ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sexta-feira 18 09 2020

-GOVERNO PODE IR À JUSTIÇA PARA QUE PERITOS DO INSS VOLTEM AO TRABALHO

-ALESC APROVA PROSSEGUIMENTO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS E DANIELA

-RÁDIO É O MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE MAIS CRESCE EM RECONHECIMENTO DAS PESSOAS

-PARÓQUIA DEFINE PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E FESTIVA PARA O DIA DO PADROEIRO

-CÂMARA PEDE REVOGAÇÃO DE HORÁRIO RESTRITO PARA BARES E RESTAURANTES

-COLISÃO ENTRE MOTO E BICICLETA DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS NA SC 163

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O candidato democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, JOE BIDEN, voltou a criticar nesta quinta-feira a condução do governo americano na pandemia do novo coronavírus. O oposicionista disse que a condução foi “quase criminosa” e atribuiu ao adversário, o presidente DONALD TRUMP, responsabilidade pelas mais de 197 mil mortes por Covid-19 no país. Já o presidente TRUMP, em discurso na capital Washington, afirmou nesta quinta que planeja estabelecer um comitê para promover "educação patriótica". O pronunciamento veio acompanhado de críticas a manifestações contra o racismo que tomaram os Estados Unidos desde maio.

O Tribunal Constitucional do Peru rejeitou nesta quinta-feira o pedido do presidente MARTÍN VIZCARRA que tentava barrar a votação do seu impeachment no congresso. A casa deve deliberar nesta sexta sobre a destituição de VIZCARRA, mas, segundo levantamento da imprensa local, é muito provável que os deputados votem em maioria pela sua permanência. O presidente é acusado de ter feito contratações irregulares, com dinheiro público, de um cantor chamado RICHARD CISNEROS. Ele orientou a duas assessoras que mentissem sobre seus encontros o cantor por meio de mensagens de áudio.

LUIS ARCE, candidato do partido do ex-presidente da Bolívia Evo Morales, pode vencer as eleições bolivianas do mês que vem já no primeiro turno, com a oposição fragmentada entre partidos rivais, segundo pesquisa da Fundação Jubileo. O levantamento foi conduzido por universidades e organizações de imprensa e apontou que 40 vírgula três por cento dos eleitores votariam nas eleições do dia 18 de outubro no Movimento para o Socialismo, cujo candidato presidencial é ARCE. O ex-presidente CARLOS MESA aparece em segundo com 26 por cento das intenções de voto, enquanto a atual presidente interina, JEANINE ÁÑEZ, ficou em terceiro, com 10 por cento.

As 26 capitais do país têm, ao todo, 311 candidatos às prefeituras aprovados em convenções para a disputa das eleições deste ano. O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências, como ocorrem todos os anos. Uma desistência já foi registrada nesta quinta, em Palmas no Tocantins, por exemplo. Ainda assim, é possível prever que 2020 deverá ser o ano com o maior número de candidatos registrados nas capitais dos últimos 20 anos pelo menos. Isso porque, no ano com o maior número de candidatos em 2016, houve 209 postulantes ao cargo no Executivo nas capitais.

A Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia decidiu incluir nesta quinta-feira as vacinas contra a Covid-19 e os insumos para fabricação das vacinas na lista de produtos com tarifa de importação zerada. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" e vale até o fim de outubro, mas pode ser renovada. Vacinas contra o novo coronavírus ainda estão em estudo em vários países do mundo, entre os quais Inglaterra, China, Estados Unidos, Rússia e Brasil. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, DIMAS COVAS, o instituto receberá ainda neste ano 15 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac. No caso da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford, no Reino Unido, o Ministério da Saúde prevê que a distribuição acontecerá em janeiro de 2021.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, BRUNO BIANCO, afirmou nesta quinta-feira que os peritos médicos federais do INSS exercem atividade essencial reconhecida em decreto e, portanto, devem retornar ao trabalho. Ele disse que há possibilidade de recorrer à Justiça, embora não neste momento. Nesta quinta, o governo federal determinou o retorno dos peritos ao trabalho, mas a associação da categoria diz que os médicos não voltarão. A entidade alega que há falta de adequação dos locais em meio à pandemia do novo coronavírus. O governo informou que, caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada.

Santa Catarina tem 11 cidades com epidemia de dengue e 17 novos casos confirmados, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Joinville é a cidade com o maior número de contaminação local do estado este ano, com oito mil 675 casos. No total, 11 mil e 200 pessoas foram diagnosticadas com dengue no estado neste ano. Dos contaminados, mais de 10 mil e 800 contraíram a doença dentro do estado Das 11 cidades em epidemia de dengue no estado, duas estão no extremo-oeste: Maravilha e São Miguel do Oeste.

Os deputados estaduais de Santa Catarina votaram pelo prosseguimento do processo de impeachment contra o governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA. A votação ocorreu em reunião extraordinária da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira. Foram 33 votos a favor do prosseguimento, seis contra e uma abstenção, a do presidente do legislativo, JULIO GARCIA. Mais cedo, os deputados também aprovaram a continuidade do processo de impedimento da vice-governadora, DANIELA REIHNER, com 32 votos a favor, sete contra e uma abstenção. A solicitação de afastamento foi oficializada em julho e aponta suspeita de crime de responsabilidade em aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. As defesas do governador e da vice negam que tenha havido crime de responsabilidade fiscal.

Com os prosseguimentos dos processos de impeachment aprovado pelo plenário, agora a Alesc vai montar uma comissão mista julgadora formada por cinco deputados, cinco desembargadores e o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, RICARDO ROESLER, que tem voto de desempate, se necessário. Testemunhas e defesas serão ouvidas por este grupo, que pode rejeitar o pedido de impeachment e arquivá-lo ou aceitar a denúncia. Se o pedido for aceito por essa nova comissão, o governador e a vice são afastados por 180 dias. Nesse caso, quem vai assumir o governo será o presidente da Alesc, JULIO GARCIA. Se todo o processo de impeachment for concluído neste ano, deve ocorrer uma nova eleição para a escolha de um novo governador do estado.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai discutir a falta de mão obra qualificada na região. O programa vai refletir se de fato estamos diante de uma “apagão” de trabalhadores com qualificação mais específica ou avançada ou se a questão é mais pontual, em alguns setores ou cargos. O debate vai contar com a presença do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST, do diretor do Senai, IVANOR FINATTO e do presidente do coletivo sindical, JAIR STEHLER. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas.

88 por cento da população tem rádio em suas casas. A frota de veículos leves e pesados é de quase 60 milhões em todo o país e todos tem rádio. De acordo com levantamento do Ibope, 90 por cento da população brasileira ouviu rádio nos últimos 30 dias, sendo que 74 por cento dos pesquisados declararam ouvir rádio diariamente. A audiência continua em trajetória crescente já que pode ocorrer simultaneamente com outras atividades de trabalho e lazer. O maior crescimento está entre seis e 14 horas, o horário nobre, quando o rádio retrata as mais diversas características regionais como nenhum outro veículo.

O rádio é um meio de comunicação completamente inserido no cotidiano das pessoas e essa proximidade com os ouvintes é a razão de seu sucesso. A declaração é do diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA. Ele citou que também é preciso levar em conta a migração das rádios do AM para o FM. Com a migração, as emissoras também estão sendo ouvidas pelos aparelhos celulares e, vêm conquistando, cada vez mais, o seu espaço no consumo. BALDISSERA disse que esse conteúdo produzido pelo rádio é algo insubstituível, único e confiável. Esse conteúdo também é replicado pelas redes sociais, o que fortalece ainda mais o rádio. BALDISSERA concluiu que o rádio, nos últimos anos, com sua produção de conteúdo jornalístico regional, se firma como o meio que mais cresce em reconhecimento das pessoas.

A BR 163 será bloqueada hoje a tarde para novos serviços de detonações de rochas. O transito de veículos será interrompido as duas da tarde em Maravilha, nas proximidades do Posto de Pesagem de Veículos do Dnit. De acordo com o Dnit, o trabalho deve durar cerca de uma hora e a BR será liberada por volta das três horas. A detonação de rochas faz parte do projeto de revitalização da rodovia que liga São Miguel do Oeste à Chapecó.

A Paróquia São Miguel Arcanjo já definiu a programação alusiva ao padroeiro de São Miguel do Oeste. A informação é do padre CLAIR LOVERA. De acordo com ele, a data é comemorada no próximo dia 29 de setembro e para não passar em branco a equipe paroquial decidiu realizar uma programação religiosa. Conforme ele, as celebrações que serão realizadas vão respeitar todas as restrições impostas pelos órgãos de Saúde visto a pandemia causada pela Covid-19.

A paróquia São Miguel Arcanjo vai realizar ao menos quatro momentos religiosos para marcar o dia do padroeiro em São Miguel do Oeste. A afirmação é do padre CLAIR LOVERA. Segundo ele, a programação vai iniciar na próxima sexta-feira, dia 25, e seguirá até o dia 29, data em que se comemora o dia do padroeiro São Miguel Arcanjo. Ele destacou que na sexta-feira dia 25 haverá a tradicional benção da cidade. CLAIR ressaltou que na oportunidade, a equipe paroquial vai percorrer todos os bairros com a imagem do padroeiro. O horário da atividade será entre duas e seis horas da tarde.

No final de semana a programação religiosa organizada pela Igreja Matriz São Miguel Arcanjo vai seguir com ao menos dois momentos de oração. O comentário é do padre CLAIR LOVERA. Ele disse que no sábado, dia 26, será realizada uma missa às cinco e meia da tarde. Ele revelou que no domingo vai ocorrer o ponto alto da programação. CLAIR salientou que em virtude disso, o horário tradicional da celebração será alterado, passando das oito e meia da manhã para as 10 e meia da manhã. Ele antecipou que na oportunidade vai ocorrer á celebração Jubilar de ação de graças pelos 70 anos da Paróquia São Miguel Arcanjo. O padre CLAIR LOVERA pontuou ainda que essa celebração será presidida pelo Bispo Dom Odelir Magri. A Rádio Cidade FM 95 vírgula sete, emissora afiliada a Rede Peperi de Comunicação vai transmitir a missa a partir das 10 e meia da manhã do dia 27.

No domingo ainda além da celebração religiosa será realizada a tradicional churrascada. O lembrete é do padre da paróquia São Miguel Arcanjo, CLAIR LOVERA. Conforme ele, o churrasco será via delivery, ou seja, as pessoas farão a retirada da carne e vão consumir em suas residências. O preço praticado no churrasco de gado será de 60 reais para dois quilos e meio e 40 reais para carne de porco de dois quilos. As reservas deverão ser feitas com antecedência na secretaria paroquial em horário comercial. Ainda sobre o momento religioso, CLAIR reforçou que todos os protocolos de Saúde serão respeitados, sendo permitido apenas cerca de 170 a 200 pessoas no interior da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo para acompanhar as celebrações.

O último dia de celebrações alusivas ao padroeiro São Miguel Arcanjo será no dia 29 de setembro, uma terça-feira, dia do padroeiro de São Miguel do Oeste. A afirmação é do padre CLAIR LOVERA. Ele comentou que na oportunidade será feriado municipal e haverá uma celebração eucarística na Igreja Matriz às sete horas da noite. O padre lembrou ainda que haviam várias diversas programações marcadas para 2020 para celebrar o ano Jubilar, porém, todas tiveram que ser adaptadas e reduzidas, visto a pandemia do novo coronavirus. Ele disse ainda que existe em circulação em todo o município uma ação entre amigos, sendo que todos podem contribuir com a mesma.

O Peperi Entrevista desta quinta-feira ouviu os três nomes indicados nas convenções partidárias para a eleição deste ano. O programa de ontem destinou três minutos para cada um dos três pré-candidatos a prefeito. Ele responderam a mesma pergunta: quais são as razões que os levaram a disputar o pleito deste ano e o que eles esperam da campanha deste ano. O Peperi Entrevista ouviu, por ordem alfabética, ADILSON PANDOLFO do PT, JOAÕ GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN. O programa foi o primeiro a ouvir os três pré-candidatos a prefeito depois das convenções desta semana. As entrevistas, na íntegra, estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O advogado ADILSON PANDOLFO, nome indicado pelo PT para a eleição deste ano, disse que se colocou à disposição para o pleito para ser uma opção de renovação. Ele disse que é preciso acabar com a dualidade que existe em São Miguel do Oeste, onde dois grupos administram a prefeitura há muitos anos. Ele ressaltou que nasceu e construiu uma história profissional no município e por isso também colocou o nome à disposição para o pleito. O petista disse que pretende fazer uma campanha tranquila, com projetos e propostas para o município. PANDOLFO comentou que a pandemia do coronavírus vai criar dificuldades e limitações para a campanha deste ano.

JOÃO GRANDO, nome do MDB para a disputar a eleição deste ano, afirmou que decidiu concorrer em razão do amor que tem por essa terra que ele escolheu para viver. O emedebista é o candidato da coligação MDB, PL e PSDB. Ele disse que pretende direcionar a experiência que conquistou para construir uma cidade melhor. GRANDO destacou que a intenção é fazer uma campanha com a apresentação de propostas alternativas para a administração do município. Ele comentou ainda que a campanha será muito diferente de todas as outras, com visitas restritas e poucas aglomerações. GRANDO reforçou que a disputa será com respeito aos adversários.

O candidato indicado pelo PSD para a disputa eleitoral de novembro, WILSON TREVISAN, disse que a decisão de concorrer tem o objetivo de continuar uma missão assumida há quatro anos. Ele destacou que sentiu a necessidade de manter o trabalho que está desenvolvendo na cidade. Ele afirmou que a campanha será diferente neste ano, sem reuniões e aglomerações por conta da pandemia do coronavirus. TREVISAN citou que a coligação pretende apresentar os projetos e ações que já foram realizados e mostrar o que ainda pode ser feito. Ele foi indicado para disputar o pleito da aliança formada por PSD, PSL, PDT, PSD, DEM e PRB.

A câmara de vereadores aprovou, nesta quinta-feira, uma solicitação para a revogação do decreto que estabelece o limite das 22 horas para o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Na justificativa da moção, os vereadores citam que algumas atividades têm sido retomadas, como transporte público e o futebol recreativo e os bares e restaurantes também podem ter o horário liberado. Outro argumento a favor da liberação é que estabelecer um curto período para que as pessoas procurem um local para jantar pode, inclusive, fazer com que ocorra aglomeração. A moção foi aprovada por unanimidade na sessão de ontem.

A Câmara de Vereadores aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira, uma série de projetos de lei. As propostas tratam do regime de sobreaviso, da abertura de crédito adicional suplementar e da retificação de lotes em loteamento. Sobre o regime de sobreaviso, a nova redação inclui o aeródromo e renomeia a secretaria de Assistência Social entre os órgãos atingidos por essa lei. Também foram aprovados dois projetos em segundo turno. Um deles institui o mês "Dezembro Verde". A proposta prevê a realização de ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais no âmbito do município de São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar apreendeu uma carga de vinhos importados ilegalmente da Argentina no valor aproximado de 447 mil reais. A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização da operação Horus. Uma guarnição flagrou várias pessoas carregando vinho para dentro de um caminhão. Elas tentaram fugir, mas foram detidas pela PM. O caminhão tinha um fundo falso que estava carregado com 215 caixas, totalizando mil 290 garrafas de vinho. Na mesma ocorrência, a PM também localizou uma Kombi com mais 33 caixas, totalizando 198 garrafas de vinho. No total foram aprendidas quase mil e 500 garrafas com valor aproximado de comércio no Brasil em 447 mil reais. Os autores foram presos e levados para a Polícia Federal.

A Delegacia de Maravilha identificou uma nova modalidade de golpe. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas depositam uma grande quantidade de dinheiro em uma suposta ajuda para "resgate" de herança. A delegada JOELMA ALBERTON explicou que os criminosos entram em contato com a vítima, por meio de e-mail ou whatsapp, se passando por uma mulher estrangeira que possui uma herança, geralmente na casa dos milhões de dólares. Eles contam a história de que a receita federal do país de origem da suposta herdeira não aceitar a repatriação dessa quantia. Por isso, ela entra em contato com a vítima brasileira para que ela a ajude a resgatar o dinheiro. As conversas tendem a demorar meses, incluindo o envio de fotos sensuais e declarações de amor, com o fim de ludibriar as vítimas. A Polícia Civil de Maravilha emitiu um alerta para que as pessoas evitem os depósitos bancários nesse tipo de situação.

Um acidente entre uma moto e uma bicicleta deixou três pessoas feridas nesta quinta-feira na SC-163. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite nalinha Cabeceira do Taquarussú, interior de Iporã do Oeste. O Corpo de Bombeiros atendeu três vítimas. Duas delas, um homem de 27 anos e uma mulher de 23 anos, estavam na motocicleta Yamaha XTZ 125 emplacada em Iporã do Oeste. A terceira vítima era um homem de 44 anos que estava na bicicleta. Eles sofreram escoriações, receberam curativos nos ferimentos e foram encaminhados ao Hospital de Iporã do Oeste para avaliação.

Três pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram presas nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O Pelotão de Patrulhamento Tático da Polícia Militar recebeu uma informação de venda de drogas no centro da cidade e abordou um veículo nas proximidades do local indicado na denúncia. Na operação foram apreendidos seis mil reais em dinheiro, 36 gramas de cocaína e 120 gramas de maconha, além de uma balança de precisão e diversos materiais utilizados para o embalo da substância entorpecente. Dos três envolvidos presos ontem, dois já possuem condenação por tráfico de drogas e estavam no monitoramento eletrônico. Um deles havia removido o aparelho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.