-DESEMPREGO SOBE EM 15 ESTADOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
-VALOR DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DE SANTA CATARINA CRESCE 13% EM 2022
-SURTO DA DOENÇA “MÃO, PÉ, BOCA” ENTRE CRIANÇAS FECHA DUAS ESCOLAS
-PRESIDENTE DA EPAGRI FAZ VISITA À REGIÃO E ANUNCIA OBJETIVOS DA NOVA DIRETORIA
-SERVIDORES MUNICIPAIS FAZEM NOVO PROTESTO NA FRENTE DA PREFEITURA
-IDOSO SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO SER ATROPELADO POR MOTOCICLETA
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 10 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
A Duma, câmara baixa do parlamento russo, decidiu unanimemente que Moscou iniciará o processo para abandonar o Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa. Esse instrumento multilateral tinha como fim impedir ambas as alianças militares da Guerra Fria na Europa – Otan e Pacto de Varsóvia – de reunirem forças para lançar ofensivas. O atual projeto de lei foi apresentado pelo presidente russo, VLADIMIR PUTIN, que nomeou o vice-ministro do Exterior, SERGEI RIABKOV, para liderar o processo de rescisão do tratado nas duas câmaras da Assembleia Federal.
Ao menos oito pessoas foram mortas por fortes inundações e deslizamentos de terra na região de Emilia Romagna, no norte da Itália, com mais de 13 mil moradores sendo forçados a deixar suas casas. O presidente regional, STEFANO BONACCINI, disse que três mil pessoas foram evacuadas de Bolonha, cinco mil de Faenza e outras cinco mil de Ravenna. As autoridades informaram que as chuvas estão diminuindo, mas que o nível dos rios ainda está subindo. Quatorze rios transbordaram na região e 600 bombeiros foram acionados para atender as vítimas das enchetes.
O Conselho Eleitoral Nacional do Equador tem sete dias para convocar as eleições gerais antecipadas. A presidente do conselho, DIANA ATAMAINT, disse que a convocação deve acontecer até o dia 24, e que o processo eleitoral vai durar três meses. O calendário eleitoral ainda vai ser elaborado e divulgado. As pessoas eleitas nessa votação vão ter mandatos até maio de 2025, que era quando acabaria o mandato de GUILHERME LASSO. Nesta quarta-feira, o presidente dissolveu a Assembleia Nacional do Equador como uma forma de evitar que o processo de impeachment que ele respondia fosse adiante.
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento do ex-presidente e ex-senador FERNANDO COLLOR. A Corte tem dois votos favoráveis para condená-lo pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O relator, ministro EDSON FACHIN, votou nesta quarta-feira para fixar uma pena de 33 anos, dez meses e dez dias de reclusão em regime inicial fechado. Ele foi acompanhado por ALEXANDRE DE MORAES. O caso em julgamento é uma ação contra COLLOR por supostos recebimentos de propinas em contratos da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. Os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014. A PGR acusou o ex-presidente e seu grupo de terem recebido 30 milhões de reais em propina.
A taxa de desemprego no Brasil subiu em 16 das 27 Unidades da Federação no primeiro trimestre de 2023, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. Nos demais estados, a taxa ficou estável. Segundo o IBGE, o aumento da desocupação e a queda da ocupação, de forma simultânea, resultaram no crescimento da taxa de desocupação nas grandes regiões. Os estados com as maiores taxas de desocupação foram Bahia com 14 vírgula quatro por cento e Pernambuco com 14 vírgula um por cento. Santa Catarina teve a segunda menor taxa de desemprego com três vírgula oito por cento.
O projeto que institui o novo arcabouço fiscal proposto pelo governo federal teve aprovado, nesta quarta-feira, regime de urgência em sua tramitação na Câmara Federal. Foram 367 votos a favor e 102 contra. Houve ainda uma abstenção na votação pelos deputados no Plenário. Com a urgência, o texto poderá pular parte da tramitação prevista em regimento, como a deliberação de comissões temáticas da Câmara, e ir direto para votação no Plenário, o que tem previsão de ocorrer já na próxima semana, conforme adiantou o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD. Mais cedo, ele havia participado de uma audiência sobre o novo arcabouço organizada por três comissões da Casa. A nova regra proposta pelo governo vai substituir o teto de gastos em vigor desde a gestão MICHEL TEMER e tem como propósito acertar as contas públicas, mas com maior flexibilidade em alguns investimentos.
Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2022. O Valor da Produção Agropecuária chegou a 61 bilhões de reais, um aumento de 13 vírgula três por cento em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção animal e do setor florestal. Os dados foram analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola e divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura nesta quinta-feira. O produto de maior destaque da agropecuária catarinense em 2022 foi a suinocultura, com um faturamento de 12 bilhões e 300 milhões de reais. Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil e vem em um ritmo acelerado de crescimento nas vendas internacionais.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário abriu dois editais para compra de alimentos da agricultura familiar e de cooperativas. Os produtos servirão para distribuição gratuita em programas sociais de entidades e organizações da sociedade civil organizada e, também, para fornecimento de frutas e verduras para a merenda escolar. A informação foi divulgada pelo coordenador-geral do desenvolvimento agrário em Santa Catarina e Agricultura Familiar, JOSÉ FRITSCH, em entrevista para uma rádio da capital do estado. São editais do Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. O agricultor poderá receber 15 mil reais ao ano e as cooperativas agrícolas, um milhão e meio. O resultado do edital será divulgado em junho.
Santa Catarina registou mais de 21 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e maio de 2023. Em média, são 13 vírgula 29 casos por dia. Mais de 80 por cento dos crimes são cometidos por pessoas próximas da vítima e dentro da própria casa, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Para tentar interromper esses ciclos de violência contra menores, o governo do Estado lança, nesta quinta-feira, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a campanha Fio Laranja. Segundo a diretora de Estado assistência social GABRIELLA DORNELLES, neste ano a campanha envolve outros setores do Estado. O nome da campanha aponta que o objetivo é tecer um fio de proteção.
A Administração Municipal de Descanso marcou a data da Audiência Pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2023. O evento será realizado no dia 30 de maio, a uma e meia da tarde, na Câmara de Vereadores. A audiência será destinada a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais. Logo após, às duas da tarde, será realizada a prestação de contas do Fundo Municipal da Saúde, onde serão apresentados relatórios de receita, despesas e serviços prestados referentes aos primeiros quatro meses do ano de 2023. As audiência são uma obrigação imposta pela lei de responsabilidade fiscal.
As secretarias de Educação e de Saúde de Belmonte fecharam, no final da manhã desta quarta-feira, duas escolas da rede municipal de ensino. A decisão foi tomada em conjunto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica em razão de um surto de “mão, pé, boca” entre as crianças de zero a cinco anos. As escolas fechadas são a Pingo de Ouro e Bela União. A medida foi adotada a fim de realizar a desinfecção e eliminar o vírus das instalações, brinquedos e utensílios. 10 alunos apresentaram os sintomas da doença. Em nota, o município orientou os pais que caso a criança apresentar febre ou lesões nas mãos, pés e boca, não devem leva-la para a escola ou para outras atividades em grupos. O fechamento é por dois dias e as escolas devem ser reabertas na próxima segunda-feira.
A Ameosc vai realizar, nesta quinta-feira, o lançamento do projeto executivo para criação do arranjo produtivo regional de plantas medicinais e fitoterápicas. O evento começa a uma e meia da tarde na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. O seminário de hoje reunirá diversas lideranças e entidades regionais ligadas ao setor. O objetivo é criar um projeto regional do arranjo produtivo das plantas medicinais e fitoterápicas. De acordo com a Ameosc, a intenção da iniciativa é fortalecer a cadeia produtiva local, promover a geração de renda e o uso consciente e sustentável dos recursos naturais.
A Prefeitura de Tunápolis instaurou um Procedimento Administrativo para averiguar denúncias de irregularidades na execução de obras públicas no município. Em nota, o município confirmou que desde o surgimento das denúncias, acionou imediatamente a assessoria jurídica. A administração instaurou um Procedimento Administrativo de Responsabilização para averiguação das denúncias e vai emitir ofícios para a Câmara Municipal de Vereadores e ao Ministério Público dos referidos processos. Além disso, serão apresentados relatórios das apurações feitas e das medidas tomadas. A denúncia de irregularidades foi feita via boletim de ocorrência registrado na delegacia de polícia de Tunapolis na quarta-feira da semana passada.
O Boletim de Ocorrências sobre possíveis irregularidades em obras públicas de Tunapolis foi feito por um empresário da construção civil e metalurgia. De acordo com ele, os editais de licitação tinham requisitos especiais que impediram a participação de algumas empresas. Uma das obras com possíveis irregularidades é a construção de duas coberturas metálicas, uma na creche municipal e outra na escola da Linha Pitangueira, onde o perfil metálico da tesoura de sustentação é inferior ao licitado, com diferença de preço de aproximadamente sete mil reais. Outra obra com possível irregularidade apontada para a polícia é a construção do parque esportivo no antigo campo municipal. Ele também cita possíveis problemas nas obras de reforma e ampliação do CRAS e na construção do ginásio da Escola Helga Follmann.
O Centro de Atenção à Pessoa Idosa está promovendo mais uma edição da Pizza Solidária. A informação é da presidente do Ceapi, MARIA HELENA DOTTO. Ela comentou que a entidade organizou o cronograma de ações para arrecadar recursos para a construção do centro da pessoa idosa. MARIA HELENA comentou que a venda de pizzas vai ocorrer na sexta-feira da semana que vem, dia 26. A população pode auxiliar comprando as pizzas com os voluntários da entidade. Ela destacou que a população participou de outras edições da Pizza Solidáriae a expectativa que a resposta também seja positiva neste ano.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Paraíso homologou as inscrições dos candidatos para a eleição do Conselho Tutelar. Ao todo, 10 pessoas apresentarem os documentos exigidos no ato da inscrição, conforme edital, e está aptos a participar da eleição. A lista completa está disponível no site da prefeitura. Apenas mulheres se inscreveram para a eleição do conselho tutelar de Paraíso. Os cinco titulares e os cinco suplentes serão escolhidos em eleição direta no dia primeiro de outubro. Podem votar todas as pessoas que tem titulo eleitoral em Paraíso.
A Polícia Militar desenvolve, desde novembro do ano passado, o Programa Protetores do Lar em São Miguel do Oeste. A informação é da cabo JULIANA, integrante da Rede Catarina. De acordo com ela, a primeira escola a receber o programa foi a do bairro Santa Rita. Para este ano, o objetivo da PM é levar as ações do Protetores do Lar para uma nova escola estadual a cada mês. A cabo JULIANA explicou que o programa tem o objetivo de abordar os temas que envolvem a violência doméstica com os alunos do terceiro do ensino médio das escolas estaduais. Neste mês, o programa está ocorrendo na escola cívico militar do bairro São Gotardo. No mês que vem, o trabalho será desenvolvido na escola São Miguel. Ainda neste mês, o programa chegará as escolas de Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita e Guaraciaba.
O objetivo da Polícia Militar é formar cerca de 300 estudantes no programa Protetores do Lar. A projeção é da cabo JULIANA. Ela destacou que a proposta busca levar informações para evitar a violência doméstica e também para orientar os adolescentes a agir caso sofram agressões em casa. A cabo JULIANA ressaltou que o programa é desenvolvido em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil e com as secretarias municipais de Assistência Social. Durante as aulas, são abordadas questões envolvendo a legislação, como a lei Maria da Penha, os canais de denúncias e as formas de prevenir a violência doméstica. O conteúdo do programa é construído tendo como base é tripe “conhecer-cuidar-proteger” para reduzir os casos de violência no âmbito doméstico.
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizou, nesta semana, mais uma edição do Café com os Empresários. O evento abordou a importância das fontes de energia sustentáveis e contou a partição de palestrantes da área. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, o encontro permitiu que os empresários pudessem expandir sua rede de contatos e estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar seus negócios. O palestrante RAFAEL NUNES, representante do Grupo WEG no oeste catarinense, abordou a importância da energia eólica e solar como alternativas para a democratização da geração de energia elétrica. Em seguida, o engenheiro elétrico ANÍBAL ROSA VARGAS, ressaltou a necessidade de os empresários estarem constantemente atualizados e adaptados às mudanças do mercado e abordou a energia renovável ainda pouco conhecida: o hidrogênio verde.
Bandeirante, a exemplo de outros municípios da região Extremo-Oeste, está entregando calcário aos produtores inscritos no programa Terra Boa do governo do estado. A informação é do secretário de Agricultura, CLAUDINEI ZIMMERMANN. De acordo com ele, a cota de calcário destinada ao município aumentou na comparação com o ano passado. Em 2022, foram cerca de 150 toneladas e neste ano, foram 240 mil quilos. Além disso, houve uma procura maior dos agricultores pelo programa. Alguns produtores ainda não foram atendidos e, por isso, o município solicitou, junto com a Ameosc, uma nova ampliação da cota. O secretário pontuou que mais 130 toneladas seriam suficientes para atender a demanda atual.
A análise do solo é fundamental para saber a quantidade de produto que precisa ser aplicado. A afirmação é do secretário de Agricultura de Bandeirante, CLAUDINEI ZIMERMANN. Ele citou que além da melhora na produtividade, existe ainda o melhoramento da colheita e como consequência o aumento na renda das famílias e do movimento econômico do próprio município. ZIMMERMANN comentou que caso ainda exista algum agricultor que não foi atendido com a distribuição do calcário deve procurar o escritório local da Epagri. Ele salientou que Bandeirante não possui mais cotas para esse ano, a não ser que o pedido seja atendido pelo governo catarinense com aumento da quantidade destinada ao município.
O novo presidente da Epagri fez, nesta semana, a primeira visita oficial ao extremo-oeste. DIRCEU LOPES se reuniu com a equipe da gerencia regional de Sâo Migeul dooeste e apresentou as diretrizes da nova diretoria da empresa de extensão rural do estado. Engenheiro agrônomo de formação, o novo presidente da Epagri tem Mestrado em Manejo de Solo pela Udesc. Ele funcionário de carreira da empresa agrícola e se especializou em extensão rural. LOPES estava trabalhando diretamente na extensão e no atendimento dos agricultores de Agrolandia, no Alto Vale. Ele citou que assumiu a empresa com o objetivo de fortalecer a Epagri nos municípios ampliando o atendimento das demandas do agricultor.
DIRCEU LOPES esteve no Peperi entrevista desta quarta-feira e afirmou que presidir a Epagri é um desafio muito grande. Ele citou que aceitou o convite para aplicar na empresa o lema do governo JORGINHO MELLO que é cuidar das pessoas. LOPES disse que a emrpesa já faz isso, visitando, levando soluções e resolvendo os problemas do homem do campo. Ele admitiu, no entanto, que para melhorar a presença da Epagri nas propriedades é preciso ampliar a equipe de trabalho. A falta de servidores é uma das dificuldades enfrentadas pela Epagri há bastante tempo.
Durante a passagem por SMO, o presidente da Epagri também empossou o gerente regional para esse novo mandato, agora na gestão de JORGINHO MELLO. O atual gerente, SIDINEI SIMON, foi confirmado no cargo e permanece à frente da Epagri regional. SIMON está na gerencia da empresa desde março de 2019, quando substituiu JONAS RAMON. O presidente da Epagri, DIRCEU LEITE citou que a intenção é dar continuidade aos trabalhos da empresa no extremo-oeste, por isso SIMON foi mantido no cargo. Em entrevista para a Peperi, o gerente regional disse que vai manter o trabalho, mas com as novidades do novo modelo que será implementado pela nova gestão do governo catarinense.
O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, reforçou a importância do comprometimento da equipe de trabalho da empresa para o atendimento das demandas dos agricultores do extremo-oeste. De acordo com ele, a Epagri conta com 73 profissionais na região. SIMON citou que a gerencia regional consegue atender, diretamente, 80 por cento das famílias de agricultores do extremo-oeste. Na visão de SIMON, o envolvimento da equipe é fundamental para a execução dos programas e ações que contribuem para o aumento de renda e da qualidade de vida dos moradores do campo.
Um grupo de servidores do município promoveu hoje mais um ato em frente a prefeitura de São Miguel do Oeste. Assim como na segunda-feira, os servidores levaram faixas e cartazes e cobraram o atendimento dos pedidos da pauta de reivindicações. Entre outros pontos, a categoria está pedindo a retomada do vale alimentação e o pagamento do piso para professores, agentes de endemias e de saúde. Os servidores estão em estado de greve desde oito de maio. Em entrevista recente para a Peperi, o prefeito WILSON TREVISAN afirmou que só vai conversar com o sindicato se os servidores saírem do estado de greve.
A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão por estupro de vulnerável nesta quarta-feira em Anchieta. O suspeito, um homem de 59 anos, foi abordado pela guarnição de serviço por volta das três e meia da tarde no centro da cidade. Ele tinha um mandado de prisão por sentença definitiva emitido pela Comarca de Palmitos no dia 16 de maio de 2023. O prazo de prisão é de nove anos e quatro meses em regime fechado. O crime foi cometido em 25 de dezembro de 2019 em Palmitos. O homem foi preso e levado para a Unidade Prisional Avançada de São Jose do Cedro.
Um idoso ficou gravemente ferido ao ser atropelado na manhã desta quinta-feira no centro de Descanso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o pedestre foi atingido por uma motocicleta por volta das seis horas da manhã na avenida Santa Helena. Ele sofreu ferimentos na cabeça e suspeita de fratura na perna. O idoso foi socorrido em estado grave e inconsciente. Ele foi levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional. O condutor da moto sofreu escoriações e também foi encaminhado ao Hospital.