ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 18/08/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 28 centavos. O euro está valendo seis reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um porta-voz do Talibã afirmou, nesta terça-feira, que o grupo se compromete a honrar os direitos das mulheres, desde que dentro das normas da lei islâmica. Ele deu a primeira entrevista coletiva desde que o grupo extremista tomou o poder no Afeganistão, no domingo. O porta-voz afirmou que o Afeganistão é uma nação islâmica, como era há 20 anos, mas que há uma grande diferença entre o grupo hoje e o grupo que governou há mais de 20 anos. O tom mais moderado foi recebido com cetismo pela comunidade internacional em razão do histórico do regime.

Militares norte-americanos evacuaram até agora cerca de três mil e 200 pessoas do Afeganistão, incluindo mil e 100 só nesta terça-feira. A informação foi confirmada por funcionários da Casa Branca. Outra informação é que as tropas norte-americanas encontraram "restos humanos" no trem de pouso do avião militar seguido na segunda-feira no aeroporto de Cabul por centenas de afegãos em pânico com a volta do Talibã ao poder. A Força Aérea dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que abriu uma investigação sobre o caso.

O governo dos Estados Unidos anunciará sua intenção de lançar uma campanha de reforço da vacina contra a Covid-19, que poderia começar em meados de setembro. A decisão pode ser anunciada nesta semana, segundo o The New York Times. A campanha se concentrará provavelmente em um primeiro momento nos residentes dos lares de idosos e nos profissionais da saúde, seguidos pelas pessoas da terceira idade, que foram os primeiros a receber a vacina nos Estados Unidos há oito meses. Depois deles, o restante da população receberá a dose de reforço, segundo o jornal.

A Câmara dos Deputados adiou mais uma vez nesta terça-feira a votação do projeto de reforma do Imposto de Renda de Pessoa Físicas, empresas e investimentos. Por 390 votos a 99, os parlamentares aprovaram um requerimento do PSOL para retirar a matéria de pauta. Segundo o líder do governo na Câmara, deputado RICARDO BARROS do PP do Paraná, a maioria dos parlamentares é a favor da taxação dos dividendos que é a parcela do lucro das empresas distribuída aos acionistas em 10 por cento no primeiro ano, e só depois em 20 por cento. Esse é um dos pontos polêmicos da proposta. Atualmente, os dividendos são isentos de tributação.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO afirmou nesta terça-feira que não considera "recomendável", para o Brasil, avançar na discussão de um eventual impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal ou do presidente da República. No último sábado, o presidente JAIR BOLSONARO afirmou que pediria ao Senado a abertura de processos desse tipo contra os ministros do STF LUIS ROBERTO BARROSO e ALEXANDRE DE MORAES. Até o fim da tarde desta terça, os textos ainda não tinham sido protocolados. A Constituição Federal diz que "compete privativamente ao Senado Federal" processar e julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal em casos de crime de responsabilidade. Mais de 10 pedidos contra magistrados da Corte estão parados no Senado.

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira, em segundo turno, a proposta de Emenda à Constituição que estabelece a retomada das coligações nas eleições proporcionais de deputados e vereadores. O texto segue para análise do Senado. O texto-base foi aprovado com 347 votos favoráveis e 135 contrários. Para uma PEC receber o aval do plenário da Câmara, são necessários pelo menos 308 votos. No Senado, a proposta deve encontrar resistência. O presidente da Casa, RODRIGO PACHECO, já se manifestou contrariamente à retomada das coligações e disse preferir que as regras utilizadas no último pleito sejam mantidas. No plenário do Senado, a PEC precisa do voto favorável de 49 dos 81 parlamentares.

126 mil 421 famílias inscritas no Cadastro Único do governo federal vivem em Santa Catarina com renda de zero até 89 reais mensais, o que define a extrema pobreza. Ao todo, o estado tem 439 mil 485 famílias de baixa renda cadastradas. Os dados constam na última atualização feita pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar apontou que, no ano passado, Santa Catarina apresentava de quatro a dez por cento da população em situação de insegurança alimentar grave, o que se chama de fome. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. O último levantamento feito sobre o tema pelo IBGE apontou que 50 mil domicílios em Santa Catarina apresentavam insegurança alimentar grave, ou seja, cerca de dois por cento das casas.

Santa Catarina chega nesta semana a mais de seis milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Os dados são do Vacinômetro do Estado, que indicam que até esta terça-feira, seis milhões mil 158 imunizantes já foram utilizados. Mais de quatro milhões e cem mil pessoas já receberam ao menos uma dose da vacina. O Estado também já chegou a mais de 66 vírgula nove por cento da cobertura dos grupos prioritários com a segunda dose ou única. De acordo com o secretário de saúde, ANDRE MOTTA RIBEIRO, nas últimas semanas, houve uma aceleração da aplicação dos imunizantes e do registro feito pelos municípios nos portais da transparência.

O governador CARLOS MOISÉS voltará de Brasília com um acordo sobre o aporte de recursos estaduais nas obras das BRs 470, 280 e 163. Em audiência no Senado Federal nesta terça-feira, o chefe do Executivo estadual assegurou o uso de 200 milhões nos lotes 1 e 2 da duplicação da BR-470 e se comprometeu a enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa para investir outros R$ 100 milhões nos lotes 3 e 4. Com a proposta, os governos federal e estadual chegaram a um entendimento sobre o tema após mais de dois meses de impasse. Ao todo, serão aportados 450 milhões do Governo do Estado nas rodovias federais. Para a BR 163 estão confirmados cem milhões de reais. Segundo o governador, a intenção é que o convênio com o DNIT para o investimento seja assinado ainda este mês.

Sexta Efaislo é planejada para fevereiro de 2022. A comissão retomou os trabalhos. O governo municipal de São Lourenço do Oeste, a Associação Empresarial (Acislo) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) retomaram a comissão da sexta Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste (Efaislo). DENI BOITO – Presidente da Acislo e da feira, lembra que ela foi cancelada no ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Agora, ela volta a ser estruturada, desta vez com data prevista para 10 a 13 de fevereiro de 2022.

A comissão se reuniu nesta semana para iniciar as tratativas de operacionalização da Efaislo. Mesmo cancelada em 2020, mais de 20 expositores mantiveram seus espaços. Pensada para movimentar a economia, gerar emprego e renda e se transformar numa grande feira de negócios para a região, a realização da 6ª Efaislo leva em conta o cenário atual de pandemia e já adota todas as medidas sanitárias necessárias.

Em menos de 1 mês as reformas da Escola Médici de Campo Erê estarão concluídas. A estimativa é do diretor MAURÍCIO TREVISAN. Nesse tempo o estabelecimento vai se adequando para comportar seus alunos, que voltam ao sistema cem por cento presencial. Só a turma do sétimo ano da manhã precisa ser dividida porque tem mais de 35 alunos. O transporte escolar na rede estadual segue sem problemas, porque é atendido pela prefeitura. A Médici está com 12 professores efetivos e mais de 20 ACT’s, os Contratados em Caráter Temporário para atenderem a mais de 350 estudantes. Hoje de manhã a direção da Médici se reuniu com o Comitê Municipal para adequar o plano de contingência.

Secretaria de Saúde paralisa atendimentos para disponibilizar formação aos servidores. ALCEU NEGRI, responsável pela pasta em São Bernardino, conta que devido à atividade especial, a Unidade Básica de Saúde do município não vai atender hoje a tarde. Os funcionários do setor vão participar de uma capacitação, disponibilizada por uma empresa de assessoria externa, contratada para coordenar várias formações no município. De acordo com o secretário, São Bernardino optou por investir nas pessoas para deixar o serviço público melhor.

Formação será voltada aos atendimentos no SUS. O responsável pelo departamento de saúde - ALCEU NEGRI, explica que o Sistema Único de Saúde recebe poucos recursos, por isso é necessário se esforçar para conseguir atender a todos os que precisam. É parte também da formação que começa às 13 horas, incentivar quem trabalha na saúde a sempre acolher bem quem mais precisa. A capacitação será ministrada pela enfermeira ELISIANE, que há nove anos trabalha com saúde pública, e está fazendo um mestrado na área. Por causa da atividade, NEGRI pede a população que precisar de atendimentos em urgência ou emergência, que entre em contato com o hospital Santo Antônio de Campo Erê.

Secretaria de Saúde de Saltinho promove atividade diferenciada para funcionários. O responsável pelo setor no município - HÉLIO OLDIGES, comenta que a decisão de fazer uma pausa nos trabalhos e proporcionar um dia diferente para os servidores foi tomada junto com a equipe técnica do departamento. Explica que os trabalhadores da saúde tiveram que aumentar muito a carga horária durante a pandemia, sobrando pouco tempo para descanso, causando exaustão nos funcionários. Por isso, a pausa foi considerada necessária para a qualidade dos atendimentos.

Atendimento da saúde pública de Saltinho será diferente hoje. O secretário HÉLIO OLDIGES, explica que até as 15 horas tudo segue normal. A partir deste horário, caso alguém necessite de atendimento de urgência ou emergência, pode ligar no telefone do plantão, ou ir diretamente até o hospital Santo Antônio de Campo Erê. O secretário comenta que será assim durante o andamento da palestra, que deve ser de duas a três horas, conforme a participação dos servidores. Quanto ao coronavírus, OLDIGES comemora a diminuição das contaminações, já que nos últimos 30 dias o máximo registrado foi de três casos ativos.

Vacinação contra coronavírus segue acelerada em Campo Erê. A coordenadora da vigilância em saúde SAMARA RONCHI, informa que ontem a vacina já foi disponibilizada para pessoas com mais de 23 anos, ou acima de 20 no caso dos trabalhadores da indústria. Percebe que mesmo com a idade para se vacinar diminuindo bastante, nem todos os jovens estão buscando a aplicação. Entre 23 e 25 anos são cerca de 500 pessoas em Campo Erê, mesmo que uma parte já tenha sido vacinada devido a profissão ou comorbidade. Comenta também que muitas pessoas que já podiam ter sido vacinadas, estão procurando somente agora.

Secretaria de saúde de Campo Erê antecipa aplicação da segunda dose contra Covid. SAMARA RONCHI explica que o adiantamento está sendo para quem recebeu a primeira aplicação da vacina AstraZeneca, em 11 de julho ou antes disso. De acordo com a coordenadora da vigilância em saúde, são mais de quatrocentas pessoas, para quem tem 60 anos ou mais, comorbidades, professores, trabalhadores da limpeza urbana, segurança pública, caminhoneiros e profissionais de saúde. Quem tomou a primeira dose no período indicado, pode completar a imunização hoje ou amanhã, entre 13 e 17 horas, na Unidade Básica de Saúde Sede.

Em breve a Secretaria de Assistência Social vai mudar de endereço. Conforme a prefeita ROZANE MOREIRA, a casa onde morou o prefeito NORMÉLIO DANELUZ, em memória, está sendo reformada para receber a sede da secretaria. Como a casa é bem ampla, no mesmo local vai funcionar também o Conselho tutelar de Campo Erê.

Prefeita está animada com os trabalhos no interior de Campo Erê para o segundo semestre. ROZANE MOREIRA lembra que iniciou o seu governo com enormes dificuldades pela falta de condições do maquinário do DMER. Conforme ela, aos poucos a situação vai melhorando. Uma patrola recebeu um motor novo. Iniciaram os trabalhos em São Braz e em seguida a equipe se desloca para Sentinela, Santa Lúcia e ao Pesqueirinho. Um rolo compactador, recuperado, acompanha as atividades, que terá colocação de tubos onde precisa.

Prefeitura vai terceirizar a recuperação de algumas estradas gerais de Campo Erê. De acordo com a prefeita ROZANE MOREIRA, para fazer um trabalho bem feito e duradouro, é preciso a utilização de maquinário adequado e por isso uma empresa especializada será contratada. Onde não requer maquinário mais forte, os equipamentos do DMER trabalham. Nos últimos dias a Secretaria de Agricultura trabalhou forte na Linha São João para reativar um poço artesiano para abastecer moradores da comunidade. Os 22 reservatórios de água que Campo Erê recebeu da Defesa Civil estadual estão sendo distribuídos no interior.

Polícia Militar teve muito trabalho na pandemia na comarca de Marmeleiro. Sargento MÁRCIO APOLO, comandante do destacamento de Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul, diz que as dificuldades até aqui foram muito grandes. Em algumas operações a PM teve que trabalhar em conjunto com a Civil, Ministério Público e com a justiça. Em algumas situações foi preciso aplicar multas aos infratores dos decretos dos governos municipais e estadual, especialmente àqueles que teimaram em fazer aglomerações em festinhas. APOLO salienta que esse não é o objetivo das autoridades e a repressão só acontece quando realmente é necessário.

A situação hoje na comarca de Marmeleiro, diante da pandemia, está bem mais tranquila. Essa é a avaliação do comandante MÁRCIO APOLO, da Polícia Militar, que atende também Renascença e Flor da Serra do Sul. Ele conta que a maior dificuldade foi isolar família onde tinha algum com coronavírus. O estabelecimento, era o ganha pão daquelas pessoas, mas tinha que ser interditado por causa do isolamento. O comandante lembra que houve casos, nesse um ano e meio de pandemia, que foi preciso prender pessoas, que desrespeitavam os decretos. Alguns tiveram até que usar tornozeleira. Além disso, terão que responder por suas atitudes no fórum.

Entregador sofre ferimentos em colisão com caminhão. O acidente de transito aconteceu ontem, na esquina da Rua Romeu Lauro Werlang com a Santo Fregonese, no bairro Industrial, em Francisco Beltrão. Segundo pessoas que estavam no momento do acidente, o motorista do caminhão fugiu do local. O entregador, que estava de moto, sofreu ferimentos, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para receber atendimento médico.

Suspeito de homicídio em saída de bar é preso. A Polícia Civil prendeu o acusado, de 38 anos, pela morte de um homem, de 42 anos, no dia oito desse mês, em Jupiá. A prisão aconteceu através da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Civil, o acusado foi preso depois de se apresentar na delegacia. O outro suspeito, de 50 anos, foi preso no dia 11 de agosto, quando foi encontrado pela Polícia Civil em diligências na cidade de Jupiá. A vítima foi morta com disparos de arma de fogo quando saía de um bar. A investigação segue sob sigilo para descobrir as demais circunstâncias e motivação para o crime. De acordo com os policiais, foram apreendidas uma arma ilegal e outras duas com registro vencido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.