-SENADO APROVA MP QUE PERMITE A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS
-MAIS DE 30% DA POPULAÇÃO TOMOU AO MENOS UMA DOSE CONTRA COVID EM SC
-COMITÊ MANTÉM DEBATE SOBRE USO DE ÁGUA NA REGIÃO
-EPAGRI CONTRIBUI NA INDUSTRIALIZAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR
-LIONS CLUBE RETOMA TRADICIONAL FEIJOADA DA APAE DE ITAPIRANGA
-COMANDANTE RELATA RESULTADO POSITIVOS EM PROGRAMAS DA PM
-CAMINHÃO TOMBA NA WILLY BARTH EM SÃO MIGUEL DO OESTE
-COLISÃO TRASEIRA DEIXA HOMEM FERIDO NA SC 163 EM ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 17 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 94 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, disse que a Coreia do Norte deve se preparar tanto para o diálogo quanto para o confronto com os Estados Unidos, especialmente para o confronto. A afirmação foi feita após uma "análise detalhada" do novo governo dos Estados Unidos, segundo a agência estatal de notícias KCNA. A declaração aconteceu no terceiro dia de uma reunião em plenário do comitê central do Partido dos Trabalhadores, que governa o país, após Kim pedir medidas para combater a "tensa" situação alimentar causada pela pandemia de coronavírus e por tufões no ano passado.
No final de 2020, o mundo tinha 82 milhões e 400 mil pessoas forçadamente deslocadas de seus locais de origem, como resultado de perseguições, conflitos, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbaram seriamente a ordem pública. Segundo o relatório anual de tendências mundiais em deslocamento forçado da Agência da ONU para Refugiados divulgado nesta sexta-feira, este é o maior número desde que o dado começou a ser registrado. Hoje, um por cento da população mundial, ou uma a cada 95 pessoas no mundo, estão deslocadas. Em 2010, eram uma em 159.
A força aérea israelense realizou bombardeios na Faixa de Gaza entre a noite de quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira, depois que militantes palestinos lançaram balões incendiários no sul de Israel. Os balões incendiários e ataques aéreos são os últimos atos de violência que aumentam a pressão sobre uma trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que entrou em vigor em 21 de maio e encerrou 11 dias de combates intensos. Nesse período, foram mortos 260 palestinos e 13 pessoas em Israel.
O Instituto Butantan entregou nesta sexta-feira dois milhões e 200 mil doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. Os imunizantes serão utilizados no Programa Nacional de Imunizações e distribuídos para vacinação de brasileiros em todo o país. Com a nova remessa, são 52 milhões e 200 mil doses da vacina entregues ao ministério da saúde. Segundo o governador de São Paulo, JOÃO DORIA, até 30 de setembro, serão entregues 100 milhões de doses da vacina do Butantan, da coronavac, para o programa nacional de imunização. Um novo lote de seis mil litros de IFA deve chegar a São Paulo até o final deste mês, o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, que pretende aumentar em 50 por cento o valor dado no Bolsa Família até dezembro. Ele confirmou que o valor do benefício deve ir a 300 reais. BOLSONARO aproveitou o assunto para elogiar os profissionais da agricultura e da pecuária e disse que se o pessoal tivesse ficado em casa haveria desabastecimento. BOLSONARO citou ainda que, por causa de lockdowns e medidas de restrição impostos por governadores e prefeitos, "o prejuízo à educação vai ser enorme”.
O Senado aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Em um primeiro momento da sessão, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 42 votos a 37. Depois, passaram à análise dos destaques, isto é, propostas que visavam modificar o conteúdo da MP, e todos foram rejeitados. Como houve mudanças na versão aprovada pela Câmara dos Deputados, no mês passado, o texto precisará ser novamente analisado pelos deputados. A votação está prevista para a próxima segunda-feira, um dia antes de a MP perder validade. O governo afirma que a privatização da Eletrobras pode reduzir a conta de luz em até sete vírgula 36 por cento.
O Governo de Santa Catarina recebeu na manhã desta sexta-feira, duas novas remessas de doses da vacina contra a Covid-19, que juntam somam 153 mil 810 doses. São 85 mil 410 do laboratório Pfizer e 68 mil e 400 do laboratório Sinovac/Butantan. Com mais esses dois lotes, o estado já recebeu um total de três milhões 825 mil 750 doses desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As vacinas recebidas nesta sexta serão utilizadas para dar continuidade à vacinação da população dos grupos prioritários e também para avançar na vacinação da população por faixa etária. A distribuição para as 17 regionais de saúde começa ainda nesta sexta-feira.
Santa Catarina ultrapassou nesta semana a marca de 30 por cento da população de SC que já tomou ao menos uma dose da vacina contra Covid-19. Até a noite desta quinta-feira, dois milhões 258 mil e 699 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante, o que representa 31 vírgula 14 por cento da população. Desses, 769 mil 678 já receberam a segunda dose necessária para proteger dos sintomas mais graves da covid-19, 10 vírgula 61 por cento da população do Estado. O Estado é o quinto que mais avançou na vacinação da primeira dose, proporcionalmente ao total da população. Entre os Estados que avançaram na segunda dose, Santa Catarina está em décimo terceiro lugar.
A Secretaria de Estado da Saúde está realizando estudos para saber a viabilidade de vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 em Santa Catarina. Em princípio, seriam grupos específicos como jovens com comorbidades, doenças raras e deficiências permanentes. Ainda não há a previsão para a conclusão deste trabalho, mas a iniciativa expõe a intenção do Estado em avançar na vacinação para outros grupos, desde que haja a autorização do Ministério da Saúde. No dia 11 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças e adolescentes a partir dos 12 anos, como já acontece nos Estados Unidos e na Europa.
Evento da APAE conta com grande apoio da população local. 450 fichas foram vendidas com antecedência mostrando o interesse da comunidade itapiranguense em contribuir com a APAE. Recursos são essenciais para atividades com os alunos. A organização da feijoada é do Lions Clube e APAE de Itapiranga. O evento acontece todos os anos, com objetivo de arrecadar fundos para manutenção das atividades da Escola Especial Irene Schroeder. De acordo com o presidente do Lions Clube, PEDRO HEHN, as exigências de prevenção a Covid impedem a tradicional programação. A feijoada será servida no sistema delivery a partir das 11 horas, no Pavilhão da Igreja Matriz.
O Lions já projeta outras mobilizações para contribuir na arrecadação de recursos para a APAE que enfrenta dificuldades além do normal, devido à queda de arrecadações em promoções beneficentes. PEDRO HEHN diz que é preciso que as pessoas estejam dispostas a contribuir com a Escola especial. Ressalta que a pandemia impões limitações de eventos e afetou as ações do Lions Clube. Atualmente são 30 associados e a entidade está sempre aberta para novos integrantes. O grupo se mantém empenhado em fazer boas ações e contribuir com pessoas necessitadas e entidades beneficentes como a APAE.
Palestra debate sobre Inseminação Artificial de Bovinos. Prefeitura de Tunápolis viabilizou orientações com o zootecnista DOUGLAS ZIELKI. De acordo com a Secretária de Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT destaca a importância dos produtores rurais buscarem cada vez mais conhecimento nas áreas que atuam, pois somente a prefeitura investir recursos em aquisição de sêmen ou atendimento veterinário não desenvolve os problemas das propriedades. O produtor também precisa estar sempre antenado as adequações que são necessárias fazer em suas propriedades, buscando uma melhor qualidade e manejo em sua produção. Destaca ainda que muitos pontos precisam ser observados e levados em consideração para a inseminação artificial de bovinos. A alimentação, a temperatura, a qualidade da água, o estresse que animal passa, de como tudo isso pode influenciar em futuros resultados.
O diretor do Departamento Urbano de Tunápolis, ARTÊMIO PAZINI, salienta que na próxima segunda-feira deverá iniciar construção de galpão no viveiro municipal. A edificação já está licitada e apenas falta terminar a terraplenagem da área. O galpão será utilizado para abrigar as máquinas do Setor de Urbanismo e por estar ao lado do viveiro, conforme PAZINI, ficará mais prático para trabalhar. O responsável de Urbanismo salienta que a estrutura do viveiro conta ainda com estufa pronta e existe também outro galpão, no qual são guardados materiais. ARTÊMIO PAZINI destaca ainda que o plantio de flores deste ano está concluído. Cita que 10 mil mudas foram plantadas em vasos de ruas e elas já estão florindo, restando apenas manter o cultivo.
Município de Tunápolis vai investir 70 mil reais com recursos próprios em pavilhão. O diretor do Departamento de Urbanismo ressalta que dois pedreiros retornaram aos trabalhos no setor, e agora a equipe de serviços gerais está completa, com sete servidores. PAZINI acrescenta que a recolha de galhos, oriundos de podas na cidade, por parte da prefeitura, já foi concluída. Ele lembra que esta recolha é feita sempre na primeira e terceira segunda-feira do mês, o que facilita os trabalhos.
Prefeitura realiza poda de árvores, pintura de meio-fio e limpeza no centro e bairros. O serviço de poda de árvores avança no município de Itapiranga. O trabalho é uma ação da secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos, por meio do departamento de Urbanismo. Ao todo, serão podadas em torno de mil e 700 árvores ornamentais e robustas, dentre elas: sempre verde, sibipiruna, canela e fícus. A conclusão do serviço está prevista para o mês de julho. Conforme o diretor de Urbanismo, NELSON ARENHARDT, a poda de árvores está acontecendo na área central da cidade, bairros e nas escolas da rede municipal de ensino.
NELSON ARENHARDT explica que resta finalizar a podadura das árvores ornamentais, que é mais demorada e delicada. Segundo o diretor de Urbanismo, uma empresa terceirizada realiza a poda e a prefeitura faz a recolha dos galhos. Paralelamente também está acontecendo a pintura do meio-fio e limpeza nos bairros. No centro da cidade o trabalho foi finalizado, bem como nos bairros das Flores, Porto Novo, do Parque, Morada Feliz e São Cristóvão, avançando nos próximos dias para os demais bairros. O diretor de Urbanismo, NELSON ARENHARDT, comenta que todas essas ações contribuem para o embelezamento do município.
Campanha Cobertor Solidário segue com grande adesão em Itapiranga. A Campanha Cobertor Solidário 2021, da Rede Laço, conta com vários pontos de coleta de cobertores, mantas e edredons, em Itapiranga. A campanha prossegue até o dia 30 de junho. No município, a ação é coordenada pela secretaria de Assistência Social, tem objetivo de arrecadar cobertores, mantas e edredons, novos ou usados, higienizados, em bom estado e embalados para ajudar instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A secretaria de Assistência Social, escolas municipais, prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Uceff, Associação dos Empresários estão entre os pontos de coleta.
Plano de Recursos Hídricos possui resultados positivos. Trabalho iniciou em 2018 e se tornou um documento público disponível para ações dos prefeitos, governo estadual e iniciativa privada. De acordo com ANDERSON RHODEN, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-Guaçu, avanços mais significativos dependem de boa vontade. Ações de preservação e redução de desperdícios são fundamentais para evitar problemas com a falta de água. RHODEN afirma que estão sendo implementadas políticas para melhorar a qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos da região. Ele chama atenção que ainda é preciso evoluir bastante para melhorar a gestão dos Recursos Hídricos e que cada cidadão pode fazer sua parte.
Resultado positivo na preservação da água depende de ações conjuntas. O professor no Curso de Agronomia da UCEFF, ANDERSON RHODEN tem uma visão otimista sobre o tema. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas diz que a sociedade deve cobrar medidas do poder público, empresas e setores responsáveis por leis e ações em prol da coletividade. De acordo com RHODEN, um documento que contém tantas informações não pode ficar parado e ser esquecido no momento de planejar o abastecimento de água. Ressalta ainda que os recursos hídricos não respeitam divisas entre municípios, sendo assim o problema é regional e exige ações conjuntas de lideranças com discussão intermunicipal. A justificativa está no fato que a água segue o relevo e não fica restrita a um município. RHODEN lembra que boas ações e também poluições terão reflexo no município vizinho e a população deve ter consciência disso.
Agrônomo aponta a prevenção como medidas mais eficiente e barata para garantir água de qualidade. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas chama atenção para a necessidade de uma discussão técnica e política entre os municípios e ação mais prática do governo do estado. Segundo ANDERSON RHODEN, órgãos estaduais estabelecidos no Extremo Oeste podem contribuir de maneira mais eficiente. O presidente lembra que o Comitê tem poder apenas de mediar pois não possui recursos para investimentos. RHODEN observa que preservar as nascentes e rios, além de armazenamento correto é a maneira mais adequada. Caso tiver que buscar água profunda é mais caro e sem garantia de volume para atender a demanda.
Estação do inverno é o tempo ideal para guardar a cana de açúcar em forma de derivados. Melado, açúcar mascavo e chimia feita no tacho estão entre os produtos mais comuns na região. Segundo a extensionista da Epagri de Itapiranga, ALÉSIA LAUSCHNER, nesta época do ano a cana-de-açúcar estabiliza e atinge ponto certo para ser industrializada. Produtores rurais utilizam a produção de melado como destaque. A extensionista cita cursos de processamento realizados no Cetresmo com participação de técnicos, agricultores e representantes de agroindústrias. Existe ainda a capacitação que permite colocar os produtos no mercado seguindo a legislação com técnicas de higiene e todas as exigências para os procedimentos de industrialização. ALÉSIA lembra que o melado batido é típico da região, e também ocorre a produção de chimia com várias frutas, rapadura e puxa-puxa, além de outros produtos.
A extensionista afirma que a principal dúvida é saber o ponto certo para retirar o tacho do fogo. De forma artesanal existem várias técnicas que são abordadas nos cursos da Epagri. Segundo ALÉSIA LAUSCHNER, a estiagem afetou o desenvolvimento da cana e com isso as plantas não cresceram no tamanho ideal. As agroindústrias enfrentam grande dificuldade para obter matéria prima para manter a produção de acordo com a demanda. Ainda este mês serão realizados cursos de fabricação de cachaça e licores. Em época de pandemia, são disponibilizadas poucas vagas e todas já foram preenchidas.
PM de Itapiranga tem resultado positivo em programas institucionais. As informações são do comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, sargento FLÁVIO PAULUS. Ele avalia que a PM de Itapiranga vem desenvolvendo várias atividades extras com programas preventivos e com boa contribuição na sociedade. Cita o Rede de Segurança Escolar que ganhou mais ênfase neste ano em virtude da tragédia em Saudades. Todas as escolas do município fazem parte das atividades em parceria com a PM adotando medidas preventivas e formas de contribuir com alunos que possuem diferentes problemas. Já o tradicional Programa de Segurança na Terceira Idade enfrenta dificuldades devido à falta de encontros dos grupos e com isso os policiais também se distanciaram dos idosos. O Proerd também teve pausa em virtude da pandemia, porém segue como referência no trabalho com crianças.
FLAVIO PAULUS chama atenção para a eficiência do Rede Catarina em Itapiranga. O Grupamento da Polícia Militar possui uma guarnição especial para atendimento de ocorrências de violência doméstica. O sargento comenta que muitas vezes o Boletim de Ocorrência não garantia maior segurança para a mulher vítima de agressões. Agora quando a Metida Protetiva é repassada para a Polícia Militar, uma guarnição especial, sempre com a presença de uma policial mulher, passa a fazer o acompanhamento do caso. O sargento informa que são 40 mulheres atendidas em Itapiranga, número considerado expressivo pelo comandante da PM. O grande desafio é proporcionar segurança e tranquilidade as vítimas evitando aumentar o trauma que já sofreram.
Violência familiar pode ser ignorada quando a mulher não deseja expor o problema. O Rede Catarina é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Conforme o comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, sargento FLÁVIO PAULUS, o programa busca ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e ronda de fiscalização de medidas protetivas . FLÁVIO PAULUS também faz um alerta para os motoristas terem maior atenção no trânsito de Itapiranga em virtude de obras na Avenida Uruguai. Neste mês já são oito acidentes em Itapiranga. O sargento lembra ainda de quatro mortes e cinco feridos em acidentes na SC 163 no território itapiranguense.
Colisão traseira deixa homem ferido na SC 163 em Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das sete horas de hoje, SC 163, na Linha Chácara, próximo a cidade de Itapiranga. A colisão envolveu um Fiat Uno de Itapiranga e um Gol placa Mercosul. Conforme as informações, a colisão aconteceu quando um dos veículos parou bruscamente na via. O motorista do Gol sofreu ferimentos, foi socorrido pelos Bombeiros e conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga. No veículo Gol ainda estava uma mulher, que não se feriu. O condutor do veículo Uno saiu ileso. A Polícia Militar esteve presente no local e fez a orientação do trânsito.
Motociclista fica ferido após colidir na traseira de carro em SMOeste. Um motociclista, ficou ferido em uma colisão envolvendo uma motocicleta e um Fox na rua Duque de Caxias no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 19 horas desta quinta-feira. De acordo com os Bombeiros ambos veículos faziam o mesmo sentido, quando o condutor tentou ultrapassar o carro e acabou colidindo na traseira. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional. A Polícia Militar elaborou o Boletim de Ocorrências e liberou os veículos.
Caminhão tomba na Willy Barth em São Miguel do Oeste. O acidente foi por volta das 16 horas e 30 minutos desta quinta-feira, na Willy Barth em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem, o condutor seguia sentido Guaraciaba quando teria perdido o controle e tombado sobre o canteiro central da avenida. Além do condutor outra vítima estava junto, porém apenas o passageiro foi socorrido com ferimentos na cabeça, sem gravidade. O SAMU, Corpo de Bombeiros e PRF foram acionados para o atendimento.