O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A líder técnica do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde, MARIA VAN KERKHOVE, afirmou nesta terça-feira que menos de dez por cento da população mundial mostra ter desenvolvido anticorpos contra o novo coronavírus. VAN KERKHOVE afirmou que "grande parte" das pessoas em todo o mundo permanece suscetível ao vírus. Os diretores da entidade ressaltaram que o mundo ainda está longe da imunidade de rebanho.
Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta terça-feira as manobras militares conjuntas anuais, que foram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus. A Coreia do Norte desaprova os exercícios, que considera um treino para uma invasão de seu território. Os exercícios militares acontecem em um momento de tensão persistente entre as Coreias. As manobras devem prosseguir até 28 de agosto. A princípio começariam no domingo, mas foram adiadas por alguns dias após a detecção de novos casos de coronavírus na Coreia do Sul, o que provoca o temor de uma segunda onda.
Uma multidão de pessoas saiu às ruas nesta segunda-feira para se manifestar contra medidas tomadas pelo governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ, que estendeu as restrições por conta da pandemia de coronavírus na Argentina até o dia 30 de agosto. Em carros com bandeiras argentinas ou a pé com máscaras e com panelas das varandas, os manifestantes protestaram em vários pontos do país contra a reforma do Judiciário para que sejam julgados os casos de corrupção envolvendo a atual vice-presidente, CRISTINA KIRCHNER e pelo relaxamento da quarentena imposta desde março.
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares decidiu entrar em greve nesta segunda-feira. Segundo a entidade, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às dez horas da noite de ontem. De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de "negligência com a saúde dos trabalhadores" na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos. A entidade afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo eles, não aconteceu. Eles alegam que, em agosto, foram surpreendidos com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021, o que significa reajuste zero neste ano.
O ministro PAULO GUEDES afirmou nesta segunda-feira que o governo vai fazer remanejamento de recursos a fim de criar as condições para que sejam feitos investimentos públicos sem "furar" o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas da União. GUEDES fez a afirmação no início da noite, ao deixar o Ministério da Economia, após uma reunião com o senador MÁRCIO BITTAR, relator do Orçamento Geral da União de 2021. Antes do encontro com o senador, GUEDES se reuniu com o presidente JAIR BOLSONARO e com o ministro LUIZ EDUARDO RAMOS da Secretaria de Governo no Palácio do Planalto. BOLSONARO pediu a GUEDES para buscar mais recursos a fim de assegurar investimentos sem ferir o limite de despesas previsto no teto de gastos, principal âncora fiscal do governo.
O presidente JAIR BOLSONARO editou decreto que regulamenta as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus. A regulamentação foi publicada na madrugada desta terça-feira no "Diário Oficial da União. De acordo com o decreto, a União entregará aos estados, Distrito Federal e municípios, em parcela única este ano, três bilhões para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural. Segundo o decreto, estados e o Distrito Federal distribuirão a renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura. A renda emergencial será de 600 reais e paga mensalmente, em três parcelas sucessivas, e estará limitada a duas pessoas da mesma família.
Pelo menos 15 municípios catarinenses tiveram prejuízos nas áreas rurais após os temporais que atingiram o estado na sexta-feira e sábado, informou a Epagri nesta segunda-feira. As regiões mais afetadas foram o Oeste e Norte. A Defesa Civil afirmou que, no total, 36 municípios tiveram danos no campo. De acordo com a Epagri, houve estragos nas produções de leite, suínos, aves, reflorestamento, alho, frutas, fumo, erva-mate, banana, palmito, arroz e plantas ornamentais. Também foi registrada a destruição de estruturas como residências, galpões, implementos, equipamentos e abrigos.
A Secretaria da Saúde de Santa Catarina publicou nesta segunda-feira uma portaria em que enumera as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus a serem tomadas pelas regiões de acordo com a classificação de cada uma no mapa de risco. As restrições precisam ser aplicadas a partir de sábado por 14 dias conforme a situação das regiões divulgada no boletim de quarta. O boletim do mapa de risco classifica cada uma das 16 regiões de saúde de Santa Catarina como situação gravíssima, grave, alta ou moderada para a Covid-19. Até esta segunda, 12 regiões estavam classificadas como em risco gravíssimo para a doença. A secretaria afirmou que o objetivo da portaria é eliminar a necessidade de decretos semanais.
A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Respiradores fará nesta terça-feira, a partir das cinco horas da tarde, a reunião para apresentação e votação do relatório final sobre a investigação da compra dos 200 respiradores artificiais pela Secretaria de Estado de Saúde que não foram entregues. O documento, com 115 páginas, trará as conclusões do relator da CPI, deputado IVAN NAATZ sobre os responsáveis pela compra, realizada com pagamento antecipado de 33 milhões e dispensa de licitação. Além das pessoas e as empresas responsáveis pela compra dos respiradores, o relatório também deverá contar com um pedido de ressarcimento aos cofres públicos e sugestões de alterações legislativas para maior controle de compras públicas em situações de calamidade.
Banco de currículos online estreita relação entre empregador e pessoas que buscam emprego. EDSON VERDE – Diretor de Patrimônio da Acislo, destaca que está disponível desde maio à sociedade lourenciana, o banco de currículos online da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste. Ele busca na prática, fazer a ponte entre empregado e pessoas que buscam emprego. Está alocada dentro do portal da associação, a plataforma que é gratuita para ambas as partes.
O serviço, além de garantir segurança, também permite que o empresário tenha acesso aos perfis dos candidatos. EDSON, ressalta que na outra ponta, os currículos passam a ter uma maior visibilidade junto às empresas. Conforme VERDE, essa ferramenta é resultado de um estudo e da própria demanda dos associados e da comunidade. A equipe já fazia esse trabalho, porém todo o processo era físico.
Banco de currículos online tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de seleção por parte das empresas. Quem explica é o diretor de patrimônio da Acislo EDSON VERDE. De acordo com ele, o quadro deassociados dos setores da indústria, comércio e prestação de serviço passa de 470, a associação busca, melhorar a contratação. Na condição de mediador e representante da classe empresarial, é papel da Associação, suavizar esse trabalho.
Banco de currículos online pode ser acessado pelo portal da Acislo. EDSON, diz que basta ir na aba “Banco de Currículos”. O acesso pelo site da associação é direcionado aos candidatos, onde é feito o upload do currículo. Cadastrando todas as informações a pessoa passa a ter acesso às vagas em aberto. No caso do empresário, o acesso será por meio de um painel específico, que será liberado pela entidade, após a solicitação. Nesse painel o empresário vai ter condições de gerenciar todos os currículos compatíveis com as vagas da empresa.
Alguns MEIs não precisam mais de alvará de funcionamento. O responsável pela sala do Microempreendedor Individual de Campo Erê, NELSON TRESOLDI, informa que a medida do Governo Federal faz parte da lei da liberdade econômica. Na quinta-feira foi publicada uma resolução que desburocratiza o registro de micro e pequenas empresas a partir do mês que vem. Com isso o Governo permite que MEIs iniciem suas operações mesmo sem licença de funcionamento ou alvará. Para fazer isso o micro empreendedorprecisa aderir a um termo de ciência e responsabilidade e estar registrado no portal do empreendedor.
Fato de não haver necessidade de alvará traz vantagens aos MEIs. TRESOLDI frisa que com isso o Governo quer diminuir o tempo entre a solicitação do registro e o início do funcionamento da microempresa. Porém, poderá haver fiscalização nas informações declaradas depois de funcionando. A resolução Federal indica que 285 tipos de atividades, consideradas de baixo risco, se enquadram na medida. Em âmbito estadual, desde o início do ano, um decreto coloca 595 atividades como sendo de baixo risco. Conforme NELSON, agora é preciso um decreto municipal para decidir se o decreto baixado irá usar como parâmetro o que foi estabelecido pelo Governo Federal ou Estadual.
Caixa Econômica Federal tem novo horário de atendimento. Conforme o superintendente RENATO SCALABRIM, a medida vale a partir de hoje. A jornada dos economiários é reduzida em uma hora por dia. Agora abre as 8 e fecha as 13 horas. Garante que o ajuste não vai prejudicar o atendimento aos clientes. Explica que a bastante tempo a Caixa vinha com horário estendido, mais que os demais bancos. A redução das filas possibilitou a adequação da jornada de trabalho. O novo horário não atinge lotéricas, que permanecem no horário comercial: das 8 às 18 horas, abrindo, inclusive, no sábado.
Algumas agências dos Correios estão em greve. Em Campo Erê, pelo menos por enquanto, o gerente PAULO ERCEGO diz que a agência local não vai aderir à greve. No entanto, a decisão pode mudar no decorrer da semana. Em São Lourenço do Oeste também permanece da mesma forma. Já em São Miguel do Oeste, São José do Cedro e Itapiranga as agências estão de portas fechadas. Os trabalhadores fixaram um cartaz na porta da agencia com a frase “Estamos em greve”.
Fetraf reivindica melhorias na rede elétrica de agricultores. JANDIR SELZLER – coordenador estadual da Fetraf Santa Catarina explica que os produtores tem investido em equipamentos com auto consumo energético, como os resfriadores. Por isso, as atuais redes do estado, monofásicas, necessitam ser substituídas por trifásicas para dar conta da crescente demanda por energia elétrica no meio rural. Ele frisa que a Federação está nessa luta a bastante tempo, inclusive já tendo realizado diversas audiências com a Celesc.
Celesc anuncia 160 milhões em investimentos. É para substituir as atuais redes monofásicas por trifásicas. JANDIR destaca que o valor já está em processo licitatório, com previsão de encerrar em 2021. Sendo 58 milhões de reais do Estado e 102 da Celesc, SELZLER comenta que isso ainda não é o suficiente para resolver o problema. Ele pontua que os investimentos devem chegar a quase todos os municípios catarinenses, porém só atingindo as comunidades que mais necessitam em cada um deles. Informa que já pediu ao presidente da Celesc a relação de municípios, comunidades e valor investido, para que os agricultores possam acompanhar o processo.
Atenção ao zoneamento agrícola pode evitar problemas para o agricultor. Segundo GILBERTO LAMAISON – extensionista da Epagri em Santa Terezinha do Progresso, essa é uma importante ferramenta na hora de avaliar riscos na produção, por indicar as datas de plantio de cada cultura. O recurso ajuda a se prevenir sobretudo de problemas causados pelo clima. Conforme ele, para a maioria das cultivares de milho, na última semana de agosto começa o período de implantação na região. Ele frisa a importância de pensar nisso na hora de plantar, dentre outras orientações.
Descumprir zoneamento agrícola cria dificuldade, caso o agricultor precise de seguro. LAMAISON destaca que se algum produtor tem problema com a lavoura e busca o seguro, pode ser que não consiga caso não tenha respeitado o zoneamento da região. Outra orientação é que os agricultores façam sempre analise do seu solo para que não errem na hora de adubar ou corrigir o pH. Quanto as sementes, GILBERTO frisa a importância de ir atrás de informações sobre espaçamento e quantidade por hectare para que possam regular a plantadeira e buscar um melhor resultado. Frisa que esse é o momento de planejar para receber retorno mais pra frente.
Polícia Militar Rodoviária alerta sobre regras para transporte de casas nas rodovias. Segundo ALISSON BECKER, da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, que compreende Bom Jesus e São Lourenço do Oeste, a prática, bastante comum na região, gera consequências negativas para o trânsito devido à maior probabilidade da ocorrência de acidente. Ele afirma que os veículos devem respeitar pesos e dimensões previstas em lei para trafegar no trânsito, e caso estas medidas excedam o que é permitido, se faz necessária uma autorização especial de trânsito, solicitada a Secretaria de Estado da Infraestrutura, no caso das rodovias estaduais.
Polícia Rodoviária Estadual chama atenção também para as regras de amarração da casa. Devem ser utilizadas cintas, correntes ou cabos de aço, que tenham resistência de suportar pelo menos duas vezes o peso da carga. Além disso, o policial, diz que para reforçar a segurança devem ser usados outros dispositivos como trilhos e barras de contenção.
Para o transporte seguro de casas nas rodovias, também é possível solicitar a escolta da Polícia Militar Rodoviária. ALISSON BECKER enfatiza que dificilmente as casas se enquadrem nas dimensões abaixo do limite legal, e as que superam as medidas passam muito além do permitido. O soldado destaca que o transporte irregular da carga, além das infrações de excesso nas dimensões e peso e descumprimento as regras de amarração, acarretará também em responsabilização penal ou até criminal do motorista pelo crime de expor ao perigo os demais usuários da via. Principais infrações flagradas na região são o uso de tratores e caminhões usados para o transporte das casas de madeira, sendo que as residências superam bastante o limite de largura permitida pela legislação.
Polícia recuperada caminhão e prende autor. Por volta da meia noite e 40 minutos da madrugada de hoje, a Polícia Militar de Marmeleiro recebeu informações de um furto de um caminhão Volvo FH460, tracionando um Bitrem, carregado com 40 toneladas de soja havia sido furtado em Clevelândia e vinha para a região. Por volta da uma da manhã a equipe avistou o caminhão passando pela cidade de Marmeleiro e iniciou acompanhamento. O motorista não acatou a ordem de abordagem e seguiu pela PR-180 sentido a Francisco Beltrão e por várias vezes fez “zig-zag” na pista evitando que a viatura fizesse o cerco,colocando em risco demais veículos que seguiam sentido contrário.
De acordo com a PM, o caminhão foi abordado próximo ao trevo da Polícia Rodoviária Estadual na Água Branca e o condutor de 36 anos foi identificado. Ele informou que é morador em Francisco Beltrão e sabia que o caminhão era furtado. Ainda conforme a PM ele disse que receberia 800 reais para dirigir o caminhão até Francisco Beltrão. Os policiais descobriram também que um Citroen C3 era usado como batedor. O carro foi abordado no bairro Alvorada por uma equipe de Francisco Beltrão, onde foram encontrados três homens um de 27 e dois de 21 anos. Um deles usava tornozeleira eletrônica com várias passagens pela polícia, todos moradores de Clevelândia. Eles foram presos por receptação e associação criminosa e encaminhados junto com o caminhão e a carga avaliada em 100 mil reais para a 19ª Subdivisão de Polícia.
Homem é preso por descumprir medida protetiva. A equipe Policial Militar foi solicitada pelo plantão do Conselho Tutelar municipal ontem, para averiguar a situação onde uma jovem de 15 anos possuía uma medida protetiva expedida pela Promotoria de Justiça em desfavor de seu convivente, de 27 anos. No local foi feita a prisão do homem, que foi conduzido até a 19° Delegacia de Polícia Civil para procedimentos. A Menor de idade ficou sobre responsabilidade do Conselho tutelar.
Polícia Civil prende autor de estupro e cárcere privado em São Miguel do Oeste. Na tarde deontem, a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, prendeu um homem com 29 anos pela prática dos crimes de estupro e cárcere privado contra sua companheira. No sábado, o criminoso, a pretexto de dar carona para sua companheira até o local de trabalho, levou-a para a casa dele, em São Miguel do Oeste, onde a manteve em cárcere privado, obrigando-a a manter relações sexuais.
Num momento de distração do homem a vítima conseguiu mandar mensagem para a família e fugir. Ela se escondendo nas imediações da residência do autor, onde foi resgatada. O autor fugiu do local, não sendo possível sua prisão em flagrante. A Polícia Civil, então, foi cientificada e pediu a prisão preventiva do suspeito, sendo o pedido prontamente deferido pelo Poder Judiciário e o mandado de prisão foi cumprido ontem. O investigado, foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada.
Jovem morre em acidente de trabalho. Os bombeiros de São José do Cedro foram chamados por volta das 16 horas de ontem para atendimento de um acidente de trabalho no Parque Industrial II, na Linha São Domingos. No local foi encontrado um rapaz de 26 anos, inconsciente, sem sinais vitais, caído pista, com lesões de entrada de descarga elétrica na mão e saída nos pés.
Na chegada da guarnição um popular já estava realizando procedimentos de reanimação. Os socorristas assumiram as manobras e após o primeiro ciclo a vítima retomou os batimentos e a respiração, sendo levada ao posto de saúde central de São José do Cedro. Durante o percurso o rapaz teve uma nova parada cardio respiratória, sendo necessária aplicação de choque e continuação das tentativas de reanimação. No posto de saúde foram realizados novos choques e prosseguidas as manobras, mas, sem êxito. A vítima estava consertando a rede de internet, quando tocou a rede de alta tensão, gerando a descarga. A Celesc foi acionada para realizar retirada o pedaço de cabo que ainda estava em contato com a fiação e suspenso no ar.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.