De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 94 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, disse que a Coreia do Norte deve se preparar tanto para o diálogo quanto para o confronto com os Estados Unidos, especialmente para o confronto. A afirmação foi feita após uma "análise detalhada" do novo governo dos Estados Unidos, segundo a agência estatal de notícias KCNA. A declaração aconteceu no terceiro dia de uma reunião em plenário do comitê central do Partido dos Trabalhadores, que governa o país, após Kim pedir medidas para combater a "tensa" situação alimentar causada pela pandemia de coronavírus e por tufões no ano passado.
No final de 2020, o mundo tinha 82 milhões e 400 mil pessoas forçadamente deslocadas de seus locais de origem, como resultado de perseguições, conflitos, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbaram seriamente a ordem pública. Segundo o relatório anual de tendências mundiais em deslocamento forçado da Agência da ONU para Refugiados divulgado nesta sexta-feira, este é o maior número desde que o dado começou a ser registrado. Hoje, um por cento da população mundial, ou uma a cada 95 pessoas no mundo, estão deslocadas. Em 2010, eram uma em 159.
A força aérea israelense realizou bombardeios na Faixa de Gaza entre a noite de quinta-feira e o início da manhã de sexta-feira, depois que militantes palestinos lançaram balões incendiários no sul de Israel. Os balões incendiários e ataques aéreos são os últimos atos de violência que aumentam a pressão sobre uma trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que entrou em vigor em 21 de maio e encerrou 11 dias de combates intensos. Nesse período, foram mortos 260 palestinos e 13 pessoas em Israel.
O Instituto Butantan entregou nesta sexta-feira dois milhões e 200 mil doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. Os imunizantes serão utilizados no Programa Nacional de Imunizações e distribuídos para vacinação de brasileiros em todo o país. Com a nova remessa, são 52 milhões e 200 mil doses da vacina entregues ao ministério da saúde. Segundo o governador de São Paulo, JOÃO DORIA, até 30 de setembro, serão entregues 100 milhões de doses da vacina do Butantan, da coronavac, para o programa nacional de imunização. Um novo lote de seis mil litros de IFA deve chegar a São Paulo até o final deste mês, o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, que pretende aumentar em 50 por cento o valor dado no Bolsa Família até dezembro. Ele confirmou que o valor do benefício deve ir a 300 reais. BOLSONARO aproveitou o assunto para elogiar os profissionais da agricultura e da pecuária e disse que se o pessoal tivesse ficado em casa haveria desabastecimento. BOLSONARO citou ainda que, por causa de lockdowns e medidas de restrição impostos por governadores e prefeitos, "o prejuízo à educação vai ser enorme”.
O Senado aprovou nesta quinta-feira a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. Em um primeiro momento da sessão, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 42 votos a 37. Depois, passaram à análise dos destaques, isto é, propostas que visavam modificar o conteúdo da MP, e todos foram rejeitados. Como houve mudanças na versão aprovada pela Câmara dos Deputados, no mês passado, o texto precisará ser novamente analisado pelos deputados. A votação está prevista para a próxima segunda-feira, um dia antes de a MP perder validade. O governo afirma que a privatização da Eletrobras pode reduzir a conta de luz em até sete vírgula 36 por cento.
O Governo de Santa Catarina recebeu na manhã desta sexta-feira, duas novas remessas de doses da vacina contra a Covid-19, que juntam somam 153 mil 810 doses. São 85 mil 410 do laboratório Pfizer e 68 mil e 400 do laboratório SinovacButantan. Com mais esses dois lotes, o estado já recebeu um total de três milhões 825 mil 750 doses desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. As vacinas recebidas nesta sexta serão utilizadas para dar continuidade à vacinação da população dos grupos prioritários e também para avançar na vacinação da população por faixa etária. A distribuição para as 17 regionais de saúde começa ainda nesta sexta-feira.
Santa Catarina ultrapassou nesta semana a marca de 30 por cento da população de SC que já tomou ao menos uma dose da vacina contra Covid-19. Até a noite desta quinta-feira, dois milhões 258 mil e 699 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante, o que representa 31 vírgula 14 por cento da população. Desses, 769 mil 678 já receberam a segunda dose necessária para proteger dos sintomas mais graves da covid-19, 10 vírgula 61 por cento da população do Estado. O Estado é o quinto que mais avançou na vacinação da primeira dose, proporcionalmente ao total da população. Entre os Estados que avançaram na segunda dose, Santa Catarina está em décimo terceiro lugar.
A Secretaria de Estado da Saúde está realizando estudos para saber a viabilidade de vacinar crianças e adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19 em Santa Catarina. Em princípio, seriam grupos específicos como jovens com comorbidades, doenças raras e deficiências permanentes. Ainda não há a previsão para a conclusão deste trabalho, mas a iniciativa expõe a intenção do Estado em avançar na vacinação para outros grupos, desde que haja a autorização do Ministério da Saúde. No dia 11 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças e adolescentes a partir dos 12 anos, como já acontece nos Estados Unidos e na Europa.
Escola Emílio Garrastazu Médici participa da campanha Inverno Solidário. De acordo com MAURÍCIO TREVISAN – diretor do educandário de Campo Erê, o foco da campanha é ajudar quem mais precisa a enfrentar o frio. Comenta que a escola faz parte de mais campanhas de ajuda, mas dessa vez, a nível estadual e junto com várias entidades, está pedindo a doação somente de cobertores. Conforme MAURÍCIO, foi criado um ponto de coleta e armazenagem na escola, onde quem deseja doar, pode deixar os cobertores.
Arrecadação de cobertores para a Campanha Inverno Solidário vai até o dia 24 do próximo mês. O diretor da Escola Emílio Garrastazu Médici - MAURICIO TREVISAN, acrescenta que quem deseja ajudar, ainda dá tempo. Após o dia 24, os cobertores serão destinados a Assistência Social, que tem a relação das pessoas que mais precisam em Campo Erê, e seleciona quem vai receber a ajuda. Segundo o diretor, os professores estão contribuindo muito com a campanha. A escola Médici já tem uma boa quantidade de cobertores arrecadados, sendo a maior parte vindos desses profissionais.
Sicredi e Lions Club realizam campanha de arrecadação de alimentos. A ação chamada “Arraia do Dia de Cooperar” acontece em alusão do chamado Dia C, e vai juntar alimentos não perecíveis para distribuir a famílias carentes. De acordo com o Gerente do Sicredi de Campo Erê - ALEX CANCELIER, as doações podem ser deixadas na agencia do município de segunda a sexta-feira da próxima semana. Em clima de festa junina, o Sicredi vai disponibilizar comidas típicas da comemoração para quem for contribuir.
Campanha em alusão ao dia de cooperar acontece em todos os municípios atendidos pelo Sicredi. Segundo ALEX CANCELIER - gerente da agencia de Campo Erê, o maior objetivo é ajudar que as famílias que mais precisam. Após a arrecadação, todo o alimento recebido vai ser enviado ao Lions Club, que se encarrega em distribuir as famílias que passam por necessidades. O gerente reforça que as doações podem ser deixadas na agencia do Sicredi, durante toda a próxima semana, das 10 da manhã até três da tarde.
Lions Club e Sicredi unem forças para ajudar famílias carentes de Campo Erê. A presidente do Lions no município – ROSELI RIGON, pede que do dia 21 a 25 desse mês, a população colabore, fazendo doações de alimentos não perecíveis, que podem ser deixado na agencia do Sicredi. Conforme ela, a participação do Lions começa após a arrecadação, quando recebe o que foi doado e distribui para quem mais precisa. Segundo ROSE, o Clube tem ideia de fazer algumas doações também para o Núcleo de Apoio à Pessoa com Câncer de Campo Erê.
Ações do Bolsa Família suspensas durante a pandemia voltam a ser cobradas. Quem informa é CLAUDIA DA SILVA - Gestora do programa e também do CADúnico de Campo Erê. Ela explica que várias atualizações como frequência escolar e caderneta de vacinação, que devido ao coronavírus não estavam sendo cobradas, precisam ser renovadas até o fim do mês que vem. A pesagem e medição das crianças tem o prazo ainda mais curto, sendo necessário colocar em dia até o dia 30, agora de junho. O pai ou a mãe precisam levar a criança, ou seu peso e altura anotados, até o posto de saúde ao lado da escola João Telles.
Presença escolar é atualizada automaticamente no Bolsa Família. A gestora do programa em Campo Erê, destaca que é cobrado que crianças participem de 80 por cento das aulas e adolescentes 75, além de fazerem as atividades escolares, para que o benefício não seja bloqueado. Segundo CLAUDIA DA SILVA, as famílias beneficiárias devem procurar o quanto antes o setor do CAD Único e atualizar seu cadastro. Ela enfatiza que a partir do próximo mês será retomada a averiguação cadastral, bloqueando o recebimento do Bolsa Família para quem não está em dia.
Alterações ocorridas durante a pandemia precisam constar no cadastro. A gestora do CADúnico e Programa Bolsa Família em Campo Erê - CLAUDIA DA SILVA, comenta que como faz tempo que o setor estava paralisado, muitas famílias tem alterações para serem relatadas. Informa que mesmo que tenha assinado carteira e dado baixa durante o período, é cobrada a atualização no cadastro, com o tempo que ficou empregado. CLAUDIA destaca que após bloqueado, leva no mínimo 445 dias para desbloquear. O setor do bolsa família funciona somente durante a manhã, das sete e meia até 11 horas e 30 minutos.
Campo Erê recebe a visita do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social.Num evento pequeno, mas importante para o município, a prefeita ROZANE MOREIRA recebeu ontem CLAUDINEI MARQUES. O secretário veio até o município para inaugurar o novo espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como a inauguração oficial do Creas – Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Várias autoridades e lideranças estiveram prestigiando o ato. A chefe do executivo levou o secretário para conhecer a realidade das famílias carentes de Campo Erê.
Algumas ações sociais já estão sendo feitas em prol dessas famílias. Como exemplo, cita um recurso próprio no valor de três mil reais para cada família, para melhorar a infraestrutura de suas casas, com pintura e reformas. A prefeita enfatizou ao secretário que infelizmente o município de Campo Erê ainda têm muitas pessoas que moram em barracos de lona e nesses dias frios sofrem muito.
Durante seu pronunciamento, o secretário CLAUDINEI MARQUES, disse que em breve Campo Erê terá boas notícias para que a administração possa melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. A ideia é oferecer para a cidade um Programa de Construção de Casas Populares para atender essa população que vive em situação de vulnerabilidade social. Estiveram também no evento os deputados FABIANO DA LUZ e a deputada LUCIANE CARMINATTI, que também sinalizaram recursos importantes para ajudar Campo Erê.
Polícia Militar tenta localizar donos de objetos apreendidos. Durante operações realizadas pelas equipes da Polícia Militar do 21º BPM, foram apreendidos vários objetos de origem não comprovado que estavam em locais de denúncia de tráfico de droga, em Francisco Beltrão. A PM está divulgando as imagens de produtos apreendidos, para que pessoas que tiveram itens furtados possam reconhecer e ir retirar na seção de Furtos e Roubos do batalhão. Algumas joias apreendidas tem inclusive o nome da proprietária gravado, o que pode facilitar o reconhecimento. Os policiais orientam que quem foi vítima de furtos e registrou BO, que leve o documento junto para facilitar o reconhecimento e liberação dos produtos.
Retorno de forma irregular acaba em acidente no Centro. Um carro e uma moto bateram por volta das 19 horas de ontem, no centro de São Lourenço. O condutor da moto, de 23 anos, foi atendido pelos bombeiros e levado para receber atendimento médico na UPA 24 horas. A motorista do Corsa, de 27 anos, dispensou o atendimento. O acidente aconteceu numa faixa de pedestres, que fica entre os canteiros centrais da rua. As autoridades não confirmaram se um dos veículos ou os dois tentaram fazer o retorno de forma irregular.
Três homens e uma mulher são presos por tráfico de droga. A equipe ROTAM do 21º Batalhão de Polícia Militar estava checando uma denúncia de tráfico numa casa na Rua Piquiri, bairro São Miguel em Francisco Beltrão. Eram cerca de nove horas da noite de ontem, quando os policiais avistaram diversas pessoas chegando e saindo do local denunciado. Conforme a PM, durante as buscas foram encontradas oito gramas de maconha e uma balança de precisão. Na casa ao lado, um homem jogou um objeto pela janela.
Ele foi abordado e o cão farejador da ROTAM encontrou uma porção de aproximadamente 28 gramas de maconha, além de pinos que são usados para embalar cocaína. No forro haviam ainda objetos de origem não comprovada. Durante a ocorrência, vários usuários chegaram no local para comprar drogas e também um casal, que disseram ser responsáveis pela casa. Diante dos fatos foram presos três homens e uma mulher que junto com a droga e objetos apreendidos foram entregues na 19ª Subdivisão de Polícia.