ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 18 08 2025

-PRÉVIA DO PIB DO BANCO CENTRAL INDICA EXPANSÃO DE 0,3% NO SEGUNDO TRIMESTRE

-SC TEM A MAIOR QUEDA DO PAÍS DA TAXA DE DESEMPREGO ENTRE JOVENS

-APOSTA FEITA EM SÃO MIGUEL DO OESTE GANHA 40 MIL DE REIAS NA MEGA SENA

-SECRETÁRIO REFORÇA IMPORTÂNCIA DO JURO ZERO PARA EMPREENDEDORES LOCAIS

-PRAZO DE INSCRIÇÕES DO PROGRAMA BÔNUS AGRÍCOLA TERMINA DIA 31 DESTE MÊS

-ACIDENTE ENTRE MOTOCICLETA E CARRO MATA MOTOCICLISTA NA BR 282

-MULHER MORRE EM COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS NA SC 160

A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado com aumentos das nuvens no decorrer do dia. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima deve chegar a 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0041 centavos.

A Espanha, que entra em sua terceira semana de alerta por onda de calor, continua lutando contra os incêndios florestais, concentrados no noroeste e oeste do país. Até o Exército foi mobilizado para ajudar no combate às chamas. As regiões de Castela e Leão, Galícia, Astúrias e Extremadura são atualmente os principais focos dos incêndios florestais. Cerca de 3.500 militares da Unidade Militar de Emergência, acionada em casos de incêndios graves, estão distribuídos entre os locais mais preocupantes. Desde o início do ano, mais de 157 mil hectares foram consumidos pelas chamas na Espanha.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, recebe nesta segunda-feira o ucraniano VOLODYMYR ZELENSKY e sete líderes europeus para uma reunião decisiva sobre a guerra na Ucrânia. Segundo agenda divulgada pela Casa Branca na noite deste domingo, o presidente americano se reúne a sós com ZELENSKY, no Salão Oval da Casa Branca. A conferência ocorre às duas e 15b da tarde, no horário de Brasília. Já o encontro com os outros líderes europeus, incluindo ZELENSKY, está marcado para às quatro da tarde pelo horário de Brasília, na Sala Leste. Estarão presentes EMMANUEL MACRON da França, KEIR STARMER do Reino Unido, FRIEDRICH MERZ da Alemanha, URSULA VON DER LEYEN da Comissão Europeia, MARK RUTTE da Otan, GIORGIA MELONI da Itália e ALEXANDER STUBB da Finlândia.

Às vésperas do encontro com DONALD TRUMP, o presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou que "os ucranianos estão lutando por sua terra, por sua independência" e sinalizou que a Ucrânia não vai ceder territórios a Rússia para acabar com a guerra. A declaração foi feita na rede X, na noite do domingo. A publicação aconteceu após TRUMP voltar a pressionar ZELENSKY por um acordo com a Rússia, condicionando o fim do conflito à permanência da Crimeia sob controle russo e a exclusão da Ucrânia do processo de inclusão na Otan. Estes pontos são questionados pelos ucranianos.

Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil enviará nesta segunda-feira ao governo de DONALD TRUMP a resposta sobre a investigação comercial aberta pelos Estados Unidos. O documento será protocolado pela Embaixada brasileira em Washington. Em 15 de julho, quando iniciou a investigação, o governo americano acusou o Brasil de cometer práticas "desleais", prejudicando a economia local. Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China. Conforme o Itamaraty, uma força-tarefa formada por vários órgãos foi criada para elaborar a resposta do governo brasileiro. No contexto da investigação comercial, conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos, TRUMP anunciou a imposição de uma tarifa de 50 por cento sobre uma parte dos produtos brasileiros vendidos no mercado americano.

Os analistas do mercado financeiro reduziram, pela primeira vez desde janeiro deste ano, a estimativa de inflação de 2025 para um valor abaixo de cinco por cento. As projeções fazem parte do boletim "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, com base em pesquisa realizada com mais de 100 instituições financeiras na última semana. De acordo com analistas, o tarifaço implementado pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, a produtos brasileiros está ajudando neste movimento, pois tende a conter a atividade e gerar um impacto baixista na inflação deste ano. A estimativa de inflação para 2025 caiu de cinco virgula zero cinco para quatro virgula 95 por cento.

O Banco Central informou nesta segunda-feira que o Índice de Atividade Econômica, considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto, registrou crescimento de zero vírgula três por cento no segundo trimestre deste ano. O resultado pelo Banco Central foi calculado após ajuste sazonal — uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes. A comparação foi feita com o primeiro trimestre de 2025. O dado divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central mostra forte desaceleração da economia. Isso porque, no primeiro trimestre deste ano, o IBC-BR teve uma expansão de um e meio por cento. O crescimento do IBC-Br no trimestre 2025 foi o sétimo resultado positivo seguido. A última retração do indicador foi registrada no terceiro trimestre de 2023.

A Assembleia terá, nesta semana, quatro audiências públicas que ocorrerão no Palácio Barriga Verde. Durante os encontros serão debatidos temas como o acesso ao Mirante da Serra da Boa Vista, em Rancho Queimado, o Programa de Incentivo à Cultura no Estado, a atenção às pessoas com câncer em Santa Catarina e a violência política de gênero. Nesta segunda, as seis e meia da Comissão de Educação e Cultura, o objetivo é discutir o Programa de Incentivo à Cultura no Estado de Santa Catarina. A audiência pública tem como objetivo reunir agentes culturais, conselheiros, captadores de recursos, produtores, representantes do empresariado e a comunidade em geral para debater soluções e melhorias para o programa. Segundo a proponente, deputada LUCIANE CARMINATTI, é preciso que o PIC volte a operar de maneira mais ágil, efetiva e transparente.

Os casos de violência contra profissionais de saúde têm crescido em Santa Catarina. Um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina mostrou que somente em 2024 foram 386 casos de violência contra médicos em estabelecimentos de saúde do Estado, além de casos contra enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. Ainda que esses casos envolvam agressões físicas, a maior parte das ocorrências registradas pelo Conselho Federal de Medicina no ano passado em Santa Catarina foram ameaças com 110 casos, desacato com 72 e injúria com 43. A perturbação do trabalho ou sossego alheio vem em quarto lugar com 26, seguida da lesão corporal leve com 22. O número de ocorrências teve um crescimento gradual nos últimos anos.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, PNAD Contínua, Trimestral, divulgados na última sexta-feira, trazem um dado importante para Santa Catarina. Segundo análise feita pela Facisc, o Estado registrou no segundo trimestre de 2025 a maior queda na taxa de desemprego do país, de 31 por cento, com destaque para a redução da quantidade de desempregados da geração mais nova. O número de jovens de 14 a 24 anos que gostariam de um emprego, mas estavam sem trabalho, caiu 46 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, e passou de 56 mil para 30 mil, conforme o levantamento da Federação. Esse resultado reforça tanto a empregabilidade quanto a baixa taxa de jovens que não estudam nem trabalham.

Uma aposta feita em São Miguel do Oeste acertou cinco das seis dezenas do concurso da Megasena sorteada no último sábado. O ganhador da quina da Mega faturou 40 mil 125 reais. As dezenas sorteadas foram 08, 21, 22, 42, 45 e 48. Além do ganhador local, outros quatro catarinenses também faturaram prêmios na quina nas cidades de Rio do Sul, Forquilhinha, Itajaí e Tubarão. No total, 70 apostas em todo o país acertaram cinco dezenas. Como ninguém acertou as seis dezenas, o prêmio principal acumulou e a Caixa Econômica Federal estima que o próximo sorteio, amanhã, pague 65 milhões de reais.

A Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar, no próximo sábado, mais um Leilão de Gado Geral. O evento, que será promovido de forma virtual e presencial, está previsto para a uma e meia da tarde no Parque de Exposições Rineu Gransotto. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Pampa no YouTube, por meio do site Pampa Remates. Estarão à venda, neste sábado, em torno de 500 animais entre bezerros e novilhas, destinados à produção de carne.

A JCI de São Miguel do Oeste promoveu neste sábado, a edição 2025 do projeto Escola de Líderes. O evento reuniu mais de 400 pessoas no Centro Cultural da Unoesc. De acordo com o coordenador, MAICON LUIZ BRANDT, o Escola de Líderes foi marcado por uma imersão de desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em liderança, comunicação, gestão de equipes e protagonismo social. O presidente da JCI, Charles Dal Orsoleta, disse em entrevista à Peperi que a iniciativa buscou preparar cidadãos para os desafios do mundo atual, formando lideranças capazes de transformar a comunidade. Os palestrantes do evento foram THIAGO CONCER, SUELLE WARMLING e GABRIELA COVER.

Santa Catarina possui baixo volume de exportação para os Estados Unidos e a tarifa de 50 por cento imposta pelo governo americano não deve gerar prejuízos na exportação de carne suína de Santa Catarina. O comentário é do Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI. Ele disse que a tarifa extra preocupa, mas não vai ter grandes impactos na suinocultura do estado. LOSIVANIO disse que de janeiro a julho o estado exportou sete mil e 700 toneladas para os Estados Unidos, mil e 100 toneladas por mês, um volume considerado pequeno em comparação a outros mercados. De acordo com ele, são produtos de valor agregado, nobres e que estão em falta para outros mercados internacionais. Nestes cenários, as empresas conseguem redirecionar exportações para outros países.

A venda de produtos para os americanos gera um impacto positivo para o resto do mundo porque o mercado dos Estados Unidos é muito exigente e a redução de vendas para o país poderia ter reflexos indiretos para Santa Catarina . De acordo com o Presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI, a venda para o Estados Unidos abre outros mercados. Ele disse ainda que o tarifaço não é uma questão sanitária e, por isso, não deve afetar a credibilidade brasileira e especialmente de Santa Catarina para venda a outros mercados. LOSIVANIO ressaltou que Santa Catarina e o Brasil seguem batendo recorde de exportações de carne suína, tendo como base as questões sanitárias favoráveis.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável começou, na última semana, a entrega das certidões de aptidão para dar sequência à contratação do crédito junto às instituições financeiras credenciadas no Programa Juro Zero. Segundo o secretário IRTON LAMB, nesta edição, o programa passou por atualização nos valores e, nos meses de maio e junho, foi realizado o credenciamento das cooperativas de crédito participantes. Já estão habilitadas as instituições Sicredi, Sicoob e Sucredi, enquanto a Cressol segue em processo de credenciamento. Após o credenciamento das instituições, foi aberto o período de inscrições, que resultou em mais de 300 empresários cadastrados. A análise seguirá a ordem de protocolo e, caso os critérios sejam atendidos, os inscritos receberão a certidão de aptidão, documento que comprova a participação no programa.

A certidão emitida pelo município não garante, por si só, o acesso ao crédito, pois a liberação dos recursos depende da análise individual e aprovação por parte da instituição financeira escolhida pelo beneficiário. A afirmação é do De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, IRTON LAMB. De acordo com ele, Devido à grande procura nesta etapa, o conselho responsável definiu que será liberado 60 por cento do valor solicitado pelas empresas, medida que visa atender o maior número possível de participantes. LAMB esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a expectativa do setor é que esta edição injete aproximadamente três milho e meio de reais na economia local.

Uma das novidades desta quinta edição do Programa Juro Zero é o aumento do valor dos limites de crédito disponíveis. Para os Microempreendedores Individuais, o valor passou de cinco para 10 mil reais. No caso de microempresas, o limite que era de 10 mil, subiu para 20 mil reais. Para os empreendedores do setor de turismo o valor passou de 50 mil para cem mil reais. Segundo o secretário de Desenvolvimento, IRTON LAMB, o aumento dos limites é uma medida que reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia local. Ele disse que o Juro Zero é uma ferramenta importante de incentivo e apoio aos empreendedores. LAMB citou que ao ampliar os limites, a administração cria mais oportunidades para que os negócios cresçam e se consolidem, gerando emprego e renda para a cidade.

O prazo de inscrições no Programa Bônus Agrícola 2025 da prefeitura de São Miguel do Oeste termina no dia 31 de agosto. O alerta é da secretaria de Agricultura, responsável pela iniciativa. O programa garante créditos que variam de 50 a dois mil e 500 reais, conforme a movimentação econômica do agricultor no ano de referência de 2023. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Piscicultura. É indispensável que todos os produtores interessados realizem o cadastro, apresentando a documentação exigida. Neste ano, os agricultores que emitiram notas de venda eletrônica em 2023 precisam entregar também um relatório do movimento econômico, para que o valor do bônus seja calculado corretamente.

Os valores do Programa Bônus Agrícola serão disponibilizados em cartões magnéticos na segunda quinzena de outubro, podendo ser utilizados até 30 de novembro exclusivamente no comércio local. Os créditos são aceitos em estabelecimentos como agropecuárias, mercados, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção e empresas prestadoras de serviços. A Secretaria de Agricultura destacou que o protocolo presencial foi adotado para garantir mais segurança, evitando fraudes e golpes virtuais. Em nota, a pasta ressaltou que a medida assegura que os dados dos produtores sejam tratados com responsabilidade e de acordo com a legislação. O Programa Bônus Agrícola é realizado anualmente e tem como objetivo valorizar o agricultor, incentivar a emissão de notas fiscais e movimentar a economia local.

São Miguel do Oeste vai sediar, em outubro, uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense. De acordo com o coordenador do grupo, deputado do PT, PEDRO UCZAI, o encontro está marcado para o dia 10 de outubro. De acordo com ele, o objetivo é ouvir setores empresarias, lideranças e entidades para identificas as demandas e necessidades do extremo-oeste. UCZAI comentou que, a partir desse encontro, o Fórum Parlamentar vai buscar recursos no governo federal para atender efetivamente os pedidos. UCZAI disse que os deputados e senadores podem seguir essa lista de reivindicações para destinar valores de emendas individuais e coletivas.

O governo descontigenciou recursos do orçamento da União e deve empenhar os valores para a conclusão das obras na BR 163 nos próximos dias. A informação é do deputado federal PEDRO UCZAI. De acordo com ele, o governo desbloqueou 700 milhões do orçamento para o Ministério dos Transportes, 105 milhões para Santa Catarina. Desse total, foram destinados 25 milhões para o trecho da BR 2828 entre São Miguel do Oeste e Maravilha e 45 milhões de reais para a continuidade das obras da BR 163, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira. UCZAI acredita o empenho dos recursos deve ocorrer até a semana que vem e, com isso, a conclusão da obra estaria garantida.

Um incêndio atingiu uma residência de madeira na Avenida Presidente Kennedy, no centro de Maravilha, na madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das três e meia, ao chegar no loca, encontrou o imóvel de aproximadamente 70 metros quadros totalmente tomado pelas chamas. Em cerca de 20 minutos, os bombeiros conseguiram acessar o interior da residência, dando início ao rescaldo, que durou cerca de uma hora e meia. O morador do imóvel estava em viagem. A área permanece isolada para perícia e as causas ainda não foram oficialmente confirmadas.

O motorista de um caminhão carregado com material reciclável tentou fugir da Polícia Militar após atravessar a fronteira da Argentina para o Brasil, no município de Dionísio Cerqueira. O fato aconteceu neste sábado quando o condutor desobedeceu a ordem de parada e iniciou uma fuga pelas ruas da cidade. Durante a perseguição, o motorista trafegou sobre calçadas, colocando pedestres em risco. Os policiais efetuaram disparos contra os pneus do caminhão. Em seguida, o motorista perdeu controle da direção e se chocou contra um barranco. Mesmo assim, o motorista ainda conseguiu fugir a pé e não foi localizado até o momento. O caminhão e a carga foram apreendidos.

Um motociclista ficou ferido após sofrer uma queda e se chocar contra um barranco na BR-282, em Iraceminha. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde de sábado. O homem foi encontrado consciente e orientado, deitado na pista. Ele apresentava suspeita de fratura no braço esquerdo, além de múltiplas escoriações no abdômen. Ele foi socorrido pelos bombeiros e conduzido pela equipe do SAMU de Maravilha ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Um homem de 20 anos e uma mulher de 30 foram presos na noite de sábado, por volta das 11 horas da noite, por suspeita de tráfico de drogas na Rua Doutor José Garrido Yáñez, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, os policiais foram até um apartamento onde encontraram cinco porções de cocaína escondidas em um roupeiro, além de 829 reais em dinheiro. De acordo com a PM, o casal também estava com mais seis buchas da droga, localizadas no interior do carro, dentro de uma bolsa com pertences da mulher. A droga estava embalada e pronta para a venda. Os dois foram presos em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo, na SC-160, em Linha São Roque, interior de Campo Erê. Um pessoa morreu e outra ficou ferida. A colisão aconteceu por volta das sete horas e envolveu um Gol de Santa Terezinha do Progresso e um Vectra de São Lourenço do Oeste. No Gol estavam duas pessoas. O motorista, de 61 anos, foi socorrido e encaminhado ao hospital com suspeita de fratura na costela, além de escoriações nas pernas e no rosto. A caroneira, identificada como SOLANGE LARA, de 38 anos, moradora de Saltinho, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do Vectra foi avaliado pela equipe dos bombeiros, mas dispensou encaminhamento médico.

Um motociclista, de 38 anos, morreu em um acidente na noite deste domingo, na BR-282, em Iraceminha. A colisão envolveu a moto que ele conduzia e um automóvel Jeep Compass. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem foi encontrado no local sem sinais vitais e com múltiplos traumas. A Polícia Científica foi acionada para a remoção do corpo. Os dois ocupantes do automóvel envolvido não sofreram ferimentos e dispensaram atendimento hospitalar após avaliação do SAMU. A Polícia Rodoviária Federal e realizou o isolamento da cena para a perícia. As causas do acidente ainda não foram confirmadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.