-SECRETÁRIO DO GOVERNO DIZ QUE BOLSA FAMÍLIA SERÁ 300 REAIS AINDA NESTE ANO
-ESTADO DIZ QUE MÁSCARAS IMPRÓPRIAS ENTREGUES NAS ESCOLAS SERÃO TROCADAS
-LIVE ALUSIVA AO DIA DO GAÚCHO SERÁ NA NOITE DE HOJE
-FALTA DE CONSELHEIROS EXIGE CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE NOVOS REPRESENTANTES
-ESCOLA DE CRISTO REI RETOMA AULAS INTEGRAIS DO ENSINO MÉDIO
-IPORÃ DO OESTE APLICA PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19 EM ADOLESCENTES E REFORÇO PARA IDOSOS
-POLÍCIA PRENDE QUATRO PESSOAS POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS
-POLICIAL RACISTA DIZ ODIAR NEGROS E CHAMA EX-COMPANHEIRA DE “MACACA”
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com chuva no final do dia. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29centavos. O euro está valendo seis reais e 20centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O mundo segue um curso "catastrófico" que provocará um aumento na temperatura média de dois graus e sete décimos até o final do século. O alerta foi feito nesta sexta-feira pelo secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES. A comunidade internacional se comprometeu a combater as emissões de gases de efeito estufa, mas essas promessas "vão na direção errada", afirma um relatório da ONU. Do total de países, apenas 113, que representam 49 por cento das emissões de gases de efeito estufa, atualizaram seus compromissos nacionais, até 30 de julho, conforme estipulado nos prazos acordados.
Um comitê consultivo independente da agência reguladora norte-americana rejeitou um plano para oferecer doses de reforço da Pfizer contra Covid-19 para a maioria dos cidadãos dos Estados Unidos. A votação ocorreu nesta sexta-feira: foram 16 votos contra e dois a favor. A discussão do comitê durou por várias horas e os especialistas independentes da FDA argumentaram que a Pfizer apresentou poucos dados sobre a segurança da aplicação das doses extras. A decisão foi um golpe contra os esforços do governo de JOE BIDEN em reforçar a proteção das pessoas contra o vírus e sua nova versão mais contagiosa, a variante delta.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou um novo gabinete nesta sexta-feira, dando por superada a crise no governo que enfrentou com a vice, CRISTINA KIRCHNER, ao longo da semana, após a derrota eleitoral nas primárias legislativas. JUAN MANZUR, governador da província de Tucumán e indicado pela vice-presidente, assumirá como chefe de gabinete, substituindo SANTIAGO CAFIERO, um dos funcionários mais questionados por Cristina, anunciou a presidência. Os novos ministros tomarão posse na próxima segunda-feira.
Após o voto do ministro ALEXANDRE DE MORAES apontar que o presidente JAIR BOLSONARO extrapolou o poder de regulamentar a política armamentista, o ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal das ações sobre atos do governo que tratam de posse, compra, registro e tributação sobre armas e munições. Minutos depois do voto do colega, MARQUES pediu mais tempo para analisar o pacote de ações.Até a conclusão do julgamento, ficam valendo as decisões individuais tomadas pelos ministros ALEXANDRE DE MORAES, EDSON FACHIN e ROSA WEBER, que são relatores dos processos e suspenderam a maior parte das modificações feitas pelo governo.
O Conselho Nacional de Saúde rebateu a decisão do Ministério da Saúde de restringir a imunização de adolescentes. Em nota publicada nesta sexta-feira, o CNS recomenda que o governo federal "mantenha a vacinação de todos os adolescentes de 12 a 17 anos" contra a Covid-19. O CNS é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde, parte da estrutura organizacional do ministério. Sobre a imunização dos adolescentes, o órgão informou em nota que, "até o momento, não há qualquer comprovação de relação da morte do jovem com a vacina contra a Covid-19", citando o caso de um paciente de 16 anos que morreu oito dias após a aplicação da primeira dose.
O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal, afirmou nesta sexta-feira que o governo prevê elevar o benefício médio do Bolsa Família dos atuais 189 para cerca de 300 reais em novembro e dezembro deste ano. Para isso, o presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quinta-feira decreto para elevar, até o fim de 2021, a alíquota do IOF –Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários. Além de aumentar o valor, o governo informou que a alta do IOF também permitirá ampliar para 17 milhões o número de famílias beneficiadas. Atualmente, 14 milhões e 600 mil famílias recebem o benefício.
O Ministério Público de Contas de Santa Catarina apontou que as máscaras adquiridas pela Secretaria de Estado da Educação apresentam irregularidades. O Tribunal de Contas determinou que a Secretaria esclareça os fatos em até 60 dias.Segundo o MP de Contas, a Secretaria da Educação comprou 21 milhões 163 mil e100 unidades de máscaras descartáveis, no valor total de quatro milhões 761 mil reais. Desse total, já foram pagos três milhões 564 mil. De acordo com o Ministério Público, ficou concluído que as máscaras "estão fora do padrão exigido pelo edital e pela norma técnica”. Além, segundo o órgão, há fortes indícios de irregularidades entre as empresas envolvidas na venda das máscaras.
O Secretário de Estado da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, se manifestou ontem sobre a denúncia de que escolas da rede estadual vem recebendo máscaras inadequadas na prevenção à Covid-19, contrariando o especificado no edital. Na época, uma empresa de Palhoça venceu o pregão eletrônico para fornecer as máscaras. VAMPIRO disse que a licitação foi feita na gestão anterior da pasta, mas que cabe a ele garantir a fiscalização. Segundo o secretário, as primeiras reclamações começaram na semana passada. Ele reforçou a importância para que a verificação aconteça na chegada do material e que a Secretaria seja imediatamente comunicada, para que possa tomar as providências. O secretário reforçou que todas as informações estão sendo prestadas ao Ministério Público de Contas, que não haverá prejuízos e que o material impróprio será substituído.
Santa Catarina registrou em julho alta de zero vírgula 83 por cento no Índice de Atividade Econômica Regional frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O desempenho ficou levemente superior ao do Brasil, que cresceu zero vírgula 60 acima do esperado pelo mercado. Considerando os demais estados, Santa Catarina ficou em segundo lugar na comparação com o mesmo mês do ano passado, com alta de oito vírgula 80 por cento. Em primeiro lugar ficou o Espírito Santo que cresceu 10 vírgua 35 por cento. O indicador, calculado pelo Banco Central, é baseado nas pesquisas do IBGE sobre as atividades agropecuárias, indústria, comércio e serviços, além de outros dados. O principal destaque de Santa Catarina em julho foi o comércio, que cresceu 12 e meio por cento frente o mês anterior.
-LIVE ALUSIVA AO DIA DO GAÚCHO SERÁ NA NOITE DE HOJE
-FALTA DE CONSELHEIROS EXIGE CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE NOVOS REPRESENTANTES
-DESCANSO CONVIDA POPULAÇÃO A CONTRIBUIR COM SUGESTÕES PARA ACERVO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
-ESCOLA DE CRISTO REI RETOMA AULAS INTEGRAIS DO ENSINO MÉDIO
-IPORÃ DO OESTE APLICA PRIMEIRA DOSE CONTRA COVID-19 EM ADOLESCENTES E REFORÇO PARA IDOSOS
A comunidade Nossa Senhora das Mercês, da Matriz de Iporã do Oeste, vai adiar o sorteio da Ação Entre Amigos, que havia sido programado para este domingo, amanhã. Em virtude de ainda haver números disponíveis para comercialização, o sorteio foi remarcado para o primeiro domingo de outubro, dia três. A Ação Entre Amigos foi organizada para substituir a tradicional festa da comunidade Matriz, que sempre ocorria em setembro e ainda não pode ser realizada devido à pandemia. O valor total em prêmios, todos em dinheiro, é de 13 mil reais.
Ameosc reforça apoio ao Movimento Pró-ponte em Itapiranga. Uma grande comitiva realizou encontro nesta semana na sede da Famurs, em Porto Alegre. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul é mais uma entidade aliada na reivindicação. A região Extremo Oeste de Santa Catarina teve presença com representantes da Facisc e Assemit, além do presidente da Ameosc, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS. Na reunião na sede da Famurs, teve um debate sobre as metas do Movimento Pró-ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Barra do Guarita a Itapiranga. O encontro reuniu os prefeitos de Derrubadas, Braga, Chiapetta, Três Passos, Tenente Portela, Boa Vista do Buricá, Inhacorá e de Barra do Guarita, que tem o prefeito RODRIGO LOCATELLI na coordenação do Movimento Pró-ponte. Também esteve presente o presidente da Famurs, EDUARDO BONOTTO.
Conforme o presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS, o apoio de entidades como Facisc e Assemit, é importante para definir novas ações e estratégias para o Movimento Pró-ponte, ligando Barra do Guarita a Itapiranga. O desafio agora é buscar apoio federal com audiência com o Ministro da Infraestrutura TARCÍSIO DE FREITAS. De acordo com VOLKWEIS, vários parlamentares catarinenses e gaúchos estão empenhados em dar sequencia ao projeto. A comissão também já conta com apoio em Brasília, a partir da mobilização dos senadores JORGINHO MELLO e DÁRIO BERGER. Segundo o presidente da Ameosc, este trabalho ganha força pela seriedade que está sendo conduzido com envolvimento de entidades e autoridades responsáveis.
Projeto da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga ainda enfrenta problemas com a SC 163. O presidente da Ameosc, prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS lembra que o governo federal não aceitou receber a rodovia nas péssimas condições que se encontra. A Ameosc acompanha o processo de levantamento de dados para i projeto de recuperação da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste. VOLKWEIS lembra que foi cogitado para a Ameosc conduzir os trabalhos, porém devido ao alto valor, a proposta não foi aceita. Ele afirma que a secretaria de infraestrutura de Santa Catarina possui recursos disponíveis para o investimento necessário na total recuperação da SC 163.
Uma live com gravação de clipes está sendo organizada em alusão ao Dia do Gaúcho, comemorado no dia 20 de setembro. O instrutor de gaita ALAN MAYER vai apresentar duas músicas em conjunto com 15 alunos do Indaci e Departamento de Cultura de Iporã do Oeste. Segundo MAYER, que também é instrutor de música em Tunápolis, o clipe foi gravado no Sítio Retorno, com as músicas clássicas Mercedita e Quilômetro 11, em ritmo Pout Purri. O lançamento será hoje à noite, para ser acessado nas redes sociais. Os 15 alunos vão se apresentar com canto, bateria, contrabaixo e algumas bases de gaita. Em Tunápolis foi gravado clipe com a música Querência Amada, com teclado e gaita, envolvendo 14 alunos. ALAN MAYER revela que também convidou alguns músicos para ter a parte de bateria e contrabaixo, para ser bem completa. O instrutor de música salienta que trabalha há cerca de dois meses ensaiando com o pessoal de Iporã do Oeste e de Tunápolis. A divulgação do clipe gravado em Iporã do Oeste será nas redes sociais do Indaci. Em Tunápolis será na página pessoal de ALAN MAYER, Tecla Som Instruções Musicais. Ele aproveita para parabenizar os gaúchos de nascimento ou que cultivam a tradição.
Falta de conselheiros exige contratação imediata de novos representantes. Devido a desistências dos Conselheiros Tutelares de São João do Oeste, o município terá que fazer eleição extra e renovar o grupo de pessoas que trabalha em prol de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O edital foi lançado nessa semana e prevê inscrições até 30 de setembro, na prefeitura. Conforme o presidente do CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CRISTIANO GRASEL, o funcionamento do Conselho Tutelar estabelece cinco integrantes titulares e cinco suplentes. No momento o município possui apenas uma pessoa no cargo e por isso a necessidade de realizar novas eleições para quatro vagas de titular e cinco suplentes. O edital prevê eleições no dia três de novembro.
Eleição extra para o Conselho Tutelar não inclui voto da população. O presidente do CMDCA, CRISTIANO GRASEL, destaca que o fato de ser um mandado tampão até 2024, a eleição será indireta sem a participação popular e também não terá prova de capacitação técnica para os candidatos a vaga. Os conselheiros serão escolhidos por votos dos membros titulares e suplentes do CMDCA. Os quatro mais votados assumem de imediato e ainda será estabelecida a lista de suplentes. Os eleitos também irão passar por capacitação técnica para desempenharem suas funções no conselho. CRISTIANO GRASEL avalia que o problema enfrentado por São João do Oeste é semelhante ao constatado em outros municípios da região que também enfrentam dificuldades para manter os conselheiros.
Pandemia provocou aumento nas ocorrências e também outras ocupações para conselheiros tutelares. O presidente do CMDCA observa que maioria que atua no conselho é mulher e que muitas vezes possuem várias atividades, dificultando a sequência no Conselho Tutelar. Ele também lamenta o aumento de crime durante a pandemia, como violência sexual praticado contra menores. A demanda exige um trabalho conjunto com Assistência Social e Ministério Público. A função de conselheiro é de 30 horas semanais de segunda a sexta-feira, além de plantão nos fins de semana. A remuneração é de mil 352 reais. CRISTIANO GRASEL observa que todo o processo é acompanhado pelo Ministério Público, que possui atuação marcante nas ações do Conselho Tutelar.
Descanso convida população a contribuir com sugestões para acervo da Biblioteca Municipal. Conforme o secretário de Educação, MAICON ROSIN, o município identificou a necessidade de inserir a comunidade na Biblioteca Municipal, por meio de sugestões para aquisição de livros. A Secretaria pede para a população sugerir obras, autores, entre outras ideias para o município buscar o material e disponibilizar nesse espaço. A biblioteca será num espaço aberto, um museu, novo para ser utilizado da melhor maneira. Já a pesquisa foi disponibilizada nessa semana e já houve muitos retornos. Segundo ROSIN, a expectativa é de que toda população descansense sugira alguma obra ou autor para elencar as demandas e fazer a aquisição do material, para no ano de 2022 esse espaço se tornar público.
A partir dessa pesquisa, o município vai selecionar obras que contribuam para a formação dos alunos e da população, com critérios específicos nesse sentido. MAICON ROSIN detalha que a pesquisa pode ser acessada por meio de um link já divulgado, e também na página oficial do município, onde se pode sugerir obras e preencher formulário. A Secretaria de Educação de Descanso pede para a população acessar a pesquisa pelos próximos 30 dias, quando ela ficará aberta para sugestões.
A Escola de Educação Básica Cristo Rei, da comunidade de mesmo nome, no interior de SJO, retomou nesta quinta-feira as aulas integrais no educandário, para o Ensino Médio. Segundo a diretora ANDRÉA HACKENHAAR, a escola trabalhava com um rodízio de alunos desde meados de agosto, sem capacidade de ter todos por conta dos regramentos das portarias em relação à pandemia. A diretora comenta que houve ajustes internos, trocas de salas e turmas para voltar ao 100 por cento presencial. A situação muda principalmente para alunos do Novo Ensino Médio, que antes tinham aulas remotas no contraturno, e agora passaram a ter maior atendimento presencial. Os alunos tinham aulas remotas em parte, via plataforma online até quarta-feira, e desde a quinta passaram a ter aulas somente na escola.
Conforme ANDRÉA, nessa semana também houve retorno de professores que trabalhavam remotamente. Agora todo quadro de docentes atende 100 por cento presencial na escola. Mesmo que cada professor ou aluno dê o seu melhor no remoto, o ensino presencial, segundo a diretora da Escola de Cristo Rei, ainda é o diferencial para um aprendizado melhor. Falta pouco para terminar o ano letivo e o educandário espera concluir dentro de todos os regramentos e possibilidades disponíveis, para não haver casos de Covid e também não retroceder no ensino. ANDRÉA HACKENHAAR enfatiza que a escola de Cristo Rei possui as duas redes de ensino (municipal e estadual) no mesmo prédio, e prima para que as aulas aliem teoria e prática. Cita que vários projetos estão por ser colocados em prática e a escola estuda as condições para que isso seja possível. Um exemplo é o Entardecer Gaúcho, um projeto desde 2016, que deverá acontecer em dezembro, com novo formato, entre outros que envolvem desde os níveis de ensino iniciais até o Ensino Médio, sempre buscando agregar valor aos professores e alunos.
Apesar da polêmica dos últimos dias em relação ao Ministério da Saúde, alegando que poderia cancelar a vacinação de adolescentes, a Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste está aplicando o imunizante contra Covid-19 neste público. Conforme o secretário da pasta, VALTUIR DAL BOSCO, adolescentes com comorbidades já foram atendidos com a primeira aplicação contra o Coronavírus, e também os da Casa Familiar Rural. DAL BOSCO frisa que o Centro de Saúde de Iporã do Oeste sempre segue as recomendações da Secretaria de Estado de SC, que repassa as doses e orientações através de notas técnicas. Na tarde de quinta-feira houve reunião da ASIB, Associação de Secretários de Saúde e membros da Secretaria Estadual de Saúde, e deliberaram pela continuidade da vacinação dessa faixa etária. A conclusão é de que o Ministério da Saúde, através do ministro QUEIROGA, não possui doses para atender aos que precisam do segundo imunizante, então fazem toda essa polêmica para atrapalhar a vacinação.
De acordo com o secretário de Saúde, em Iporã do Oeste já foi encaminhado termo de assentimento aos pais para aplicar a primeira dose nos adolescentes, e a vacinação vai continuar. A marca da vacina recomendada para adolescentes é da Pfizer, pois foi a que fez estudos com esse público e tem eficiência comprovada pela Anvisa. Quanto às reações após a aplicação das vacinas, VALTUIR DAL BOSCO lembra que a situação é a mesma do público em geral, ou seja, alguns tiveram reações, mas a grande maioria não sentiu nada. A mesma coisa vai acontecer com os adolescentes, conforme o secretário. Na semana que vem será a vez do grupo dos 17 anos receberem a vacina. Essas doses já foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado da Saúde, que então repassa ao município. A vacinação, segundo DAL BOSCO, será nas escolas do município, e os que estudam fora deverão entrar em contato com sua agente de saúde, que vai informar um dia especial para receber a vacina. Complementa que a vacinação dos adolescentes vai prosseguir até os 12 anos em Iporã do Oeste, devido à recomendação do CONAS e CONASEC, que são os representantes das Secretarias de Saúde do estado e municipais.
Quando aos idosos, o Ministério da Saúde definiu que todas as pessoas com mais de 60 anos devem fazer a terceira dose. Segundo DAL BOSCO, em Iporã do Oeste o público da Casa Lar já foi vacinado com essa que é a chamada dose de reforço. Ontem também foram vacinados 25 idosos com mais de 90 anos, nas próprias residências. O secretário reitera que no caso da terceira dose, o imunizante pode ser de qualquer marca, independente das anteriores que a pessoa tenha recebido. Aproveita para pedir que as pessoas fiquem tranquilas quanto à data, horário e local da vacinação da terceira dose, pois cada idoso será informado e já está tudo organizado. VALTUIR DAL BOSCO destaca a satisfação em relação aos resultados da vacinação contra Covid em Iporã do Oeste. As vacinas da primeira dose já cobriram 99 por cento da população acima de 18 anos. Em torno de 60 pessoas não receberam, por motivos diversos, num público com mais de sete mil vacináveis.
VALTUIR DAL BOSCO pede para aqueles que ainda não fizeram a primeira dose e estiverem interessados, que entrem em contato com agente de saúde ou a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, pois o município solicitará ao estado essas doses, que no momento não estão em estoque. Quanto à segunda dose, o município já vacinou quase cinco mil pessoas, representando 67 por cento dos adultos. DAL BOSCO reforça para as pessoas virem ao local de vacinação, no Centro Público de Convivência, quando a data da segunda dose é comunicada. A vacina geralmente é aplicada aos sábados, para facilitar a população. Ele destaca o trabalho da equipe de saúde, que além de avisar e vacinar os munícipes, ainda informa todas as aplicações no sistema, e faz o controle de datas, lotes e períodos entre primeira e segunda dose. Os casos de Covid-19 voltaram a ter incremento em Iporã do Oeste. Nesta sexta-feira foram confirmados mais cinco, chegando a 18 ativos. Dois pacientes estão internados na UTI e um na enfermaria. DAL BOSCO lembra que para voltar a zerar, vai depender também dos cuidados da população no dia a dia, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.
-CARGA DE VINHO AVALIADA EM 500 MIL REAIS É APREENDIDA NO INTERIOR
-POLÍCIA PRENDE QUATRO PESSOAS POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE DROGAS
-POLICIAL RACISTA DIZ ODIAR NEGROS E CHAMA EX-COMPANHEIRA DE “MACACA”
Um homem foi preso por falta de pagamento de pensão alimentícia, em São Miguel do Oeste. Foi na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade, ao meio dia de ontem. A Polícia Militar averiguou uma briga entre familiares numa residência, na qual uma mulher falou que se desentendeu com os filhos. Ao verificar os nomes, a guarnição policial constatou que um envolvido possuía mandado de prisão em aberto por débitos referentes à pensão alimentícia. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Unidade Prisional Avançada. As outras partes foram orientadas e liberadas do local.
Uma jovem não habilitada causou acidente e foi localizada pela polícia após fugir. O fato ocorreu no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste, por volta das 14h30 desta sexta-feira. A condutora de um Fiat/Linea, de 25 anos, colidiu o veículo em um Gol que estava estacionado nas proximidades da praça do Bairro São Luiz e em seguida fugiu do local. O proprietário do Gol, ao ouvir o barulho, saiu da residência e conseguiu avistar o veículo. Ele acionou a PM, que localizou a jovem nas proximidades da Delegacia da Comarca de São Miguel do Oeste, trocando um pneu do veículo. Diante das circunstâncias e pela jovem não possuir Carteira Nacional de Habilitação, foram lavrados o Boletim de Ocorrências, além das multas. Por se tratar de um crime de trânsito, a mulher terá que comparecer em audiência no Fórum.
Uma saída de pista na SC-163 deixou mulher ferida em Descanso. O acidente foi registrado por volta das 19h30 desta sexta-feira, na SC-163, em Linha Campinas. Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas uma pessoa ficou ferida, uma jovem que teve ferimentos pelo corpo e sem gravidade. Ela foi retirada do carro, imobilizada e conduzida até o Hospital Regional em São Miguel do Oeste, onde realizou todos os exames e ficou em observação. A Polícia Militar Rodoviária também foi acionada e fez todos os atendimentos e levantamentos da ocorrência.
A Polícia Civil de Romelândia identificou os autores de uma extorsão ocorrida no município. Nesta sexta-feira, foi encaminhado ao Poder Judiciário o Inquérito Policial que apurou a prática do crime de extorsão, na modalidade conhecida como “sextorsão”, que é quando a vítima (geralmente homem) é constrangida mediante grave ameaça a realizar depósitos para não ter fotos íntimas divulgadas. As investigações apontaram que um homem que estava preso no Rio Grande do Sul foi responsável por usar um perfil falso de uma adolescente. O criminoso exigiu três mil reais para não divulgar as imagens da vítima. Mesmo com o valor pago, exigiu mais dinheiro. Também foi possível identificar a mulher que se beneficiou do valor, bem como uma adolescente que realizou o saque. A Polícia Civil alerta novamente a população para que não repasse informações pessoais, não aceite ou converse com pessoas desconhecidas em redes sociais ou aplicativos de mensagens, pois golpes deste gênero continuam fazendo vítimas na região.
Um veículo que havia sido furtado na tarde desta sexta-feira, em Guaraciaba, foi localizado pela equipe do SAER-FRON, da Polícia Civil. Os dois suspeitos foram abordados e presos pela PRF e PM, no trevo de acesso a Chapecó. A localização e recuperação do veículo, com prisão dos autores, derivou da troca de informações entre as forças de Segurança Pública após o crime. Os presos foram encaminhados para a Central de Plantão Policial de Chapecó.
Uma carga de vinho avaliada em 500 mil reais foi apreendida no interior de Princesa. A fato foi registrado na noite de quinta-feira, quando a Polícia Militar abordou um caminhão Cargo, tendo como condutor um homem de 33 anos na carona outro homem, de 32. Na abordagem vinculada à Operação Hórus, a PM encontrou duas mil e 200 garrafas (370 caixas) de vinho de origem Argentina no compartimento de carga. Esse vinho não tinha os devidos trâmites aduaneiros e estava escondido embaixo de uma carga de sacas de cebola, caracterizando dessa forma o crime de descaminho. Logo em seguida, foi abordado um veículo Bravo, conduzido por um homem de 45 anos, o qual estava realizando o serviço de batedor do caminhão e teria retornado para verificar o que havia acontecido com o veículo. Os envolvidos foram presos em flagrante, enquanto os produtos de origem ilícita e os veículos foram apreendidos e encaminhados à Polícia Federal para as demais providências.
As Polícias Civil e Militar prenderam nesta sexta-feira quatro pessoas por associação ao tráfico de drogas. Ela aconteceram em Dionísio Cerqueira, numa operação conjunta contra o tráfico. O cumprimento teve apoio de policiais civis e militares de várias unidades da região, totalizando 32 agentes de segurança. Durante as buscas foram localizadas na residência dos investigados maconha, crack e cocaína, além de cigarros, carvão e medicamentos provenientes dos países vizinhos. Quatro pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e de associação para o tráfico. As investigações iniciaram há cerca de dois meses, à medida que diversos relatos chegavam ao conhecimento dos policiais de que no local havia um intenso comércio de drogas, inclusive de crack, droga que tem consequências terríveis a seus usuários. Os quatro suspeitos presos em flagrante, três homens e uma mulher, foram encaminhados à UPA de São José do Cedro, onde ficarão à disposição da Justiça. Participaram da ação policiais civis e militares de Dionísio Cerqueira, de São José do Cedro, Guaraciaba e São Miguel do Oeste.
A Polícia Civil de Santa Catarina instaurou nesta sexta-feira um inquérito para investigar o policial militar da reserva de São Ludgero, no Sul de Santa Catarina, por crime de racismo. Segundo o delegado responsável pelas investigações, ÉDER MATTE, o homem das gravações é HÉLIO MARTINS, policial militar da reserva de Santa Catarina e morador do município no Sul do Estado. No vídeo que circula na internet, MARTINS aparece gritando com uma mulher e falando “porque eu tenho ódio, porque eu sou racista, porque eu não suporto negro”. Ainda segundo o delegado, a mulher que está filmando é sua ex-companheira. Além dos relatos racistas, HÉLIO MARTINS ameaça agredi-la e ainda a chama de “macaca”. Segundo o delegado, o crime de ameaça é condicionado para representação, ou seja, a vítima precisa manifestar interesse em denunciar para que seja investigado. Ele pretende escutar a vítima no início da próxima semana.
Ainda conforme o delegado ÉDER MATTE, responsável pelas delegacias de Braço do Norte e São Ludgero, as investigações policiais iniciaram na tarde desta sexta-feira e serão finalizadas nos próximos dias, para enviar ao poder judiciário. MATTE revela que várias pessoas da região e da cidade entraram em contato com ele relatando sobre o vídeo. As pessoas estavam revoltadas e a sociedade não tolera mais essa prática, bem como a Polícia Civil. Ainda segundo o delegado responsável pelas investigações, o crime de racismo está previsto na lei nº 7.716/1989 e a pena máxima é de três anos de prisão. Em nota, a PMSC afirma que o homem está na reserva desde nove de março de 2016. Além disso, conclui que o caso será encaminhado para a Corregedoria-Geral da PMSC. A Polícia Civil de Santa Catarina repudia toda e qualquer tipo de violência contra a mulher ou vulnerável, bem como qualquer tipo de racismo. A referida ocorrência deverá ser apurada com rigor por todos os processos legais.