ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 18/06/2020

-QUEIRÓZ, EX-ASSESSOR DE FLAVIO BOLSONARO, É PRESO EM SÃO PAULO

-CPI DOS RESPIRADORES TEM MAIS QUATRO DEPOIMENTOS MARCADOS PARA HOJE
-MUNICÍPIOS RECEBEM 4.800 PROTETORES FACIAIS FEITOS PELA UDESC
-CAMINHONEIRO COMEMORA RECUPERAÇÃO DA COVID APÓS INTERNAÇÃO
-EXTREMO OESTE CONTABILIZA QUASE 200 CASOS DE DENGUE
-CAMPANHA DO AGASALHO BENEFICIA CEM FAMÍLIAS
-PRODUTOR COBRA INCENTIVOS PARA PECUÁRIA DE CORTE
-MP DE SJCEDRO CONTA COM NOVA PROMOTORA TITULAR
-MOTORISTA EMBRIAGADA É FLAGRADA COM DROGAS
-POLÍCIA CIVIL INCINERA 250 QUILOS DE DROGAS

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O mundo tinha, ao fim do ano passado, 79 milhões e 500 mil pessoas em situação de deslocamento. A informação está no relatório Tendências Globais divulgado nesta quinta-feira pela Agência da ONU para Refugiados. O número representa quase o dobro dos 41 milhões de indivíduos enquadrados nessa situação em 2010 e responde por cerca de um por cento da população mundial. Além de refugiados e solicitantes de refúgio, o balanço leva em conta também aqueles cidadãos forçados a se deslocarem dentro do próprio país. Considerando somente refugiados e solicitantes, o mundo tem 33 milhões e 800 mil pessoas nessas situações.

O principal organismo de direitos humanos da Organização das Nações Unidas realizará um debate urgente sobre as alegações de "racismo, brutalidade policial e violência sistêmicos contra protestos pacíficos" nos Estados Unidos. A decisão do Conselho de Direitos Humanos da ONU veio após um pedido feito na semana passada por Burkina Faso em nome de países africanos. Os EUA não são um dos 47 membros do fórum sediado em Genebra, dos quais se desligaram dois anos atrás alegando um viés contra seu aliado Israel. A "revolta internacional" provocada pela morte ressaltou a importância de o Conselho de Direitos Humanos debater o assunto, afirmou, observando que 600 grupos de ativistas e parentes de vítimas pediram uma sessão na semana passada.

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira, que vai começar os testes clínicos de dois protótipos de vacinas contra a Covid-19 em humanos. Um grupo de 76 voluntários foi recrutado: metade vai receber a vacina em forma "líquida" e a outra, em forma "liofilizada". A liofilização é uma espécie de "desidratação da vacina", que estabiliza a molécula. Eles receberão as doses hoje e na sexta-feira. O Ministério da Saúde russo não deu mais detalhes sobre a composição das vacinas. Os voluntários já ficaram em isolamento por 14 dias e permanecerão por mais 28, em duas clínicas de Moscou. A Rússia é o terceiro pais com mais casos de Covid-19 no mundo.

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment do governador WILSON WITZEL tem o primeiro encontro nesta quinta-feira. A reunião para instalação, marcada para o início da tarde e será presencial. Na reunião, serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador, que terá um prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar a defesa. WITZEL é acusado de improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público, conforme despacho do Superior Tribunal de Justiça na Operação Placebo, e os fatos ligados à Operação Favorito, que apura desvios em contratos na área da saúde envolvendo organizações sociais.

O Comitê de Política Monetária do Banco Centra reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia brasileira de três para dois vírgula 25 por cento ao ano. Esta foi a oitava redução consecutiva. A decisão foi unânime. O corte renovou o menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A decisão do Copom foi tomada em um momento de forte redução do nível de atividade da economia mundial em razão da pandemia do coronavírus, o que tem impactado os índices de inflação. Em comunicado, o comitê afirmou que o momento exige estímulo monetário extraordinariamente elevado.

O ex-assessor de FLÁVIO BOLSONARO, FABRÍCIO QUEIROZ foi preso nesta quinta-feira em Atibaia, no interior de São Paulo, em um imóvel ligado ao advogado do deputado. A ação foi realizada pela Polícia Civil e Ministério Público de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro em investigação que apura esquema de "rachadinha" no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa carioca. Rachadinha é o nome dado a uma manobra em que o funcionário devolve parte do salário ao parlamentar. O esquema teria acontecido enquanto FLÁVIO ainda era deputado estadual do Rio de Janeiro. A Promotoria identificou que QUEIROZ recebeu dois milhões de reais por meio de 483 depósitos de dinheiro em espécie feitos por 13 assessores ligados ao gabinete do filho do presidente da República.

A União Catarinense dos Estudantes apresentou um pedido à Justiça para que universidades de Santa Catarina reduzam as mensalidades durante o período da pandemia do novo coronavírus. A ação civil pública apresentada pela entidade envolve 16 universidades comunitárias que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais e também 32 instituições particulares, que integram a Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior De Santa Catarina. No pedido, a UCE propõe diferentes percentuais de desconto das mensalidades, que vão de 10 a 35 por cento, dependendo do perfil da universidade e da diminuição de carga horária adotada durante a pandemia de covid-19. No entanto, a ação também sugere que o juiz poderia definir outros percentuais de redução nas mensalidades. Os valores já pagos pelos estudantes seriam lançados como créditos nas futuras mensalidades após o fim da pandemia.

Quatro depoimentos estão marcados para a reunião desta quinta-feira da CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo do estado. As oitivas começaram às 10 horas. Serão ouvidos o CEO da Brazilian International Business, RAFAEL WEKERLIN; o representante da empresa fornecedora de respiradores, SAMUEL DE BRITO RODOVALHO; o sócio da Oltramed GUSTAVO BISSACOTTI STEGLICH; e o médico pneumologista indicado pela Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia, MARCIO MARTINS. A CPI dos Respiradores investiga a aquisição, mediante pagamento antecipado de 33 milhões, de ventiladores pulmonares da empresa Veigamed. Além do preço supostamente superfaturado, os equipamentos, comprados no fim de março, não foram entregues.

O estado de Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2019. O Valor Bruto da Produção Agropecuária chegou a 33 bilhões e 600 milhões de reais, um aumento de oito vírgula oito por cento em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção pecuária. Os dados fazem parte da Síntese Anual da Agricultura e dos Indicadores de Desempenho da Agricultura e do Agronegócio de Santa Catarina, documentos elaborados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. A suinocultura foi o grande destaque da agropecuária catarinense no último ano e superou o valor da produção de frangos pela primeira vez em 20 anos. A produção de suínos se tornou responsável por 19 por cento do Valor bruto da produção agropecuária catarinense, alcançando um valor de seis bilhões 470 milhões de reais.

SJCedro recebe protetores faciais fabricados pela Udesc. Os EPIs foram fabricados pelo Centro de Educação Superior do Oeste e foram adquiridos pelos 19 municípios da região por um preço significativamente baixo. Segundo o presidente da associação, PLINIO DE CASTRO a entrega desses EPIs é o resultado de um grande esforço da entidade visando primeiramente a proteção dos profissionais de saúde e em segundo lugar pela economia aos cofres públicos. O prefeito explica que o valor que estava sendo praticado nas licitações era de 23 reais a unidade. Mas, com a compra conjunta, foram cerca de 4.800 unidades de protetores pelo preço de apenas um real cada. A economia foi de 109 mil reais no geral, cerca de oito mil por município. SJCedro recebeu 375 unidades visando proteger os servidores que estão na “linha de frente”, da transmissão do Coronavírus.

Caminhoneiro de Palma Sola recebe alta e está curado do Coronavírus. DEONIR BAMPI, de 53 anos, popular Gringo, testou positivo para coronavírus no dia 10 de junho. Ele estava trabalhando no Pará quando começou a sentir os sintomas. Chegando no município, antes mesmo de ter contato com familiares, foi procurar atendimento no Hospital Palma Sola. Após avaliação dos sinais e sintomas, foi realizado o teste rápido, sendo positivo. BAMPI foi encaminhado na mesma noite para o Hospital Regional iniciando o tratamento com medicação. Permaneceu no regional por três dias e no sábado, recebeu alta hospitalar, continuando o isolamento em casa. Assim, nesta terça-feira recebeu alta, sendo considerado recuperado. Em casa ele seguiu num quarto isolado, usando objetos descaráveis. Nesta quarta-feira, GRINGO e sua esposa ERTA se emocionam ao falar sobre o preconceito para a equipe da administração. Ele sugeriu que as pessoas façam como ele em caso de sintomas, buscando diretamente a saúde, para preservar a saúde de todos.

Extremo Oeste contabiliza quase 200 casos de Dengue neste ano. O número é recorde também no estado com mais de seis mil casos. A bióloga da gerência da saúde, MARCIELI BOGO revela que até esta semana são 192 casos de Dengue em SMOeste, Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Mondai, Itapiranga, Palma Sola, Riqueza e SJCedro. Ela lembra que SMOeste teve 135 pacientes com a doença, caracterizando uma epidemia de Dengue. A bióloga percebe que neste mês os números estão reduzindo com poucas novas confirmações ou casos suspeitos. Ela atribui esta estagnação também ao período mais frio que reduz o índice de infestação do Aedes Aegypti que transmite o vírus. Os meses de abril e maio são considerados o pico da incidência da doença. O trabalho feito conta com a parceria de agentes de saúde visando a prevenção. MARCIELI percebe que a dificuldade é em relação ao papel da população, que sabe dos cuidados, mas nem sempre mantém. A previsão é que no ano que vem o número de casos aumente. Lembra que além das cidades, a zona rural também tem registros.

Professores da Apae de Anchieta buscam meios para manter a evolução dos alunos sem as atividades presenciais. A professora de educação infantil IDYANARA CAVAGNOLLI afirma que assim como nas escolas tradicionais foram montados grupos no whatsapp para repassar atividades às famílias dos alunos atendidos na escola especial Martinho Burger. Ela destaca que mais do que aprendizagem, o material contém exercícios e trabalhos voltados à coordenação motora e reconhecimento de figuras geométricas visando desenvolvimento e estimulação. Lembra que os pais ou responsáveis publicam as devolutivas e recebem orientações para manter esse estímulo. A professora afirma que após a retomada das atividades será necessário analisar a situação de cada aluno. Ela ressalta que a secretaria da Apae está fazendo contato individual. IDYANARA explica que o amparo é feito através da psicóloga e assistente social. A expectativa é mesmo sem o contato físico não acontecem regressões e sim progresso devido as novidades oferecidas.

Campanha do Agasalho atende cerca de cem famílias em Guarujá do Sul. Conforme a psicóloga do Cras, INDIANE GHISLERI, dos dias primeiro a 12 de junho foi realizada a campanha do agasalho nas dependências do Salão Evangélico. Foram atendidas mais de cem famílias com a distribuição de aproximadamente de 4.250 peças de roupas. Ela destaca que o objetivo dessa ação anual é coletar o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertas para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes. INDIANE observa que muitas pessoas ainda precisam deste auxílio. Foram doadas pela comunidade itens em bom estado de todos os tamanhos e por isso a distribuição também foi abrangente.

Volume de chuvas e o tornado que atingiram a região na semana passada provocaram estragos em diversas estruturas produtivas no meio rural. A Epagri ainda está finalizando o levantamento completo dos prejuízos, mas as principais consequências do temporal foram a destruição de galpões, aviários e chiqueirões. Em Descanso e Belmonte, 35 famílias de agricultores tiveram algum tipo de prejuízo com o temporal. Além disso, as chuvas provocaram danos como erosão do solo, estragos nos acessos as propriedades e destruição de pontes e pontilhões. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, em alguns municípios a chuva da semana passada foi importante para afastar os problemas da estiagem que atingiu a região nas semanas anteriores.

Epagri está atendendo os agricultores que tiveram prejuízos com o temporal da semana passada e elaborando projetos para a recuperação das estruturas produtivas danificadas no meio rural. A informação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. Ele disse que a Epagri está priorizando o atendimento das famílias que tiveram prejuízos com o temporal. SIMON comentou que as duas principais políticas públicas do estado para a reconstrução das estruturas destruídas no meio rural são o programa Menos Juros e recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural. As famílias que precisarem de ajuda para a reconstrução devem procurar os escritórios locais.

Polícia Ambiental orienta municípios sobre danos ambientais causados pelo temporal. Conforme o comandante no Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, a Polícia Militar Ambiental tem orientado prefeituras e famílias quanto à destinação correta dos rejeitos gerados pelo temporal, como material de construção, para evitar danos ambientais. Além disso, o capitão cita danos causados na vegetação. RONCÁGLIO comenta que árvores que estavam obstruindo passagem ou gerando risco já foram retiradas, mas ainda há outras danificadas e que apresentam risco. Segundo o capitão, a defesa civil de Descanso e Belmonte está fazendo o mapeamento desta vegetação, e junto com o Instituto do Meio Ambiente e Conder, a Polícia Ambiental irá definir sobre a retirada destas árvores, para aproveitamento da madeira. Em Guaraciaba, atingida por temporal em 2009, RONCÁGLIO cita que foi autorizada a retirada da lenha para aproveitamento da vegetação.

Setor de obras de Guaraciaba amplia tubulação para melhorar e drenagem nas vias rurais. A Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Urbanos está trabalhando nesta semana em Linha Tigre, para uma obra de melhoria em bueiros. Conforme o secretário SÉRGIO THALHEIMER a atual tubulação do local não permite a vazão da água da chuva de maneira suficiente por esse motivo estão sendo substituídos os tubos. Além deste trabalho, ele menciona que as equipes estão nesta semana trabalhando no patrolamento e compactação na estrada geral que liga as Linhas Índio e Sede Flores. Estão sendo realizados também os trabalhos de reabertura, cascalhamento e compactação na estrada geral da Linha Guataparema até a Ferreira. Outra equipe realiza patrolamento e compactação da Linha Guataparema sentido Linha Indiozinho. SÉRGIO destaca que a quarta equipe da patrulha rural foi enviada para um reparo entre a linha Vinte e Quatro até o Ouro Verde.

Secretaria de agricultura de Anchieta e Epagri trabalham para resolver problema da falta de água. Segundo o secretário, RAFAEL DA SILVA, as visitas têm como principal objetivo, buscar solução duradoura para os reflexos da estiagem. Ele percebe que o gasto acaba sendo menor na prevenção do que levar água aos produtores em épocas de baixas precipitações. As visitas iniciaram na Linha Prateleira e seguirão em outras localidades com problemas que atingem de 90 a cem famílias.O setor, em parceria com Epagri e sindicatos, possui uma lista das pessoas que receberam cargas d’água nestes últimos meses para agilizar o contato.Ele estima que as famílias estejam distribuídas em 17 comunidades, totalizando mais de 60 pontos que necessitaram de “socorro hídrico”. Entre as ideias está a construção de cisternas ou fontes protegidas, além da ajuda da Casan. O secretário lembra que existe um programa local que fornece horas máquinas para construção de fontes. Para cisternas existem programas do estado.

Pecuária de corte segue fortalecida na região. O produtor rural de SJCedro, LUDIMAR VENDRUSCULO o “Gimo” afirma que no final do ano houve uma grande valorização para a carne com aumento dos preços. Ele explica que a pandemia gerou uma pequena baixa nas vendas, mas, o valor ainda é atrativo. O produtor percebe que o mercado é bom para aqueles produtores que tem gado de qualidade, com investimento em genética de raças europeias como hereford, e charolez, com matrizes Nelore. Mas, citou diversas outras raças como angus, brahman, brangus, senepol e tabapuã. Já aqueles que trabalham com raças rústicas existe certa dificuldade na venda. Ele observa que os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso àqueles que tem o manejo adequado e controle de doenças garantem a venda da carne de qualidade. VENDRUSCULO lembra que os custos de produção são altos, principalmente para criação em sistema de confinamento.

Programas de incentivo a produção e venda do gado de corte ainda são insuficientes na região. O produtor em SJCedro, LUDIMAR VENDRUSCULO acredita que ainda falta apoio do poder público e das entidades em fomentar a atividade e incentivar. Ele explica que atualmente são os produtores rurais que buscam especialização e por matrizes de qualidade. Para ele, esta valorização seria interessante para ampliar o plantel. Lembra que as vendas ocorrem para o mercado interno, já que Santa Catarina tem um grande consumo de carne de gado e precisa comprar de outros estados como do Mato Grosso. Segundo GIMO, o incentivo é necessário porque a atividade demora a dar retorno de 24 a 30 meses. Já com o leite e outros alimentos o resultado aparece antes.

Tramita da Assembleia Legislativa de Santa Catarina projeto que exige maior investimento em rodovias. Recursos seriam destinados pela arrecadação com o IPVA. Conforme o deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, FABIANO DA LUZ, o Projeto de Lei visa recuperar e também construir novas rodovias. Objetivo é obrigar o Governo do Estado investir 30 por cento com o que arrecada anualmente com o IPVA. O valor total é de aproximadamente 900 milhões de reais por ano e com isso será necessário investir no mínimo 270 milhões de reais nas estradas catarinenses. FABIANO informa que ontem foi cobrado do secretário de Infraestrutura agilidade nos encaminhamentos para dar uma resposta rápida a população. O deputado cita como exemplo as rodovias da região oeste que estão em precárias condições e necessitam de recuperação, além de construção de novas pavimentações.

Valor investido em rodovias em Santa Catarina é muito baixo. Conforme o deputado FABIANO DA LUZ, no ano passado o Governo Estadual investiu 12 milhões de reais em pavimentações. Destaca que o próprio Deinfra apontou necessidade de 700 milhões de reais. O Estado fez um levantamento geral das rodovias, porém não cumpriu com as metas. O deputado alerta que a diferença de 700 milhões de reais que seria o valor necessário, para apenas 12 milhões de reais, mostra o descaso do governo. LUZ afirma que recursos existem, porém são destinados para outras áreas e a infraestrutura de estradas fica no esquecimento. O parlamentar defende que além da operação tapa buracos ocorra investimento em recuperação total de várias rodovias e ainda novas pavimentações que são aguardadas há vários anos.

Legislativo de Palma Sola aprova projetos fixando subsídio dos agentes públicos municipais. O presidente, CLAUDINEI SCHEIN afirma que em todos os finais de mandatos são votados os projetos que visam regulamentar os salários dos novos eleitos. Geralmente ocorrem reajustes com base nas perdas com índices da inflação. Ele destaca que devido a crise gerada pela pandemia houve conversa com todos os envolvidos e a decisão em manter o mesmo valor. O presidente afirma que os dois projetos foram aprovados por unanimidade fixando os vencimentos dos agentes eleitos para prefeitura e câmara que assumem no ano que vem. O salário do prefeito é de 15 mil e 049 reais e do vice-prefeito 5 mil 335. Já o vencimento dos secretários que ocupam o primeiro escalão é de 5 mil e 16 reais. Os vereadores recebem 2 mil 452 reais ao mês.

Demanda de processos em tramitação na comarca de SJCedro é destaque no estado. A promotora MARIANA MOCELIM assumiu o Ministérios Público da comarca nesta semana após a saída de MATEUS ERTMANN no mês passado. Ele vem de Concórdia e explicou que por se tratar de uma vara única e uma série de órgãos vinculados existe um volume expressivo de ações tramitando. Isso é atribuído aos processos dos mais de cem presos a Unidade Prisional, além dos casos de menores abrigados na Aprisco, ou jovens que cumprem medidas socioeducativas no Casep. Ela revela que atualmente são cerca de 300 processos e procedimentos, sendo 150 judiciais e 154 extrajudiciais que envolvem questões administrativas, inquéritos civis e outros atos do MP. A equipe conta com a promotora, dois assistentes, dois estagiários do ensino médio, um estagiário de ensino superior e há uma vaga para residente de pós-graduação. MARIANA está buscando conhecer outros órgãos. Ela revela que todo trabalho é feito de forma conjunta e a intenção é manter esse contato frequente.

Contatos e denúncias ao Ministério Público de SJCedro podem ser feitos por telefone ou pela internet. A promotora MARIANA MOCELIM lembra que a promotoria está trabalhando em home office pelo menos até o final desde mês, mas ainda assim, com despachos constantes. Ela destaca que a população de Guarujá do Sul e Princesa podem buscar contato através do 3643-0787 ou 9 9200-3980 para sanar dúvidas. A promotora lembra que os processos seguem sendo analisados, mas houve entraves em atividades como audiências. Havia previsão também de um júri popular em março na câmara de SJCedro que foi suspenso. Agora já são outros três processos finalizados aguardando o agendamento de sessões de júri. MARIANA comenta que o Ministério Público neste mês está incentivando a campanha de destinação do imposto de renda aos fundos da infância e juventude que fomenta projetos sociais. Ela destaca que o valor de até três por cento ao invés de ir ao governo federal pode voltar aos municípios sem gasto extra ao contribuinte ou empresa.Polícia Militar prende homem com mandado de prisão aberto em Itapiranga. O mandado judicial de prisão foi cumprido por volta da uma hora da tarde de ontem na rua São Francisco. Uma guarnição da PM que estava em rondas pela cidade localizou o homem que estava com um mandado de prisão em aberto da Comarca de Itapiranga por furto. Ele foi detido e conduzido a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

Mulher é flagrada com porção de cocaína dentro das roupas íntimas. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi abordada na Waldemar Rangrab de SMOeste. Ela estava dirigindo um veículo que foi parado em uma barreira da PM. Durante busca pessoal na condutora, foi localizada uma porção de cocaína dentro das roupas íntimas da mulher. Ela estava com a CNH vencida desde o mês de agosto de 2018. Segundo a PM, ela se recusou fazer o teste do bafômetro, mas os policias perceberam odor de bebida alcoólica no veículo. A droga foi apreendida e a mulher vai responder a um termo circunstanciado.

Ações de Polícia Civil tiram pelo menos 15 traficantes de circulação em Maravilha. A Polícia Civil de Polícia tem realizado intenso trabalho de combate ao tráfico de drogas no município de Maravilha. Conforme o delegado da comarca, JOEL SPECHT, Nos últimos meses, o trabalho investigativo da Polícia Civil resultou na prisão de 15 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, muitos deles já condenados pela Justiça e também de outras comarcas. A maioria estava envolvida na venda de maconha, mas, três deles forneciam cocaína e drogas sintéticas para outros 12 municípios. Além da prisão, foi imposto aos criminosos elevado prejuízo patrimonial, pois foram apreendidos veículos, dinheiro e joias, obtidos através da prática delituosa. O delegado destaca que o tráfico de drogas, além de extremamente danoso à sociedade, acaba fomentando a prática de outros crimes. JOEL revela que nesta quarta-feira também ocorreu a incineração de 250 quilos de maconha que havia sido apreendida no mês passado em ações da PRF.-QUEIRÓZ, EX-ASSESSOR DE FLAVIO BOLSONARO, É PRESO EM SÃO PAULO

-CPI DOS RESPIRADORES TEM MAIS QUATRO DEPOIMENTOS MARCADOS PARA HOJE
-MUNICÍPIOS RECEBEM 4.800 PROTETORES FACIAIS FEITOS PELA UDESC
-CAMINHONEIRO COMEMORA RECUPERAÇÃO DA COVID APÓS INTERNAÇÃO
-EXTREMO OESTE CONTABILIZA QUASE 200 CASOS DE DENGUE
-CAMPANHA DO AGASALHO BENEFICIA CEM FAMÍLIAS
-PRODUTOR COBRA INCENTIVOS PARA PECUÁRIA DE CORTE
-MP DE SJCEDRO CONTA COM NOVA PROMOTORA TITULAR
-MOTORISTA EMBRIAGADA É FLAGRADA COM DROGAS
-POLÍCIA CIVIL INCINERA 250 QUILOS DE DROGAS

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e um centavo. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.

O mundo tinha, ao fim do ano passado, 79 milhões e 500 mil pessoas em situação de deslocamento. A informação está no relatório Tendências Globais divulgado nesta quinta-feira pela Agência da ONU para Refugiados. O número representa quase o dobro dos 41 milhões de indivíduos enquadrados nessa situação em 2010 e responde por cerca de um por cento da população mundial. Além de refugiados e solicitantes de refúgio, o balanço leva em conta também aqueles cidadãos forçados a se deslocarem dentro do próprio país. Considerando somente refugiados e solicitantes, o mundo tem 33 milhões e 800 mil pessoas nessas situações.

O principal organismo de direitos humanos da Organização das Nações Unidas realizará um debate urgente sobre as alegações de "racismo, brutalidade policial e violência sistêmicos contra protestos pacíficos" nos Estados Unidos. A decisão do Conselho de Direitos Humanos da ONU veio após um pedido feito na semana passada por Burkina Faso em nome de países africanos. Os EUA não são um dos 47 membros do fórum sediado em Genebra, dos quais se desligaram dois anos atrás alegando um viés contra seu aliado Israel. A "revolta internacional" provocada pela morte ressaltou a importância de o Conselho de Direitos Humanos debater o assunto, afirmou, observando que 600 grupos de ativistas e parentes de vítimas pediram uma sessão na semana passada.

A Rússia anunciou, nesta quarta-feira, que vai começar os testes clínicos de dois protótipos de vacinas contra a Covid-19 em humanos. Um grupo de 76 voluntários foi recrutado: metade vai receber a vacina em forma "líquida" e a outra, em forma "liofilizada". A liofilização é uma espécie de "desidratação da vacina", que estabiliza a molécula. Eles receberão as doses hoje e na sexta-feira. O Ministério da Saúde russo não deu mais detalhes sobre a composição das vacinas. Os voluntários já ficaram em isolamento por 14 dias e permanecerão por mais 28, em duas clínicas de Moscou. A Rússia é o terceiro pais com mais casos de Covid-19 no mundo.

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que vai elaborar parecer sobre o pedido do impeachment do governador WILSON WITZEL tem o primeiro encontro nesta quinta-feira. A reunião para instalação, marcada para o início da tarde e será presencial. Na reunião, serão definidos os nomes do presidente, relator e outras funções. Em seguida, uma cópia do processo será encaminhada ao governador, que terá um prazo de até 10 sessões legislativas para apresentar a defesa. WITZEL é acusado de improbidade administrativa pelo mau uso de dinheiro público, conforme despacho do Superior Tribunal de Justiça na Operação Placebo, e os fatos ligados à Operação Favorito, que apura desvios em contratos na área da saúde envolvendo organizações sociais.

O Comitê de Política Monetária do Banco Centra reduziu nesta quarta-feira a taxa básica de juros da economia brasileira de três para dois vírgula 25 por cento ao ano. Esta foi a oitava redução consecutiva. A decisão foi unânime. O corte renovou o menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. A decisão do Copom foi tomada em um momento de forte redução do nível de atividade da economia mundial em razão da pandemia do coronavírus, o que tem impactado os índices de inflação. Em comunicado, o comitê afirmou que o momento exige estímulo monetário extraordinariamente elevado.

O ex-assessor de FLÁVIO BOLSONARO, FABRÍCIO QUEIROZ foi preso nesta quinta-feira em Atibaia, no interior de São Paulo, em um imóvel ligado ao advogado do deputado. A ação foi realizada pela Polícia Civil e Ministério Público de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro em investigação que apura esquema de "rachadinha" no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa carioca. Rachadinha é o nome dado a uma manobra em que o funcionário devolve parte do salário ao parlamentar. O esquema teria acontecido enquanto FLÁVIO ainda era deputado estadual do Rio de Janeiro. A Promotoria identificou que QUEIROZ recebeu dois milhões de reais por meio de 483 depósitos de dinheiro em espécie feitos por 13 assessores ligados ao gabinete do filho do presidente da República.

A União Catarinense dos Estudantes apresentou um pedido à Justiça para que universidades de Santa Catarina reduzam as mensalidades durante o período da pandemia do novo coronavírus. A ação civil pública apresentada pela entidade envolve 16 universidades comunitárias que fazem parte da Associação Catarinense das Fundações Educacionais e também 32 instituições particulares, que integram a Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior De Santa Catarina. No pedido, a UCE propõe diferentes percentuais de desconto das mensalidades, que vão de 10 a 35 por cento, dependendo do perfil da universidade e da diminuição de carga horária adotada durante a pandemia de covid-19. No entanto, a ação também sugere que o juiz poderia definir outros percentuais de redução nas mensalidades. Os valores já pagos pelos estudantes seriam lançados como créditos nas futuras mensalidades após o fim da pandemia.

Quatro depoimentos estão marcados para a reunião desta quinta-feira da CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo do estado. As oitivas começaram às 10 horas. Serão ouvidos o CEO da Brazilian International Business, RAFAEL WEKERLIN; o representante da empresa fornecedora de respiradores, SAMUEL DE BRITO RODOVALHO; o sócio da Oltramed GUSTAVO BISSACOTTI STEGLICH; e o médico pneumologista indicado pela Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia, MARCIO MARTINS. A CPI dos Respiradores investiga a aquisição, mediante pagamento antecipado de 33 milhões, de ventiladores pulmonares da empresa Veigamed. Além do preço supostamente superfaturado, os equipamentos, comprados no fim de março, não foram entregues.

O estado de Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2019. O Valor Bruto da Produção Agropecuária chegou a 33 bilhões e 600 milhões de reais, um aumento de oito vírgula oito por cento em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção pecuária. Os dados fazem parte da Síntese Anual da Agricultura e dos Indicadores de Desempenho da Agricultura e do Agronegócio de Santa Catarina, documentos elaborados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. A suinocultura foi o grande destaque da agropecuária catarinense no último ano e superou o valor da produção de frangos pela primeira vez em 20 anos. A produção de suínos se tornou responsável por 19 por cento do Valor bruto da produção agropecuária catarinense, alcançando um valor de seis bilhões 470 milhões de reais.

SJCedro recebe protetores faciais fabricados pela Udesc. Os EPIs foram fabricados pelo Centro de Educação Superior do Oeste e foram adquiridos pelos 19 municípios da região por um preço significativamente baixo. Segundo o presidente da associação, PLINIO DE CASTRO a entrega desses EPIs é o resultado de um grande esforço da entidade visando primeiramente a proteção dos profissionais de saúde e em segundo lugar pela economia aos cofres públicos. O prefeito explica que o valor que estava sendo praticado nas licitações era de 23 reais a unidade. Mas, com a compra conjunta, foram cerca de 4.800 unidades de protetores pelo preço de apenas um real cada. A economia foi de 109 mil reais no geral, cerca de oito mil por município. SJCedro recebeu 375 unidades visando proteger os servidores que estão na “linha de frente”, da transmissão do Coronavírus.

Caminhoneiro de Palma Sola recebe alta e está curado do Coronavírus. DEONIR BAMPI, de 53 anos, popular Gringo, testou positivo para coronavírus no dia 10 de junho. Ele estava trabalhando no Pará quando começou a sentir os sintomas. Chegando no município, antes mesmo de ter contato com familiares, foi procurar atendimento no Hospital Palma Sola. Após avaliação dos sinais e sintomas, foi realizado o teste rápido, sendo positivo. BAMPI foi encaminhado na mesma noite para o Hospital Regional iniciando o tratamento com medicação. Permaneceu no regional por três dias e no sábado, recebeu alta hospitalar, continuando o isolamento em casa. Assim, nesta terça-feira recebeu alta, sendo considerado recuperado. Em casa ele seguiu num quarto isolado, usando objetos descaráveis. Nesta quarta-feira, GRINGO e sua esposa ERTA se emocionam ao falar sobre o preconceito para a equipe da administração. Ele sugeriu que as pessoas façam como ele em caso de sintomas, buscando diretamente a saúde, para preservar a saúde de todos.

Extremo Oeste contabiliza quase 200 casos de Dengue neste ano. O número é recorde também no estado com mais de seis mil casos. A bióloga da gerência da saúde, MARCIELI BOGO revela que até esta semana são 192 casos de Dengue em SMOeste, Anchieta, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Mondai, Itapiranga, Palma Sola, Riqueza e SJCedro. Ela lembra que SMOeste teve 135 pacientes com a doença, caracterizando uma epidemia de Dengue. A bióloga percebe que neste mês os números estão reduzindo com poucas novas confirmações ou casos suspeitos. Ela atribui esta estagnação também ao período mais frio que reduz o índice de infestação do Aedes Aegypti que transmite o vírus. Os meses de abril e maio são considerados o pico da incidência da doença. O trabalho feito conta com a parceria de agentes de saúde visando a prevenção. MARCIELI percebe que a dificuldade é em relação ao papel da população, que sabe dos cuidados, mas nem sempre mantém. A previsão é que no ano que vem o número de casos aumente. Lembra que além das cidades, a zona rural também tem registros.

Professores da Apae de Anchieta buscam meios para manter a evolução dos alunos sem as atividades presenciais. A professora de educação infantil IDYANARA CAVAGNOLLI afirma que assim como nas escolas tradicionais foram montados grupos no whatsapp para repassar atividades às famílias dos alunos atendidos na escola especial Martinho Burger. Ela destaca que mais do que aprendizagem, o material contém exercícios e trabalhos voltados à coordenação motora e reconhecimento de figuras geométricas visando desenvolvimento e estimulação. Lembra que os pais ou responsáveis publicam as devolutivas e recebem orientações para manter esse estímulo. A professora afirma que após a retomada das atividades será necessário analisar a situação de cada aluno. Ela ressalta que a secretaria da Apae está fazendo contato individual. IDYANARA explica que o amparo é feito através da psicóloga e assistente social. A expectativa é mesmo sem o contato físico não acontecem regressões e sim progresso devido as novidades oferecidas.

Campanha do Agasalho atende cerca de cem famílias em Guarujá do Sul. Conforme a psicóloga do Cras, INDIANE GHISLERI, dos dias primeiro a 12 de junho foi realizada a campanha do agasalho nas dependências do Salão Evangélico. Foram atendidas mais de cem famílias com a distribuição de aproximadamente de 4.250 peças de roupas. Ela destaca que o objetivo dessa ação anual é coletar o maior número possível de roupas, calçados, agasalhos e cobertas para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes. INDIANE observa que muitas pessoas ainda precisam deste auxílio. Foram doadas pela comunidade itens em bom estado de todos os tamanhos e por isso a distribuição também foi abrangente.

Volume de chuvas e o tornado que atingiram a região na semana passada provocaram estragos em diversas estruturas produtivas no meio rural. A Epagri ainda está finalizando o levantamento completo dos prejuízos, mas as principais consequências do temporal foram a destruição de galpões, aviários e chiqueirões. Em Descanso e Belmonte, 35 famílias de agricultores tiveram algum tipo de prejuízo com o temporal. Além disso, as chuvas provocaram danos como erosão do solo, estragos nos acessos as propriedades e destruição de pontes e pontilhões. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, em alguns municípios a chuva da semana passada foi importante para afastar os problemas da estiagem que atingiu a região nas semanas anteriores.

Epagri está atendendo os agricultores que tiveram prejuízos com o temporal da semana passada e elaborando projetos para a recuperação das estruturas produtivas danificadas no meio rural. A informação é do gerente regional da empresa, SIDNEI SIMON. Ele disse que a Epagri está priorizando o atendimento das famílias que tiveram prejuízos com o temporal. SIMON comentou que as duas principais políticas públicas do estado para a reconstrução das estruturas destruídas no meio rural são o programa Menos Juros e recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural. As famílias que precisarem de ajuda para a reconstrução devem procurar os escritórios locais.

Polícia Ambiental orienta municípios sobre danos ambientais causados pelo temporal. Conforme o comandante no Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, a Polícia Militar Ambiental tem orientado prefeituras e famílias quanto à destinação correta dos rejeitos gerados pelo temporal, como material de construção, para evitar danos ambientais. Além disso, o capitão cita danos causados na vegetação. RONCÁGLIO comenta que árvores que estavam obstruindo passagem ou gerando risco já foram retiradas, mas ainda há outras danificadas e que apresentam risco. Segundo o capitão, a defesa civil de Descanso e Belmonte está fazendo o mapeamento desta vegetação, e junto com o Instituto do Meio Ambiente e Conder, a Polícia Ambiental irá definir sobre a retirada destas árvores, para aproveitamento da madeira. Em Guaraciaba, atingida por temporal em 2009, RONCÁGLIO cita que foi autorizada a retirada da lenha para aproveitamento da vegetação.

Setor de obras de Guaraciaba amplia tubulação para melhorar e drenagem nas vias rurais. A Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Urbanos está trabalhando nesta semana em Linha Tigre, para uma obra de melhoria em bueiros. Conforme o secretário SÉRGIO THALHEIMER a atual tubulação do local não permite a vazão da água da chuva de maneira suficiente por esse motivo estão sendo substituídos os tubos. Além deste trabalho, ele menciona que as equipes estão nesta semana trabalhando no patrolamento e compactação na estrada geral que liga as Linhas Índio e Sede Flores. Estão sendo realizados também os trabalhos de reabertura, cascalhamento e compactação na estrada geral da Linha Guataparema até a Ferreira. Outra equipe realiza patrolamento e compactação da Linha Guataparema sentido Linha Indiozinho. SÉRGIO destaca que a quarta equipe da patrulha rural foi enviada para um reparo entre a linha Vinte e Quatro até o Ouro Verde.

Secretaria de agricultura de Anchieta e Epagri trabalham para resolver problema da falta de água. Segundo o secretário, RAFAEL DA SILVA, as visitas têm como principal objetivo, buscar solução duradoura para os reflexos da estiagem. Ele percebe que o gasto acaba sendo menor na prevenção do que levar água aos produtores em épocas de baixas precipitações. As visitas iniciaram na Linha Prateleira e seguirão em outras localidades com problemas que atingem de 90 a cem famílias.O setor, em parceria com Epagri e sindicatos, possui uma lista das pessoas que receberam cargas d’água nestes últimos meses para agilizar o contato.Ele estima que as famílias estejam distribuídas em 17 comunidades, totalizando mais de 60 pontos que necessitaram de “socorro hídrico”. Entre as ideias está a construção de cisternas ou fontes protegidas, além da ajuda da Casan. O secretário lembra que existe um programa local que fornece horas máquinas para construção de fontes. Para cisternas existem programas do estado.

Pecuária de corte segue fortalecida na região. O produtor rural de SJCedro, LUDIMAR VENDRUSCULO o “Gimo” afirma que no final do ano houve uma grande valorização para a carne com aumento dos preços. Ele explica que a pandemia gerou uma pequena baixa nas vendas, mas, o valor ainda é atrativo. O produtor percebe que o mercado é bom para aqueles produtores que tem gado de qualidade, com investimento em genética de raças europeias como hereford, e charolez, com matrizes Nelore. Mas, citou diversas outras raças como angus, brahman, brangus, senepol e tabapuã. Já aqueles que trabalham com raças rústicas existe certa dificuldade na venda. Ele observa que os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso àqueles que tem o manejo adequado e controle de doenças garantem a venda da carne de qualidade. VENDRUSCULO lembra que os custos de produção são altos, principalmente para criação em sistema de confinamento.

Programas de incentivo a produção e venda do gado de corte ainda são insuficientes na região. O produtor em SJCedro, LUDIMAR VENDRUSCULO acredita que ainda falta apoio do poder público e das entidades em fomentar a atividade e incentivar. Ele explica que atualmente são os produtores rurais que buscam especialização e por matrizes de qualidade. Para ele, esta valorização seria interessante para ampliar o plantel. Lembra que as vendas ocorrem para o mercado interno, já que Santa Catarina tem um grande consumo de carne de gado e precisa comprar de outros estados como do Mato Grosso. Segundo GIMO, o incentivo é necessário porque a atividade demora a dar retorno de 24 a 30 meses. Já com o leite e outros alimentos o resultado aparece antes.

Tramita da Assembleia Legislativa de Santa Catarina projeto que exige maior investimento em rodovias. Recursos seriam destinados pela arrecadação com o IPVA. Conforme o deputado estadual do Partido dos Trabalhadores, FABIANO DA LUZ, o Projeto de Lei visa recuperar e também construir novas rodovias. Objetivo é obrigar o Governo do Estado investir 30 por cento com o que arrecada anualmente com o IPVA. O valor total é de aproximadamente 900 milhões de reais por ano e com isso será necessário investir no mínimo 270 milhões de reais nas estradas catarinenses. FABIANO informa que ontem foi cobrado do secretário de Infraestrutura agilidade nos encaminhamentos para dar uma resposta rápida a população. O deputado cita como exemplo as rodovias da região oeste que estão em precárias condições e necessitam de recuperação, além de construção de novas pavimentações.

Valor investido em rodovias em Santa Catarina é muito baixo. Conforme o deputado FABIANO DA LUZ, no ano passado o Governo Estadual investiu 12 milhões de reais em pavimentações. Destaca que o próprio Deinfra apontou necessidade de 700 milhões de reais. O Estado fez um levantamento geral das rodovias, porém não cumpriu com as metas. O deputado alerta que a diferença de 700 milhões de reais que seria o valor necessário, para apenas 12 milhões de reais, mostra o descaso do governo. LUZ afirma que recursos existem, porém são destinados para outras áreas e a infraestrutura de estradas fica no esquecimento. O parlamentar defende que além da operação tapa buracos ocorra investimento em recuperação total de várias rodovias e ainda novas pavimentações que são aguardadas há vários anos.

Legislativo de Palma Sola aprova projetos fixando subsídio dos agentes públicos municipais. O presidente, CLAUDINEI SCHEIN afirma que em todos os finais de mandatos são votados os projetos que visam regulamentar os salários dos novos eleitos. Geralmente ocorrem reajustes com base nas perdas com índices da inflação. Ele destaca que devido a crise gerada pela pandemia houve conversa com todos os envolvidos e a decisão em manter o mesmo valor. O presidente afirma que os dois projetos foram aprovados por unanimidade fixando os vencimentos dos agentes eleitos para prefeitura e câmara que assumem no ano que vem. O salário do prefeito é de 15 mil e 049 reais e do vice-prefeito 5 mil 335. Já o vencimento dos secretários que ocupam o primeiro escalão é de 5 mil e 16 reais. Os vereadores recebem 2 mil 452 reais ao mês.

Demanda de processos em tramitação na comarca de SJCedro é destaque no estado. A promotora MARIANA MOCELIM assumiu o Ministérios Público da comarca nesta semana após a saída de MATEUS ERTMANN no mês passado. Ele vem de Concórdia e explicou que por se tratar de uma vara única e uma série de órgãos vinculados existe um volume expressivo de ações tramitando. Isso é atribuído aos processos dos mais de cem presos a Unidade Prisional, além dos casos de menores abrigados na Aprisco, ou jovens que cumprem medidas socioeducativas no Casep. Ela revela que atualmente são cerca de 300 processos e procedimentos, sendo 150 judiciais e 154 extrajudiciais que envolvem questões administrativas, inquéritos civis e outros atos do MP. A equipe conta com a promotora, dois assistentes, dois estagiários do ensino médio, um estagiário de ensino superior e há uma vaga para residente de pós-graduação. MARIANA está buscando conhecer outros órgãos. Ela revela que todo trabalho é feito de forma conjunta e a intenção é manter esse contato frequente.

Contatos e denúncias ao Ministério Público de SJCedro podem ser feitos por telefone ou pela internet. A promotora MARIANA MOCELIM lembra que a promotoria está trabalhando em home office pelo menos até o final desde mês, mas ainda assim, com despachos constantes. Ela destaca que a população de Guarujá do Sul e Princesa podem buscar contato através do 3643-0787 ou 9 9200-3980 para sanar dúvidas. A promotora lembra que os processos seguem sendo analisados, mas houve entraves em atividades como audiências. Havia previsão também de um júri popular em março na câmara de SJCedro que foi suspenso. Agora já são outros três processos finalizados aguardando o agendamento de sessões de júri. MARIANA comenta que o Ministério Público neste mês está incentivando a campanha de destinação do imposto de renda aos fundos da infância e juventude que fomenta projetos sociais. Ela destaca que o valor de até três por cento ao invés de ir ao governo federal pode voltar aos municípios sem gasto extra ao contribuinte ou empresa.Polícia Militar prende homem com mandado de prisão aberto em Itapiranga. O mandado judicial de prisão foi cumprido por volta da uma hora da tarde de ontem na rua São Francisco. Uma guarnição da PM que estava em rondas pela cidade localizou o homem que estava com um mandado de prisão em aberto da Comarca de Itapiranga por furto. Ele foi detido e conduzido a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.

Mulher é flagrada com porção de cocaína dentro das roupas íntimas. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi abordada na Waldemar Rangrab de SMOeste. Ela estava dirigindo um veículo que foi parado em uma barreira da PM. Durante busca pessoal na condutora, foi localizada uma porção de cocaína dentro das roupas íntimas da mulher. Ela estava com a CNH vencida desde o mês de agosto de 2018. Segundo a PM, ela se recusou fazer o teste do bafômetro, mas os policias perceberam odor de bebida alcoólica no veículo. A droga foi apreendida e a mulher vai responder a um termo circunstanciado.

Ações de Polícia Civil tiram pelo menos 15 traficantes de circulação em Maravilha. A Polícia Civil de Polícia tem realizado intenso trabalho de combate ao tráfico de drogas no município de Maravilha. Conforme o delegado da comarca, JOEL SPECHT, Nos últimos meses, o trabalho investigativo da Polícia Civil resultou na prisão de 15 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, muitos deles já condenados pela Justiça e também de outras comarcas. A maioria estava envolvida na venda de maconha, mas, três deles forneciam cocaína e drogas sintéticas para outros 12 municípios. Além da prisão, foi imposto aos criminosos elevado prejuízo patrimonial, pois foram apreendidos veículos, dinheiro e joias, obtidos através da prática delituosa. O delegado destaca que o tráfico de drogas, além de extremamente danoso à sociedade, acaba fomentando a prática de outros crimes. JOEL revela que nesta quarta-feira também ocorreu a incineração de 250 quilos de maconha que havia sido apreendida no mês passado em ações da PRF.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.