ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo em Foco Itapiranga - 18/09/2020

GLOBO EM FOCO – 18/09/20

-GOVERNO PODE IR À JUSTIÇA PARA QUE PERITOS DO INSS VOLTEM AO TRABALHO

-ALESC APROVA PROSSEGUIMENTO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS E DANIELA

-PESQUISA DO IBOPE COMPROVA IMPORTÂNCIA DO RÁDIO

-TSE REFORMA CUIDADOS QUE DEVEM SER ADOTADOS PELO ELEITOR

-EPAGRI PROJETA RETOMADA DOS PROGRAMAS EM 2021

-ESCOLA SÃO VICENTE MOBILIZA ALUNOS EM GINCANA

-POLÍCIA ALERTA PARA NOVO GOLPE APLICADO NO EXTREMO OESTE

-ACIDENTE ENTRE MOTO E BICICLETA DEIXA TRÊS FERIDOS NA SC 163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O candidato democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, JOE BIDEN, voltou a criticar nesta quinta-feira a condução do governo americano na pandemia do novo coronavírus. O oposicionista disse que a condução foi “quase criminosa” e atribuiu ao adversário, o presidente DONALD TRUMP, responsabilidade pelas mais de 197 mil mortes por Covid-19 no país. Já o presidente TRUMP, em discurso na capital Washington, afirmou nesta quinta que planeja estabelecer um comitê para promover "educação patriótica". O pronunciamento veio acompanhado de críticas a manifestações contra o racismo que tomaram os Estados Unidos desde maio.


O Tribunal Constitucional do Peru rejeitou nesta quinta-feira o pedido do presidente MARTÍN VIZCARRA que tentava barrar a votação do seu impeachment no congresso. A casa deve deliberar nesta sexta sobre a destituição de VIZCARRA, mas, segundo levantamento da imprensa local, é muito provável que os deputados votem em maioria pela sua permanência. O presidente é acusado de ter feito contratações irregulares, com dinheiro público, de um cantor chamado RICHARD CISNEROS. Ele orientou a duas assessoras que mentissem sobre seus encontros o cantor por meio de mensagens de áudio.


LUIS ARCE, candidato do partido do ex-presidente da Bolívia Evo Morales, pode vencer as eleições bolivianas do mês que vem já no primeiro turno, com a oposição fragmentada entre partidos rivais, segundo pesquisa da Fundação Jubileo. O levantamento foi conduzido por universidades e organizações de imprensa e apontou que 40 vírgula três por cento dos eleitores votariam nas eleições do dia 18 de outubro no Movimento para o Socialismo, cujo candidato presidencial é ARCE. O ex-presidente CARLOS MESA aparece em segundo com 26 por cento das intenções de voto, enquanto a atual presidente interina, JEANINE ÁÑEZ, ficou em terceiro, com 10 por cento.

As 26 capitais do país têm, ao todo, 311 candidatos às prefeituras aprovados em convenções para a disputa das eleições deste ano. O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências, como ocorrem todos os anos. Uma desistência já foi registrada nesta quinta, em Palmas no Tocantins, por exemplo. Ainda assim, é possível prever que 2020 deverá ser o ano com o maior número de candidatos registrados nas capitais dos últimos 20 anos pelo menos. Isso porque, no ano com o maior número de candidatos em 2016, houve 209 postulantes ao cargo no Executivo nas capitais.


A Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia decidiu incluir nesta quinta-feira as vacinas contra a Covid-19 e os insumos para fabricação das vacinas na lista de produtos com tarifa de importação zerada. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" e vale até o fim de outubro, mas pode ser renovada. Vacinas contra o novo coronavírus ainda estão em estudo em vários países do mundo, entre os quais Inglaterra, China, Estados Unidos, Rússia e Brasil. De acordo com o diretor do Instituto Butantan, DIMAS COVAS, o instituto receberá ainda neste ano 15 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac. No caso da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford, no Reino Unido, o Ministério da Saúde prevê que a distribuição acontecerá em janeiro de 2021.


O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, BRUNO BIANCO, afirmou nesta quinta-feira que os peritos médicos federais do INSS exercem atividade essencial reconhecida em decreto e, portanto, devem retornar ao trabalho. Ele disse que há possibilidade de recorrer à Justiça, embora não neste momento. Nesta quinta, o governo federal determinou o retorno dos peritos ao trabalho, mas a associação da categoria diz que os médicos não voltarão. A entidade alega que há falta de adequação dos locais em meio à pandemia do novo coronavírus. O governo informou que, caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada.

Santa Catarina tem 11 cidades com epidemia de dengue e 17 novos casos confirmados, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Joinville é a cidade com o maior número de contaminação local do estado este ano, com oito mil 675 casos. No total, 11 mil e 200 pessoas foram diagnosticadas com dengue no estado neste ano. Dos contaminados, mais de 10 mil e 800 contraíram a doença dentro do estado Das 11 cidades em epidemia de dengue no estado, duas estão no extremo-oeste: Maravilha e São Miguel do Oeste.


Os deputados estaduais de Santa Catarina votaram pelo prosseguimento do processo de impeachment contra o governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA. A votação ocorreu em reunião extraordinária da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira. Foram 33 votos a favor do prosseguimento, seis contra e uma abstenção, a do presidente do legislativo, JULIO GARCIA. Mais cedo, os deputados também aprovaram a continuidade do processo de impedimento da vice-governadora, DANIELA REIHNER, com 32 votos a favor, sete contra e uma abstenção. A solicitação de afastamento foi oficializada em julho e aponta suspeita de crime de responsabilidade em aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. As defesas do governador e da vice negam que tenha havido crime de responsabilidade fiscal.

Com os prosseguimentos dos processos de impeachment aprovado pelo plenário, agora a Alesc vai montar uma comissão mista julgadora formada por cinco deputados, cinco desembargadores e o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, RICARDO ROESLER, que tem voto de desempate, se necessário. Testemunhas e defesas serão ouvidas por este grupo, que pode rejeitar o pedido de impeachment e arquivá-lo ou aceitar a denúncia. Se o pedido for aceito por essa nova comissão, o governador e a vice são afastados por 180 dias. Nesse caso, quem vai assumir o governo será o presidente da Alesc, JULIO GARCIA. Se todo o processo de impeachment for concluído neste ano, deve ocorrer uma nova eleição para a escolha de um novo governador do estado.

88% da população têm rádio em suas casas. A frota de veículos leves e pesados é de quase 60 milhões em todo o país e todos tem rádio. De acordo com levantamento do Ibope, 90% da população brasileira ouviu rádio nos últimos 30 dias, sendo que 74% dos pesquisados declararam ouvir rádio diariamente. A audiência continua em trajetória crescente. O maior crescimento está entre as seis e 14 horas, o horário nobre, quando o rádio retrata as mais diversas características regionais como nenhum outro veículo.

O rádio é um meio de comunicação completamente inserido no cotidiano das pessoas. Essa proximidade com os ouvintes é a razão de seu sucesso. A declaração é do diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA. Ele cita que também é preciso levar em conta a migração das rádios do AM para o FM. Com a migração, as emissoras também estão sendo ouvidas pelos celulares, e vêm conquistando, cada vez mais, o seu espaço no consumo. O conteúdo produzido pelo rádio é algo insubstituível, único e confiável. Esse conteúdo também é replicado pelas redes sociais, o que fortalece ainda mais o rádio. Ele conclui que o rádio, nos últimos anos, com sua produção de conteúdo jornalístico regional, se firma como o meio que mais cresce em reconhecimento das pessoas.

Setembro Roxo incentiva empresas a doarem cota do imposto de renda para o Fia. A presidente do Fundo da Infância e Adolescência, MARIANE OZELAME informa que todo contribuinte que tem imposto a pagar ou restituir e utiliza o modelo completo de declaração pode destinar até 3% do seu Imposto de Renda na declaração anual. Já as pessoas jurídicas podem doar até um por cento. Segundo ela, a destinação não tem custo nenhum ao contribuinte. Ela revela que em 2017 os valores arrecadados foram 4 mil, em 2018 cerca de 10 mil e em 2019 ultrapassaram os 16 mil reais. Neste ano, devido a pandemia que prejudicou a divulgação, foram cerca de 8.900 reais arrecadados para ações já previstas em um plano. A meta é oferecer capacitação as conselheiras tutelares e palestras quando houver retorno das atividades presenciais. Em outubro eram oferecidos brinquedos infláveis, mas, o ano eleitoral também proíbe esta atividade. O valor excedente ficará para o ano que vem.

Federação dos trabalhadores da agricultura começou o mês com uma grande preocupação: o aumento do número de benefícios rurais negados pelo INSS. De acordo com presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, a entidade já vinha denunciando esse problema há muito tempo, mas a questão se agravou durante a pandemia do coronavírus. Ele destacou que houve um aumento expressivo de indeferimentos, especialmente de auxílio-doença. DRESCH comenta que essa situação que se torna ainda mais alarmante na medida em que os segurados especiais já enfrentam dificuldades quanto aos serviços prestados pelo INSS. Por isso, a federação intensificou a cobrança por uma resposta mais rápida para os pedidos de benefícios encaminhados pelos agricultores.

Portaria que define a antecipação do pagamento do auxílio-doença no valor de um salário mínimo mensal até que o segurado possa realizar a perícia médica não resolveu o problema dos agricultores. De acordo com o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, poucos beneficiários rurais conseguiram obter essa antecipação. Ele disse que existe uma insegurança, já que o auxílio-doença requerido seja indeferido automaticamente sem uma análise adequada dos documentos anexados ao processo para fins de comprovação do exercício da atividade rural. DRESCH também citou que a reabertura das agências, mas ainda sem as perícias médicas aumenta a preocupação. Ele entende que o problema que envolve o indeferimento de benefícios para os agricultores, como o auxilio doença, tem uma consequência grave não só para as famílias que vivem no campo. Ele comenta que o aumento de pedidos negados, inclusive de aposentadorias rurais, pode ter um impacto negativo para o setor e também para a economia dos pequenos municípios.

TSE reforma cuidados que devem ser adotados pelo eleitor na votação de 15 de novembro. De acordo com a chefe do cartório eleitoral RAIZA SCHAEFFER o eleitor precisará higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar, usar máscara, respeitar o distanciamento na fila e, se possível, levar a própria caneta para assinar a lista de votantes. Além disso, os mesários também usarão mascaras e outras proteções para evitar o contágio. Os protocolos não devem atrasar o tempo que o eleitor ficará no local de votação já que serão apenas dois votos neste ano, para prefeito e vereador. A chefe do cartório comenta que o treinamento dos mesários será virtual neste ano. Nas outras eleições, essa capacitação era presencial. Neste ano, apenas o presidente de mesa e o primeiro mesário da seção vão participar do treinamento on line. A convocação já começou, inclusive por whatsApp, mas os interessados em trabalhar no pleito ainda podem se inscrever pelos canais virtuais da Justiça Eleitoral.

Empresa realiza operação tapa buraco na BR 163. Na terça-feira, 08 de setembro, foi iniciado o trabalho na rodovia federal entre SMOeste até Dionísio Cerqueira, segundo o responsável pela equipe de trabalho, LOIDEMAR DOS SANTOS. Ele reconhece que a situação da rodovia é ruim, já que apresenta problemas no pavimento em todo o trecho. A operação que está sendo realizada deve amenizar os transtornos aos motoristas e veículos. Segundo SANTOS, devem ser utilizados cerca de duas mil toneladas de massa asfáltica neste trabalho. A empresa Diferencial foi licitada atua na manutenção visando um tapa buracos, pintura da sinalização e corte da vegetação. É feita a fresagem, com remoção do material e colocação do novo pavimento nos pontos mais críticos. Atualmente as frentes de trabalho atuam em um ponto nas proximidades do parque industrial do município de Guarujá do Sul. A conclusão do reparo deve ocorrer em 60 dias, sendo que vários locais estão recebendo essa correção. A obra depende do clima.

Celesc alerta sobre acidentes na rede elétrica. O técnico em segurança do trabalho da Celesc regional de SMOeste, GILSON GOHLKE, explica que os acidentes mais frequentes ocorrem na rede de média tensão, de até seis mil woltz, e em índice menor também na baixa tensão em instalações internas residenciais. Conforme o técnico, acidentes mais comuns ocorrem no interior com máquinas agrícolas, colisões de veículos em postes da rede elétrica e acidentes quando da instalação de sistemas de telefonia e internet. GOHLKE enfatiza que os acidentes geralmente são graves em função da alta tensão que circula nos condutores. O técnico em segurança do trabalho comenta que algumas ocorrências são motivadas pela derrubada de árvores sobre a rede ou construções irregulares próximo as redes elétricas. Ele lembra que quando ocorre um curto circuito o sistema se desliga, mas automaticamente se liga novamente, por isso a rede deve sempre ser considerada energizada.

Deputado cobra ampliação de crédito e mais agilidade na concessão do Propampe. O vice-presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, encaminhou uma moção ao governo federal solicitando ampliação da oferta de crédito e maior celeridade na concessão do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Propampe. O deputado comenta que todas as empresas foram afetadas de alguma forma pelo período de pandemia, principalmente no início quando as atividades foram paralisadas. Ele afirma que naquele momento as empresas atenderam a solicitação do governo, apesar dos prejuízos que tiveram paralisando suas atividades. O parlamentar justifica que a linha de crédito do governo federal não atende as necessidades dos empresários.

Para o deputado, as empresas estão com dificuldade em acessar os recursos e o valor que foi destinado é irrisório e não atende as demandas. MAURO DE NADAL cita que inicialmente foram destinados pelo programa 15.9 bilhões de reais para ajudar as micro empresas e empresas de pequeno porte, com taxas de juros máxima igual à SELIC, mas 1,25% ao ano, prazo de pagamento de 36 meses e carência de oito meses. Nesta semana foi sinalizado mais um montante de 12 bilhões de reais, mas para o deputado, são necessários mais recursos para atender o setor empresarial, considerando que a primeira cota foi esgotada em poucos dias e o acesso foi bastante burocrático.

Epagri projeta retomada dos programas em 2021. Projetos pós pandemia incluem capacitações e diversos eventos. A Extensionista Social da Epagri de Itapiranga evita lamentações com os problemas causados pela pandemia e já projeta o próximo ano. ALÉSIA LAUSCHNER fala que reuniões virtuais estão sendo feitas para reprogramar as ações, principalmente as que não puderam serem feitas esse ano. Ela cita que no mês de abril, nos dias seis, sete, oito, estão sendo programadas ações para a saúde preventiva. Comenta que aSemana da Saúde é muito esperada e que não foi realizada neste ano em virtude da pandemia. No dia seis terá visitação no Horto Municipal. No dia sete serão debatidos os vários tipos de câncer que assolam a região. No dia oito visitação de um horto de uma propriedade rural no interior de Itapiranga. Já no dia 15 de abril vai acontecer a Saúde na Praça.

ALÉSIA LAUSCHNER fala que para 2021 também estão previstos capacitações no setor agropecuário, parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar. Também está sendo projetada a realização da Efrait, Exposição Feira Agropecuária e Comercial de Itapiranga, para o primeiro semestre. Atividades presenciais neste ano dependem de autorização devido a pandemia. ALÉSIA salienta que outras ações como o turismo rural, orientações técnicas, capacitações e excursões estão sendo debatidas. A extensionista social explica que os debates online devem ser mantidos, devido a eficiência e agilidade que proporcionam. Caso o governo libere algumas ações que possam ter reunião de público, algumas atividades para esse ano ainda podem acontecer.

Gincana mobiliza alunos em diversas tarefas. A Escola São Vicente de Itapiranga promove algumas atividades práticas com alunos. Os trabalhos são desenvolvidos respeitando o distanciamento e o isolamento social. A gincana visa levar os estudantes para mais próximo do educandário em período de aulas a distância. Conforme a diretora, NEIVA KUMER, a gincana é tradicional e visa comemorar o aniversário da escola em 27 de setembro. São 82 anos de história na educação em Itapiranga. A programação ocorre no período de 21 a 25 de setembro e principalmente de forma virtual com atividades diferenciadas com o tema literatura. Foram desenvolvidas pesquisas que resultaram no sarau de poemas. Pequenos grupos gravam de forma isolada para uma apresentação que será transmitida pelo Facebook da escola.

A diretora da escola São Vicente explica que os alunos realizam os ensaios nas suas casa e para apresentação são organizados horários específicos na escola com autorização dos pais. NEIVA KUMER cita ainda a realização do festival da canção que mobiliza os estudantes em ensaios com orientação de professores de música de forma online. A diretora observa que o tradicional festival de danças não será realizado este ano devido a necessidade de distanciamento que inviabiliza as coreografias. NEIVA chama atenção para os grandes desafios da educação no ano que a escola São Vicente completa 82 anos de atividades em Itapiranga. Ela elogia a equipe de professores pelo empenho e criatividade para oferecer o melhor conteúdo aos alunos.

Polícia Civil alerta para novo golpe aplicado no Extremo Oeste. A delegacia de Maravilha tem registrado inúmeros casos envolvendo vítimas que depositam grande quantidade de dinheiro em uma suposta ajuda para "resgate" de herança. Conforme a delegada, JOELMA ALBERTON, a situação ocorre quando os criminosos entram em contato com a vítima, por meio de e-mail ou whatsapp, se passando por uma mulher estrangeira a qual possui uma herança, geralmente na casa dos milhões de dólares. Assim, devido à receita federal de seu país de origem não aceitar a repatriação dessa quantia, entra em contato com a vítima brasileira para que ela o ajude a resgatar o dinheiro. Os golpes também ocorrem com os criminosos se passando por militares femininas Israelenses que estão à procura de quem as ajude a negociar os espólios de guerra.

Caminhoneiro de Dionísio Cerqueira morre em acidente no RS.

O motorista de uma carreta morreu no início da manhã desta sexta-feira, após se envolver em um grave acidente na RSC 472. O acidente com saída de pista seguido de tombamento ocorreu entre os municípios de Tenente Portela e Três Passos-RS. De acordo com as primeiras informações o caminhão envolvido tem placas de Dionísio Cerqueira. O veículo se deslocava sentido Três Passos quando, em uma curva saiu da pista e capotou às margens da rodovia. Ainda segundo informações divulgadas por meios de comunicação local, o condutor foi ejetado da cabine e veio a óbito no local. O motorista foi identificado como sendo JOÃO CELSO VALDAMERI, de 60 anos. A polícia foi acionada e deverá apurar as causas e circunstâncias do acidente.

Polícia apreende carga de vinho na fronteira avaliada em 447 mil reais. Nesta quinta-feira guarnições da PM de Fronteira e do canil, em continuidade a Operação Hórus de combate aos crimes de contrabando, descaminho na fronteira entre Brasil e Argentina, flagrou várias pessoas carregando vinho dentro de um caminhão, sendo que quando viram a viatura tentaram fugir. Policiais constataram que havia um fundo falso no caminhão, carregado com 215 caixas, totalizando mil 290 garrafas de vinho. Além do caminhão, em buscas a uma Kombi, que estava no mesmo local, foram encontradas mais 33 caixas com 198 garrafas de vinho. Toda a bebida oriunda do país vizinho estava sem nota fiscal. No total foram aprendidas 248 caixas de vinho, totalizando mil 488 garrafas, com valor aproximado de comércio no Brasil em 447 mil reais. A Polícia Militar prendeu os autores e apreendeu a mercadoria que foi entregue na Polícia Federal de Dionísio Cerqueira.

Adolescentes ateiam fogo em madeira e geram danos em praça. Três adolescentes foram detidos por dano ao patrimônio público por volta das 14 horas e 30 minutos na Praça Belarmino Annoni, no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com as informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição avistou três adolescentes em atitude suspeita. Foi realizada a abordagem, porém nada de ilícito fora constatado com os menores. Eles relataram que atearam folgo em um monte de madeira que amontoaram na pista de Skate, localizada no interior de praça, fato que acabou ocasionando danos também na pista. Um dos adolescentes, de 16 anos, assumiu a autoria do fato. Os policiais realizaram contato com os responsáveis dos menores e adotaram os procedimentos cabíveis.

As conversas tendem a demorar meses, incluindo o envio de fotos sensuais e declarações de amor, com o fim de ludibriar as vítimas. Dessa forma, a organização criminosa promete o envio da herança ou do espólio de guerra para o Brasil. Nesse meio tempo, uma suposta fiscal da Receita Federal entra em contato por telefone com a vítima, comunicando que o pacote está em solo brasileiro, sendo necessário o depósito do valor para liberar a mercadoria. Quando ocorre o depósito, imediatamente, os canais de comunicação com a suposta mulher estrangeira são suspensos, deixando as vítimas com enorme prejuízo financeiro e psicológico. A Polícia Civil de Maravilha alerta para a devida cautela quando se tratar de negócios realizados pela internet, especialmente, depósitos bancários envolvendo pessoas que jamais teve contato pessoal.

PM prende três pessoas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Nesta quinta-feira a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tráfico de drogas na região central de São Miguel do Oeste. O Pelotão de Patrulhamento Tático do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, após receber informações de pessoas que estariam vendendo drogas na cidade, abordou um veículo que estava transitando em atitude suspeita. Após buscas com o apoio do Grupo de Policiamento com Cães, foram presas três pessoas por tráfico de drogas e apreendidos seis mil reais, 36 gramas de cocaína e 120 gramas de maconha, uma balança de precisão além de diversos materiais utilizados para o embalo da droga. Dos três envolvidos, dois já possuem condenação por tráfico de drogas e estavam no monitoramento eletrônico, mas um deles havia removido o aparelho. Os envolvidos foram presos em flagrante.

Polícia Civil de Belmonte identifica autor de maus-tratos contra animais. Nesta semana a Polícia Civil de Belmonte concluiu uma investigação que culminou com a identificação do condutor do veículo Gol, o qual atropelou um cachorro no dia primeiro de setembro deste ano. Com as imagens captadas por circuito interno de monitoramento, bem como por testemunhas, foi possível concluir que a velocidade empregada pelo condutor era alta, considerando que ele tinha plena ciência dos três animais que acompanhavam o carro. Mesmo assim, aumentou a velocidade e não realizou qualquer tentativa de evitar o atropelamento de um dos animais, que morreu imediatamente em decorrência dos ferimentos causados. O autor irá responder pelo crime de maus-tratos, cuja pena é de até um ano de detenção e multa.

Acidente entre moto e bicicleta deixa três feridos na SC 163. O acidente ocorreu por volta das 19 horas de ontem, na SC 163, linha Cabeceira do Taquarussu, em Iporã do Oeste. A colisão envolveu uma moto e uma bicicleta. Os Bombeiros atenderam três vítimas. Duas delas, um homem de 27 anos e uma mulher de 23 anos, ocupavam a moto Yamaha de Iporã do Oeste. A terceira vítima era um homem de 44 anos que estava na bicicleta. Os três apresentavam escoriações e após atendimento dos bombeiros foram encaminhados ao hospital de Iporã do Oeste. O motociclista relatou que trafegava pelo sentido Iporã do Oeste a Descanso quando, por conta do movimento de veículos que trafegavam pelo sentido contrário, acionou a luz baixa da moto e em seguida colidiu na bicicleta que trafegava sobre a pista e no mesmo sentido de direção da moto.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.