-TESOURO PROJETA AUMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA PARA QUASE 100% DO PIB
-GOVERNO AUMENT RESTRIÇÕES PARA SETE REGIÕES EM NÍVEL GRAVÍSSIMO
-DESCANSO PROJETA MUDANÇAS NO VIVEIRO PARA MELHORAR DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DAS MUDAS
-SÃO JOÃO DO OESTE FARÁ CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PARA AUXILIAR NA PREVENÇÃO AO COVID-19
-EDUCAÇÃO DE SANTA HELENA REALIZA PESQUISA SOBRE RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
-IPORÃ DO OESTE INSTITUI PROGRAMA PARA AUXILIAR NA RECUPERAÇÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS
-MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ APÓS FUGIR DE ABORDAGEM POLICIAL
-COLISÃO ENTRE MOTO E CAMINHÃO DEIXA MULHER COM FERIMENTOS GRAVES
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MONDAÍ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 11centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O saldo das inundações que assolam, desde segunda-feira, a ilha indonésia de Célebes chegava a 36 mortos nesta sexta, e os socorristas continuam buscando 66 desaparecidos, embora sem grande esperança de encontrá-los com vida em uma paisagem de escombros. Mais de 14 mil pessoas encontraram abrigo em centros de acolhida temporários na região afetada. No início da semana, chuvas torrenciais provocaram o transbordamento em três rios. Centenas de casas, edifícios públicos e agências do governo ficaram desde então cobertos de lama.
A Rússia divulgou um acordo com a Astra Zeneca para fabricar uma vacina contra Covid-19 sendo desenvolvida pela gigante farmacêutica e pela Universidade de Oxford. A informação é do chefe do fundo soberano do país. Ele acrescentou que isso mostra que Moscou não precisa roubar dados de vacinas. O Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido disse na quinta-feira que hackers apoiados pela Rússia estavam tentando roubar informações sobre as pesquisas sobre vacina e tratamento contra a Covid-19 de instituições farmacêuticas e acadêmicas ao redor do mundo, o que o Kremlin negou.
A União Europeia está negociando acordos de compra antecipada de possíveis vacinas contra Covid-19 com as farmacêuticas Moderna, Sanofi e Johnson & Johnson e com as empresas de biotecnologia BioNtech e CureVac. As conversas ocorrem após um acordo fechado por quatro países da União Europeia com a AstraZeneca em junho para a compra antecipada de 400 milhões de doses de sua potencial vacina contra Covid-19, em princípio disponíveis para todas as 27 nações do bloco. Mais de 150 candidatas a vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas em todo o mundo para tentar deter a pandemia.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o ex-governador ROBINSON FARIA e outras dez pessoas por participação em um esquema que desviou cerca de três milhões e 700 mil reais da Assembleia Legislativa do estado. A denúncia é resultado da operação Croupier deflagrada em junho de 2019. Em nota, a defesa do ex-governador afirmou que "através de uma nova denúncia incapaz de descrever qualquer conduta criminosa por parte de ROBINSON, a acusação demonstra novamente toda sua determinação em vinculá-lo a qualquer custo a imaginadas irregularidades ocorridas entre os anos de 2008 e 2010". A assessoria da Assembleia Legislativa informou que a instituição não vai se pronunciar.
O início do saque de novas parcelas do auxílio emergencial para grupo de 40 milhões e 400 mil beneficiários de vários lotes, que estava previsto para hoje, foi adiado para o próximo sábado. Com as novas parcelas 4 e 5, foi criado um novo calendário de pagamento, organizado em ciclos de crédito e saque, de acordo com o mês em que o trabalhador recebeu a primeira parcela do benefício ou o período de inscrição no programa. A Caixa começa a depositar a quarta parcela do auxílio emergencial na próxima quarta-feira. Os beneficiários nascidos em janeiro que já receberam a terceira parcela pela conta digital, por exemplo, poderão sacar essa e a quarta juntas no sábado que vem.
O novo secretário do Tesouro Nacional, BRUNO FUNCHAL, que assumiu o cargo nesta semana no lugar de Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira que a dívida bruta do setor público consolidado deverá subir para 98 por cento do Produto Interno Bruto neste ano. O indicador é acompanhado atentamente por investidores internacionais. Segundo ele, essa expansão do endividamento está relacionada com as despesas extraordinárias para o combate ao novo coronavírus, estimadas em pouco mais de 500 bilhões de reais, das quais 237 bilhões já foram feitas. Outro fator que contribui para esse endividamento é a queda do PIB brasileiro, estimada em quatro vírgula sete por cento para 2020 pelo Ministério da Economia.
O Ministério Público de Santa Catarina instaurou procedimentos em duas Promotorias de Justiça para investigar possíveis irregularidades na compra e na distribuição da Ivermectina pela Prefeitura de Itajaí, no Vale, para tratamento do novo coronavírus. A administração municipal nega qualquer irregularidade. A cidade tem quase dois mil e 500 casos de Covid-19 e 63 mortes. O município defende o uso do medicamento antiparasitário para prevenir a Covid-19 e há duas semanas comprou um milhão de comprimidos para distribuir entre os moradores.A prefeitura dispensou licitação para adquirir as doses encomendadas a um laboratório por quatro milhões e 400 mil reais.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, respondeu as 15 perguntas feitas pelos deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores. O documento com as informações foi entregue nesta sexta-feira ao presidente da CPI, Sargento LIMA. A comissão investiga a compra de 200 respiradores por 33 milhões feita pelo governo do estado com dispensa de licitação. MOISÉS não depôs presencialmente à CPI, pois, como prerrogativa do cargo, pode responder por escrito. Nas respostas, o governador garantiu que não sabia e não autorizou o pagamento antecipado dos respiradores que não servem no combate à pandemia. Ele disse também que "foi de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde a definição dos quantitativos e as especificações necessárias para o atendimento das unidades hospitalares".
O governador CARLOS MOISÉS decretará novas medidas restritivas para promover o isolamento social em sete regiões que estão classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de risco regionalizada, por conta da pandemia de Covid-19. O transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros estará suspenso por 14 dias a partir da próxima segunda-feira. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, serão suspensas a partir deste sábado. O decreto abrange 111 dos 295 municípios catarinenses. No mesmo decreto, o governador CARLOS MOISÉS também altera para sete de setembro, valendo para todo o território catarinense, a suspensão de aulas presenciais nas unidades das redes pública de ensino, municipal, estadual e federal, além da rede privada.
-DESCANSO PROJETA MUDANÇAS NO VIVEIRO PARA MELHORAR DESENVOLVIMENTO E QUALIDADE DAS MUDAS
-SÃO JOÃO DO OESTE FARÁ CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL PARA AUXILIAR NA PREVENÇÃO AO COVID-19
-EDUCAÇÃO DE SANTA HELENA REALIZA PESQUISA SOBRE RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
-IPORÃ DO OESTE INSTITUI PROGRAMA PARA AUXILIAR NA RECUPERAÇÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS
Mais de mil mudas de frutíferas são entregues para agricultores de Mondaí. O agrônomo da prefeitura, PAULO DE ANHAIA, explica que nesta semana a secretaria de Agricultura realizou a entrega de mais mil e 14 mudas frutíferas, beneficiando 57 produtores do município. Ele cita que as principais variedades são espécies de citrus, além de pêssego, videira e plantas ornamentais. Conforme o agrônomo, são mais de 900 propriedades do município, e encomendas de plantas também são feitas por moradores da cidade. As mudas são adquiridas de uma empresa de Pouso Redondo, e são certificadas pela Cidasc. PAULO DE ANAHIA comenta que a maioria dos agricultores já possui um pomar formado na propriedade, mas todo ano essa área é renovada. O agrônomo lembra que além da orientação que a secretaria presta aos agricultores sobre manejo, plantação e poda, a Epagri presta apoio na capacitação dos produtores.
Belmonte adquire novo veículo para secretaria de Assistência Social. Além dos automóveis entregues à saúde, nesta semana, a municipalidade também recebeu um veículo modelo Ford Ka, 0 km, adquirido para a secretaria de Assistência Social. O valor investido foi de 54 mil e 800 reais. Os recursos são de emenda parlamentar do senador, JORGINHO MELLO, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Segundo o secretário de Assistência Social, RAFAEL REVERS, o veículo será usado para as atividades da secretaria, bem como irá dar suporte às eventuais demandas no Centro de Referência de Assistência Social. O secretário enaltece que a renovação da frota contribui para a melhoria do trabalho realizado pelo setor. REVERS aponta que outro fator positivo da renovação da frota é a redução dos gastos com manutenção, especialmente na parte mecânica.
Junção dos sindicatos em Descanso tem avaliação positiva da diretoria. Neste ano ocorreu à junção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Descanso com a extensão de base do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste que havia no município. Conforme o presidente do sindicato de Descanso, VILSON SPESSATO, a avaliação dos trabalhos após a junção dos sindicatos é bastante positiva. Ele explica que mais de 500 agricultores já procuraram o sindicato nesse período em que houve a junção para deixar a anuidade em dia. O presidente lembra que o prazo para pagamento é até dezembro. SPESSATO considera que com a união dos sindicatos é possível fazer um trabalho melhor a favor dos agricultores, além de reduzir as despesas de manutenção da entidade. Além do presidente, o sindicato conta com mais duas funcionárias para o atendimento diário.
Legislativo de Tunápolis entra em recesso a partir desta segunda-feira. O presidente da Câmara de Vereadores, GUSTAVO LAWISCH, destaca que a última sessão antes do recesso foi realizada na segunda-feira. Fica na mesa para análise o projeto do executivo que trata da alteração na lei orgânica municipal, especificamente sobre mudança no tamanho dos lotes. LAWISCH reforça que outra alteração proposta neste projeto é excluir o recesso do mês de julho, e também em janeiro no primeiro ano de cada nova legislatura. Ele diz que a orientação é que os vereadores aproveitem o período de recesso para analisar as alterações. Outro projeto que fica para análise após o recesso é a indicação da vereadora MARLEI BIEGER para criação da galeria Lilás, em homenagem a todas as ex-vereadoras e uma moção de apelo do vereador ARNO MULLER sobre o asfalto da fronteira. Os vereadores de Tunápolis retomam as sessões no dia três de agosto.
Secretarias operacionais de Belmonte registram grande demanda de serviços no interior. Além da recuperação das estradas vicinais, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Transportes e Obras prestam serviços com máquinas e equipamentos nas propriedades rurais, os programas horas máquina e subsídio do sêmen. As equipes também trabalharam na remoção de entulhos e desobstrução das vias após o tornado, e na coleta de galhos no início do mês de julho. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, JOÃO PIRES DE LIMA, destaca que a manutenção das estradas vicinais e acessos, estradas de roça, terraplanagens, aberturas de fontes de água, produção de silagem e transporte de água, principalmente em época de estiagem, estão entre os principais serviços realizados. Ele cita que neste período do ano a prefeitura também faz o transporte de calcário, fornecido pelo Estado, através da Epagri, somando em torno de mil toneladas entregues.
O secretário de Agricultura enfatiza que pelo programa de melhoramento genético o município disponibiliza o inseminador e subsidia 40% do valor do sêmen. Segundo JOÃO PIRES DE LIMA, pelo Programa de Incentivo Agropecuário, a Administração credenciou prestadores de serviços para suprir as necessidades dos produtores. O secretário explica que para os agricultores que aderiram ao programa, neste ano, a prefeitura está concedendo 40% de desconto sobre os serviços terceirizados, subsídio limitado em até cinco horas por bloco de produtor rural. O secretário cita que esse programa contempla serviços com trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira 4x4, caminhão caçamba e trator de pneu equipado com ensiladeira ou grade aradora. DE LIMA frisa que para esclarecer dúvidas os produtores podem comparecer à secretaria, ou encaminhar a solicitação do serviço no setor de Tributos para acessar os incentivos do município.
São João do Oeste fará contratação emergencial de profissionais da saúde para auxiliar na prevenção ao Covid-19. Segundo o secretário de Saúde, VITUS RITTER, na próxima semana será divulgado o edital para contratação emergencial de uma enfermeira e uma técnica de enfermagem para auxiliar no atendimento dos pacientes na unidade de saúde. O secretário justifica que as contratações se fazem necessárias em função de afastamento de outros servidores e aumento de casos de coronavírus. O contrato terá vigor enquanto durar a pandemia. O secretário lembra que vários programas e eventos no setor da Saúde foram cancelados em função da pandemia. RITTER cita os programas de reeducação alimentar, dos diabéticos, hipertensos e fumantes e vida saudável que estão cancelados para evitar aglomeração de pessoas. O secretário antecipa que o tradicional encontro dos ex-fumantes em agosto também está cancelado este ano.
Deputados debatem orçamento de 2021 com recursos para os municípios da região. Trabalho dos parlamentares para distribuição de verbas para o próximo ano inicia em agosto. Os deputados projetam orçamento de 2021 com recursos em diversas áreas. Saúde aparece como principal destaque. No momento a prioridade está na liberação de emendas antes do período eleitoral aproveitando recursos do orçamento deste ano. O deputado estadual MAURO DE NADAL destaca a liberação de 50 mil reais nesta semana para aquisição de veículo para APAE de Itapiranga. O município ainda terá 200 mil reais para aquisição de um ônibus para o transporte escolar. O parlamentar salienta que neste ano deu prioridade para os cinco municípios de abrangência da regional de Itapiranga. MAURO DE NADAL informa que para São João do Oeste os recursos foram para o Hospital Santa Casa Rural.
Já Tunápolis foi contemplado com 150 mil reais para a compra de uma van. Santa Helena também recebeu 150 mil reais que foram destinados para implantação de um sistema hidráulico preventivo. O deputado informa que também destinou 148 mil reais para a secretaria de Educação de Iporã do Oeste. MAURO DE NADAL salienta que os pedidos de emendas parlamentares devem ser encaminhadas para lideranças locais que apontam as reais necessidades. O parlamentar destaca que assim os recursos são aplicados de forma mais justa e com maior eficiência. DE NADAL reconhece quem nem sempre é possível atender todos os pedidos feitos pelos prefeitos e vereadores, pois precisa contemplar grande número de municípios.
Descanso projeta mudanças no viveiro para melhorar desenvolvimento e qualidade das mudas. O secretário de Agricultura, IVAN RECH, explica que além do funcionário que se dedica em tempo integral ao viveiro, há o acompanhamento de um técnico. Ele lembra que há cerca de um mês a secretaria visitou o viveiro de Guaraciaba para conhecer o espaço e buscar ideias para as mudanças que estão sendo projetadas para o viveiro de Descanso no próximo ano. O secretário comenta que o viveiro de Guaraciaba é uma referencia na região, em função de produzir todas as sementes das plantas que produz, sem a necessidade da aquisição. RECH cita que uma das mudanças no viveiro local será a produção das mudas em sacolas plásticas, o que hoje é feito no tubete. Ele diz que nesse novo sistema a muda de desenvolve melhor e tem melhor qualidade.
O viveiro de Descanso produz atualmente mudas de árvores nativas e frutíferas destinadas aos agricultores do município. O secretário de Agricultura cita que são mudas de pitanga, cereja, bergamota, araçá e goiaba. Árvores como pinus e eucalipto não são produzidas, bem como as mudas de flores, que hoje são compradas de fora. IVAN RECH destaca que no começo do ano passado o viveiro passou por melhorias com a construção de duas estufas novas. Ele lembra que havia projeção de iniciar a produção de mudas de batata e ora-pro-no-bis, o que ainda não se concretizou em função de toda situação imposta pela pandemia. O secretário lembra que o viveiro terá uma demanda grande de produção de mudas agora em função dos agricultores usarem as plantas para reflorestar as áreas em que as árvores foram danificadas com o temporal.
Educação de Santa Helena realiza pesquisa de opinião sobre retorno das aulas presenciais. De acordo com a secretária, ROSA FOLETTO, o município criou um comitê intersetorial que tem como principal função discutir e planejar ações prevendo o retorno das aulas presenciais, com reuniões semanais. A secretária explica que o comitê é formado por representantes da educação, saúde, assistência social, conselho tutelar, direções das escolas e conselhos municipais da educação. ROSA enfatiza que o comitê também tem contribuição na elaboração de uma pesquisa feita com as famílias, para identificar a opinião dos pais e familiares a respeito do retorno das aulas presenciais. Ela cita que como resultado até o momento, é que 47% das famílias mandariam os filhos novamente para a escola. A secretária relata que as famílias têm relatado dificuldades em dividir seu tempo entre o trabalho e os afazeres diários, com o auxílio aos seus filhos para as atividades escolares.
Para o retorno das aulas presenciais, ROSA FOLETTO antecipa que será necessária uma grande mudança nos hábitos de higiene e cuidados com distanciamento. A secretária de Educação de Santa helena enfatiza que todo esse processo exige muita responsabilidade no planejamento de um possível retorno dos alunos as escolas no mês de agosto. Em relação às atividades a distância, mantidas desde a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia, ROSA comenta que inicialmente foram formados grupos de WatsApp para o repasse dos conteúdos, e na sequencia foi adotada a estratégia da entrega a cada 15 dias de uma apostila impressa para realização das tarefas. A secretária diz que o retorno está sendo bastante positivo, pois praticamente todos os alunos tem respondido as atividades e se comprometido com o processo de ensino e aprendizagem a distância.
Iporã do Oeste institui programa para auxiliar na recuperação financeira de empresas. O projeto que trata do programa “Empresa Mais Dois” foi aprovado na sessão extraordinária do legislativo realizada nesta sexta-feira e ainda no final da tarde foi sancionado pelo prefeito. Conforme o prefeito, LÚCIO MALLMANN, o programa foi uma reivindicação de auxílio feito pela classe empresarial ainda em março, por meio do vice-prefeito ALEXANDRE RUSCHEINSKY que é envolvido na Associação Comercial e Industrial do município. O prefeito comenta que na época a prefeitura não tinha condições financeiras de conceder o auxílio, e agora com a recuperação da economia, foi enviado o projeto a câmara de vereadores. MALLMANN explica que pelo programa “Empresa Mais Dois” os empresários farão financiamentos para investir em seus negócios, e a prefeitura vai pagar os juros. O objetivo é injetar na economia local mais de quatro milhões de reais.
No ramo de prestação de serviço o valor financiado poderá ser de até 15 mil reais e de 20 mil reais para as demais empresas. O prefeito, LÚCIO MALLMANN, destaca que o recurso destinado para o programa é próprio do município. Conforme o prefeito de Iporã do Oeste, também como forma de auxílio devido às perdas registradas com a pandemia o município irá receber do governo um milhão e 65 mil reais. Desse total 750 mil já estão na conta do município. O valor deve ser aplicado na saúde, no enfrentamento ao coronavírus. O prefeito comenta que o detalhamento da aplicação desses valores será disponibilizado no site da prefeitura. MALLMANN desmente boatos de que os municípios recebem o valor de acordo com o número de óbitos por pandemia, o que não tem nenhuma relação com o repasse do governo. Ele pede que pessoas que apresentem os sintomas procurem orientação médica, e respeitem as normas de isolamento, bem como de prevenção ao vírus.
O prefeito ressalta que apesar das dificuldades impostas pela pandemia o município está dando continuidade às obras. LUCIO MALLMANN cita a praça de esporte no loteamento Ghiel, o início do campo de futebol sete no CIEF e a conclusão do projeto para construção de uma quadra coberta na linha Alto Tigre, do qual o contrato já foi assinado com a caixa econômica federal de Chapecó. O prefeito destaca que também foi finalizado o ginásio de esportes na linha Aparecida e a quadra coberta na linha Barra Grande ainda está execução. No projeto Avançar Cidades, MALLMANN destaca que está atrasada a construção dos passeios e asfaltamento, em função de dificuldades alegadas pela empresa licitada. Ainda no loteamento Ghiel está prevista a instalação de lâmpadas LED. E na quinta-feira foi recebida a confirmação da defesa Civil do estado de sete pontes de concreto, em que o município fica responsável pela construção das cabeceiras.
-MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ APÓS FUGIR DE ABORDAGEM POLICIAL
-COLISÃO ENTRE MOTO E CAMINHÃO DEIXA MULHER COM FERIMENTOS GRAVES
-POLÍCIA MILITAR REGISTRA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MONDAÍ
Cemitério do Santa Rita é alvo de vandalismo e furto em SMO. Ainda na quarta-feira, moradores da comunidade perceberam a ação e informaram à chefe de divisão de Cemitérios Municipais, IVANETE POVALA, que confirmou a situação e registrou Boletim de Ocorrência. De acordo com o que foi averiguado no local, foram furtadas 160 argolas de gavetas de sepulturas, em cobre e alumínio, além de diversas letras e números. O ato criminoso aconteceu na parte antiga do cemitério, durante a noite ou madrugada de terça para quarta. O secretário de Urbanismo, JEFERSONDIAS, que também é responsável pela administração dos cemitérios municipais, lamenta o ocorrido, e informa que também serão licitadas câmeras de vigilância para instalar no local.
Polícia Militar Rodoviária atende dois acidentes na SC 163. O primeiro acidente, uma colisão traseira, foi registrado na SC 163 em São Miguel do Oeste, por volta das 15 horas. A colisão envolveu uma caminhonete Amarok de Mondaí, conduzido por um homem de 48 anos, e a camioneta Montana de Descanso, conduzida por um homem de 20 anos. Ninguém se feriu. O outro acidente ocorreu por volta das 18 horas na SC 496 em Santa Helena, envolvendo um Chery Face de Tunápolis, conduzido por um homem de 63 anos. A passageira, uma mulher de 60 anos, sofreu ferimentos leves.
Preso suspeito de estupro de vulnerável. A Polícia Civil de Cunha Porã cumpriu na tarde desta sexta-feira um mandado de prisão preventiva de um homem de 51 anos, suspeito de cometer estupro. A ordem judicial foi decretada após pedido do Ministério Público para garantir a aplicação da lei penal, pois o investigado respondia ao processo em liberdade e estava descumprindo as condições impostas para sua permanência em liberdade. A Polícia Civil localizou o investigado na cidade de Cunha Porã e após os procedimentos encaminhou o preso a UPA de Maravilha.
Policial combate incêndio em veículo que pegou fogo após acidente. O fato foi registrado por volta das 12 horas desta sexta-feira na BR 282, na linha Castelo Branco em Paraíso. Segundo o policial civil, que preferiu não ter o nome divulgado e que presenciou a situação, o condutor da Fiat Strada, com placas de Paraíso, seguia sentido SMOeste, quando perdeu o controle, colidiu no barranco e capotou. Após isso o carro pegou fogo e o policial usou o extintor da viatura para controlar as chamas. Depois de conseguir apagar o fogo, com a ajuda de populares, o carro foi desvirado, porque estava vazando gasolina. O condutor da Strada teve escoriações pelo corpo, sem gravidade e não precisou ser conduzido ao hospital. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros foi acionado, bem como a PRF para fazer os levantamentos necessários.
Motorista é preso por embriaguez após fugir de abordagem policial. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Rodoviária por volta da meia noite desta sexta-feira, na SC 163 em Descanso. Durante patrulhamento a polícia viu um Celta emplacado em Descanso transitando em ziguezague. O motorista ignorou a ordem de parada ao ser abordado continuou transitando por cerca de dois km até parar. Durante identificação do motorista, um homem de 48 anos, foi verificado pela guarnição de que ele apresentava sinais de embriaguez, como olhos vermelhos, fala arrastada, sonolência e arrogância. Ele recusou o teste de bafômetro. Foi confeccionado então o Auto de Constatação de Sinais de Alteração de Capacidade Psicomotora, e o homem preso pelo crime de embriaguez ao volante.
Colisão entre moto e caminhão deixa mulher com ferimentos graves. O acidente ocorreu próximo às 15 horas desta sexta-feira, na rodovia Leolino Baldissera, perto da Faismo, em São Miguel do Oeste. A mulher que pilotava a Biz teve suspeita de traumatismo craniano encefálico e múltiplas fraturas pelo corpo. O Corpo de Bombeiros fez o atendimento e conduziu a vítima ao hospital regional. Ainda na noite de ontem, outro acidente foi registrado no centro de Descanso. A colisão envolveu um Cruze e uma Honda Biz, os dois com placas de Descanso. O motociclista sofreu ferimentos considerados graves na região da cabeça e nas pernas. Após atendimento dos bombeiros ele foi conduzido ao hospital regional.
Polícia Militar registra tentativa de homicídio em Mondaí. O fato ocorreu na noite desta sexta-feira, por volta das 22 horas e 45 minutos. Um homem de 45 anos estava sentado em frente a sua residência tomando cerveja com familiares e amigos, quando outro homem chegou no local e efetuou um disparo de arma de fogo. A vítima foi atingida na cabeça. A guarnição foi até o local e conduziu o homem baleado até o hospital de Mondaí. Foram efetuadas buscas, porém o autor do crime não foi localizado. O estado de saúde do homem baleado não foi informado. As causas do crime também são desconhecidas.