ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 18 07 2020

-TESOURO PROJETA AUMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA PARA QUASE 100% DO PIB

-GOVERNO AUMENTA RESTRIÇÕES PARA SETE REGIÕES EM NÍVEL GRAVÍSSIMO

-CAMPANHA DE COLETA DE ENTULHOS NO PROGRESSO VAI ATÉ SEGUNDA

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTERDITA EMPRESA NO CENTRO DA CIDADE

-HOSPITAL REGIONAL ATIVA MAIS 10 LEITOS DE UTI PARA PACIENTES COM COVID-19

-MOTOCICILISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NO INTERIOR

-POLÍCIA PROCURA SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O saldo das inundações que assolam, desde segunda-feira, a ilha indonésia de Célebes chegava a 36 mortos nesta sexta, e os socorristas continuam buscando 66 desaparecidos, embora sem grande esperança de encontrá-los com vida em uma paisagem de escombros. Mais de 14 mil pessoas encontraram abrigo em centros de acolhida temporários na região afetada. No início da semana, chuvas torrenciais provocaram o transbordamento em três rios. Centenas de casas, edifícios públicos e agências do governo ficaram desde então cobertos de lama.

A Rússia divulgou um acordo com a AstraZeneca para fabricar uma vacina contra Covid-19 sendo desenvolvida pela gigante farmacêutica e pela Universidade de Oxford. A informação é do chefe do fundo soberano do país. Ele acrescentou que isso mostra que Moscou não precisa roubar dados de vacinas. O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido disse na quinta-feira que hackers apoiados pela Rússia estavam tentando roubar informações sobre as pesquisas sobre vacina e tratamento contra a Covid-19 de instituições farmacêuticas e acadêmicas ao redor do mundo, o que o Kremlin negou.

A União Europeia está negociando acordos de compra antecipada de possíveis vacinas contra Covid-19 com as farmacêuticas Moderna, Sanofi e Johnson & Johnson e com as empresas de biotecnologia BioNtech e CureVac. As conversas ocorrem após um acordo fechado por quatro países da União Europeia com a AstraZeneca em junho para a compra antecipada de 400 milhões de doses de sua potencial vacina contra Covid-19, em princípio disponíveis para todas as 27 nações do bloco. Mais de 150 candidatas a vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para tentar deter a pandemia.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o ex-governador ROBINSON FARIA e outras dez pessoas por participação em um esquema que desviou cerca de três milhões e 700 mil reais da Assembleia Legislativa do estado. A denúncia é resultado da operação Croupier deflagrada em junho de 2019. Em nota, a defesa do ex-governador afirmou que "através de uma nova denúncia incapaz de descrever qualquer conduta criminosa por parte de ROBINSON, a acusação demonstra novamente toda sua determinação em vinculá-lo a qualquer custo a imaginadas irregularidades ocorridas entre os anos de 2008 e 2010". A assessoria da Assembleia Legislativa informou que a instituição não vai se pronunciar.

O início do saque de novas parcelas do auxílio emergencial para grupo de 40 milhões e 400 mil beneficiários de vários lotes, que estava previsto para hoje, foi adiado para o próximo sábado. Com as novas parcelas 4 e 5, foi criado um novo calendário de pagamento, organizado em ciclos de crédito e saque, de acordo com o mês em que o trabalhador recebeu a primeira parcela do benefício ou o período de inscrição no programa. A Caixa começa a depositar a quarta parcela do auxílio emergencial na próxima quarta-feira. Os beneficiários nascidos em janeiro que já receberam a terceira parcela pela conta digital, por exemplo, poderão sacar essa e a quarta juntas no sábado que vem.

O novo secretário do Tesouro Nacional, BRUNO FUNCHAL, que assumiu o cargo nesta semana no lugar de Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira que a dívida bruta do setor público consolidado deverá subir para 98 por cento do Produto Interno Bruto neste ano. O indicador é acompanhado atentamente por investidores internacionais. Segundo ele, essa expansão do endividamento está relacionada com as despesas extraordinárias para o combate ao novo coronavírus, estimadas em pouco mais de 500 bilhões de reais, das quais 237 bilhões já foram feitas. Outro fator que contribui para esse endividamento é a queda do PIB brasileiro, estimada em quatro vírgula sete por cento para 2020 pelo Ministério da Economia.

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou procedimentos em duas Promotorias de Justiça para investigar possíveis irregularidades na compra e na distribuição da Ivermectina pela Prefeitura de Itajaí, no Vale, para tratamento do novo coronavírus. A administração municipal nega qualquer irregularidade. A cidade tem quase dois mil e 500 casos de Covid-19 e 63 mortes. O município defende o uso do medicamento antiparasitário para prevenir a Covid-19 e há duas semanas comprou um milhão de comprimidos para distribuir entre os moradores. A prefeitura dispensou licitação para adquirir as doses encomendadas a um laboratório por quatro milhões e 400 mil reais.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, respondeu as 15 perguntas feitas pelos deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores. O documento com as informações foi entregue nesta sexta-feira ao presidente da CPI, Sargento LIMA. A comissão investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões feita pelo governo do estado com dispensa de licitação. MOISÉS não depôs presencialmente à CPI, pois, como prerrogativa do cargo, pode responder por escrito. Nas respostas, o governador garantiu que não sabia e não autorizou o pagamento antecipado dos respiradores que não servem no combate à pandemia. Ele disse também que "foi de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde a definição dos quantitativos e as especificações necessárias para o atendimento das unidades hospitalares".

O governador CARLOS MOISÉS decretará novas medidas restritivas para promover o isolamento social em sete regiões que estão classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de risco regionalizada, por conta da pandemia de Covid-19. O transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros estará suspenso por 14 dias a partir da próxima segunda-feira. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, serão suspensas a partir deste sábado. O decreto abrange 111 dos 295 municípios catarinenses. No mesmo decreto, o governador CARLOS MOISÉS também altera para sete de setembro, valendo para todo o território catarinense, a suspensão de aulas presenciais nas unidades das redes pública de ensino, municipal, estadual e federal, além da rede privada.

O Cine Peperi vai reabrir a partir deste sábado de forma parcial. A exibição de filmes ainda continua proibida, mas a Bombienere do Cine Peperi vai atender as pessoas que estão com saudade da tradicional pipoca de cinema. O atendimento será das duas da tarde as oito da noite. No domingo, o horário de funcionamento será o mesmo. O atendimento será feito todo dentro das normas de saúde, seguindo as orientações recomendadas pela secretaria de saúde para evitar o contágio do coronavírus. As sessões do Cine Peperi seguem suspensas devido a pandemia da COVID-19.

O Peperi Debates deste sábado reapresentou a edição do dia 14 de setembro de 2019 sobre suicídio. O assunto ainda é cercado por mitos e tabus. O programa analisou o que está acontecendo, especialmente com jovens que atentam contra a própria vida. Os números de suicídios ou tentativas são alarmantes e o Peperi Debates falou sobre um assunto que não deve ficar no silêncio. O programa reuniu o psicólogo e estudioso do tema, ABEL PETTER, a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA e a assistente social do Caps, ANA PAULA AZEVEDO. O áudio do Peperi Debates está disponível no portal da Peperi na internet.

Enquanto os suicídios estão caindo no mundo, o Brasil está no caminho inverso e registrando cada vez mais casos. O psicólogo ABEL PETER disse no Peperi Debates que o aumento dos casos chega a 33 por cento no país. Ele citou que o Brasil demorou demais para acordar para o tema e o debate público é recente. ABEL disse que a principal forma de prevenção é falar sobre o tema. O psicólogo comentou que as pessoas com pensamentos suicidas precisam falar sobre a dor que sentem e elaborar esse sentimento. ABEL destacou que as pessoas dão sinais que precisam ser percebidos por quem está perto. Ele lembrou que o suicida não quer acabar com a vida, mas com a dor e com o sofrimento.

O suicídio não tem apenas uma causa, mas uma série de fatores. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, LISANDRA ANTUNES DE OLIVEIRA, o tema envolve questões individuais, como por exemplo, a forma como as pessoas enfrentam a própria realidade. Além disso, elementos externos podem contribuir para o surgimento de pensamentos suicidas. LISANDRA destacou que a decisão de tirar a própria vida não é uma questão de livre-arbítrio, mas resultado de um conjunto de aspectos que afetam e adoecem as pessoas. A professora explicou que todas as pessoas, em algum momento, pensaram em suicídio e que a melhor forma de evitar que isso aconteça é falar com alguém. Sufocar o pensamento só vai ampliar o risco do suicídio acontecer.

O suicídio é uma questão de saúde pública que exige uma ação articulada de várias políticas públicas. A posição é da assistente social do Caps, ANA PAULA DE AZEVEDO. Ela citou que é preciso aprimorar o olhar para os sinais que as pessoas com pensamentos suicidas emitem e isso pode acontecer em casa, na escola, no trabalhos e nos serviços públicos. Na visão de ANA, o suicídio acontece por uma série de acontecimentos que vão se acumulando, como questões econômicas, sociais, afetivas e dificuldades em lidar com situações externas. Ela destacou que o município registrou 31 casos de suicídio entre 2010 e 2019, mas o número pode ser maior porque muitas mortes muitas ocorrências não são computadas com suicídio. Um exemplo disso são os acidentes de transito.

A Unoesc vai retomar o segundo semestre letivo no dia três de agosto. Em nota, a instituição informou que está organizando o retorno às atividades acadêmicas presenciais dos Cursos de Graduação, porém, diante das atuais circunstâncias iniciará o segundo semestre ofertando os componentes curriculares com carga horária teórica de forma remota. Já os componentes curriculares de carga horária prática e de estágios, de acordo com a organização e especificidades de cada curso, seguem de modo presencial. A Unoesc de São Miguel do Oeste criou um plano de retomada gradual das atividades que foi aprovado pelo comitê de crise do coronavírus.

A campanha de coleta de entulhos e materiais diversos no centro e bairros vai até segunda-feira que vem no bairro Progresso. A ação, realizada em parceria pelas secretarias de Saúde e de Urbanismo, consiste na retirada de entulhos que podem acumular agua parada e resultado na criação de novos focos do mosquito da dengue. Os contêineres estão ao lado do ginásio de esportes do da comunidade. Os contêineres ficarão no bairro até segunda-feira da semana que vem. Os moradores devem levar os entulhos e materiais até o local que a prefeitura dará o destino correto.

Mais nove pessoas, seis mulheres e três homens, testaram positivo para covid-19 nesta sexta-feira. Outras quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, entraram para a lista de recuperados. Com isso, 22 pessoas estão com o vírus ativo no momento e 149 já se recuperaram, de um total de 171 já confirmadas. Já o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem três pacientes com diagnóstico confirmado e um suspeito de Covid-19 na UTI. Na Enfermaria, estão internados cinco casos positivos.

A Ameosc divulgou ontem um balanço atualizado dos casos confirmados de Covid nos 19 municípios da região. Ao todo, são 598 registros da doença com 434 recuperados. O extremo-oeste já teve três óbitos provocados pelo coronavirus. O número de suspeitos sintomáticos é de 493. Nesta semana, o prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO disse na Peperi que a quantidade de casos de coronavírus está dobrando a cada duas semanas na região da Ameosc. Ele citou que os prefeitos estão atentos e recentemente decidiram manter a proibição de eventos e atividades nas áreas de eventos, culturas e esportes até o dia dois de agosto, diferente do estado que havia liberado o setor. Na última semana, o governo voltou atrás e manteve a proibição.

Uma empresa, localizada no centro de São Miguel do Oeste, foi interditada nesta sexta-feira pela vigilância sanitária. Na porta principal da empresa havia um cartaz com a frase INTERDITADO por medida cautelar. De acordo com a Secretária de Saúde do município, GENI GIRELI, foi uma interdição corriqueira por parte do município. Ao ser questionada sobre o motivo da interdição, a Secretária de Saúde relatou que não poderia divulgar, ainda, essa informação, mas reforçou que foi uma medida de rotina, executada pela vigilância sanitária.

A loja Pittol, interditada pela Vigilância Sanitária do município, emitiu uma nota oficial para esclarecer a situação. De acordo com a empresa, estar comprometido com a informação clara, correta e assertiva pode salvar vidas. A empresa esclarece que está implementando uma série de ações contra a Covid-19, com intuito de reduzir a propagação do vírus, sempre colocando a saúde de seus colaboradores e clientes como prioridade absoluta. Como medida de segurança, a loja está sendo desinfectada e os funcionários da equipe que foram positivados estão em quarentena recebendo o tratamento adequado contra a Covid-19. A empresa cita ainda que aguarda a liberação das autoridades para o retorno das atividades, primando pela responsabilidade e segurança.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste ativou mais 10 leitos de UTI para uso de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Com isso, o total de leitos de internamento intensivo para atender exclusivamente os casos de coronavírus sobe para 19. Os 10 novos leitos foram equipados com os respiradores recebidos do Governo do Estado no final de maio. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso disponibilizou camas, monitores, estrutura e demais equipamentos e acessórios para a ativação dos leitos. Outros 16 leitos de enfermaria também estão sendo ofertados para atendimento exclusivo de pacientes Covid-19.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste continua atendendo pacientes de outras doenças e que a oferta de leitos segue a dinâmica de ocupação da unidade hospitalar. A afirmação é do diretor geral da unidade, JEFERSON GOMES. Ele destacou que o atendimento dos pacientes está ocorrendo com a devida segurança que a pandemia de Covid exige. Ele disse que a doença está alterando também os fluxos nos atendimentos e rotinas do dia a dia. Para outras patologias, são ofertados nove leitos de UTI, 38 leitos clínicos e cirúrgicos e mais 15 leitos para gestantes e pediatria.

Um homem sofreu ferimentos leves em um acidente nesta sexta-feira na BR-282, na linha Castelo Branco em Paraíso. O condutor de uma caminhonete Strada perdeu o controle da direção, saiu da pista, colidiu contra um barranco e capotou. Em seguida, o carrou pegou fogo. Um policial civil, que preferiu não ter o nome divulgado, passou pelo local na hora e, com o extintor da viatura, controlou as chamas. Depois de conseguir apagar o fogo, o policial contou com a ajuda de outras pessoas para desvirar o carro. O condutor da Strada teve escoriações pelo corpo, sem gravidade e não precisou ser conduzido até o Hospital Regional.

A Polícia Civil de Cunha Porã cumpriu na tarde desta sexta-feira um mandado de prisão preventiva de um homem de 51 anos, suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi decretada após pedido do Ministério Público para garantir a aplicação da lei penal, pois o investigado respondia ao processo em liberdade e estava descumprindo as condições impostas para sua permanência em liberdade. A Polícia Civil localizou o investigado na cidade de Cunha Porã e após os procedimentos de praxe, encaminhou o preso a UPA de Maravilha onde permanece a disposição da justiça.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste prendeu, no final da noite de ontem, um homem por embriagues ao volante na SC 163. A ocorrência foi registrada por volta das 11 e 50 durante patrulhamento na rodovia em Descanso. A guarnição avistou o veículo Celta emplacado no município de Descanso transitando em zigue zague. Os policiais deram ordem de parada ao condutor, mas o motorista não parou o veículo. Ele seguiu mais dois quilômetros até ser pardo pela viatura. Segundo a PRE, o condutor de 48 anos apresentava sinais de embriaguez, como olhos vermelhos, fala arrastada e sonolência. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas foi a polícia emitiu o Auto de Constatação de Sinais de Alteração de Capacidade Psicomotora e o motorista foi preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante.

Uma pessoa ficou ferida em um acidente no final da tarde de ontem na SC 496. Foi uma saída de pista seguida de tombamento em Santa Helena. O acidente ocorreu pouco depois das seis horas da tarde e envolveu um Chery Face, emplacado no município de Tunápolis. O motorista do carro, um homem de 63 anos não teve ferimentos. A caroneira, uma idosa de 60 anos, sofreu ferimentos leves. No veículo, os danos foram de pequena monta.

Uma motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente na tarde de ontem na rodovia municipal que liga a Faismo ao frigorífico da JBS. Foi uma colisão envolvendo uma motocicleta contra um caminhão. A condutora da moto, uma mulher de 33 anos, sofreu diversos ferimentos, como fratura fechada nos braços, suspeita de fratura no fêmur, fratura na região do tórax e traumatismo crânio encefálico. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada para atendimento médico no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso.

A Polícia está procurando um homem suspeito de tentativa de homicídio em Mondaí. O crime aconteceu por volta das dez e 45 da noite de ontem. Segundo a PM, um homem de 45 anos estava sentado em frente a sua residência tomando cerveja com familiares e amigos, quando outro homem chegou no local e efetuou um disparo de arma de fogo. A vítima foi atingida na cabeça. A guarnição foi até o local e conduziu o homem baleado até o hospital de Mondaí. Foram efetuadas buscas pela PM, porém o autor do crime não foi localizado. As causas do crime ainda são desconhecidas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.