-PF FAZ OPERAÇÃO E PRENDE POLICIAIS MILITARES POR ATUAÇÃO NO 8 DE JANEIRO
-JAPÃO RETIRA EMBARGO E IMPORTAÇÃO DA CARNE DE FRANGO DE SC PODE SER RETOMADA
-SUPERINTENDENTE DO DNIT DIZ QUE CONSTRUÇÃO PONTE EM ITAPIRANGA VAI COMEÇAR EM 2024
-ALISSON ANDRADE CONFIRMA INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DA WILY BARTH PARA ESTE ANO
-AUDIÊNCIA PÚBLICA ESCLARECE PONTOS DO PROJETO DE CONCESSÃO DE ÁGUA E ESGOTO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA SC 163
-MOTOCICLISTA FICAM FERIDOS EM ACIDENTE ENVOLVENDO DUAS NA REGIÃO
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de aumento das nuvens e chuva. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 98 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, demitiu todos os chefes regionais dos escritórios de recrutamento na Ucrânia. A onda de demissões foi impulsionada pelas inúmeras suspeitas de corrupção dentro dos quadros militares. Pouco antes, todos os escritórios de recrutamento militar em diferentes regiões do país haviam sido auditados. De acordo com o Departamento de Investigações da Ucrânia, foram abertos 112 processos criminais contra representantes destes escritórios, 33 casos foram declarados suspeitos e ações judiciais estão sendo movidas contra 15 pessoas.
O número de mortos nos incêndios florestais na ilha de Maui, no Havaí, subiu para 106, segundo informou o governador do estado norte-americano, JOSH GREEN. Ele afirmou ainda que será muito difícil identificar as vítimas e que esse processo provavelmente levará semanas até ser concluído. O governo pediu amostras de DNA das famílias que esperam desesperadamente para ouvir sobre entes queridos desaparecidos. Uma equipe de genética ajudará a identificar as vítimas. Cerca de 185 equipes de busca e resgate e 20 cães continuaram vasculhando as cinzas de casas e empresas incineradas pelo incêndio florestal mais mortal dos Estados Unidos em mais de um século.
DANIEL NOBOA, candidato à presidência do Equador, afirmou que um tiroteio interrompeu uma carreata dele na cidade de Durán, nesta quinta-feira. O político e outros que o acompanhavam saíram ilesos do incidente. A polícia do país negou que o acontecimento tenha sido um atentado contra a vida do presidenciável. NOBOA afirmou no passado que recebeu ameaças. O candidato chegou a usar um colete à prova de balas durante um debate com outros candidatos no domingo. O Equador passa por dias tensos desde quarta-feira, quando FERNANDO VILLAVICENCIO, outro candidato à presidência do país, foi assassinado a tiros.
O ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente JAIR BOLSONARO, da ex-primeira-dama MICHELLE BOLSONARO e do ex-ajudante de ordens da Presidência da República tenente-coronel MAURO CID. O pedido foi feito na última semana pela Polícia Federal. Nos últimos dias, investigações sobre supostas vendas ilegais de joias presenteadas por autoridades estrangeiras puseram BOLSONARO e a esposa dele na mira da PF. MORAES autorizou também que o Ministério da Justiça e Segurança Pública peça ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos ajuda do FBI no caso. O uso de avião público para transportar bens a serem vendidos nos Estados Unidos e as mensagens que organizam a entrega "em mãos" de 25 mil dólares ao ex-presidente estão entre os indícios encontrados pela Polícia Federal.
O ex-presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira à CNN que nunca pegou dinheiro de ninguém e lamenta o que está acontecendo com o seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel MAURO CID. O ex-presidente afirmou que a marca dele é a honestidade e sempre será. BOLSONARO reforçou que não há absolutamente nada de concreto contra ele. Questionado sobre a possibilidade de o ex-auxiliar confessar que foi orientado por ele a vender as joias, JAIR BOLSONARO lamentou o episódio. MAURO CID decidiu confessar que o ex-presidente mandou que ele vendesse as joias dadas de presente pela Arábia Saudita ao governo brasileiro. O advogado CEZAR BITENCOURT afirmou que MAURO CID é inocente que é evidente que BOLSONARO é quem deu a ordem para vender as joias.
A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal cumpriram, na manhã de sexta-feira, sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra integrantes e ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal. Pelo menos cinco militares foram presos. A Operação é resultado da denúncia a Procuradoria Geral da República ofereceu nesta semana ao Supremo Tribunal Federal. Segundo a PGR, a cúpula da PM deixou de agir para impedir o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes em razão do alinhamento ideológico com os manifestantes. A PM diz que a Corregedoria acompanha o caso. Todos são acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e por infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.
Em uma reunião de cerca de 9 horas, os vereadores de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, rejeitaram o processo de impeachment do prefeito VOLNEI MORASTONI do MDB, e do vice-prefeito, MARCELO SODRÉ do PDT. A sessão terminou já na madrugada da sexta-feira. Quatro infrações político-administrativas, supostamente cometidas por cada um dos denunciados, foram votadas. Todas as infrações foram rejeitadas e, com isso, o processo será arquivado. Para a cassação do mandato, seriam necessários pelo menos 12 votos favoráveis em qualquer uma das infrações denunciadas. A denúncia contra o prefeito VOLNEI MORASTONI e o vice-prefeito MARCELO SODRÉ foi apresentada e aceita pela Câmara em maio deste ano.
Membros do União Brasil, MDB e PL defenderam que o Executivo convoque os excedentes do último concurso do Corpo de Bombeiros Militar durante a sessão de quarta-feira da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado JAIR MIOTTO, são 131 excedentes do concurso que houve para praças do Corpo de Bombeiros Militar e o atual contingente está bem aquém do necessário para o atendimento da população. Ele disse que mesmo que fosse realizado outro concurso ainda ficaria aquém e demoraria mais de um ano para acontecer qualquer contratação. Os deputados aprovaram uma moção apelando ao governador para que faça a convocação e contrate os aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.
O Japão, maior importador de carne de frango de Santa Catarina, retirou a suspensão sobre a importação da proteína anunciada em 17 de julho após a confirmação de um caso no estado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). A informação foi publicada pelo governo estadual na noite de quinta-feira, um mês após a medida. Segundo estado, em nota, conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão. Em 2022, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam a Santa Catarina cerca de 310 milhões de dólares. O valor equivale a 15 por cento da receita total das exportações desses produtos.
A equipe da Vigilância Sanitária de Guaraciaba procurou a reportagem da Peperi nesta semana para fazer um alerta aos moradores do município e também da região Extremo-Oeste catarinense. De acordo com o fiscal, MATHEUS FINCO, o setor registrou recentemente a vinda de um grupo de pessoas para Guaraciaba visando a realização de exames de visão e a venda de óculos e lentes. Conforme ele, os preços praticados eram expressivamente baixo, na comparação com o preço de mercado atual e esse e outros fatos chamaram a atenção da Vigilância Sanitária. Segundo MATHEUS, o grupo é de outro estado brasileiro e estava realizando os serviços na Linha Ouro Verde, interior de Guaraciaba. Ele destacou que os exames visavam a identificação do grau e lente que cada paciente deveria usar e dessa forma, os óculos e armações eram vendidas no próprio local pois já estavam prontas.
A venda de óculos a preços baixos atraiu vários moradores de Guaraciaba e municípios próximos e uma denúncia foi realizada pela secretaria de Saúde do próprio município. De acordo com o fiscal da vigilância sanitária, MATHEUS FINCO, a equipe se deslocou até o local e constatou que a ação estava ocorrendo na igreja da comunidade, e o espaço não possuía as normas mínimas exigidas para realizar esse tipo de procedimento. O profissional citou que questionou o grupo sobre a licença para exercer a atividade no município, sendo informado que eles não possuíam o documento. Ele pontuou ainda que o grupo possuía certificado, porém, não tinham registro e nem vínculo com qualquer tipo de associação ou conselho, impedindo que a ação fosse executada para as pessoas. Ele reforçou o aviso para que a comunidade regional tenha cuidado e não realize qualquer procedimento desse tipo, evitando ser lesado.
As atividades de venda de óculos e lentes no interior de Guaraciaba foram paralisadas imediatamente e o local foi interditado, além de ser lavrado um ato de infração contra o grupo que estava prestando o serviço. O prazo de defesa é de 15 dias. O fiscal sanitário MATHEUS FINCO disse que após esse período será definido se haverá multa ou se o grupo terá que devolver o dinheiro para as pessoas que foram lesadas. Outra possibilidade ainda é encaminhar o caso para o Ministério Público onde o grupo poderá responder judicialmente. Ele salientou ainda que os preços praticados e a quantidade de pessoas lesadas ainda não é de conhecimento da Vigilância Sanitária e lembrou que esse fato é inédito em Guaraciaba, porém, reforçou o cuidado que a comunidade regional deve ter em relação a situações semelhantes.
A Administração Municipal, por meio da secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, um novo cronograma de coleta de entulhos e materiais diversos nos bairros e no centro. O objetivo principal da campanha é incentivar as pessoas a limparem seus terrenos e quintais e evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os containers estarão semanalmente passando em todos os bairros, conforme cronograma organizado pelo setor de Combate às Endemias. São recolhidos todos os materiais, exceto lixo orgânico e sofás. A nova etapa começa na próxima segunda-feira e vai até 26 de novembro, passando por todos os bairros e centro da cidade.
Uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Instituto do Meio Ambiente viabilizou uma novidade para esta edição da campanha de coleta de materiais. A partir de agora, as pessoas poderão levar lâmpadas que serão acondicionadas em um tonel localizado ao lado do container. Na segunda-feira, a coleta vai acontecer no bairro Progresso com o contêiner localizado ao lado do posto de saúde. Na semana seguinte, o recolhimento vai para o bairro São Gotardo com o ponto de coleta instalado no salão da comunidade. Entre os dias quatro e 10 de setembro, o recolhimento está programado para o bairro Andreatta, ao lado do salão da comunidade.
Os professores da rede pública estadual aprovou, nesta quinta-feira, o estado de greve e um calendário de mobilização da categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada em Florianópolis. Segundo a coordenadora Regional de São Miguel do Oeste, GICELE DOS SANTOS, ficou definido que se o Governo do Estado não apresentar contraproposta para as reivindicações da categoria, a educação estadual paralisa suas atividades a partir de 12 de setembro, data agendada para próxima assembleia estadual.
Os trabalhadores da educação reivindicam valorização salarial, com aplicação do reajuste do Piso Nacional; uma nova tabela salarial que valorize a formação e tempo de serviço; reajuste no vale-alimentação que hoje é de 12 reais por dia, revogação do desconto de 14 por cento dos aposentados e realização de concurso público.
Os professores da rede estadual também se posicionaram contra os projetos do governador JORGINHO MELLO que privatizam e terceirizam a educação pública.
Para a diretora financeira do Sinte Regional, NOELI HAAS FERNANDES, as deliberações da assembleia são uma resposta ao descaso do Governo com a classe, situação que se arrasta há anos. Ela disse que se o magistério não levantar a voz agora, os professores vão pagar caro pelo silêncio para os próximos quatro anos e talvez para a próxima geração. A coordenadora regional do Sinte, GICELE DOS SANTOS, estará no Peperi Rádio Reporter de amanhã para falar sobre as deliberações tomadas na assembleia geral desta semana.
Foi aberto na manhã de hoje o Terceiro Congresso de Municípios da Ameosc. O evento está sendo realizado na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. O Congresso terá seis palestras a respeito de temas centrais para os município. Na parte da manhã foram três palestras começando com a discussão sobre Desenvolvimento Regional e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O segundo debate foi sobre Programas e políticas públicas do Governo do Estado para os municípios e para o Extremo Oeste com o Secretário de Estado de Administração, MOISÉS DIERSMANN. O terceiro tema foi saneamento rural. Na parte da tarde, as palestras serão sobre Programas e Políticas Públicas Federais para os municípios e para o Extremo Oeste; as regras do ICMS Educação e Sistema Tributário Nacional e Projetos de Reforma Tributária.
O Superintendente do Dnit em Santa Catarina está cumprindo agenda no extremo-oeste desde ontem. Nesta quinta-feira, ALISSON ANDRADE vistoriou as obras de revitalização da rodovia BR 163 e se reuniu com autoridades em Guarujá do Sul. Na parte da tarde, ele participou da audiência pública sobre o contorno viário no município de Descanso. Na manhã de hoje, o superintendente participou de dois eventos. Ele esteve no congresso dos municípios da Ameosc e participou de um encontro com as associações comerciais e industrias ligadas a Facisc no espaço Coorking da Acismo. ANDRADE apresentou o planejamento do governo federal para a infraestrutura regional.
As obras de revitalização da BR 163 devem ser concluídas até o final do ano que vem. A projeção é do superintendente do Dnit, ALISSON DE ANDRADE. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que 27 quilômetros da rodovia estão concluídas. ANDRADE comentou que até o final deste ano, cerca de 41 quilômetros deve estar prontos. Ele citou que é possível concluir o trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira até o final de 2024. ANDRADE afirmou que o Dnit já está trabalhando para a revitalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, incluindo a recuperação da avenida Willy Barth e os estudos para o contorno viário no município. Ele disse ainda que o orçamento do Dnit de Santa Catarina para este ano, de um bilhão e 400 milhões de reais, é um dos maiores dos últimos anos.
O Dnit deve começar as obras de revitalização da avenida Willy Barth ainda neste ano. O anúncio é do superintendente do Dnit, ALISSON DE ANDRADE. Ele confirmou que o trabalho deve envolver a recuperação do asfalto da avenida. Outras intervenções, como o fechamento de retornos, serão repassados para o município resolver. ANDRADE comentou que o Dnit também está projetando o contorno viário de São Miguel no sentido de fechar o corredor rodoviário da BR 163. Para isso, o órgão está encaminhando a federalização da SC 163. Ele citou que com a elaboração dos projetos com os anéis viários de Descanso e Iporã do Oeste por parte do governo do estado, a projeção é de que o trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga seja federalizado nos primeiros meses do ano que vem.
O superintendente do Dnit em Santa Catarina também anunciou, no RPN desta sexta-feira, que a construção da ponte sobre o rio Uruguai ligando Itapiranga a Barra do Guarita pode começa no ano que vem. Ele disse que a elaboração dos projetos está bem encaminhada e é perfeitamente possível, com a garantia de recursos no orçamento, que a ponte comece a ser edificada em 2024.
A câmara de vereadores realizou, na noite desta quinta-feira, uma audiência pública sobre o projeto de lei que trata da concessão dos serviços de água e esgoto no município. Durante o encontro, diversos pontos do Projeto foram debatidos. O encontro, proposto pelo vereador PAULO DRUMM reuniu representantes da Casan e do Poder Executivo Municipal, funcionários da companhia, líderes comunitários, entre outros setores da sociedade. O vereadores explicou que a audiência teve o intuito de informar à população e esclarecer pontos do projeto. A proposta está tramitando em regime de urgência no poder legislativo e prevê uma licitação para definir a empresa que vai prestar o serviço pelos próximos 30 anos. A audiência de ontem foi transmitida ao vivo pela rádio Peperi.
Alguns pontos do projeto de lei que prevê a concessão dos serviços de água e esgoto não tornam possível a participação da Casan na licitação do saneamento. A afirmação é do superintendente regional da Companhia, PERY FERNANDO FORNARI FILHO. Ele disse que para a Casan participar da licitação seria necessário alterar itens do projeto para ter isonomia no processo licitatório. Um dos pontos levantados pelo superintendente é a remuneração dos bens da Casan no caso de outra empresa vencer a licitação e assumir o saneamento no município. A empresa aponta um valor, em torno de 60 milhões e a Prefeitura informa outro valor, em torno de 12 milhões. O tema causou divergências durante a audiência e foi tratado diversas vezes.
Algumas questões ficaram claras na audiência pública de ontem e, uma delas, é que o município precisa fazer uma licitação para a definição da empresa que vai explorar os serviços de água e esgoto. A declaração é do presidente da câmara, PAULO DRUMM. Ele disse que como o município recebeu uma manifestação de interesse privado de uma empresa interessada em explorar o serviço, obrigatoriamente o Município tem que fazer a licitação. Outro ponto, segundo DRUMM, é que a Casan pode participar do processo licitatório. O presidente esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que o tema é bastante complexo, mas a audiência foi positiva. Ele citou que, neste momento, não há votos necessário para aprovar o projeto e que o texto original vai sofrer alterações na câmara.
Estão sendo julgados nesta sexta-feira os acusados de matar uma mulher e esconder o corpo no interior de Campo Erê. O julgamento dos réus CLAUDIR JUAREZ BRITO DA CRUZe TEREZINHA VILANTE RIBEIRO começou por volta das oito e meia da manhã. Eles estão sendo acusados de matar LENIR FIGILESKE e ocultarem seu cadáver, enterrando-o às margens de um rio, na Linha Pesqueirinho, interior de Campo Erê. O crime aconteceu no dia 24 de abril de 2022. A vítima foi encontrada por pescadores que estavam acompanhados de um cachorro que achou o crânio da mulher. Ela foi dada como desaparecida ainda no início do mês daquela época, quando a filha que morava em Foz do Iguaçu divulgou nas redes sociais o seu desaparecimento. Cerca de dez testemunhas devem ser ouvidas no júri de hoje e o júri deve se estender até a noite.
Uma residência de 178 metros quadrados foi destruída por um incêndio por volta das 11 horas da noite desta quinta-feira, em Linha Cambucica, no interior de Riqueza. A guarnição dos Bombeiros de Mondaí se deslocou ao local, onde os brigadistas inicialmente gerenciaram os riscos e verificaram que o disjuntor não havia desarmado. Após o corte dos fios da energia elétrica diretamente no poste, foi iniciado o combate às chamas, sendo priorizado o isolamento para que a edificação comercial vizinha não fosse atingida. Após 30 minutos de combate, as chamas foram controladas. As causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.
Uma mulher ficou ferida em um acidente de transito no final da tarde desta quinta-feira na SC 163, em São João do Oeste. Foi uma colisão traseira envolvendo um Palio com placas de Descanso, conduzido por uma mulher de 37 anos e uma motocicleta emplacada no município de Vicente Dutra, conduzida por uma mulher de 21 anos. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado e atendeu a condutora da moto que sofreu um pequeno corte no braço direito. Ela foi encaminhada pelos bombeiros ao Hospital de Itapiranga.
Duas pessoas ficaram feridas em uma colisão entre motocicletas registrada por volta das seis e 45 da tarde desta quinta-feira, no interior de Iporã do Oeste. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária, o acidente aconteceu na rodovia SC-163, na Linha Cabeceira do Taquaruçu, envolvendo uma moto CB 300 emplacada em Mondai conduzida por um homem de 19 anos e uma moto XRE 190 SE emplacada em Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 29 anos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu os condutores com diversos cortes e escoriações pelo corpo. Após o atendimento inicial, ambos foram levados ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.