvidos foram presos em flagrante. Os produtos de origem ilícita e os veículos foram apreendidos e encaminhados para a Polícia Federal.

Uma mulher ficou ferida em uma saída de pista no começo da noite de ontem na SC 163. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da noite na linha Campinas, entre Descanso e Iporã do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutora de uma Saveiro saiu da pista e colidiu contra árvores. A caroneira do veículo, uma mulher de 26 anos, ficou presa nas ferragens. Ela sofreu ferimentos na cabeça e foi retirada das ferragens pelos bombeiros. Ela foi imobilizada e conduzida até o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. O condutor do carro não tinha ferimentos visíveis, mas, mesmo assim, também foi levado para o hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.